• Nenhum resultado encontrado

biologia na 1ª FASE DA FUVEST

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "biologia na 1ª FASE DA FUVEST"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

biologia

na 1ª FASE

(2)

biologia na FUVEST

Como Biologia é cobrada na primeira fase da fuvest?

Você vai prestar o vestibular da Fundação Universitária para o Vestibular (FUVEST) – responsável pelo vestibular da Universidade de São Paulo (USP) e da Santa Casa? Este é um dos vestibulares mais concorridos do país, então, que tal garantir alguns pontos na prova de Biologia? Para te ajudar a direcionar seus estudos e sua revisão, nós reunimos aqui os assuntos de Biologia abordados na primeira fase da FUVEST entre 2008 a 2016. Aproveite essas informações valiosas e dedique-se!

(3)

biologia na 1ª F

ASE D

A FUVEST

A Ecologia foi a área que mais apareceu na primeira fase da FUVEST (17%) nos últimos anos, por isso sugerimos que você comece por ela. Dentro desta área o assunto mais cobrado foi Fluxo de Energia nos Ecossistemas, seguido por Biomas e Ecossistemas e Impactos Ambientais. Estar atualizado sobre impactos ambientais atuais – como o que ocorreu com o rompimento da barragem em Mariana – pode te garantir uma melhor posição na sua classificação.

Em seguida, parta para Citologia e Citogenética, que esteve presente em 15% das questões dos últimos anos. A síntese de proteínas foi o assunto preferido, seguido por Mitose e Meiose, por isso, dê uma atenção especial para eles. Ainda nesta área, não deixe de estudar as diferenças entre as estruturas encontradas nos diferentes tipos de células.

Na nossa terceira posição “deu briga” entre os animais e as plantas. Em Zoologia você precisa saber de tudo um pouco. Na maior parte das vezes são abordados mais de um grupo em uma única questão. Entre 2008 e 2016 houve questões sobre artrópodes, nematelmintos, platelmintos, anelídeos, moluscos, cordados, peixes, anfíbios, aves e mamíferos. É bicho pra caramba! :) Já na tão temida Botânica, a maior parte das questões envolvem fisiologia vegetal e as relações evolutivas entre diferentes grupos vegetais. Aqui o grupo preferido foi o das Gimnospermas.

Em Fisiologia Humana – que ficou com a quarta posição do nosso

ranking – questões sobre Órgãos dos

Sentidos, Sistema Excretor e Sistema Imunológico apareceram mais de uma vez. Dê atenção também para os Sistemas Digestório e Circulatório Fechando os 5 temas mais abordados na FUVEST temos a Bioquímica. Assuntos como Ácidos Nucleicos, Carboidratos, Fotossíntese e Fermentação apareceram mais de uma vez. Dê uma atenção a eles.

Vale lembrar que, embora estas tendências ajudem a direcionar

os estudos, outras áreas também podem ser abordadas. Por isso,

quanto mais domínio você tiver sobre todos os temas e assuntos

melhor, mas se você se organizar com essas dicas poderá garantir um

bom lugar na classificação geral.

(4)

biologia na 1ª F

ASE D

A FUVEST

exercícios

1. (Fuvest 2016) Uma dieta de emagrecimento atribui a cada alimento um certo número de pontos, que equivale ao valor calórico do alimento ao ser ingerido. Assim, por exemplo, as combinações abaixo somam, cada uma, 85 pontos:

- 4 colheres de arroz + 2 colheres de azeite + 1 fatia de queijo branco. - 1 colher de arroz + 1 bife + 2 fatias de queijo branco.

- 4 colheres de arroz + 1 colher de azeite + 2 fatias de queijo branco. - 4 colheres de arroz + 1 bife.

Note e adote:

São macronutrientes as proteínas, os carboidratos e os lipídeos.

Com base nas informações fornecidas, e na composição nutricional dos alimentos, considere as seguintes afirmações:

I. A pontuação de um bife de 100 g é 45.

II. O macronutriente presente em maior quantidade no arroz é o carboidrato. III. Para uma mesma massa de lipídeo de origem vegetal e de carboidrato, a razão

número de pontos do lipídeo número de pontos do carboidrato é 1,5. É correto o que se afirma em

a) I, apenas. b) II, apenas. c) I e II, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III.

2. (Fuvest 2016) No esquema abaixo, está representada uma via metabólica; o produto de cada reação química, catalisada por uma enzima específica, é o substrato para a reação seguinte.

número de pontos do lipídeo número de pontos do carboidrato

Num indivíduo que possua alelos mutantes que levem à perda de função do gene a) A, ocorrem falta do substrato 1 e acúmulo do substrato 2.

b) C, não há síntese dos substratos 2 e 3 c) A, não há síntese do produto final.

d) A, o fornecimento do substrato 2 não pode restabelecer a síntese do produto final. e) B, o fornecimento do substrato 2 pode restabelecer a síntese do produto final.

(5)

biologia na 1ª F

ASE D

A FUVEST

3. (Fuvest 2016) Tatuzinhos-de-jardim, escorpiões, siris, centopeias e borboletas são todos artrópodes.

Compartilham, portanto, as seguintes características:

a) simetria bilateral, respiração traqueal e excreção por túbulos de malpighi. b) simetria bilateral, esqueleto corporal externo e apêndices articulados. c) presença de cefalotórax, sistema digestório incompleto e circulação aberta. d) corpo não segmentado, apêndices articulados e respiração traqueal.

e) corpo não segmentado, esqueleto corporal externo e excreção por túbulos de malpighi.

4. (Fuvest 2015) Num determinado lago, a quantidade dos organismos do fitoplâncton é controlada por um crustáceo do gênero Artemia, presente no zooplâncton. Graças a esse equilíbrio, a água permanece transparente. Depois de um ano muito chuvoso, a salinidade do lago diminuiu, o que permitiu o crescimento do número de insetos do gênero Trichocorixa, predadores de Artemia. A transparência da água do lago diminuiu.

Considere as afirmações:

I. A predação provocou o aumento da população dos produtores.

II. A predação provocou a diminuição da população dos consumidores secundários. III. A predação provocou a diminuição da população dos consumidores primários. Está correto o que se afirma apenas em

a) I. b) II. c) III. d) I e III. e) II e III.

5. (Fuvest 2015) A energia entra na biosfera majoritariamente pela fotossíntese. Por esse processo, a) é produzido açúcar, que pode ser transformado em várias substâncias orgânicas, armazenado

como amido ou, ainda, utilizado na transferência de energia.

b) é produzido açúcar, que pode ser transformado em várias substâncias orgânicas, unido a

aminoácidos e armazenado como proteínas ou, ainda, utilizado na geração de energia.

c) é produzido açúcar, que pode ser transformado em substâncias catalisadoras de processos,

armazenado como glicogênio ou, ainda, utilizado na geração de energia.

d) é produzida energia, que pode ser transformada em várias substâncias orgânicas, armazenada

como açúcar ou, ainda, transferida a diferentes níveis tróficos.

e) é produzida energia, que pode ser transformada em substâncias catalisadoras de processos,

armazenada em diferentes níveis tróficos ou, ainda, transferida a outros organismos.

6. (Fuvest 2015) Considere a árvore filogenética abaixo.

Essa árvore representa a simplificação de uma das hipóteses para as relações evolutivas entre os grupos a que pertencem os animais exemplificados. Os retângulos correspondem a uma ou mais características que são compartilhadas pelos grupos representados acima de cada um deles na árvore e que não estão presentes nos grupos abaixo deles.

(6)

biologia na 1ª F

ASE D

A FUVEST

A presença de notocorda, de tubo nervoso dorsal, de vértebras e de ovo amniótico corresponde, respectivamente, aos retângulos.

a) 1, 2, 3 e 4. b) 1, 1, 2 e 5. c) 1, 1, 3 e 6. d) 1, 2, 2 e 7. e) 2, 2, 2 e 5.

7. (Fuvest 2015) Abaixo estão listados grupos de organismos clorofilados e características que os distinguem:

I. Traqueófitas – vaso condutor de seiva. II. Antófitas – flor.

III. Espermatófitas – semente. IV. Embriófitas – embrião.

V. Talófitas – corpo organizado em talo.

Considere que cada grupo corresponde a um conjunto e que a interseção entre eles representa o compartilhamento de características. Sendo P um pinheiro-do-paraná (araucária), indique a alternativa em que P está posicionado corretamente, quanto às características que possui. a) b) c) d) e)

8. (Fuvest 2014) A sequência de fotografias abaixo mostra uma célula em interfase e outras em etapas da mitose, até a formação de novas células.

Considerando que o conjunto haploide de cromossomos corresponde à quantidade N de DNA, a quantidade de DNA das células indicadas pelos números 1, 2, 3 e 4 é, respectivamente, a) N, 2N, 2N e N. b) N, 2N, N e N/2. c) 2N, 4N, 2N e N. d) 2N, 4N, 4N e 2N. e) 2N, 4N, 2N e 2N.

(7)

biologia na 1ª F

ASE D

A FUVEST

9. (Fuvest 2013) Na figura abaixo, está representado o ciclo celular. Na fase S, ocorre síntese de DNA; na fase M, ocorre a mitose e, dela, resultam novas células, indicadas no esquema pelas letras C.

Considerando que, em G1, existe um par de alelos Bb, quantos representantes de cada alelo existirão ao final de S e de G2 e em cada C? a) 4, 4 e 4. b) 4, 4 e 2. c) 4, 2 e 1. d) 2, 2 e 2. e) 2, 2 e 1.

10. (Fuvest 2012) O retículo endoplasmático e o complexo de Golgi são organelas celulares cujas funções estão relacionadas. O complexo de Golgi

a) recebe proteínas sintetizadas no retículo endoplasmático.

b) envia proteínas nele sintetizadas para o retículo endoplasmático. c) recebe polissacarídeos sintetizados no retículo endoplasmático.

d) envia polissacarídeos nele sintetizados para o retículo endoplasmático.

e) recebe monossacarídeos sintetizados no retículo endoplasmático e para ele envia polissacarídeos.

(8)

biologia na 1ª F

ASE D

A FUVEST

Resposta da questão 1: [E]

Sejam X, Y, Z e W, respectivamente, o número de pontos correspondentes a uma colher de arroz, uma colher de azeite, uma fatia de queijo branco e um bife.

Tem-se que

Em consequência, como temos Logo, vem e

Além disso, como encontramos de imediato [I] Verdadeira. De fato, pois

[II] Verdadeira. O carboidrato é o macronutriente presente em maior quantidade no arroz.

[III] Verdadeira. Com efeito, pois uma colher de azeite representa 15 pontos para uma massa de 5 g e uma colher de arroz representa 10 pontos para Portanto, a razão entre os pontos é

Resposta da questão 2: [C]

A presença de alelos mutantes que determinem a perda da função do gene A, implica na ausência da enzima A e, consequentemente, a interrupção de toda a via metabólica e a não produção de um produto final.

Resposta da questão 3: [B]

Os representantes do filo artrópodes apresentam simetria bilateral, exoesqueleto de quitina e apêndices articulados.

Resposta da questão 4: [D]

[II] Falso. A predação provocou o aumento da população dos consumidores secundários, representados pelos insetos que se alimentam do crustáceo Artemia.

Resposta da questão 5: [A]

A energia que entra na biosfera, principalmente pela ação dos organismos fotossintetizantes é utilizada na produção de açúcares, que pode ser transformado em diversas substâncias orgânicas, tais como o amido, ou utilizada como combustível nos processos de transferência energética.

Resposta da questão 6: [B]

Os caracteres evolutivos representados pelos retângulos 1, 1, 2 e 5, indicam, respectivamente, o aparecimento da notocorda, tubo nervoso dorsal, vértebras e ovo amniótico.

GABARITO

2z x w 2z 4x w x . 3 4x 2y z 4x y 2z y z  + + = + =    + + = + +    = 4x 2y z 85,+ + = 2z 4 2z z 85 z 15. 3 ⋅ + + = ⇔ = x 10= y 15.= 4x w 85,+ = w 45.= w 45.= 0,25 20 g 5 g.⋅ = 15 1,5. 10=

(9)

biologia na 1ª F

ASE D

A FUVEST

GABARITO

Resposta da questão 7: [B]

As araucárias (pinheiros-do-paraná) são plantas traqueófitas, porque possuem tecidos condutores (xilema e floema), são espermatófitas, pois formam sementes e embriófitas, porque desenvolvem embriões.

Resposta da questão 8: [D]

Considerando que a célula 1 é diploide (2N) e está no período G1 da interfase, pode-se afirmar que a célula 2 acha-se na prófase da mitose e possui 4N de DNA; a célula 3, em anáfase também apresenta 4N de DNA e a célula 4, no final da telófase, possui 2N de DNA em seu núcleo.

Resposta da questão 9: [E]

Durante o período S e no período G2 da interfase, os alelos B e b estão duplicados, apresentando, portanto, dois representantes de cada. Em C, ao final da mitose, cada célula filha possuirá um representante de cada alelo.

Resposta da questão 10: [A]

O complexo de Golgi recebe e processa proteínas sintetizadas no retículo endoplasmático rugoso. A associação de proteínas com glicídios, formando glicoproteínas, é um exemplo desse processamento.

Referências

Documentos relacionados

A alienação aparece na relação real, prática entre os homens; “o trabalho alienado não é somente a perda de qualquer coisa do mundo interior do operário (‘o operário coloca

Profissional para área de vendas: Experiência em Vendas; É desejável conhecimento básico de sistemas de gestão ERP; Disponibilidades para viagens; Formação

Ao contrário, a partir deste reconhecimento, entendeu-se que a compreensão das possibilidades de uso das ferramentas de abordagem familiar poderia auxiliar na

 Finanças, que consiste no acesso ao capital, requer educação financeira e sobre instrumentos de financiamento. João Carrilho abordou ainda a componente de gestão e

Apesar das restrições de se avaliar a sobreposição sobre apenas uma das muitas características biológicas das espécies (Wiens, 1989), a dieta é um dos aspectos mais

Neste sentido, considerando as intervenções públicas, privadas e comunitárias que visam produzir um espaço adequado para o turismo, analiso as práticas sociais dos nativos

Valores do coeficiente de correlação de Pearson, para toda a amostra (N=21) entre todas as variáveis cinemáticas da viragem (VV, velocidade de viragem; VVI,

Esse estudo tem como objetivo avaliar a periodicidade das precipitações ocorridas em dois municípios loclizados na região do cariri paraibano por meio das séries de