• Nenhum resultado encontrado

PLANIFICAÇÃO DE INGLÊS 7º ANO ANO LETIVO: 2014 / 2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PLANIFICAÇÃO DE INGLÊS 7º ANO ANO LETIVO: 2014 / 2015"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Governo dos Açores ____________________________________________________________________________________ _______ Escola Básica e Secundária de Velas

PLANIFICAÇÃO DE INGLÊS – 7º ANO

A

NO

L

ETIVO

:

2014

/

2015

COM PETÊN CIAS-C HAV E (CC) DEFINIÇ ÃO

1. Competência em Línguas

Capacidade de, quer na língua portuguesa, quer nas línguas estrangeiras, expressar e interpretar conceitos, pensamentos, sentimentos, factos e opiniões, tanto oralmente como por escrito (ouvir/ver, falar, ler e escrever), e de interagir linguisticamente de forma apropriada e criativa em situações de natureza diversa e em diferentes tipos de contextos. No que diz particularmente respeito às línguas estrangeiras, esta competência integra a competência plurilinguística e a compreensão intercultural.

2. Competência Matemática

Capacidade de reconhecer e interpretar problemas que surgem em diferentes âmbitos (familiares, sociais ou académicos), de os traduzir em linguagem e contextos matemáticos e de os resolver, adotando procedimentos adequados. Esta competência implica, também, a capacidade de interpretar, formular e comunicar os resultados, bem como uma atitude positiva, baseada no respeito pela verdade, na vontade de encontrar argumentos e na avaliação da respetiva validade.

3. Competência Científica e Tecnológica

Capacidade de mobilizar conhecimentos, processos e ferramentas para explicar o mundo físico e social, a fim de colocar questões e de lhes dar respostas fundamentadas. A competência em ciências e tecnologia implica a compreensão das mudanças causadas pela atividade humana e a responsabilização de cada indivíduo no exercício da cidadania. No que se refere especificamente à vertente tecnológica, esta competência implica, ainda, a capacidade de aplicar criticamente esses conhecimentos e metodologias para dar resposta às necessidades e aspirações da sociedade contemporânea. 4. Competência Cultural e Artística

Capacidade de compreender a sua própria cultura e as demais, desenvolvendo quer um sentimento de identidade quer o respeito pela diversidade cultural. No que diz particularmente respeito à vertente artística, esta competência implica a capacidade de comunicar e interpretar significados veiculados pelas linguagens das artes, promovendo a sensibilidade estética e o desenvolvimento emocional, valorizando a expressão individual e coletiva e a criação enquanto processo.

5. Competência Digital

Capacidade de procurar, processar, avaliar e comunicar informação em diferentes linguagens (verbal, numérica, icónica, visual, gráfica e sonora), suportes (oral, impresso, audiovisual, digital e multimédia) e contextos (familiar, académico e sociocultural), de forma crítica, responsável e eficiente. Esta competência implica o reconhecimento do papel e oportunidades proporcionadas pelas Tecnologias de Informação e Comunicação na vivência quotidiana, bem como o respeito pelas normas de conduta consensualizadas socialmente para regular a sua criação e utilização.

6. Competência Físico-Motora

Capacidade de relacionar harmoniosamente o corpo com o espaço numa perspetiva pessoal e interpessoal, adotando estilos de vida saudável e ambientalmente responsáveis. Esta competência implica a apropriação de conhecimentos, habilidades técnicas e atitudes relacionados com a atividade física, com a promoção da qualidade de vida.

7. Competência de Autonomia e Gestão da Aprendizagem

Conjunto de capacidades e atitudes que permite o desenvolvimento equilibrado do autoconceito, a tomada de decisões e a ação responsável. Esta competência implica, também, a análise, a gestão e a avaliação da ação individual e coletiva em vários domínios, incluindo a própria aprendizagem. Permite, ainda, a definição de projetos adequados aos contextos. No que se refere especificamente à gestão da aprendizagem, esta competência está associada à capacidade de auto-organização do estudo e à mobilização de estratégias cognitivas e metacognitivas e de atitudes sócio-afetivas nos processos de autorregulação - planificação, monitorização e avaliação - da aprendizagem, isto é, “aprender a aprender”.

8. Competência Social e de Cidadania

Capacidade de conhecer, valorizar e respeitar os outros e o mundo, procurando uma harmonização entre direitos, interesses, necessidades e identidades individuais e coletivas. O desenvolvimento desta competência implica, ainda, a capacidade de participar de forma eficaz e construtiva em diferentes contextos relacionais, cooperando com os outros, exercendo direitos e deveres de forma crítica, responsável e solidária e resolvendo conflitos quando necessário, num quadro de defesa dos valores democráticos que garantem a vida em comum.

(2)

Perfil do aluno:

A2 + Utilizador elementar

(Nível elementar)

É capaz de compreender frases isoladas e expressões frequentes relacionadas com áreas de prioridade imediata (por ex.: informações pessoais e familiares simples, compras, meio circundante).

É capaz de comunicar em tarefas simples e em rotinas que exigem apenas uma troca de informação simples e direta sobre assuntos que lhe são familiares e habituais. Consegue descrever de modo simples a sua formação, o meio circundante e, ainda, referir assuntos relacionados com necessidades imediatas

Domínios de referência

C

ont

eúdo

s

int

er

cul

tur

ai

s/

le

xi

ca

is

e

gr

am

at

ic

ai

s

Livro: T@rget,Leya

- Sebenta

(39-41 aulas) - Apresentação - Teste diagnóstico - Entrega e correção do teste diagnóstico Unidade 0: A new beginning - Linguagem utilizada na sala de aula;

- Países falantes de Inglês; - pessoas famosas.

Unidade 1: Me and my friends

around the world

- Apresentar-se a si e aos outros;

- Perguntar / responder acerca de gostos, actividades e hobbies, música preferido; shows de TV preferidos, filmes preferidos, livros preferidos e citações preferidas; - Perguntar / responder acerca do país, local onde

O

bj

et

iv

os

/D

es

cr

itor

es

Compreensão Leitura Interação / Produção oral Escrita Domínio Intercultural Léxico /gramática

1. Compreender, com ajuda, discursos simples quando se fala de forma clara e pausada; 1. Seguir instruções dadas pelo professor em inglês. 2. Identificar o tema do discurso.

3. Entender expressões relacionadas com os seus interesses (passatempos, música, animais de estimação, computadores). 4. Seguir conversas sobre assuntos que lhe são familiares.

5. Entender informações e perguntas simples, que lhe são dirigidas, sobre as áreas geográficas estudadas 2. Compreender conteúdos

muito simples em programas produzidos para o seu nível em meios áudio/ audiovisuais; 1. Identificar o contexto do discurso.

2. Identificar a ideia principal (canções, video clips, programas de TV).

3. Ler textos breves sobre assuntos do seu interesse;

1. Identificar sinais e avisos usados em locais públicos (beware of the dog, do not step on the grass). 2. Interpretar informação específica em documentos (horários, mapas). 3. Entender mensagens breves (e-mails, SMS). 4. Identificar a ideia principal e a informação essencial em textos diversificados (folhetos, anúncios, ementas).

4. Utilizar dicionários bilíngues para consulta; 1. Identificar algumas abreviaturas no dicionário. 2. Saber aplicar a informação recolhida no âmbito da compreensão. 5. Ler pequenos textos

adaptados de leitura extensiva;

6. Interagir, com alguma ajuda, com um interlocutor em situações familiares

previamente preparadas 1. Formular perguntas e dar respostas (convites, sugestões, pedidos de desculpa).

2. Indicar concordância e discordância.

3. Dar conselhos (you should .../you shouldn’t…). 4. Pedir informações em lojas e serviços públicos. 5. Estabelecer comparações entre as suas vivências e as dos outros.

6. Iniciar uma conversa de uma forma elementar, sobre acontecimentos presentes, passados e futuros. 7.Interagir, com alguma ajuda, em diferentes tipos de registo;

1. Adequar a forma de tratamento ao interlocutor e ao contexto em situações de role play.

8. Produzir, com alguma ajuda, sons, entoações e ritmos de língua;

10. Interagir com linguagem simples sobre assuntos do dia a dia; 1. Preencher uma ficha com informação pessoal em serviços públicos (nome, data, idade, filiação, género, morada).

2. Pedir e dar informações por SMS e e-mail. 11. Produzir pequenos textos, de 25 a 35 palavras, com linguagem simples e frequente;

1. Escrever sobre pessoas, objetos e rotinas. 2. Escrever diálogos com encadeamento lógico. 3. Contar um episódio ou acontecimento, de forma limitada, com a ajuda de tópicos ou imagens, que identifiquem a sequência.

12.Compreender a estrutura geográfica e organizacional das Ilhas Britânicas e dos Estados Unidos

1. Reconhecer a diferença entre Grã-Bretanha e Reino Unido.

2. Localizar no mapa algumas das principais cidades no Reino Unido. 3. Identificar alguns estados e algumas cidades importantes nos Estados Unidos da América. 13. Identificar alguns países da União Europeia. 1. Associar nacionalidades a países.

14. Conhecer, com algum pormenor, o seu meio e o dos outros para

compreender diferentes formas de estar e de viver 1. Comparar agregados familiares (hábitos diários, formas de relacionamento). 2. Comparar tipos de habitação e relacioná-los 15. Compreender formas de organização do léxico e conhecer algumas estruturas frequentes do funcionamento da língua Adjectives 1. Estabelecer comparações usando o comparativo de inferioridade, igualdade e superioridade (formas regulares e irregulares). 2. Usar o superlativo (formas regulares e irregulares). Connectors 3. Usar when e while. Pronouns

4. Usar myself, yourself, herself, himself, ourselves, yourselves, themselves (reflexive). 5. Usar somebody, someone, something, somewhere em frases afirmativas.

6. Usar anybody, anyone, anything, anywhere em frases negativas e interrogativas.

7. Usar nowhere, no one, nobody, nothing em frases com o verbo na afirmativa, mas que exprimem uma ideia

(3)

1. Entender pequenos textos narrativos de leitura extensiva com vocabulário familiar.

1. Usar a pronúncia e o ritmo adequados em expressões e frases familiares. 2. Usar a entoação adequada em frases afirmativas, interrogativas e exclamativas. 9. Expressar-se com vocabulário simples sobre assuntos familiares, em situações previamente preparadas;

1. Descrever-se a si e descrever a família e pessoas conhecidas (traços físicos relevantes e traços dominantes de

personalidade). 2. Falar sobre atividades escolares que ocorreram no passado.

3. Falar sobre atividades de lazer do seu meio cultural (localidade e país). 4. Descrever resumidamente locais, atividades e acontecimentos (casa, escola). 5. Comparar pessoas e locais.

6. Exprimir gostos, hábitos e preferências.

com o meio envolvente. 3. Comparar celebrações da escola (atividades culturais, atividades desportivas, dias especiais, projetos escolares).

4. Identificar e localizar serviços (lojas, centros culturais e desportivos, instituições). 5. Identificar comportamentos adequados em espaços públicos diversos. negativa. Prepositions

8. Usar across, through, towards (movement). 9. Usar adjective + preposition (I’m afraid of dogs, I’m good at sport). Verbs

10. Usar os verbos to be, there + to be, to have (got), no past simple, nas formas afirmativa, negativa e interrogativa.

11. Usar verbos regulares e irregulares mais frequentes, no past simple, nas formas afirmativa, negativa e interrogativa.

12. Usar o verbo to do, como auxiliar, no past simple, nas formas negativa e

interrogativa.

13. Usar os verbos no future, com will/won’t + bare infinitive.

14. Expressar a ideia de futuro com going to e com present continuous. 15. Usar os modal verbs will/won’t, may/might, should/shouldn’t. 16. Usar os verbos no past continuous.

17. Referir-se a duas ações no passado, utilizando when + past continuous + past simple.

18. Reconhecer e utilizar alguns phrasal verbs nos tempos verbais estudados (look after, take off, fill in). Word Formation 19. Reconhecer alguns compounds (bookshelf, staircase).

vive, idade, nacionalidade, família, animais de estimação, ano escolar e gosto;

- Expressar posse; - Descrições físicas e psicológicas;

Identificar ícones culturais. --Passatempos

-Personal Pronouns -Determinantes possessivos

- Present Simple Verb Be; Present Continous; - Present simple Verb Have Got

- Prepositions

- Pronomes Possessivos - To be

- Have got

- Adjetivos – ordem das palavras

Unidade 2: Family bonds *(SE)

-- Expressar opinião acerca do conceito de família - Falar acerca da família e estabelecer comparação com a estrutura familiar na ìndia;

- Descrever a família; - Expressar posse; relacionados com a Índia. Festivities

Halloween - Falar acerca das tradições associadas ao Halloween;

- Comparar as tradições do Halloween com a tradição do Pão-por-Deus na ilha de S. Jorge.

(4)

20. Reconhecer processos de formação de palavras por prefixação e sufixação (happy/unhappy, happy/happiness, teach/teacher). Lexical Chunks 21. Apropriar-se de novos itens lexicais, relacionados com as áreas temáticas previstas no domínio intercultural.

Language Awareness To be + adjective (I’m cold / I have cold).

Past Simple com auxiliar: I didn’t go to school/I didn’t went to school

Uso de tonight, tomorrow, this weekend… para planos futuros com o present continuous.

- Falar acerca das tradições associadas ao Natal;

- Comparar as tradições do Natal no Reino Unido e nos Estados Unidos da América com as tradições natalícias na ilha de S. Jorge.

- Possessive case; - Preposições de tempo; - Present Simple dos verbos regulares (affirmative, negative e interrogative);

- Advérbios de frequência; Conectores: first; then, next, finally;

- Present Continuous. - Preposições de tempo - Advérbios de frequência: first, then,next, finally; - Presente Contínuo (30-33 aulas) - Rotinas Diferentes - Presente do indicativo vs. Presente Contínuo Unidade 3: School is cool *(SE)

- A escola no passado e no presente

- Descrever a escola, salas, espaços de lazer, etc. - objetos escolares - áreas curriculares - as atividades extracurriculares. - Demonstrativos;

2º PERÍODO

(5)

- Past Simple do verbo To Be;

- Past Simple de verbos regulares;

- Past Simple de verbos irregulares;

Unidade 4: Home a safe place *(SE)

- Identificar vários tipos de casas;

- Descreve as divisões de uma casa e a mobília; - Relações entre vizinhos - Atividades na vizinhança - Amizade

- Relações de Amizade - Dia de S. Valentim - plural dos nomes; - preposições de lugar; - Adjetivos + preposições; - conjunções: but; - Past Continuous. -Present e Past simple do: verbo “there to be”; Festivities

Saint Valentine´s Day - Escrever uma carta em Inglês no âmbito do Dia de São Valentim. .

Easter

- Falar acerca das tradições associadas à Páscoa;

- Comparar as tradições da Páscoa no Reino Unido e nos Estados Unidos da América com as tradições na ilha de S. Jorge.

(6)

(27-30aulas) Unidade 5: My hometown, my

community

- Reconhecer os vários tipos de lojas e edifícios públicos numa comunidade;

- usar saudação, pedidos de informação, dar informações, perguntar quanto custa, pedir o recibo, etc.

- vocabulário: vestuário e calçado;

- profissões; - Descrever uma vila / cidade;

- Pronome indefinido; - Graus dos adjetivos: comparativo de superioridade e superlativo;

- palavras de ligação: not only…but also;

Pronomes relativos; - Futuro simples: Be Going To;

- Futuro Simples: Will - Futuro: Present continuous - Some, any no;

Unidade 6: Back to holiday ( *SE)

- Falar sobre as férias; - meios de transporte; - Dar direções;

- vocabulário: no aeroporto; - Descrever o tempo

(7)

meteorológico;

- Descrever atividades dos tempos livres.

- verbos modais (must, mustn’t, can, may e should);

- Orações condicionais tipo zero e um;

Present Perfect Simple. Leitura Extensiva - quantifiers - preposições de lugar e direcção - pronomes indefinidos -phrasal verbs

Atividades

Realização de quizes;

Exercícios de consolidação gramatical Exploração de gravuras;

Brainstorming;

Redacção de pequenos parágrafos; Exercícios de leitura;

Preenchimento de espaços; Leitura e compreensão de textos;

Autoavaliação de atitudes, valores e competências

Exercícios de audição; Exercícios de expressão oral; Exercícios online;

Exercícios com recurso ao E-Manual Premium Exercícios de correspondência;

Preenchimento de quadros / tabelas;

Procura de sinónimos; Jogos didácticos; Information-gap;

Exercícios de escrita criativa; Inferir regras gramaticais

Promoção de interação (trabalho de pares / grupos). Visualização de vídeos.

Autoavaliação do processo de aprendizagem

Avaliação

Avaliação diagnóstica; observação direta;

fichas de trabalho formativas; testes sumativos; compreensão/ produção oral ; compreensão auditiva; auto-avaliação e hétero-avaliação.

Dois temas transversais para a construção do Referencial Curricular da Educação Básica:

Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS)

Açorianidade

*SE: dentro do âmbito da saúde escolar serão abordado s o s seguintes temas:

- Saúde afetivo-sexual e reprodutiva; Prevenção de acidentes;

Alimentação saudável; Atividade física; prevenção dos consumos nocivos e dos comportamentos de risco.

Referências

Documentos relacionados

Minha irmãzinha, ouça meu conselho, ouça meu pedido: respeite a você mais do que aos outros, respeite suas exigências, respeite mesmo o que è ruim em você – respeite sobretudo

Assim, são capazes de corajosamente tomarem caminhos que os outros podem achar exageradamente arriscados ou mesmo impossíveis, fazendo o que for necessário,

Na elaboração das demonstrações financeiras individuais e consolidadas, a administração é responsável pela avaliação da capacidade do Grupo continuar operando e divulgando,

1440 Cura e autocura DVD duplo 134 DEPOIMENTOS VIVOS 499 DEPOIMENTOS VIVOS 500 DEPOIMENTOS VIVOS 501 DEPOIMENTOS VIVOS 1766 DEPOIMENTOS VIVOS 135 DEPOIS DA VIDA 2232 DEPOIS DA VIDA

Entretanto, estudos mostram que um nú- mero considerável de pacientes internados em unidade de terapia intensiva recebe um volume de nutrição enteral inferior ao prescrito ou com

QUE JÁ SABEMOS TUDO SOBRE O NOSSO NEGÓCIO A CULPA DOS PROBLEMAS ESTÁ SEMPRE FORA DA EMPRESA CONCORRENTES ENCARADOS COMO INIMIGOS PESSOAIS NÃO TROCAMOS EXPERIÊNCIAS OU

Vai-se além e expressa-se mesmo a convicção de que a tão repetida, quanto verdadeira, asserção de que as eleições induzam um debate amplo, crítico, não raro

As universidades que estão marcadas com (#) são as classificadas até ao 30.º lugar do ranking mundial dos cursos.. Apenas se aceitam os pedidos dos alunos que se inscrevam nas