• Nenhum resultado encontrado

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

EDITAL PROGRAD Nº 18/2008, DE 22 DE JULHO DE 2008

SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS DO PROGRAMA PRÓ-ESTÁGIO UFGD 2008

O PRÓ-REITOR DE ENSINO DE GRADUAÇÃO da Fundação Universidade Federal da Grande Dourados, no uso das atribuições legais que lhe foram conferidas pela Portaria nº 514/06, de 25 de outubro de 2006, do Magnífico Reitor da UFGD, e considerando o disposto no Art. 63, III, do Estatuto da UFGD, bem como na legislação federal que regulamenta as atividades de Estágio (Lei nº 6.494 de 7-12-1977, e suas alterações; Decreto nº 87.497/82, de 18-8-1982, e suas alterações; Portaria MPOG nº 8 de 23-1-2001; art. 6º da Medida Provisória nº 2.164-41/2001; Portaria MPOG nº 313 de 14-9-2007 e a Portaria MPOG nº 467 de 31-12-2007), e a Instrução de Serviço nº 52, de 14 de agosto de 2007, do Pró-Reitor de Ensino de Graduação, TORNA PÚBLICO a todos os interessados que estarão abertas as inscrições visando à seleção de candidatos às 49 (quarenta e nove) vagas de estágio no

PROGRAMA PRÓ-ESTÁGIO UFGD 2008, observados o orçamento e as seguintes especificações:

1. DO OBJETO

1.1 A UFGD, nos termos da legislação em vigor, dentro de sua capacidade e necessidade, concederá vagas de estágios profissionais a acadêmicos regularmente matriculados na UFGD ou em outra Instituição de Ensino Superior (IES) e com freqüência efetiva, em seu curso de graduação.

1.2 O estágio deve propiciar:

a) a complementação do ensino e da aprendizagem a serem planejados, executados, acompanhados e avaliados em conformidade com os currículos, programas, a fim de se constituírem em instrumentos de integração para fins de treinamento prático, de aperfeiçoamento técnico-cultural, científico e de relacionamento humano;

b) o despertar de hábitos e aptidões compatíveis com sua futura atividade profissional; c) a aquisição de diferentes conhecimentos além daqueles relacionados à sua área de

formação;

d) a interação entre o corpo discente, docente e técnico-administrativo da UFGD; e e) o auxílio financeiro ao acadêmico para sua manutenção e permanência no curso.

2. DAS VAGAS, DAS INSCRIÇÕES E DA JORNADA DE ESTÁGIO

2.1 O Programa Pró-Estágio 2008 contempla 49 (quarenta e nove) vagas de estágio, conforme o Anexo I deste Edital, no qual o estagiário deverá cumprir 20 (vinte) horas semanais, as quais devem ser compatíveis com o horário do setor/local para o qual o estagiário for designado, sem prejuízo de suas atividades acadêmicas.

2.2 As inscrições serão realizadas conforme os seguintes direcionamentos: a) período: 01 a 08 de agosto de 2008

b) horário: das 8h às 11h e das 14h às 17h;

c) local: Em cada setor/local de Estágio, conforme Anexo I e Edital Complementar a ser publicado com detalhamento do local do estágio, perfil do estagiário e horário das atividades.

(2)

2.3 O acadêmico, no ato da inscrição, deverá entregar: a) histórico escolar atualizado (2008);

b) ficha de inscrição própria, com todos os dados cadastrais preenchidos (Anexo II); e c) cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, PIS/NIT, comprovante de endereço e

dos dados bancários (banco, agência, número de conta corrente própria e da operação).

2.5 Não serão aceitas inscrições fora do prazo estabelecido neste Edital ou com documentação incompleta.

3. DA SELEÇÃO

3.1 O processo seletivo será dirigido por uma Comissão Especial de Seleção de cada setor/local de estágio, composta por três servidores, designados pelo Pró-Reitor de Ensino de Graduação.

a) Cabe a cada Comissão Especial de Seleção definir o perfil do acadêmico compatível com o setor/local do estágio.

3.2 Os candidatos inscritos submeter-se-ão ao processo seletivo que constará das seguintes etapas, sendo, cada uma delas, eliminatória:

b) prova escrita e/ou prática; e c) entrevista.

3.3 O conteúdo e a metodologia de aplicação da avaliação serão de competência de cada Comissão Especial de Seleção, sendo pré-estabelecidos e registrados em ata, levando-se em conta o setor/local do estágio.

3.4 Adotar-se-ão como critérios para a seleção:

a) o rendimento escolar nas disciplinas cursadas, sendo permitida, no máximo, uma reprovação;

b) a disponibilidade de carga horária, sem prejuízo do desenvolvimento regular das atividades acadêmicas; e

c) a possibilidade de inclusão do acadêmico em unidades que, preferencialmente, garantam a correlação com a área de formação.

3.5 Cada Comissão Especial de Seleção encaminhará à PROGRAD a ata de aplicação da avaliação, a lista de presença dos candidatos e a lista em ordem decrescente dos classificados para as vagas propostas neste Edital.

3.6 A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, por meio de Instrução de Serviço, homologará o resultado e promoverá a divulgação dos nomes dos candidatos selecionados, os quais deverão comparecer à Divisão de Estágios e Programas/COGRAD, dentro do prazo estabelecido (Anexo V), para assinatura do Termo de Compromisso (Anexo III).

3.6 Os atos de designação ou exclusão de alunos do Programa Pró-Estágio dar-se-ão por meio de Instrução de Serviço da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação.

3.7 A convocação dos acadêmicos aprovados no processo de seleção para o Programa Pró-Estágio obedecerá rigorosamente à ordem decrescente de classificação final, e ficará condicionada à existência de vaga.

(3)

4. DA CARACTERÍSTICA DA BOLSA

4.1 A duração máxima do estágio de cada bolsa será de 12 (doze) meses, podendo, tanto o acadêmico-estagiário como a UFGD, desistir do mesmo, por renúncia de qualquer das partes, desde que por motivo justificado.

a) No período de recesso acadêmico, o estagiário ficará a disposição do setor/local de estágio.

4.2 A carga horária será de 20 (vinte) horas semanais de atividades no setor/local de estágio e, em contrapartida, o acadêmico-estagiário receberá uma bolsa de R$ 364,00

(trezentos e sessenta e quatro reais) mensais.

4.3 A importância pecuniária referente à bolsa, por não ter natureza salarial, uma vez que inexiste a relação empregatícia, não se enquadrará no regime de FGTS e não sofrerá qualquer desconto, inclusive previdenciário.

4.4 O pagamento da bolsa será efetuado no mês subseqüente ao trabalhado, diretamente na conta bancária do estagiário, com base na freqüência do mês anterior.

a) Será considerada, para efeito de cálculo do pagamento da bolsa, além, da proporcionalidade da jornada a que estiver submetido, a freqüência mensal do estagiário, deduzindo-se os dias de falta não justificada e a parcela de remuneração diária, proporcional aos atrasos, ausências justificadas e saídas antecipadas, salvo na hipótese de compensação de horário, até o mês subseqüente ao da ocorrência. 4.5 O acadêmico beneficiário do Programa Pró-Estágio da UFGD não poderá usufruir, cumulativamente, de qualquer outro tipo de benefício financeiro, com exceção da bolsa de alimentação, no período em que se encontrar participando do Programa Pró-Estágio.

a) O acadêmico contemplado por qualquer outro benefício deverá comunicar imediatamente à Divisão de Estágios e Programas/COGRAD/PROGRAD, sob pena de ser obrigado a devolver, posteriormente, o valor recebido.

4.6 O chefe do setor onde o estagiário estiver prestando serviço deverá enviar à Divisão de Estágios e Programas/COGRAD/PROGRAD, até o terceiro dia útil do mês subseqüente, a folha de freqüência do acadêmico-estagiário.

a) O pagamento da bolsa ficará suspenso, caso não seja entregue a folha de freqüência no prazo estabelecido no item 4.6.

4.7 Fica a critério de cada curso de graduação da UFGD, na modalidade de bacharelado, o aproveitamento de carga horária cumprida pelo acadêmico no Programa de Estágio.

5. DA AVALIAÇÃO E DOS CERTIFICADOS

5.1 A avaliação do acadêmico-estagiário e do Programa será constante, e realizado por meio dos seguintes mecanismos:

a) verificação dos controles mensais de freqüência;

b)

sempre que solicitado, proceder visita aos órgãos e unidades de lotação dos

bolsistas para avaliação in loco do desempenho destes; e

c) avaliação do desenvolvimento do Programa, propondo medidas que visem o seu constante aperfeiçoamento.

5.2 Ao entrar em exercício, o acadêmico-estagiário ficará sujeito à avaliação de sua aptidão e capacidade para o desempenho do estágio, observados os seguintes fatores:

(4)

a) assiduidade; b) disciplina;

c) capacidade de iniciativa; d) produtividade; e

e) responsabilidade.

5.3 Serão fornecidos pela Divisão de Estágios e Programas/COGRAD/PROGRAD certificados aos acadêmicos participantes do Programa Pró-Estágio.

6. DO DESLIGAMENTO DO PROGRAMA

6.1 O bolsista terá seu Termo de Compromisso rescindido nos seguintes casos: a) automaticamente, ao término do estágio;

b) a qualquer tempo, no interesse da Administração;

c) após decorrida a terça parte do tempo previsto para a duração do estágio, se comprovada a insuficiência na avaliação de desempenho no setor/local onde está se desenvolvendo o estágio;

d) a pedido do estagiário;

e) em decorrência do descumprimento de qualquer dispositivo do Termo de Compromisso assinado;

f) pelo não comparecimento, sem motivo justificado, por mais de cinco dias, consecutivos ou não, no período de um mês; ou por trinta dias durante todo o período de estágio;

g) abandono das atividades do Programa;

h) pela interrupção, abandono ou conclusão do curso a que pertença o estagiário; e/ou i) trancamento de matrícula.

6.2 O bolsista poderá solicitar seu desligamento do Programa, mediante comunicação ao chefe do setor/local do estágio, com antecedência mínima de dez dias.

6.3 A UFGD poderá dispensar o bolsista caso o Programa seja suspenso, cancelado ou nas hipóteses previstas no item 6.1, devendo o acadêmico ser comunicado com antecedência de, no mínimo, dez dias.

6.4 O estagiário também poderá ser desligado pela não observância das normas legais e regulamentares estabelecidas pela UFGD, bem como pelo desrespeito às normas de caráter ético, condizentes com a conduta compatível com a moralidade administrativa, tais como o zelo e a dedicação às atribuições do estágio, o zelo pela economia do material e a conservação do patrimônio público, o resguardo do sigilo sobre assunto da repartição, a assiduidade, a pontualidade e/ou o tratamento às pessoas.

7. DO VÍNCULO DO ACADÊMICO-ESTAGIÁRIO

7.1 O estágio, na forma do art. 6o, do Decreto 87.497/82, não cria vínculo empregatício de qualquer natureza entre a UFGD e o estagiário.

(5)

que constituirá comprovante exigível pela autoridade competente da inexistência de vínculo empregatício.

7.3 O acadêmico-estagiário poderá concorrer novamente à vaga de estágio, desde que não ultrapasse o período de 02 anos, conforme disposto na legislação em vigor.

8. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

8.1 O estagiário se obrigará a cumprir normas e condições fixadas para o estágio na UFGD e a boa vivência ética profissional, especialmente as que disciplinam o resguardo do sigilo das informações a que tiver acesso, em decorrência do estágio.

8.2 A UFGD providenciará a contratação de seguro de acidentes pessoais, em favor dos acadêmicos estagiários, para cobertura dos riscos que tenham como causa o desempenho das atividades do estágio.

8.3 Os casos omissos serão resolvidos pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação.

Prof. Sidnei Azevedo de Souza, Pró-Reitor de Ensino de Graduação.

Referências

Documentos relacionados

A Proposta de Preços da licitante vencedora, contendo as especificações detalhadas do material (contemplando a instalação para os itens 1 e 2), deverá ser formulada e

Cartilha para Produtores Familiares DEFENSIVOS NATURAIS Manejo alternativo para "pragas" e doenças.. INPA/MCTI DISPONIBILIZA CARTILHA SOBRE DEFENSIVOS NATURAIS PARA

Dimensão: 150x65x32 cm* (LxPxA) *produto artesanal sujeito a alterações de medidas e formato Luminária COBRE, 2015... Luminária escultura TRILUMENS, 2009 Acrílico reciclado,

Realizamos reuniões com os nossos clientes para debatermos a forma como as nossas soluções de impressão e software podem aumentar a produtividade no local de trabalho..

• O envio de retorno de títulos, serve para informar diariamente o distribuidor ou o banco (portador), sem a necessidade de qualquer digitação manual, através de arquivo ou

Outros espaços – Pelo site do Centro de Convenções, é possível fazer a reserva on-line de outros espaços da universidade para a realização de eventos e atividades

De acordo com o disposto no Estatuto da Universi- dade Federal de Santa Maria (UFSM), considere as afirmativas a seguir.. I → A UFSM destina-se, dentre outras finalidades, a fomentar

10.1 Reatividade : Não estão disponíveis dados de testes específicos relacionados com a reactividade para este produto ou para os seus ingredientes. Consulte as medidas de