• Nenhum resultado encontrado

Circular nº 24/2017 Diretoria de Ensino Região de Piraju. Diretoria de Ensino - Região de Piraju. Circular nº 24/2017 de 01/12/2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Circular nº 24/2017 Diretoria de Ensino Região de Piraju. Diretoria de Ensino - Região de Piraju. Circular nº 24/2017 de 01/12/2017"

Copied!
31
0
0

Texto

(1)

1 Circular nº 24/2017 – Diretoria de Ensino Região de Piraju

Er

ACONTECEU NA DIRETORIA... 02

NOSSAS ESCOLAS... 04

ESE (Equipe de Supervisão de Ensino) ... 13

AT (Assistência Técnica) ... 14

NPE (Núcleo Pedagógico) ... 20

CIE (Centro de Informações Educacionais e Gestão da Rede Escolar ... 26

CRH (Centro de Recursos Humanos) ... 30

SUMÁRIO

Sandra de Fátima Tavares Rodrigues Tonon

Dirigente Regional de Ensino

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO

PIRAJU

Nº 24/2017

CIRCULAR

(2)

1) ENCERRAMENTO DA CAMPANHA “OUTUBRO ROSA E

NOVEMBRO AZUL SOLIDÁRIOS”

(3)

2) APRESENTAÇÃO CORAL APAE DE FARTURA

Na quinta-feira, dia 30 de novembro, o Coral da APAE de Fartura apresentou-se para os funcionários da Diretoria e para os Professores Coordenadores das escolas estaduais. Foi um bonito momento para todos os presentes, que se emocionaram durante as músicas apresentadas pelos alunos.

(4)

1) COMUNICADO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE

JOVENS E ADULTOS

IMPORTANTE!

As inscrições para matrícula nos Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA) podem ser realizadas em qualquer escola da rede estadual de ensino, por meio da plataforma Secretaria Digital.

Ressaltamos a importância de que todos conheçam a organização e funcionamento do CEEJA.

O CEEJA é uma escola que oferece cursos de presença flexível no Ensino Fundamental – Anos Finais e no Ensino Médio para jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade própria. Para cursar qualquer um dos segmentos, em qualquer época do ano, o candidato deverá ter, no ato da matrícula, 18 anos ou mais. Os cursos são organizados em regime de eliminação de disciplina, incluindo o aproveitamento de estudos anteriores devidamente comprovados. Não há divisão por termos ou séries; o atendimento é individualizado e com presença flexível para o aluno. Em relação à frequência, conforme estabelecido na Res. SE 77/2011, no ato da matrícula, o candidato deverá tomar ciência da necessidade de assegurar “(...) o comparecimento obrigatório às avaliações parciais e final, bem como o registro de, pelo menos, 1 comparecimento por mês, para desenvolvimento das atividades previstas para cada disciplina, objeto da matrícula”.

(5)

A conclusão do curso e a obtenção da certificação dependerão do ritmo de aprendizagem e da disponibilidade de tempo de cada aluno, que deverá, sempre que necessário, comparecer ao CEEJA para receber orientações de estudo do professor de cada disciplina cursada e, obrigatoriamente, realizar as avaliações parciais e final. As inscrições para matrícula no CEEJA são realizadas semanalmente todas as terças-feiras das 9h às 21h. Segue abaixo os documentos necessários no ato da matrícula:

• 2 Fotos 3X4 recentes;

• Cópia do R.G., do título de eleitor e CPF;

• Cópia da Certidão de Casamento ou Certidão de Nascimento; • Cópia do Certificado de Reservista (para homens até 45 anos);

• Cópia do Certificado ou Histórico Escolar de Conclusão do Ensino Fundamental • Atestado de Transferência ou Transferência Original (Histórico Escolar até a

última cursada);

• Atestado de Eliminação de Matérias através do ENEM e ENCEJA • Cópia do Comprovante de Residência com CEP (conta de luz).

ATENÇÃO

Para as escolas estaduais que realizarem a inscrição do aluno na plataforma SED, é INDISPENSÁVEL anotar o TELEFONE do inscrito e COMUNICAR PREVIAMENTE o CEEJA do encaminhamento do aluno.

(6)

2) A EE ATALIBA LEONEL COMEMORA SEUS 111 ANOS

DE EDUCAÇÃO PÚBLICA EM GRANDE ESTILO

A EE Ataliba Leonel comemorou no dia 25 de novembro 111 anos de atividades educacionais. A escola tem alto valor histórico na Evolução do Estado de São Paulo, é um marco na educação de Piraju. Pelos seus bancos passaram pessoas ilustres e a grande parte dos pirajuenses. A unidade escolar procura realizar um trabalho de qualidade, com responsabilidade valorizando nossos alunos e a comunidade. Esse sucesso se deve ao envolvimento dos professores, que realizam um trabalho com seriedade, a dedicação dos funcionários e equipe gestora e o bom relacionamento entre a comunidade escolar. Um dos pontos culminantes desta comemoração é a escolha da rainha e mister “Ataliba Leonel” que, neste ano, completou a 19ª edição. O evento conta com a colaboração do comércio local, na doação de brindes, do Grêmio Estudantil e o apoio do prof Gabriel, que vem sendo um dos responsáveis pela organização do evento.

Rainha: Victória Regina Laskos - 3º série A do Ensino Médio

Princesa: Maria Eduarda de Brito Ribeiro - 6º Ano A do Ensino Fundamental Miss Simpatia : Ana Júlia Pinhata - 2º série A – Ensino Médio

Mister: Davi Rocha Clivate- 3º série A do Ensino Médio

(7)

3) DIVERSAS ATIVIDADES NA EE JOÃO GOBBO

SOBRINHO

No dia 23/11/2017, no período da manhã, alunos da 2ª série A e 3ª série A, coordenados pela professora Maria Aparecida Gabriel Lopes, apresentaram um seminário sobre “Biomas, Sustentabilidade e Coisificação do Homem”, para todos do período.

No mesmo dia, aconteceu também a entrega dos certificados de “alunos destaques” dos bimestres anteriores.

(8)

No dia 24/11/2017, no período da manhã, alunos da 1ª série A, 1ª série B, 2ª série A e 3ª série A, coordenados pela professora Bianca Lovison, organizaram o “Primeiro Café Literário da E.E. João Gobbo Sobrinho” com a apresentação de onze obras: O Cortiço, Iracema, Vidas Secas, Capitães da Areia, Memórias Póstumas, Amor de Perdição, Burrinho de Pedrês, São Bernardo, Pagador de Promessas, Toda poesia e A Cidade e as Serras.

Também no dia 24/11/2017, no período da tarde, alunos do 7º ano A, B, C e D, coordenados pela professora Rosely Eleutério, organizaram um “Jardim do Cordel” com visitação das demais turmas.

(9)

4) CAFÉ COM PROSA NO CEEJA DE PIRAJU

No dia 23 de novembro, aconteceu no CEEJA de Piraju o “Café com Prosa” com a farmacêutica Ana Paula Cury, que falou sobre automedicação e os diferentes tipos de medicamentos (genérico, similar e manipulado).

Agradecemos a participação dos alunos e da colaboradora Paula.

Professores responsáveis: Anderson, César, Cristiane, Elisângela, Francislene, Larissa, Luciana, Mônica, Therezinha Carriel.

(10)

6) CEEJA DE PIRAJU RECEBE OFÍCIO DO SECRETÁRIO DA

EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO

O CEEJA de Piraju recebeu ofício de congratulação do Secretário da Educação, José Renato Nalini pelo primoroso projeto Autobiográfico "Minha Vida, Minha História" desenvolvido neste ano de 2017.

(11)

7) CELEBRAÇÃO DA CONSCIÊNCIA NEGRA – 20 DE

NOVEMBRO DE 2017 NA EE ATALIBA LEONEL

Para conscientizar e valorizar a cultura negra e seus afrodescendentes e afro-brasileiros, na escola e na sociedade, os professores de História - Maria Estela, Língua Português - Claudia e Arte – Rosângela, junto à equipe gestora, se envolveram no projeto interdisciplinar com alunos do Ensino Fundamental II para celebrar a importância do dia da Consciência Negra.

O projeto tem por objetivo mostrar a trajetória do africano até o Brasil, que veio na condição de escravo, porém contribuiu para a formação cultural do Brasil. O evento teve como objetivo valorizar a influência africana na música, dança, estética negra, culinária, capoeira entre outros.

(12)

8) ALUNO E PROFESSOR DA EE ATALIBA LEONEL SÃO

PREMIADOS EM CONCURSO PROMOVIDO POR RÁDIO

Rádio Piratininga de Piraju

Promoção: Meu Professor é Nota 10!!!

O aluno e o professor escolhidos ganharam presentes Aluno: Gabriel Fernandes Nogueira – 6º ano B EF Professor: Ednael de Araújo

Frase:

"Escola, lugar de ensino, lugar de amor.

Onde o estudante enfatiza o ensino do professor.

O verdadeiro significado da palavra união que, sem ajudar, tudo é em vão.

Aprendi também que o professor não se resume só em atividades, ensinar, porque sendo mais sábio que nós, também tem a missão de lição de vida nos ensinar, e depois de tantas guerras lá fora, a escola me ensinou a mais importante lição: o respeito, que ajudou a me tornar um bom cidadão."

(13)

1) PNLD – DEVOLUÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS E

OUTRAS ORIENTAÇÕES

Solicito às equipes escolares especial atenção quanto ao recolhimento dos livros didáticos reutilizáveis do Programa Nacional do Livro e do Material Didático – PNLD, referente aos anos finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental, que foram utilizados pelos alunos e professores em 2017. O controle da devolução dos livros didáticos deve ser realizado à medida que os alunos entregam os livros à escola para reutilização no ano seguinte. Nesse momento, a escola precisa anotar a quantidade de livros devolvidos por título, componente e série, a fim de comparar os dados obtidos com a quantidade de livros entregues aos alunos no início deste ano letivo, conforme modelo (aqui). A meta proposta pelo FNDE/MEC às escolas é que a devolução seja igual ou superior a 90% dos livros didáticos entregues. Controlar este índice é muito importante, pois irá reduzir a falta de livros do PNLD em 2018 e, consequentemente, diminuir o pedido de reserva técnica, o gasto público desnecessário. Os livros do PNLD 2015/Ensino Médio e anteriores podem ser descartados, conforme Resolução SE nº 83/2013 de 17-12-2013, que dispõe sobre o desfazimento de materiais didáticos e/ou de apoio considerados irrecuperáveis, desatualizados ou inservíveis, no âmbito da Secretaria da Educação. Entretanto, é recomendável o estoque de um kit de livros por título, disciplina e série, até o início do ano letivo, conforme a realidade de cada escola, para suprir o quantitativo de livros didáticos que foram entregues a menos.

Em caso de dúvidas entrem em contato com a Supervisora Elaine.

Elaine Maria Nocera Kaizer

Supervisora de Ensino - responsável pelo PNLD

(14)

1) ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O CREDENCIAMENTO

DE DOCENTES INTERESSADOS EM ATUAR COMO

PROFESSOR MEDIADOR ESCOLAR E COMUNITÁRIO

(PMEC) NO ANO LETIVO DE 2018

I – DO CREDENCIAMENTO

Para participar do credenciamento o candidato deve:

a) Estar inscrito na Diretoria de Ensino – Região de Piraju para o Processo de Atribuição de Aulas de 2018, inclusive no projeto a que se refere o presente edital de credenciamento, apontado no sistema Portalnet por ocasião da inscrição para o Processo de Atribuição de Aulas;

b) Estar em situação abrangida pela Resolução SE nº 41/2017, observada a seguinte ordem de prioridade:

I - Professor Readaptado, verificada a compatibilidade de seu rol de atribuições; II - Docente Titular de Cargo, na situação de Adido;

III - Docente Ocupante de Função Atividade, que esteja cumprindo horas de permanência correspondente à carga horária mínima de 12 horas semanais; IV - Docente classificado na Unidade Escolar com aulas regulares atribuídas, cuja carga horária total possa ser completada na conformidade da legislação vigente.

É vedada a inscrição de docentes regidos pela LC 1.093/09 (Categoria O).

II – DO LOCAL

As inscrições para o credenciamento deverão ser realizadas na sede da Diretoria de Ensino – Região de Piraju, localizada na Praça Professor Paulo Henrique, nº 155, Vila São José, em Piraju/SP.

(15)

III – DO PERÍODO

As inscrições para o credenciamento deverão ser realizadas no período de 30/11/2017

a 08/12/2017, das 08h30 às 17h30, no local acima indicado.

IV – DOS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA O CREDENCIAMENTO

No momento da inscrição para o credenciamento de que dispõe o presente edital o candidato deve apresentar a seguinte documentação:

a) Comprovante de inscrição para o Processo de Atribuição de Aulas para o ano letivo de 2018, constando opção para atuação no projeto a que se refere o presente edital de credenciamento, apontado no sistema Portalnet por ocasião da referida inscrição;

b) Contagem de Tempo para Atribuição de Classes/Aulas, com data base de 30/06/2017 (disponível no sistema Portalnet);

c) Declaração original assinada pelo Diretor de Escola, atestando, em dias, o tempo de atuação do candidato na função de Professor Mediador Escolar e Comunitário (PMEC), de todas as escolas nas quais o candidato tenha atuado nesta função; d) Apresentar proposta escrita de atuação como Professor Mediador Escolar e

Comunitário (PMEC), fazendo constar nessa proposta as razões pelas quais deseja exercer a mediação, utilizando como referência as atribuições descritas no item I, § 6º, do artigo 7º, da Resolução SE nº 41/2017;

e) Cópia de certificados de cursos e/ou comprovação de participação em ações ou projetos relacionados a temas como Direitos Humanos, Proteção Escolar, Mediação de Conflitos, Justiça Restaurativa, Bullying, Articulação Comunitária, dentre outros, caso o candidato possua;

f) Cópia de documentos pessoais – RG e CPF.

Para acessar o EDITAL COMPLETO - CLIQUE AQUI

Maiores Informações: Assistência Técnica

(16)

2) ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O CREDENCIAMENTO

DE DOCENTES INTERESSADOS EM ATUAR NAS SALAS DE

LEITURA NO ANO LETIVO DE 2018

I – DOS REQUISITOS PARA O CREDENCIAMENTO

São requisitos à seleção de docente para atuar nas salas ou ambientes de leitura: 1 - Ser portador de diploma de licenciatura plena com vínculo com a Secretaria de Estado da Educação em qualquer dos campos de atuação, observada, quanto à situação funcional, a seguinte ordem de prioridade:

a) docente readaptado;

b) docente titular de cargo, na situação de adido, cumprindo horas de permanência na composição da jornada de trabalho;

c) docente ocupante de função-atividade, que esteja cumprindo horas de permanência correspondente à carga horária mínima de 12 horas semanais.

Obs: a atribuição e/ou recondução da sala de leitura aos docentes referentes aos itens “b” e “c” dar-se-á somente após a participação no processo regular de atribuição de classes e aulas.

2 – Atender ao perfil previsto pelo Programa Sala de Leitura: o docente, no desempenho de suas funções como responsável pela Sala de Leitura, deverá promover e executar ações inovadoras que incentivem a leitura e a construção de canais de acesso a universos culturais mais amplos, desenvolver atividades vinculadas à proposta pedagógica da escola e à programação curricular, entre outras atribuições. Para tanto, é imprescindível que o docente indicado para essa função:

a) seja leitor assíduo, tenha gosto pela leitura, mantendo-se sempre informado e atualizado por meio de Jornais e Revistas;

b) conheça e demonstre estar inserido nas atividades do cotidiano escolar; c) tenha habilidades com programas e ferramentas de informática.

(17)

3 - Estar inscrito no Processo de Atribuição de Classes/Aulas do ano letivo de 2018, inclusive no projeto a que se refere o presente edital de credenciamento, apontado no sistema Portalnet por ocasião da inscrição para o Processo de Atribuição de Classes/Aulas.

II - DAS INSCRIÇÕES

As inscrições para o credenciamento serão realizadas na sede da Diretoria de Ensino – Região de Piraju, localizada na Praça Professor Paulo Henrique, n. 155, Vila São José, na cidade de Piraju/SP, no período de 04 a 08/12/2017, das 8h30 às 17h30.

III – DOS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA O CREDENCIAMENTO

O docente interessado em realizar o credenciamento deve apresentar, no ato da inscrição, os seguintes documentos:

1 – Cópias reprográficas simples, acompanhada de originais, dos seguintes documentos: a) Diploma de Licenciatura Plena;

b) RG e CPF;

c) Comprovante de inscrição para o Processo de Atribuição de Classes/Aulas para o ano letivo de 2018, inclusive no projeto a que se refere o presente edital de credenciamento, apontado no sistema Portalnet por ocasião da inscrição para o Processo de Atribuição de Classes/Aulas.

2 - Projeto de Trabalho elaborado, que deverá contemplar: Identificação, Público Alvo, Justificativa, Objetivos, Ações, Estratégias, Período de realização e Avaliação.

Para acessar o EDITAL COMPLETO - CLIQUE AQUI

Maiores Informações: Assistência Técnica

(18)

3) ABERTA AS INSCRIÇÕES PARA O CREDENCIAMENTO

DE DOCENTES INTERESSADOS EM ATUAR COMO

VICE-DIRETOR DA ESCOLA DA FAMÍLIA PARA O ANO LETIVO

DE 2018

I - DOS REQUISITOS PARA O CREDENCIAMENTO

Para participar do credenciamento de que dispõe o presente edital o candidato deve:

I - Estar inscrito na Diretoria de Ensino – Região de Piraju para o Processo de Atribuição de Aulas de 2018, inclusive no projeto a que se refere o presente edital de credenciamento, apontado no sistema Portalnet por ocasião da inscrição para o Processo de Atribuição de Aulas;

II - Estar em situação abrangida pela Resolução SE nº 53/2016, observada a seguinte ordem de prioridade:

a) titular de cargo readaptado;

b) ocupante de função atividade (Categoria F) readaptado; c) titular de cargo na condição de adido;

d) ocupante de função atividade (Categoria F) que esteja cumprindo horas de permanência;

e) demais docentes titulares de cargo e ocupantes de função atividade (Cat. F) do quadro permanente.

II – DAS INSCRIÇÕES

As inscrições para o credenciamento serão realizadas na sede da Diretoria de Ensino – Região de Piraju, localizada na Praça Professor Paulo Henrique, n. 155, Vila São José, na cidade de Piraju/SP, no período de 04 a 08/12/2017, das 8h30 às 17h30.

(19)

III - DOS DOCUMENTOS PARA O CREDENCIAMENTO

O docente interessado em realizar o credenciamento deve apresentar, no ato da inscrição, os seguintes documentos:

1. Diploma e histórico de conclusão do curso de Pedagogia e/ou Pós Graduação (mestrado ou doutorado) na área de Educação;

2. Comprovante de inscrição para o Processo de Atribuição de Aulas para o ano letivo de 2018, constando opção para atuação no projeto a que se refere o presente edital de credenciamento, apontado no sistema Portalnet por ocasião da referida inscrição.

3. Apresentar Proposta de Trabalho de acordo com as diretrizes do Programa Escola da Família;

4. Cópias do RG e CPF;

5. Atestado de frequências dos últimos 5 anos; 6. Pertencer, de preferência, à Unidade Escolar.

Para acessar o EDITAL COMPLETO - CLIQUE AQUI

Maiores Informações: Assistência Técnica

(20)

1) 2º SEMINÁRIO DE BOAS PRÁTICAS/3º ENCONTRO

DOS GRÊMIOS ESTUDANTIS

A Diretoria de Ensino - Região de Piraju - valorizando as Boas Práticas realizadas pelos Grêmios Estudantis, tem o prazer de realizar o 2º Seminário de Boas Práticas/3º

Encontro dos Grêmios Estudantis das nossas 15 Unidades Escolares, no dia 08/12, das 09h às 13h30, no Salão Nobre da Escola Estadual "Coronel Nhonhô Braga".

O Grêmio Estudantil é a organização que representa os interesses dos estudantes nas escolas. Através dos Grêmios estudantis os alunos discutem, criam e fortalecem inúmeras ações no ambiente escolar e também em sua comunidade.

Nosso principal objetivo, neste 2º Seminário/3º Encontro dos Grêmios Estudantis, é apresentar as ações e as boas práticas realizadas durante o ano 2017, promover a integração entre os alunos, fortalecer a união entre todos os Grêmios estudantis presentes e, dessa forma, despertar nos jovens a vontade de participar, de fazer as coisas acontecerem e de contribuir para a construção de um país melhor.

(21)

2) CONCURSO DE VÍDEOS “CHINA E EU”

Com o objetivo de estimular o conhecimento sobre a cultura Chinesa entre os estudantes da rede estadual de São Paulo, o Consulado da China e o Instituto Confúcio estão promovendo o Concurso de vídeos “China e Eu”, para estudantes do Fundamental, Médio e Educação para Jovens e Adultos (EJA).

As inscrições podem ser realizadas até o dia 22 de dezembro, CLICANDO AQUI.

A premiação pretende valorizar os trabalhos dos estudantes que abordem a cultura, culinária, economia e outros aspectos do estilo de vida chinês, sob a ótica do jovem brasileiro.

A iniciativa reforça os laços de amizade entre os povos brasileiro e chinês, além de promover a cultura estrangeira, essencial para o desenvolvimento dos jovens no mundo.

Critérios de participação

Podem participar estudantes do Ensino Fundamental e Médio: Regular, da EJA e outras modalidades, desde que estejam matriculados e frequentes na rede estadual de ensino. Os vídeos devem ser publicados no YouTube, cujo link deverá ser informado no formulário de inscrição. Os vídeos devem ser curtos, com, no máximo, 1 minuto de

duração. Qualquer material com duração superior será automaticamente

desclassificado. Além disso, as produções audiovisuais devem respeitar o tema proposto: “China e Eu”. Os concorrentes poderão formar grupos de até três participantes. No entanto, a formação de grupo não é obrigatória.

(22)

Criação e avaliação

Os concorrentes deverão abordar o tema de forma criativa e visual.

A abordagem pode transmitir a experiência pessoal do concorrente com a cultura e população chinesa ou explorar semelhanças e diferenças entre os países (Brasil e China), por exemplo. Cultura, culinária, arte, estilo de vida, economia e política do país também poderão ser abordados, sempre adequando o assunto escolhido à temática. A avaliação será feita em duas etapas: a primeira pelo júri técnico, composto por membros da Secretaria da Educação, do Instituto Confúcio e do Consulado da China, que definirá os cinco finalistas e a ordem de classificação; a segunda pelo júri popular, quando os cinco finalistas serão submetidos também à votação do público. Apenas o

vídeo mais votado será premiado.

Cronograma

O concurso tem quatro etapas, sendo a primeira referente ao período de inscrições. A segunda fase acontecerá de 26 de dezembro do presente ano a 10 de janeiro de 2018,

quando o júri técnico assistirá a todos os vídeos e dará suas notas. Durante a terceira

etapa, de 11 a 22 de janeiro, acontece a votação online, quando os concorrentes

precisarão juntar suas “torcidas”. As orientações para a votação poderão ser conferidas também no site do Instituto Confúcio, CLICANDO AQUI, além do Portal da Educação, a partir do dia 11 de janeiro.

A quarta etapa acontece dia 24 de janeiro, e se refere à premiação. O local do evento ainda será definido e divulgado no Portal da Educação.

Premiação

O vídeo eleito pelo júri técnico receberá um tablet HUAWEI M3, bem como o primeiro colocado na votação popular.

A escola do primeiro colocado (júri técnico) ainda leva um computador HUAWEI Matebook.

Os segundo e terceiro colocados (júri técnico) receberão um smartphone HUAWEI Honor V8.

O quarto e o quinto colocados (júri técnico) receberão um relógio inteligente HUAWEI Honor S1 Bluetooth.

(23)

No caso de grupos com 3 membros, cada um receberá a sua premiação individualmente.

Disposições finais

• A participação de alunas e alunos implica na concordância das regras do Concurso; • No ato da inscrição, a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo fica autorizada a divulgar, sem qualquer ônus, os vídeos recebidos, nome e imagens dos participantes; • Os vídeos participantes deverão respeitar as definições de tema, conteúdo, linguagem e objetivos descritos nos itens anteriores deste regulamento;

• Não serão aceitos vídeos com linguagem ofensiva, insultos, xingamentos e palavras de baixo calão;

• As comissões constituídas terão plena autonomia de julgamento;

• Caberá à Equipe Gestora do Concurso, nos casos omissos, plena autonomia de julgamento e decisões;

• O regulamento e subsídios para esse concurso também estão disponíveis no site do Consulado Chinês, CLICANDO AQUI. e do Instituto Confúcio.

O andamento das etapas e os resultados finais serão divulgados nos canais de comunicação da Educação, Consulado da China e Instituto Confúcio.

3) CURSOS DE INGLÊS PARA OS PROFESSORES

Foram publicadas no Diário Oficial do dia 17 de novembro, executivo – caderno 1, página 110, oportunidades de cursos de Inglês para os professores. Seguem algumas informações.

110 – São Paulo, 127 (214) Diário Oficial Poder Executivo - Seção I sexta-feira, 17 de novembro de 2017 EDUCAÇÃO, pág. 110.

ESCOLA DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DOS PROFESSORES DO ESTADO DE SÃO PAULO - PAULO RENATO COSTA SOUZA.

Portaria do Coordenador, de 16-11-2017.

Comunicado: A SEE através da EFAP, em função da parceria com a Associação Cultura Inglesa São Paulo, comunica a abertura de novas turmas do Programa de Formação

(24)

Continuada de Professores de Língua Inglesa para a capital e para o interior do Estado de São Paulo, para os seguintes cursos:

1. Língua Inglesa realizado pela Associação Cultura Inglesa São Paulo.

2. Extensão universitária online para professores da Rede Pública, realizado pela Faculdade Cultura Inglesa.

3. Curso de Pós-Graduação Lato-sensu, Especialização em “Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola Pública”, realizado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Somente com entrada no 1º. semestre do ano).

Regras gerais: Não poderão participar do programa os professores que já fazem ou farão outro curso da Cultura Inglesa SP ou de outra instituição.

Pré-requisitos:

a. Todos os candidatos devem ser professores portadores de licenciatura em Língua Inglesa, (permitida a dupla licenciatura Inglês-Português) efetivos ou temporários, que estejam obrigatoriamente ministrando aulas de inglês na Rede Pública Estadual, ou professores efetivos em Língua Inglesa designados para funções relacionadas à formação continuada.

b. Os candidatos devem ser professores efetivos em Língua Inglesa permitindo-se também a candidatura de professores efetivos de Língua Portuguesa desde que tenham licenciatura dupla e estejam ministrando aulas de língua inglesa na Rede Pública Estadual, ETECs e FATECs.

c. Os candidatos podem ser OFA em Língua Inglesa com aulas atribuídas prioritariamente nos CELs.

d. Além dos requisitos acima, para o curso de Extensão Universitária Online para Professores da Rede Pública o candidato deve ter concluído o módulo 9 de Língua Inglesa na Cultura Inglesa ou obter uma classificação superior ao módulo 9 no teste de Língua Inglesa ou ainda ter o TOEIC com pontuação acima de 700 pontos.

Para maiores detalhes, acesse o Diário Oficial do dia 17 de novembro, executivo – caderno 1, página 110.

CLIQUE AQUI para acessar

Camilla Carla Salesi de Oliveira

PCNP – LEM (14) 3351-2013

(25)

4) CURSO DE NEUROCIÊNCIAS PARA FORMAÇÃO DE

PROFESSORES E ALUNOS + IV OLIMPÍADA DE

NEUROCIÊNCIAS DE SP

Com objetivo de motivar jovens a aprenderem mais sobre a neurociência, será promovido o Curso de Formação em Neurociências para professores e alunos (de 14 a 19 anos), nos dias 26 e 27 de janeiro de 2018, em São Paulo (SP). Essa formação é uma etapa preparatória para a IV Olimpíada de Neurociências de São Paulo (“Brain Bee SP”), que será realizada no dia 17 de março de 2018, também em São Paulo (SP).

Para maiores Informações e inscrições (até dia 08/12/2017) CLIQUE AQUI

Informamos que os eventos são gratuitos, que a participação é por adesão dos professores e dos alunos interessados e que as despesas com deslocamento são de responsabilidade dos participantes.

Em caso de dúvida sobre os eventos, entrar em contato com Prof. Dr. Guilherme Brockington (Unifesp) ensinodefisica@gmail.com / brainbee@einstein.br ou Dr. Sérgio Gomes da Silva (Hospital Albert Einstein) sergio.gomes@einstein.br.

Em caso de dúvidas ou maiores informações:

Douglas Shigueki - PCNP Física/Química-(14) 3352-6020 Maria Cecília - PCNP Biologia/Ciências-(14) 3352-6032

(26)

1) MATRÍCULA ANTECIPADA 2018 – CHAMADA

ESCOLAR

Solicitamos às Unidades Escolares que retirem os cartazes da matrícula 2018 no protocolo.

Magaly Bergamo

CIE – 3352.6025

(27)

2) HISTÓRICO ESCOLAR NA SED

Com o objetivo de lançar o histórico escolar ainda este ano (data prevista para 18/12/2017), a Secretaria de Estado da Educação disponibilizou desde o dia 28 de

novembro de 2017, o módulo na plataforma SED para os testes no ambiente

de homologação. CLIQUE AQUI PARA ACESSAR.

→ O login e senha de acesso são os mesmos da SED.

Solicitamos aos GOE e AOE que acessem o ambiente de testes e encaminhem as dúvidas e sugestões de melhoria, até o dia 08/12/2017, para o e-mail:

depjucie@educacao.sp.gov.br e depjunve@educacao.sp.gov.br.

Lembramos que se trata de um ambiente de testes. As menções e faltas não aparecerão no Histórico Escolar!

O Histórico Escolar está disponível na seção de Vida Escolar no menu Documentos Escolares. Lembramos também, que, neste primeiro momento, somente será possível gerar históricos do Ensino Médio Regular e EJA.

Contamos com a colaboração de todos os envolvidos, para que possamos aprimorar o sistema.

Maiores informações,

Thiago - Núcleo de Vida Escolar 3352.6047

(28)

3) PLANO DE CLASSIFICAÇÃO, DE TABELA DE

TEMPORALIDADE E DE ÍNDICE DE DOCUMENTOS

DAS ATIVIDADES-FIM DA SECRETARIA DA

EDUCAÇÃO

Foi publicado no DOE de 29/11/2017, propostas de Plano de Classificação, de Tabela

de Temporalidade e de Índice de Documentos das Atividades-Fim da Secretaria da Educação, sendo dever da administração pública, a gestão da documentação

governamental e as providências para franquear sua consulta a quantos dela necessitem.

Esse plano é amparado pela Constituição Federal (§ 2º do art. 216), Parecer CJ/SE 1133/2017, do órgão jurídico da Pasta, bem como a manifestação favorável do órgão central do Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo – SAESP (responsável por formular e implementar a política estadual de arquivos, gestão documental e acesso à informação - disposto na Lei 8.159/1991, que trata da Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados), e na Lei 12.527/2011, que dispõe sobre o Acesso à Informação, previsto no dispositivo constitucional referido; - que, em atendimento ao artigo 7º do Decreto 29.838/1989, a proposta de temporalidade, foi submetida à apreciação do SAESP, obtendo aprovação nos termos do Ofício UAPESP 272/2017.

CLIQUE AQUI e AQUI para acessar a publicação no DOE e a tabela de temporalidade de documentos das atividades fim da Secretaria da Educação

(29)

4) PROVAS E GABARITOS DO ENCCEJA/2017

O INEP disponibilizou no dia 01/12, as provas e gabaritos do ENCCEJA 2017.

CLIQUE AQUI para acessar.

Maiores informações,

Thiago - Núcleo de Vida Escolar 3352.6047

5) APLICATIVO CARTEIRINHA DIGIT@L

Está disponível na PlayStore, a Carteirinha Escolar do aluno! 📱

O aplicativo Carteirinha Digital da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo é voltado aos alunos das escolas da rede estadual. Seu objetivo é facilitar o acesso à carteirinha do aluno.

Após o primeiro acesso, a carteirinha fica disponível off-line.

(30)

1) PORTARIA CGRH-13, DE 28/11/2017

ESTABELECE CRONOGRAMA PARA A DIVULGAÇÃO DA CLASSIFICAÇÃO

DOS INSCRITOS NO PROCESSO INICIAL DE ATRIBUIÇÃO DE CLASSES E

AULAS DE 2018.

A Coordenadora da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos, considerando a necessidade de estabelecer datas e prazos para a divulgação da classificação dos inscritos, no referido processo, expede a presente Portaria: Artigo 1º - A divulgação da classificação dos inscritos estará disponível, exclusivamente no endereço http://portalnet.educacao.sp.gov.br

CLIQUE AQUI para acessar a portaria

(31)

Circular produzida pela Diretoria de Ensino Região de Piraju

Edição nº 24

01 de dezembro de 2017

Dirigente Regional de Ensino: Sandra de Fátima Tavares Rodrigues Tonon

www.depiraju.educacao.sp.gov.br

Referências

Documentos relacionados

3) Eventuais pendências e alterações no Quadro Resumo, favor entrar em contato com a Equipe de Supervisão.. Candidatos à contratação não poderão alterar a

Para uma melhor compreensão dos fatores causais dos acidentes de trânsito é importante o conhecimento do perfil das vítimas, como também o meio de transporte

Como consequência dessa dificuldade, surge então o Data Mining (DM), conhecido também como Mineração de Dados. Explorar bases de dados acerca de acidentes viários

O ODS-L10 tem capacidade para até duas unidades de arquivo de disco óptico, como a ODS-D55U, no máximo dez cartuchos e um mecanismo robótico integrado em uma estrutura de montagem

O bibliotecário receberá a tarefa de preencher a documentação dada solicitada pelo MEC sem prévio conhecimento sobre a tramitação dos processos, tendo como

Este artigo fez, a partir da reanálise crítica da AIR da Emenda 05 ao RBAC nº 139, com vistas a melhoria no processo regulatório da Anac, a proposta de uma versão aprimorada

As Reuniões de Trabalho são destinadas aos Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico (PCNP) e aos Gestores Escolares, especialmente os Professores Coordenadores (PC), e

A Diretoria de Ensino de Piraju terá enorme prazer em publicar e compartilhar os acontecimentos de nossas escolas, porém solicitamos que as matérias para publicação na Circular