• Nenhum resultado encontrado

Diretoria de Ensino - Região de Piraju. Ano II - Circular nº 11/2018 de 23/03/2018. Sandra de Fátima Tavares Rodrigues Tonon

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Diretoria de Ensino - Região de Piraju. Ano II - Circular nº 11/2018 de 23/03/2018. Sandra de Fátima Tavares Rodrigues Tonon"

Copied!
27
0
0

Texto

(1)

Gabinete...

02

Aconteceu nas Escolas ...

03

Aconteceu na Diretoria...

05

AT (Assistência Técnica)...

07

ESE (Equipe de Supervisão de Ensino)...

08

NPE (Núcleo Pedagógico)...

11

CIE (Centro de Informações Educacionais e Gestão da Rede Escolar)...

24

CRH (Centro de Recursos Humanos)...

26

Diretoria de Ensino - Região de Piraju. Ano II - Circular nº 11/2018 de 23/03/2018

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO

PIRAJU

CIRCULAR

Nº 11/18

Sandra de Fátima Tavares Rodrigues Tonon

(2)

ª

Prezados (as) Diretores de Escola e Professores (as) Coordenadores (as),

A Secretaria da Educação está realizando uma pesquisa junto aos Professores da Educação Básica I e II para identificar o grau de interesse em cursar uma segunda licenciatura, na modalidade à distância, com carga horária total de 1.000 horas. O formulário está disponível na Secretaria Escolar Digital e poderá ser respondido até o dia 06 de abril.

Sandra de Fatima Tavares Rodrigues Tonon Dirigente Regional de Ensino

(3)

Trabalhando com a Situação de Aprendizagem 3 - Tensões na formação da diversidade do Caderno de Sociologia volume 1, a professora Lilian Hoshina teve a ideia de convidar a professora Sheila, que ministra Inglês na mesma escola, e seu ex-aluno Rafael para realizar um bate-papo com as 2ª séries A e B do Ensino Médio sobre suas experiências no exterior. Os expositores deram informações sobre a cultura, economia, curiosidades, mostraram fotos e relataram suas adaptações aos lugares, momento este que atendia à proposta de atividade do Currículo.

O objetivo da conversa foi conhecer um pouco sobre as condições do estrangeiro e sua adaptação a um novo lugar e à diversidade cultural.

Os alunos interagiram com perguntas e ficaram muito animados com a ideia de um dia poder conhecer outros países, vendo que a possibilidade desse sonho passa necessariamente por focar nos estudos, trabalhar e poupar dinheiro. A aula teve uma repercussão positiva e os alunos solicitaram mais momentos como esse.

PC Rosi, Rafael, Profª. Sheila e Profª. Lilian

(4)

Do dia 05/03 ao dia 09/03, os alunos visitaram a Sala de Leitura para prestigiar a exposição sobre os "61 anos da escola Monsenhor Jose Trombi", que completou aniversário no dia 11/03. As alunas Maria Julia, Thais, Maria Fernanda, Laura, Brena, Maria Vitória, Giovanna, Luana, Ana Clara, Bruna, Sara, Nelson e Joice da 2ª Série B, orientadas pela professora da Sala de Leitura, Mirian Calisto, realizaram apresentação sobre a história do patrono e as vestimentas da época.

(5)

Estiveram presentes 15 professores representando todas as escolas jurisdicionadas à DE. A abertura da OT foi realizada pela DNPE Mylene, representando a Dirigente Regional de Ensino, Sandra de Fátima T. R. Tonon, que estava em convocação na SEE. A PCNP – LEM Camilla iniciou justificando a escolha do tema, apontado como sugestão em OTs anteriores. Em seguida, estudaram textos sobre as concepções de ensino e aprendizagem da escrita em LI – dentre eles “Elaboração de sequências didáticas: ensino e aprendizagem de gêneros em língua inglesa” de Lília Santos ABREU-TARDELLI – relacionando com a metodologia do Currículo Oficial, através da metodologia de rotação por estações, Ensino Híbrido. Socializaram os produtos finais de cada estação, sistematizando os conteúdos estudados. Partiram então para a oficina de aprimoramento das atividades de escritas do primeiro bimestre, focando nos anos/séries em que essas atividades são mais complexas. Os professores elaboraram material extra para estas situações de aprendizagem, socializaram e todo o material elaborado foi compartilhado em nuvem através de um link específico que foi criado com a parceria da PCNP – TEC Cibele. Essas atividades estão prontas para serem desenvolvidas neste final de bimestre e auxiliarão a promover o ensino e a aprendizagem da habilidade escritora. Eles, ao final da OT, realizaram a avaliação das atividades do dia, em que apontaram 100% de satisfação. Agradecemos a presença de todos e o empenho com que cada um realizou as atividades propostas ao longo do dia.

(6)

Camilla Carla Salesi de Oliveira - PCNP – LEM (14) 3352.6027

(7)

Conforme a Resolução SE 15, de 16-2-2018, publicada no DOE de 17/02/2018, informamos que se encontram abertas até o dia 17/04/2018 as inscrições para as Organizações da Sociedade Civil, que promovem o atendimento de educandos com deficiência (deficiência intelectual, deficiência múltipla associada a deficiência intelectual, que necessitem de apoio permanente-pervasivo, ou para atendimento de educandos com Transtorno do Espectro Autista ou deficiência múltipla associada ao Transtorno do Espectro Autista, que necessitem de apoio substancial ou muito substancial, correspondentes aos níveis de gravidade 2 e 3, de acordo com o Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais 5ª Edição - DSM-5, respectivamente, que não puderam ser beneficiados pela inclusão em classes comuns do ensino regular), que tenham interesse em celebrar Termo de Colaboração com o Estado.

Para referido credenciamento, as Organizações da Sociedade Civil deverão, no prazo acima, manifestar seu intento perante a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, acompanhado dos documentos listados no art. 3º da Resolução SE 15/2018.

As Organizações da Sociedade Civil já credenciadas, conforme relação constante no Anexo I, da Resolução SE 15/2018, estão dispensadas deste processo de credenciamento.

Para mais informações favor consultar a Resolução SE 15/2018, CLICANDO AQUI

AT – Assistência Técnica – DE Piraju

(8)

A fim de garantir as condições de aprendizagem dos estudantes com deficiência, os livros do PNLD 2018 – Ensino Médio serão disponibilizados em EPUB 3, uma interface mais intuitiva e compatível com dispositivos como: smartphones, tablets e computadores.

Para tanto, as escolas deverão realizar o cadastro de estudantes no PDDE – Interativo, http://pddeinterativo.mec.gov.br. É necessário informar o nome do estudante, o CPF, a série e o tipo de deficiência. Efetuado o cadastro, o sistema emitirá uma chave de acesso para cada obra disponível, que serão as mesmas adotadas pela escola.

Por meio do link informado na chave de acesso, poderá ser baixado o arquivo de cada uma das obras destinadas aos alunos com deficiência (cego e visão subnormal/baixa visão). O prazo para realizar o cadastro é até 30 de março de 2018.

Elaine Maria N. Kaizer

Supervisora responsável pela Educação Especial - (14) 3352.6005

Informamos que as escolas participantes dos Programas Mais Educação até 2016 e do Novo Mais Educação 2017 que ainda possuem recursos em conta e fizeram a sua reprogramação para a utilização no ano vigente (2018) deverão seguir as seguintes instruções:

1- Escolas que reprogramaram o recurso do Programa Mais Educação com vigência até 2016 e não fizeram adesão ao Programa Novo Mais Educação: essas unidades escolares

poderão utilizar tais recursos, de acordo com a Resolução nº 08 de 16 de dezembro de 2016, artigo 7º, parágrafo 1º:

“A faculdade de utilização alternativa, nas atividades do PDDE, dos saldos remanescentes nas contas bancárias do PDDE Integral, PDDE Estrutura e PDDE Qualidade, na forma do caput, só poderá ser exercida se as atividades passíveis de financiamento pela(s) ação(ões):

(9)

I - tiverem sido totalmente realizadas; ou

II - não tiverem sido iniciadas, continuadas ou concluídas por força de intransponíveis óbices supervenientes aos repasses.”

Compete à escola reunir o Conselho de Escola e a APM, juntamente com o Supervisor responsável, e definir a utilização desses recursos para o benefício EXCLUSIVO do ensino aprendizagem. Sugerimos que os recursos sejam utilizados para a compra de materiais pedagógicos ou saídas pedagógicas, desde que aprovadas pela Diretoria de Ensino, com o parecer do Supervisor.

Todas as ações e decisões tomadas pelo Conselho de Escola e APM deverão ser registradas em ata e uma cópia desse documento deverá ser anexado à prestação de contas.

Lembramos que a adequação do espaço físico é permitida, desde que, em pequenos espaços.

2- Escolas que reprogramaram o recurso do Programa Mais Educação com vigência até 2016 e fizeram a adesão ao Programa Novo Mais Educação: priorizar as atividades do

Programa Novo Mais Educação. Caso já tenha trabalhado todas as atividades do PNME de acordo com o tempo mínimo previsto (8 meses), poderão tanto dar continuidade, enquanto houver recursos, bem como seguir as instruções anteriores, de acordo com a Resolução nº 8;

3- Escolas que reprogramaram recursos do Novo Mais Educação (2016/2017): se houver

em conta recursos suficientes para trabalhar as atividades, com pagamento do Mediador e/ou Facilitador para 04 (quatro) meses ou mais (a partir de fevereiro ou março), sugerimos dar continuidade às atividades do Programa.

Se não houver essa quantidade disponível em conta, o recurso poderá ser revertido para a compra SOMENTE de materiais pedagógicos que beneficiem o currículo. Registrar em ata que não foi contemplada no PNME.

4- Escolas que fizeram adesão ao Programa Novo Mais Educação 2017, com vigência para o ano de 2018: devem atentar aos pagamentos, pois o FNDE já iniciou o repasse dos recursos.

Portanto, é necessário consultar as respectivas agências do Banco do Brasil, na conta do PDDE Educação Integral, para verificação de pagamentos.

Contatos - Supervisão e CAF

(10)

Prezados responsáveis pelo Programa Ensino Médio Inovador (PROEMI),

A equipe dos Programas MEC identificou que, nos repasses ocorridos entre os dias 27/12/2017 (referente ao valor de Custeio) e 28/12/2017 (referente ao valor de Capital), na conta do PDDE Qualidade, diversas unidades escolares participantes não receberam esses recursos. Assim sendo, para consultar os valores, entrar em contato com Supervisora Silvia ou Aline (CAF). Informamos que o FNDE já foi acionado para ciência e demais providências referentes ao não recebimento da 2ª Parcela.

Contatos - Supervisão e CAF

(11)

A Diretoria de Ensino de Piraju parabeniza os alunos que passaram nos vestibulares em 2018. Nossos cumprimentos também às escolas.

EE Cel. Nhonhô Braga

FACESPI 2018 – Prova 21/11/2017

Fábio H. dos Santos Leal ADM

Cristiano Pansanato F. Junio ADM Paola Rainho Folter PED

Lucas Nunes Araujo Teixeira ADM Deborah Victória Guilherme Enz ADM Guilherme Augusto G. dos Santos ADM Walter Belasco Neto ADM

Yasmim Soares Ogasawara ADM Vinicius Fiore Araujo ADM Leticia de Souza Martins ADM Gabriela Correa Leal PED

Sérgio Ricardo P. Augusto Filho ADM Vinícius Wolf de Oliveira ADM

Ana Letícia F. Lopes PED

Orlando F. S. Netto ADM

Estefany Domingues Alves da Silva Ana Beatriz Fávaro ADM

Alejandro C. Tajes ADM Cibelle Moreira Estevam ADM

Pedro Henrique de Araujo Cândido ADM Giovane Alberto de Jesus ADM

Vinícius dos Santos Pereira PED Matheus Gianetti Rodrigues ADM Yasmim da Silva ADM

Matheus Barbosa Ortiz ADM

• ADM Administração • PED Pedagogia

Outros vestibulares Gabriela Leal➔ FSP➔Psicologia Lucas Teixeira➔UNIP➔ Biologia

Cristiano Pansanato➔ Estácio➔Engenharia Civil Débora Vitória➔ USC➔ Moda

Aprovados na UNESP Fábio Henrique dos Santos Leal

Engenharia Civil

Aprovados na UENP Ana Letícia Lopes História;

Vinicius Wolf Filosofia; Sergio Ricardo  Enfermagem; Paola Folter Letras/Espanhol.

Aprovados na UTFPR Fábio Henrique dos Santos Leal

(12)

OT LIVRO PONTO

Dia 27/03, das 08h30 às 17h30. Participantes: Diretores e GOE

OT HISTÓRIA

Dia 28/03, das 8h30 às 17h30 na DE

OT ANEXOS PLANO DE GESTÃO: UMA REVISITA

Dia 29/03, das 8h30 às 17h30 na DE. Participantes: diretores e vice-diretores.

ª

O momento mais aguardado do ano para os alunos compositores e cantores chegou! Estão abertas as inscrições para a 3ª Edição do Concurso Vozes Pela Igualdade de Gênero. Em 2018, a iniciativa traz o tema “Em todos os lugares. Em pé de igualdade”. Agora é só se inspirar e construir uma canção bem bonita que agrade os júris técnico e popular.

A competição musical é uma parceria entre a Educação e o Ministério Público, com apoio da gravadora Midas Music, e tem como objetivo conhecer e difundir a reflexão entre os estudantes sobre o exercício efetivo dos direitos da mulher, como a promoção da igualdade e empoderamento feminino em todos os âmbitos sociais, econômico e político, refletir sobre a desigualdade na construção de gênero e promover a participação plena e efetiva das mulheres na sociedade.

(13)

ser individual ou em grupo de até cinco alunos. Haverá um professor orientador, que deve ser indicado pelos próprios estudantes. Atenção! Em caso de participação em grupo, é obrigatório incluir uma integrante do gênero feminino.

Serão critérios de avaliação a forma de apresentação, como expressividade, capacidade de comunicação de “ideias”, discurso e capacidade de dar destaque aos temas do concurso, fluência e originalidade.

CLIQUE AQUI para acessar o regulamento e os documentos necessários para inscrição:

Atenção ao cronograma!

Alexandre Mazetto Vieira

PCNP Interlocutor de Educação para a Diversidade Sexual e de Gênero - (14) 3352.6033

Lembro aos responsáveis pelas ações de Acolhimento 2018 que o formulário deve ser respondido até 23/03/2018.

Obs: Não se esqueçam que os acolhedores devem reunir-se para responder às perguntas e devem enviar apenas uma resposta por escola, assim como os alunos acolhidos. Ou seja, tanto os acolhedores, como os alunos acolhidos enviarão apenas uma resposta por escola.

SamiraRosane Dealis Gabriel (14) 3352.6018

De 12/04 a 19/06/2018. Fase Escola.

Até 19/06/2018. Envio para a Diretoria de Ensino.

De 19/06 a 06/07/2018. Fase Diretoria de Ensino.

Até 06/07/2018. Envio para a SEESP/CRE Mario Covas/EFAP. De 06/07/2018 a 30/07/2018. Seleção estadual SEESP.

30/07/2018 Divulgação dos finalistas para votação popular. De 30/07/2018 a 13/08/2018. Votação popular online

(14)

ª

Encontro Presencial dia 07/04/2018, das 08h às 12h, na Diretoria de Ensino Região de Piraju.

Pedimos aos gestores que deem ciência aos professores abaixo-relacionados

Mylene Bergamo Villas Boas - (14) 3352.6026 Valdemir de Brito Martins - (14) 3352.6002

(15)

ª

Com apoio da Secretaria de Educação de São Paulo, Hospital de Amor lança 6ª

edição do Concurso de Redação

Câncer de pele é o tema da edição 2018 do concurso. Alunos do 9º ano do Ensino Fundamental têm até o dia 25 de maio para a produção dos textos

“Câncer de Pele: um olhar para a sua pele pode mudar a sua vida”. Esse é o tema da 6ª edição do Concurso de Redação, iniciativa do Hospital de Amor com o apoio da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

Voltado para alunos matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental das escolas estaduais de São Paulo e nas escolas municipais e privadas de Barretos, o Concurso será lançado no dia 26 de março, às 14h, na sede da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

O objetivo do concurso é difundir o conhecimento, popularizar a ciência e estimular jovens talentos a gerar inovações que beneficiem toda a sociedade. De acordo com dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer) dos 600 mil casos de câncer diagnosticados por ano no Brasil, 200 mil são de pele.

A competição cultural é dividida em etapas locais, regionais e estaduais. Os alunos deverão produzir as redações até o dia 25 de maio e enviar às escolas. O texto deve ser inédito e destacar os principais fatores que desencadeiam a doença, seus grupos de risco e as possibilidades de prevenção e diagnóstico precoce.

Após passar por uma banca de professores, as redações serão encaminhadas para as Diretorias Regionais de Ensino que, por sua vez, selecionarão as melhores e as repassarão para Hospital até o dia 11 de julho.

O material será avaliado por meio dos seguintes critérios: criatividade, relevância, organização do texto, ortografia e gramática da língua portuguesa. Todos os textos devem ser manuscritos e redigidos à caneta, preta ou azul, na folha padrão disponível para download no Portal da Educação, CLIQUE AQUI.

(16)

A lista com os finalistas estará disponível no site do Hospital de Amor a partir do dia 12 de julho.

Os autores das cinco melhores redações serão premiados com três dias de estágio no Hospital de Amor, onde participarão de várias atividades científicas e laboratoriais. Os alunos serão estimulados a respeito da conscientização sobre o câncer e medidas de prevenção. Além disso, o primeiro colocado e seu professor orientador receberão um notebook. Os demais serão contemplados com um tablet.

Resultados – Em 2017, o Concurso de Redação obteve a adesão de 43 Diretorias Regionais do

Estado de São Paulo, contabilizando 11.041 redações produzidas e a participação de 378 docentes e 195 escolas.

Serviço

Lançamento do Concurso de Redação 2018

Local: Sede da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo - Casa Caetano de Campos - Salão Nobre

Endereço: Praça da República, 53 – Centro – São Paulo/SP

Data: 26 de março de 2018. Horário: 14h. Mais informações, CLIQUE AQUI

Sobre o Hospital de Amor

Excelência em oncologia, o Hospital de Amor de Barretos registra 6.000 atendimentos por dia, 100% gratuitos. Acolhe pacientes de todo o Brasil, com profissionalismo e humanização. Com 55 anos de história, o Hospital possui unidades de tratamento e prevenção. Nas cidades de Barretos (SP), Jales (SP) e Porto Velho (RO) encontram-se os hospitais que oferecem tratamento para as pessoas que já têm a doença. Os Institutos de Prevenção, que realizam exames de diagnóstico precoce, estão presentes nas seguintes cidades: Barretos (SP), Fernandópolis (SP), Porto Velho (RO), Ji-Paraná (RO), Campo Grande (MS), Nova Andradina (MS), Juazeiro (BA) e Lagarto (SE) e Campinas (recém-inaugurado). Há projetos em andamento em Macapá (AP) e novas parcerias estão sendo fechadas em Rio Branco (AC) e com o estado de Mato Grosso para a construção de Centros de Prevenção. Em Palmas (TO), o Hospital de Câncer de Barretos dará início à construção de um hospital para o tratamento da doença.

Mylene Bergamo Villas Boas Diretor - NPE (14) 3352.6026

(17)

Poderão participar, por adesão, escolas dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, incluindo-se também todas as modalidades de ensino da Rede Estadual.

Adesão e inscrição

Para participar das atividades dos Desafios Matemáticos 2018 – SEE/SP, a escola deverá informar seu interesse em participar dos “Desafios Matemáticos” preenchendo o Formulário de Inscrição, disponibilizado no Anexo I, e posteriormente, enviado à Diretoria de Ensino, em arquivos (.PDF) via e-mail institucional do Núcleo Pedagógico (depjunpe@educacao.sp.gov.br). Ao final do período de inscrição, a Diretoria de Ensino enviará a consolidação das inscrições para a Equipe Curricular de Matemática – CGEB/CEFAF.

Para acessar todas as informações e o Anexo I, CLIQUE AQUI Juliana Leite Boranelli - (14) 3352.6053 Samira Rosane Dealis Gabriel - (14) 3352.6018

(18)

Informamos que estão abertas as inscrições para o curso “Água como elemento interdisciplinar do ensino nas escolas”, iniciativa das Universidades: EESC/USP, UFAM, UFPE, UFPA, UEFS, UFS, UEM e UFPR, e com apoio da ANA – Agência Nacional de Águas e do PROFCIAMB – Programa de Pós Graduação Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais.

O curso é gratuito e direcionado a Professores da Educação Básica, bem como profissionais que atuem com ensino em espaços não formais.

A carga horária é de 80 horas de ensino a distância distribuídas em 4 meses

PERÍODO DO CURSO: 30/03/2018 até 29/07/2018.

INSCRIÇÕES: até 25/03/2018.

Para obter orientações sobre como realizar a inscrição, CLIQUE AQUI

Para mais informações, CLIQUE AQUI

Maria Cecília do Amaral Soldera - PCNP - Ciências e Biologia (14) 3352.6032

(19)

Vamos cuidar do Brasil, cuidando das águas

”.

Fique de olho nos prazos:

Regina Célia Batista PCNP Geografia - (14) 3352.6031

(20)

ª

Prezada equipe escolar,

Em atendimento a solicitações da rede, informamos que o prazo para inserção no SARA, dos resultados da 18ª edição da Avaliação da Aprendizagem em Processo, constante no item 15 do Comunicado Conjunto CGEB/CIMA, será estendido até o dia 25 de março de 2018 (nova data). Solicitamos informar a todos os participantes envolvidos na 18ª AAP.

Agradecemos sua colaboração.

Núcleo Pedagógico – DE Piraju

(14) 3352.6026

Avaliação da Aprendizagem em Processo - Décima Nona Edição - Primeiro Bimestre - abril de 2018

A Coordenadoria de Gestão da Educação Básica em conjunto com a Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional, considerando a importância de:

- apoiar as ações de desenvolvimento das propostas pedagógicas e do currículo nas unidades escolares;

- diagnosticar, por meio de instrumento padronizado, os aspectos da aprendizagem dos alunos que necessitam de atenção imediata;

- subsidiar as atividades de planejamento e replanejamento escolar no decorrer do ano letivo; - subsidiar as escolas e os docentes, para elaboração dos planos de ação e processos de recuperação da aprendizagem.

(21)

1 - As ações da Avaliação da Aprendizagem em Processo - AAP - ocorrerão em 2018 com a aplicação de avaliações de Língua Portuguesa e de Matemática a alunos da rede estadual regular, de todos os anos do Ensino Fundamental e todas as séries do Ensino Médio.

2 - A AAP, de caráter diagnóstico, além de acompanhar o desenvolvimento do currículo, também se constitui em instrumento investigativo da aprendizagem dos alunos, em termos de suas competências e habilidades, objetivando subsidiar a progressão das aprendizagens ainda não consolidadas, por meio da elaboração e execução de planos, pelo professor, para o desenvolvimento do currículo em sala de aula.

3 - A AAP é referenciada pelos conteúdos e habilidades constantes na Matriz de Avaliação Processual - MAP, elaborada pela CGEB, para todos os anos e séries, disponibilizada à rede no início de 2016 e também disponível na plataforma Foco Aprendizagem da SEE, além de atualizações específicas orientadas pela CGEB, entendidas como necessárias.

4 - Na presente edição, serão avaliadas habilidades e conteúdos específicos propostos para o primeiro bimestre na MAP, mencionada no item 3, para as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática de cada um dos anos e séries dos Ensinos Fundamental e Médio.

5 - A 19ª edição da AAP será constituída por provas de Língua Portuguesa e provas de Matemática para cada um dos anos do Ensino Fundamental e para cada uma das séries do Ensino Médio.

6 - A unidade escolar organizará a aplicação das provas pelos próprios professores, e, no caso dos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, preferencialmente em aulas duplas e que a aplicação seja feita pelo docente da disciplina.

7 - A aplicação deve ser programada pelas Diretorias e Escolas no período compreendido entre os dias 16 a 20-04-2018.

8 - O material de aplicação da AAP, mencionado no item 5 (provas dos alunos), será entregue impresso para as Diretorias de Ensino, embalado e devidamente identificado com o nome da escola, disciplina e ano/série.

9 - As provas mencionadas no item 5 do presente comunicado foram impressas a partir de quantitativo que teve como referência a data base de 05-03-2018, cuja quantidade foi ajustada a pacotes múltiplos de 25 ou 50, de forma a garantir o atendimento das respectivas demandas. 10 - Além das provas destinadas às escolas, serão entregues nas Diretorias de Ensino, exemplares para reserva técnica de todas as provas mencionadas no item 5, dos anos/séries atendidos na respectiva jurisdição para atendimentos específicos que se façam necessários. 11 - As provas em braile e em caracteres ampliados, impressas pelo Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado - CAPE, serão entregues nas Diretorias de Ensino encaminhadas pelo próprio CAPE.

12 - A previsão de entrega das provas impressas desta edição, nas Diretorias de Ensino, está programada para o período de 20 de março a 09-04-2018.

(22)

12.1 - Na ocorrência de problemas com a entrega, a Diretoria de Ensino deverá enviar e-mail para aap.cima@educacao.sp.gov.br.

13 - Para cada disciplina, ano e série, foi produzido o correspondente material pedagógico, sob o título “Avaliação da Aprendizagem em Processo - Caderno do Professor”, contendo:

a) Apresentação;

b) Quadro de habilidades utilizadas na elaboração dos itens da prova; c) Prova do Aluno;

d) Gabarito;

e) Instruções para aplicação e orientações para correção (Anos Iniciais do EF); f) Grade de correção e recomendações pedagógicas.

14 - Os materiais “Prova do Aluno” do 1º Bimestre, constantes do item 5 e os correspondentes “AAP - Caderno do Professor”, mencionados no item 13, serão publicados na intranet, espaço do servidor, na biblioteca CIMA, com o título: AAP 19ª Edição - 1º Bimestre de 2018, a partir de 09-04-2018.

15 - Os resultados das provas deverão ser inseridos no SARA, da Secretaria Escolar Digital, que estará aberto para esta finalidade no período de 16 a 27-04-2018.

15.1 - Para otimizar a atividade de inserção dos resultados, mencionados no caput, todas as provas dos alunos apresentam na capa a folha de respostas sobre a qual poderá ser utilizado o aplicativo Leitor Resposta, cujo tutorial de instalação e uso também está disponível no link da intranet, espaço do servidor, biblioteca CIMA, sob o título: Tutoriais SARA.

16 – Após o encerramento do período programado para digitação dos resultados no SARA, conforme o item 15, estes serão incorporados na plataforma Foco Aprendizagem, permitindo uma visualização dinâmica dos mesmos, facilitando e ampliando o apoio ao trabalho pedagógico com as habilidades avaliadas, por parte dos docentes, escolas e Diretorias de Ensino.

17 - As diferentes atividades a serem desenvolvidas no contexto desta avaliação devem ser planejadas, executadas e acompanhadas pelas equipes das Diretorias de Ensino e pelas Escolas, destacando as ações dos Supervisores de Ensino, Professores Coordenadores dos Núcleos Pedagógicos, Diretores, Professores Coordenadores e Docentes das unidades escolares, de acordo com as respectivas atribuições.

Mylene Bergamo Villas Boas Diretor - NPE (14) 3352.6026

(23)

O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) completa 80 anos em 2018 e, por ocasião da presente data festiva, está promovendo o concurso literário “Faça Parte Dessa História”.

As inscrições seguem até 2 de abril.

Poderão participar os alunos matriculados nos Anos Iniciais/Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

Para maiores informações, CLIQUE AQUI ou consulte o EDITAL

Ana Bonafé

(24)

COMUNICADO DGREM/CVESC, DE 20 DE MARÇO DE 2018

Comunicamos que os dados e os documentos escolares gerados na plataforma Secretaria Escolar Digital - SED, são válidos e com fé pública, conforme disposto na Resolução SE 36, de 25-5-2016.

Esclarecemos que os referidos dados e documentos são disponibilizados, com o objetivo de facilitar o fluxo, a racionalização e a padronização de documentos escolares, lembramos que qualquer documento gerado na plataforma SED, pode ser utilizado como documento oficial nos trâmites da vida escolar do aluno.

Em relação ao arquivamento dos documentos físicos, permanecem os procedimentos habituais adotados pela Secretaria de Estado da Educação, conforme tabela de temporalidade da Comissões de Avaliação de Documentos e Acesso - CADA

Thiago Augusto das Chagas Diretor I – NVE - (14) 3352.6047

O ENCCEJA Nacional regular deste ano será aplicado no dia 5 de agosto. As inscrições serão realizadas das 10h00 de 16 de abril às 23h59 de 27 de abril (horário de Brasília), pelo site do programa (http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja).

CLIQUE AQUI para acessar o edital completo do ENCEEJA 2018.

CLIQUE AQUI para acessar um resumo do edital (Lembramos que é de inteira responsabilidade do candidato, ler na íntegra o edital completo)

Thiago Augusto das Chagas Diretor I – NVE - (14) 3352.6047

(25)

Reforçamos que o atendimento ao público, principalmente, no início do ano letivo, seja o mais eficiente possível, esclarecendo todas as dúvidas e encaminhamentos de modo que as vagas abertas sejam suficientes para o atendimento de todo o público que procurar a escola.

Magaly Bergamo

(26)

DOE de 22/03/2018

COORDENADORIA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Comunicado Conjunto DPME-SPG-CGRH-SE-1, de 21-3-2018

O Departamento de Perícias Médicas do Estado, da Secretaria de Planejamento e Gestão, e a Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos - CGRH, da Secretaria da Educação, informam que à vista do disposto no artigo 38, do Decreto 29.180, de 11-11-1988, o Departamento de Perícias Médicas do Estado - DPME está convocando todos os servidores com readaptação funcional para reavaliação, inclusive as concessões definitivas.

Gizelle Gruber

Diretor II – CRH - (14) 3352.6036

Para otimizar a gestão de contratos e os saldos de aulas livres ou em substituição, bem como os afastamentos previstos referentes as Licenças-Saúde/Licenças Prêmio; solicitamos por gentileza que sejam encaminhados os respectivos SALDOS de Aulas SOMENTE para o e-mail

do CRH (depjucrh@educacao.sp.gov.br) para as atribuições às segundas-feiras na sede da

Diretoria. Informamos ainda, que as informações contidas nestes saldos, sendo em substituição, deverão contemplar o nome por completo do docente, motivo do afastamento, além do referido período e demais informações pertinentes.

Contamos com a colaboração de todos!!!

(27)

º

23 de março de 2018

Referências

Documentos relacionados

Responsável por esse Setor confira e valide as informações nela contidas. A declaração será aceita apenas se estiver devidamente preenchida e assinada pelo candidato e

SÃO PAULO ENGESEG EMPRESA DE VIGILANCIA COMPUTADORIZADA LTDA SÃO JOSÉ DOS CAMPOS SP Outra Instalação Ativa 06/05/2016. SÃO PAULO 50087022000290 GP - GUARDA PATRIMONIAL DE SÃO

Os investidores estão avisados de que tais previsões acerca do futuro estão e serão sujeitas a inúmeros riscos, incertezas e fatores relacionados às operações e aos

8.1 O pagamento será realizado no prazo máximo de até 15 (quinze) dias, contados a partir da data final do período de adimplemento a que se referir, através de

Valores observados, médias e desvio padrão da contagem de leucócitos totais (células/µl) nos diferentes dias de avaliação, para os 12 cães com ehrlichiose tratados com

a) Ser español ou nacional dalgún dos estados membros da Unión Europea ou nacional dalgún Estado en que en virtude dos tratados internacionais realizados pola

BASES REGULADORAS DO PROCESO SELECTIVO PARA A CONTRATACIÓN DUN MÁXIMO DE 9 AUXILIARES DE POLICÍA LOCAL (PERSOAL LABORAL TEMPORAL) DURANTE O EXERCIZO 2018

Além disso, são apontadas: a necessidade da atuação rigorosa dos órgãos de fiscalização, principalmente em relação ao controle da velocidade, à habilitação