• Nenhum resultado encontrado

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Oxaliplatina Hikma 5 mg/ml Concentrado para solução para perfusão Oxaliplatina

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Oxaliplatina Hikma 5 mg/ml Concentrado para solução para perfusão Oxaliplatina"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Oxaliplatina Hikma 5 mg/ml Concentrado para solução para perfusão Oxaliplatina

Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler.

Caso ainda tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

Neste folheto:

1. O que é Oxaliplatina Hikma e para que é utilizado 2. Antes de utilizar Oxaliplatina Hikma

3. Como utilizar Oxaliplatina Hikma 4. Efeitos secundários possíveis

5. Como conservar Oxaliplatina Hikma 6. Outras informações

1. O QUE É OXALIPLATINA HIKMA E PARA QUE É UTILIZADO A substância activa de Oxaliplatina Hikma é a oxaliplatina.

A oxaliplatina é utilizada para tratar o cancro do intestino grosso (tratamento do carcinoma colo-rectal metastizado). Oxaliplatina é usada em combinação com outros medicamentos oncológicos chamados 5-fluorouracilo e ácido folínico.

Oxaliplatina Hikma tem que ser diluida antes da sua administração intravenosa.

A oxaliplatina é um medicamento antineoplásico ou anticancerígeno que contém platina.

2. ANTES DE TOMAR OXALIPLATINA HIKMA Não lhe deve ser administrada Oxaliplatina Hikma

- se é alérgico (hipersensível) à oxaliplatina ou a qualquer outro componente do medicamento

- se está em fase de amamentação

- se já tem uma diminuição do número das células sanguíneas

- se já tem tremores e dormência nos dedos das mãos ou dos pés e tem dificuldade em realizar algumas tarefas como abotoar roupas ou atar atacadores de sapatos

- se tem graves problemas de rins (depuração da creatina abaixo de 30ml/min) - se alguma das anteriores indicações lhe é aplicável e caso não tenha discutido

previamente com o seu médico ou enfermeiro, deverá fazê-lo o mais depressa possível e antes da primeira administração do medicamento.

(2)

Tome especial cuidado com Oxaliplatina Hikma, 5mg/ml Concentrado para solução para perfusão

- se está grávida ou planeia engravidar

- se alguma vez sofreu de uma reacção alérgica a medicamentos que contêm platina como a carboplatina e cisplatina;

- se tem problemas de rins moderados; - se tem qualquer problema de fígado;

- se já sentiu tremores e dormência nos dedos das mãos ou dos pés, ou dificuldade em engolir

Se alguma das anteriores indicações lhe é aplicável e caso não tenha discutido

previamente com o seu médico ou enfermeiro, deverá fazê-lo o mais depressa possível e antes da primeira administração do medicamento.

O seu médico ou enfermeiro irá administrar este medicamento monitorizando-o

frequentemente, durante e após o tratamento, incluindo análises sanguíneas antes de cada administração. Antes e depois do tratamento irá submeter-se a um exame neurológico. Esta monitorização é necessária de modo a verificar a sua reacção corporal ao

medicamento prevenindo possíveis efeitos secundários que possam ocorrer. Baseado nos resultados obtidos, o seu médico irá decidir sobre a discontinuação da medicação ou alteração do seu tratamento.

Caso sinta inchaço ou dor na área onde o medicamento foi administrado, informe imediatamente o seu médico ou enfermeiro.

Caso sinta problemas respiratórios ou tosse informe imediatamente o seu médico ou enfermeiro.

Caso observe a formação de feridas nos lábios ou boca deverá contactar imediatamente o seu médico ou enfermeiro.

A oxaliplatina não deverá entrar em contacto com os olhos ou a pele. Se ocorrer algum derrame acidental, informe imediatamente o seu médico ou enfermeiro.

Durante o tratamento com oxaliplatina, é possível que se sinta ou fique nauseado. Por este motivo, o seu médico, poder-lhe-á administrar preparações destinadas ao tratamento ou interrupção das náuseas.

Ao tomar oxaliplatina com outros medicamentos

Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentemente outros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica.

Gravidez e aleitamento

Actualmente, não se encontra disponível nenhuma informação relativamente à segurança deste medicamento quando administrado durante a gravidez. Em estudos desenvolvidos em animais, foram registados efeitos negativos sobre o feto. Não deverá usar oxaliplatina durante a gravidez, salvo se claramente indicado pelo médico.

(3)

Não é recomendado que fique grávida durante o tratamento com a oxaliplatina e deve usar um método contraceptivo eficaz. Se engravidar durante o tratamento deve informar o seu médico de imediato. Deve tomar medidas contraceptivas apropriadas durante e após o fim do tratamento por um período de 4 meses para as mulheres e 6 meses para os

homens.

A oxaliplatina pode causar infertilidade, que pode ser irreversível. Os doentes do sexo masculino são por isso aconselhados a evitar a paternidade durante e até 6 meses após o tratamento e a procurar conselho sobre a conservação o esperma antes do tratamento. Não deve amamentar durante o tratamento com oxaliplatina.

Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento. Condução de veículos e utilização de máquinas

O tratamento com oxaliplatina pode resultar num risco aumentado de tonturas, náuseas, vómitos e outros sintomas neurológicos que afectam a marcha e o equilíbrio. Se isto acontecer não deve conduzir ou utilizar máquinas.

3. COMO UTILIZAR OXALIPLATINA HIKMA

Oxaliplatina Hikma está indicada apenas para uso em adultos. Dosagem:

A dose de oxaliplatina é baseada na sua área de superfície corporal. Esta é calculada a partir do seu peso e altura.

A dose habitual para adultos, incluindo idosos, é de 85 mg/m2 de área de superfície corporal. A dose que recebe irá depender também dos resultados das análises sanguíneas e da ocorrência prévia de efeitos secundários com oxaliplatina.

Modo e via de administração:

A oxaliplatina ser-lhe-à prescrita por um especialista em terapêutica oncológica. Será tratado por um profissional de saúde que irá preparar a dose necessária de oxaliplatina. A oxaliplatina é administrada por injecção lenta numa veia (perfusão intravenosa) durante um período de 2 a 6 horas.

A injecção é preparada por diluição da solução de oxaliplatina em 5% de solução de glucose.

A Oxaliplatina Hikma será administrada ao mesmo tempo que o ácido folínico e antes da perfusão de 5-fluorouracilo.

(4)

A Oxaliplatina Hikma será habitualmente administrada a cada duas semanas. Duração do tratamento:

A duração do tratamento será determinada pelo seu médico. Se tomar mais Oxaliplatina Hikma do que deveria

Como este medicamento é administrado por um profissional de saúde, é muito

improvável que lhe seja administrada uma sobredosagem de oxaliplatina. O seu médico irá garantir que lhe seja administrada a dose adequada à sua condição. Em caso de sobredosagem, pode ser esperado um aumento dos efeitos indesejáveis. O seu médico pode dar-lhe tratamento adequado para estes sintomas. Caso sinta preocupação relativamente à dose administrada ou tenha alguma dúvida sobre a utilização deste medicamento, fale com o médico ou enfermeiro que lhe administraram o medicamento. Caso tenha sido esquecida uma administração de Oxaliplatina Hikma

Caso pense que tenha sido esquecida uma administração deverá contactar o seu médico ou enfermeiro.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento fale com o médico.

4. EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSÍVEIS

Como todos os medicamentos, Oxaliplatina Hikma, 5mg/ml Concentrado para solução para perfusão pode causar efeitos secundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas.

Informe seu médico de imediato ou dirija-se ao hospital mais próximo se notar

- Nódoas negras anormais, hemorragias, ou sinais de infecção tal como dor de garganta e febre

- Diarreia e vómitos graves e/ou persistentes - Estomatite/mucosite (lábios feridos ou aftas)

- Sintomas respiratórios inexplicáveis tais como tosse seca, dificuldade em respirar ou respiração ruidosa

- Inchaço das mãos, pés, tornozelos, face, lábios, boca ou garganta (que podem causar dificuldades de deglutição ou respiração, e são sintomas de angioedema).

- Sensação de desconforto perto ou no local de administração, durante a perfusão Efeitos secundários muito frequentes (afectam mais de 1 pessoa em 10)

- Reacções alérgicas como inflamação da pele (nódulos particularmente protuberantes), conjuntivite, inchaço das mãos, pés, tornozelos, face, boca, lábios ou garganta que poderão causar dificuldades de deglutição ou respiração, tonturas súbitas ou aperto no peito que poderão fazer com que se sinta a desmaiar.

- Redução dos glóbulos vermelhos (anemia), que provoca palidez cutânea, fraqueza ou falta de ar.

(5)

- Redução das plaquetas, que potencia o risco de hemorragias anormais ou nódoas negras. - Redução dos glóbulos brancos, aumentando o risco de infecção.

- Febre, tremores, cansaço, diminuição ou ausência de força ou energia.

- Diminuição dos níveis de potássio no sangue (reconhecido por cãimbras, fraqueza muscular ou fadiga).

- Niveis anormais de sódio no sangue (manifestados por cansaço e confusão).

- Alterações do nível de açúcar no sangue (reconhecido pelo aumento da sede, boca seca ou aumento da necessidade de urinar).

- Alteração dos resultados das análises sanguíneas, incluindo as referentes a disfunções hepáticas

- Aumento das enzimas hepáticas, aumento sanguíneo da fosfatase alcalina, da bilirrubina e de lactato dihidrogenase.

- Alterações cutâneas.

- A oxaliplatina pode afectar os nervos (neuropatia sensorial periférica). Pode sentir formigueiro e/ou dormência nos dedos dos pés e das mãos, à volta da boca ou na garganta, que pode ocorrer algumas vezes em associação com cãimbras. Estes efeitos são normalmente desencadeados pela exposição ao frio como por exemplo ao abrir o frigorífico ou ao segurar uma bebida fria. Pode também sentir dificuldade em realizar tarefas delicadas como abotoar roupas. Apesar de na maioria dos casos estes sintomas se resolverem completamente, há uma possibilidade de ocorrência de sintomas persistentes de neuropatia sensorial periférica após o fim do tratamento.

- Algumas pessoas manifestaram sensação de formigueiro e de choque ao longo dos braços e do tronco quando dobravam o pescoço (Síndroma de Lhermitte)

- A oxaliplatina pode por vezes causar sensações desagradáveis na garganta, em particular ao engolir, e provocar sensação de falta de ar. Esta sensação, quando acontece, ocorre normalmente durante ou nas horas seguintes à perfusão e pode ser desencadeada pela exposição ao frio. Embora desagradável, não será prolongada e desaparecerá sem necessidade de qualquer tratamento. O seu médico pode decidir alterar o seu tratamento como consequência.

- Dor de Cabeça. - Diarreia.

- Náuseas e vómitos (sentir-se ou ficar enjoado). Habitualmente, o seu médico dar-lhe-à medicação para prevenir o enjoo antes do tratamento e que poderá ser continuada após o tratamento.

- Feridas na boca, lábios ou gengivas.

- Dor abdominal, obstipação, perda ou falta de apetite. - Aumento de peso.

- Dores de costas. - Sangramento do nariz.

- Tosse, dificuldade em respirar. - Perda de cabelo.

- Alterações gustativas.

Frequentes (afectam menos de 1 pessoa em 10) - Rubor.

(6)

- Tonturas, rigidez no pescoço, inflamação dos nervos associada ao enfraquecimento muscular, dificuldade na execução de movimentos específicos e, por vezes, cãimbras musculares (neurite motora).

- Indigestão e ardor no peito, soluços.

- Inflamação da pele incluindo rubor, formigueiro e descamação da pele. - Desidratação (perda de fluídos corporais)

- Dores nas articulações e nos ossos

- Sangue na urina/fezes, inchaço das veias, coágulos nos pulmões - Depressão, insónias.

- Nariz entupido.

- Aumento da transpiração e alterações nas unhas. - Dor ao urinar, alterações da frequência com que urina.

- Alterações da função renal (aumento dos níveis de creatinina) - Conjuntivite, problemas visuais.

- Perda de peso.

- Infecção do tracto respiratório.

- Estado grave (com febre ou infecção sanguínea) causada por uma diminuição dos glóbulos brancos associada ao aumento da susceptibilidade para infecções (neutropénia febril, sépsia neutropénica).

Pouco Frequentes (afectam pelo menos de 1 pessoa em 1000)

- Bloqueio ou dilatação do intestino (habitualmente sobre a forma de dor abdominal e incapacidade de expulsão de gases

- Nervosismo

- Problemas auditivos (ototoxicidade).

- Resultados de análises sanguíneas com aumento de acidez (acidez metabólica). Raros (afectam pelo menos 1 pessoa em 10.000)

- Condição pulmonar grave associada a falta de ar, dificuldade em respirar e/ou cicatrização dos pulmões (doença pulmonar intersticial, fibrose pulmonar). - Perda de audição.

- Perda de visão transitória e reversível, alteração do campo visual, diminuição da acuidade visual causada pela inflamação do nervo óptico (neurite óptica).

- Alteração sanguínea (diminuição do número de plaquetas), causada por uma reação alérgica associada a hematomas e sangramento anormal (trombocitopenia

imunoalérgica).

- Redução do número de glóbulos vermelhos (anemia), causada pela degradação excessiva do sangue (anemia hemolítica).

- Dificuldades na articulação da fala.

Muito raros (afectam menos de 1 pessoa em 10 000)

- Doença hepática que deverá ser acompanhada pelo seu médico. - Alteração da função renal que poderá conduzir a falência renal

O seu médico irá recolher amostras sanguíneas antes de cada tratamento, por forma a garantir que o número de células presentes no sangue é suficiente.

(7)

Se sentir qualquer efeito secundário, deverá informar o seu médico antes do tratamento seguinte.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou enfermeiro.

5. COMO CONSERVAR OXALIPLATINA Manter fora do alcance e da vista das crianças.

Manter o frasco para injectáveis na embalagem exterior para proteger da luz. Não congelar.

Não utilizar Oxaliplatina Hikma após o prazo de validade impresso na embalagem, após Val.. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado.

Após diluição em solução de glucose a 5%, o medicamento deverá ser usado

imediatamente ou poderá ser armazenado durante 48 horas entre 2ºC e 8ºC ou durante 24 horas a 25ºC.

Não usar Oxaliplatina Hikma caso verifique uma alteração da cor ou partículas estranhas. Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico. O seu médico, enfermeiro ou farmacêutico irá eliminar os medicamentos de que já não

necessita. Estas medidas irão ajudar a proteger o meio ambiente.

6. OUTRAS INFORMAÇÕES

Qual a composição de Oxaliplatina Hikma

- A substância activa é a oxaliplatina. 1ml de concentrado contém 5mg de oxaliplatina. Frasco para injectáveis de 50mg: Cada frasco para injectáveis contém 50mg de

oxaliplatina em 10ml.

Frasco para injectáveis de 100mg: Cada frasco para injectáveis contém 100mg de oxaliplatina em 20ml.

Frasco para injectáveis de 200mg: Cada frasco para injectáveis contém 200mg de oxaliplatina em 40ml.

- Os outros componentes são água para preparações injectáveis e glucono-delta-lactona. Qual o aspecto de Oxaliplatina Hikma e conteúdo da embalagem

Concentrado para solução para perfusão.

(8)

Apresentações: 1 frasco para injectáveis contendo 50mg, 100mg ou 200mg de oxaliplatina em 10ml, 20ml ou 40ml.

É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações. Titular da Autorização de Introdução no Mercado e Fabricante Titular da Autorização de Introdução no Mercado

Hikma Farmacêutica (Portugal), S.A.

Estrada do Rio da Mó nos 8, 8A e 8B -Fervença 2705-906 Terrugem SNT Portugal

Tel.: 21-960 84 10 Fax: 21-961 51 02 e-mail: geral@hikma.pt Fabricante

PLIVA – Lachema a.s., Brno Repúbica checa

Este medicamento encontra-se autorizado nos Estados Membros do Espaço Económico Europeu (EEE) sob as seguintes denominações:

Áustria: Oxaliplatin Hikma, 5 mg/ml Konzentrat zur Herstellung einer Infusionslösung

Alemanha: Riboxatin-L, 5 mg/ml Konzentrat zur Herstellung einer Infusionslösung Eslováquia: Oxaliplatin Hikma, 5mg/ml Infuzny Koncentrát

Holanda: Oxaliplatine Hikma, 5 mg/ml Concentraat voor oplossing voor infusie Portugal: Oxaliplatina Hikma, 5mg/ml Concentrado para solução para perfusão Reino Unido: Oxaliplatin Hikma, 5mg/ml Concentrate for solution for infusion Este folheto foi aprovado pela última vez em

A seguinte informação é destinada apenas a médicos ou profissionais de saúde GUIA DE PREPARAÇÃO PARA UTILIZAR COM OXALIPLATINA HIKMA É importante que leia o conteúdo deste procedimento antes da preparação e uso de Oxaliplatina Hikma.

Tal como com outros componentes potencialmente tóxicos, deverá tomar precauções quando manipula e prepara soluções de oxaliplatina.

(9)

A manipulação deste agente citotóxico por técnicos de saúde necessita de um conjunto de precauções que assegurem a protecção do manipulador e do ambiente.

A preparação de soluções injectáveis de agentes citotóxicos deve ser realizada por pessoal especializado treinado e com conhecimento prévio dos medicamentos utilizados, em condições que assegurem a integridade do medicamento, a protecção do ambiente e, sobretudo, a protecção das pessoas que os manipulam, de acordo com a politica do hospital. É necessário um local de preparação reservado a estes produtos. É proibido fumar, comer e beber neste local.

Os manipuladores devem dispor de material apropriado à manipulação, nomeadamente batas de mangas compridas, máscaras de protecção, touca, óculos de protecção, luvas descartáveis esterilizadas, áreas de protecção da zona de trabalho, contentores e sacos de recolha de resíduos.

Os dejectos e o vómito devem ser manipulados com precaução.

As mulheres grávidas devem ser advertidas a evitar a manipulação de citotóxicos.

Qualquer material partido deve ser tratado com as mesmas precauções e deve ser considerado como um resíduo contaminado.

Os resíduos contaminados devem ser incinerados em contentores rígidos apropriados e devidamente identificados. Ver abaixo secção “Eliminação de resíduos”.

Em caso de contacto cutâneo com o concentrado para solução para perfusão ou a solução para perfusão, lavar imediata e abundamente com água.

Em caso de contacto de uma mucosa com o concentrado para solução para perfusão ou a solução para perfusão, lavar imediata e abundamente com água.

Precauções especiais de administração

- NÃO utilizar equipamento de injecção contendo alumínio. - NÃO administrar sem diluição.

- Apenas deve ser usada como diluente a solução de perfusão de glucose a 5%. NÃO diluir para perfusão com cloreto de sódio ou soluções contendo cloretos.

- NÃO misturar com outros medicamentos no mesmo saco de perfusão ou administrar em simultâneo pela mesma via de perfusão.

- NÃO misturar com medicamentos ou soluções alcalinas, em particular 5-fluorouracilo, preparações de ácido folínico contendo trometamol como excipiente e sais de trometamol de outras substâncias activas. Medicamentos ou soluções alcalinas afectam a estabilidade da oxaliplatina de uma forma negativa.

(10)

A oxaliplatina 85mg/m2, perfusão intravenosa em 250 a 500 ml de solução de glucose a 5% é administrada ao mesmo tempo que uma perfusão intravenosa de ácido folínico numa solução de glucose a 5%, durante 2 a 6 horas, usando um sistema em Y colocado imediatamente antes do local de perfusão.

Estes dois medicamentos não devem ser misturados no mesmo saco de perfusão. O ácido folínico não deve conter trometamol como excipiente e só deve ser diluído usando a solução isotónica de glucose a 5% e nunca soluções alcalinas, soluções de cloreto de sódio ou soluções contendo cloretos.

Instruções de uso com 5-fluorouracilo

A administração da oxaliplatina deve preceder sempre a administração das fluoropirimidinas, isto é 5-fluorouracilo.

Após administração da oxaliplatina, limpe a linha de perfusão e administre 5-fluorouracilo.

Para mais informação acerca da administração de outros medicamentos combinada com oxaliplatina, consulte o respectivo resumo das características do medicamento do fabricante.

Concentrado para solução para perfusão

Proceder a uma verificação visual antes da utilização. Somente as soluções límpidas sem partículas devem ser utilizadas.

Este medicamento só deve ser utilizado uma vez. Qualquer concentrado não utilizado deve ser rejeitado.

Diluição para perfusão intravenosa

Retirar a quantidade necessária de concentrado do(s) frasco(s) para injectáveis e proceder de seguida à diluição com 250 a 500 ml de solução de glucose a 5%, a fim de obter uma concentração de oxaliplatina entre 0,2 mg/ml e 0,7 mg/ml.

Administrar por perfusão intravenosa.

Proceder a uma verificação visual antes da utilização. Somente as soluções límpidas sem partículas devem ser utilizadas.

O medicamento só deve ser utilizado uma vez. Qualquer solução não utilizada deve ser rejeitada.

NUNCA utilizar uma solução de cloreto de sódio ou soluções contendo cloretos para a diluição.

(11)

A administração de oxaliplatina não necessita de pré-hidratação.

A oxaliplatina diluída em 250 a 500 ml de solução de glucose a 5% a fim de se obter uma concentração superior a 0,2 mg/ml deve ser perfundida quer por via venosa periférica, quer por via venosa central durante 2 a 6 horas. Se a oxaliplatina for administrada com 5-fluorouracilo, a perfusão da oxaliplatina tem de preceder a administração de 5

fluorouracilo.

Eliminação de resíduos

Todos os produtos não utilizados, bem como todo o material utilizado para a diluição e administração devem ser destruídos conforme os procedimentos padrão hospitalares relativos aos agentes citotóxicos e seguindo os requisitos locais em vigor para a eliminação de resíduos tóxicos.

Conservação Frasco fechado:

Conservar o frasco para injectáveis na embalagem exterior para proteger da luz. Não congelar.

Solução diluída:

Após diluição em glucose a 5%, foi demonstrada estabilidade química e física durante 48 horas quando conservada entre +2ºC e +8ºC e durante 24 horas quando conservada a +25ºC.

De um ponto de vista microbiológico, a solução para perfusão deve ser utilizada de imediato.

Se a solução não for usada de imediato, as condições e duração de conservação em uso antes da utilização são da responsabilidade do utilizador e não deverão exceder as 24 horas a uma temperatura compreendida entre +2ºC e +8ºC, a menos que a diluição tenha sido realizada em condições assépticas controladas e validadas.

Proceder a uma verificação visual antes da utilização. Apenas as soluções límpidas sem partículas podem ser utilizadas.

O medicamento deve ser utilizado apenas uma vez. A solução não utilizada deve ser eliminada.

Referências

Documentos relacionados

Vilela e Demajorovic (2013) dizem que a realização de um estudo dessa natureza tem como premissas fornecer uma imagem de quaisquer interações existentes com o meio ambiente

Conhecer os mecanismos de transporte de gases, através dos resíduos sólidos e na camada de solo, é de fundamental importância para o estudo de camadas de

Houveram diferenças significativas para todas as temperaturas: temperatura ambiente (Ta), temperatura do globo (Tg) e índice de estresse térmico (WBGT) entre os telhados

Constatou-se no presente estudo que os erros de prescrições foram desde a legibilidade até as variáveis analisadas, tanto quanto ao paciente, prescritor quanto

 Estimular os hábitos de higiene. Atividade 9: Após a chegada em sala a professora irá organizar os alunos em grupos de no máximo 3, distribuir as escovas e a pasta, para leva-los

tiram concluir que o modelo para a estimativa das vazões mínimas a partir da curva de recessão do escoamento subterrâneo e de dados pluviométricos apresentou um bom desempenho,

Os valores médios das variáveis produtivas peso vivo (PV), ganho de peso diário (GPD), conversão alimentar (CA) e taxa de mortalidade (TM), dos dois sistemas

Posições espaciais para alocação de sensores de umidade relativa do ar no interior do aviário isolado termicamente, para acionamento dos sistemas de acondicionamento