• Nenhum resultado encontrado

CÂMARA MUNICIPAL DE. GABINETE DO VEREADOR EULÓGÍO NETO Pra nossa gente ser feliz!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CÂMARA MUNICIPAL DE. GABINETE DO VEREADOR EULÓGÍO NETO Pra nossa gente ser feliz!"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

FORTALEZA

PROJETO DE LEI N°

GABINETE DO VEREADOR EULÓGÍO NETO

Pra nossa gente ser feliz!

2015

Dispõe sobre proibição do uso do Percloroetileno no processo de lavagem de roupas a seco, no âmbito do Município de Fortaleza, e dá outras providências.

A CÂMARA MUNICIPAL DE FORTALEZA APROVA:

Art. 1°. Fica proibido o uso de Percloroetileno no processo de lavagem de roupas a seco no âmbito do Município de Fortaleza

§ 1°. O descumprimento ao disposto na presente Lei ensejará multa de R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais), dobrada na reincidência.

§ 2°. A multa que trata o § 1° deste artigo será atualizada anualmente pela variação do índice de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA, apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, acumulada no exercício anterior, sendo que, no caso de extinção este índice, será adotado outro índice criado pela legislação federal e que reflita a perda do poder aquisitivo da moeda.

Art. 2°. A presente Lei poderá ser regu amentada, no que couber, no prazo de 90 (noventa) dias a contar da data de sua publicação.

Art. 3°. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

DEPARTAMENTO LEGISLTIVO DA CÂMARA MUNICIPAL DE FORTALEZA,

Em de de 2015.

RECEBIDO

VEREADOR L D E R DO PSC

;.-*'-1 FORTALEZA G.ib.nt-te .:: ';i Bulcão, 8.50 - Patnoimo Ribeiro -one i85) 3444.83Í.5 / 892.20111 - Ki. etjook' /fulogioNeto

(2)

JUSTIFICATIVA

O Percloroetileno, mais conhecido como Tetracloroeteno e como desengraxante de metais, é um composto químico largamente utilizado na limpeza a seco e altamente tóxico devido sua volatilidade, sendo a inalação a principal via de exposição.

Utilizado na lavagem a seco pelas lavanderias espalhadas pela cidade de Fortaleza, seu uso é controlado pela Resolução RDC 161 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária -AKMSA.

Segundo a ANVISA, a International Agency for Research on Câncer (IARC), órgão com sede na Europa e reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Percloroetileno pode causar câncer, razão porque a Resolução da ANVISA, ciente dos eventuais riscos na utilização do Percloroetileno, obrigou as lavanderias a instalarem equipamentos de lavagem a seco, fechados hermeticamente de modo a controlar tal volatilidade.

Outra recomendação da ANVISA é a de que, lavanderias instaladas em Shoppings Centeis, Hipermercados e outros, devem instalar filtros de carvão ativado, de modo a garantir o controle de emissões.

A Resolução ainda aponta para a necessidade de aferir trimestralmente as amostras das emissões de modo a garantir a qualidade de saúde ambiental dos trabalhadores do setor.

O Decreto Federal n° 5.098, de 03 de Junho de 2004, que dispõe sobre a criação do Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos - P2R2, e dá outras providências, em seu artigo 6° estabelece "... que promover o desenvolvimento, implantação, atualização, padronização e acesso ao sistema de informações do P2R2 e apoiar os Estados, o Distrito Federal e os Municípios nesse sentido. ".

C i'.'i í A MlMK.IW O!

(3)

FORTALEZA

GABINETE DO VEREADOR EULÓGIO NETO

Pra nossa gente ser feliz!

Considerando que a gestão pública municipal tem interesse nas práticas sustentáveis, há a necessidade de redução de riscos ambientais em nossa cidade, incorporando as premissas do Decreto Federal de prevenção á poluição.

Outras técnicas de lavagem a seco com outros produtos menos nocivos à saúde ambiental estão disponíveis, de modo a ajustar o setor de lavanderia a seco à modalidade sustentável.

A Associação de Combate aos Poluentes Persistentes já se manifestou contrária ao uso do Percloroetileno, e o banimento do seu uso nos sistemas de lavagens a seco deve ser apreciada por esta Casa parlamentar, de modo a estender as garantias à manutenção da saúde e prevenção de riscos.

O projeto intenta preservar a saúde da população, uma vez que o produto em tela, dependendo do nível de exposição, pode causar câncer.

Com efeito, o Município possui competência legislativa para editar normas que versem sobre produção e consumo e proteção da saúde (art. 30, II c/c art. 24, V e XII da Constituição Federal; art. 8°, II, da Lei Orgânica do Município), desde que vise suplementar a legislação federal e estadual no que couber, respeitando-se os limites do predominante interesse local.

Vale dizer, ademais, que o Município também possui competência para regrar as atividades económicas desenvolvidas em seu território, nos termos do art. 8° da Lei Orgânica,

'Art. 8°. Compete ao Município: (....)

IX - ordenar as atividades urbanas, fixando horário e condições de funcionamento de estabelecimentos industriais, comerciais, empresas prestadoras de serviços e similares;

Cn.:m Mutuo™ o[ FORTALEZA

(4)

O Código de Defesa do Consumidor, em seu art. 55, autorizou expressamente os Municípios, com base no interesse loca! que a matéria apresenta, a atuarem no campo de defesa do consumidor, assim dispondo:

"Art. 55. A União, os Estados e o Distrito Federal, em caráter concorrente e nas suas respectivas áreas de atuação administrativa, baixarão normas relativas à produção, industrialização, distribuição e consumo de produtos e serviços."

"§ 1° A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios fiscalizarão e controlarão a produção, industrialização, distribuição, a publicidade de produtos e serviços e o mercado de consumo, no interesse da preservação da vida, da saúde, da segurança, da informação e do bem-estar do consumidor, baixando as normas que se fizerem necessárias."

Portanto, corn vistas à defesa da vida, da saúde, da segurança, da informação e do bem-estar do consumidor, pode o Município regrar e controlar a atividade económica exercida em seu território.

O projelo encontra fundamento, ainda, no Poder de Polícia do Município, poder inerente à Administração Municipal para restringir ou limitar direitos em benefício da coletividade, cuja definição nos é dada pelo art. 78 do Código Tributário Nacional:

"Art. 78 - Considera-se poder de polícia a atividade da Administração Pública que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão de interesse público concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina da produção e do mercado, ao exercício de atividades económicas dependentes de concessão ou autorização do Poder Público, à tranquilidade pública ou ao

respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos".

Segundo ensina Celso António Bandeira de Mello, "pelo poder, de polícia o Estado, mediante lei, condiciona, limita, o exercício da liberdade e da propriedade dos administrados, a firn de compatibiiizá-las com o bem-estar social. Daí que a Administração fica incumbida de desenvolver certa atividade destinada a assegurar que a atuação dos

Cai.lAlA M U N Kl PAI O f

(5)

FORTALEZA

GABINETE DO VEREADOR EULÓGIO NETO Pra nossa gente ser feliz!

particulares se mantenha consoante com as exigências legais, o que pressupõe a prática de atos, ora preventivos, ora fiscalizadores e ora repressivos" (in Curso de Direito Administrativo, Ed. Malheiros, 5a ed., pág. 353).

Observe-se, ademais, que não se trata de interferência estatal indevida no âmbito da atividade económica, visto que a Constituição Federal no art 170, V, ao lado da consagração do principio da livre iniciativa (artigos 1°, inciso IV e 170, inciso V), elegeu a defesa do consumidor como um dos limites a serem observados no desenvolvimento de atividades económicas, uma vez que na composição entre esses princípios e regras há de ser preservado o interesse da coletividade.

Portanto, em face do exposto, pode-se concluir que o presente projeto tem mérito e amparo legal para ser aprovado nesta Casa.

DEPARTAMENTO LEGISLTIVO DA CÂMARA MUNICIPAL DE FORTALEZA, Em de de 2015.

EULÓGIO NETO

VEREADOR LÍDER DO PSC

ciM^Mwiojvm* Rua Dr Thompson Bulcão. 830 - Patnolmo Ribeiro - Fortaliva-CF - CEP 60810-460 FORTALEZA Gdbmote 22 Fone: (85) 3444.8355 / 892.20111 - Fo«.erjook: /EuiogioNeto TííipMtuLftGir.Miio L-mail: gab.eulocjio(a)gmail,com - Site www.eulogioneto.com br

Referências

Documentos relacionados

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

Tendo como parâmetros para análise dos dados, a comparação entre monta natural (MN) e inseminação artificial (IA) em relação ao número de concepções e

Quando contratados, conforme valores dispostos no Anexo I, converter dados para uso pelos aplicativos, instalar os aplicativos objeto deste contrato, treinar os servidores

Apesar do glicerol ter, também, efeito tóxico sobre a célula, ele tem sido o crioprotetor mais utilizado em protocolos de congelação do sêmen suíno (TONIOLLI

Convênio de colaboração entre o Conselho Geral do Poder Judiciário, a Vice- Presidência e o Conselho da Presidência, as Administrações Públicas e Justiça, O Ministério Público

QUANDO TIVER BANHEIRA LIGADA À CAIXA SIFONADA É CONVENIENTE ADOTAR A SAÍDA DA CAIXA SIFONADA COM DIÂMTRO DE 75 mm, PARA EVITAR O TRANSBORDAMENTO DA ESPUMA FORMADA DENTRO DA

Este banho é apenas o banho introdutório para outros banhos ritualísticos, isto é, depois do banho de descarrego, faz-se necessário tomar um outro