• Nenhum resultado encontrado

a) apenas I está correta. b) apenas II está correta. c) apenas III está correta. d) I e III estão corretas. e) I, II e III estão corretas.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "a) apenas I está correta. b) apenas II está correta. c) apenas III está correta. d) I e III estão corretas. e) I, II e III estão corretas."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

01

Em 2001, a cidade de São Paulo foi palco da exposição pioneira "A Arte no Egito no Tempo dos Faraós". Pela primeira vez foram expostas no Brasil 56 peças da milenar civilização do Egito Antigo, trazidas diretamente do acervo do Museu do Louvre, de Paris. Assim, os brasileiros tiveram oportunidade de visualizar um panorama de 3.000 anos de arte de uma das primeiras civilizações da história.

Considere as seguintes afirmativas sobre o Egito Antigo, sua história e sua religião.

I Inserido no contexto do Modo de Produção Asiático, o Egito antigo conviveu com as outras civilizações localizadas nas proximidades do Mediterrâneo Oriental consideradas as primeiras da história, como as que se desenvolveram na Mesopotâmia e na Palestina, além de fenícios e persas.

II A religião egípcia, como todas as outras religiões antigas, caracteriza-se pelo monoteísmo, apresentando Deus como um ser com os vícios e virtudes dos homens, porém muito mais sábio e com a magia que o torna muito mais poderoso.

III O estudo da história egípcia nos tempos modernos começou com a descoberta da pedra de Rosetta e a interpretação dos hieróglifos pelo historiador francês Jean François Champollion (1790-1832), que em 1826 pediu ao rei Carlos X, da França, para começar uma coleção de antiguidades egípcias no Louvre, que hoje conta com mais de 60 mil itens.

Das afirmativas acima, pode-se dizer que

a)

apenas I está correta.

b)

apenas II está correta.

c)

apenas III está correta.

d)

I e III estão corretas.

e)

I, II e III estão corretas. 02

Relacione os deuses da mitologia grega, indicados na Coluna A, às características que os identificam, listadas na Coluna B.

COLUNA A COLUNA B

1 Afrodite ( ) Deusa da fertilidade, das frutas e das colheitas. 2 Ártemis ( ) Deus dos oceanos e das águas.

3 Deméter ( ) Deusa da lua e da caça, protetora dos animais e das crianças. 4 Possêidon ( ) Deusa da beleza e do amor.

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente os parênteses, de cima para baixo. a) 1, 2, 3, 4

b) 3, 4, 2, 1 c) 4, 3, 2, 1

d)

2, 4, 1, 3 e) 3, 4, 1, 2

(2)

A servidão e a vassalagem constituem as duas instituições fundamentais do sistema feudal, tal como ele se formou e se desenvolveu na Idade Média Ocidental.

Considere as seguintes afirmativas sobre a origem e o funcionamento da servidão e da vassalagem. I A servidão consistia no vínculo do camponês à propriedade e na sua submissão aos

senhores feudais, consubstanciada no pagamento de tributos e obrigações.

II A origem da servidão remonta à crise do escravismo antigo, ocorrida na fase final do Império Romano (séculos III-V), quando gradualmente o trabalho escravo foi substituído pelo colonato (exploração do trabalho em troca de subsistência e proteção militar).

III Originária das relações militares germânicas baseadas na lealdade pessoal (“comitatus”), a vassalagem era um vínculo entre nobres em que um deles (o suserano) concedia um feudo a outro (o vassalo), que, em troca, devia prestar-lhe ajuda militar (“auxilium”) e participar dos tribunais feudais (“concilium”), entre outras obrigações (que poderiam incluir, por exemplo, o pagamento do resgate do suserano, se ele fosse capturado em guerra).

Das afirmativas acima, pode-se dizer que

a)

apenas I está correta.

b)

apenas II está correta.

c)

I e II estão corretas.

d)

II e III estão corretas.

e)

I, II e III estão corretas. 04

Relacione os países, indicados na Coluna A, às peculiaridades da colonização europeia no Novo Mundo, listadas na Coluna B.

COLUNA A COLUNA B

1 2

Espanha França

( ) Não respeitava o tratado de Tordesilhas. Foi o primeiro país a fazer uma tentativa séria de colonização no Canadá.

3

4 InglaterraPortugal ( ) Seus filhos nascidos na América tinham situação social inferior à dos nascidos no país de origem. ( ) Inicialmente, mandou algumas expedições exploratórias para conhecer as possibilidades da terra. Somente com o declínio do comércio de especiarias, passou a cultivar suas terras na América. ( ) Sua colonização teve caráter ocupacional. Buscava terras, liberdade

religiosa e política, além do enaltecimento nacional.

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente os parênteses, de cima para baixo. a) 2, 1, 4, 3

b) 1, 2, 3, 4 c) 4, 3, 2, 1 d) 3, 1, 4, 2 e) 2, 4, 1, 3

(3)

Considere as seguintes afirmativas sobre semelhanças e diferenças da escravidão na Antiguidade e na Idade Moderna.

I Tanto na Antiguidade como na Idade Moderna, a escravidão era uma forma de trabalho compulsório; o proprietário de um escravo podia dele dispor como se fosse um objeto que poderia ser comprado, vendido e mesmo destruído. Foi uma forma de trabalho largamente utilizada para tarefas pesadas e para os trabalhos que, de uma maneira geral, os homens livres se recusavam a realizar.

II Tanto na Antiguidade como na Idade Moderna, foi comum a escravidão por dívidas e a submissão de povos derrotados em guerra.

III Na Idade Moderna, a escravidão esteve associada aos desdobramentos das Grandes Navegações, que levaram à ocupação e à valorização econômica de terras recém-descobertas. Em muitas dessas áreas, os nativos foram submetidos à escravidão, e as populações negras da África entraram nesse circuito.

Das afirmativas acima, pode-se dizer que

a)

apenas I está correta.

b)

apenas II está correta.

c)

I e III estão corretas.

d)

II e III estão corretas.

e)

I, II e III estão corretas. 06

Sobre as civilizações indígenas americanas no momento da conquista europeia, podemos afirmar que

a)

somente maias e tupis foram escravizados e tiveram sua cultura destruída no processo de conquista e colonização da América.

b)

cheienes, cheroquis e dakotas ocupavam várias regiões na América do Norte e foram exterminados pela colonização francesa na sua marcha expansionista, que resultou na dominação das terras do atual Estados Unidos.

c)

tupis, jês e caraíbas ocupavam praticamente toda a região do atual território brasileiro e foram caçados e transformados em escravos pelos senhores espanhóis e holandeses.

d)

os indígenas brasileiros tupis e jês foram exterminados no processo da conquista portuguesa, sendo possível seu conhecimento apenas pela arqueologia.

e)

maias, astecas e incas, que viviam na América Central, vale do México e região andina, foram dominados pelos espanhóis no século XVI, perdendo a autonomia e o controle sobre sua sofisticada organização sociocultural e política.

(4)

A Revolução Francesa, ocorrida no período de 1789 a 1799, teve um grande significado histórico não só para a França, mas para todo o mundo ocidental.

Analise a veracidade (V) ou a falsidade (F) das proposições abaixo, sobre as principais transformações decorrentes da Revolução Francesa.

( ) Reforçou o predomínio dos valores aristocráticos da nobreza, o respeito à tradição, a educação controlada pela Igreja e pelo Estado.

( ) Colaborou com o surgimento de uma nova prática política, como governantes submetidos às leis da Constituição e a separação em três poderes.

( ) Difundiu os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade por todo mundo ocidental, da Europa às Américas.

Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo. a) F – V – V b) V – V – V c) V – V – F d) V – F – F e) F – F – V 08

O historiador inglês Eric J. Hobsbawm denominou o período do final da Segunda Guerra (1945) até 1973 como a Era de Ouro do Capitalismo, pois correspondeu à época em que os países capitalistas registraram o mais estável crescimento da história.

Considere as seguintes afirmativas sobre as principais características que marcaram esse período. I Na Europa Ocidental, governos conservadores promoveram importantes reformas,

diminuindo as desigualdades sociais e a pobreza, através do Welfare State (Estado do bem-estar social).

II Em 1950, a riqueza dos Estados Unidos era o dobro da soma das riquezas das quatro maiores potências europeias: Grã-Bretanha, França, Itália e Alemanha. A indústria norte-americana era a mais forte de todas, e o dólar era a moeda do mundo.

III O Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial, criados no final da Segunda Guerra para regulamentar movimentos de capitais na economia mundial, tinham nos Estados Unidos seu principal acionista.

Das afirmativas acima, pode-se dizer que

a)

apenas I está correta.

b)

apenas II está correta.

c)

I e III estão corretas.

d)

II e III estão corretas.

(5)

Terminada a Segunda Guerra Mundial, o mundo descobriu horrorizado o assassinato de 6 milhões de judeus em campos de extermínio nazistas. O fato comoveu a opinião pública mundial e fortaleceu a ideia de criar um Estado judeu na Palestina.

Analise a veracidade (V) ou a falsidade (F) das proposições abaixo, sobre a criação do Estado de Israel. ( ) Em 1947, a Assembleia Geral da ONU, presidida pelo brasileiro Oswaldo Aranha, decidiu

realizar a partilha da Palestina em dois Estados: um judeu e outro árabe.

( ) Em 1948, os judeus, liderados por David Ben Gurion, fundaram o Estado de Israel. O Estado árabe previsto no plano não foi constituído, e os palestinos lutam até hoje para ter seu Estado.

( ) Os países árabes reagiram à criação do Estado de Israel, atacando-o militarmente. Com a ajuda financeira e militar recebida de outras partes do mundo, Israel passou à ofensiva. Em 1948, venceu a primeira de uma série de conflitos e, com o passar do tempo, ocupou cerca de 75% do território reservado aos árabes no plano de partilha da ONU.

Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo. a) V – F – V b) F – V – V c) V – V – V d) F – F – V e) F – F – F 10

Considere as seguintes afirmativas em relação à História do Brasil recente.

I Eleição de Luis Inácio Lula da Silva, após concorrer à Presidência do Brasil por quatro vezes. II Promulgação da atual Constituição Federal, conhecida como “Constituição Cidadã”.

III Impeachement (impedimento) do presidente Fernando Collor de Mello.

IV Lançamento do Plano Real, cujos principais objetivos eram a estabilidade da moeda e a continuidade do processo de abertura econômica.

Assinale a alternativa que apresenta, de forma correta, a ordenação desses fatos, desde o mais antigo ao mais moderno.

a)

IV, II, III, I

b)

II, III, IV, I

c)

III, I, II, IV

d)

II, IV, III, I e) III, I, IV, II

Referências

Documentos relacionados

1º - Ficam aprovados os Termos de Doação de Bens celebrados entre o IEPRO e a FUNECE, conforme anexo único, parte integrante desta resolução. 2º - Esta Resolução

[r]

À essa descrição do cenário, Lovecraft acrescenta uma descrição peculiar da população de Dunwich, com vistas a suscitar no leitor um sentimento de repulsa em

Corrosivo para os metais (Categoria 1) Toxicidade aguda, Oral (Categoria 5) Corrosão cutânea (Categoria 1A) Lesões oculares graves (Categoria

Mediante a falta de informações sobre o comportamento e eficiência de WC`s no tratamento de RS em nível nacional, este estudo teve como objetivo avaliar o uso de uma WC de

Angiographic findings and clinical correlates in patients with cardiogenic shock complicating acute myo- cardial infarction: a report from the SHOCK Trial

encaminhar os documentos relativos à rescisão contratual destes. É de responsabilidade da contratada promover treinamentos e cursos periódicos pertinentes à segurança do

Além disso, em relação à afirmação do Estado de que os beneficiários das medidas provisórias se restringiriam a 18 socioeducandos que se encontravam na UNIS