• Nenhum resultado encontrado

I II III a) artéria capilar Veia b) artéria Veia Capilar c) Artéria Veia Artéria d) Veia Capilar Artéria e) Veia Artéria capilar

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "I II III a) artéria capilar Veia b) artéria Veia Capilar c) Artéria Veia Artéria d) Veia Capilar Artéria e) Veia Artéria capilar"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

BIOEXERCÍCIOS FISIOLOGIA HUMANA SISTEMA CARDIORESPIRATÓRIO

01) (FUVEST-2007) As figuras abaixo ilustram um experimento realizado por William Harvey, cientista inglês do século XVII, que desvendou aspectos importantes da circulação sanguínea humana. Harvey colocou um torniquete no braço de uma pessoa, o que fez certos vasos sanguíneos tornarem-se salientes e com pequenas protuberâncias globosas (Fig. 1). Ele pressionou um vaso em um ponto próximo a uma protuberância e deslizou o dedo em direção à mão (de O para H na Fig. 2) de modo a espremer o sangue. O vaso permaneceu vazio de sangue entre O e H, enquanto a pressão sobre esse último ponto foi mantida.

a) 1. Que vasos sanguíneos estão mostrados nos desenhos do experimento de Harvey?

a) 2. Por que eles se tornaram salientes com a colocação do torniquete?

b) Por que o vaso permaneceu vazio, entre a protuberância O e o ponto H, enquanto a pressão sobre esse último ponto foi mantida?

02) (FUVEST-2007 1ª Fase) O gráfico abaixo mostra a variação na pressão sanguínea e na velocidade do sangue em diferentes vasos do sistema circulatório humano.

Qual das alternativas correlaciona corretamente as regiões I, II e III do gráfico com o tipo de vaso sanguíneo?

I II III

a) artéria capilar Veia b) artéria Veia Capilar c) Artéria Veia Artéria d) Veia Capilar Artéria e) Veia Artéria capilar

03)(MACK-2007) Num infarto, células do músculo cardíaco morrem. Em casos mais graves, há necessidade da colocação de uma ponte de safena. Esse procedimento consiste:

a) na colocação de um fragmento de um vaso retirado da perna no coração para que o sangue volte a circular.

b) na substituição de parte da arteira aorta, diminuindo a pressão com que o sangue sai do coração.

c) no transplante de células retiradas do músculo da perna, que substituirão a parte morta do músculo cardíaco.

d) na implantação de um dispositivo que aumente o diâmetro dos vasos que trazem sangue ao coração. e) na colocação de uma válvula artificial para impedir o refluxo de sangue do ventrículo para o átrio.

04) (PUC-Minas -2007) O gráfico apresenta os resultados da medida de gás carbônico (CO2) liberado por dois diferentes animais

(A e B), em função da temperatura ambiental a que foram submetidos.

Analisando os resultados de acordo com seus conhecimentos, assinale a afirmativa INCORRETA. a) O animal B é classificado como ectotérmico, e seu metabolismo se beneficia do aumento da temperatura ambiental dentro de determinados limites.

b) O organismo do animal A trabalha para que sua temperatura corporal se mantenha a despeito da variação da temperatura ambiental.

(2)

c) O animal B aumenta a liberação de CO2 como forma de perder calor e melhor se adaptar ao aumento da temperatura.

d) Em baixas temperaturas, o animal A normalmente apresenta maior consumo de nutrientes do que o animal B.

05) (PUC-Minas -2007) Precisamos respirar a cada minuto de nossas vidas, mas não nos preocupamos com a nossa necessidade de respirar e nem mesmo pensamos sobre isso freqüentemente.

Sobre esse assunto, assinale a afirmativa INCORRETA.

a) Respirar é uma função controlada pelo sistema nervoso, podendo ser afetada pelo sistema endócrino.

b) O aumento da freqüência respiratória normalmente está acompanhado pelo aumento da taxa circulatória.

c) A hematose é um processo contínuo podendo ser favorecida pelo aumento da freqüência respiratória.

d) O padrão de respiração ajusta-se facilmente em coordenação com outras atividades, como falar e comer.

06) O termo "aterosclerose" (Gr. atheros-papa) foi criado por Marchand, em 1904, para descrever a esclerose (endurecimento) arterial, que era acompanhada de depósitos gordurosos nas artérias. De todas as formas de esclerose arterial, a aterosclerose é a mais importante, posto que as placas fibroateromatosas,

que a caracterizam, podem levar à oclusão (fechamento ou entupimento) do vaso e à instalação de várias síndromes graves, como o infarto do miocárdio, má circulação cerebral e gangrena de membros inferiores.

Sobre as artérias e os processos mencionados, é INCORRETO afirmar:

a) A artéria coronária alimenta o músculo cardíaco e lhe fornece sangue arterial, mesmo de seu lado direito.

b) Toda artéria conduz sangue arterial impulsionado pela contração cardíaca e direcionado pelas válvulas cardíacas.

c) A perda de elasticidade das artérias pode acarretar alterações na pressão mínima e máxima e sobrecarregar o coração.

d) É considerado fator favorecedor da aterosclerose o excesso de partículas LDL, que transportam grandes quantidades de colesterol no plasma sangüíneo.

07) (PUC - RIO 2007) Quando sobem montanhas muito altas, indivíduos, principalmente aqueles com pressão sanguínea alta e que vivem no nível do mar, apresentam sangramento no nariz. Isto é causado pelo rompimento de pequenos vasos sanguíneos na mucosa nasal. Esta ruptura de vasos sanguíneos nesta situação é causada por: a) aumento da pressão externa do ambiente em relação à pressão sanguínea do corpo.

b) diminuição da concentração de oxigênio atmosférico em grandes altitudes.

c) aumento da concentração de oxigênio atmosférico em grandes altitudes.

d) diminuição da pressão externa do ambiente em relação à pressão sanguínea do corpo.

e) aumento da concentração de gás carbônico atmosférico em grandes altitudes.

08) (UEL-2007) Assinale a alternativa correta. Na pequena circulação ou circulação pulmonar dos mamíferos, o sangue oxigenado flui:

a) Do ventrículo esquerdo do coração para os pulmões através das artérias pulmonares.

b) Do ventrículo direito do coração para os pulmões através das artérias pulmonares.

c) Dos pulmões ao átrio direito do coração através das veias pulmonares.

d) Dos pulmões ao átrio esquerdo do coração através das veias pulmonares.

e) Dos pulmões ao ventrículo direito do coração através das artérias brônquicas.

09) (UFPA) A respiração é o mecanismo que permite aos seres vivos extraírem a energia química armazenada nos alimentos e a sua utilização nas diversas atividades metabólicas do organismo . Uma das etapas desse processo engloba o mecanismo de trocas gasosas entre as células e o meio ambiente.

Sobre esse aspecto, responda;

a) Nos organismos mais simples como esponjas , os celenterados , os platelmintos e os asquelmintos , onde e como ocorre as trocas gasosas ?

b) Nos mamíferos , inclusive o homem , em que estrutura pulmonar ocorre as trocas gasosas ? Explique como se processa esse fenômeno.

10) Examine as afirmativas abaixo, relativas à respiração humana:

I - Ela é responsável pela absorção de oxigênio (O2) e liberação de gás carbônico (CO2) . II - O feto humano respira através de brânquias enquanto está na bolsa amniótica e, a partir do oitavo mês, as brânquias se transformam em

(3)

pulmões.

III - O sangue se utiliza dos glóbulos brancos para transportar o oxigênio, pois estes aumentam bastante a capacidade do sangue de transportar gases.

IV - O ar penetra pelo nariz e passa pela faringe, laringe, traquéia, brônquios, bronquíolos e alvéolos, onde se dá a troca dos gases. Estão corretas somente as afirmativas:

a) I e II b) II e III c) I e IV d) I, III e IV e) II, III e IV

11) A respiração é a troca de gases do organismo com o ambiente. Nela o ar entra e sai dos pulmões graças à contração do diafragma. Considere as seguintes etapas do processo respiratório no homem:

I - Durante a inspiração, o diafragma se contrai e desce aumentando o volume da caixa toráxica. I - Quando a pressão interna na caixa toráxica diminui e se torna menor que a pressão do ar atmosférico, o ar penetra nos pulmões.

III - Durante a expiração, o volume toráxico aumenta, e a pressão interna se torna menor que a pressão do ar atmosférico.

IV - Quando o diafragma relaxa, ele reduz o volume toráxico e empurra o ar usado para fora dos pulmões.

Assinale as opções corretas: a) I e II.

b) II, III e IV. c) I, II e III. d) I, II e IV. e) Todas.

12) (UFPA-PSS3/2004) A prática de um exercício extenuante altera os níveis fisiológicos normais do organismo. Nos seres humanos, pode ocorrer uma elevação de até 2.000% na taxa metabólica de um corredor de maratona. Quando nos exercitamos, as células musculares passam a respirar mais, produzindo, assim, maior quantidade de energia para a contração dos músculos. Este aumento metabólico leva a um aumento do ritmo respiratório e o indivíduo fica ofegante.

Explique como o aumento da respiração celular atua na regulação do ritmo respiratório.

13) (FUVEST 2000 - 2a Fase) Em condições normais, nem todo o gás oxigênio transportado pelo sangue é liberado nos tecidos corporais; um pouco dele continua retido nas moléculas de hemoglobina.

No entanto, um aumento da temperatura ou uma queda do pH faz com que a hemoglobina libere uma quantidade adicional de gás oxigênio.

a) Explique a relação entre atividade muscular e aumento de temperatura.

b) Explique a relação entre atividade muscular e queda de pH.

c) Explique de que maneira o comportamento da hemoglobina, descrito no texto, pode ser benéfico para músculos em atividade intensa.

14) Em um caso surpreendente de um paciente que tomava soro via parenteral, a agulha de soro desprendeu-se e, após ter percorrido os vasos sangüíneos, o coração e a artéria pulmonar, foi encontrada alojada no pulmão. Considere o esquema abaixo e apenas o trajeto da agulha no coração para responder os itens:

a)Cite o número e o nome da cavidade cardíaca pela qual a agulha passou primeiro:

b)Cite o número e o nome da válvula pela qual a agulha passou para o ventrículo:

c)Cite o nome da contração ventricular que, ao bombear o sangue, possibilitou a passagem da agulha ao pulmão:

d)No trajeto da agulha, qual foi o papel da estrutura indicada pelo número VIII?

15) (UFRA-2004) A contração e descontração das aurículas e ventrículos do coração constituem o que se chama de ciclo cardíaco. Assinale o(s) vaso(s) que chega(m) à aurícula direita do coração humano:

a) artéria pulmonar

b) artéria pulmonar e veia pulmonar c) veias cava inferior e superior d) veias pulmonares

e) veias coronárias

16) (UNICENTRO) O esquema mostra o coração humano em vista frontal.

(4)

A partir da análise da ilustração, em relação à circulação no homem, pode-se afirmar:

a) O sangue, impulsionado pela contração do ventrículo esquerdo, segue para os pulmões através do vaso indicado por 1.

b) A sístole atrial e a sístole ventricular ocorrem simultaneamente no ciclo cardíaco.

c) O sangue proveniente dos pulmões chega ao coração

através da artéria pulmonar, representada por 2. d) A sístole ventricular promove a abertura das válvulas

atrioventriculares, favorecendo o retorno do sangue aos

átrios.

e) O sangue, pela circulação sistêmica, chega ao coração

pelas veias cavas, representadas por 3.

18) (FUVEST/2002) Algumas crianças nascem com um defeito no coração denominado comunicação interventricular, ou seja, uma comunicação entre os dois ventrículos.

a) Faça um esquema do coração humano, indicando suas câmaras e como normalmente elas se comunicam. Represente nele a comunicação interventricular.

b) Que conseqüência imediata o defeito traz para a circulação sangüínea da criança?

c) Qual grupo de vertebrados tem a estrutura normal do coração semelhante à de um coração humano com a comunicação interventricular?

19) (FUVEST/2004) A figura abaixo esquematiza o coração de um mamífero.

a) Em qual das câmaras do coração, identificadas por A, B, C e D, chega o sangue rico em gás oxigênio?

b) Em qual dessas câmaras chega o sangue rico em gás carbônico?

c) Qual dos vasos, identificados por I, II, III e IV, leva sangue do coração para os pulmões?

d) Qual desses vasos traz sangue dos pulmões? 20) (FUVEST/2004) Na figura, as curvas mostram a variação da quantidade relativa de gás oxigênio (O2) ligado à hemoglobina humana em função da pressão parcial de O2 (PO2), em pH 7,2 e pH 7,4. Por exemplo, a uma PO2 de 104 mm Hg em pH 7,4, como a encontrada nos pulmões, a hemoglobina está com uma saturação de O2 de cerca de 98%.

a) Qual é o efeito do abaixamento do pH, de 7,4 para 7,2, sobre a

capacidade de a hemoglobina se ligar ao gás oxigênio?

(5)

b) Qual é a porcentagem de saturação da hemoglobina por O2, em um tecido com alta atividade metabólica, em que a PO2 do sangue é de 14 mm Hg e o pH 7,2, devido à maior concentração de gás carbônico (CO2)?

c) Que processo celular é o principal responsável pelo abaixamento do pH do sangue nos tecidos com alta atividade metabólica?

d) Que efeito benéfico, para as células, tem o pH mais baixo do sangue que banha os tecidos com alta atividade metabólica?

21) Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto referente ao esquema abaixo, que representa a pequena circulação.

O vaso sangüíneo de número 1 chama-se ___________ e transporta sangue _________ O vaso sangüíneo de número 2 chama-se ___________ e transporta sangue ___________ a) artéria aorta - arterial - veia pulmonar - venoso b) artéria pulmonar - arterial - veia pulmonar - venoso

c) veia cava - venoso - artéria aorta - arterial

d) veia pulmonar - arterial - artéria pulmonar - venoso

e) veia cava - venoso - artéria pulmonar – arterial 22) -(UNESP) A figura refere-se a um esquema simplificado do sistema circulatório de um mamífero.

De acordo com o esquema, é correto afirmar que: a. a estrutura I representa a artéria aorta, que conduz sangue arterial a partir do ventrículo direito do coração.

b. a estrutura II representa as veias cavas, que transportam sangue venoso ao átrio direito.

c. a estrutura III indica as veias pulmonares, que conduzem sangue venoso a partir do ventrículo direito.

d. a estrutura IV refere-se à artéria pulmonar, que leva sangue arterial ao átrio esquerdo.

e. nas estruturas I e II as taxas de O2 e CO2 sofrem profundas alterações, quando o sangue passa pelo coração, e este fenômeno denomina-se hematose. 23) Durante o almoço, Guilherme observou que a garçonete que trabalhava no restaurante estava grávida e usava meias elásticas. O professor falou que talvez fosse recomendação do médico para evitar que as pernas ficassem inchadas. As meias diminuem o inchaço nas pernas porque:

a) reduzem o funcionamento das válvulas venosas. b) ajudam a passagem de sangue nas artérias. c) facilitam o retorno de sangue para o coração. d) diminuem a chegada de sangue nas pernas. 24) (Unitau) Em relação ao sistema circulatório humano, são feitas as seguintes afirmativas:

I - No coração, o sangue que penetra na aurícula esquerda é arterial e chega através das veias pulmonares.

II - O coração envia sangue venoso aos pulmões através das artérias pulmonares, que saem do ventrículo esquerdo.

III - Através da artéria aorta, o sangue chega ao ventrículo esquerdo de onde é distribuído para todo o corpo.

(6)

a) todas são verdadeiras.

b) somente I e II são verdadeiras. c) somente II e III são verdadeiras. d) somente I é verdadeira.

e) somente II é verdadeira.

25) (Unesp) Considere o coração de um mamífero, por exemplo, o do homem.

a) Qual das quatro cavidades apresenta parede mais espessa?

b) Por quê?

26) (Cesgranrio) Ao observarmos a circulação humana, quando comparamos artérias e veias, podemos afirmar que:

a) veias conduzem sempre sangue carbonado, assim como as artérias sempre possuem sangue oxigenado.

b) veias levam sangue do coração para os tecidos, e as artérias trazem sangue dos tecidos para o coração.

c) artérias e veias apresentam grande número de válvulas que impedem o retorno do sangue ao coração.

d) o grau de elasticidade do tecido muscular liso presente em artérias e veias é o mesmo.

e) a pressão do sangue nas veias é mais baixa que nas artérias.

27) (Ufmg) Observe o esquema que se refere ao sistema cárdio-respiratório de um determinado animal.

Com base nesse esquema e em seus conhecimentos sobre o assunto, pode-se afirmar que

a) a estrutura 3 é característica de animais de circulação fechada.

b) a estrutura 6 representa uma artéria e, junto com 7 participa da grande circulação.

c) a função de 2 é realizada pela bexiga natatória no tubarão.

d) o órgão 1 é típico de répteis.

e ) o teor de O em 4 ma ior do que em 5.

28) (Ufpe) Com relação à circulação humana, analise as afirmativas a seguir e assinale a opção correta:

I) O sangue venoso, que contém o dióxido de carbono excretado pelas diversas células do organismo, passa pelo coração e, circulando por veias, vai até os pulmões.

II) Substâncias não utilizadas pelas células e que podem prejudicar o organismo quando acumuladas, passam para o sangue e são eliminadas pelos rins e pulmões.

III) A nível dos alvéolos pulmonares, o dióxido de carbono é liberado e o oxigênio absorvido pelo sangue. O sangue arterial volta ao coração circulando por veias e daí é bombeado para todo o corpo via artérias.

a) Todas estão corretas. b) Apenas a I está correta. c) Apenas a I é falsa. d) Estão corretas a I e II. e) Todas são falsas.

29) (Mackenzie) Um estudante observou que um determinado vaso sangüíneo apresentava paredes espessas e que o sangue que circulava em seu interior era de um vermelho escuro. Podemos afirmar corretamente que o

vaso em questão era a:

a) veia pulmonar, que leva sangue venoso do coração para o pulmão.

b) veia cava, que traz sangue venoso do corpo em direção ao coração.

c) veia pulmonar, que leva sangue arterial do pulmão para o coração.

d) artéria pulmonar, que leva sangue venoso do coração para o pulmão.

e) artéria pulmonar, que leva sangue arterial do pulmão para o coração.

30) (Fuvest) a) Escreva a equação do processo bioquímico da respiração aeróbica.

Qual é a função desse processo e onde ele ocorre no corpo humano?

b) Complete os esquemas dos percursos do gás oxigênio e do gás carbônico, participantes da

(7)

respiração, preenchendo os espaços com as letras correspondentes às estruturas a seguir.

A = alvéolos pulmonares B = artéria pulmonar C = artérias do corpo D = átrio direito E = átrio esquerdo F = células do corpo G = veia pulmonar H = veias do corpo I = ventrículo direito J = ventrículo esquerdo

31) (Ufrs) A sístole do(a) ... lança sangue, através da(s)... para os pulmões, ...

1 - Veias Pulmonares Direita. 2 - Veia Cava Superior. 3 - Átrio Direito.

4 - Ventrículo Direito. 5 - Veia Cava Inferior. 6 - Ventrículo Esquerdo. 7 - Átrio Esquerdo.

8 - Veias Pulmonares Esquerda. 9 - Artéria Pulmonar.

10 - Aorta.

Assinale a alternativa cujos termos preenchem corretamente as lacunas da afirmativa anterior. a) 4 - 9 - onde ocorrerá a hematose.

b) 6 - 10 - de onde irá para todo o corpo. c) 3 - 2 e 5 - onde ocorrerá a hematose. d) 7 - 1 e 8 - onde será oxigenado. e) 6 - 10 - onde será oxigenado.

32) (Puccamp) As figuras a seguir mostram o coração de um mamífero em diferentes fases de seu funcionamento.

Representam, respectivamente, o final da sístole auricular e o início da sístole ventricular as figuras a) I e II

b) II e III c) III e I d) III e IV e) IV e III

33) (Pucmg) A função do nódulo sinoatrial no coração humano é:

a) regular a circulação coronariana.

b) controlar a abertura e fechamento da válvula tricúspide.

c) funcionar como marcapasso, controlando a ritmicidade cardíaca.

d) controlar a abertura e fechamento da válvula mitral.

e) controlar a pressão diastólica da aorta.

34) (Uece) Após o processo de trocas gasosas nos pulmões, o sangue retorna ao coração através: a) do sistema porta-hepático

b) das veias pulmonares c) das carótidas

(8)

35) (Uel) O esquema a seguir representa o coração humano em corte longitudinal.

A região que controla a freqüência dos batimentos cardíacos, denominada nódulo sino-atrial, está indicada por a) I b) II c) III d) IV e) V

36) (Ufrj) O gráfico a seguir representa a saturação da hemoglobina com oxigênio em função da pressão parcial de oxigênio no ambiente. Os dois pontos assinalados na curva representam os níveis de saturação da hemoglobina em função das pressões parciais de oxigênio no sangue arterial e no sangue venoso de um homem.

Identifique qual ponto corresponde à saturação venosa e qual corresponde à saturação arterial. Justifique sua resposta.

37) (Pucmg) Observe a figura a seguir, que representa o desenho esquemático de um coração humano:

São vasos que transportam sangue venoso: a) 1, 2 e 3

b) 1 e 2 apenas c) 1 e 4 apenas d) 2 e 3 apenas e) 2 e 4 apenas

38) (Uel) O esquema abaixo representa o coração humano.

O sangue que deixa o ventrículo direito (VD) e o que deixa o ventrículo esquerdo (VE) irão, respectivamente, para a

a) artéria pulmonar e para a artéria aorta. b) artéria pulmonar e para a veia pulmonar. c) artéria aorta e para a artéria pulmonar. d) artéria aorta e para a veia pulmonar. e) veia pulmonar e para a artéria aorta.

39) (Mackenzie) A figura a seguir mostra o coração de um mamífero.

(9)

Assinale a alternativa correta:

a) 3, 4 e 5 são artérias que levam o sangue do coração para outras partes do corpo.

b) 1, 2 e 5 são veias que trazem o sangue venoso do corpo para o coração.

c) 5 são veias que levam o sangue do coração para os pulmões.

d) 4 é uma artéria que leva o sangue do coração para as demais partes do corpo.

e) 3 e 4 transportam o sangue arterial.

40) (Fuvest) O sistema circulatório dos vertebrados é constituído por uma complexa rede de vasos sangüíneos distribuída por todo o corpo.

a) Que tipo de vaso sangüíneo palpamos quando tomamos a pulsação de uma pessoa? O que significa essa pulsação?

b) Descreva a estrutura básica de uma veia humana e explique como o sangue flui através dela. 41) (Ufpe) Nos últimos anos a qualidade de vida nas grandes cidades tem influenciado muito o surgimento de patologias associadas ao "stress", tais como o enfarto agudo do miocárdio. Em relação ao sistema circulatório, é incorreto afirmar que: a) A freqüência cardíaca varia de acordo com o grau de atividade e a situação emocional,

b) As artérias são pulsantes.

c) As artérias periféricas possuem válvulas em seu interior, que impedem o refluxo de sangue.

d) As contrações do coração constituem as sístoles. e) As duas cavidades cardíacas superiores são denominadas aurículas.

42) (Pucpr) Analise as afirmações relacionadas ao coração humano e à circulação:

I- O coração apresenta internamente quatro cavidades, dois átrios que se comunicam entre si e dois ventrículos que também se comunicam entre si.

II- A valva esquerda do coração é a mitral ou bicúspide, e a direita é a tricúspide.

III- No lado esquerdo do coração circula unicamente sangue arterial.

IV- No átrio direito desembocam as veias pulmonares, e no esquerdo as veias cavas.

Estão corretas: a) todas.

b) apenas II, III e IV. c) apenas II e III. d) apenas I, II e III. e) apenas I e IV. 43) (Ufes)

Analisando a figura do sistema circulatório do homem, podemos afirmar que

a) cada ciclo cardíaco é iniciado em I pela geração espontânea de um potencial de ação, que se propaga diretamente para II, promovendo sua contração.

b) o fato de a sístole em II ocorrer primeiro é importante, pois possibilita a IV maior enchimento de sangue antes de bombeá-lo para a circulação sistêmica.

c) quando II e IV se encontram em diástole, as artérias relaxam, mantendo assim uma pressão adequada para que o sangue continue circulando até a próxima sístole.

d) ao final da sístole, após o fechamento de V, a pressão em VI cai lentamente durante toda a diástole.

e) a estimulação parassimpática é responsável pelo aumento das contrações em III, aumentando também o volume e a pressão de bombeamento do sangue.

44) (Unesp) Durante um exame médico para se localizar um coágulo sangüíneo, um indivíduo recebeu, via parenteral, um cateter que percorreu vasos, seguindo o fluxo da corrente sangüínea, passou pelo coração e atingiu um dos pulmões.

(10)

a) Cite a trajetória seqüencial percorrida pelo cateter, desde sua passagem pelas cavidades cardíacas até atingir o pulmão.

b) Que denominação recebe a contração do músculo cardíaco que, ao bombear o sangue, possibilitou a passagem do cateter ao pulmão? Qual foi o tipo de sangue presente nessa trajetória? 45) (Fatec) A contração da musculatura cardíaca determina a pressão no sistema arterial, que é maior na saída

dos ventrículos, chegando a zero no sistema venoso. O gráfico adiante registra a variação da pressão do sangue em função dos diferentes tipos de vasos do corpo humano.

Assinale a alternativa que relaciona corretamente o vaso com a seqüência A, B, C, D, e E.

a) artérias em geral, aorta, arteríolas, capilares e veias.

b) aorta, artérias em geral, capilares, arteríolas e veias.

c) aorta, arteríolas, artérias em geral, veias e capilares.

d) aorta, artérias em geral, arteríolas, capilares e veias.

e) artérias em geral, aorta, arteríolas, veias e capilares.

46) (Ufscar) Doses intensas de radiação ionizante podem danificar a medula óssea e tornar uma pessoa

anêmica. Nesse caso, a razão da anemia é que a medula óssea

a) é a fonte do iodo necessário à síntese da hemoglobina.

b) é a fonte do ferro necessário à síntese da hemoglobina.

c) é a fonte dos aminoácidos essenciais para a síntese dos anticorpos.

d) contém as células tronco que se diferenciam em hemácias.

e) contém as células tronco que se diferenciam em plaquetas.

47) (Ufpe) Com relação à função de artérias e veias na circulação humana, analise a figura e as proposições a seguir.

1) artérias pulmonares (1) levam aos pulmões o sangue vindo do corpo.

2) veias pulmonares (2) trazem para o coração o sangue oxigenado nos pulmões.

3) artéria aorta (3) leva o sangue oxigenado a todas as partes do corpo.

4) veias cavas (4) trazem o sangue rico em gás carbônico do corpo ao coração.

Estão corretas: a) 1, 2, 3 e 4. b) 1, 2 e 3 apenas. c) 1 e 3 apenas. d) 2 e 4 apenas. e) 2, 3 e 4 apenas.

48) (Ufes) São funções do sistema linfático: I - drenagem de líquidos dos tecidos;

II - retenção de partículas estranhas e células mortas;

III - proteção do organismo contra agentes infecciosos. Está(ão) CORRETA(S) a) I e II. b) I e III. c) II e III. d) I, II e III. e) apenas III.

49) (PUC-RS/2008) Para responder à questão, considere a figura, referente às características anatômicas e funcionais dos vasos sangüíneos humanos, e complete corretamente as frases com as palavras “veias” e “artérias”.

Referências

Documentos relacionados

OBJETO: Aquisição de materiais de limpeza e descartáveis, pelo Sistema de Registro de Preços, para atender às necessidades básicas da Secretaria Municipal de Educação, da

Foram colhidas amostras de sangue materno, espaço interviloso placentário, veia e artéria umbilical fetal para determinar as concentrações da fentanila, nos diferentes

Este aspecto foi sugerido por Williams (1960), que demonstrou que a iniciação floral da cultivar não remontante Malling Promise com a temperatura de 10 ºC

Os resultados encontrados para produção de leite (PL), teor de gordura do leite (%G), escore de condição corporal (ECC), consumo de matéria seca (CMS) e coeficientes de

Durante investigação diagnóstica, realizou angio- tomografia de coronárias, que caracterizou enxerto em Y de artéria radial para artéria descendente anterior e de veia safena

In 338 patients electroencephalo­ graphic recordings were taken only under barbiturate-induced sleep owing to the lack of cooperation of the child (table 1 ). It should be pointed

TP: tronco pulmonar, AO: aorta, APD: artéria pulmonar direita, APE: artéria pulmonar esquerda, VCSD: veia cava superior direita, VCSE: veia cava superior

Agulha, tipo agulha hipodérmica, tamanho 20 x 5,5, material corpo em aço inóx siliconizado, tipo ponta bisel curto trifacetado, tipo conexão conector em plástico luer,