• Nenhum resultado encontrado

vacina contra Covid-19

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "vacina contra Covid-19"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

JORNAL GOYAZ twitter.com/jornalgoyaz facebook/jornalgoyaz

Leitor/Assine

62 3092-4782

recicle o seu Papel reciclável redacao@goyaz.com.br contato@goyaz.com.br

Internet

G

Governo de Goiás investe mais

de R$ 45 milhões

em Valparaíso

O PAÍS

Laboratório chinês pede à

Anvisa uso emergencial de

vacina contra Covid-19

de dose única

Pág.04

Pág.05

GOIÁS

Goiânia tem 23,3% da população vacinada com a primeira dose

e o reforço já atingiu 13,3% dos goianienses.

A capital supera a cobertura vacinal nacional em 4%.

Pág.10

Goiânia vacina contra Covid-19

acima da média nacional

GOYAZ

QUINTA-FEIRA, 20 DE MAIO 2021

ANO 136 EDIÇÃO 22.309

O CENTENÁRIO DE GOIÁS

Covid-19 na Índia: rio Ganges vira 'cemitério'

com corpos flutuantes ou enterrados às margens

(2)

A

RTIGOS

O recente e grave surto da epidemia na Índia causou pânico na mídia eu-ropeia e norte-americana. Este surto mobilizou a “comunidade internacio-nal”, ou seja, os Estados Unidos e os seus “aliados” europeus, e à qual se juntou também a Rússia, em solida-riedade ética com Nova Delhi, violen-tamente atingida pela Covid-19. No entanto, essa solidariedade deve ser bem compreendida como forma de impedir a difusão universal da va-riante local indiana, a B.1.617, capaz de burlar as defesas conquistadas com as vacinas disponíveis até o momento. Nos últimos dias, a Índia atravessou a linha simbólica de 200.000 vítimas e o nível de contaminação está acele-rando.

No Brasil, no silêncio da mídia, o marco de 400.000 mortes foi atingido em 29 de abril, e os especialistas pre-veem um futuro preocupante. Uma variante brasileira, P1, que sem dú-vida é o anúncio de outras, continua a infectar e a matar. Os vizinhos do Bra-sil, Argentina, Chile e Uruguai, vem sendo, há várias semanas, vítimas da P1 brasileira, dada a impossibilidade de controle do vírus em suas frontei-ras. A “comunidade internacional” permanece por enquanto indiferente. Os brasileiros, na ausência de solida-riedade, estão proibidos de viajar para a Europa e para os Estados Unidos.

A dramatização da situação sanitá-ria na Índia, e a falta de empatia com o que vem ocorrendo com os brasilei-ros e com os seus vizinhos é algo a se questionar. Como podemos com-preender este duplo discurso da “co-munidade internacional”? Por que a Índia se beneficiou da atenção ime-diata dos Estados Unidos, da Grã-Bre-tanha e da França? A Índia recebeu respiradores, ventiladores e equipa-mento gerador de oxigênio do Reino Unido e da França. Os Estados Unidos permitiram o envio de componentes de vacinas e respiradores. A Alema-nha, o Canadá e a Rússia indicaram que se juntarão a este esforço coletivo. O Brasil, igualmente afetado e peri-goso — uma vez que é um transmissor de variantes transfronteiriças — não mobilizou e não parece até o mo-mento mobilizar nenhum governo de forma positiva. Na melhor das hipóte-ses, ou na pior delas, a imprensa es-crita e a televisão internacionais ocasionalmente proporcionam uma compaixão distante face às imagens duras e dramáticas então em circula-ção.

O Brasil e a Índia são países emer-gentes, ambos membros do G-20 e do BRICS (Brasil/Rússia/China/África do Sul). Ambos foram, e provavelmente serão novamente solicitados e corte-jados pelas grandes potências, devido ao seu peso econômico, militar, cultu-ral, desportivo e diplomático regional. O interesse “ocidental” acerca do

Bra-sil e da Índia, assim como o interesse de Moscou permanece. Como tal, a sua situação sanitária, agora seria-mente comprometida, deveria ter sus-citado uma reação de idêntica solidariedade geopolítica, bem como de assistência imediata aos países de seu entorno em situação de perigo, garantindo uma contenção do vírus. Quer seja brasileiro ou indiano, as va-riantes da Covid-19 ignoram frontei-ras e constituem uma ameaça internacional potencialmente peri-gosa. Para tentar responder a esse pa-radoxo, que à primeira vista é difícil de compreender, podemos seguir duas pistas:

A primeira é estrutural. Há potên-cias emergentes e potênpotên-cias emergen-tes. O estado e o calibre nacional do Brasil não são o mesmo da Índia. Existe, evidentemente, um diferencial demográfico. Existe também um fosso tecnológico e econômico que favorece Nova Delhi, Estado que preservou áreas de autonomia nacional. Ao con-trário do Brasil, que é econômica, fi-nanceira e tecnologicamente dependente das potências “centrais”, inclusive, aliás, da própria Índia. Há, por fim, a questão geoestratégica, que revela situações que estão bastante distantes umas das outras. A Índia aparece como um contrapeso na ba-talha travada pela “comunidade inter-nacional/ocidental” com a China. O Brasil não equilibra nada na América Latina. Além disso, o Brasil não é uma potência nuclear. Suspendeu as suas instalações e sua investigação nuclear militar em 1990 e aderiu ao TNP (Tra-tado de Não-Proliferação de Armas Nucleares) em 1997.

A segunda pista é conjuntural. O atual líder do Brasil, Jair Bolsonaro, que é tão imprevisível como incompe-tente, mergulhou o seu país num caos multissetorial. O caos econômico, que acaba, muitas vezes, enfraquecendo os instrumentos energéticos, indus-triais, tecnológicos e financeiros ne-cessários para manter a autonomia nacional. O caos diplomático, ao rejei-tar todas as formas de multilatera-lismo, desde a COP sobre alterações climáticas à UNASUR, ao multiplicar declarações equivocadas, feitas no calor do momento, gerando crises bi-laterais, da Argentina até a França, passando pela China. Finalmente, o caos sanitário, tendo o executivo abandonado voluntariamente o Brasil ao coronavírus. Jair Bolsonaro usou e abusou de quatro ministros da Saúde em menos de três anos. Não foi esbo-çada qualquer coordenação por parte da Federação para proteger a popula-ção de forma articulada. Pelo contrá-rio. Criou-se uma tensão permanente entre o Palácio do Planalto e governa-dores e prefeitos, que buscaram lidar com a situação dentro de suas possi-bilidades de ação.

Coronavírus e a Comunidade

internacional: catástrofe relatada na

Índia, desastre subestimado no

Brasil?

CHRISTIANO AFONSO C. PEREIRA

Presidente

LUIZ AFONSO C. PEREIRA

diretor de redação / Jornalista responsável FenaJ:  nº 1602/go

VIRGINIA DOS SANTOS

Financeiro

MAURÍCIO BORGES

departamento contábil

LUIZ FERNANDO RODOVALHO

Vendas & Marketing

LEANDRO GONDIM

WebMaster

NATHAN NAZARENO

ilustrador & chargista

ANTÔNIO COSTA editoria Brasília - dF atendiMento ao leitor (62) 3092-4782 GUSTAVO MACHADO Diagramação / Arte

Vanderlan amplia a possibilidade de renegociação de dívidas rurais Senador teve emenda à MP1016 aprovada pelo Senado Federal

O Plenário do Senado Federal aprovou emenda do senador Van-derlan Cardoso (PSD-GO) à Medida Provisória 1016/2020. A MP prevê ampla renegociação de dívidas, ru-rais e não ruru-rais, junto aos Fundos Constitucionais do Norte (FNO), Nordeste (FNE) e Centro-Oeste (FCO) até 31 de dezembro de 2022. A Emenda apresentada pelo sena-dor goiano insere nesse hall de rene-gociações, as dívidas oriundas de crédito rural com os bancos públi-cos oficiais como Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

“Aprovamos essa importante emenda na MP1016 de minha auto-ria, pois ela amplia as possibilidades de renegociação incluindo aí as dí-vidas oriundas de créditos rurais realizados com os bancos públicos. Com isso, beneficiamos o agronegó-cio brasileiro, permitindo a preser-vação de milhares de empregos durante a pandemia”, disse o sena-dor.

De acordo com o texto, a renegocia-ção, a ser feita com os bancos admi-nistradores, destina-se a empréstimos feitos há pelo menos sete anos. O texto também prevê que serão abran-gidas as parcelas em atraso, mas os descontos não poderão reduzir o valor principal da operação de crédito ou implicar redução maior que 90% dos valores a serem renegociados. O senador parabenizou o Cole-giado pela aprovação, por unanimi-dade, da importante Medida Provisória. “A inadimplência nesses fundos estava muito alta, especial-mente depois do agravamento dos problemas econômicos por causa da pandemia e a MP dará um apoio crucial neste momento tão difícil para as empresas. Com certeza, é uma conquista importante para os empresários das regiões Norte, Nor-deste e Centro-Oeste”, disse.

enVie seu artigo

de oPiniÃo

GOYAZ

eXPediente Fundado em 1884 por Felix de Bulhões de Leopoldo de Bulhõesano 135 - o centenÁrio de goiÁs

goyaZ.coM.Br As cartas devem ser enviadas por email contato@goyaz.com.br - Deve conter nome completo, endereço, número de CPF e telefone

Fale conosco

Vanderlan

amplia a

possibilidade de

renegociação de

dívidas rurais

envie seu artigo com foto, nome e cPF para contato@goyaz.com.br

leandro arantes

GOYAZ COMUNICAÇÕES, LTDA CNPJ: 27.641.498/0001 -28 RUA 1.130 QD 236 LOTE 19 SETOR MARISTA TEL: (62) 3092-4782 Jean-Jacques KourliandsKy

E RELEASES

HMI alerta sobre

o abuso e

exploração

se-xual de crianças

e adolescentes

No dia 18 de maio foi cele-brado o Dia Nacional de Com-bate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescen-tes, data determinada em lem-brança ao caso da menina Araceli Crespo, de oito anos de idade, que foi sequestrada, vio-lentada e assassinada na dé-cada de 70 no Espírito Santo. A violência atinge diaria-mente crianças e adolescentes em todas as classes sociais, em várias idades e de diferentes formas. Dentre elas, o abuso e exploração exploração sexual, considerados como violação dos direitos humanos funda-mentais e um grande problema de saúde pública.

Em Goiás, as vítimas de vio-lência e exploração sexual en-contram no Hospital Estadual Materno-Infantil Dr. Jurandir do Nascimento (HMI) o atendi-mento e acolhiatendi-mento do Ambu-latório de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (AAVVS). Composto por psicó-logos, assistentes sociais, médi-cos ginecologistas e obstetras, pediatras e enfermeiros, o aten-dimento é feito em um am-biente humanizado, e são oferecidos exames físicos, pro-filaxia de doenças sexualmente transmissíveis, anticoncepção de emergência, além de atendi-mento psicológico e orienta-ções legais.

A médica ginecologista e obs-tetra do HMI, Daniella Nas-ciutti, explica que os profissionais responsáveis pelo atendimento realizado pelo AAVVS da unidade são especia-listas para atender as vítimas de agressão sexual. “O ambulatório não só oferece acolhimento ao paciente infanto-juvenil, mas também para mulheres e ho-mens vítimas de violência se-xual que procuram o atendimento do hospital, ou são encaminhadas por unida-des básicas de saúde, conselhos tutelares, delegacias ou pelo Ministério Público”.

De acordo com os dados do Núcleo de Vigilância Epidemio-lógica do Materno-Infantil, entre os meses de janeiro a abril de 2021 o hospital notificou 200 casos de menores de 18 anos que sofreram algum tipo de vio-lência. O abuso pode ocasionar diversas consequências que afetam a vítima até na sua vida adulta. “Por isso é de muita im-portância mobilizar toda a so-ciedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescente. Em caso de violên-cia sexual, sempre procurar a unidade de saúde mais próxima para cuidar da saúde da vítima, evitando o risco de infecções sexualmente transmissíveis, gestação, além de obter apoio psicológico e social”, destaca a médica. Havendo suspeita de um possível crime de violência ou abuso sexual denuncie pelo canal Disque 100. As denúncias também podem ser feitas na Polícia Militar, por meio do nú-mero 190, e para a Polícia Rodo-viária Federal, pelo número 191. O AAVVS do HMI funciona das 7h às 13h de segunda a sexta-feira. Para contato, o número é (62) 3956-2954.

(3)

BASE EM TRANSE

O governador Ronaldo Caiado (DEM) está lidando

com uma insatisfação em sua base de apoio na Assembleia Legislativa. De certa forma, uma novidade, porque estava meio estabelecido que essa base estivesse firme e coesa, tocando “por música”, diga-mos, sob a batuta do governa-dor. Não é bem assim, ou não é tanto assim. Insatisfações tendem a se levantar na me-dida em que vai chegando o ano eleitoral. Deputados, como quaisquer políticos que correm atrás de votos, querem se reeleger.

AFAGO

Os deputados querem mais participação na formulação de políticas e também na apre-sentação de programas. As di-ficuldades impostas pelos descontentes na Alego, para votar matérias de interesse do governo, foram recados dire-tos. Caiado entendeu e afagou seus apoiadores legislativos em reunião na noite de

terça-feira (18). Tanto que na sessão de ontem, houve quórum para aprovar projetos de interesse do governo, o que não estava acontecendo nas últimas ses-sões. Mas mesmo assim, sinal de alerta deve estar aceso no Palácio das Esmeraldas.

CRÍTICAS

Isso porque o projeto do governo que altera a forma de pagamento das horas comple-mentares dos professores da rede estadual passou, mas passou apertado. O placar de votação foi de 17 votos favorá-veis e 15 contrários. E os opo-sitores jogaram duro, com críticas pesadas na tribuna. O deputado Cláudio Meirelles (PTC) lembrou que o governa-dor fez um compromisso de ajuda de custo em torno de R$ 100 milhões, no ano passado, para a educação e não cum-priu. “Em campanha, fez vá-rios compromissos de valorizar a educação. Mas, desde que assumiu, só fez des-valorizar os professores e ir contra a educação em Goiás” criticou.

SUSTO

No jogo político, a tônica é que governante que se elege com maioria no Legislativo deve continuar operando para aumentar o número de apoia-dores. Margens muito estreitas no plenário podem causar “sustos” em votação de deter-minadas matérias.

IMÓVEIS

O outro projeto do governo aprovado ontem, e que estava sendo protelado pelos descon-tentes, foi o que autoriza o Chefe do Poder Executivo a vender 55 imóveis de proprie-dade do Estado. A matéria pas-sou em segunda votação por 17 votos contra 10. De acordo com a Secretaria de Estado da Administração (Sead), não é interessante para o Estado manter a propriedade desses imóveis desocupados, que estão gerando despesas.

PRTB JÁ “FECHOU”

O PRTB está muito satis-feito como aliado do governo estadual. O presidente da sigla, Denes Pereira, que vem a ser o diretor-presidente da Iquego, já antecipou que estará na co-ligação do governador Ro-naldo Caiado (DEM) no ano que vem, na chapa da reelei-ção. E o PRTB já dá antecipa-damente apoio, inclusive, ao nome que o governador sacra-mentar para a disputa ao Se-nado.

CHAPA FORTE

Denes informa que seu partido está trabalhando firme para formar uma chapa con-sistente de nomes para dispu-tar a Câmara Federal e a Assembleia Legislativa. Ele acredita piamente que, pela primeira vez, o PRTB vai ter um representante na Câmara dos Deputados. A legenda tem

dois deputados estaduais e dois vereadores na capital.

VOTO IMPRESSO

Grita do presidente Jair Bolsonaro em favor do voto

impresso é estranha, no mí-nimo. Diz sempre que o sis-tema pode ser fraudado. Mas se esquece que foi eleito por vários mandatos de deputado federal e para presidente do Brasil nesse sistema. A rigor, qualquer forma de votação, eletrônica ou não, pode ser fraudada, desde que operado-res de dentro estejam envolvi-dos. Controles devem sempre ser atualizados, como em qualquer sistema. Mas abrir mão da rapidez eletrônica na votação brasileira, apontada internacionalmente como exemplar, é um tanto “regres-sivo”, para dizer o mínimo.

BIDEN BRAZUCA

Analistas dizem que a solu-ção para o Brasil seria um nome que, em 2022, encarne o

que o democrata Joe Biden

foi na eleição americana no ano passado, ao derrotar o rea-cionário republicano Donald Trump. Em reportagem da Folha está anotado que, igual-mente a Biden, esse nome teria de ser capaz de pregar a reunificação nacional e o fim dos extremismos. Os nomes ventilados até agora são o pe-tista Lula (não ria, leitor!), o se-nador Tasso Jereissati (PSDB), o presidente do Senado, Ro-drigo Pacheco (DEM), e o ex-presidente Michel Temer (MDB).

AQUI É MAIS DIFÍCIL

Para se sagrar candidato do Democrata, e vencer a eleição, Biden uniu correntes progres-sistas e moderadas de seu pró-prio partido. Aqui, conforme a Folha, Tasso, Temer e Pacheco compõem o campo que quer repetir o feito e unir forças po-líticas para o centro. Só que a tarefa desse pretenso “Biden brasileiro” é muito mais difícil do que a do verdadeiro Biden. Lá, ele teve de convergir só com um partido; aqui, são vá-rios, o que é muito mais com-plicado.

QUINTA-FEIRA, 20 DE MAIO 2021

GOYAZ

Entrelinhas

03

CEZAR SANTOS

Chegou o Expresso.

V

Os principais serviços do Governo

de Goiás onde você estiver.

É mais que rápido, é Expresso.

BAIXE O APP OU VÁ ATÉ UM DOS BALCÕES

OU TOTENS DO EXPRESSO. CONFIRA O MAIS

PERTO DE VOCÊ EM:

(4)

São mais de 555 mil doses aplicadas, representando 13,3% da população imunizada

Goiânia vacina contra Covid-19

acima da média nacional

A

GOYAZ

QUINTA-FEIRA, 20 DE MAIO 2021 Estação Ferroviária

CAPITAL

campanha de v a c i n a ç ã o contra a C o v i d - 1 9 avança na ca-pital, che-gando a mais de 555 mil doses aplicadas. Do total de vacinas, 353.528 foram desti-nadas à primeira dose, en-quanto o reforço tem 201.690 doses aplicadas. Os números

colocam a cobertura vacinal em Goiânia acima da média nacional.

Segundo o consórcio dos veículos de imprensa, 18,84% da população brasileira já re-cebeu a primeira dose, en-quanto 9,31% dos brasileiros já tomaram o reforço. Em Goiânia, 23,3% da população tem a primeira dose de imu-nizantes aplicada. Já o reforço

abrange 13,3% dos goianien-ses. Ou seja, em média, a ca-pital supera a cobertura vacinal nacional em 4%. A capital também supera os índices estaduais, que mostram 16,43% e 8,14% da população atendida pela pri-meira e segunda doses, res-pectivamente. Os números são ainda mais expressivos quando se analisa a

abran-gência por grupo atendido pela campanha. Ao todo, 143.068 idosos já foram imu-nizados com a primeira e se-gunda doses.

Já entre as pessoas com comorbidade, grupo que teve atendimento iniciado na pri-meira semana de maio, 58.056 doses foram aplicadas. Números que seguem cres-cendo ao longo da

campa-nha.

Atualmente, a campanha municipal atende idosos, tra-balhadores da saúde e pes-soas com comorbidades. Os grupos atendidos, documen-tação necessária e locais de vacinação podem ser visuali-zados no site oficial da Prefei-tura de Goiânia.

A

prefeito Rogério Cruz vai apresentar nesta quinta-feira (20/5) um dos principais pro-jetos de sua gestão, o Goiânia Inteligente, a representantes do setor produtivo. A apre-sentação será às 9h, no 6º andar do Paço Municipal. “O projeto vai além de transformar Goiânia numa cidade tecnológica. Ele visa facilitar e melhorar a quali-dade de vida da população por meio do uso de tecnolo-gias”, ressalta o prefeito. De acordo com o secretá-rio de Inovação, Ciência e Tecnologia, André Martins, o Goiânia Inteligente trará à população mais segurança, mobilidade, agilidade em

atendimentos de saúde, edu-cação, além de outras áreas. A execução do projeto Goiânia Inteligente iniciará com a transformação da Ave-nida 24 de outubro, em Campinas, em uma SendBox -ambiente com regulamenta-ção específica, que possibilite testes e validações de solu-ções de Cidades Inteligentes, sejam elas tecnológicas ou le-gislação-piloto.

As tecnologias serão testa-das inicialmente pela própria população, que poderá utili-zar os equipamentos públi-cos instalados, verificar se houve melhora na percepção de segurança e quanto às in-formações e facilidades

ad-vindas das tecnologias, que se forem aprovadas pela popu-lação serão difundidas por toda a cidade.

SERVIÇO:

Apresentação do projeto Goiânia Cidades Inteligentes ao setor produtivo (a trans-missão será feita pelas redes sociais da Prefeitura de Goiâ-nia)

Dia: 20 de maio (quinta-feira) Hora: 9h

Local: 6º andar do Paço Mu-nicipal

Denise Ribeiro, da editoria de Inovação, Ciência e Tecnolo-gia

Prefeitura apresenta projeto Goiânia Inteligente

ao setor produtivo

(5)

05

O

GOYAZ

QUINTA-FEIRA, 20 DE MAIO 2021

CORA CORALINA

ESTADO

Município vê avanços nos setores de moradia, educação, saúde e saneamento básico. O governador Ronaldo Caiado já

entregou 750 unidades habitacionais no município e outras 777 estão sendo construídas. Educação estadual teve mais

de R$ 8,8 milhões em investimentos, com destaque para inauguração do laboratório Include, programa que prepara

jo-vens para mundo digital. Obras do Sistema Produtor Corumbá IV avançam e Saneago amplia oferta de água tratada na

re-gião. Estado faz aportes financeiros em infraestrutura, programas sociais e benefícios para zona rural

EX-COLUNISTA DOGOYAZ

alparaíso, muni-cípio que fica a 180 quilômetros de Goiânia, na re-gião do Entorno do Distrito Fede-ral (DF), recebeu mais de R$ 45,1 milhões em investimentos do Governo de Goiás, em dois anos e quatro meses de ges-tão. Os benefícios reforçam o compromisso do governador Ronaldo Caiado em melhorar a qualidade de vida da popu-lação. As benfeitorias con-templam áreas como habitação, educação, saúde, infraestrutura, agricultura, saneamento e assistência so-cial.

Na política habitacional, desde que o governador Ro-naldo Caiado assumiu a ges-tão, em 2019, 750 famílias foram beneficiadas com a casa própria no município. O investimento total chega a R$ 60 milhões, resultado de par-ceria do Governo de Goiás com o governo federal, dos quais R$ 11,2 milhões de re-cursos estaduais.

As residências entregues, de abril de 2019 a novembro de 2020, estão distribuídas em sete conjuntos habitacio-nais. São eles: Buritis I (96 moradias), Buritis II (96), Praia dos Amores V (90), Gol-den Park V (60), GolGol-den Park VI (60); Residencial Praia dos Amores VI (90); Residencial Monte Sião VIII (114);

Resi-dencial Buritis III (144). A Agência Goiana de Ha-bitação (Agehab) trabalha na construção de outras 777 uni-dades habitacionais em Val-paraíso. Elas estão localizadas nos bairros Par-que das Águas (243 unidades habitacionais), Mabel V -Etapa A (84), Mabel V - -Etapa B (72), Monte Sião VII (114), Golden Park X (60), Golden Park IX (60), Golden Park IX (60), Mabel V - Etapa C (84). As novas moradias repre-sentam investimentos de R$ 73,6 milhões, dos quais mais de R$ 11,6 milhões são do Te-souro Estadual.

EDUCAÇÃO

Só na área da educação, Valparaíso já recebeu mais de R$ 8,8 milhões em repasses do Executivo. A mais recente entrega foi no dia 13 de maior. O governador Ronaldo Caiado esteve no município para inaugurar o laboratório de robótica Include, que foi implantada na Casa da Cul-tura Mestre Sabá, em parceria com o Instituto Campus Party, um investimento de R$ 155 mil.

O Include tem como obje-tivo inserir jovens de comuni-dades carentes nos ambientes digitais, possibili-tando o conhecimento dessas novas tecnologias e abrindo oportunidades de ingresso no mundo digital e mercado de

trabalho.

No mesmo dia da inaugu-ração do laboratório de robó-tica, o governador Ronaldo Caiado assinou ordem de ser-viço, no valor de R$ 259 mil, para a cobertura, reforma e revitalização da quadra po-liesportiva do Colégio Esta-dual Gildete Barreto e obras de acessibilidade no local. “A minha luta é transformar as escolas estaduais nas maiores referências de educação para as nossas crianças. Isso, in-discutivelmente, vai mudar a vida delas”, afirmou o gover-nador.

A Secretaria de Estado de Educação de Goiás possui 11 escolas e 7.980 alunos em Val-paraíso. Por meio do pro-grama Reformar já foram encaminhados R$ 627 mil para melhoria da estrutura fí-sica das unidades de ensino, com pequenas reformas. Os repasses são feitos direta-mente aos Conselhos Escola-res de acordo com o número de alunos atendidos em cada unidade. Também foram in-vestidos mais de R$ 3 milhões em outras obras, de maior complexidade, nas escolas da cidade.

Já o programa Equipar, que consiste na destinação de verba para cada escola adqui-rir, de forma direta, equipa-mentos como computadores, materiais de laboratório e utensílios de cozinha, repas-sou o total de R$ 1,7 milhão

para as unidades de ensino es-tadual em Valparaíso.

O Governo de Goiás tam-bém investiu R$ 1,97 milhão para o pagamento do Auxílio Alimentação e a compra dos Kits Alimentação que foram entregues aos estudantes de Valparaíso, durante o período de aulas não presenciais, de-vido à pandemia de Covid-19. Outros R$ 892 mil foram des-tinados à aquisição de unifor-mes e tênis para os alunos.

SAÚDE

Desde o começo da atual gestão estadual, Valparaíso recebeu, por meio da Secreta-ria de Estado da Saúde (SES), mais de R$ 13,4 milhões. Desse total, R$ 4,2 milhões em 2019. Em 2020, o valor chegou a R$ 7,6 milhões, e até o momento em 2021, já foram destinados R$ 1,6 mi-lhão para a saúde do municí-pio.

Desde o início desta ges-tão, o Governo de Goiás ga-rante, de forma democrática, os repasses das contraparti-das estaduais para todos os municípios goianos. Essa verba já ficou 13 meses sem ser paga em anos anteriores. Com esse repasse, o Estado contribui para que os muni-cípios executem programas e ações de saúde para a popu-lação.

SANEAMENTO

E INFRAESTRUTURA

O Sistema Produtor Co-rumbá IV envolve um com-plexo de obras que conta com investimentos da Companha de Saneamento de Goiás S/A (Saneago) e da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb). A soma desses valores já supera a casa dos R$ 400 milhões. Desse total, R$ 143,4 milhões foram in-vestidos pela Saneago. O Sis-tema Corumbá vai atender as cidades de: Luziânia, Valpa-raíso, Cidade Ocidental, Novo Gama, Gama (DF) e Santa Maria (DF). A captação fica em Luziânia (zona rural) e a Estação de Tratamento de Água em Valparaíso (zona ur-bana).

Com execução física de 97% das obras, o Sistema Pro-dutor Corumbá é um dos maiores desafios nacionais do Saneamento. O empreen-dimento tem previsão para entrar em pré-operação ainda no primeiro semestre de 2021. Atualmente, a Sa-neago aguarda a resolução das seguintes pendências: li-cença de operação da linha de transmissão junto ao Ibama, e o comissionamento e energização da Estação de Tratamento de Água junto à Enel. Valparaíso também é um dos 16 municípios da re-gião do Entorno de Brasília que vão receber os benefícios do programa Sinaliza Goiás.

V

Governo investe mais de

R$ 45 milhões Valparaíso

(6)

A

GOYAZ

QUINTA-FEIRA, 20 DE MAIO 2021

NÁPOLIS

Paróquia Sant’Ana

HOJE

Vacinação modelo:

Anápolis imunizou

milha-res de pessoas neste fim

de semana

Após imunizar 4.392 pes-soas no fim de semana, Aná-polis continua a campanha de vacinação contra a covid-19, com a chegada de novas doses da CoronaVac, na úl-tima sexta-feira, 14, e, pela primeira vez, de uma remessa da Pfizer, na última quarta, 12, Anápolis estruturou um modelo de vacinação para o fim de semana contem-plando as características de cada tipo de imunizante e o perfil do público-alvo.

Sete pontos ficaram res-ponsáveis pela aplicação da segunda dose de CoronaVac em pessoas que foram vaci-nadas com a primeira dose até o dia 3 de abril e aguarda-vam pelo reforço. Os locais

foram organizados exclusiva-mente para drive-thru (CMTT e unidades de saúde do JK, Anexo Itamaraty e Arco-Íris) e pedestres (ginásio da UniEvangélica, Banco de Leite e unidade de saúde da

Vila Santa Maria de Naza-reth).

Já as doses da Pfizer, ende-reçadas a gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e imunossuprimidos, foram concentradas em um só ponto: o Ginásio Internacional New-ton de Faria. Seguindo o proto-colo recomendado, a sala usada para a aplicação se man-teve em 20 °C e o grupo ao qual ela foi destinada se organizou em fila, descendo do carro apenas no momento de tomar a vacina.

Diferente da CoronaVac, cuja próxima data para o re-forço será anunciada a partir da chegada de novas remes-sas, a imunização com a Pfi-zer acontece também neste domingo, 16, das 8h às 16h.

De segunda a sexta, a campa-nha de vacinação continua para pessoas a partir de 18 anos com comorbidades, sín-drome de Down ou cadastra-das no BPC (Benefício de Prestação Continuada).

Prefeito Roberto Naves e

reitor da UFG anunciam um

polo da Universidade em

Anápolis

Ao visitarem as instalações do Centro de Empreendedo-rismo, Inovação e Tecnologia (CEITec) – que vai abrigar startups, universidades e

es-paços compartilhados de tra-balho (coworking) –, o reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Edward Madu-reira, e o prefeito Roberto Naves anunciaram diversas parcerias entre a instituição de ensino e a Prefeitura, desde a instalação no espaço de laboratórios avançados de tecnologia à extensão de cur-sos de pós-graduação.

Na ocasião, o prefeito Ro-berto Naves apresentou o programa Inovação,

imple-mentado nos últimos quatro anos, dando celeridade aos processos, eficiência e ética na administração pública. Ele destacou o controle da vaci-nação em combate à

covid-19, que possibilita acesso a todos os dados daqueles que receberam a vacina, o lote, a data, dentre outras informa-ções importantes. “Com a UFG aqui, vamos expandir isso. Teremos mais tecnolo-gia, gestão e transparência”, destacou. Outras parcerias que entraram na pauta foram a extensão dos cursos de MBA, mestrado e doutorado da UFG em Anápolis, além de pesquisas nas áreas de inteli-gência artificial, tecnologia, logística e gestão.

Segundo o reitor Edward Madureira, a proposta da ins-tituição é colocar a serviço da sociedade tudo que é produ-zido dentro da universidade. Ao detalhar algumas pesqui-sas desenvolvidas em suas unidades, ele sugeriu ações que podem ser realizadas de imediato no CEITec, além de convidar a Prefeitura de Aná-polis para conhecer os polos de desenvolvimento no cam-pus, em Goiânia.

O secretário municipal de Indústria, Comércio, Traba-lho, Emprego e Renda, Mar-cos Abrão, enfatizou que a pandemia trouxe consigo o desafio de reinvenção. “A re-lação entre produção e con-sumo, por exemplo, precisa ser redesenhada. E onde? Jus-tamente com empresas de tecnologia e inovação”, citou. Para o deputado estadual Antônio Gomide, que trouxe a comitiva para a visita, o de-sejo é de que Anápolis tenha um polo da Universidade Fe-deral de Goiás, e agora surgiu a oportunidade junto ao CEI-Tec. “Queremos trazer para a cidade ideias e projetos”, res-saltou.

@thalesbaguiar

(7)

GOYAZ

INFLUENTE.

PORQUE PESSOAS INFLUENTES O LÊEM

A TRADIÇÃO DA NOTÍCIA

135 ANOS DE HISTÓRIA

O CENTENÁRIO DE GOIÁS

OGOYAZlutou a favor da abolição da escravatura, dos direitos democratas do povo, da liberdade de culto e religião, do casamento livre com registro civil, do posicionamento secundário da Igreja perante o Estado na constituição da família. Pressionou também para o fim do ‘pa-droado’ que era a intervenção do Estado nos assuntos da Igreja.

OGoyazdefendeu fortemente as ideias de um regime presidencialista, representativo e federativo com as devidas separações dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, posicionando-se como único jornal da corrente liberal-democrática em Goiás. Com suas publicações exerceu forte influência através de idéias positivistas, causando reflexão, polêmica e adesão ao abolicionismo e ao republicanismo em Goiás.

Presenciou momentos históricos do Brasil, como o fim da Monarquia e Imperialismo de D. Pedro II , com a instauração no país de uma República Federativa. Noticiou a Proclamação da República pelo Marechal Deodoro da Fonseca e publicou a mudança de ‘Província de Goyaz’ para ‘Estado de Goiás’.

LEIA E DECIDA

QUINTA-FEIRA, 20 DE MAIO 2021

GOYAZ

07

(8)

Bairros em diferentes regiões da cidade são contemplados com asfalto, galerias pluviais e meio-fio. Lista aumenta com

lançamento de obras a cada semana

Aparecida terá 11 frentes de

pavimentação urbana ativas

até o fim de maio

A

GOYAZ

Quinta-FeiRa, 20 de maiO 2021

IGREJA MATRIZ

PARECIDA

om o fim do pe-ríodo chuvoso, a Prefeitura de Apa-recida de Goiânia, através da Secreta-ria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) e empresas contrata-das, retomou e iniciou diversas obras de pavimentação asfál-tica na cidade. Além disso, novas obras seguem sendo lançadas, ampliando o nú-mero de bairros que serão con-templados com o benefício. Neste momento, o traba-lho é executado nos seguintes bairros: Goiânia Park Sul, Jar-dim Boa Esperança, Parque Ibirapuera, Setor Aeroporto Sul, Jardim Himalaia, Vila Oli-veira, Pontal Sul e Jardim Ita-puã 2. Nas próximas semanas, serão lançadas as obras de pavimentação no Parque das Nações e a pri-meira etapa do Setor Rosa dos Ventos. Totalizando 11 frentes de pavimentação.O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha ressalta que desde o início do seu primeiro mandato tem realizado obras que benefi-ciem todos os bairros e que o asfalto é uma das ações mais solicitadas pelos moradores. “O asfalto representa maior dignidade e qualidade de vida para população apareci-dense. Por isso temos nos empenhado em levar este be-nefício para a porta de todos os aparecidenses. Nosso ob-jetivo é pavimentar todas as ruas habitadas e com rede de água na cidade”.

Gustavo Mendanha tam-bém enfatiza que mesmo em meio à pandemia da

Covid-19, com recursos federais e estaduais em menor volume, Aparecida segue com investi-mentos robustos em obras de infraestrutura e mobilidade. “Mesmo em um período de grandes dificuldades causa-das pela pandemia, com ser-vidores afastados por serem do grupo de risco e os recur-sos vindos em menor escala, não paramos de lançar obras de infraestrutura. O asfalto melhora a mobilidade ur-bana, ajuda reduzir os pro-blemas de saúde provocados pela poeira e também valo-riza os imóveis e a cidade de maneira geral”, destaca o pre-feito de Aparecida, Gustavo Mendanha.

Em Aparecida, os bairros contemplados com a pavi-mentação recebem também o sistema de drenagem com a instalação das redes de gale-rias pluviais e meio-fio. “Com esse trabalho, evitamos pro-blemas futuros como, por exemplo, alagamento das vias e cortes no asfalto para im-plantação de galerias. Assim, também geramos economia aos cofres públicos”, aponta o secretário de Infraestrutura, Mário Vilela.

ObRas

Logo após o fim do pe-ríodo chuvoso, a Prefeitura de Aparecida retomou as obras de pavimentação no Setor Goiânia Park Sul, Jardim Boa Esperança, Parque Ibira-puera, Setor Aeroporto Sul e Jardim Himalaia. R$ 22,5 mi-lhões serão usados para con-cluir as obras de pavimentação nestes cinco

bairros até o mês de agosto. Na Vila Oliveira, a admi-nistração municipal investe mais R$ 7,2 milhões foram empregados em obras de ter-raplanagem, pavimentação, construção de galerias plu-viais, meio-fio e calçada. A previsão é que o trabalho seja concluído até agosto. “Nesse período seco, o trabalho é realizado em um ritmo me-lhor, pois não precisamos realizar pausas devido às chuvas. Nossa expectativa é finalizar essas frentes dentro de até três meses”, explica o superintendente de Obras da Seinfra, Roberto Lemos Oli-veira.

Nas próximas semanas, a Prefeitura de Aparecida irá lançar mais duas obras. No Parque das Nações, será con-cluída a pavimentação de todo bairro. No Setor Rosa dos Ventos, na Região Leste, será iniciada a primeira etapa com 50,7 mil metros m² de asfalto, 12,4 mil metros de meio-fio e mais 3,1 mil me-tros de galerias pluviais ao custo de mais de R$ 5,1 mi-lhões.Eixos estruturantes Além de diversas obras de pavimentação urbana, a Pre-feitura de Aparecida também investe na construção de cinco eixos viários que vão melhorar a mobilidade entre as regiões Leste e Oeste da cidade. Ao todo, serão 26,1 quilômetros de vias pavimentadas, duplica-das e iluminaduplica-das. A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) des-taca que parte do projeto já foi iniciado e que existe a possibi-lidade de os cinco eixos serem concluídos em um período de até dois anos. Para realização

das obras, a prefeitura obteve financiamento da ordem de R$ 72 milhões junto ao Banco An-dino.

CinCO nOvOs eixOs estRutuRantes tRansFORmaRãO mObilidade uRbana em aPaReCida

Eixo Leste-Oeste 01

As obras do Eixo Leste-Oeste 01, que é o maior dos cincos que serão construídos, já foram iniciadas. Parte do pro-jeto já foi executado com a pavimentação asfáltica e im-plantação do sistema de dre-nagem nos setores Buriti Sereno e Goiânia Park Sul. No momento, as empresas con-tratas pela Prefeitura de Apa-recida estão construindo bueiros nos dois bairros e também a ponte que ligará o Jardim Helvécia ao Bairro Cardoso na Rua Guajupia. Com 8,9 quilômetros de ex-tensão, o Eixo Leste-Oeste 01 passará pelos bairros Jardim Maranata, Jardim Alto Pa-raíso, Aeroporto Sul, Goiânia Park Sul, Buriti Sereno, Bairro Cardoso e Jardim Helvécia. Eixo Leste-Oeste 02

As obras de construção do Eixo Leste-Oeste 02 serão ini-ciadas logo após o período chuvoso. O novo ramal viário terá 4,8 quilômetros de exten-são, passando pelos bairros Buriti Sereno, Jardim Veneza, Parque das Nações, Jardim Itapuã e Morada dos Pássa-ros, onde será construída uma ponte além de galerias pluviais.

Eixo Leste-Oeste 03

O terceiro eixo estruturante terá 3,6 quilômetros de exten-são, passando pelos bairros Jardim Boa Esperança, Serra das Brisas, Aeroporto Sul e Goiânia Park Sul. As empre-sas contratadas já estão cons-truindo bueiros no trecho que corta o bairro Goiânia Park Sul, nas proximidades da Alameda Campinas. Nos pró-ximos meses, após período chuvoso, serão iniciadas as obras de pavimentação e ini-ciando a e de construção de mais um bueiro celular. Eixo Leste-Oeste 04

O Eixo Leste-Oeste 04 será fundamental para o desen-volvimento da Região Leste de Aparecida. Com 5,7 quilô-metros de extensão, a via será continuação da Avenida San-tana possibilitando ligação direta ao novo campus da Universidade Federal de Goiás (UFG) e ao Aeroporto Executivo que será cons-truído na mesma região. As obras, que foram paralisadas em virtude das fortes chuvas neste período do ano, serão retomadas nos próximos meses.

Eixo Leste-Oeste 05

O Eixo Leste-Oeste 05 irá ligar o Jardim Buriti Sereno ao Anel Viário. Para isso, serão pavimentados cerca de qua-tro quilômequa-tros de vias. As obras serão iniciadas em breve.

Cidade tem 4 eixos estrutu-rantes já construídos.

C

de Goiânia

Por: Rafael Freitas

(9)

O

GOYAZ

QUINTA-FEIRA, 20 DE MAIO 2021 09 CONGRESSO NACIONAL

PAÍS

Agência Nacio-nal de Vigilância Sanitária infor-mou ontem, quarta-feira, ter recebido um pe-dido de autoriza-ção temporária para uso emergencial de uma vacina em dose única contra Covid-19 desenvolvida pelo la-boratório chinês CanSino Bio-logics.

Em comunicado, o órgão regulador brasileiro disse ter recebido a demanda na terça às 23h26 da empresa Belcher Farmacêutica, representante do laboratório CanSino Biolo-gics no Brasil, e que a análise da documentação já foi ini-ciada para avaliar a liberação do imunizante.

A Anvisa disse que deve se manifestar em até sete dias úteis, se todos os requisitos le-gais para o pedido tiverem sido cumpridos pela empresa solicitante. Por ora, a agência faz um pente-fino sobre se todas as informações para avaliação do órgão foram apresentadas.

O embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, usou sua conta no Twitter para co-mentar o pedido. "A vacina Cansino, eficaz com só uma dose, está sendo aplicada na China. O laboratório chinês Cansino já entrou em contato com Min. da Saúde e apresen-tou o pedido à Anvisa para au-torização de uso emergencial

no Brasil. A China está com-prometida em continuar e am-pliar a parceria de vacinas com o Brasil", informou.

Se for autorizada, essa será a segunda vacina criada na China contra o Covid-19 em uso no país. Antes dela, foi au-torizado o uso da CoronaVac, do laboratório Sinovac, que tem como parceiro no Brasil o Instituto Butantan, ligado ao governo de São Paulo.

O Brasil também está usando as vacinas da AstraZe-neca e da Pfizer no enfrenta-mento à pandemia.

ENCONTROS

A Anvisa informou ainda que, antes de o pedido ter sido apresentado, já tinha se reu-nido por duas vezes em março com representantes do labora-tório chinês.

"O imunizante da CanSino, que é produzido a partir de um adenovírus humano não repli-cante, foi desenvolvido em parceria com a Academia de Ciências Médicas Militares da China. A vacina é oferecida em apenas uma dose", disse.

"Os ensaios clínicos da Convidecia (nome do imuni-zante) foram desenvolvidos no Paquistão, na Rússia, no Chile, na Argentina e no México. Os dados desses estudos serão analisados pela Anvisa", acres-centou.

A Reuters pediu um co-mentário do Ministério da

Saúde a respeito do eventual interesse em adquirir esta va-cina, mas não obteve resposta de imediato. (REUTERS).

A

Por Fernando Krebs

NOVO CONCURSO PÚBLICO PARA DEFENSOR PÚBLICO

Com 47 cargos vagos e sem representantes na maioria das comarcas do Estado. À Emenda Constitucional nº 80/2014 esti-pulou prazo até 2022 para que as defensorias públicas esta-duais se façam presentes em todas as comarcas do país, de modo a universalizar a garantia do acesso à Justiça. Para realizar o concurso foi contratada a Fundação Carlos Chagas.

ANPP FIRMADO PELO MP POSSIBILITOU A ENTREGA DE COLETES PARA BATALHÃO AMBIENTAL DA PM

Resultado de celebração de acordo de não persecução penal (ANPP) entre o Ministério Público de Goiás e investigado por crime de porte ilegal de mu-nição de uso permitido, foi rea-lizada nesta terça-feira a

entrega, em Aruanã, de 21 cole-tes náuticos, homologados pela Marinha, ao Batalhão Ambien-tal da Polícia Militar que atua nos municípios da comarca. A entrega dos coletes à 1ª Com-panhia Independente da Polícia Militar Ambiental de Aruanã foi uma das condições estabeleci-das no acordo pelo promotor de Justiça Leonardo de Oliveira Marchezini.

MP RECOMENDA QUE A CÂMARA MUNICIPAL DE CERES REJEITE PROJETO DE LEI QUE QUALIFICA ORGANIZAÇÃO SOCIAL

O Ministério Público de Goiás, através do diligente pro-motor de justiça de Ceres, Mar-cos Alberto Rios, recomendou ao presidente da Câmara Muni-cipal de Ceres, Weder Rubens da Silva, que rejeite o Projeto de Lei 11/2021, que dispõe sobre qualificação de entidades sem

fins lucrativos como Organi-zações Sociais de Saúde (OSs) no âmbito municipal. No documento, o promotor de Justiça Marcos Alberto Rios requereu à Presidência do Legislativo municipal que não seja admitido o retorno à discussão da matéria sem que haja, antes, a realização das de-vidas audiências públicas en-volvendo todos os setores interessados, como a comuni-dade escolar, os ambientalistas e proprietários rurais, os médi-cos e demais profissionais da saúde, bem como os usuários dos serviços de saúde de Ceres, que inclui dezenas de municí-pios, além de representante do Ministério Público.

O promotor alertou os ve-readores sobre as evidentes de-monstrações de risco ao interesse público contidos no projeto de lei, constituindo-se aparentemente na “abertura de um caminho ou meio espúrio

de proporcionar enriqueci-mento ilícito a particulares de-nominados pela lei como ‘entidades sem fins lucrativos’”.

CRÍTICAS AO PROJETO DO NOVO CPP

Proibição da condenação ba-seada em indícios/fragilização do combate ao crime organi-zado (arts. 197, §§ 2º e 3º) O relatório do novo projeto do CPP, ao sugerir a proibição da condenação com base em indí-cios, torna débeis os instrumen-tos de combate ao crime organizado. Afinal, este é um importante recurso para identi-ficar crimes muitas vezes sem

rosto, sem testemunhas e sem vestígios, sustentados e escon-didos por quantias bilionárias. Não há hierarquia entre as di-versas espécies de prova. Não é sua natureza (prova direta ou indireta) que vai influir na con-vicção do magistrado. É a quali-dade da prova, que poderá ou não convencer o juiz sobre a re-construção histórica dos fatos, que é o seu objeto.

Na ação penal do Mensalão (Ação Penal Originária 470, do STF) os indícios foram as provas utilizadas pela condenação, e ali o STF justificou pormenori-zadamente porque eles podem dar lastro à procedência da ação penal.

¨ O Direito se transforma constantemente.

Se não seguires seus passos, serás a cada dia

um pouco menos advogado. ¨

Juan Eduardo Couture Etcheverry

@promotorkrebs

Direito e Avesso

A Anvisa informou ainda que, antes de o pedido ter sido apresentado, já tinha se reunido por duas vezes em março

com representantes do laboratório chinês

Laboratório chinês pede à

Anvisa uso emergencial de

vacina contra Covid-19 de dose

única

Leonardo Couto Vilelaé

advogado criminalista com atuação na Comarca de Caiapônia - GO e região interiorana do Estado de Goiás. Especialista em Ciências Penais, Processo Penal, Processual Civil e Direito Eleitoral. Mes-trando em Desenvolvi-mento e PlanejaDesenvolvi-mento Territorial pela PUC-GO. Atuou como professor de Processo Penal na UNIRV -Universidade de Rio Verde. Atua como palestrante e consultor jurídico.

Pedro Rafael de Moura Mei-rellesé advogado. Exerce a

advocacia desde 2004. Pós-graduado em Direito Consti-tucional e Administrativo. Ex-professor universitário. Auditor no Tribunal de Jus-tiça Desportiva de Goiás. Atuou como juiz do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/GO por 9 anos. Foi Ár-bitro na 6ª Corte de Concilia-ção e Arbitragem de Goiânia. Atua em processo ético dis-ciplinar na OAB, contratos e defesa trabalhista.

(10)

O

GOYAZ

QUINTA-FEIRA, 20 DE MAIO 2021 NOVA YORK - EUA

MUNDO

s águas do rio Ganges, o mais sagrado da Índia, estão sendo tomadas por corpos, no momento em que o país asiático colapsa diante da pandemia de covid-19.

Centenas de corpos têm sido encontrados flutuando no rio ou enterrados nas areias de suas margens. Mo-radores próximos das áreas onde esses corpos desa-guam, no Estado de Uttar Pradesh (norte), creem que eles são de pacientes que não resistiram à covid-19. Nas últimas semanas, a Índia alcançou as marcas de mais de 25 milhões de casos e 275 mil mortes, mas espe-cialistas estimam que, diante de uma enorme subnotifica-ção, o número total de mor-tos seja muitas vezes maior do que o oficial.

Os corpos encontrados à beira do rio, junto a piras fu-nerárias e rituais de crema-ção, contam a história de mortes que ficam à margem das contagens realizadas por autoridades.

A BBC conversou com re-pórteres, autoridades e

teste-munhas em um dos distritos mais afetados de Uttar Pra-desh e descobriu que os cor-pos flutuantes contam a história de uma pandemia que avança na velocidade da luz.

BEIRA DO RIO TOMADA POR CORPOS

O horror em Uttar Pra-desh se tornou público em 10 de maio, quando 71 cor-pos emergiram às margens do rio na aldeia de Chausa, perto da fronteira com o Es-tado de Bihar.

Neeraj Kumar Singh, su-perintendente da polícia local, disse à BBC que foram feitas autópsias nos corpos (já em sua maioria em de-composição) e tiradas amos-tras de DNA. Os corpos foram então enterrados em valas perto das margens do Ganges.

Autoridades dizem que partes dos corpos podem ter ido parar no rio depois de terem passado por rituais de cremação nas margens. Mas a suspeita principal é de que os corpos foram atirados ao rio. A polícia chegou a insta-lar uma rede entre as mar-gens, para coletar eventuais

novos corpos.

No dia seguinte, a 10 km de Chausa, dezenas de cor-pos em estágio avançado de decomposição foram encon-trados às margens do rio na aldeia de Gahmar, também em Uttar Pradesh. Eles esta-vam sendo devorados por cães selvagens e corvos. Moradores locais dizem que os corpos permanece-ram no rio por vários dias e que alertaram as autoridades a respeito do cheiro de de-composição, mas foram ig-norados - até que a notícia chegou à imprensa.

Dezenas de corpos incha-dos e decompostos também foram encontrados por mo-radores - em seu rotineiro mergulho matinal no rio sa-grado indiano - no distrito vizinho de Ballia. O jornal The Hindustan reportou que ali foram resgatados pela po-lícia 62 corpos.

Em diversas aldeias, o leito do rio está tomado por valas rasas. Vídeos enviados à BBC mostram dezenas de pequenas colinas do tama-nho de corpos humanos. Muitos parecem ser inciden-tes geográficos no leito do rio, mas cada um deles es-conde um corpo.

UMA 'ENORME' DISCRE-PÂNCIA NA TAXA DE MOR-TOS

Tradicionalmente, hindus cremam seus mortos. Mas muitas comunidades fazem o que é conhecido como "Jal Pravah": prática de flutuar no rio corpos de crianças, meninas não casadas ou pessoas que morrem de doenças infecciosas ou mor-dida de cobra.

Muitas pessoas pobres tampouco conseguem arcar com os custos de uma cre-mação, então envolvem os corpos em musselina branca e lançam-no à água. Às vezes, os corpos são presos a pedras para que permane-çam submersos, mas nem sempre isso acontece. Assim, era possível avistar corpos no Ganges mesmo em tem-pos pré-pandemia.

O que é raro, porém, é que tantos sejam avistados em tão pouco tempo, e em tantas partes do rio. Um jor-nalista da cidade de Kanpour disse à BBC que os corpos são evidência de "uma enorme discrepância entre os números oficiais de mor-tes por covid-19 e os

núme-ros reais".

Um exemplo: ele diz que, em Kanpour, morreram oficial-mente de covid-19 196 pes-soas entre 16 de abril e 5 de maio, mas dados coletados em sete crematórios locais registraram quase 8 mil cre-mações nesse período. "Em abril, crematórios elétricos funcionaram 24 horas por dia. E mesmo isso não foi suficiente, então a administração permitiu que sua área externa fosse usada para cremações com lenha", declarou.

"Mas eles aceitavam ape-nas corpos que viessem de hospitais com atestados de óbito por covid-19, e um grande número de pessoas estavam morrendo em casa, sem serem testadas. Suas fa-mílias levavam os corpos para as periferias das cidades ou distritos vizinhos. Quando não conseguiam en-contrar lenha ou pontos de cremação, simplesmente o enterravam no leito do rio."Um jornalista em Praya-graj disse acreditar que mui-tos desses corpos eram desses pacientes de covid que morriam sem atendi-mento hospitalar,

A

Covid-19 na Índia: rio Ganges

vira 'cemitério' com corpos

flutuantes ou enterrados às

margens

Dezenas de corpos inchados e decompostos também foram encontrados por moradores - em seu rotineiro mergulho

matinal no rio sagrado indiano - no distrito vizinho de Ballia

(11)

E

GOYAZ

11 P LÉ última vez que o Cam-p e o n a t o P a u l i s t a teve um técnico estrangeiro campeão foi em 1975, quando o argen-tino José Poy, ex-goleiro e ídolo do São Paulo, levou a equipe tricolor ao título da-quela edição.

Finalistas do Estadual com Palmeiras e São Paulo, respectivamente, Abel Fer-reira e Hernán Crespo são os postulantes a quebrar essa escrita que já dura mais de quatro décadas. O português e o argentino colocarão suas estratégias à prova na deci-são, em busca de um lugar cativo na história do torneio. As equipes entram em campo para o primeiro jogo da final nesta quinta-feira (20), às 22h, no Allianz Par-que, com transmissão da Globo e do SporTV. A partida de volta acontece no próximo domingo (23), às 16h, no Mo-rumbi.

Com mais tempo de tra-balho que o seu rival, Abel Ferreira assumiu o Palmeiras em novembro do ano pas-sado e herdou um time cam-peão paulista, mas que jogava, antes de sua chegada, um futebol aquém das expec-tativas da diretoria.

Sob o comando do portu-guês, a equipe incorporou competitividade e teve su-cesso na última temporada ao praticar um jogo mais di-reto, que envolvia menos ela-boração ofensiva.

O Palmeiras de hoje tem maior variação de jogadas, gosta mais de ter a bola e não é dependente do contra-ata-que. Contudo, o desarme na altura do meio de campo e as saídas rápidas, com poucos toques até chegar ao gol ad-versário, seguem como prin-cipal característica do coletivo alviverde.

Com a atual temporada em andamento, Abel redese-nhou o time com a inclusão de um terceiro zagueiro, Renan, que atua ao lado de Luan e Gustavo Gómez, cam-peões da América e da Copa do Brasil.

Quando está na fase de-fensiva, a equipe marca na maioria das vezes com uma linha de cinco homens atrás, quatro à frente dela e Rony ou Luiz Adriano mais adianta-dos, à espera do passe ou do lançamento para correrem no espaço. É um 3-5-2 que varia para o 3-4-2-1 em diver-sos momentos.

O fato de contar com três zagueiros e se fechar em linha de cinco é visto muitas vezes como retranca, mas não é o caso do Palmeiras. Quando recupera a posse, sabe o que fazer. Na primeira fase do Campeonato Paulista, quando jogou quase sempre com uma formação alterna-tiva, só não marcou mais gols (18) que São Paulo (28) e Fer-roviária (20), e nos últimos cinco jogos, balançou as redes dez vezes.

No clássico contra o Co-rinthians, pela semifinal do

Estadual, foi o time palmei-rense que tomou a iniciativa em Itaquera, dono da bola até abrir o placar com Victor Luis. O ala pela esquerda, inclu-sive, apareceu em condições para marcar também em outra oportunidade, na qual acertou a trave. A partir do gol, a equipe recuou e fechou os espaços do rival, que não conseguiu furar o bloqueio. Já na etapa final, um gol com a assinatura do Palmei-ras de Abel Ferreira para defi-nir o primeiro finalista da competição: Otero errou passe no meio de campo, a equipe retomou a bola e Zé Rafael lançou Luiz Adriano em profundidade. O camisa 10 tocou para Rony, que ajei-tou de volta para o compa-nheiro finalizar.

Poucos passes, jogo direto e vitória consumada em um clássico controlado pelos al-viverdes, que variaram a es-tratégia para disputar mais uma final.

Curioso pensar que o téc-nico inicialmente buscado pelo Palmeiras para substituir Vanderlei Luxemburgo, o es-panhol Miguel Ángel Ramí-rez, se assemelhe mais a Hernán Crespo do que ao es-colhido Abel Ferreira. Adepto do jogo posicional, o treina-dor argentino chegou em fe-vereiro deste ano ao São Paulo e busca seu primeiro tí-tulo pelo clube. Apesar do tempo curto de trabalho, os jogadores são-paulinos assi-milaram rapidamente as ideias do novo treinador.

Também porque não houve uma ruptura brusca com re-lação ao ciclo anterior, co-mandado por Fernando Diniz, no qual o time já se co-locava como protagonista a partir do domínio da posse de bola.

Porém, os mecanismos para a saída limpa de trás e a progressão em direção ao campo adversário são distin-tos.

Entre os grandes paulistas, Crespo foi o primeiro a estru-turar sua equipe com três za-gueiros nesta temporada. A formação defensiva remete aos tempos áureos do São Paulo há duas décadas e foi implementada pelo novo téc-nico desde o início.

Protegido atrás, o time joga em um 3-4-1-2, com os zagueiros adiantados e late-rais bem abertos, que dão amplitude e possibilitam mais espaços para o time jogar entre as linhas dos ri-vais.

Lateral de origem, o za-gueiro Léo, que atua pelo lado esquerdo, tem papel im-portante no início das joga-das. Além dos passes verticais, o jogador de 25 anos gosta de avançar com a bola dominada para romper li-nhas de marcação e chegar mais diretamente ao ataque. O São Paulo encontrou em Martín Benítez o articulador das ações ofensivas, especial-mente quando o argentino recebe o passe às costas dos volantes adversários. Desta-que nas últimas vitórias da

equipe, o camisa 8 tem liber-dade para flutuar por trás dos atacantes, trocando de lado a depender de onde está a bola. A expectativa é de um duelo tático interessante nos dois jogos da decisão do Pau-lista. Um São Paulo que quer ocupar o campo do adversá-rio, contra um Palmeiras que se sente confortável atrás e pode aproveitar as linhas adiantadas do rival para cau-sar dano.

Foi algo que o time de Hernán Crespo conseguiu evitar no último clássico entre as equipes, pela pri-meira fase do Estadual, no Al-lianz, diante de um Palmeiras com muitos reservas.

Para evitar os lançamen-tos e as saídas rápidas dos palmeirenses, os são-pauli-nos marcaram em pressão alta, na tentativa de recuperar rapidamente a bola e não ficar exposto ao jogo direto dos alviverdes. Um desarme no ataque originou o gol tri-color.

Daniel Alves tomou de Gustavo Scarpa na saída de bola do Palmeiras, invadiu a área e serviu Pablo, artilheiro tricolor no Paulista, com 5 gols.

Nesta quinta-feira, na casa alviverde, os rivais entram em campo para a primeira me-tade do Choque-Rei decisivo. Um confronto histórico, com trabalhos bem assimilados pelos jogadores e a oportuni-dade de se aproximar do tí-tulo, cada um à sua maneira.

A

O jovem atacante Marcos Henrique, de 16 anos, assi-nou seu primeiro contrato profissional com o Flumi-nense. Assim, a joia de Xerém firmou vínculo até 2026, com a multa rescisória de 50 mi-lhões de euros - cerca de R$ 322 milhões de reais na cota-ção atual.A promessa Trico-lor está no clube desde os seus 14 anos, e atualmente defende a categoria do sub-16. Ao lado da mãe, Dona Joana, e dos empresários Marcel Giannechini e Gabriel Rodrigues, o atacante come-morou o novo vínculo nas redes sociais.

- Hoje assino meu primeiro contrato profissional com o Fluminense, clube que abriu as portas quando eu tinha 14

anos. Queria agradecer pri-meiramente a Deus, minha família e a Tinmo. Obrigado a todos envolvidos, agradeço ao Fluminense por acreditar no meu trabalho! Orgulho de vestir esse manto sagrado. A luta continua, saudações tri-colores! - disse o jovem. Vale ressaltar que a legis-lação da Fifa permite que jo-vens abaixo dos 18 anos assinem por, no máximo, três anos. Mesmo assim, o Flumi-nense fez com Marcos o mesmo que já havia reali-zado com o volante Luis Fer-nando, o meia Arthur, o lateral-esquerdo Jefté e o ata-cante Crysthyan Lucas. A CBF permite contratos maio-res.

SPORTES

QUINTA-FEIRA, 20 DE MAIO 2021

Marcos Henrique assina contrato com o Fluminense até 2026

com multa superior a R$ 320 milhões

Palmeiras e São Paulo colocam

riqueza tática à prova na final do

Paulista

(12)

High-Tech

Por Raph Rangel

contato@ralphrangel.com.br

google maPs

Uma pergunta que não quer calar: por que as ima-gens de satélite de Israel e da Faixa de Gaza estão borradas no Google Maps? E mais, por que não estão sendo atualiza-das?De fato, grande parte destes territórios são apre-sentados na plataforma Goo-gle como imagens de satélite de baixa resolução, apesar de existirem empresas que pos-suem e vendem fotografias de alta qualidade da região.De-vido a esta resolução pobre, torna-se quase impossível distinguir alguns detalhes da Cidade de Gaza, incluindo, por exemplo, veículos.“As imagens mais recentes do Google Earth são de 2016 e são horríveis. Aumentei o zoom em algumas regiões aleatórias na zona rural da Síria e havia mais de 20 ima-gens gravadas (desde 2016) em alta resolução”, escreveu o jornalista Aric Toler em um artigo da BBC.Segundo o

Google, a empresa sempre busca manter em dia as

ima-gens de lugares com alta den-sidade populacional, mas isso não acontece no caso de Gaza.

A empresa explicou à mídia inglesa que suas imagens vêm de um grande número e varie-dade de provedores e está sempre procurando atualizar suas imagens de satélite à me-dida que imagens em alta reso-lução forem disponibilizadas.

Paralelamente, pesquisa-dores e organizações que zelam pela defesa dos direitos humanos consideram que é fundamental que o Google atualize a qualidade das ima-gens, principalmente para que a magnitude dos danos às áreas povoadas possa ser totalmente compreendida. “Considerando a impor-tância dos eventos atuais, não vejo razão para que as ima-gens comerciais nesta área continuem a ser deliberada-mente desfocadas”, tuitou Nick Waters, um pesquisador

de código aberto da Belling-cat.Porém, estranhamente, o Google diz que, “não há novi-dades a anunciar neste mo-mento”.

noViDaDes no munDo google

Durante o evento anual de desenvolvedores “Google I/O”, edição 2021, foram reve-ladas as novidades do mundo Google, e a Inteligência Artifi-cial IA foi a grande estrela, entre as novidades estão: o Android 12, o holograma Starline Project, a atualização para o WearOS (sistema ope-racional para relógios), me-lhorias no gerenciador de senhas para Chrome, melho-rias com relação à colabora-ção no pacote para escritórios (Google Docs, Google Slides e Googles Sheets), IA para melhorar as

pesquisas, IA no Maps, IA para detectar problemas de saúde e um novo campus para computação quântica.

PResiDente BiDen DiRige o PRotótiPo elétRico foRD f-150

O presidente Joe Biden visi-tou o Rouge Electric Vehicle Center da Ford, a fábrica na área de Detroit que cons-truirá a caminhonete elétrica F-150 e, sentou-se ao volante de um protótipo camuflado. Provavelmente, ele é a pri-meira pessoa fora da Ford a dirigir e deu uma crítica super positiva, vale lembrar que Biden é um amante de carros e de tecnologia.

munDo linux

A Mozilla, comunidade que desenvolve, divulga e su-porta produtos “software livre”, reportou melhorias no navegador Firefox para o Linux. De acordo com o co-municado, foi aprimorado o quesito estabilidade e segu-rança no Linux e, este traba-lho, está valendo a pena.

Agenda

Por alessandra câmara

alessandra@palavracom.comPalavra Comunicação @palavracomunicacao

turma de sócios. Nesses encontros os associados trocam experiências, apresentam seus negócios e com isso fazem muito networking. Entre os participantes do pri-meiro dia estavam os empresários luiz fernando gonçalvez, Rafael de araújo

nantes, Bia tahan e o músico tom faria

liVe com JunioR costa

Os youtubers Marcão Blognejo e Dudu Purcena vão apresentar no dia 29 de maio, a partir das 17 horas, a live de lançamento do DVD Tributo ao Modão, do cantor Junior costa. Jun-tos, Marcão e Dudu somam 435 mil inscritos em seus canais no YouTube. O projeto, gravado em dezembro de 2019, no rancho do cantor, no Condo-mínio Águas da Serra, em Hidrolandia, Goiás, será lançado com grandes par-ticipações musicais. O show que virou o DVD reuniu nomes como Teodoro e Sampaio, Nerildo e Nerivan, Marcello Teodoro, João Reis, Vitor e Guilherme, Paraná, Maida e Marcelo, Marcio Leão e Aurélio e o locutor Rogério Maga-lhães. A produção musical da gravação foi de Tiago Carvalho.

noVo Desafio

Joyce Dezzen é a

nova consultora fi-nanceira da MetLife e se tornou uma espe-cialista em planeja-mento e proteção patrimonial dentro da AA Invest o primeiro escritório de investi-mentos credenciado ao Safra Invest, no Centro Oeste. A AA In-vest fica no edifício Metropolitan Busi-ness, no Jardim Goiás.

Negócios e Novidades

Velinhas

A empresária e hair specialist Lu-ciana Godoy, do Spa Déia e Renata,

comemorou na última semana o aniversário de 40 anos. Em uma ce-lebração intimista e seguindo as medidas de proteção contra a COVID-19, realizada no Birras e Tapas, no Metropolitan Mall, no Jar-dim Goiás, em Goiânia, a empresá-ria festejou ao lado de familiares, como o filho Giovani e o irmão Diego Godoy.

Referências

Documentos relacionados

N a sequência da aprovação do Or ça mento do Estado para 2013 na Assembleia da República, as Associações Profis- sionais de Militares (APM) - AS - MIR, Associação dos Mi li tares

Os estudantes afirmaram, na maior parte das respostas, que suas expectativas em relação ao curso de Odontologia são: realização profissional, formação para o mercado

ELA, brasileira, solteira, fotógrafa, nascido em Riolândia, SP, no dia quinze de junho de mil novecentos e noventa e três (15/06/1993), residente e domiciliada em Rio Claro,

O SAAE – Servi- ço Autônomo de Água e Esgoto de Pedreira realizará através da empresa Directa De- senvolvimento Institu- cional e de Carreiras Ltda, abriu inscrições para

O boletim traz as notícias: 43 mil testes para covid-19 vencem em dezembro em Goiás; Vacina de Oxford pode imunizar até 130 milhões em 2021; Vacina contra o novo coronavírus

Temos que repetir exemplos como esse por aí, em outros municípios, nos aproximando de no- vas lideranças e de algumas antigas lideranças também que estavam distantes de nós,

estimular ainda mais a reciclagem dessas caixinhas, desenvolvemos um processo que utiliza polímeros recuperados das embalagens longa vida para fabricar alguns de nossos produtos,

“Os portuários não sabem para onde vão, o que vão fazer, como vão reprogramar suas vidas, prin- cipalmente os concursados, que projetaram seus ideais em cima da concretização