• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENFERMAGEM KARLA STEFANI PIRES FLORENCIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENFERMAGEM KARLA STEFANI PIRES FLORENCIO"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENFERMAGEM

KARLA STEFANI PIRES FLORENCIO

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR II – SERVIÇOS DA REDE BÁSICA Vivências na Unidade de Saúde da Família Cruzeiro do Sul

PORTO ALEGRE 2015/2

(2)

KARLA STEFANI PIRES FLORENCIO

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR II – SERVIÇOS DA REDE BÁSICA Vivências na Unidade de Saúde da Família Cruzeiro do Sul

PORTO ALEGRE 2015/2

Relatório de estágio, realizado como requisito parcial para aprovação na Disciplina Estágio Curricular II – Serviços da Rede Básica, da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a partir das vivências na USF Cruzeiro do Sul.

Orientador: Prof.ª Gema Conte Piccinini Enf.ª Supervisora: Quésia Pereira

(3)

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ... 4

2 CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO ... 5

2.1 Área Física ... 6

2.2 Recursos humanos ... 6

3 PROGRAMAS DE SAÚDE DESENVOLVIDOS NA UNIDADE ... 7

3.1 Pré-Natal ... 7

3.2 Prá-Nenê ... 7

3.4 Saúde da Mulher ... 8

3.5 Imunizações ... 9

3.6 Programa Saúde na Escola ... 10

3.7 Bolsa Família ... 10

4 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO CAMPO DE ESTÁGIO ... 11

4.1 Atividades Assistenciais ... 11 4.2 Atividades Administrativas ... 12 4.3 Atividades Educativas ... 13 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS ... 14 REFERÊNCIAS... 15 ANEXOS...16

(4)

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho trata-se de um relatório referente ao Estágio Curricular II – Serviços da Rede Básica do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O referido estágio foi realizado na Unidade de Saúde da Família (USF) Cruzeiro do Sul, durante o segundo semestre de 2015, entre os meses de outubro à novembro.

As atividades foram desenvolvidas de segunda a sexta-feira, intercalando entre os turnos da manhã e da tarde. Sendo realizadas durante o horário de funcionamento da unidade, das 8:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00hrs.

Está atividade prática é proposta na 9º etapa do curso referido, tendo como objetivo principal acrescentar na formação do acadêmico por meio de experiências adquiridas na atuação como profissional enfermeiro na rede básica. Sendo escolhido a Unidade de Saúde da Família Cruzeiro do Sul como campo de estágio.

A Atenção Básica (AB) no Brasil é desenvolvida com alto grau de descentralização, capilaridade, assim estando próxima do cotidiano dos usuários. A AB deve ser o contato preferencial dos usuários, sendo a principal porta de entrada e centro de comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde. Assim, sendo fundamental que a mesma rege pelos princípios da universalidade, da acessibilidade, do vínculo, da continuidade do cuidado, da integralidade da atenção, da responsabilização, da humanização, da equidade e da participação social (BRASIL, 2012).

Assim, este relatório irá descrever as atividades realizadas durante o período proposto do estágio, apresentando as características da unidade e o funcionamento deste serviço da atenção básica.

(5)

2 CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO

A Unidade de Saúde da Família Cruzeiro do Sul está localizada na Rua Dona Otília – Acesso A, nº 195, no bairro Santa Tereza. A unidade pertence ao Distrito Glória/Cruzeiro/Cristal que está localizado na região centro-sul do município de Porto Alegre.

O Distrito Glória/Cruzeiro/Cristal atende uma população estimada de 160.000 habitantes, o Distrito conta com 24 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e 19 equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF). A gerência distrital está localizada no Centro de Saúde Vila dos Comerciários (CSVC) e possui uma área física de aproximadamente 14.000m², contando com vários serviços especializados.

Fonte: Coordenadoria da Saúde/UFRGS, 2015.

Em 20 de março de 2006, a USF Cruzeiro do Sul foi inaugurada no Bairro Santa Tereza, atendendo a população das 8:00 ás 12:00 e das 13:00 às 17:00hrs.

(6)

A unidade realiza ações voltadas para a saúde do idoso, da mulher, da criança, pré-natal, prá-nenê, saúde mental e ações direcionadas para indivíduos com doenças crônicas não transmissíveis. Além destas ações, o serviço realiza consultas de enfermagem, teste do pezinho, vacinas, curativos, nebulizações, teste rápido de HIV, sífilis, hepatite B e C e também realizam visitas domiciliares.

2.1 Área Física

A unidade é composta por:

- Sala de Espera; - Recepção; - Farmácia; - Sala de Administração; - Sala de Acolhimento; - Sala de Nebulização; - Consultório de Enfermagem; - Consultório Médico; - Sala de Reuniões; - Sala de Vacinas; - Sala de Curativos;

- Sala de Esterilização de Materiais; - Depósito de Materiais

- Cozinha

- Banheiro para usuários e para funcionários; - Horto Medicinal.

2.2 Recursos Humanos

A USF Cruzeiro do Sul é composta por uma equipe multidisciplinar, que é constituída por:

- 1 Enfermeira coordenadora; - 1 Médico;

(7)

- 2 Técnicos de Enfermagem;

- 4 Agentes Comunitários de Saúde; - 1 Segurança;

- 1 Profissional da área da higienização;

3 PROGRAMAS DE SAÚDE DESENVOLVIDOS NA UNIDADE

Na USF Cruzeiro do Sul tive a oportunidade de acompanhar e participar de alguns programas realizados pelo serviço, como: Pré-Natal, Prá-nenê, Saúde da Mulher, Imunizações, Programa Saúde na Escola e o Bolsa Família.

3.1 Pré-Natal

O acompanhamento do pré-natal é de suma importância, pois assegura o desenvolvimento da gestação, permitindo o parto de um recém-nascido saudável, sem impacto para a saúde materna, inclusive abordando aspectos psicossociais e as atividades educativas e preventivas (BRASIL, 2012).

Segundo o Ministério da Saúde (2012) a Unidade Básica de Saúde (UBS) deve ser a porta de entrada preferencial da gestante no sistema de saúde. É o ponto de atenção estratégico para melhor acolher suas necessidades, inclusive proporcionando um acompanhamento longitudinal e continuado, principalmente durante a gravidez.

Na USF Cruzeiro do Sul o pré-natal é realizado com êxito, sendo realizadas as consultas com a enfermeira e com o médico da unidade. No serviço são realizados os testes rápidos de HIV, SÍFILIS E HEPATITE C e também são solicitados os seguintes exames de rotina: Hemograma, tipagem sanguínea e fator RH, glicemia de jejum, toxoplasmose IgM e Igg, hepatite B, EQU e urocultura.

3.2 Prá-nenê

O Programa de Vigilância da Saúde das Crianças no primeiro ano de vida, PRÁ-NENÊ, foi estruturado no município de Porto Alegre há aproximadamente

(8)

vinte anos e está implantado em todos os serviços da rede básica. Tendo como objetivos: referenciar todos os recém-nascidos aos serviços de saúde da rede básica, monitorar o crescimento e desenvolvimento das crianças residentes no município, identificar os recém-nascidos de alto risco para dedicar a eles uma atenção especial, conhecer a cobertura de atendimento a crianças no primeiro ano de vida e avaliar o desempenho da rede de serviços no atendimento a crianças no primeiro ano de vida (CGVS, 2015).

A promoção de atitudes que evitam agravos à saúde da criança torna as ações programáticas uma peça chave na atenção básica à saúde. Estes programas permitem identificar crianças que se encontram em situações de risco, disponibilizam consultas para acompanhamento e orientação, onde é avaliado o crescimento e desenvolvimento e, se necessário, o encaminhamento a serviços de atenção secundária ou terciária (PEDROSO; ROSA, 2009).

3.3 Saúde da Mulher

A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher - PNAISM foi elaborada em 2004, a partir de diagnóstico epidemiológico da situação da saúde da mulher no Brasil e do reconhecimento da importância de se contar com diretrizes que orientassem as políticas de Saúde da Mulher. A PNAISM teve como base o Programa de Atenção Integral de Saúde da Mulher - PAISM, elaborado, em 1983 (BRASIL).

De acordo com a Lei 11.664 de 2008 (BRASIL, 2008), que dispõe sobre a efetivação das ações de saúde, assegura-se a prevenção, a detecção, o tratamento e o seguimento dos cânceres do colo uterino e de mama, no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS. Segundo Mendonça (1993), as neoplasias malignas, em especial os tumores de mama e colo uterino, exercem um peso importante na morbidade e mortalidade das mulheres brasileiras.

As mulheres, são a maioria da população brasileira (50,77%) e as principais usuárias do Sistema Único de Saúde (BRASIL, 2004). Nesse sentido, observa-se a

(9)

importância da criação e manutenção de programas de saúde voltados para esse público.

A USF Cruzeiro do Sul oferece atendimento direcionado a Saúde da Mulher, oferecendo como principais ações a coleta de exame citopatológico (CP) - para detecção do câncer de colo uterino - orientações sobre o auto-exame de mamas e solicitação de mamografias, além de orientações sobre planejamento familiar.

O planejamento familiar permite e auxilia as mulheres a planejar a chegada dos filhos, e também a prevenir a gravidez indesejada. Dessa forma, o serviço oferece as usuárias orientações sobre o uso de métodos anticoncepcionais injetáveis e orais, DIU, preservativo masculino e feminino e sobre a utilização da pílula do dia seguinte. A unidade de saúde da família Cruzeiro do Sul, disponibiliza gratuitamente preservativos masculino e feminino, anticoncepcional injetável, pílula oral combinada, minipílula, pílula do dia seguinte e também o serviço encaminha os usuários a outros serviços para colocação do DIU, laqueadura tubária e vasectomia.

3.4 Imunizações

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) é um sucesso do Brasil reconhecido no mundo. São mais de 300 milhões de doses anuais distribuídas em vacinas, soros e imunoglobulinas, fatos que contribuíram, por exemplo, com a erradicação da varíola e da poliomielite, além da redução dos casos e mortes derivadas do sarampo, da rubéola, do tétano, da difteria e da coqueluche (BRASI,2015).

O PNI define os calendários de vacinação considerando a situação epidemiológica, o risco, a vulnerabilidade e as especificidades sociais, com orientações específicas para crianças, adolescentes, adultos, gestantes, idosos e povos indígenas. E para que o programa continue representando um sucesso na saúde pública, cada vez mais esforços devem ser despendidos. Todas as doenças prevenidas pelas vacinas que constam no calendário de vacinação, se não forem alvo de ações prioritárias, podem voltar a se tornar recorrentes (BRASIL, 2015).

(10)

Na USF Cruzeiro do Sul, são realizados cotidianamente a verificação da temperatura da geladeira, da conservação dos injetáveis, a organização da caixa térmica com as doses que serão administradas e a organização dos materiais para registro das doses aplicadas. Também é realizado a atualização das carteiras de vacinas, pois no fim de cada mês é realizado o levantamento e controle das aplicações realizadas na população.

São aplicadas rotineiramente vacinas do calendário da criança, adolescente, adulto e idoso. Além disso, orientações a respeito de reações e efeitos colaterais e aprazamentos das próximas aplicações são fornecidos durante a administração dos injetáveis.

3.5 Programa Saúde na Escola

O Programa Saúde na Escola (PSE) visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira. O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino (BRASIL, 2009).

A USF Cruzeiro do Sul realiza todos os anos o PSE em uma escola referente à sua região de abrangência. A Escola Estadual de Ensino Fundamental Almirante Álvaro da Motta e Silva faz parte da região de abrangência da USF Cruzeiro do Sul, pois está localizada na Rua Dona Helena, nº 100 no Bairro Santa Tereza. Na escola foram realizadas as seguintes ações: medidas antropométricas, acuidade visual e também foi realizado orientações sobre saúde bucal.

3.6 Bolsa Família

O Bolsa Família é um programa que contribui para o combate à pobreza e à desigualdade no Brasil. Ele foi criado em outubro de 2003 e possui três eixos

(11)

principais: Complemento da renda, acesso aos direitos e articulação com outras ações (BRASIL, 2015).

A gestão do Bolsa Família é descentralizada, ou seja, tanto a União, quanto os estados, o Distrito Federal e os municípios têm atribuições em sua execução. Em nível federal, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) é o responsável pelo Programa, e a Caixa Econômica Federal é o agente que executa os pagamentos. O Programa Bolsa Família está previsto em lei — Lei Federal nº 10.836, de 9 de janeiro de 2004 — e é regulamentado pelo Decreto nº 5.209, de 17 de setembro de 2004, e outras normas (Brasil, 2015).

Na USF Cruzeiro do Sul a pesagem e medição ocorrem diariamente e abrange todas as mulheres em idade fértil, ou seja, dos 14 aos 45 anos, gestantes (acompanhamento do Pré-Natal) e nutrizes. Os meninos até 6 anos 11 meses e 29 dias juntamente com acompanhamento vacinal também são pesados e medidos. Após monitora-se apenas com atestado de freqüência escolar e matrícula.

Estas verificações são registradas no boletim diário de acompanhamento do Programa Bolsa Família. Os dados são enviados semestralmente pela USF para o órgão responsável pelos cadastros do beneficio.

4 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO CAMPO DE ESTÁGIO

Durante o decorrer do estágio foram desenvolvidas diferentes atividades, sendo supervisionada pela enfermeira da unidade que proporcionou todo o suporte para o aprimoramento do conhecimento, técnicas e procedimentos. As técnicas de enfermagem foram fundamentais para o meu crescimento, pois sempre me auxiliaram quando precisava, além de transmitirem sempre novos conhecimentos.

4.1 Atividades Assistenciais

- Acolhimentos;

- Verificação de Sinais Vitais;

(12)

- Consultas de Pré-Natal;

- Realização de Exame Físico;

- Consultas de Saúde da Mulher;

- Coleta de Citopatológico (CP)

- Visitas Domiciliares – com Médico e Agente Comunitário de Saúde ou com Enfermeira; - Dispensação de medicações; - Administração de medicamentos; - Nebulizações; - Prescrição de medicamentos; - Solicitação de exames;

- Pesagem do Bolsa Família.

4. 2 Atividades Administrativas

- Cadastramento de crianças no Pra-Nenê; - Cadastramento de gestantes do Pré-Natal;

- Cadastramento das consultas de enfermagem no E-SUS; - Cadastramento de pacientes com diagnóstico de Tuberculose;

- Elaboração de tabelas para controle mensal de administração de anticoncepcinal injetável;

- Realização de pedidos mensal de medicamentos;

- Cadastro dos resultados dos Testes rápido de HIV, SÍFILIS e HEPATITE C realizados na unidade;

(13)

4.3 Atividades Educacionais

- Participação de orientações sobre os cuidados com os animais realizados pela Secretária Especial dos Direitos dos Animais (SEDA), para crianças que frequentam Serviço de Apoio Socioeducativo (Sase);

- Participação de orientações de Primeiros Socorros, realizado pelo SAMUZINHO que é desenvolvido para divulgação e conscientização das crianças em idade escolar pertencente ao ensino fundamental - sendo realizado no Sase.

- Participação em semi-palestra para crianças sobre saúde bucal, realizados no PSE.

- Orientações gerais sobre Saúde da Mulher, Idoso, Criança, Gestante e para indivíduos com doenças crônicas não transmissíveis (Hipertensão e Diabetes).

(14)

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Nesse período de vivência na USF Cruzeiro do Sul, pude estar inserida na equipe e na comunidade de abrangência da unidade. Podendo constatar o vínculo dos usuários com a equipe do serviço, de modo que facilita a continuidade dos serviços prestados de forma eficaz para prevenção e tratamento dos usuários.

A equipe do serviço, sempre estava disposta a resolver os problemas dos usuários, que lhe cabiam. Assim, tendo um vínculo forte com a população e de uma maneira ou de outra, tentando minimizar os agravos que muitas vezes enfrentavam pela falta de recurso disponível para oferecer a população. Dessa forma, percebi o quanto é importante ter um vínculo forte com o usuário, de modo a ouvir e escutar o seu problema, tentando resolver da melhor maneira possível ou direcionando para caminho mais propício.

Essa experiência foi enriquecedora para meu crescimento profissional e pessoal, pois durante a graduação ainda não tinha um contato direto por um período longo. Sendo fundamental para adquirir novos conhecimentos, habilidades e aprendizado na atenção primária.

Os profissionais da USF Cruzeiro do Sul foram fundamentais nessa minha vivência no campo de prática, pois sempre tiveram disposto a me auxiliar no que fosse possível. Além de transmitirem o seu conhecimento e experiências no cenário da atenção básica, de modo a contribuírem no meu crescimento como profissional da área da saúde.

Além disso, gostaria de mencionar que desde o primeiro dia de estágio fui muito bem recebido por toda a equipe, assim fazendo com que me senti-se parte da mesma. Mas não fui só bem recebida pelos profissionais e sim pela comunidade, que nunca me desrespeitaram e sempre tentaram manter um vínculo próximo e amigável em relação a minha pessoa.

Perante a isso, fico muito contente e agradecida por ter feito parte desta equipe e poder vivenciar esta experiência, que será de grande importância para meu crescimento profissional e pessoal. Pois, pude notar que não basta só tratarmos o biológico, mas sim o lado psicológico e emocional sendo de muita valia o bom relacionamento e o vínculo com os usuários, assim fluindo melhor no manejo da promoção, prevenção e recuperação da saúde.

(15)

REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Autoavaliação para a Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica: AMAQ. Brasília: Ministério da Saúde, 2012.

______. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Atenção ao pré-natal de baixo risco. Cadernos de Atenção Básica, n. 32. Brasília: Ministério da Saúde, 2012.

______. Ministério da Saúde - Prefeitura de Porto Alegre, CGVS – Programa

Prá-Nenê. Disponível

em:http://www2.portoalegre.rs.gov.br/cgvs/default.php?p_secao=247. Acesso em Nov. 2015.

______. Lei n. 11.664, de 29 de abril de 2008. Dispõe sobre a efetivação de ações de saúde que assegurem a prevenção, a detecção, o tratamento e o seguimento dos cânceres do colo uterino e de mama, no âmbito do Sistema Único

de Saúde - SUS. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato20072010/2008/lei/l11664.htm Acesso em: Nov. 2015.

_______. Ministério da Saúde. Saúde na escola. Cadernos de Atenção Básica, n. 24. Brasília: Ministério da Saúde, 2009.

______. Ministério da Saúde. Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Programa Bolsa Família. Disponível em: http://mds.gov.br/assuntos/bolsa-familia/o-que-e. Acesso em: Nov. 2015.

______. Ministério da Saúde. Programa Nacional de Imunizações. Disponível em: http://portalarquivos.saude.gov.br/campanhas/pni/o-que-e.html. Acesso em: Nov. 2015.

_____. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Política nacional de atenção integral à saúde da mulher: princípios e diretrizes. Brasília: Ministério da Saúde, 2004.

MENDONÇA, G.A e S. Câncer na população feminina brasileira. Revista de Saúde Pública, n.27, p. 68-75, 1993.

(16)

ANEXOS

(17)

Programa Saúde na Escola – EEEF Almirante Álvaro da Motta e Silva

Referências

Documentos relacionados

Por meio destes jogos, o professor ainda pode diagnosticar melhor suas fragilidades (ou potencialidades). E, ainda, o próprio aluno pode aumentar a sua percepção quanto

A Pró-Reitora de Graduação da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, no uso de suas atribuições, torna público que estarão abertas, no período de 04 a 16 de

Devido ao fato da nicotina afetar tanto tarefas que envolvem o armazenamento temporário de informações, como o condicionamento de traço, bem como tarefas que envolvem

4 - Quando seja devido o pagamento de uma quantia, o tribunal determina que o pagamento seja realizado no prazo de 30 dias, seguindo-se, em caso de incumprimento, os termos do

• São barreiras: edificações, quarteirões, vegetação densa, corpos hídricos (rios, canais, lagos, oceano etc.). • Não são barreiras: canteiros centrais, rotatórias,

A partir desse viés, desenvolveu-se neste trabalho a síntese do GO e TiO 2 , para produção de filmes finos aplicáveis em células solares sensibilizadas por corante a base

De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) (2017) existem 10 passos para que o AM seja bem-sucedido: treinamento para os profissionais de saúde; orientação

Este trabalho tem o propósito de apresentar a metodologia de geração de cenários via a distribuição lognormal 3 parâmetros, e propor uma nova transformação linear (matriz