• Nenhum resultado encontrado

a) A degradação dos solos e recursos hidricos b) A degradação da vegetação e da biodiversidade c) Redução da qualidade de vida da população afetada

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "a) A degradação dos solos e recursos hidricos b) A degradação da vegetação e da biodiversidade c) Redução da qualidade de vida da população afetada"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

1. INTRODUÇÃO:

Segundo a CCD, a desertificação foi definida como sendo o processo de degradação ambiental que ocorre nas regiões com clima árido, semi-árido e subúmido seco do globo, resultante de fatores climáticos como variações climáticas e ações humanas, acarretando impactos negativos na qualidade de vida da população.

As principais causas da degradação das zonas áridas são o sobre-uso ou uso inapropriado dos recursos da terra, agravados pelas secas. Dentre as causas mais nocivas ao ambiente podemos citar:

a) A degradação dos solos e recursos hidricos b) A degradação da vegetação e da biodiversidade c) Redução da qualidade de vida da população afetada

A desertificação considerada como um dos principais problemas ambientais do planeta é um fenômeno antigo, pois segundo estudos, algumas regiões atualmente áridas abrigaram uma rica vegetação no passado. Mais à medida que o tempo passou, as alterações climáticas, juntamente com a degradação ambiental provocada por atividades humanas causaram o aumento das áreas áridas, e conseqüentemente o aumento dos desertos, pois segundo Platão ao escrever sobre a Ática no século IV a.C, o mesmo citou que ”a nossa terra, comparada ao que era dantes é como o esqueleto de um corpo consumido pela doença”. Na época essas palavras faziam referência ao processo de desertificação que se alastrava por toda a África.

As regiões semi-áridas representam cerca 1/3 da superfície terrestre, abrigando assim uma população de mais de 1 bilhão de pessoas, sendo responsáveis aproximadamente por 22% da produção mundial de alimentos. São áreas tão importantes pela extensão territorial, quanto pelo contingente

(2)

populacional e potencial econômico envolvidos, como também pelos sérios desequilíbrios que podem estar sujeitas devido às formas inadequadas de manejo.

No Brasil esse fenômeno abrange as regiões localizadas no polígono das secas que compreende boa parte dos estados do Nordeste e Norte de Minas Gerais, bem como o estado do

Espírito Santo. Esse processo avança de forma rápida, como uma verdadeira praga, pelo Nordeste, com efeitos mais devastadores do que a própria seca. Retira do solo sua capacidade de produzir e de gerar riquezas. Um fenômeno influenciado pelo clima seco das regiões semi-áridas, mas provocado sobretudo, pela ação desastrosa do homem no contato com a terra, afetando diretamente ou indiretamente mais de 18 milhões de pessoas equivalente a 42% da

população nordestina, não existindo no país outro problema ambiental que atinja tamanha área e a tantas pessoas. Isto tem provocado grandes impactos ambientais, sociais e econômicos, aumentando assim o drama da população camponesa que sobrevive exclusivamente da terra, pois a região Semi-Árida possui uma área total de 1.083.790 Km², sendo aproximadamente 980.710 Km² de áreas susceptíveis a processos de desertificação.

(3)

No Brasil, quatro localidades são consideradas Núcleos de Desertificação: Gilboés (Piauí), Irauçuba (Ceará), Seridó (abrangendo o estado do Rio Grande do Norte e Paraíba) e Cabrobó (Pernambuco). A pesar o semi-árido brasileiro ser o mais chuvoso do mundo – com índices pluviométricos anuais de 800 mm, em média – essa vantagem não é bem aproveitada para evitar erosão do solo, irrigação inadequada, falta d’água etc. Pela má gestão de

recursos, hidricos ou não, o crescimento das áreas desérticas é de 3% ao ano. ADESERTIFICAÇÃO NO RIO GRANDE DO NORTE

As áreas susceptíveis à Desertificação no Rio grande do Norte atingem 95% do total dos municípios, em variados graus de intensidade. A região do Seridó, considerada como muito grave, apresenta 24,3% do território em processo de desertificação.

NÚCLEO DO SERIDÓ (RN)

O Seridó Potiguar, cuja população e de 244 mil habitantes, o processo de desertificação vem atingindo proporções alarmantes, pois a área afetada é de 2.341 Km², em virtude das atividades humanas que exploram os recursos naturais de forma desordenada. As atividades que mais degradam os recursos naturais da região são a extração de lenha e argila que são usadas pelas cerâmicas na fabricação de telhas, a fabricação da cal nas caieiras, o carvão nas carvoarias, o sobrepastoreio (super população de animais em áreas muito restritas), além da mineração que está presente em alguns municípios. Essas as atividades juntas provocam um imenso desequilíbrio ambiental na região que vem afetando tanto a biodiversidade local quanto à população residente.

(4)

JUSTIFICATIVA

Com o objetivo de tentar reverter o atual quadro de degradação em que o Seridó hoje se encontra, buscou-se a realização de um trabalho que venha a contribuir como instrumento de veiculação e disseminação de informações, a respeito do exercício da cidadania bem como os aspectos físicos e sociais que possibilitem à proteção e conservação dos recursos naturais, garantindo, assim, um meio ambiente sadio e equilibrado, pois temos como finalidade iniciar um processo educativo-ambiental na busca da melhoria da qualidade de vida, da população seridoense através do desenvolvimento sustentável da região.

OBJETIVOS DA CONSULTORIA

Criar e alimentar bases de dados, acompanhar a utilização dos indicadores na área piloto e capacitar pessoal local e nacional na utilização de indicadores sobre desertificação.

OBJETIVO GERAL

O projeto tem como principal objetivo gerar uma base de dados junto a todos os países envolvidos, para só assim enfrentar a luta contra a Desertificação em conjunto.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Fortalecer e capacitar instituições dos países participantes para combater os problemas socioeconômicos e ambientais provocados pela degradação; Elaborar e aplicar indicadores uniformes de desertificação, e contribuir na redução das causas da desertificação.

(5)

2. LOCAIS ONDE AS ATIVIDADES FORAM DESENVOLVIDAS

As atividades propostas pelo termo de referência do projeto foram desenvolvidas na região do Seridó Potiguar mais especificamente nas comunidades rurais dos municípios envolvidos como (Caicó, Serra Negra do Norte, Ipueira, São João do Sabugi, Ouro Branco, Timbaúba dos Batistas, São Fernando, Parelhas, Acari, Cruzeta, São José, Jucurutu e Jardim de Piranhas).

Seridó Ocidental Seridó Oriental DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES:

Para reverter os processos de degradação que implicam na redução da qualidade de vida da população Seridoense buscou-se desenvolver uma série de ações de caráter sócio-ambiental com intuito de conscientizar a população sobre a importância da preservação e recuperação dos recursos naturais. Dentre as atividades desenvolvidas podemos citar:

• A articulação e mobilização das instituições estaduais e regionais do Seridó na realização da 1ª oficina Estadual, para construção do Plano de Ação Nacional de Combate a Desertificação – PAN/LCD, ocorrida nos dias 29 e 30 de Março de 2004, na cidade de Caicó – RN, no auditório do Centro

(6)

Pastoral Dom Wagner, reunindo 86 pessoas que representavam diversas instituições como: Prefeituras, SENAI, SEBRAE, COOPSERIDÓ, UFRN, EMPARNE, EMATER, SAPE, IDEMA, SERHID, IGARN, ADESE, DIOCESE, SEAPAC, DNOCS, IBAMA, Pastoral da Criança, ADECOSA, Pólo Sindical do Seridó, Sec. Des. Econômico, Visão Projetos e Pesquisas, Grupo Escoteiro e Representantes de Associações Rurais.

Fotos da 1ª Oficina Estadual realizada em Caicó – RN, para construção do PAN/LCD.

• Mobilização e articulação das instituições estaduais e regionais de Mossoró para a realização da 2ª oficina de contribuição na construção do Plano de Ação Nacional de Combate a Desertificação – PAN/LCD, realizada nos dias 02 e 03 junho de 2004, na cidade de Mossoró no auditório do Hotel Sabino Palace, que reuniu mais de 120 participantes, os quais eram representantes das instituições ligadas a ASA/Potiguar, MMA, UFRN, ESAM, UNP, UERN, IDEMA, DNOCS, IBAMA, EMATER, Representantes de Associações Rurais e outros, os quais apresentaram uma reflexão conjunta do Estado e da Sociedade Civil, sobre a problemática da desertificação.

(7)

Fotos: Oficina de contribuição na construção do Plano Nacional de Combate a Desertificação – Mossoró - RN.

• Mobilização, articulação e acompanhamento de todas as reuniões de sensibilização do Grupo de trabalho pró-comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piranhas/Açu – RN, junto às entidades governamentais e a Sociedade Civil. F o t o s :

Fotos: Reuniões das entidades governamentais e Sociedade Civil, para implantação do comitê de Bacias do Piranhas/Açu.

• Participação na capacitação dos projetos do Crédito Fundiário na Região do Seridó promovida pela SEARA, no município de Caicó – RN.

(8)

• Parceria junto a Pastoral da Criança, Sindicato dos Trabalhadores Rurais da Região, SEBRAE local, Diocese de Caicó e Associações Rurais, para as passeatas em comemoração ao dia mundial da água.

F o t o s :

Evento realizado no Centro Pastoral Dom Wagner, em comemoração ao dia Mundial da água.

• Contribuição junto ao SEAPAC (Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários, da Diocese de Caicó/RN) na organização para a realização do IV encontro das associações rurais do Seridó.

Fotos: Encontros das Associações Rurais do Seridó

• Visita a todos os municípios do Seridó, a partir do dia dez de maio, para colher as assinaturas do Temo de Adesão para a constituição do comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piranhas/Açu.

(9)

Fotos: mobilização dos municípios do Seridó para constituição do Comitê de Bacias

• Contribuição junto às associações rurais no que diz respeito às modificações de seus estatutos sociais para a adequação do Novo Código Civil.

(10)

• Acompanhamento das reuniões de implantação do Núcleo de Desenvolvimento Sustentável, denominado de NUDES que é uma parceria firmada entre o Governo do Estado, Ministério Público do RN e ONGs, que se celebram através do Termo de Cooperação Técnica e Científica, que visa implantar uma estratégia para o combate e controle do processo de desertificação no Estado do Rio Grande do Norte, a partir de uma área piloto, localizada no município de Parelhas definida pelas comunidades rurais de Santo Antônio da Cobra, Juazeiro e Cachoeira, ambas localizadas na bacia hidrográfica do Rio Cobra, onde existe uma intensa atividade ceramista.

Com a implantação desse projeto primeiramente serão desenvolvidas ações conjuntas pelos signatários deste termo, de modo a poder integrar os diversos recursos materiais e humanos existentes, bem como toda a experiência e conhecimento adquirido sobre o tema. Além disso, com o desenvolvimento do NUDES, será possível estender os resultados práticos nele obtidos para outras áreas. O núcleo de Desenvolvimento Sustentável da região Seridó foi criado com o objetivo de realizar ações para redução dos problemas ambientais, sociais e econômicos numa área geográfica pré-definida, que funcionará como uma área piloto.

Fotos: Características ambientais das comunidades a serem trabalhadas pelo NUDES

(11)

• Participação de reuniões em na cidade de Natal e no município de Parelhas, para estipular calendário de atividades durante os seis primeiros meses, para levantamentos e execuções de ações in-loco do NUDES, que será desenvolvido nas comunidades rurais de Cachoeira, Santo Antônio da Cobra e Juazeiro, todas localizadas no município de Parelhas.

Fotos: Imagem da comunidade Cachoeira e atividade de capacitação ao envolvidos

• Busca de dados junto a CEPAL e a Fundação Grupo Esquel Brasil, de resultados de trabalhos já realizados pelas mesmas aqui na região do Seridó, para só assim nortear e dar direcionamentos aos trabalhos que vão ser realizados pelo referido NUDES.

• Atuou como mobilizador para implantação do P1MC, Programa um milhão de cisternas junto ao SEAPAC da Diocese de Caicó – RN.

(12)

Foto: Cisterna de Placa implantada pelo P1MC

• Participou da, vídeoconferência Natal x Brasília, como ponto focal da ASA -Articulação do Semi-Árido.

• Participou da Conferência Sul-americana de combate à desertificação realizada em Fortaleza – CE, onde foi apresentado o Plano Nacional de Combate a Desertificação que se configura como instrumento para implantação de ações articuladas no controle e no combate à desertificação, bem como para a ampliação dos acordos sociais envolvendo os mais diversos segmentos da sociedade.

(13)

• Participou da 5ª reunião do Núcleo de Desenvolvimento Sustentável – NUDES realizada na Secretaria Estadual dos Recursos Hidricos no dia 23 de agosto, para leitura e aprovação da Ata da reunião anterior; delimitação da área de abrangência do projeto através de fotografias aéreas, bem como apresentação da minuta do regimento interno do NUDES.

• Participou da reunião que o Banco Mundial fez em visita ao Seridó, a qual foi realizada no dia 25 de agosto na sede da Agência de desenvolvimento do Seridó, e saindo de lá visitou uma estação de reuso de águas no município de Parelhas que foi implantada através de uma parceria entre a prefeitura municipal de Parelhas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a Companhia de Águas e Esgotos do Estado do Rio Grande do Norte, logo após visitou-se as comunidades, Boa vista dos negros com objetivo de conhecer um projeto de criação de alevinos que está sendo implantado a partir do rejeito de dessalinizador, e na comunidade Cachoeira visitou-se o projeto NUDES que estava iniciando a fase de educação ambiental junto à comunidade.

(14)

7. DIFICULDADES ENCONTRADAS:

Ao longo do desenvolvimento do Projeto surgiram vários obstáculos dificultando o desenvolvimento das atividades a serem realizadas. Entre elas podemos citar:

• Falta de condução para o deslocamento as comunidades rurais e outros municípios para desenvolver as atividades de mobilização e articulação previstas no termo de referência.

• Pouca interação com a Coordenação em relação às atividades a serem desenvolvidas no “Termo de Referencia”.

• Entraves financeiros para execução das atividades propostas pelo Termo de Referencia em âmbito local.

• Deficiência na aquisição de material no que diz respeito à aplicação de metodologias para a execução de capacitação, visita, coleta e processamento de dados.

• Carência de suporte técnico para desenvolver as ações propostas.

Caicó – RN, 15 de setembro de 2004.

____________________________________ Emídio Gonçalves de Medeiros

(15)

8. FONTES BIBLIOGRÁFICAS

GUIMARÃES DUQUE, A. Solo e Água no Polígono das Secas – coleção Mossoroense. RN 1979.

Plano de Desenvolvimento Sustentável do Seridó – Diagnostico. Volume 1: Diagnostico. Caicó/RN. 30 de setembro de 2000.

Programa Nacional de Combate a Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca – PAN/BRASIL. Edição comemorativa dos 10 anos da Convenção das Nações Unidas de Combate a Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca – CCD.

SAMPAIO, E.; et all. Desertificação no Brasil: Conceitos, núcleo e tecnologia de recuperação e convivência. Recife: Ed. Universitária da UFPE. 2003.

VASCONCELOS SOBRINHO, J. Desertificação no Nordeste do Brasil. Organizadores Everardo Sampaio, Maria do Socorro Araújo, Tales Vital e Yony Sampaio: Editora Universitária – UFPE, 2002.

VASCONSELOS SOBRINHO,J. Desertificação no Nordeste do Brasil. Organizadores Everardo Sampaio, Maria do Socorro Araújo, Tales Vital e Yony Sampaio. Editora Universitária UFPE, 2002.

Referências

Documentos relacionados

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

patula inibe a multiplicação do DENV-3 nas células, (Figura 4), além disso, nas análises microscópicas não foi observado efeito citotóxico do extrato sobre as

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

Como parte de uma composição musi- cal integral, o recorte pode ser feito de modo a ser reconheci- do como parte da composição (por exemplo, quando a trilha apresenta um intérprete

dois gestores, pelo fato deles serem os mais indicados para avaliarem administrativamente a articulação entre o ensino médio e a educação profissional, bem como a estruturação

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e

A iniciativa parti- cular veiu em auxílio do govêrno e surgiram, no Estado, vá- rios estabelecimentos, alguns por ventura falseados em seus fins pelos defeitos de organização,