• Nenhum resultado encontrado

CRASE = FUSÃO. Português para Concursos Prof. Elias Santana 07/11/2016. A, AS (artigo) A, AS (Pronome) = aquela, aquelas. Aquele, aquela, aquilo.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CRASE = FUSÃO. Português para Concursos Prof. Elias Santana 07/11/2016. A, AS (artigo) A, AS (Pronome) = aquela, aquelas. Aquele, aquela, aquilo."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Português para Concursos

Prof. Elias Santana

CRASE = FUSÃO

A

A, AS (artigo)

A, AS (Pronome) = aquela, aquelas

Aquele, aquela, aquilo.

A qual, As quais

Caso 1: Artigo

Eu fiz referência ____ projetos. Eu fiz referência ____ mudanças. Eu fiz referência ____ mudança de Neymar. Eu fiz referência ____ essas mudanças. Eu fiz referência ____ mesmas mudanças. Eu fiz referência ____ sua mudança. Eu fiz referência ____ minhas mudanças. Eu fiz referência ____ algumas mudanças. Eu fiz referência ____ outras mudanças. Eu fiz referência ____ umas mudanças. Eu fiz referência ____ seguir mudando.

(2)

Inalterado desde a redemocratização, o sistema político brasileiro está finalmente diante de uma oportunidade concreta de mudanças, principalmente em relação a aspectos que dão margem a uma série de deformações e estimulam a corrupção já a partir do período de campanha eleitoral. Se as restrições históricas às transformações não prevalecerem, a Câmara dos Deputados deverá dar início ao debate sobre uma série de inovações com chance de valerem já para as próximas eleições.

Mantém-se a correção gramatical do texto ao se substituir o trecho “a uma série” por à uma série, dado o caráter facultativo do emprego do sinal indicativo de crase nesse caso.

O emprego do sinal indicativo de crase em “às transformações” justifica-se porque o termo “restrições” exige complemento regido pela preposição a e a palavra “transformações” está precedida de artigo definido feminino no plural.

Exceção a essa regra foi a Inglaterra, onde, já em 1215, o poder do rei passou a ser um tanto limitado pelos nobres, que o obrigaram a pedir autorização a um conselho constituído por vinte e cinco barões para aumentar os impostos.

No trecho “Exceção a essa regra”, é opcional o emprego do sinal indicativo de crase no “a”.

Caso 2: pronomes

Eu tenho uma carteira parecida com a que você tem.

Eu tenho uma carteira semelhante à que você tem.

(3)

É interessante notar que, em 1750, com a assinatura do Tratado de Madri, o Brasil já tinha uma configuração territorial bastante semelhante à de hoje.

Imediatamente antes do trecho “de hoje”, está implícita a ideia de “configuração territorial”, pelo que se justifica o emprego do sinal indicativo de crase na linha.

Caso 3: locuções femininas.

Joaquim Barbosa saiu à francesa.

Às vezes, estudo crase.

Ela fez um jantar à luz de velas.

Ele adora bife à milanesa.

ATENÇÃO! O bacalhau à Gomes de Sá. A pizza à Rubinho. O drible à Garrincha. O Frango a passarinho. O filé a palito.

(CESPE) Interessam-se ainda pelo estrangeiro que, ao adotar a nova pátria, queria colonizá-la à sua própria maneira, dela extraindo o que havia de mais rentável para si próprio e para os seus descendentes.

Em “à sua própria maneira”, de acordo com a norma culta, o emprego do sinal indicativo de crase é opcional.

(4)

Português para Concursos

Prof. Elias Santana

Nas passagens “Eu era ligado à MPB de Caetano”, “Depois

que Renato Russo veio à redação do Correio” e “À época, a

Plebe era a mais falada.”, o emprego da crase é

obrigat

(A)

ório nas três situações.

facultativo

(B)

nas três situações.

obrigat

(C)

ório nas duas primeiras situações e facultativo na

terceira.

obrigat

(D)

ório apenas na segunda situação e facultativo nas

demais.

proibido

(E)

apenas na primeira situação.

Em “serviços prestados às gestantes assistidas

pelo SUS”, o emprego da crase é facultativo;

já, em “qualidade da assistência à saúde”

(linha 7), é obrigatório.

(5)

A Constituição Federal de 1988 prevê que o cidadão que comprovar insuficiência de recursos tem direito a assistência jurídica integral e gratuita. Em outras palavras, o brasileiro ou o estrangeiro que não tiverem condições de pagar honorários de um advogado e os custos de um processo têm à disposição a ajuda do Estado brasileiro, por meio da defensoria pública.

A assistência gratuita inclui orientação e defesa jurídica, divulgação de informações sobre direitos e deveres, prevenção da violência e patrocínio de causas perante o Poder Judiciário — desde o juiz de primeiro grau até as instâncias superiores, inclusive o Supremo Tribunal Federal (STF). Com a assistência jurídica gratuita, o indivíduo conhece um pouco mais sobre seus direitos e deveres e tem acesso à justiça para exercer sua cidadania.

As duas ocorrências de sinal indicativo de crase no texto são obrigatórias.

A expectativa é de que o funcionamento regular dessas

estruturas possa gerar subsídios para a melhoria de

processos de trabalho nas operadoras, em especial no que

diz respeito ao relacionamento com o público e à

racionalização do fluxo de demandas encaminhadas à ANS.

Na linha 2, o emprego do sinal indicativo de crase em “às

suas” justifica-se porque o termo “vinculadas” exige

complemento regido pela preposição a e o pronome

possessivo “suas” vem antecedido por artigo definido

feminino plural.

As hidrelétricas garantem ao Brasil o título de maior gerador de energia limpa do mundo, mas esse modelo, que começou a ser desenhado há mais de quarenta anos, tem-se mostrado cada vez mais vulnerável às mudanças climáticas. O cenário se repete neste início de 2013, com a redução no nível de água dos reservatórios, obrigando o acionamento de vilãs do meio ambiente: as termelétricas movidas a carvão, diesel e gás natural. A solução para se evitar o racionamento de energia — trauma que os brasileiros guardam do apagão de 2001 — foi ligar as usinas térmicas.

A correção gramatical e os sentidos originais do texto seriam preservados se o trecho “obrigando o acionamento de vilãs do meio ambiente” (R.6-7) fosse reescrito da seguinte forma: o que força à movimentação de vilãs do ambiente. No trecho “tem-se mostrado cada vez mais vulnerável às mudanças” (R.3-4), a substituição de “às” por a provocaria erro gramatical.

(6)

O fim da Idade Média, no século XV, e o ressurgimento das cidades,

no período renascentista, representaram profundas mudanças para

a sociedade da época, mas, do ponto de vista político, assistiu-se a

uma concentração ainda maior do poder nas mãos dos soberanos,

reis absolutos, que, sob o peso de sua autoridade, unificaram os

diversos feudos e formaram vários dos Estados modernos que hoje

conhecemos. Exceção a essa regra foi a Inglaterra, onde, já em

1215, o poder do rei passou a ser um tanto limitado pelos nobres,

que o obrigaram a pedir autorização a um conselho constituído por

vinte e cinco barões para aumentar os impostos.

No trecho “Exceção a essa regra” (R.22), é opcional o emprego do

sinal indicativo de crase no “a”.

O sinal indicativo de crase está adequadamente usado em:

(A) Os pesquisadores dedicaram um estudo sobre games à um conjunto de pessoas idosas. Daqui

(B) à alguns anos, os pesquisadores pretendem verificar por que os games são viciantes para os jovens.

Muitos

(C) dos idosos pesquisados obtiveram resultados positivos e passaram à se comportar de nova maneira.

(D) A escolha de um determinado game se deveu à preocupação dos pesquisadores com as características que tal jogo apresentava.

(E) Os estudos dos efeitos dos jogos eletrônicos sobre os idosos vêm sendo realizados à vários anos.

No trecho “50% e 70% das falhas ocorridas no passado em linhas de transmissão brasileiras estavam relacionadas às condições climáticas”, o sinal indicativo da crase deve ser empregado obrigatoriamente. Esse sinal também é obrigatório na palavra destacada em:

(A) O Brasil sofreu as consequências da grande perda de carbono da floresta Amazônica. (B) A transformação acelerada do clima deve-se as estia-gens em várias partes do mundo. (C) Alguns tipos de vegetação dificilmente resistem a uma grande mudança climática. (D) As usinas hidrelétricas, a partir de 1920, estavam associadas a regiões industriais. (E) O aumento da temperatura do planeta causará danos expressivos a seus habitantes.

Referências

Documentos relacionados

No momento que o estudante quiser Plano de Estudo Personalizado Adequa-se às fortalezas e oportunidades do estudante Acompanhamento de Performance Quizzes / testes Ranking

No que se refere aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto apresentado, julgue o item seguinte4. O emprego do sinal indicativo de crase em “a uma paleta” (l.20) manteria

crescimento da opção de uso da internet. Na última edição, que ocorreu em 2019, 66% dos entrevistados citaram o uso da internet como principal atividade no tempo

2010 Aprovação e classificação (2º colocado) no Concurso Público de Provas e Títulos para o Cargo de Juiz Substituto, Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas.. 2006 Aprovação

Alternativa “a” – Crase: não há crase an- tes de pronome indefinido (exceto antes de outra, outras), não há crase em singular (a) + plural (alguns) e não há crase entes de

Com a assistência jurídica gratuita, o indivíduo conhece um pouco mais sobre seus direitos e deveres e tem acesso à justiça para exercer sua cidadania.. As duas ocorrências de

Dirigi-me a casa, rapidamente, para pegar a máscara. Antes de palavra no plural, sem artigo: Não irei a festas durante a pandemia.. USO FACULTATIVO DA CRASE EXEMPLOS

O próprio Suassuna e Roberto Farias como roteiristas do filme Os Trapalhões no Auto da Compadecida também tiveram a favor o fato de transporem um texto dramatúrgico para roteiro