• Nenhum resultado encontrado

Acta nº. 334 da Sessão do Conselho Distrital de Évora de 8 de Fevereiro de 2008

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Acta nº. 334 da Sessão do Conselho Distrital de Évora de 8 de Fevereiro de 2008"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Acta nº. 334 da Sessão do Conselho Distrital de Évora de 8 de Fevereiro de 2008

Aos oito dias do mês de Fevereiro do ano dois mil e oito, pelas dez horas, em Évora, sob a presidência do Excelentíssimo Senhor Dr. Carlos d’Almeida, reuniu-se este Conselho, estando presentes o senhor Vice-Presidente Dr. António Pereira Gomes e os vogais Senhores, Dr.ª Rosa Maria Antunes, Dr.ª Lina Aleixo, Dr.ª Maria João Adegas, Dr. Vitor Tomás e Dr. Sidónio Santos e, a Senhora secretária Geral, Dr.ª Manuela Espadinha que secretariou.

1. Ponto Prévio: DOS MEMBROS DO CONSELHO

A) Proposta de designação dos Senhores, Tesoureiro e Secretário do Conselho Distrital

Foram designados como Tesoureiro o Dr. Sidónio Santos, e como Secretário a Dr.ª Maria João Adegas.

B) Distribuição de Pelouros pelos membros do Conselho Foi deliberado, por unanimidade, proceder à distribuição dos seguintes pelouros:

i. Comissão de Legislação: Dr. Pereira Gomes, Dr.ª Rosa Antunes e Dr.ª Lina Aleixo;

ii. Coordenação do Centro Distrital de Estágio: Dr. Vitor Tomás;

iii. Formação Inicial e Complementar: Dr. Vitor Tomás e Dr.ª Rosa Antunes;

iv. Formação Contínua: Dr.ª Rosa Antunes e Dr.ª Lina Aleixo;

v. Agrupamentos de Delegações: Dr. A. Pereira Gomes e Dr. Vitor Tomás;

vi. Apoio Judiciário: Dr. José António Belchior e Dr.ª Maria João Adegas;

(2)

vii. Área Financeira: Dr. Vitor Tomás;

viii. Serviços Administrativos: Dr. Vitor Tomás;

ix. Outras matérias: ficam a cargo do Senhor Presidente, com a colaboração de outros membros, a designar pontualmente;

x. Representante do CDE na CPAS: foi deliberado nomear o Dr. António Pereira Gomes;

xi. Boletim Santarém e CDE: foi deliberado nomear como representante do Conselho o Dr. António Pereira Gomes;

C) Delegação de Competências: I. Conselho Distrital

i. Processos de Inscrição preparatória de Advogados: foi deliberado, por unanimidade, delegar no Senhor Dr. Vitor Tomás, a decisão dos supra referidos processos, após a respectiva instrução pelos serviços administrativos;

ii. Processos de Inscrição Preparatória de Advogados Estagiários: foi deliberado, por unanimidade, delegar no Senhor Dr. Vitor Tomás a decisão dos supra referidos processos, após a respectiva instrução pelos serviços administrativos;

iii. Competências dos Agrupamentos de Delegações: foi deliberado, por unanimidade, delegar nos Agrupamentos de Delegações, todas as atribuições que lhe foram cometidas na acta 279 de 13 de Setembro de dois mil e dois, na parte que não sejam actualmente suas competências próprias.

iv. Procuradoria Ilícita: foi deliberado, por unanimidade, instituir uma Comissão de Combate à Procuradoria Ilícita, presidida pela Dr.ª Maria João Adegas, tendo como Vice-presidente o Dr. José António Belchior, cabendo-lhes indicar os membros para integrar a mesma de entre os advogados da área do Conselho; e, por delegação de competências deste Conselho; terá como atribuições, a instrução e decisão dos respectivos processos;

(3)

v. Comissão de Apoio à Formação:

Foi deliberado, por unanimidade, instituir uma comissão de apoio à formação; com a seguinte composição:

a)Presidente: Dr.ª Rosa Antunes, b) Vice-Presidente: Dr.ª Lina Aleixo,

c) Um representante a indicar por cada um dos Agrupamentos de Delegações;

A Comissão terá as seguintes atribuições:

A representação deste Conselho na Comissão Nacional de Formação, Centro de Estudos Judiciários, Universidades, Institutos Públicos e outras entidades congéneres; tendo em vista o acompanhamento apoio e desenvolvimento da formação dos Advogados, em geral, e do Centro Distrital de Estágio, em particular; promovendo e, realizando, as respectivas acções de formação, bem como, seminários, colóquios e debates, incluindo a proposta de atribuição dos respectivos créditos.

II. Presidente do Conselho

i)Apreciação e decisão sobre a Prorrogação do estágio art.º n.1 alínea l) do EOA e respectivo regulamento de estágio: foi deliberado delegar no Dr. Vitor Tomás ii)Desvinculação do segredo profissional alínea m), do nº.1 e 2 do artº.51º. do EOA: O Senhor Presidente poderá delegar, por mero despacho, nos membros do Conselho Distrital, os poderes de desvinculação do segredo profissional;

iii)Decidir sobre os pedidos de escusa e dispensa de patrocínio oficioso no âmbito da lei do Apoio Judiciário; art.º51 n.1 alínea n)do EOA: O Senhor Presidente delega, á semelhança dos anteriores mandatos, esta competência nos Agrupamentos de Delegações;

(4)

Pelas quinze horas foi reiniciada a reunião do CDE, não estando presente o Dr. Vitor Tomás que teve de se ausentar e, com a presença do Dr. José António Belchior, na qualidade de membro do Conselho e presidente da Delegação de Santiago do Cacém e, dos presidentes dos Agrupamentos em cumprimento da deliberação do dia 2 de Dezembro de 2003, em Abrantes: Dr. Américo Simples e Dr. Arlindo Chambel do Agrupamento de Delegações de Abrantes, Dr. José Pinela Fernandes do Agrupamento de Delegações de Beja, Dr. Rui Sampaio da Silva e a Dr.ª Margarida Coelho de Paiva do Agrupamento de Delegações de Évora, Dr. Henrique Moreira Testa em representação do Agrupamento de Delegações de Portalegre, Dr.ª Lúcia Mata e Dr.ª Maria Nazaré Russo do Agrupamento de Delegações de Santarém, Dr. Tiago Falcão e Silva, Dr.ª Carla Lourenço, Dr. Júlio Cardoso e a Dr.ª Maria do Céu Proença do Agrupamento de Delegações de Santiago do Cacém, Dr. Cândido Casimiro e Dr. Luís Fuzeta da Ponte do Agrupamento das Delegações de Setúbal. Pelas dezasseis horas, o Dr. Sidónio Santos teve de se ausentar e, a Dr.ª Rosa Antunes ausentou-se pelas dezanove horas e trinta minutos.

4- Informações:

A) Eleições nas Delegações

Pelo Senhor Presidente foi dado conhecimento que os membros eleitos das delegações devem exercer as suas efectivas funções, ficando a imposição das medalhas, para uma cerimónia a agendar em data oportuna.

B) Lar de Idosos da Casa do Juiz - informação disponibilizada no portal do CDF

Foi tomado conhecimento.

C) Ofício recebido do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público a remeter os seguintes documentos:

 Editorial n.º42 editado em www.smmp.pt

 Comunicado de António Cluny, em nome do SMMP, no Congresso da Justiça, sobre a Reforma da Organização Judiciária

 Comunicação de António Cluny, em nome do SMMP, no Congresso da Justiça, sobre a Formação dos Magistrados.

(5)

Foi dado conhecimento

D) Comunicado do Presidente do Conselho Distrital de Évora de 09/01/2007 sobre a Portaria 10/2008 de 04 de Janeiro de 2008.

i)Escalas

O Dr. Carlos d’Almeida prestou esclarecimentos às dúvidas levantadas pelos Colegas dos Agrupamentos. O Conselho Distrital está a compilar e a fazer um levantamento das nomeações efectuadas ao abrigo do art.º 3 n.º3 da portaria 10/2008, a fim de posteriormente, fazer a respectiva analise. ii) Apoio Judiciário

O Senhor Presidente deu a conhecer as suas preocupações sobre o novo regime do Apoio Judiciário, designadamente a indefinição quanto ao regime aplicável nesta fase, e as implicações práticas e politicas desta. Mais esclareceu que, está a ser realizada uma sondagem via e-mail, pelos advogados do CDE para responderem se pretendem manter-se no Apoio judiciário com as novas regras, apelando á sensibilização de todos os Colegas para a resposta urgente.

Foi aberto o debate sobre o assunto com os representantes dos vários agrupamentos:

Todos os representantes dos AD´s manifestaram a sua preocupação com a nova Lei, designadamente com o facto de as despesas estarem englobadas nos honorários, já de si ridículos.

Cada Agrupamento relatou situações pontuais práticas vividas no seu âmbito, empenhando-se em divulgar junto dos colegas a sondagem enviada e a respectiva resposta na urgência possível.

Regra geral, os colegas transmitiram a ideia de indisponibilidade para se manterem no Apoio Judiciário face á nova Lei.

Foi levantada pelo AD de Santiago do Cacém a possibilidade de inscrição em processos isolados

Por todos foi manifestado repúdio pelo conhecimento de algumas manifestações mais radicais de apelo á greve.

(6)

i) Parecer da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos Liberdades e Garantias da Assembleia da República sobre atendimento preferencial de advogados e,

ii) cópia da deliberação do Conselho técnico do Instituto dos Registos e do Notariado quanto aos procedimentos nas conservatórias do Registo Civil, em sede de processos de divorcio por mútuo consentimento e outras competências que lhe foram legalmente atribuídas.

Foi tomado conhecimento

5-Outros Assuntos

A) Delegações: Procedimentos

I. Posição a tomar relativamente às Delegações que não apresentaram contas ao longo do ano de 2007

Foi deliberado, não se proceder à atribuição da dotação orçamental, efectivada através da correspondente transferência bancária, sempre que se verificar omissão ou irregularidades na apresentação das contas, em conformidade com a periodicidade e os termos definidos no Guia de Procedimentos das Delegações. Mais foi deliberado, que as contas bancárias que não tenham movimento normal deverão ser canceladas.

II. Material informático e electrónico – imobilizado – despesas de capital, necessidade de prévio conhecimento ao CDE- informática. Foi dado conhecimento da necessidade de distinguir nos orçamentos e no envio dos modelos mensais as despesas correntes e as despesas de capital e, ainda da necessidade, para efeitos de economia e de compatibilidade de equipamentos, consultar previamente à compra de equipamentos electrónicos informáticos o Departamento informático do CDE, cujo parecer favorável é condição prévia da mesma.

B)Deliberação sobre o encerramento dos serviços do CDE, conforme mapa anexo.

Foi aprovado como carácter de orientação o mapa anexo, deixando às Delegações autonomia para a sua aplicação aos casos concretos.

(7)

C) E-mail da Delegação de Santarém a solicitar informação sobre os procedimentos a adoptar nos escritórios dos colegas, relativos a:

I- Afixação de Placas de “proibido fumar” II- Livro de Reclamações

Foi deliberado enviar o presente pedido ao Conselho geral para emissão de pareceres.

D) Nomeação dos Delegados da Ordem dos Advogados nas Comarcas (art.º58 n.º1 do EOA), após audição dos membros dos AD’s presentes: Foi nomeado

Comarca de Mação: Dr. Joaquim Lopes (786 E) Comarca Redondo: Mariana Chilra (538E) Comarca Arraiolos: José Gomes (1022E)

Comarca Ferreira do Alentejo: Manuel Belchior de Sousa (428E) Comarca Serpa: Dinis Poupinha (157E)

Comarca Mértola: Margarida Correia (1050E) Comarca Cuba: Lurdes Guerreiro (890E) Comarca Almodôvar: Paula Vicente (980E) Comarca de Nisa: Nuno Figueiredo (601E)

Comarca de Castelo de Vide: Pedro Mendonça (771E) Comarca de Fronteira: Adélio Sardinha (1545E)

E) Pela Delegação de Portalegre foi introduzido o seguinte : I) Alteração da localização da sede do Agrupamento

Foi manifestado pelo Dr. Moreira Testa a preocupação do Agrupamento com a localização da sua sede, que fica afastada cerca de 5Km do centro da cidade e localizada dentro das instalações do Nerpor, que impede o seu livre acesso fora do horário de funcionamento destes serviços.

Referiu que tem local alternativo, dentro da cidade e bem situado. O Conselho tomou conhecimento da proposta, que irá estudar.

6-Pareceres:

A) Auto de Processo Especial de Parecer n.º21/PP/2007-E (E-61/2007) Requerente: AD de Santarém

(8)

Assunto: Placa Publicitária

Relator: Dr. Tiago Falcão e Silva Transitou para a próxima sessão.

B) Auto de Processo Especial de Parecer E-1/2008 Requerente: AD de Santarém

Requerido: Dr. ª. Rute Nunes Assunto: site na internet

Foi nomeado Relator: Dr. José António Belchior

C) ) Auto de Processo Especial de Parecer 1/PP/2008 Requerente: Dr.ª Maria da Piedade Roques

Requerida: Câmara Municipal de Odemira

Assunto: Recusa de emissão de certidão de documentos em processo administrativo por requerimento de Advogada.

Relator: Dr. José António Belchior Foi aprovado por unanimidade

7- Processo Especial de Averiguação de Incompatibilidade

A) Autos de Processo Especial de Parecer n.º (E – 17/2007) 6/PP/2007-E Requerente: Conselho Distrital da Madeira

Visado: Dr. Duarte Costa - CP n.º14047-l Assunto: Averiguação de Incompatibilidade Relator: Dr. António Pereira Gomes

Notifique-se o Senhor advogado para vir prestar informação.

B) Autos de Processo Especial de Parecer n.º 18/PP/2007-E (E-52/2007) Requerente: Conselho Distrital de Évora

Visado: Dr. C. Lourenço Cunha - CP n.º1752-E Assunto: Averiguação de Incompatibilidade

(9)

Relator: Dr. José António Belchior Transitou para a próxima sessão.

C) Autos de Processo Especial de Parecer n.º 19/PP/2007-E (E-58/2007) Requerente: Conselho Deontologia de Évora

Visado: Dr. A.F. Caetano Baião - CP n.º1515-E Assunto: Averiguação de Incompatibilidade Relator: Dr. Vitor Tomás

Foi aprovado o Parecer, e de acordo com os respectivos fundamentos, notifique-se o Senhor Advogado de que será proposta a declaração de incompatibilidade, á próxima sessão, nos termos e para os efeitos do art.º 52º n.º4 e5 do R.I. (Regulamento n.º 232/2007 OA-2º série de 6 de Julho)

D) Proc. n.º E-3/2000

R-94/02- Notificação da decisão do C Geral

Participado : Dr. João Carlos Frazão Grego (C.P.460-E) Participante: José Campos Braz

Decisão: “Não Suspensão da Inscrição por actualmente se encontrar numa situação de licença sem vencimento,….atento o facto de ter estado 10 anos numa situação de incompatibilidade remetam-se os autos ao CDeontologia de Évora …171 d) e… n.º2 do 118 do EOA.”

Foi tomado conhecimento

8-Processos de Procuradoria

A)117/2005-CS/R ( Proc n.º3/P/2003) Notificação da Decisão do Conselho Superior Recorrente: Abrandomus

Recorrido: Paula Marina Moço //Guedes

Decisão: revogar o acórdão recorrido e determinar o arquivamento dos autos

(10)

B) Processo n.º4/P/2004

Participante: Presidente da Delegação de Santiago do Cacém Participado: Servalentejo de Carla Vilhena

Foi proposta a decisão de arquivamento dos Autos Foi aprovado o presente Acórdão

C) Processo n.º6/P/2001 Participante: Dr.ª Ana Leocádio Participado: Agência Antunes

Foi proposta a decisão de arquivamento dos Autos Foi aprovado o presente Acórdão

7- Aprovação da Acta da sessão anterior, Acta 333 Foi deliberada a sua aprovação.

Marcação de data para a próxima sessão deste Conselho Distrital

Foi deliberado marcar as reuniões do CDE com dia fixo, última quarta-feira do mês, ficando desde já marcado o dia 26 de Março pelas quinze horas.

E nada mais havendo a tratar, o Senhor Presidente deu por encerrada esta sessão pelas vinte horas e vinte minutos, dela se lavrando a presente acta que, depois de lida foi aprovada por minuta, para efeitos de execução dos competentes serviços do CDE, sendo aprovada na íntegra na próxima reunião do CDE.

Referências

Documentos relacionados

Assim, propusemos que o processo criado pelo PPC é um processo de natureza iterativa e que esta iteração veiculada pelo PPC, contrariamente ao que é proposto em Cunha (2006)

volver competências indispensáveis ao exercício profissional da Medicina, nomeadamente, colheita da história clínica e exame físico detalhado, identificação dos

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...

As questões acima foram a motivação para o desenvolvimento deste artigo, orientar o desenvol- vedor sobre o impacto que as cores podem causar no layout do aplicativo,

exercício profissional. Relativamente a Pediatria, apesar da maioria das patologias que observei terem sido do foro reumatológico, penso que o meu contacto com esta

Purpose: This thesis aims to describe dietary salt intake and to examine potential factors that could help to reduce salt intake. Thus aims to contribute to

8- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

Veem o soalho da tribuna, as gelosias 4 que dão para a capela real, e amanhã, à hora da primeira missa, se entretanto não regressarem aos veludos e à arca, hão de ver