• Nenhum resultado encontrado

Biblioteca Municipal de Loulé

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Biblioteca Municipal de Loulé"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

julhO 2015

SOPhIA DE MEllO BREYNER ANDRESEN

BiBlioteca

Municipal

de loulé

(2)

Biblioteca

Municipal

de Loulé

Projeto Internet Sénior

O Projeto Internet Sénior tem por objetivo possibilitar um primeiro contato com o mundo dos computadores, sobretudo no que diz respeito à Internet. Decorre na Biblioteca-sede (Loulé), Pólo de Quarteira e Pólo de Salir.

Inscrição para maiores de 55 anos.

Autores da semana

Semanalmente a Biblioteca-sede destaca escritores e ensaístas de referência, ao colocar parte do espólio documental dos autores no átrio da Biblioteca.

29 jun. a 03 jul. – Pepetela 06 a 10 jul. – Miguel Sousa Tavares 13 a 17 jul. – Pascal Quignard 20 a 24 jul. – Ruy Belo

(3)

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE LOULÉ

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE LOULÉ

-Exposição

‘Recriando a Nossa

Herança’ da ASMAL

De 03 a 31 de julho

A Biblioteca Municipal de Loulé recebe a exposição ‘Recriando a Nossa Herança’ da ASMAL – Associação de Saúde Mental do Algarve. A ASMAL é uma instituição particular de solidariedade social, sem fins lucrativos, de utilidade pública, que tem os seus objetivos prioritários, centrados na promoção e reabilitação de pessoas com experiência de doença mental, visando a sua reabilitação e inclusão na comunidade. De um projeto dinamizado pelo Fórum Sócio Ocupacional de Faro, valência da ASMAL, em parceria com três espaços museológicos da região do Algarve – Palácio da Galeria em Tavira, Cerro da Vila em Vilamoura e o Museu Municipal de Faro, resultou a exposição Recriando a Nossa Herança. Este trabalho é uma recriação artística de peças museológicas e outros apontamentos que integram tanto o espólio dos museus, como em alguns casos, detalhes da zona histórica envolvente. Entrada livre. O Projeto LEIA – Leitura Assistida, visa a inclusão social, facilitando e

promovendo a aplicação de ferramentas inclusoras orientadas para uma população em isolamento que não efetue leituras autónomas.

01 julho

11h00 – Associação Social e Cultural da Tôr

15h00 - ASMAL-UVAP – Unidade de Vida Apoiada/Almancil

03 julho

11h00 – Existir de Loulé

08 julho

11h00 – Associação Bem Estar aos Amigos de Querença 15h00 – ASCA – Associação Social e Cultural de Almancil

10 julho

10h30 – Santa-Casa da Misericórdia de Loulé

14h30 – UNIR-Associação dos Doentes Mentais, Família e Amigos do Algarve de Loulé

15 julho

11h00 – Associação Social e Cultural da Tôr

15h00 - ASMAL-UVAP – Unidade de Vida Apoiada/Almancil

17 julho

11h00 – Existir de Loulé

22 julho

11h00 – Associação Bem Estar aos Amigos de Querença 15h00 – ASCA – Associação Social e Cultural de Almancil

24 julho

10h30 – Santa-Casa da Misericórdia de Loulé

14h30 – UNIR-Associação dos Doentes Mentais, Família e Amigos do Algarve de Loulé

29 julho - 11h00 – Associação Social e Cultural da Tôr

15h00 - ASMAL-UVAP – Unidade de Vida Apoiada/Almancil

31 julho

11h00 – Existir de Loulé

Projecto LEIA

O Clube de Leitura de Loulé tem como objetivo realizar leituras

partilhadas, despertar o espírito crítico e promover a reflexão, a discussão e a troca de ideias, de autores de língua portuguesa traduzidos para língua alemã.

Informações e inscrições: biblioteca@cm-loule.pt

Clube Leitura em Língua Alemã

Leserklub fuer

portugiesische

Literatur in deutscher

Sprache

(4)

Através desta ação os pais irão desenvolver, ao longo das quatro sessões, algumas práticas que os auxiliam na introdução e descoberta do livro. O livro, enquanto objeto de uso quotidiano de caráter lúdico e criativo, facilitará, junto dos seus bebés, o desenvolvimento de atitudes positivas face à leitura e à literatura infantil.

Público: Bebés (4 aos 12 meses) acompanhados de, no máximo, 2 adultos Marcação prévia.

Literatura de Berço

04 e 18 julho - sábados - 10h00 às 11h30

Através de uma variedade de atividades musicais, sejam elas melodias, lengalengas, pequenas danças, movimentos corporais, contato com alguns instrumentos musicais e outras brincadeiras, pretende-se

proporcionar um ambiente musical adequado para que cada bebé/criança desenvolva principalmente a sua perceção sensorial, linguagem gestual e coordenação motora.

Todos os instrumentos e equipamentos serão cedidos pelo formador (marimba e percussões).

Cada sessão tem uma duração aproximada de 30 a 45 minutos. Formador: Pedro Branco

Marcação prévia.

Música para

Bebés e Crianças

Bebés dos 03 aos 05 anos

11 julho - sábado - 10h30

Discursos Diretos

com Sérgio Godinho

16 julho - quinta-feira – 21h30

Sérgio Godinho nasceu em 1945, no Porto. Com apenas 18 anos de idade partiu para o estrangeiro. Primeiro destino: Suíça, onde estuda Psicologia durante dois anos. Mais tarde muda-se para França. Vive o Maio de 68 na capital francesa. No ano seguinte integra a produção francesa do musical “Hair”, onde se mantém por dois anos. Em Paris priva com outros músicos portugueses, como Luís Cília e José Mário Branco. Sérgio Godinho ensaiava então as suas primeiras composições, na altura em francês. Tendo regressado a Portugal após a revolução democrática do 25 de Abril de 1974, Sérgio Godinho tornou-se autor de algumas das canções mais unanimemente aclamadas da música portuguesa.

Autor de diversa produção literária, desde a crónica à literatura infantojuvenil, da poesia à ficção para adultos, lançou recentemente um livro de contos intitulado Vida Dupla.

O que esconde e o que revela um velho lençol puído sobre a intimidade de uma mulher? Como se prova a inocência quando um álibi incrimina? O que significa a morte na vida de um carrasco, e o que significa a vida no dia da sua morte? Para onde rolam as bicicletas e caminha a história das duas operárias? O que leva um homem a deixar a sua casa, noite após noite, para dormir na rua? Estas são algumas questões propostas pelas histórias de “Vida Dupla”: um extraordinário mosaico – poético e operático – em que as figuras se desdobram de pessoas comuns em fantasiosas personagens (e vice versa), que cumprem um singular destino através do papel que lhes coube no circo da vida.

A apresentação de Sérgio Godinho ficará a cargo de Paulo Pires. Entrada livre.

(5)

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE LOULÉ

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE LOULÉ

-Yoga com Histórias surge para promover a união do yoga com a leitura, juntando o movimento à palavra e convidando os participantes a integrarem a história, dando vida à mesma. Este projeto convida a um momento de expansão de horizontes através da literatura e do yoga, fomentando a expressão corporal, sensorial, desenvolvimento psicomotor, memória, atenção, foco e, acima de tudo, a valorização pessoal, o trabalho em equipa e o envolvimento social.

Cada sessão tem uma duração aproximada de 45 minutos.

Inscrições prévias para biblioteca@cm-loule.pt (até ao dia 20 de Julho).

Dinamização da sessão a partir

da leitura de “A Que Sabe a

Lua”, de Michael Grejniec

25 julho – sábado – 10h00

(para crianças dos 03 aos 06 anos)

Yoga com Histórias

O Clube de Leitura de Loulé tem como objetivo realizar leituras

partilhadas, despertar o espírito crítico e promover a reflexão, a discussão e a troca de ideias, constituindo-se como um espaço informal em que o Livro é a ferramenta eleita.

Tema da sessão: Leituras de verão

Abertas as inscrições para maiores de 18 anos.

Clube de

Leitura de Loulé

29 julho - quarta-feira – 21h00

Dinamização da sessão a partir

da leitura de “O Cuquedo” de

Clara Cunha e Paulo Galindro

Dia 25 – sábado – 11h00

(para crianças dos 07 aos 10 anos)

Serão de Contos

e apresentação do

livro “Não há seda

nas Lembranças”

por Jorge Serafim

31 julho – sexta-feira – 21h30

Jorge Serafim, alentejano, natural de Beja, contador de histórias, narrador, e cara bem conhecida dos portugueses pelas suas participações no programa de stand up comedy, “Levanta-te e Ri”, falará do seu mais recente livro e responderá a todas as questões colocadas pelo público. Após a apresentação da obra, Serafim proporcionará aos presentes um bem disposto serão de contos.

(6)

Serviço domiciliário de apoio à leitura para munícipes com limitações de mobilidade, permanentes ou temporárias.

A Biblioteca Municipal pretende que este seja um serviço que garanta às pessoas condicionadas por limitações de mobilidade, ainda que temporárias, um serviço de leitura pública adaptado às necessidades especiais dos seus utentes no que diz respeito ao acesso à informação e uso da documentação.

O BIBLIOCASA disponibiliza os seguintes recursos: empréstimo de livros, DVDs, VHS, CDs, jogos e CD-Roms, serviço de entrega e recolha de livros e outros documentos e serviço de informação à comunidade.

Os utilizadores podem (autonomamente ou apoiados por funcionários da Biblioteca através da internet) consultar, nas suas casas, a base de dados da Biblioteca Municipal e selecionar os documentos que desejam para empréstimo.

Para aderir a este serviço os interessados deverão preencher e fazer chegar à Biblioteca Municipal (via email biblioteca@cm-loule.pt ou correio para Rua José Afonso-8100 Loulé) um inquérito para se poder proceder à avaliação e seleção dos leitores que o BIBLIOCASA integrará. Estes inquéritos estão disponíveis na Biblioteca ou nos seus Polos, através de correio eletrónico ou por telefone (289 400 850).

BIBLIOCASA

- Serviço Domiciliário

de Apoio à Leitura

Pólo de

Quarteira

(7)

- PÓLO DE QUARTEIRA -

PÓLO DE QUARTEIRA

-Semanalmente o Pólo de Quarteira destaca escritores e ensaístas de referência, ao colocar parte do espólio documental dos autores em evidência.

6 a 11 julho – Luísa Dacosta 13 a 18 julho – Raul Brandão 20 a 25 julho – Augusto Abelaira 27 julho a 1 agosto – Hugo Pratt

Autores da semana

Destinatários: Alunos do jardim de infância e do 1º ciclo Informações e inscrições: biblioteca@cm-loule.pt

Hora do Conto

Segundas, quartas e sextas-feiras

10h30 e 15h00

“Quero dormir, carneiros traquinas!”

de Alison Ritchie

“Lendas do país do sul” é um tributo a Francisco Xavier D’Athaide Oliveira (1842/1915) e ao seu “Romanceiro e Cancioneiro do Algarve” – edição de 1905.

É um recital de canções e poemas de Al Muthâmide, Ibn’amar, João Lúcio, Sophia, Natália, Zeca Afonso, entre outros.

Numa viagem pelo Algarve abordará sonhos e lendas, viagens e aventuras e moiras encantadas.

Esta atividade é patrocinada pela Direção Regional de Cultura do Algarve. A entrada é livre.

Recital “Lendas

do País do Sul”

por Afonso Dias

10 julho – sexta-feira – 21h30

“A formiga horripilante” de Liz Pichon

Entrada livre

Conta-me um conto

(8)

O Clube de Leitura de Quarteira tem como objetivo realizar leituras partilhadas, despertar o espírito crítico e promover a reflexão, a discussão e a troca de ideias, constituindo-se como um espaço informal em que o Livro é a ferramenta eleita.

Livro em discussão: A rapariga que roubava livros de Marcus Zuzak Destinatários: Público em geral

Informações e inscrições: Pólo da Biblioteca em Quarteira Abertas as inscrições para maiores de 18 anos.

Clube de Leitura

de Quarteira

28 julho - terça-feira – 21h00

Horários

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE LOULÉ

Horário de inverno (de 15 de Setembro a 15 de junho)

Segunda-feira: 14h30 às 19h00 Terça a sexta: 9h30 às 19h00 Sábado: 10h00 às 17h30

Horário de Verão (de 16 de junho a 14 de setembro)

Segunda a sexta: 09h30 às 19h00

PóLO DE QUARTEIRA

Segunda e sábado: 13h00 às 19h00 Terça à sexta: 09h00 às 19h00

PóLO DE SALIR

Segunda a sexta: 09h00 às 13h00 e 14h00 às 17h00

Contactos

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE LOULÉ

Rua José Afonso 8100-592 Loulé Telefone: 289 400 850

PóLO DE QUARTEIRA

Largo do Mercado nº 3 – 8125 Quarteira Telefone: 289 400 846

PóLO DE SALIR

Rua José Viegas Gregório – Salir - 8100 Loulé Telefone: 289 489 194

Referências

Documentos relacionados

1º Ficam aprovadas, conforme anexo, as Matrizes Curriculares 2021.1 e 2021.2 do curso de Negócios Internacionais, bacharelado, Campus Curitiba, da FAE

Os debates em torno da natureza dos acontecimentos e dos fatos vinculados às unidades de educação infantil nas universidades, associados aos avanços da área da

Issakar Lima Souza solicita a inclusão de um ponto de pauta, assim como a 15.. Professora Juliane Mendes Rosa La Banca, ambos

Esta pesquisa pretende estimar a prevalência da infecção pelo Mtb entre os alunos do curso de Medicina da Universidade Anhembi Morumbi (UAM) nos diferentes semestres, comparando

Porém, a internacionalização não deve ser vista apenas como uma oportunidade ou uma saída desesperada com o objetivo de aumentar as vendas em um determinado

Em decorrência do objetivo geral proposto pela pesquisa que é verificar o interesse dos acadêmicos formandos de educação física licenciatura UNESC 2012/2 em relação a capoeira

1548 inciso I do Código Civil não considera nulo qualquer casamento do incapaz, mas apenas do incapaz 'sem discernimento'; e a prova demonstra o

d) Por derradeiro, a quarta diferença entre os direitos fundamentais e os patrimoniais está estabelecida na horizontalidade dos direitos patrimoniais e a na