• Nenhum resultado encontrado

Regras e Comportamento do GTAM

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Regras e Comportamento do GTAM"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Regras e Comportamento do GTAM

O sistema de honra no Airsoft se baseia na idéia de que as armas utilizadas não marcam os jogadores com tinta, artefatos ou qualquer outra solução líquida. O sistema de honra preza exclusivamente pela sua honestidade. Ao ser atingido por uma BB (munição utilizado no airsoft), o jogador deve automaticamente se declarar morto.

O Grupo Tático de Airsoft Macaense – GTAM foi criado em 01 de dezembro de 2013 pelos integrantes do antigo grupo RENEGADOS. A idéia de renomear o grupo foi sustentada pelo ideal de que o grupo deveria se organizar para crescer, visto que em seus integrantes viam a necessidade de melhores treinamentos e jogos. A partir daí, o grupo entrou em ascensão com a entrada de novos jogadores que buscavam o mesmo objetivo.

O Grupo Tático de Airsoft Macaense – GTAM preserva o companheirismo entre os seus participantes e não tolera qualquer tipo de discriminação, intrigas, brigas ou polêmicas. Temos como filosofia de que todos podem ser jogadores de Airsoft, basta o interessado ser honesto e responsável.

O que eu preciso para jogar Airsoft no GTAM?

- Ter no mínimo 16 anos de idade e que um responsável e maior de 18 anos adquira uma AEG, AEP, GGB ou Spring e se responsabilize POR ESCRITO pelo menor.

- Óculos ou Goggle de Segurança bem vedado que possua sistema de proteção periférica e atendam as normas ANSI Z87.1 1989.

- Pano Vermelho.

- Arma de Airsoft legalizada apresentando ponta vermelha ou laranja. (AEGs, GBBs, AEPs e Springs).

- Nota Fiscal de sua arma de Airsoft legalizada. Lembrando que em todos os eventos a nota fiscal deverá ser apresentada á organização.

Estes são os quesitos e itens básicos para a prática de Airsoft dentro do GTAM. Sem eles você estará inapto para a participação de um jogo ou treinamento.

1 - Regras de Segurança

Nunca deixe o seu equipamento de Airsoft à vista do público, trate sua AEG ou GBB como uma arma de verdade. Segurança é um fator crítico no Airsoft, qualquer deslize poderá trazer graves consequências para o esporte devido à interpretação errônea da imprensa e da má publicidade que o incidente pode causar, como exemplo no pior dos cenários, o total banimento do Airsoft no Brasil.

O Airsoft, como qualquer esporte, é muito seguro quando as regras de segurança são respeitadas. Todos os esportes possuem regras básicas de segurança e o mesmo ocorre conosco.

No Airsoft o único perigo real é uma BB acertar o olho de alguém e causar a perda de visão total, parcial e irreversível do globo ocular atingido. Assim, a proteção ocular é

(2)

OBRIGATÓRIA e com os olhos não devemos brincar. Portanto, um item que nunca deverá

faltar são os óculos de segurança que resistam a tiros de BB a pelo menos 30 cm sem afetar sua integridade. Quando for escolher seus óculos ou goggles, opte por aqueles que prendam totalmente á cabeça por meio de elástico, sejam bem vedados e possuam proteção periférica. O mais importante, que excedam o padrão de resistência ao impacto ANSI Z87.1 1989. Máscaras de paintball também podem ser utilizadas como proteção.

"LEMBRE-SE: Se você tem dinheiro para comprar uma AEG ou GBB, têm dinheiro para proteger seus olhos."

1.1 - Em hipótese alguma retire seus óculos durante uma partida! Só retire seus óculos nas SAFEZONES. Caso não saiba onde a safezone está localizada, pergunte aos jogadores mais antigos. Se seus óculos embaçarem durante a partida, declare-se imediatamente morto e se dirija à SAFEZONE para devida limpeza.

1.2 - Nunca atire na direção de pessoas desprotegidas. Somente atire em pessoas que estejam engajadas durante uma partida e com a devida proteção nos olhos. Caso o jogador for flagrado executando esta infração, não será advertido, mas sim automaticamente expulso do GTAM.

1.3 - Mantenha suas AEGs e GBBs sem os carregadores (ou magazines), na posição segura (safe) e na posição SUL (↓) dentro das SAFEZONES.

1.4 - NUNCA olhe dentro do cano da sua arma sem se certificar que ela esteja devidamente descarregada. Trate sua arma de Airsoft como se fosse uma de fogo!

1.5 - Dedos SEMPRE fora do gatilho, só encoste no gatilho quando for atirar contra o seu alvo!

1.6 - NUNCA atire ou teste suas armas nas áreas de Respawn e Safezones, caso queira testar seu equipamento, procure os responsáveis, que indicará a área de testes. Caso o jogador for flagrado testando seu equipamento dentro das áreas de segurança o mesmo será advertido.

1.7 - Procure sempre se hidratar durante as partidas, não se esqueça do uso de repelentes e filtro solar. Caso você seja portador de alguma doença ou dependente de alguma medicação em específico, informe aos responsáveis.

2 - Regras de Tiro Seguro e Rendição

Um tiro de Airsoft produz uma energia considerável capaz de ferir a pele de uma pessoa dependendo de sua distância. A BB tende a perder energia na sua trajetória, por isso, quando dentro das distâncias seguras de tiro ela lhe causará pequena ou nenhuma lesão na pele. No GTAM adotamos as seguintes regras para tiros.

2.1 - NUNCA mire no rosto do seu oponente. Procure sempre a região torácica e membros.

2.2 - NUNCA atire a menos de 5 metros contra um oponente. No caso de encontros frontais a menos de 5 metros, ambos os jogadores deverão colocar suas AEGs em posição NORTE (↑) e caminhar para a safezone, abandonado assim àquela partida.

(3)

2.3 - Ao encontrar um oponente em posição de desvantagem que não lhe ofereça risco a menos de 5 metros, nunca atire. Chame a atenção do mesmo e grite – RENDIDO! Caso sua distância esteja dentro dos padrões de segurança, tente evitar o disparo e renda-o se possível. Você estará preservando uma possível lesão no seu colega e principalmente economizando munição para um próximo engajamento.

Lembre-se, não existe nada mais divertido no Airsoft do que render um adversário.

2.4 - Tiro Cego no Airsoft é terminantemente proibido. Nunca coloque sua arma em esquinas, janelas e outros locais na qual não permitam sua completa visada.

2.5 – Toda AEG, AEP, Spring ou Sniper deverá ser cronada com BB 0,20 e seguir a seguinte tabela de enquadramento:

CATEGORIA

FPS

(Até)

ATUAÇÃO

DISTÂNCIA

MÍNIIMA

GT1

330

CQB

0 - 5MTS

5 - INF

GT2

400

ASSALTO

10 MTS

GT3

430

SUPORTE

10 MTS

GT4

480

DMR

20 MTS

GT5

600

SNIPER

30 - INF

3 - Jogadores Atingidos em Campo

O jogador sempre que atingido em qualquer parte do corpo, deverá automaticamente se declarar morto não importando se foi de raspão ou no dedo mindinho. A regra no Airsoft é clara, BB no corpo é jogador morto.

Sempre que um jogador for atingido, o mesmo deverá imediatamente gritar MORTO! em alto e bom som, colocar seu pano vermelho na cabeça para evitar ser atingido novamente por jogadores desavisados e se dirigir para a área de Safezone ou Respawn, onde o mesmo aguardará seu retorno pelo tempo ou próxima partida, como estipulado pela organização do evento.

Lembre-se, na dúvida se uma BB pegou no seu corpo seja consciente e dirija-se para a área de Safezone ou Respawn. Honra sempre!

Com certeza você sairá de campo mais respeitado e creditado realizando esta ação. Não se esqueça, no Airsoft credibilidade é tudo!

(4)

Caso o jogador for flagrado sendo atingido de maneira clara e o mesmo não se declarar morto, o mesmo estará recebendo uma advertência. Reincidências ocasionarão na expulsão definitiva do GTAM e seu nome divulgado internamente.

5 - Respeito pela Natureza e pelos campos de jogos

Os membros do GTAM têm a obrigação de respeitar a natureza e os campos de jogos promovendo a consciência ambiental no seu meio. Os jogos do GTAM em sua grande maioria são realizados em áreas de matas e ambientes ao ar livre. É nossa obrigação viver em comunhão com a fauna e a flora local e a manutenção do seu equilíbrio. Por isso:

5.1 - NUNCA jogue o seu lixo no chão, recolha o mesmo em um pequeno saco para posterior descarte em local apropriado.

5.2 - NUNCA atire em animais silvestres.

5.3 - NUNCA atire em colmeias de abelhas ou colônias de marimbondos.

5.4 - Não atire em frutos no chão ou preso á arvores. Animais silvestres irão ingerir as BBs incrustadas a estes frutos.

6 - Armazenagem, Transporte e Abordagens Policiais

As armas de Airsoft são produtos controlados pelo Exército Brasileiro. As armas de airsoft estão classificadas como ARMAS DE PRESSÃO de acordo com a portaria 002 COLOG de 26 de Fevereiro de 2010. Também está acordado com o R-105 que define que as armas de Airsoft são de uso permitido por serem armas de pressão com calibre igual ou inferior a 6 mm. As armas de Airsoft á Gás (Propano, Green Gás, CO2...) continuam restritas e necessitam de Certificado de Registro expedido pelo Exército Brasileiro para seu uso e transporte.

Procure seguir as dicas abaixo:

- Sempre que estiver transportando o seu equipamento de Airsoft, faça-o de maneira discreta.

- Mantenha sempre consigo as notas fiscais do seu equipamento e uma cópia do seu CR caso seja proprietário de uma arma á gás.

- Transporte-as descarregadas, ou seja, sem o magazine ou bateria.

- Guarde suas armas em uma mala ou estojo próprio para isso.

- Transporte seu equipamento sempre no porta malas do seu carro, de forma que não possa ser acessada através do banco de passageiros.

(5)

- Nunca carregue suas armas de Airsoft escondidas em suas roupas ou mesmo aparente por lugares públicos. Use um estojo para isso.

- Nunca use sua arma de Airsoft para defesa pessoal ou para defesa de sua residência. Ao ser abordado por alguma força de segurança (Exército, Policias Militares, Rodoviárias, Civis e Federais) siga estas instruções.

- Após a autorização do policial, coloque imediatamente sua arma de Airsoft em um local seguro sem apontá-la para ninguém e com o dedo fora do gatilho.

- Nunca discuta com as forças de segurança, mesmo que você pense que esteja sendo injustiçado. Seja respeitoso e ouça tudo que o policial disser. Sua atitude pode ser o diferencial entre ser encaminhado à delegacia ou não.

Se você estiver dentro do carro e sua arma de pressão estiver no porta malas, avise ao policial que você está transportando uma arma de pressão e explique que você têm permissão para isso.

- Sempre apresente ao policial a Nota Fiscal original ou cópia colorida autenticada referente ao seu equipamento. Estando dentro da lei, não há nada que possa acontecer com você. Respeite os policiais, respeite as leis e tudo ocorrerá bem.

7 - Uso de armas brancas

Está proibido o uso de armas brancas (Facas, facões, canivetes, machadinhas, foices, etc.) em eventos promovidos pelo GTAM .

Sempre que você estiver com dúvidas procure o conselho ou o comando do GTAM, compartilhe suas informações e proponha novas idéias.

A evolução e o crescimento do GTAM depende exclusivamente da sua conduta e vontade de ajudar.

Seja bem vindo!

Referências

Documentos relacionados

O score de Framingham que estima o risco absoluto de um indivíduo desenvolver em dez anos DAC primária, clinicamente manifesta, utiliza variáveis clínicas e laboratoriais

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

O Fórum de Integração Estadual: Repensando o Ensino Médio se efetiva como ação inovadora para o debate entre os atores internos e externos da escola quanto às

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

Ao final do exposto, é possível apresentar as seguintes conclusões, sem prejuízo de demais ilações já expostas ao longo do texto:.. Em razão disso, foi necessário

Neste tipo de situações, os valores da propriedade cuisine da classe Restaurant deixam de ser apenas “valores” sem semântica a apresentar (possivelmente) numa caixa