• Nenhum resultado encontrado

Resumo Contexto Abril... 2 Maio... 3 Junho Resultados, Produtos e Avanços Significativos Performance...

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Resumo Contexto Abril... 2 Maio... 3 Junho Resultados, Produtos e Avanços Significativos Performance..."

Copied!
23
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)

Conteúdo

Resumo ... 1

1. Contexto

... 2

Abril ... 2

Maio ... 3

Junho ... 4

2. Resultados, Produtos e Avanços Significativos ... 6

Componente 01 – Reforço na produção responsável ... 6

Componente 02 – Divulgação de iniciativas socioambientais em propriedades

cadastradas ... 9

Componente 03 – Brigada de Incêndios do Xingu ... 14

3. Performance ... 19

(4)

Resumo

Disponibilização do Relatório Anual de 2012 da Aliança da Terra no site (http://aliancadaterra.org.br/noticias/ja-esta-disponivel-para-download-o-relatorio-anual-20 12-da-alianca-da-terra/).

Visita e pré-certificação em padrão internacional à 33 propriedades rurais para a inserção no Cadastro de Compromisso Socioambiental.

Re-visitas, auditorias internas e preparação para a certificação de soja responsável (RTRS, por sua sigla em inglês) de sete propriedades rurais.

Visita aos Estados Unidos, sob coordenação e supervisão d o Serviço Florestal Norte Americano (USFS), para capacitação da Brigada de Incêndio da Aliança da Terra.

Realização de treinamento em São Miguel do Araguaia, Goiás, com a formação de 43 brigadistas.

Divulgação da Brigada de Incêndio e conscientização da população sobre queimadas em visitas a duas escolas em Novo Santo Antônio e participação em reunião em São Felix do Araguaia, Mato Grosso.

Início do desenvolvimento do banco de dados da Aliança da Terra sob desenvolvimento da Gestão Agropecuária.

Participação da Aliança da Terra em eventos como 8ª Conferência Internacional sobre Soja Responsável (RT8), realizado em Pequim, na China, e ExpoSustentat, realizado no Rio de Janeiro.

Realização com sucesso da1ª Feira de Touros do Pró-Genética - Programa de Incentivo ao Melhoramento Genético da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu - do estado de Mato Grosso.

Lançamento de documentário sobre a produção agropecuária em propriedades do Cadastro de Compromisso Socioambiental no site da Aliança da Terra (http://aliancadaterra.org.br/imprensa/videos/documentario-com-produtores-do-ccs-da-alia nca-da-terra/).

(5)

1

.

Contexto

Os principais acontecimentos neste trimestre foram:

Abril

A Brigada de Incêndio da Aliança da Terra realizou treinamento em São Miguel do Araguaia, Goiás, entre os dias 1ª e 4 de abril. Participaram 43 pessoas, entre funcionários de fazendas, membros do Sindicato dos

Trabalhadores Rurais do município e acadêmicos do curso de Gestão Ambiental e Técnico de Segurança do Trabalho.

Início do desenvolvimento do banco de dados da Aliança da Terra pela Gestão Agropecuária. Realização de inseminação artificial no Projeto de Pecuária do Assentamento Santo Antônio

da Mata Azul em Novo Santo Antônio, Mato Grosso. O Ministério do Meio Ambiente decretou estado de

emergência ambiental em Mato Grosso para o período de abril até novembro de 2013, conforme portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU). Outros 18 Estados brasileiros mais o Distrito Federal entraram na lista do

Governo Federal, já levando em consideração o período de secas, quando são mais comuns os focos de incêndio nas florestas brasileiras.

Reunião com a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja) e com a empresa ADM para a realização de trabalho em conjunto, promovendo maior disseminação do Cadastro de Compromisso Socioambiental da Aliança da Terra e aumentando os benefícios para os produtores rurais.

(6)

Maio

Disponibilização do Relatório Anual de 2012. Este é o 1º relatório anual confeccionado pela Aliança da Terra. Nele estão os principais destaques da OSCIP. O relatório pode ser

obtido em:

http://aliancadaterra.org.br/noticias/ja-esta-disponivel-para-download-o-relatorio-anual-2 012-da-alianca-da-terra/.

O Gerente de Projetos da Aliança da Terra, Charton Jahn Locks, participou da 8ª Conferência Internacional sobre Soja Responsável (RT8) entre os dias 28 e 29 de maio em Pequim, China. Charton, além de participar dos debates, apresentou uma palestra sobre as experiências de Produção Responsável no campo.

Definição do grupo de sete propriedades rurais que irão certificar na Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS, por sua sigla em inglês) a safra de soja 2012/2013. A Aliança da Terra será a gestora deste

grupo.

Aliança da Terra realizou a 1ª Feira de Touros do Pró-Genética - Programa de Incentivo ao Melhoramento Genético da Associação

Brasileira dos Criadores de Zebu - do Estado de Mato Grosso. Foram vendidos 92% dos touros ofertados (35 touros). A feira foi realizada no Projeto de Assentamento Santo Antônio da Mata Azul em Novo Santo Antônio, nordeste do MT.

O Ibama divulgou que o desmatamento e a degradação florestal na Amazônia caíram em março e abril de 2013, sendo a quarta queda consecutiva na taxa mensal do desmatamento. Entretanto, o total desmatado no acumulado do ano (agosto2012/abril2013) é 15% maior

(7)

Junho

O Chefe da Brigada de Incêndio da Aliança da Terra, Edimar dos Santos Abreu, juntamente com os brigadistas da Aliança da Terra Luzival Farias e Osmano Melquíades dos Santos foram para os Estados Unidos para um treinamento e uma visita técnica sobre

gerência e combate à incêndios florestais com supervisão do Serviço Florestal Norte Americano (USFS, por sua sigla em inglês), na cidade de Boise no Estado de Idaho, entre os dias 19 e 29 de junho.

Lançado no site da Aliança da Terra documentário que relata a produção agropecuária de vários produtores do Cadastro de Compromisso Socioambiental. O documentário

pode ser acessado em:

http://aliancadaterra.org.br/imprensa/videos/documentario-com-produtores-do-ccs-da-alianca-da-terra/.

A Aliança da Terra esteve presente, através de seu Diretor Administrativo, Marcos Reis, na primeira edição da ExpoSustentat, que ocorreu nos dias 13 e 14 de junho. Este evento tratou dos desafios de uma economia sustentável. Marcos Reis apresentou a

palestra “Inclusão social através da sustentabilidade econômica e ambiental – A experiência do assentamento Mata Azul”.

A Aliança da Terra recebeu em seu escritório de Goiânia a turma de Ecologia e Análise Ambiental da Universidade Federal de Goiás. Esta visita fez parte da disciplina de Bioindicadores e os alunos apresentarão projetos de pesquisa sobre os problemas expostos pela Aliança da Terra, como a avaliação do efeito dos agroquímicos em ambientes aquáticos.

Estudo da Universidade da Califórnia com diversos parceiros prevê um aumento da ocorrência de focos de incêndio para o ano de 2013, em comparação com os anos de 2011 e 2012. Desta forma, o trabalho realizado pela Brigada de Incêndio da Aliança da Terra continua sendo importante.

(8)

O Ministério do Meio Ambiente divulgou que entre agosto de 2011 e julho de 2012 o Brasil obteve o menor índice de área desmatada na Amazônia Legal desde que foram iniciadas as medições, em 1988 (4.571 km² de desmatamento). O número, proveniente do

sistema Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal (Prodes), é consolidado e foi corrigido em cerca de 2% para baixo em relação ao índice divulgado em novembro do ano passado, quando o governo anunciou um desmatamento de 4.656 km².

(9)

2. Resultados, Produtos e Avanços Significativos

Componente 01 – Reforço na produção responsável

Objetivo: Contribuir com o aumento da responsabilidade socioambiental na produção agropecuária através da identificação de propriedades privadas comprometidas interessadas em participar de uma cadeia de produção responsável.

Método: Conduzir revisita de verificação para acompanhar a evolução socioambiental das fazendas participantes do Cadastro de Compromisso Socioambiental (CCS).

Avanços: O Cadastro de Compromisso Socioambiental da Aliança da Terra visa promover a melhoria da gestão dos recursos naturais e dos aspectos sociais das propriedades rurais. Para isso a Aliança da Terra visita as propriedades e realiza extensivo trabalho de campo. A Aliança da Terra valoriza a conversa com o produtor e com os funcionários, construindo uma relação de confiança mútua e parceria explícita. É elaborado um documento que descreve as condições da propriedade e uma lista de “pontos a serem resolvidos” com sugestões de ações corretivas. O produtor voluntariamente se compromete com um plano de adequação. A Aliança da Terra capacita e auxilia os produtores, não aceitando desmatamento ilegal, trabalho escravo e propriedades embargadas pelo Ibama.

Entre abril e junho de 2013 a Aliança da Terra visitou 33 propriedades rurais, sendo duas em Goiás e 31 no Mato Grosso, analisando minuciosamente todos os pontos das áreas (Figuras 01 e 02). Foram feitas entrevistas com os produtores rurais e coletados os dados em campo. Destas propriedades, 14 tiveram finalizados seus Diagnósticos Socioambientais ainda em junho. Todas as outras terão seus diagnósticos finalizados no trimestre seguinte (julho a setembro de 2013).

(10)

Figura 01: Propriedades que foram visitadas pela Aliança da Terra entre abril e junho de 2013 e todas as propriedades do Cadastro de Compromisso Socioambiental.

Figura 02: Propriedade rural visitada pela Aliança da Terra em abril de 2013, na qual foi feito o levantamento de campo para o Cadastro de Compromisso Socioambiental e a pré-certificação RTRS (Associação Internacional de Soja Responsável).

(11)

As propriedades visitadas, além do trabalho do Cadastro de Compromisso Socioambiental, também foram analisadas pela Aliança da Terra sob os critérios da certificação da

Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS, por sua sigla em inglês). A RTRS é uma iniciativa formada por múltiplas partes e visa facilitar um diálogo global sobre uma produção de soja que seja economicamente viável, socialmente eqüitativa e

ambientalmente sólida. Foi criada uma certificação para a soja que segue o padrão RTRS (saiba mais em http://www.responsiblesoy.org/). Este padrão assegura boas práticas de gestão, condições de trabalho justas e respeito ao meio ambiente. A Aliança da Terra, por meio desta pré-certificação para RTRS, visa deixar os produtores rurais preparados para serem certificados caso queiram, faltando apenas contratar alguma certificadora.

Um ponto chave para o sucesso deste projeto de produção responsável é a continuidade. Assim, apoiados pela US Agency for International Development, a Aliança da Terra realiza a verificação da evolução socioambiental das propriedades rurais.

Entre abril e junho de 2013 sete propriedades rurais foram re-visitadas. Analisamos todos os passivos ambientais diagnosticados previamente e também verificamos se surgiu algum novo passivo. Esta auditoria é fundamental tanto para o controle da Aliança da Terra das melhorias realizadas sob sua supervisão quanto para fornecer assistência personalizada para os produtores. O sentido de continuidade no trabalho fortalece a confiança entre ambas as partes.

Na re-visita às sete propriedades também foi realizada a pré-certificação RTRS. Entretanto, diferentemente das propriedades visitadas pela primeira vez, a Aliança da Terra constituiu um grupo destas sete propriedades e irá promover a certificação RTRS. Nestas re-visitas foram feitos todos os ajustes para que as propriedades estivessem no padrão de uma certificação internacional. Em junho foi contratada a Control Union para certificar as propriedades. O processo de certificação acontecerá entre julho e agosto de 2013

(12)

Componente 02 – Divulgação de iniciativas socioambientais em

propriedades cadastradas

Objetivo: Promover eventos para apresentação de boas práticas socioambientais desenvolvidas em fazendas do CCS, criando um espaço para troca de informações entre os produtores, palestrantes e demais participantes.

Método: Organização de workshops envolvendo produtores rurais no debate de boas práticas socioambientais de produção.

Avanços: A Aliança da Terra divulgou as iniciativas socioambientais das propriedades cadastradas de diferentes formas entre abril e junho de 2013, atingindo extenso público. A principal divulgação foi a disponibilização do Relatório Anual de 2012 da Aliança da Terra

no website

(http://aliancadaterra.org.br/noticias/ja-esta-disponivel-para-download-o-relatorio-anual-2 012-da-alianca-da-terra/). Este é o 1º relatório anual confeccionado pela Aliança. Nele estão os principais destaques obtidos pela Aliança da Terra, como o grande crescimento do Cadastro de Compromisso Socioambiental, a atuação intensiva da Brigada de Incêndio e o início do Projeto de Pecuária Responsável no Assentamento Santo Antônio da Mata Azul, Mato Grosso (Figura 03).

A realização da 1ª Feira de Touros do Pró-Genética - Programa de Incentivo ao Melhoramento Genético da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu - do Estado de Mato Grosso foi um sucesso em todas as áreas. Realizada no Projeto de Assentamento Santo Antônio da Mata Azul em Novo Santo Antônio, foram comercializados 92% dos touros ofertados (35 touros). Este touros, por possuírem alta qualidade genética, irão melhorar a qualidade do rebanho da região. Outro ponto de sucesso foi a ampla divulgação

obtida pela feira. Um vídeo pode ser assistido em

http://www.youtube.com/watch?v=bgxSilFbtcY. Dentre as diversas reportagens

vinculadas sobre o tema, podemos destacar:

(13)

http://agro.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?noticia=Feira_de_Touros_busca_reposic ionar_pequeno_produtor_no_mercado&id=6309 e

http://www.abcz.org.br/Noticias/Noticia/39023

Outra divulgação abrangente foi o lançamento no site da Aliança da Terra (www.aliancadaterra.org.br) do documentário que relata a produção agropecuária em vários produtores do Cadastro de Compromisso Socioambiental. O documentário pode ser

acessado em:

http://aliancadaterra.org.br/imprensa/videos/documentario-com-produtores-do-ccs-da-alia nca-da-terra/.

Figura 03: Capa do Relatório Anual de 2012 da Aliança da Terra. O relatório está

disponível no site da Aliança da Terra

(http://aliancadaterra.org.br/noticias/ja-esta-disponivel-para-download-o-relatorio-anua

l-2012-da-alianca-da-terra/) e possui versão em português e em inglês.

A divulgação de iniciativas socioambientais também é realizada com a impressão e divulgação dos Boletins Produzindo Certo. Todos os produtores do Cadastro de Compromisso Socioambiental da Aliança da Terra, além de outros parceiros como sindicatos e empresas agropecuárias, recebem por correspondência o Boletim. São publicadas notícias sobre o trabalho desenvolvido pela Aliança da Terra. Cada edição tem tiragem de 1.650 exemplares. Para o período que está sendo reportado neste relatório (abril a junho de 2013) foram publicadas 2 edições do Boletim Produzindo Certo (Figura 04). Os Boletins podem ser obtidos em http://aliancadaterra.org.br/imprensa/downloads/.

(14)

Figura 04: Capas dos Boletins Produzindo Certo elaborados e divulgados entre abril e junho de 2013. Os Boletins podem ser obtidos no site da Aliança da Terra

(http://aliancadaterra.org.br/imprensa/downloads/)

.

Visando a ampliação da adoção de boas práticas agrícolas, a Aliança da Terra ajudou a criar e é membro do grupo de trabalho Força Tarefa Brasil (FT-Brasil) da Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS). A FT-Brasil foi criada no início de 2013 para desenvolver, implementar e estruturar as atividades da RTRS no Brasil, visando que a longo prazo o padrão de soja RTRS seja adotado pela maior parte dos produtores rurais. São realizadas periodicamente reuniões entre os membros da FT-Brasil, na qual se busca a definição de estratégias de divulgação da RTRS.

A Aliança da Terra divulgou entre abril e junho de 2013 as iniciativas socioambientais de seus cadastrados por meio de palestras em dois grandes eventos. Na ExpoSustentat, realizada nos dias 13 e 14 de junho, no Centro de Convenções Sulamerica, no Rio de Janeiro (RJ), o Diretor Administrativo da Aliança da Terra, Marcos Reis, falou sobre a “Inclusão social através da sustentabilidade econômica e ambiental – A experiência do assentamento Mata Azul”. O Projeto de Pecuária da Mata Azul visa aumentar a produtividade e a qualidade do rebanho dos pequenos produtores assentados, mantendo-se o equilíbrio com a conservação ambiental. Este evento reuniu profissionais e empresas que apresentaram e discutiram os tópicos mais importantes referentes à sustentabilidade,

(15)

aos impactos na economia e à manutenção dos serviços ambientais

Outro importante evento que a Aliança da Terra expôs as iniciativas socioambientais das propriedades cadastradas foi na 8ª Conferência Internacional sobre Soja Responsável (RT8 - Figura 05). Este evento, promovido pela Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS, por sua sigla em inglês), ocorreu em Pequim, na China, nos dias 28 e 29 de maio de 2013 (mais detalhes em http://annualconference.responsiblesoy.org/). O local foi escolhido para aproximar a certificação com o mercado asiático e, mais especificamente, o mercado chinês, um importante parceiro econômico do Brasil no comércio de commodities agrícolas. O Gerente de Projetos da Aliança da Terra, Charton Jahn Locks, apresentou no primeiro dia do evento uma palestra sobre as experiências de produção responsável no campo (Figura 06).

Na RT8 foi possível conhecer mais sobre a China e compreender os desenvolvimentos relacionados com a importação e produção de soja nesse país e no resto do continente. Fizeram também parte do programa as políticas sobre desmatamento e sua relação com a RTRS, e uma visão sobre o papel da sustentabilidade e da segurança alimentar na Ásia.

Figura 05: Folder de divulgação da 8ª Conferência Internacional sobre Soja Responsável

(RT8).Maiores detalhes podem ser obtidos em

(16)

Figura 06: Gerente de Projetos da Aliança da Terra, Charton Jahn Locks, apresentou as experiências das propriedades rurais brasileiras para obter a certificação RTRS na 8ª Conferência Internacional sobre Soja Responsável (RT8) em maio de 2013.

(17)

Componente 03 – Brigada de Incêndios do Xingu

Objetivo: Prevenir o desmatamento e a degradação florestal e contribuir para o bom gerenciamento dos recursos naturais na região do Xingu.

Método: Estruturação de uma brigada de incêndios e realização de cursos de formação de brigadistas na região.

Avanços: Entre abril e junho de 2013 não foi solicitada à Brigada de Incêndios da Aliança da Terra combater nenhum incêndio. O período chuvoso acabou um pouco mais tarde do que é o esperado naturalmente. Desta forma, os combates se iniciarão em julho e devem prosseguir até setembro ou outubro, quando voltará a chover com maior intensidade na região do Xingu, nordeste do Mato Grosso. Assim, no 2º trimestre de 2013 a Brigada de Incêndios da Aliança da Terra forneceu treinamentos e palestras de conscientização e bom gerenciamento dos recursos naturais e realizou cursos para o próprio aprimoramento.

Entre 1º e 4 de abril, a Brigada de Incêndios da Aliança da Terra, em parceria com o Serviço Florestal Norte Americano (USFS, por sua sigla em inglês), ministrou o curso de formação de brigadistas em São Miguel do Araguaia,. Goiás (Figura 07). O curso foi ministrado na Escola Técnica de São Miguel do Araguaia e contou com 43 participantes, entre funcionários de fazendas da região, membros do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Miguel do Araguaia e acadêmicos do curso de Gestão ambiental e Técnico de Segurança do Trabalho.

(18)

Figura 07: Curso oferecido pela Brigada de Incêndios da Aliança da Terra em parceria com o Serviço Florestal Norte Americano (USFS) em São Miguel do Araguaia, Goiás. Realizado em abril de 2013, participaram 41 pessoas.

Com o propósito de disseminar informação e conscientização na região de atuação para minimizar os problemas por fogo, a Brigada de Incêndios da Aliança da Terra visitou duas escolas em Novo Santo Antônio. Em 27 de maio os brigadistas foram à Escola Municipal Nair Barbosa de Sousa (Figura 08). Em 4 de junho os brigadistas foram à Escola de Extensão Rural Antônio Pereira de Freitas (Figura 09). No total, aproximadamente 90 alunos e 15 professores ouviram e discutiram com os brigadistas sobre o efeito das queimadas na natureza e para a sociedade e como prevenir incêndios

Figura 08: Edimar dos Santos Abreu, chefe da Brigada de Incêndio da Aliança da Terra, palestrando para alunos e professores da Escola Municipal Nair Barbosa de Sousa em Novo Santo Antônio, Mato Grosso. Este evento foi realizado no dia 27 de maio de 2013.

(19)

Figura 09: Alunos da Escola de Extensão Rural Antônio Pereira de Freitas em Novo Santo Antônio, Mato Grosso. Os brigadistas da Aliança da Terra apresentaram em 4 de junho de 2013 os perigos das queimadas e como preveni-las.

A divulgação de boas práticas e de prevenção à incêndios também foi realizada no município de São Felix do Araguaia. Em 3 de junho os brigadistas da Aliança da Terra participaram de uma reunião com o Sindicato Rural, a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e produtores rurais. Os brigadistas aproveitaram para divulgar o trabalho realizado e deixar os contatos, oferecendo ajuda no combate de incêndios caso seja necessário.

A Brigada de Incêndios da Aliança da Terra, no 2º trimestre de 2013, não apenas divulgou e treinou outras pessoas da região, como também foi capacitada. A convite e sob supervisão do Serviço Florestal Norte Americano (USFS), o chefe da Brigada Edimar dos Santos Abreu, e os brigadistas Luzival Farias e Osmano Melquíades dos Santos foram para os Estados Unidos serem treinados (Figuras 10, 11 e 12). Os três brigadistas ficaram em Boise, estado de Idaho, participando de treinamentos de combates por terra, combate aéreo e de parte operacional com equipamentos específicos. O treinamento aconteceu entre os dias 19 e 29 de junho.

Dentre as atividades realizadas, os brigadistas puderam conhecer a base nacional do USFS, que funciona como centro de inteligência da organização. Desta grandiosa experiência, os brigadistas trouxeram diversos planos e projetos. Por exemplo, concluiu-se que a instalação de caminhões pipas pode ampliar muito a área de cobertura, auxiliar na rapidez dos combates e facilitar o transporte de ferramentas. Outro plano é a adoção de um sistema de comando mais rigoroso, que monitora por conferências diárias todas as bases de dados.

(20)

Mais detalhes da viagem podem ser obtidos em

http://aliancadaterra.org.br/noticias/visita-tecnica-aos-eua-chega-ao-fim-deixando-experien cia-e-grandes-ideias/. As fotos da viagem podem ser visualizadas em

http://aliancadaterra.org.br/imprensa/fotos/viagem-tecnica-dos-brigadistas-da-at-para-os-est ados-unidos-/.

Figura 10: Brigadistas Osmano Melquíades dos Santos, Luzival Farias e Edimar dos Santos Abreu (da esquerda para a direita) nas montanhas no Estado de Idaho durante o treinamento oferecido pelo Serviço Florestal Norte Americano (USFS).

Figura 11: Participantes do treinamento oferecido pelo Serviço Florestal Norte Americano (USFS). Os brigadistas da Aliança da Terra (de uniforme cinza) puderam participar de atividades em campo.

(21)

Figura 12: Brigadistas e o Diretor Geral da Aliança da Terra, John Cain Carter, na frente do Centro Nacional Interagências de Fogo em Boise, Idaho, durante o treinamento realizado entre 19 e 29 de junho de 2013

(22)

3. Performance

Indicadores aplicáveis

(23)

4. Atividades planejadas para o próximo trimestre

Expansão do Cadastro de Compromisso Socioambiental da Aliança da Terra, principalmente em propriedades no Mato Grosso;

Conduzir re-visitas em propriedades do Cadastro de Compromisso Socioambiental, monitorando as melhorias realizadas e fornecendo assistência técnica personalizada; Combates a incêndios na região do Xingu, nordeste do Mato Grosso, pela Brigada de

Incêndio da Aliança da Terra;

Treinamento e formação de brigadistas indígenas na Reserva do Suruí, estado de Rondônia;

Treinamento e formação de brigadistas na Fazenda Califórnia, de propriedade do Grupo Leopoldino, em Água Boa, estado do Mato Grosso;

Treinamento e formação de brigadistas de quatro etnias indígenas no Parque Indígena do Xingu, nordeste do Mato Grosso;

Conduzir a certificação RTRS, da Associação Internacional de Soja Responsável, para sete propriedades rurais do Cadastro de Compromisso Socioambiental;

Desenvolvimento do banco de dados da Aliança da Terra com a Gestão Agropecuária; Realização do V Simpósio Alianças Socioambientais e do IV Prêmio Produzindo Certo da

Aliança da Terra;

Desenvolvimento do banco de dados da Aliança da Terra.

Referências

Documentos relacionados

Na análise comparativa entre os acadêmicos do primeiro e quarto anos, apesar das diferenças significativas para idade e renda, com o primeiro ano apresentando alunos mais jovens e

O dispositivo para a banda 5150-5250 MHz é apenas para uso interno para reduzir potencial para interferência prejudicial com sistemas co-canal satélite; o ganho máximo de antena

Conservar em temperatura abaixo de 25°C, proteger da luz e da umidade excessiva. A ampola contém pó liofilizado branco. A solução reconstituída deve apresentar-se límpida

Esta pesquisa discorre de uma situação pontual recorrente de um processo produtivo, onde se verifica as técnicas padronizadas e estudo dos indicadores em uma observação sistêmica

Devido às suas características favoráveis, o sistema de irrigação tipo pivô central é bastante utilizado na produção de hortaliças como o alho, a batata, a cenoura e

I) Tratamento clínico ou cirúrgico com finalidade estética ou não e períodos de convalescença a eles relacionados, exceto os que forem restauradores (após acidente

Um algoritmo genético multiobjetivo SPEA2 (do inglês, Strength Pareto Evolutionary Algorithm) foi implementado com o objetivo de realizar varredu- ras e gerar

As repetições de curta duração I podem servir de base para a solicitação de qualquer uma das zonas de intensidade, dependendo a sua eficácia da relação trebalho:pausa e do volume