• Nenhum resultado encontrado

Aula 00 Aula Demonstrativa Curso: Direito Tributário para ISS Niterói em Questões comentadas Professor: Pablo Rodrigues

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Aula 00 Aula Demonstrativa Curso: Direito Tributário para ISS Niterói em Questões comentadas Professor: Pablo Rodrigues"

Copied!
70
0
0

Texto

(1)

Aula 00 – Aula Demonstrativa

Curso: Direito Tributário para ISS Niterói em Questões comentadas

(2)

Prof. Pablo Rodrigues - Aula 00

Olá alunos e alunas, meu nome é Pablo Rodrigues, aprovado no concurso para o cargo de Auditor Fiscal da Receita Estadual do Rio Grande do Sul, realizado em 2014. Fui aprovado aos 28 anos em 58 lugar com 10 meses de estudo. Estou aqui com o objetivo de ajudá-los a dominar o direito tributário, através de questões! Vou buscar o melhor equilíbrio entre trazer o conteúdo detalhado, da forma mais didática e mais resumida possível.

Desde já quero deixar claro que, em caso de dúvidas, entre em contato comigo pelo fórum tira-dúvidas em nosso site. Basta fazer o login e acessar o link ‘Minha conta’. Lá você encontrará o link para o fórum ao lado do nome do curso. Preciso que você acabe com aquilo que traz incerteza e insegurança. A matéria que você domina deve ser questão garantida na prova.

Rapidamente, queria falar um pouco sobre mim. Sou formado em Administração de Empresas pela UFRGS e estudante de direito na PUCRS, e antes de decidir ser servidor público, sempre trabalhei na iniciativa privada. Durante a faculdade de administração fui corretor de ações e, logo depois de formado, fui selecionado em um trainee de uma grande empresa, onde trabalhei por 2 anos como gerente de projetos. Então, imagine que quando comecei a estudar, muitas coisas foram novidade para mim, e outras estavam há muito esquecidas. Estudei - o conteúdo - muito através de aulas presenciais, algumas aulas online e muito material escrito.

Você pode ter o seu meio preferido de estudar conteúdo, seja aula presencial/online ou material escrito, mas é impossível que você resolva exercícios de outro jeito que não seja sentando na cadeira e fazendo! E essa é uma parte fundamental da sua preparação para a prova, porque resolver exercícios é repetição. Através de exercícios você faz a fixação dos conceitos que mais aparecem, assim você faz afia o seu conhecimento, ganha velocidade e segurança para você chegar na prova preparado. Você precisa resolver muito exercícios, e depois ainda resolver um pouco mais!

Sempre trarei questões com foco no seu concurso: ISS/NITEROI. Como faço isso? Colocando a maioria das questões, de todas as aulas, da banca que elabora essa prova, que é a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Contudo, para complementar o número de questões – serão entre 30 e 40 por aula – será necessário buscar outras bancas e outras provas. Eu faço isso com um filtro bem apurado, buscando sempre questões de concursos fiscais e de bancas com perfil similar à FGV. Eu sei que assim você chegará afiado para a prova. Se você for resolver mais questões por sua conta, ótimo! Mas tome cuidado com o que você estará estudando! Me pergunte lá no fórum, se tiver dúvida, ok? Algumas bancas têm um perfil diferente e, se você se basear nelas, poderá alterar o seu foco.

Para finalizar, acreditamos que cada minuto de estudo é precioso, e

(3)

Prof. Pablo Rodrigues - Aula 00 através desse curso de exercícios: eficiência nos estudos. O curso possui uma série de esquemas, fluxos e desenhos para que você consiga fixar bem a matéria. Então fique tranquilo que aqui as questões estarão realmente comentadas, e não somente com uma referência a artigo de lei ou da Constituição Federal. Inclusive, ao longo do curso, farei você relembrar que conceitos importantes, aprofundando os comentários. Repito, tudo que fazemos é para que as suas horas de estudo sejam aproveitadas ao máximo!

Mas chega de historinha. Você já deve estar nervoso, então vamos começar?

Apresentamos abaixo a análise de duas provas recentemente aplicadas pela FGV para Fiscal de Tributos: do Município de Cuiabá e de Recife. Na de Cuiabá, o Direito Tributário representou 17% de todo o módulo de conhecimentos específicos: foram 12 de 70 questões. Já na de Recife, foram 15 de 70 questões da prova 2, o que significa 21%. Como não temos um histórico mais robusto para análise, paute sua preparação pela seguinte frase: Na dúvida, se prepare para o pior!

ASSUNTO

PROVAS ISS CUIABA (Nº de questões por assunto) PROVA ISS RECIFE (Nº de questões por assunto) 2014 2014 AULA

Tributos: definição e espécie 2 00

Competência e capacidade tributária 1 01

Princípios Constitucionais Tributários

(Princípios Gerais) 1 1 01

Limitações Constitucionais do Poder de Tributar; Imunidades. Não incidência e isenção.

1 1 02

Tributos Federais 2 03

Histórico e análise das provas Direito Tributário

(4)

Prof. Pablo Rodrigues - Aula 00

Impostos Estaduais 2 03

Impostos Municipais 1 1 03

Legislação Tributária. Vigência, aplicação, interpretação e integração. Métodos de interpretação.

2 2 04

Obrigação tributária: principal e

acessória. 05

Fato Gerador da Obrigação, base de

cálculo e alíquota. 1 05

Sujeito ativo. Sujeito passivo:

contribuinte e responsável. 05

Responsabilidade solidária, responsabilidade de terceiros, responsabilidade por infrações; substituição tributária..

06 Crédito Tributário. Lançamento

tributário; Efeitos e Modalidades. 1 07

Suspensão, Extinção e Exclusão do

Crédito Tributário. 1 08

Administração tributária: fiscalização, regulamentação, competência, limites, procedimentos. Dívida ativa: certidão negativa e execução fiscal. (Garantias e Privilégios)

4 09

Simples Nacional 2 1 N/A

TOTAL de questões no ano 12 15 -

Aula Conteúdo

00 Tributos: conceito, natureza jurídica, classificação e espécies de tributos: impostos, taxas, contribuição de melhoria, empréstimos compulsórios, contribuições especiais. Receitas públicas.

01 Sistema Tributário Nacional: previsão constitucional; atribuição e competência tributária, princípios constitucionais tributários(princípios gerais).

02 Princípios constitucionais tributários: limitações ao poder de tributar (incidência e não incidência, isenção, imunidade)

(5)

Prof. Pablo Rodrigues - Aula 00 03 Tributos de competência da União. Tributos de competência dos Estados e

do Distrito Federal. Tributos de competência dos Municípios. Repartição das receitas tributárias: receita da União aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios. Receitas dos Estados distribuídas aos Municípios.

04 Legislação tributária: lei complementar, lei ordinária, lei delegada; decretos legislativos, resoluções do Senado Federal; atos normativos de autoridades administrativas: decretos e despachos normativos do Executivo, resoluções administrativas, portarias, decisões administrativas, tratados e convenções internacionais, vigência, aplicação, interpretação e integração. Lei complementar: funções e matérias reservadas.

05 Obrigação tributária: principal e acessória – conceito. Fato gerador: hipótese de incidência tributária, momento e local da ocorrência. Elemento valorativo: base de cálculo, alíquota. Aspecto subjetivo: competência tributária, capacidade tributária. Sujeição ativa. Sujeição passiva: contribuinte e responsável, solidariedade. Domicílio tributário.

06 Continuação da Sujeição Passiva: responsabilidade solidária, responsabilidade de terceiros, responsabilidade por infrações; substituição tributária.

07 Crédito tributário: lançamento: efeitos e modalidades.

08 Suspensão, extinção e exclusão do crédito tributário. Repetição de indébito. 09 Administração tributária: fiscalização, regulamentação, competência,

limites, procedimentos. Dívida ativa: certidão negativa e execução fiscal. Informações e sigilo fiscal.

*O cronograma está disponível no sitio do Exponencial Concursos, na página do curso.

Nessa primeira aula veremos exercícios sobre o conceito de tributo e também sobre as espécies tributárias, que são: impostos, taxas, contribuição de melhoria, contribuições especiais e empréstimo compulsório. São as primeiras noções de Direito Tributário.

Sumário

1- Questões Comentadas ... 6 2- Lista de Exercícios ... 48 3- Gabarito ... 70

(6)

Prof. Pablo Rodrigues - Aula 00

01. (FGV/2011/SEFAZ-RJ/ANALISTA DE CONTROLE INTERNO) Lei Estadual instituiu pedágio a ser cobrado por empresa privada, concessionária, para os usuários de determinada rodovia que passa pelo território de diferentes municípios, sem, no entanto, estabelecer via alternativa, gratuita, de trânsito. Considerando a hipótese acima, assinale a alternativa correta. a) O Pedágio, no caso, tem natureza de tarifa e, como tal, apresenta obrigatoriamente a característica da compulsoriedade.

b) A cobrança do pedágio por pessoa jurídica de direito privado é compatível com o princípio da indelegabilidade da competência tributária.

c) O pedágio, na situação retratada, tem natureza de taxa, não podendo ser cobrado pela empresa concessionária, conforme aduz o princípio da irrenunciabilidade.

d) O oferecimento de via alternativa gratuita é condição necessária para a cobrança de pedágio.

e) É vedado o estabelecimento de limitações ao tráfego de pessoas ou bens, por meio de pedágio, por imposição constitucional.

Resolução:

a) Incorreta. Está correta a afirmação de que esse pedágio tem natureza de tarifa, uma vez que é cobrado por empresa privada(concessionária). Sendo tarifa, não apresenta caráter compulsório, pois o que obriga o pagamento é vínculo de natureza contratual – portanto não é tributo.

b) Correta. A delegação da cobrança de pedágio não significa que o Estado delegou a sua competência tributária, que é o poder de tributar. Ele apenas concedeu a uma empresa a exploração de um serviço, e não há nenhuma irregularidade nisso sob a ótica da indelegabilidade da competência tirbutária. c) Incorreta. Não tem natureza de taxa, uma vez que é cobrado por empresa de direito privado, e dessa forma não tem caráter compulsório.

d) Incorreta. De acordo com lei específica(8.987/95), via alternativa não é condição necessária.

e) Incorreta. Art. 150, V - estabelecer limitações ao tráfego de pessoas ou bens, por meio de tributos interestaduais ou intermunicipais, ressalvada a cobrança de pedágio pela utilização de vias conservadas pelo Poder Público. Gabarito letra B.

(7)

Prof. Pablo Rodrigues - Aula 00

02. (FGV/2011/SEFAZ-RJ/AUDITOR FISCAL DA RECEITA ESTADUAL) A taxa e o preço público se caracterizam por:

a) o preço público ser receita derivada do Estado e a taxa ser receita originária.

b) a cobrança da taxa obedecer ao princípio da proporcionalidade do uso e a do preço público não.

c) o preço público poder ser cobrado pela utilização potencial do serviço, enquanto e a taxa não poder.

d) a taxa ter como sujeito ativo pessoa jurídica de direito público e o preço público poder ser exigido por pessoa jurídica de direito privado.

e) o regime jurídico da taxa ser sui generis, já o dos preços públicos ser, sobretudo, contratual.

Resolução:

a) Incorreta. É na verdade ao contrário: a taxa é receita derivada; preço público é originária.

b) Incorreta. Não há necessária proporcionalidade na cobrança da taxa, muitas delas são de valor fixo para a prestação do serviço. O valor da taxa deve ser suficiente para custear o serviço prestado.

c) Incorreta. A taxa pode ser cobrada mesmo quando o serviço não foi prestado, pode ser cobrada se o serviço tiver sido posto a disposição do usuário

d) Correta. Esse é um dos aspectos que diferencia a taxa do preço público(ou tarifa).

e) Incorreta. A diferença entre as taxas e as tarifas também está no regime jurídico. A taxa está sujeita ao regime jurídico tributário, enquanto as tarifas estão sujeitas ao regime jurídico contratual. As tarifas não são compulsórias, ao contrário das taxas.

Segue uma planilha com algumas distinções:

Taxas Preço público ou Tarifa

Prestação compulsória Prestação não compulsória

Deriva do poder de império do Estado Obrigação de natureza contratual

(8)

Prof. Pablo Rodrigues - Aula 00

Estado Permissionário ou concessionário

Exemplos: taxa de coleta domiciliar de lixo,

Exemplos: *pedágios, serviços de energia, telefonia, gás, água, esgoto.

Gabarito letra D.

03. (FGV/2011/SEFAZ-RJ/AUDITOR FISCAL DA RECEITA ESTADUAL) Com relação à Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE), assinale a afirmativa incorreta.

a) Não poderá incidir sobre receitas de exportação.

b) Não poderá incidir sobre a importação de produtos estrangeiros. c) Poderá incidir sobre a importação de serviços.

d) Poderá ter alíquota ad valorem tendo por base o faturamento, a receita bruta ou o valor da operação.

e) Poderá ter alíquota específica tendo por base a unidade de medida adotada. Resolução:

Segue abaixo o artigo em que se fundamenta a questão:

Art. 149. Compete exclusivamente à União instituir contribuições sociais, de intervenção no domínio econômico e de interesse das categorias profissionais ou econômicas, como instrumento de sua atuação nas respectivas áreas,

§ 2º As contribuições sociais e de intervenção no domínio econômico de que trata o caput deste artigo:

I - não incidirão sobre as receitas decorrentes de exportação; (Letra A) II - incidirão também sobre a importação de produtos estrangeiros ou serviços; (Letras B e C)

III - poderão ter alíquotas:

a) ad valorem, tendo por base o faturamento, a receita bruta ou o valor da operação e, no caso de importação, o valor aduaneiro; (Letra D) b) específica, tendo por base a unidade de medida adotada. (Letra E) § 3º A pessoa natural destinatária das operações de importação poderá ser equiparada a pessoa jurídica, na forma da lei.

(9)

Prof. Pablo Rodrigues - Aula 00

§ 4º A lei definirá as hipóteses em que as contribuições incidirão uma única vez.

Gabarito letra B.

04. (FGV/2011/SEFAZ-RJ/ANALISTA DE CONTROLE INTERNO) Qual é o fato gerador que permite a cobrança da contribuição de melhoria?

a) Realização de obra pública que gere melhoras nas condições de vida da população.

b) Prestação de serviço público que atraia investimentos econômicos na região.

c) Disponibilização do serviço público de caráter voluptuário. d) Efetivo exercício do poder de polícia.

e) Valorização de imóvel decorrente de obra pública. Resolução:

É só saber o esquema abaixo, que é o artigo 81 do CTN:

A CM serve para fazer face aos custos de obra pública, desde que haja valorização imobiliária.

Gabarito letra E.

05. (FGV/SEFAZ-RJ/2008/FISCAL DE RENDAS) A respeito dos empréstimos compulsórios, assinale a afirmativa incorreta.

A contribuição de melhoria

é instituída para fazer face ao custo de obras públicas de que decorra valorização imobiliária

limitetotal a despesa realizada

limite individual o acréscimo de valor que

da obra resultar para cada imóvel beneficiado cobrada pela(o) União,

Estados, DF ou Municípios (no âmbito de suas respectivas atribuições)

(10)

Prof. Pablo Rodrigues - Aula 00

a) A competência para a instituição de empréstimo compulsório é exclusiva da União Federal.

b) Os empréstimos compulsórios podem ser instituídos por medida provisória, desde que haja relevância e urgência.

c) Lei complementar não pode estabelecer situações de cabimento para instituição de empréstimo compulsório.

d) O empréstimo compulsório vinculado à calamidade pública é excepcionado do princípio da anterioridade.

e) Só podem ser instituídos empréstimos compulsórios no caso de guerra externa, ou sua iminência, calamidade pública e investimento público de caráter urgente e relevante interesse nacional.

Resolução:

a) Correta. Art. 148, caput, CF.

b) Incorreta. Somente através de Lei Complementar se institui EC. Art. 148, caput.

c) Correta. As situações estão dadas na CF: para atender a despesas extraordinárias, decorrentes de calamidade pública, de guerra externa ou sua iminência; no caso de investimento público de caráter urgente e de relevante interesse nacional. (art. 148, I e II)

d) Correta. Se trata de exceção ao princípio da anterioridade, que está prevista no art. 150, §1º.

e) Correta. Conforme transcrito acima, do art. 148, I e II. Gabarito letra B.

06. (FGV/2010/SEFAZ-RJ/FISCAL DE RENDAS) Em relação às normas constitucionais relativas às contribuições previdenciárias, examine as afirmativas a seguir.

I. A seguridade social será financiada, dentre outras, por contribuições a cargo do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei, incidentes sobre a folha de salários e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer título, à pessoa física que lhe preste serviço, desde que com vínculo empregatício.

II. As contribuições do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada poderão ter alíquotas ou bases de cálculo diferenciadas, em razão

(11)

Prof. Pablo Rodrigues - Aula 00

da atividade econômica, da utilização intensiva de mão de obra, do porte da empresa ou da condição estrutural do mercado de trabalho.

III. A lei definirá os setores de atividade econômica para os quais as contribuições incidentes sobre a receita ou faturamento serão não-cumulativas.

Assinale:

a) se todas as afirmativas estiverem corretas. b) se somente afirmativa II estiver correta.

c) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. d) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. e) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. Resolução:

Questão que trata do tributo Contribuição Especial, em específico, sobre a Contribuição Social para a Seguridade Social, que está detalhada no art. 195 da CF, que diz o seguinte, no seu caput: “A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais:” (...). Vamos analisar as alternativas.

I. Incorreta. Art. 195, I, a:

I - do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei, incidentes sobre:

a) a folha de salários e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer título, à pessoa física que lhe preste serviço, mesmo sem vínculo empregatício.

II. Correta. Art. 195, §9º “As contribuições sociais previstas no inciso I do caput deste artigo[do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei] poderão ter alíquotas ou bases de cálculo diferenciadas, em razão da atividade econômica, da utilização intensiva de mão-de-obra, do porte da empresa ou da condição estrutural do mercado de trabalho”

III. Correta. Art. 195, §12. “A lei definirá os setores de atividade econômica para os quais as contribuições incidentes na forma dos incisos I, b; e IV do caput, serão não-cumulativas.”

(12)

Prof. Pablo Rodrigues - Aula 00

07. (FGV/2010/ANGRA/AUDITOR FISCAL DA RECEITA MUNICIPAL) Em determinado Estado da Federação foi editada lei que dispõe em seu artigo Y que X% do valor dos emolumentos relativos aos atos praticados pelos cartórios de notas serão destinados à Caixa de Assistência dos Advogados do Estado e XX% à Associação dos Magistrados do Estado. Essa lei é:

a) plenamente válida e eficaz, cabendo ao Poder Legislativo Estadual estabelecer o valor dos emolumentos que têm natureza de taxa.

b) inconstitucional, visto que os emolumentos são espécie de contribuição especial, não podendo ser direcionados para custear entidades privadas.

c) constitucional, uma vez que os emolumentos são preços públicos, fixados em lei, para custear atividade concedida a particular.

d) parcialmente válida e eficaz, uma vez que os emolumentos não podem ser destinados a duas entidades de natureza distinta.

e) inconstitucional no que se refere à destinação dos emolumentos, que têm natureza de taxa, e não podem ser destinados a entidades privadas.

Resolução:

Os emolumentos relativos aos atos praticados pelos cartórios de notas, de entendimento pacífico pelo STF, são taxas. Sendo assim, o valor arrecadado por ele deve ser destinado como custeio ao serviço prestado. “A vinculação das taxas judiciárias e dos emolumentos a entidades privadas ou mesmo a serviços públicos diversos daqueles a que tais recursos se destinam subverte a finalidade institucional do tributo” (ADI 2040, de 15/12/1999).

Sendo assim, é inconstitucional a lei que determina a vinculação da receita de taxa a atividade diversa àquela que o tributo tende, originalmente, a financiar. Gabarito letra E.

08. (FGV/SEFAZ-RJ/2008/FISCAL DE RENDAS) O Estado do Rio de Janeiro decidiu instituir tributo relativo à construção de rede de esgotos, com lançamento ao mar por emissário submarino construído com dotação orçamentária específica. O tributo aludido:

a) só poderá ser uma contribuição de melhoria.

b) não poderá ser instituído, por ser devida, no caso, apenas a cobrança de tarifa.

c) é de competência privativa conforme classificação doutrinária.

(13)

Prof. Pablo Rodrigues - Aula 00

e) só poderá ser uma taxa, por vinculado à prestação de serviço específico e divisível.

Resolução:

Essa questão é difícil e polêmica, portanto vamos analisar com calma.

Veja a parte inicial “Estado do Rio de Janeiro decidiu instituir tributo relativo à construção de rede de esgotos”. O enunciado não deixa claro o cenário em que se configura o tributo, portanto, vamos por eliminação.

Imposto: não há possibilidade de criação de novo imposto por parte de um Estado, as competências estão na CF e pronto!

Taxa: o serviço de esgoto não é divisível, porque não pode ser utilizado separadamente por cada usuário.

Tarifa(ou preço público): não é um tributo! Não se encaixam totalmente na definição do artigo 3º, porque não é uma prestação compulsória, o dever de pagamento não surge do poder de império, mas sim de uma obrigação contratual.

Contribuição de melhoria: tributo devido quando há valorização imobiliária decorrente de obra pública. Mesmo que a alternativa não diga exatamente que houve, é o que mais faz sentido.

Gabarito letra A.

09. (FGV/2014/CGE-MA/AUDITOR ESTADUAL) Com referência às taxas, assinale a alternativa em que as duas assertivas estão corretas e a segunda enfatiza e justifica o conteúdo da primeira.

a) As taxas são espécie tributária que decorrem do exercício do poder de polícia ou de prestação de serviço público. // Para haver cobrança de taxa é indispensável que o serviço público seja efetivamente prestado ao contribuinte.

b) No caso de serviço público indivisível e inespecífico, não pode haver cobrança de taxa. // O serviço público que permite a cobrança da taxa vincula-se a uma relação anterior de natureza contratual.

c) O exercício do poder de polícia justifica a cobrança da taxa. // A obrigação de pagar esta exação, contudo, depende da efetiva fiscalização exercida pelo Estado.

d) A competência dos entes federativos para instituir taxas é comum. // A fixação das taxas, em cada caso, vai depender da aferição constitucional das competências administrativas.

(14)

Prof. Pablo Rodrigues - Aula 00

e) O serviço público específico e divisível autoriza a incidência da taxa. // A possibilidade de incidência de taxa sobre serviço público específico e divisível baseia-se na regra da proporcionalidade.

Resolução:

a) Incorreta. A primeira assertiva está correta; a segunda está incorreta. O serviço pode ser “prestado ao contribuinte ou posto à sua disposição”. CF, art. 145. II.

b) Incorreta. Primeira parte correta; segunda incorreta. Parte 1: para haver cobrança, o serviço deve ser específico e divisível, logo, serviço inespecífico não pode ser cobrado taxa. Parte 02: não há natureza contratual, há natureza pública.

c) Incorreta. Primeira parte incompleta; segunda parte incorreta. Primeira parte está, em regra geral, correta. Segunda parte incorreta, porque pode não haver fiscalização para que seja devido tributo, uma vez que a condição necessária para cobrança é que haja exercício regular do poder de polícia, considerado regular aquele desempenhado por órgão competente. d) Correta. Primeira correta; segunda correta. Todos os entes possuem

competência para cobrar taxas. Cada ente irá instituir taxas respectivas às suas competências administrativas, ou seja, cada ente administra aquilo que lhe diz respeito.

e) Incorreta. Primeira parte correta; segunda parte incorreta. Não há necessária proporcionalidade na cobrança da taxa, muitas delas são de valor fixo para a prestação do serviço. O valor da taxa deve ser suficiente para custear o serviço prestado.

Gabarito letra D.

10. (FGV/2010/ANGRA/AUDITOR FISCAL DA RECEITA MUNICIPAL) A possibilidade de instituir uma taxa está diretamente vinculada

a) à competência exclusiva dos Estados. b) à contraprestação específica desse tributo. c) ao campo de atuação da entidade federativa.

d) à divisão de poder entre as entidades da federação. e) à conveniência e oportunidade da Administração Fiscal. Resolução:

a) Incorreta. Todos os entes poderão instituir taxas, portanto, não há competência exclusiva dos Estados.

b) Incorreta. As taxas são tributos contraprestacionais(ou vinculados), porém essa não é a razão que define a possibilidade dela existir ou não. O que define é a competência administrativa do ente. Por exemplo, ainda que o serviço

(15)

Prof. Pablo Rodrigues - Aula 00

competente. Por exemplo, a União não poderá instituir taxa para coleta domiciliar de lixo, porque está no campo de atuação dos Municípios.

c) Correta. É o que foi explicado na alternativa acima, é o campo de atuação, ou a competência administrativa do ente que irá possibilitar a instauração de uma taxa.

d) Incorreta. Alternativa que pode se confundir um pouco com a acima, contudo “divisão de poder” parece um termo genérico demais.

e) Incorreta. Não é a administração Fiscal que irá instituir taxas, mas sim o Poder Legislativo, através de lei.

Gabarito letra C.

11. (FGV/2014/PROCEMPA/ANALISTA ADMINISTRATIVO) O Município Beta institui taxa pelo serviço de coleta de lixo domiciliar. Após dois anos de arrecadação regular do tributo os administradores do Município constatam que a receita é expressivamente superior ao custo do serviço público. Decidem, então, manter inalterado o valor da taxa e realocam o excesso de receita para a atividade pública de asfaltamento de ruas.

Com base no exposto, assinale a afirmativa correta

a) A taxa é constitucional, mas seu valor deverá ser reduzido a montante suficiente para fazer frente aos custos com o serviço de coleta de lixo domiciliar, vedado o emprego da receita em atividades diversas.

b) A taxa é inconstitucional, porque a coleta de lixo domiciliar não é serviço público divisível e, portanto, não poderia ser remunerado por essa espécie tributária.

c) A taxa é constitucional, pois o asfaltamento de rua não é serviço público divisível.

d) A taxa é constitucional, não havendo óbice a que os recursos excedentes sejam empregados em atividades diversas do custeio da coleta de lixo domiciliar.

e) Só por meio de lei municipal será possível realocar o excesso de receita da taxa de coleta de lixo domiciliar para as atividades de asfaltamento de rua. Resolução:

a) Correta. As taxas servem para custear o serviço, portanto não podem vincular sua arrecadação com atividade diferente daquela que justifica sua imposição. Segue decisão do STF que versa sobre custas judiciais, porém se encaixa no conceito da questão. Atente para a parte sublinhada.

(16)

Prof. Pablo Rodrigues - Aula 00

A vinculação das taxas judiciárias e dos emolumentos a entidades privadas ou mesmo a serviços públicos diversos daqueles a que tais recursos se destinam subverte a finalidade institucional do tributo” (ADI 2040, de 15/12/1999).

b) Incorreta. Coleta domiciliar é um dos exemplos mais clássicos de serviço específico e divisível. Específico porque pode ser destacados em unidades autônomas de intervenção, de utilidade, ou de necessidades públicas; e divisível porque é suscetível de utilização, separadamente, por parte de cada um dos seus usuários. Art. 79 do CTN.

c) Incorreta. A taxa é constitucional, mas o repasse da arrecadação não é(vide alternativa A). Sobre o asfaltamento,

d) Incorreta. Vide alternativa A.

e) Incorreta. Não há tal previsão. Se houver vontade de financiar algum serviço através de taxa, terá de ser editada lei específica.

Gabarito letra A.

12. (FGV/2014/SEFAZ-MT CUIABA/AUDITOR FISCAL DA RECEITA MUNICIPAL) É sabido que todos os tributos têm função arrecadatória, ainda que alguns tenham mais acentuada função extrafiscal, buscando, assim, objetivos outros que não apenas o de arrecadar receitas públicas.

Assinale a opção que indica o tributo com função extrafiscal mais acentuada. a) Taxa para a expedição de Alvará de Localização.

b) Imposto Sobre Serviços.

c) Imposto Sobre Transmissão Causa Mortis e Doação. d) Imposto de Importação.

e) Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido. Resolução:

 Tributos fiscais: tributos que existem com intenção de arrecadar.

◦ Exemplos: Imposto sobre a Renda(IR), Imposto Predial Territorial Urbano(IPTU), Imposto sobre a propriedade de Veículos Automotores(IPVA), Imposto sobre Transmissão por Doação ou Causa Mortis(ITCD), Imposto sobre Circulação de Mercadorias e prestação de serviços(ICMS), Imposto sobre Transmissão onerosa de Bens Imóveis(ITBI), Imposto sobre serviço de qualquer

(17)

Prof. Pablo Rodrigues - Aula 00

especiais, empréstimos compulsórios.

 Tributos extrafiscais: tributos que existem com intenção não meramente arrecadatória. Auxilia o Estado a influenciar o comportamento das pessoas.

◦ Exemplos: Imposto sobre a Importação(II), Imposto sobre a Exportação(IE), Imposto sobre Operações Financeiras(IOF), *Imposto sobre Produtos Industrializados(IPI) e Imposto Territorial Rural(ITR). Contribuições de intervenção no domínio econômico (CIDEs). A classificação sobre o IPI não é tão pacífica, tendo em vista a alta arrecadação do mesmo, mas aprenda que ele é originalmente um tributo extrafiscal.

Gabarito letra D.

13. (FGV/2014/SEFAZ-MT/AUDITOR FISCAL DA RECEITA MUNICIPAL) Com referência às taxas, assinale a afirmativa correta.

a) Atendem precipuamente ao interesse privado do usuário em determinado serviço.

b) Remuneram serviço público uti universi, que a Administração presta para atender à comunidade.

c) Deve ser observado o valor do serviço e a sua efetiva utilização pelo particular.

d) Têm por fonte a vontade da pessoa em receber determinado serviço público.

e) Sua base de cálculo está vinculada a uma atuação estatal. Resolução:

a) Incorreta. A taxa não atente o interesse do usuário, ela serve para remunerar um serviço público ou exercício regular do poder de polícia. b) Incorreta. Serviço uti universi são aqueles indivisíveis, como por exemplo iluminação pública.

c) Incorreta. Pode ser cobrada em utilização efetiva ou potencial. Veja a literalidade da CF:

Art. 145. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão instituir os seguintes tributos:

(18)

Prof. Pablo Rodrigues - Aula 00

II - taxas, em razão do exercício do poder de polícia ou pela utilização, efetiva ou potencial, de serviços públicos específicos e divisíveis, prestados ao contribuinte ou postos à sua disposição;

d) Incorreta. Na prática, não importa a vontade do indivíduo, porque a taxa pode ser cobrada, por exemplo, por serviço posto à disposição, porém não utilizado. É o caso da taxa de coleta de lixo domiciliar, que você não pode deixar de pagar quando está de férias, ou quando não tem vontade de receber o serviço.

e) Correta. Isso quer dizer que o valor da taxa está relacionada com o serviço prestado, não podendo ser referenciado meramente por característica do usuário. É diferente do imposto, que tributa em função de uma manifestação de riqueza: patrimonial, na renda ou no consumo.

Gabarito letra E.

14. (FGV/2010/SEFAZ-RJ/FISCAL DE RENDAS) Com relação aos empréstimos compulsórios, assinale a afirmativa incorreta.

a) Os empréstimos compulsórios deverão ser instituídos por meio de lei complementar.

b) A instituição do empréstimo compulsório se justifica quando, para atender a calamidade pública, são necessárias despesas extraordinárias.

c) A iminência de guerra externa é fundamento suficiente para a instituição de empréstimo compulsório.

d) Todos os entes da Federação têm competência para a instituição do empréstimo compulsório, desde que haja urgência de investimento público. e) O empréstimo compulsório poderá ser instituído sob o fundamento de relevante interesse nacional.

Resolução:

O que você precisa saber sobre o Empréstimo Compulsório está no artigo 148 da CF, que coloco abaixo em esquema:

(19)

Prof. Pablo Rodrigues - Aula 00

Além do destacado acima, leia o parágrafo único do art. 148 da CF.

A aplicação dos recursos provenientes de empréstimo compulsório será vinculada à despesa que fundamentou sua instituição.

d) Incorreta. Somente a União poderá instituir essa espécie de tributo.

Gabarito letra D.

15. (FGV/2008/SENADO FEDERAL/ADVOGADO) É tributo contraprestacional:

a) a CSLL. b) o IRPJ. c) a COFINS.

d) a contribuição para o CREA. e) a taxa judiciária.

Resolução:

Um tributo vinculado significa haver contraprestação estatal. E qual é o símbolo máximo de um tributo não vinculado? Os impostos em geral: eliminamos a letra B.

Sobre as contribuições, elas servem para o custeio de atividades e ações do Estado, contudo não existe contraprestação, percebe? Qual o clássico tributo vinculado, também chamado de contraprestacional? As taxas! Elas só existem

Empréstimo compulsório

Sua instituição

Somente a União Mediante Lei Complementar

Para?

Despesas extraordinárias decorrentes de calamidade

pública

Guerra externa ou sua iminência

Investimento público urgentee de relevanteinteresse nacional

(20)

Prof. Pablo Rodrigues - Aula 00

em razão do exercício do poder de polícia ou pela utilização, efetiva ou potencial, de serviços públicos específicos e divisíveis, prestados ao contribuinte ou postos à sua disposição(CF, art. 145, II).

Gabarito letra E.

16. (FGV/SEFAZ-MT/2014/AUDITOR FISCAL DA RECEITA MUNICIPAL) Determinado Estado da Federação aprova, por meio de lei complementar, uma taxa que vem depois a ser modificada por lei ordinária em relação a dois de seus comandos: alíquota e base de cálculo. Com base no exposto, assinale a afirmativa correta.

a) A lei ordinária é inválida, pois não pode alterar a lei complementar.

b) A lei ordinária é válida, pois a matéria por ela regulada não é reservada a uma lei complementar.

c) A lei ordinária é válida em relação à alíquota mas não em relação à base de cálculo.

d) A lei ordinária é válida em relação à base de calculo mas não em relação à alíquota.

e) A lei ordinária é inválida e sequer poderá ser convalidada por lei complementar superveniente. Resolução: LC: requer maioria absolula para aprovação. Maioria absoluta: mais da metade do total dos membros.

LO: requer maioria simples para aprovação. Maioria simples: mais da metade dos presentes.

Diferença

Formal LC: assuntos que a

CF prevê necessidadede LC para regulação. Assuntos de maior relevância, interesse geral.

LO: quando não há previsão, basta lei ordinária.

Diferença Material

(21)

Prof. Pablo Rodrigues - Aula 00

Se, por ventura, um tópico não reservado à lei complementar for regulado por uma, essa se trata de uma lei materialmente ordinária. Essa lei complementar, chamada de lei materialmente ordinária, poderá ser alterada ou revogada por uma lei ordinária.

Gabarito letra B.

17. (FGV/SEFAZ-RJ/2008/FISCAL DE RENDAS) No Brasil, em sede de tributação, assinale a afirmativa correta.

a) Os Estados, os Municípios e o Distrito Federal não têm competência para instituir contribuição social, mesmo que para custeio do regime previdenciário pertinente aos seus funcionários.

b) As taxas são instituídas para suportar os custos da realização de obras públicas de que decorra a valorização imobiliária de particulares.

c) Os tributos intermunicipais, cobrados pelos Municípios, destinam-se a estabelecer limitações ao tráfego de bens, tendo em vista o interesse público. d) As contribuições de melhoria são devidas em função da prestação de serviços públicos divisíveis.

e) Os Municípios podem instituir taxas em razão do exercício do poder de polícia, com bases de cálculo diferentes das dos impostos.

Resolução:

a) Incorreta. A primeira parte está correta, uma vez que somente a União possui competência para instituir Contribuição Social. Contudo os referidos entes instituirão contribuição, cobrada de seus servidores, para o custeio, em benefício destes, do regime previdenciário.

b) Incorreta. Essas são as contribuições de melhoria.

c) Incorreta. Não haverá limitação ao tráfico de bens e pessoas por meio de tributos. Cf no art. 150, V.

d) Incorreta. Esta é a definição das taxas.

e) Correta. Em razão do regular exercício de polícia, todos os entes poderão, cada um dentro da sua responsabilidade.

Gabarito letra E.

18. (FGV/PGM-NITEROI/2014/PROCURADOR DO MUNICIPIO) Para custear serviço de saúde em favor de seus servidores, o Município X institui, por lei ordinária, contribuição compulsória equivalente a um dia de remuneração dos funcionários públicos a seu serviço. A esse respeito, assinale a afirmativa correta.

(22)

Prof. Pablo Rodrigues - Aula 00

a) A lei municipal é inconstitucional, porque tal contribuição só poderia ser instituída por lei complementar.

b) A lei municipal é constitucional, pois se insere no exercício da autonomia político-administrativa do Município.

c) A lei municipal é inconstitucional, por violação à vedação de exigência de tributo com efeito confiscatório.

d) A lei municipal é constitucional, pois compete ao Município instituir contribuição, cobrada de seus servidores, para o custeio, em benefício destes, do regime previdenciário próprio.

e) A lei municipal é inconstitucional, porque só à União compete instituir contribuições sociais para custeio da seguridade social, que abrange os serviços de saúde.

Resolução:

A seguinte lei em questão é inconstitucional, uma vez que a saúde faz parte da seguridade social (SPAS = saúde, previdência e assistência social) e que somente a União possui competência para instituir tal contribuição, de acordo com o art. 149.

Gabarito letra D.

19. (FGV/SEFAZ-RJ/2010/FISCAL DE RENDAS) Com relação à Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE), assinale a afirmativa incorreta.

a) Não poderá incidir sobre receitas de exportação.

b) Não poderá incidir sobre a importação de produtos estrangeiros. c) Poderá incidir sobre a importação de serviços.

d) Poderá ter alíquota ad valorem tendo por base o faturamento, a receita bruta ou o valor da operação.

e) Poderá ter alíquota específica tendo por base a unidade de medida adotada. Resolução:

a) Correta. Segundo CF no art. 149, §2º. b) Incorreta. Ela incidirá sobre a importação.

c) Correta. Considerada correta pela banca, apesar de que o verbo poderá não seja perfeito. Veja a redação do art. 149, §2º, II:

(23)

Prof. Pablo Rodrigues - Aula 00

II - incidirão também sobre a importação de produtos estrangeiros ou serviços;

d) Correta. Ad valorem = % sobre alguma base. Por exemplo: 2%/faturamento.

e) Correta. Específica = unidade de medida. Por exemplo: centavos/kg. Gabarito letra B.

20. (FGV/SEFAZ-RJ/2011/ANALISTA DE CONTROLE INTERNO) De acordo com os princípios gerais do sistema tributário nacional, analise as afirmativas a seguir:

I. Sempre que possível os impostos terão caráter impessoal e serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte.

II. Cabe à lei complementar regular as limitações constitucionais ao poder de tributar.

III. As contribuições de melhoria não poderão ter base de cálculo própria de impostos.

IV. Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios instituirão contribuição, cobrada de seus servidores, para o custeio, em benefício destes, do regime previdenciário.

Das afirmativas acima, são corretas, somente a) I e II.

b) I, II e III. c) I e IV. d) II, III e IV. e) II e IV. Resolução:

I. Incorreta. Art. 145 da CF diz que os impostos terão caráter pessoal e serão graduados de acordo com a capacidade econômica.

II. Correta. Art. 146, II.

III. Incorreta. São as taxas que não podem ter base própria de impostos. Art. 145 §2º da CF.

(24)

Prof. Pablo Rodrigues - Aula 00

Gabarito letra E.

21. (FGV/2011/SEFAZ-RJ/AUDITOR FISCAL DA RECEITA ESTADUAL) A respeito das espécies de tributos, é correto afirmar que

a) a União, os Estados e o Distrito Federal, e os Municípios poderão instituir, exclusivamente, os seguintes tributos: impostos, taxas e contribuições de melhoria.

b) de acordo com o Código Tributário Nacional, considera-se imposto o tributo vinculado a qualquer atividade estatal específica.

c) a taxa é um tributo não vinculado a uma atuação estatal específica e tem, como possível fato gerador, o exercício regular do poder de polícia.

d) a instituição de contribuições sociais, de intervenção no domínio econômico e de interesse das categorias profissionais ou econômicas, é de competência exclusiva da União.

e) a contribuição de melhoria é o tributo cobrado em função da realização de obras e prestação de serviços.

Resolução:

a) Incorreta. Há outros tributos previstos na CF. Veja que não há especificação sobre CTN ou CF, portanto, pela classificação pentapartite, empréstimo compulsório e contribuições especiais também são tributos.

b) Incorreta. Imposto é tributo não vinculado, não contraprestacional ou não ressarcitivo.

c) Incorreta. Reescrevendo corretamente a letra C ficaria assim:

“taxa é um tributo não vinculado a uma atuação estatal específica e tem, como possível fato gerador, o exercício regular do poder de polícia.”

d) Correta. Art. 149 da CF.

e) Incorreta. A contribuição de melhoria é cobrada em função da valorização de propriedades, em consequência de obras realizadas pelo poder público. No art. 81 do CTN temos “(...) é instituída para fazer face ao custo de obras públicas de que decorra valorização imobiliária (...)”.

(25)

Prof. Pablo Rodrigues - Aula 00

22. (FGV/2014/SEFAZ-MT/AUDITOR FISCAL TRIBUTARIO DA RECEITA MUNICIPAL) Assinale a opção que apresenta elemento estranho ao conceito legal de tributo.

a) Prestação compulsória. b) Prestação pecuniária.

c) Prestação com natureza de sanção.

d) Prestação cobrada mediante atividade administrativa vinculada. e) Prestação instituída em lei.

Resolução:

Artigo 3º do CTN:

Tributo é toda prestação pecuniária compulsória(letras a e b), em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei(letra e) e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada(letra d).

Gabarito letra C.

23. (FGV/2011/SEFAZ-RJ/AUDITOR FISCAL DA RECEITA ESTADUAL) Quanto às taxas, é correto afirmar que

a) é possível que elas sejam calculadas em função do capital das empresas. b) somente podem ser cobradas para fazer face à utilização efetiva de serviço público prestado ao contribuinte.

c) a cobrança de taxas se subordina à prestação de serviço público específico e indivisível posto à disposição do contribuinte.

d) a taxa não pode ter fato gerador idêntico ao que corresponda a imposto, mas nada impede que tenha a mesma base de cálculo.

e) são compulsórias e têm sua cobrança condicionada à prévia autorização orçamentária em relação à lei que as instituiu.

Resolução:

a) Incorreta. Art. 77, Parágrafo único. A taxa não pode ter base de cálculo ou fato gerador idênticos aos que correspondam a imposto nem ser calculada em função do capital das empresas.

b) Incorreta. Art. 77. As taxas cobradas pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios, no âmbito de suas respectivas

(26)

Prof. Pablo Rodrigues - Aula 00

atribuições, têm como fato gerador o exercício regular do poder de polícia, ou a utilização, efetiva ou potencial, de serviço público específico e divisível, prestado ao contribuinte ou posto à sua disposição.

c) Incorreta. Específico e divisível. Art. 77.

d) Incorreta. Não pode ser calculada em função do capital das empresas. Parágrafo único do art. 77.

e) Correta. Significa que primeiro você deve ter o serviço funcionando para depois poder cobrar a taxa. Não é possível que o poder público comece a cobrar taxas para poder se financiar e somente depois prestar serviços. Nessa linha há o pronunciamento do STF na Súmula 545: “Preços de serviços públicos e taxas não se confundem, porque estas, diferentemente daquelas, são compulsórias e têm sua cobrança condicionada à prévia autorização orçamentária, em relação à lei que as instituiu”. Na época do concurso houve quem entrasse com recursos, porém a questão foi mantida.

Gabarito letra E.

24. (FUNDATEC/2009/SEFAZ-RS/AUDITOR FISCAL DA RECEITA ESTADUAL) Tributo é prestação compulsória que nasce em razão de atos ou fatos que não se caracterizem como ilícitos, mediante previsão:

a) Em resolução do Senado Federal. b) Em decreto do executivo. c) Em lei. d) Em portaria. e) Em decreto lei. Resolução: Art. 3º do CTN:

Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa

plenamente vinculada. Gabarito letra C.

25. (CETRO/PREFEITURA DE SP/2014/AUDITOR FISCAL) As contribuições de melhoria são de competência comum da União, dos Estados,

(27)

Prof. Pablo Rodrigues - Aula 00

do Distrito Federal e dos Municípios. Acerca dessa espécie de tributo, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Cabe nos casos, por exemplo, de abertura, pavimentação, recapeamento, arborização e alargamento de vias públicas.

( ) Não é a realização da obra pública que gera a obrigação de pagar contribuição de melhoria. Essa obrigação só nasce se da obra pública decorrer valorização do imóvel do contribuinte.

( ) Feito o lançamento, cada contribuinte deverá ser notificado do montante da contribuição, da forma e dos prazos de seu pagamento, bem como dos elementos que integraram o respectivo cálculo.

( ) Entre os requisitos a serem observados antes do lançamento da contribuição de melhoria está a fixação de prazo não superior a 30 dias para impugnação, pelos interessados de qualquer dos elementos publicados previamente e listados no inciso I do artigo 82 do CTN.

a) F/ F/ F/ V b) V/ F/ V/ F c) F/ V/ V/ V d) V/ V/ F/ V e) F/ V/ V/ F Resolução:

1º Falso. Decisão do STF diz que não poderá ser cobrada contribuição de melhoria por obra de recapeamento asfáltico, visto que se trata apenas de obra de manutenção. Apesar de ser um julgado antigo, poderá ser cobrado em sua prova. Para sua consulta: STF, RE 116.148-5SP.

2º Verdadeiro. Art. 81 do CTN. “A contribuição de melhoria cobrada pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios, no âmbito de suas respectivas atribuições, é instituída para fazer face ao custo de obras públicas de que decorra valorização imobiliária, tendo como limite total a despesa realizada e como limite individual o acréscimo de valor que da obra resultar para cada imóvel beneficiado.”

3º Verdadeiro. Art. 82 §2º do CTN. “Por ocasião do respectivo lançamento, cada contribuinte deverá ser notificado do montante da contribuição, da forma e dos prazos de seu pagamento e dos elementos que integram o respectivo cálculo.”

(28)

Prof. Pablo Rodrigues - Aula 00

Gabarito letra E.

26. (PGE-GO/PGE-GO/2013/PROCURADOR DO ESTADO) Considerando as determinações legais vigentes, acerca dos tributos, está CORRETA a seguinte proposição:

a) Adota-se atualmente a teoria pentapartida ou quinquipartida, reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal, que distribui os tributos em cinco espécies: impostos, taxas, contribuições de melhoria, imposto extraordinário de guerra e contribuições diversas

b) Os impostos são tributos não vinculados, cujo fato gerador consiste numa situação independente de qualquer atividade estatal específica em relação ao contribuinte.

c) As taxas e contribuições especiais são tributos contraprestacionais de referibilidade direta.

d) Os impostos residual e sobre grandes fortunas serão instituídos por meio de lei ordinária federal.

e) O ICMS é um típico imposto pessoal. Resolução:

a) Incorreta. As cinco espécies: impostos, taxas, contribuições de melhoria, imposto extraordinário de guerra e contribuições diversas (mais comumente chamadas de especiais) e empréstimo compulsório.

b) Correta. Art. 16 CTN.

c) Incorreta. A referibilidade não é necessariamente direta nas contribuições especiais, mas sim indireta.

d) Incorreta. Por meio de lei complementar. CF, art. 153, VII.

e) Incorreta. O ICMS é um imposto que incide sobre as coisas, portanto um imposto real. Lembre que a palavra real deriva de res = coisa.

Gabarito letra B.

27. (FEPESE/PREFEITURA DE FLORIANOPOLIS/2014/AUDITOR FISCAL) Assinale a alternativa correta de acordo com o Código Tributário Nacional.

a) A taxa não pode ter base de cálculo ou fato gerador idênticos aos que correspondam a imposto.

(29)

Prof. Pablo Rodrigues - Aula 00

b) A taxa pela utilização efetiva de serviço público específico deve ser calculada em função do capital da empresa contribuinte.

c) Todo o serviço público posto à disposição do contribuinte mediante atividade administrativa vinculada é fato gerador de taxa.

d) O serviço público específico, fato gerador de taxa, é aquele suscetível de utilização, separadamente, por parte de cada um dos seus usuários.

e) As taxas cobradas pelo Distrito Federal ou pelos Municípios têm como fato gerador o exercício regular do poder de polícia, ou a utilização de serviço público indivisível.

Resolução:

a) Correta. Parágrafo único do art. 77 do CTN:

“A taxa não pode ter base de cálculo ou fato gerador idênticos aos que correspondam a imposto nem ser calculada em função do capital das empresas.”

b) Incorreta. Parágrafo único do art. 77 do CTN.

c) Incorreta. Sabemos que o serviço deve ser específico E divisível. d) Incorreta. Essa é a qualidade do serviço divisível.

e) Incorreta. O serviço deve ser específico E divisível. Gabarito letra A.

28. (CETRO/PREFEITURA DE SP/2014/AUDITOR FISCAL) De acordo com o artigo 3º do Código Tributário Nacional (CTN), tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada. Sobre o conceito e a classificação dos tributos, assinale a alternativa correta.

a) A entidade que vier a preencher os requisitos estipulados no artigo 3º do CTN será, juridicamente, um tributo, a despeito da destinação que for atribuída aos valores arrecadados.

b) Pode-se definir taxa como o tributo que tem por hipótese de incidência um fato alheio a qualquer atuação do Poder Público.

c) Quanto à finalidade do tributo, os classificados como extrafiscais submetem-se ao princípio da anterioridade tributária e ao princípio da legalidade.

(30)

Prof. Pablo Rodrigues - Aula 00

d) Os tributos classificados como parafiscais são aqueles arrecadados por entidades públicas ou privadas, titulares da competência tributária.

e) O imposto se caracteriza pela sua referibilidade, isto é, sua arrecadação tem destino certo.

Resolução:

Primeiramente, veja que a questão está falando exclusivamente do CTN. a) Correta. Segundo art. 4º

Art. 4º A natureza jurídica específica do tributo é determinada pelo fato gerador da respectiva obrigação, sendo irrelevantes para qualificá-la: I - a denominação e demais características formais adotadas pela lei; II - a destinação legal do produto da sua arrecadação.

b) Incorreta. Taxa é um tributo vinculado, contraprestacional.

c) Incorreta. Os impostos extrafiscais não se submetem a anterioridade anual e inclusive podem ser majorados através de decreto.

d) Incorreta. A competência é característica indelegável dos entes políticos, nunca uma entidade privada terá competência tributária.

e) Incorreta. Classificação doutrinária, que você encontra dentre outros autores, nos livros de Leandro Paulsen, a referibilidade é característica das contribuições especiais.

Gabarito letra A.

29. (TRF2/TRF2/2014/JUIZ FEDERAL) Entre as opções abaixo, assinale aquela que lista apenas impostos que são, classicamente e pela sua natureza, classificados como INDIRETOS:

a) Imposto de Resposta, IPI e COFINS. b) ICMS, FUNRURAL e taxa judiciária. c) Imposto de Renda, IPVA e IPTU.

d) IPTU, ICMS e transmissão causa mortis. e) IPI, ICMS e ISS.

(31)

Prof. Pablo Rodrigues - Aula 00 Imposto indireto é aquele que o contribuinte de fato não é o mesmo que o contribuinte de direito, ou legal.

O contribuinte de direito é quem está na lei como contribuinte. Ele tem o dever de pagar o tributo.

O contribuinte de fato é quem, na vida real, suporta o ônus do tributo. É quem sente o impacto da carga tributária.

Gabarito letra E.

30. (CESPE/SEFAZ-ES/2013/AUDITOR FISCAL DA RECEITA ESTADUAL) Consideram-se divisíveis os serviços públicos justificadores da cobrança de taxas quando:

a) forem de utilização compulsória e postos à disposição mediante atividade estatal.

b) puderem ser usufruídos a qualquer título.

c) forem suscetíveis de utilização, separadamente, pelos usuários.

d) forem suscetíveis de utilização efetiva pela coletividade, e não somente pelo usuário.

e) puderem ser destacados em unidades autônomas de atuação da administração

Resolução:

Divisível é um serviço que pode ser usado separadamente por cada contribuinte. Para efeitos de entendimento, imagine uma situação extrema: pense que o serviço de coleta domiciliar de lixo poderia ser instituído exclusivamente para atender à sua casa. Impossível é pensar que o serviço de iluminação pública beneficiaria somente uma pessoa, não é?

Gabarito letra C.

31. (FEPESE/PREFEITURA DE FLORIANOPOLIS/2014/AUDITOR FISCAL) Assinale a alternativa correta de acordo com o Código Tributário Nacional.

a) O fato gerador do tributo é que define a natureza jurídica do tributo

b) Por lei, considera-se discricionária a atividade administrativa de cobrança tributária

(32)

Prof. Pablo Rodrigues - Aula 00

c) A denominação e demais características formais adotadas pela lei são determinantes para a correta identifcação da natureza do tributo

d) A natureza jurídica do tributo é definida pela destinação legal do produto da sua arrecadação.

e) Entende-se por tributo toda prestação pecuniária compulsória ou facultativa, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito.

Resolução:

a) Alternativa correta. Segundo Art. 4 CTN.

b) Incorreta. Atividade plenamente vinculada, Art. 3 CTN.

c) Incorreta. Denominação e demais características não são determinantes. Art. 4 CTN.

d) Incorreta. A natureza jurídica do tributo é definida pelo fato gerador. Art. 4 CTN.

e) Incorreta. A prestação não é facultativa, somente compulsória. Essa questão pede a alternativa correta de acordo com o CTN. Gabarito letra A.

32. (FJG-RIO/SMA-RJ/2013/AGENTE DA FAZENDA) Segundo a Constituição Tributária, pode-se afirmar que o tributo:

a) limita-se pelos direitos fundamentais b) confunde-se com o preço público c) possui natureza de multa pecuniária d) pode ser destinado a cobrir fundos Resolução:

a) Correto. A CF traz em seu artigo 5º os direitos e garantias fundamentais: “ninguém é obrigado a fazer ou deixar de fazer nada a não ser em virtude de lei”. Desse modo, infere-se que todo o tributo deverá ser instituído por lei. Essa é uma das relações possíveis para justificar essa alternativa.

b) Incorreta. Não se confunde com preço público, uma vez que esse é cobrado por um particular através de um contrato. Assemelha-se muito a um serviço prestado pela União, mas não confunda.

(33)

Prof. Pablo Rodrigues - Aula 00

c) Incorreta. Art. 3 do CTN “...não sanção de ato ilícito...” portanto, tributo é diferente de multa.

d) Incorreta. Princípio da não vinculação da receita. Gabarito letra A.

33. (FUNDATEC/2014/SEFAZ-RS/AUDITOR FISCAL DA RECEITA ESTADUAL) À luz da ordem jurídica vigente, é correto afirmar que:

a) O Art. 150, da Constituição Federal, contempla de maneira exaustiva as garantias dos contribuintes.

b) As contribuições instituídas pelo Conselho Regional de Medicina e pelo Conselho Regional de Economia podem ser instituídas por atos privativos desses conselhos.

c) Somente na hipótese de haver lei contendo a descrição minudente do fato gerador da obrigação tributária principal, é possível a fixação de sua base de cálculo através de decreto.

d) As custas judiciais não podem ser estabelecidas por decreto.

e) Emolumentos cobrados pelas serventias extrajudiciais são impostos. Resolução:

a) Incorreto. CF, Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios (...). Um bom exemplo é lembrar que alguns dos direitos fundamentais podem ser exercidos sem custo, estão lá no art. 5º da CF. b) Incorreto. As contribuições de interesses das categorias profissionais são tributos e são 02 tipos: Contribuições para os conselhos de fiscalização e Contribuição sindical. O que você não pode fazer é misturar essas duas espécies, que são tributos e sendo assim deverão ser instituídas por lei(art. 3º, CTN), com a contribuição confederativa. Essa poderá ser exigida pelos respectivos sindicatos, a ser paga pelos filiados, e é fixada pela assembleia geral. Existe possibilidade de não contribuição, portanto não é tributo! Dito isso, as contribuições instituídas pelo Conselho Regional de Medicina e pelo Conselho Regional de Economia são contribuições para os conselhos de fiscalização, logo tributos e por isso não poderão ser instituídas por atos privativos desses conselhos, mas sim por lei. Na dúvida, guarde esse esquema:

(34)

Prof. Pablo Rodrigues - Aula 00

c) Incorreta. Somente a lei pode estabelecer a base de cálculo de um tributo. CTN, Art. 97. Somente a lei pode estabelecer: (...) IV - a fixação de alíquota

do tributo e da sua base de cálculo.

d) Correta. As custas são tributos da espécie taxa, portanto devem ser instituídos por lei.

e) Incorreta. Custas, emolumentos e taxas judiciárias são todo tributos vinculados da mesma espécie: taxas.

Gabarito letra D.

34. (FUNDATEC/2014/SEFAZ-RS/TECNICO TRIBUTARIO DA RECEITA ESTADUAL) Aos servidores titulares de cargos efetivos é assegurado regime de previdência de caráter contributivo e solidário, mediante contribuição do respectivo ente público, dos servidores ativos e inativos e dos pensionistas. Em relação a esse assunto, analise as seguintes assertivas:

I. A contribuição não tem natureza tributária e será instituída pelas seguintes pessoas jurídicas: União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

II. A contribuição tem natureza tributária e será instituída pelas seguintes pessoas jurídicas: União, Estados, Distrito Federal, Municípios e relativamente aos seus respectivos servidores.

III. A contribuição tem natureza tributária e será instituída somente pelas seguintes pessoas jurídicas: União, Estados, Municípios e relativamente aos seus respectivos servidores.

IV. A contribuição é tributo e tem natureza de contribuição previdenciária. Quais estão corretas?

a) Apenas I e II. b) Apenas I e III. c) Apenas I e IV. Contribuições para os conselhos de fiscalização • É tributo • Devido pelos profissionais às suas organizações Contribuição Sindical • É tributo

• Devido por todos os trabalhadores de classes sindicalizadas Contribuição Confederativa • Não é tributo! • Natureza facultativa, opcional • Valor fixado pela

assembléia do sindicato

(35)

Prof. Pablo Rodrigues - Aula 00

d) Apenas II e III. e) Apenas II e IV. Resolução:

Questão que resolvemos apenas sabendo 1 dispositivo da CF: art. 149, §1º: Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios instituirão contribuição, cobrada de seus servidores, para o custeio, em benefício destes, do regime previdenciário(...).

Então saiba que: todos os entes deverão instituir contribuição previdenciária, cobrada dos seus servidores em benefícios destes.

Gabarito letra E.

35. (FCC/PREFEITURA DE SP/2012/AUDITOR FISCAL) Um contribuinte deixou de emitir o documento fiscal referente a uma prestação de serviço tributada pelo ISS, tributo de competência municipal, e, como consequência, foi-lhe aplicada penalidade pecuniária pelo descumprimento dessa obrigação acessória (art. 230, caput, inciso V, alínea "a" do Decreto Municipal 52.703/11)

Essa penalidade pecuniária:

a) é imposto, pois está prevista na legislação do ISS.

b) não é imposto, mas é tributo, em sentido amplo, pois tem natureza compulsória.

c) é tributo, porque é cobrado por meio de atividade vinculada, conforme estabelece o Código Tributário Nacional.

d) não é tributo, pois sanção pelo cometimento de ato ilícito não pode ser definida como tributo.

e) é taxa, pois tem a finalidade de ressarcir o erário pelo dano causado pelo descumprimento de uma obrigação acessória.

Resolução:

Veja só como conseguimos resolver muitas questões somente com o conhecimento do art. 3º do CTN, que diz:

“Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou em cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada

(36)

Prof. Pablo Rodrigues - Aula 00

Portanto, uma penalidade pecuniária jamais será um tributo! Use o esquema abaixo para lembrar dessa definição tão importante:

Gabarito letra D.

36. (FCC/SEFAZ-RJ/2011/AUDITOR FISCAL DA RECEITA ESTADUAL) A respeito das espécies de tributos, é correto afirmar que:

a) a União, os Estados e o Distrito Federal, e os Municípios poderão instituir, exclusivamente, os seguintes tributos: impostos, taxas e contribuições de melhoria.

b) de acordo com o Código Tributário Nacional, considera-se imposto o tributo vinculado a qualquer atividade estatal específica.

c) a taxa é um tributo não vinculado a uma atuação estatal específica e tem, como possível fato gerador, o exercício regular do poder de polícia.

d) a instituição de contribuições sociais, de intervenção no domínio econômico e de interesse das categorias profissionais ou econômicas, é de competência exclusiva da União.

e) a contribuição de melhoria é o tributo cobrado em função da realização de obras e prestação de serviços.

Resolução:

Olha só quanta pegadinha! Apesar de ser uma questão fácil, aposto que muitos candidatos acabaram errado pela pressa.

Art. 3 Tributo é

Prestação pecuniária

Em moeda ou valor que nela se possa exprimir

Dação de imóveis

Compulsória

Não opcional

Deriva do poder de império

Nãosanção de ilícito Tributo ≠ multa

Instituído em lei Ato do poder legislativo

Atividade administrativa

Referências

Documentos relacionados

Convênio de colaboração entre o Conselho Geral do Poder Judiciário, a Vice- Presidência e o Conselho da Presidência, as Administrações Públicas e Justiça, O Ministério Público

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

A decisão por uma revista bilíngüe para o Cone Sul, também remete à união entre as populações que o compõem. Os idiomas espanhol e português são os escolhidos, já que são

Discussões e estudos, acerca do significado do cuidado, necessitam ser trabalhados durante o processo de formação do enfermeiro, para que se compreenda o cuidar como um processo

Esta dissertação tem por tema uma abordagem da antropologia brasileira a partir das antropologias consideradas como “centro” de produção teórica. A relação “centro”

e querendo elles tomar-lha , o descom- ,, pu.zeraÕ brotando naquellas palavras, qiw'1 subministra a cólera na falta da razaõ. me atrevo a pôr este labéo em sujeitos, a quem

Sendo os resultados experimentais (verde) obtidos nas amostras sem desvolatilizacão da Figura 37, fizeram-se a descrição feita acima onde a media final serviu