• Nenhum resultado encontrado

ANO LETIVO 2021/2022

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ANO LETIVO 2021/2022"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)

Faculdade de Direito | Guia do Candidato | Mestrados Universidade Católica Portuguesa - Porto

É um mestrado que, prevendo sete áreas de especialização, a par do Mestrado em Direito e Gestão, permi-te ao estudanpermi-te criar a sua própria “estrutura curricular”, de acordo com o seu projeto e aspirações pessoais, concedendo-lhe a liberdade de optar pelas unidades curriculares que são propostas, independentemente de se vincular ou não a uma área.

Além disso, dentro desta perspetiva de liberdade e de responsabilidade, é permitido ao estudante definir o “perfil de mestrado” que procura, podendo escolher entre uma via mais científica, em articulação com a investi-gação realizada no Centro do Investiinvesti-gação da Escola, uma formação mais dirigida ao acesso às profissões foren-ses, ou então, sobretudo para os que já se encontram num contexto profissional, procurar satisfazer exigências de atualização e especialização de conhecimentos na área do Direito.

Oferecido preferencialmente em horário de fim de tarde, o curso caracteriza-se, pois, pela diversidade de mó-dulos de lecionação e de temáticas, traduzindo outrossim a preocupação de permanente atualização na sua oferta letiva, em face dos novos desafios ou da emergência de novos ramos do Direito. Objetivos que só podem ser atingidos pelo facto de a Escola dispor de um corpo docente próprio de reconhecida excelência e contar com a colaboração de outros docentes e especialistas de indiscutido mérito.

Tendo em conta as atuais tendências no Direito, a Escola de Direito empenha-se ainda no reforço da oferta de disciplinas/seminários interdisciplinares e também na dimensão de internacionalização, não só ao nível da lecionação mas também na oferta de estágios de formação.

Prof. Doutora Raquel Carvalho

Coordenadora dos Mestrados de Direito

Prof. Doutor Manuel Fontaine

Diretor da Escola do Porto da Faculdade de Direito

Os mestrados da Escola do Porto da Faculdade de Direito notabilizam-se por permitirem ao estudante a cons-trução do plano curricular mais adequado aos seus planos de futuro. De facto, caracterizam-se por uma for-mação aprofundada e especializada em sete domínios diferentes do conhecimento e da prática jurídicas e permitem uma amplitude de escolha, sem paralelo no ensino superior português, entre cerca de 95 disciplinas e seminários diferentes.

É de salientar, por outro lado, o corpo docente altamente qualificado, que combina especialistas das diferentes áreas, da Universidade Católica e de outras prestigiadas universidades. Tal permite que ao aprofundamento do conhecimento se alie uma vertente de investigação ativa, sob a orientação dos referidos professores, que coloca os mestrandos da Escola do Porto na linha da frente do avanço do saber jurídico.

De salientar ainda a relação de proximidade entre professor e estudante que, quer na fase letiva quer na fase de elaboração da dissertação, permite um ensino verdadeiramente personalizado.

Finalmente, os excelentes níveis de empregabilidade dos nossos mestres são a prova de que, nos mestrados da Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, se consegue aliar a excelência no ensino e na investigação à relevância dos saberes adquiridos e das competências desenvolvidas para o mercado e as profissões jurídicas.

(4)

Fonte – Inquérito ao Emprego e ao Prosseguimento de Estudos 2020

90

%

METADE

8 10

ESTUDANTES INICIAM O

MESTRADO SEM

ATIVIDADE PROFISSIONAL

JÁ TRABALHA NO

ÚLTIMO ANO DO CURSO

EXERCE NA

ÁREA DE FORMAÇÃO

EM CADA

MAIS DE

O Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, estabelece que, “no ensino universitário, o ciclo de estudos conducente ao grau de mestre deve assegurar que o estudante adquira uma especialização de natureza académica com recurso à actividade de investigação, de inovação ou de aprofunda-mento de competências profissionais” (artigo 18.º, n.º 3). O atual Curso de Mestrado em Direito da Católica no Porto, lançado no ano letivo 2007/2008, visa dar pleno cumprimen-to ao objetivo acima enunciado. Pretende-se proporcionar a aquisição de conhecimentos e competências essenciais à formação especializada de juristas particularmente prepara-dos para enfrentar o mundo profissional ou para prosseguir os estudos a um nível superior.

A conceção deste Mestrado obedeceu a duas preocupa-ções fundamentais: adequação dos conteúdos e máxima flexibilidade.

ÁREAS DE ESPECIALIZAÇÃO

Relativamente ao primeiro aspeto, estão definidas sete áreas fundamentais de especialização: Direito Privado, Direi-to Criminal, DireiDirei-to da Empresa e dos Negócios, DireiDirei-to In-ternacional e Europeu, Direito Fiscal, Direito Administrativo e Direito do Trabalho. Entende-se que são estas, moderna-mente, as principais áreas de atuação do jurista. A definição dos conteúdos curriculares em cada área foi feita de acor-do com o mesmo critério. A constatação da importância da interdisciplinaridade levou ao lançamento do Mestrado em Direito e Gestão.

A flexibilidade implicou o abandono do modelo tradicional de disciplinas nucleares e opcionais e a escolha por um mo-delo em que, salvo no Mestrado em Direito e Gestão, todas as unidades curriculares são opcionais, permitindo ao estu-dante selecionar as disciplinas de acordo com o seu projeto pessoal de formação.

TRANSVERSALIDADE E

INTERDISCIPLINARIDADE

Na verdade, não existem disciplinas obrigatórias e/ou es-truturantes pois estas estão incluídas no primeiro ciclo de formação (curso de licenciatura); por outro lado, cada estu-dante fica com a possibilidade de definir o seu percurso de formação, de acordo com os seus objetivos profissionais ou científicos. Refira-se que este modelo é único no nosso país mas corresponde à prática seguida em algumas das melho-res universidades americanas e europeias (Harvard, Yale, Cornell, Columbia e Stanford, nos Estados Unidos, Cambrid-ge e Oxford, na Europa).

Este modelo permite ainda a frequência (com ou sem ava-liação e respetiva creditação) de disciplinas ou seminários isolados sem necessidade de inscrição formal no curso de mestrado. Ou seja, os profissionais que, por qualquer ra-zão, não tenham a possibilidade de frequentar o curso de mestrado (ou não o queiram fazer), podem frequentar uni-dades curriculares de acordo com a sua necessidade e/ou disponibilidade. Caso obtenham a respetiva creditação (que depende apenas de aprovação na unidade em causa), esses créditos serão considerados e contabilizados no caso de vi-rem a inscrever-se no curso de mestrado.

Da mesma forma poderão ser admitidos nos nossos cursos de mestrado titulares de outras licenciaturas que não ape-nas Direito, com os mesmos requisitos que são exigidos aos candidatos provenientes de outras universidades.

PROSSEGUIMENTO DE

ESTUDOS

De realçar, finalmente, o facto de quase todos os nossos es-tudantes recém-graduados escolherem a nossa Escola para a continuação dos seus estudos e de, passado tão pouco tempo, cerca de metade dos nossos estudantes de mestra-do serem provenientes das várias universidades públicas, bem como de universidades de alguns países de língua ofi-cial portuguesa.

(5)

Faculdade de Direito | Guia do Candidato | Mestrados Universidade Católica Portuguesa - Porto

SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO EM METODOLOGIA

A Escola de Direito oferece aos estudantes de mestrado um seminário de formação sobre Metodologia. Após a frequên-cia do seminário, os estudantes deverão ser capazes de ela-borar uma dissertação de Mestrado que enquadre teórica, metodológica e empiricamente a sua investigação. O Se-minário decorre em data a comunicar aos estudantes num total de 9 horas. As sessões pretendem ajudar a desenvol-ver no estudante competências de pesquisa, análise, leitura crítica e pensamento crítico que lhe permitam realizar o seu próprio trabalho de investigação no semestre dedicado à elaboração da dissertação de Mestrado.

Temas e horas da formação:

• Enquadramento das técnicas de investigação científica (3h)

• Especificidades da investigação em Direito (3h) • Fontes e recursos bibliográficos (3h)

ENQUADRAMENTO DAS TÉCNICAS DE

INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA

Objetivos:

Condições para a obtenção do grau de mestre; Algumas técnicas do trabalho científico;

Considerações sobre as expectativas dos avaliadores da dis-sertação.

FONTES E RECURSOS BIBLIOGRÁFICOS

Objetivos:

Apresentar os serviços disponibilizados pela Biblioteca; Demonstração de acesso à informação online através do ca-tálogo e website;

Compreender a importância da Literacia da Informação; Dar a conhecer o Repositório Científico e Institucional da UCP e o acesso ao texto integral;

Dar a conhecer as funcionalidades de recursos multidiscipli-nares e específicos disponibilizados;

Conhecer as condições de acesso e de pesquisa nos recursos disponíveis, dentro do campus e off-campus;

Explorar interfaces de pesquisa e utilizar técnicas de pesqui-sa em recursos electrónicos.

Seminários de Formação

A atribuição de bolsa de mérito à entrada depende de nota de candidatura superior a 15 valores.

Yearbook

Com o intuito de dar visibilidade ao resultado da investigação, a Escola publica as dissertações de mestrado que obtenham as mais elevadas classificações.

Assim, são publicadas, a cada ano, as melhores dissertações de mestrado num Yearbook digital, que pode ser consultado de forma gratuita.

Esta divulgação permite partilhar investigação de qualidade com a demais comunidade científica e jurídica e com a sociedade civil, constituindo, ainda, um incentivo para a qualificação da investigação dos mestrandos em Direito e em Direito e Gestão. - Realização de mais de 30 ECTS em unidades curriculares ou

seminários incluídos numa das áreas de especialização - Dissertação na mesma área de especialização

(6)

A Faculdade está atenta às necessidades do mercado global, especialmente à componente internacional da formação.

São incluídas fontes bibliográficas internacionais nas várias disciplinas e seminários. Além disso, o plano curricular inclui já 45 ECTS lecionados em inglês.

Existe possibilidade de mobilidade internacional de estudos, em regra por um semestre, com as seguintes universidades parceiras:

Alemanha

Universitat Trier Universität Bremen

Eberhard Karls Universität Tübingen

Bélgica

Université Catholique de Louvain (UCL) KU Leuven - Faculty of Law

Brasil

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Pontifícia Universidade Católica do Paraná Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Universidade de São Paulo

Universidade Prisbeteriana Meckenzie Universidade Católica de Brasília

Colombia

Universidad La Gran Colombia

Chile

University of Chile

Espanha

UCAM Universidad Católica San Antonio de Murcia Universidad Católica “Santa Teresa de Jesús” de Ávila Universidad Complutense de Madrid

Universidad de Granada Universidad Pública de Navarra Universidad Rey Juan Carlos Universidade da Coruña Universidade de Vigo University CEU Cardenal Herrera Universidad de Málaga

Universidad Autónoma de Madrid

França

Institut Catholique de Toulouse Université Catholique de Lyon

Holanda

Tilburg University

Hungria

Pázmány Péter Catholic University

Itália

Universidade de Trento University of Catania

University of Cagliari (Universitá degli studi di Cagliari) LUMSA - Libera Universita Maria SS Assunta Università degli studi Magna Graecia di Catanzaro Universitá di Trieste

Facoltá de Giurisprudenza

Università degli Studi di Napoli Federico II Universitá degli Studi Verona

Universitá degli studi di Genova

Università degli Studi Mediterranea di Reggio Calabria

Lituânia

Kazimieras Simonavicius University

México Universidad de Guadalajara Polónia University of Bialystok University of Lodz University of Warsaw Republica Checa

Charles University in Prague

Uruguai

(7)

Faculdade de Direito | Guia do Candidato | Mestrados Universidade Católica Portuguesa - Porto

SEMESTRE DE OUTONO

SEMESTRE DE PRIMAVERA

Á R EA D E D IR EI TO P R IV A D O

Esta área visa proporcionar formação aprofundada em matérias ligadas ao Direito Civil e às ciências jurídico-forenses, assegurando o estudo de matérias fundamentais imprescindíveis ao enquadramento e resolução de problemas emergentes nas sociedades atuais.

Área especialmente concebida para aqueles que exerçam ou pretendam vir a exercer profissões jurídi-cas tradicionais, como a magistratura ou a advocacia, sendo de grande proveito para juristas de perfil diversificado, no âmbito do aconselhamento em gestão de patrimónios, celebração de contratos e pre-venção de litígios.

REGIMES DE BENS E PLANEAMENTO SUCESSÓRIO Prof. Doutora Rita Lobo Xavier

RESPONSABILIDADE CIVIL Prof. Doutor Brandão Proença

NEGOCIAÇÃO E CELEBRAÇÃO DE CONTRATOS (cfr. Mestrado em Direito e Gestão)

Prof. Doutor Agostinho Guedes

GARANTIAS

Prof. Doutora Maria de Fátima Ribeiro

DIREITO DOS SEGUROS Conselheiro Júlio Gomes

RECURSOS EM PROCESSO CIVIL (SEMINÁRIO)

Prof. Doutora Rita Lobo Xavier e Conselheiro Urbano Lopes Dias

COMÉRCIO ELETRÓNICO E REGULAÇÃO DA INTERNET (SEMINÁRIO) Prof. Doutor Nuno Sousa e Silva

DIREITO DO ARRENDAMENTO URBANO Prof. Doutor Brandão Proença

RELAÇÕES PRIVADAS INTERNACIONAIS – PARTE ESPECIAL Prof. Doutor António Frada

DIREITOS DA CRIANÇA

Prof. Doutora Elisabete Ferreira e Mestre Ana Raquel Pessoa

COMPRA E VENDA

Prof. Doutora Maria João Pestana de Vasconcelos

CONTRATO DE EMPREITADA (SEMINÁRIO) Prof. Doutora Isabel Menéres Campos

CONTRATOS DE CONSUMO NA ERA DIGITAL (SEMINÁRIO) Doutora Marta Santos Silva

6 6 6 6 6 3 3 6 6 6 6 3 3 36 36 36 36 36 18 15 36 36 36 36 18 15

(8)

SEMESTRE DE OUTONO

SEMESTRE DE PRIMAVERA

ÁREA DE DIREITO CRIMINAL

Visa-se o aprofundamento do estudo de matérias ligadas ao Direito e Processo Penal e,

em especial, em áreas emergentes de crescente relevo. A realidade recente demonstra

que se justifica uma especialização em Direito Criminal que contemple não só as

maté-rias tradicionais, como novas formas de criminalidade, exigindo assim uma ligação ao

Direito Fiscal, Direito Administrativo, Direito Internacional, entre outros. Área

especial-mente pensada para quem pretenda aceder à advocacia ou magistratura e,

naturalmen-te, para os que já sejam profissionais do foro.

DIREITO PENAL PATRIMONIAL Prof. Doutor Damião da Cunha

CORRUPÇÃO E CRIMES CONEXOS Prof. Doutor Damião da Cunha

DIREITO MÉDICO Prof. Doutora Paula Faria

RECURSOS E EXECUÇÃO DE SENTENÇAS EM PROCESSO PENAL (SEMINÁRIO)

Prof. Doutor Damião da Cunha

DIREITO DOS IDOSOS (SEMINÁRIO) Prof. Doutora Paula Faria

CYBERCRIME (SEMINÁRIO) Prof. Doutor Pedro Miguel Freitas

DIREITO PENAL EUROPEU (SEMINÁRIO) Dr.ª Inês Pereira de Sousa

DIREITO PENAL TRIBUTÁRIO (cfr. área de Direito Fiscal)

Prof. Doutor Damião da Cunha, Prof. Doutor Germano Marques da Silva e Mestre Filipe Cerqueira Alves

JUSTIÇA REPARADORA E CRIME Prof. Doutora Paula Faria

CRIMES CONTRA AS PESSOAS Prof. Doutora Conceição Cunha

DIREITO PENAL DE MENORES Prof. Doutora Conceição Cunha

DA OBTENÇÃO E UTILIZAÇÃO DA PROVA EM PROCESSO PENAL Prof. Doutora Sandra Tavares

INTERNATIONAL CRIMINAL LAW

(cfr. área de Direito Internacional e Europeu) Dr. Nuno Pinheiro Torres

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA (SEMINÁRIO) Prof. Doutora Elisabete Ferreira

EXPLORAÇÃO DA PROSTITUIÇÃO :QUESTÃO DE DIREITOS HUMANOS (SEMINÁRIO) 6 6 6 3 3 3 3 6 6 6 6 6 6 3 3 36 36 36 15 15 15 15 36 36 36 36 36 36 15 18

(9)

Faculdade de Direito | Guia do Candidato | Mestrados Universidade Católica Portuguesa - Porto

SEMESTRE DE OUTONO

SEMESTRE DE PRIMAVERA

ÁREA DE DIREITO DA EMPRESA

E DOS NEGÓCIOS

Esta área visa o aprofundamento de matérias essencialmente ligadas ao Direito dos Negócios, com natural destaque para o Direito Comercial, especialmente o Direito das Sociedades Comer-ciais, mas contemplando ainda o estudo de matérias ligadas ao exercício da atividade empresarial, como o Direito da Concorrência, o Direito Fiscal e o Direito da Insolvência. Esta área está especial-mente pensada para quem pretenda exercer (ou exerça efetivaespecial-mente) a advocacia de negócios ou a consultadoria a empresas, e, naturalmente, para os juristas de empresa; é também útil aos profissionais do foro (advogados e magistrados).

DIREITO FISCAL DAS EMPRESAS Prof. Doutor Rui Morais

DIREITO DA INSOLVÊNCIA

Prof. Doutora Maria de Fátima Ribeiro

DIREITO EUROPEU DA CONCORRÊNCIA E DEFESA DOS CONSUMIDORES (cfr. área de Direito Internacional e Europeu) Prof. Doutora Sofia Pais

DIREITO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL (PARTE ESPECIAL) Prof. Doutora Victória Rocha

CONTRATOS COMERCIAIS Prof. Doutora Ana Afonso

A PARTICIPAÇÃO SOCIAL – DIREITOS E OBRIGAÇÕES DOS SÓCIOS Prof. Doutor Armando Triunfante

SOCIEDADES DESPORTIVAS (SEMINÁRIO) Prof. Doutora Maria de Fátima Ribeiro

EXONERAÇÃO E EXCLUSÃO DE SÓCIOS (SEMINÁRIO) Prof. Doutora Daniela Baptista

SOCIEDADES COMERCIAIS (PARTE ESPECIAL) Prof. Doutor Engrácia Antunes

SOCIEDADES COMERCIAIS (RESPONSABILIDADE) (cfr. Mestrado em Direito e Gestão)

Prof. Doutora Maria de Fátima Ribeiro

DIREITO BANCÁRIO

Prof. Doutora Daniela Baptista

DIREITO DOS VALORES MOBILIÁRIOS E MERCADO DE CAPITAIS Prof. Doutora Daniela Baptista

DIREITO DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL Prof. Doutor Nuno Sousa e Silva

DIREITO DA INSOLVÊNCIA Mestre Rosário Epifânio

CORPORATE GOVERNANCE & COMPLIANCE – A COMPARATIVE PERSPECTIVE (US, UK AND EUROPE) (SEMINÁRIO)

Prof. Patrick O’Malley 6 6 6 6 6 6 3 3 6 6 6 6 6 6 3 36 36 36 36 36 36 15 15 36 36 36 36 36 36 18

(10)

SEMESTRE DE OUTONO

SEMESTRE DE PRIMAVERA

TEMAS DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Prof. Doutor José Azeredo Lopes

DIREITO EUROPEU DA CONCORRÊNCIA E DEFESA DOS CONSUMIDORES (cfr. área de Direito da Empresa e dos Negócios) Prof. Doutora Sofia Pais

CONTENCIOSO DA UNIÃO EUROPEIA E PROTEÇÃO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS (cfr. área de Direito do Trabalho)

Prof. Doutora Sofia Pais

INTERNATIONAL TRADE LAW Prof. Doutor Manuel Fontaine

A PROTEÇÃO MULTINÍVEL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS SOCIAIS (SEMINÁRIO) (cfr. área de Direito do Trabalho)

Prof. Doutora Catarina Santos Botelho

GLOBAL CONSTITUTIONAL LAW (SEMINÁRIO) Prof. Doutora Catarina Santos Botelho

EUROPEAN UNION INTERNAL MARKET (SEMINÁRIO) Prof. Doutora Benedita Menezes Queiroz

JURISPRUDÊNCIA INTERNACIONAL Prof. Doutor José Azeredo Lopes

ARTE, DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Prof. Doutor José Azeredo Lopes, Prof. Doutora Isabel Tavares e Prof. Doutora Benedita Menezes Queiroz

DIREITO INTERNACIONAL HUMANITÁRIO Prof. Doutora Isabel Tavares

INTERNATIONAL CRIMINAL LAW (cfr. área de Direito Criminal) Dr. Nuno Pinheiro Torres

THE MULTILEVEL PROTECTION OF FUNDAMENTAL SOCIAL RIGHTS (SEMINÁRIO) (cfr. área de Direito do Trabalho)

Prof. Doutora Catarina Santos Botelho

INTERNATIONAL AND EUROPEAN REFUGEE LAW (SEMINÁRIO) Prof. Doutora Benedita Menezes Queiroz

COMPARATIVE HUMAN RIGHTS: UNITED STATES AND EUROPE (SEMINÁRIO)

Prof. Doutor Adam Dubin 6 6 6 6 3 3 3 6 6 6 6 3 3 3 36 36 36 36 15 15 15 36 36 36 36 15 15 15

(11)

Faculdade de Direito | Guia do Candidato | Mestrados Universidade Católica Portuguesa - Porto

SEMESTRE DE OUTONO

SEMESTRE DE PRIMAVERA

DIREITO FISCAL DAS EMPRESAS Prof. Doutor Rui Morais

IRS (SEMINÁRIO)

Prof. Doutor Tomás Tavares

NORMATIVO CONTABILÍSTICO (SEMINÁRIO) (cfr. Mestrado em Direito e Gestão)

Prof. Doutor Tomás Tavares

TRIBUTAÇÃO DE PRODUTOS FINANCEIROS (SEMINÁRIO) Doutor Luís Bandeira

CONVENÇÕES SOBRE DUPLA TRIBUTAÇÃO (SEMINÁRIO) Prof. Doutor João Sérgio Ribeiro

A TROCA INTERNACIONAL DE INFORMAÇÃO TRIBUTÁRIA (SEMINÁRIO)

Doutora Odete Oliveira

DIREITO FISCAL DA UNIÃO EUROPEIA (SEMINÁRIO) Doutor João Félix Nogueira

DIREITO ADUANEIRO - INTRODUÇÃO E TEORIA GERAL (SEMINÁRIO) Coordenação: Prof. Doutor Rui Morais

Dr. José Rijo

CONTENCIOSO TRIBUTÁRIO Prof. Doutor Rui Morais

DIREITO PENAL TRIBUTÁRIO (cfr. área de Direito Criminal)

Prof. Doutor Damião da Cunha, Prof. Doutor Germano Marques da Silva e Mestre Filipe Cerqueira Alves

EXECUÇÃO FISCAL (SEMINÁRIO) Prof. Doutor Rui Morais

PLANEAMENTO FISCAL (SEMINÁRIO) Prof. Doutor Tomás Tavares

FUNDAMENTALS OF INTERNATIONAL TAX PLANNING (SEMINÁRIO) Doutor João Félix Nogueira

IVA – II (SEMINÁRIO) Doutora Odete Oliveira

TRIBUTAÇÃO DO IMOBILIÁRIO (SEMINÁRIO) Mestre Mónica Duque

DO LUCRO CONTABILÍSTICO AO LUCRO TRIBUTÁVEL (SEMINÁRIO) Drª. Cristina Pinto 6 3 3 3 3 3 3 3 6 6 3 3 3 3 3 3 36 15 15 15 15 15 15 15 36 36 15 15 15 15 15 15

(12)

ÁREA DE DIREITO ADMINISTRATIVO

A área de especialização em Direito Administrativo tem por objeto o aprofundamento de matérias respeitantes aos setores mais dinâmicos e inovadores deste vasto ramo do Direito, em domínios como os da Contratação Pública, do Direito Administrativo, do Direito Processual Administrativo e do Urbanismo. Para além das disciplinas nucleares, é oferecido, em cada ano letivo, um conjunto de seminários sobre temas especializados, designadamente no domínio das Novas Tecnologias e Direito Administrativo, Proteção de Dados e da Descentralização Administrativa, entre outros. Área vocacionada para um público alargado, que compreende profissionais ligados à administração pú-blica e ao foro.

SEMESTRE DE OUTONO

Á R EA D E D IR EI TO A D MINI ST R AT IV O

SEMESTRE DE PRIMAVERA

DIREITO DO URBANISMO

Prof. Doutora Fernanda Paula Oliveira

PRACTICUM DE CONTRATAÇÃO PÚBLICA I (SEMINÁRIO)

Coordenação: Prof. Doutor Mário Aroso de Almeida

ARBITRAGEM EM DIREITO ADMINISTRATIVO (SEMINÁRIO)

Coordenação: Prof. Doutor Mário Aroso de Almeida

REGIME DISCIPLINAR DOS TRABALHADORES EM FUNÇÕES

PÚBLICAS (SEMINÁRIO)

(cfr. área de Direito do Trabalho)

Prof. Doutora Raquel Carvalho, Doutor Paulo Sousa Pinheiro

DESCENTRALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA: NOVAS

ATRIBUIÇÕES E NOVAS COMPETÊNCIAS (SEMINÁRIO)

Coordenação: Prof. Doutora Marta Portocarrero

GLOBAL EUROPEAN AND COMPARATIVE ADMINISTRATIVE

LAW (SEMINÁRIO)

Prof. Doutor Pedro Cerqueira Gomes

DIREITO ADMINISTRATIVO DAS FEDERAÇÕES DESPORTIVAS

(SEMINÁRIO)

Coordenação: Prof. Doutor Pedro Cerqueira Gomes

RESPONSABILIDADE CIVIL DAS ENTIDADES PÚBLICAS

(SEMINÁRIO)

Prof. Doutora Carla Amado Gomes

DIREITO DA ENERGIA (SEMINÁRIO)

Coordenação: Mestre Marta Vicente

TEMAS NUCLEARES DE DIREITO ADMINISTRATIVO

Prof. Doutor Mário Aroso de Almeida

PRACTICUM DE CONTRATAÇÃO PÚBLICA II (SEMINÁRIO)

Coordenação: Prof. Doutor Mário Aroso de Almeida

DIREITO DA PROTEÇÃO DE DADOS (SEMINÁRIO)

Prof. Doutora Filipa Calvão

NOVAS TECNOLOGIAS E O DIREITO ADMINISTRATIVO

(SEMINÁRIO)

Coordenação: Prof. Doutora Filipa Calvão

CONCESSÕES E PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS (SEMINÁRIO)

Prof. Doutora Raquel Carvalho

REABILITAÇÃO URBANA (SEMINÁRIO)

Prof. Doutora Fernanda Paula Oliveira

DIREITO ADMINISTRATIVO DO AMBIENTE (SEMINÁRIO)

Prof. Doutora Carla Amado Gomes

DIREITO ADMINISTRATIVO DA SAÚDE E DO MEDICAMENTO

(SEMINÁRIO)

Mestre Tiago Macieirinha 6 3 3 3 3 3 3 3 3 6 3 3 3 3 3 3 3 36 18 15 15 15 15 15 15 18 36 18 15 15 15 15 15 18

(13)

Faculdade de Direito | Guia do Candidato | Mestrados Universidade Católica Portuguesa - Porto

SEMESTRE DE OUTONO

Á R EA D E D IR EI TO D O T R A BA LH O

SEMESTRE DE PRIMAVERA

CONTENCIOSO DA UNIÃO EUROPEIA E PROTEÇÃO DOS

DIREITOS FUNDAMENTAIS

(cfr. área de Direito Internacional e Europeu)

Prof. Doutora Sofia Pais

ORGANIZAÇÃO DO TEMPO DE TRABALHO

Prof. Doutora Catarina Carvalho

PARENTALIDADE E DIREITO ANTIDISCRIMINAÇÃO

Prof. Doutora Catarina Carvalho e Prof. Doutora Milena Rouxinol

DIREITO DA SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO

Prof. Doutora Ana Cristina Costa

REGIME DISCIPLINAR DOS TRABALHADORES EM FUNÇÕES

PÚBLICAS (SEMINÁRIO)

(cfr. área de Direito Administrativo) Coordenação: Prof. Doutora Raquel Carvalho

Doutor Paulo Sousa Pinheiro

A PROTEÇÃO MULTINÍVEL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS

SOCIAIS (SEMINÁRIO)

(cfr. área de Direito Internacional e Europeu) Prof. Doutora Catarina Santos Botelho

PRÁTICA PROCESSUAL LABORAL (SEMINÁRIO)

Doutor Paulo Sousa Pinheiro

CONTRATOS DE TRABALHO ESPECIAIS, CONTRATOS

DE TRABALHO COM PARTICULARIDADES DE REGIME E

CONTRATOS PRÓXIMOS DO CONTRATO DE TRABALHO

Coordenação: Prof. Doutora Catarina Carvalho

PROBLEMAS ESPECIAIS DE CESSAÇÃO DO CONTRATO DE

TRABALHO

Prof. Doutora Milena Rouxinol

CONTRATAÇÃO COLETIVA, CONFLITOS COLETIVOS E

ENVOLVIMENTO DOS TRABALHADORES

Conselheiro Júlio Gomes e Doutora Ana Teresa Ribeiro

GESTÃO DE PESSOAS

(cfr. Mestrado em Direito e Gestão) Prof. Doutor Camilo Valverde e Mestre Rui Lourenço

ACIDENTES DE TRABALHO (SEMINÁRIO)

Conselheiro Júlio Gomes e Prof. Doutora Ana Cristina Costa

THE MULTILEVEL PROTECTION OF FUNDAMENTAL SOCIAL

RIGHTS (SEMINÁRIO)

(cfr. área de Direito Internacional e Europeu) Prof. Doutora Catarina Santos Botelho

DIREITO DA SEGURANÇA SOCIAL (SEMINÁRIO)

Prof. Doutora Luísa Andias Gonçalves 6 6 6 6 3 3 3 6 6 6 6 3 3 3 36 36 36 36 15 15 18 36 36 36 36 15 15 15

(14)

SEMESTRE DE OUTONO

SEMESTRE DE PRIMAVERA

THE GRAND THEORIES OF SMALL CASES (SEMINÁRIO)

Prof. Doutor Miguel Poiares Maduro

ANÁLISE ECONÓMICA DO DIREITO (SEMINÁRIO)

Prof. Doutor Vasco Rodrigues

DIREITO E GÉNERO: O CASO DOS CRIMES SEXUAIS

(SEMINÁRIO)

Prof. Doutora Isabel Ventura

DIREITO DA PUBLICIDADE E DIREITO DA PROPRIEDADE

INTELECTUAL (SEMINÁRIO)

Prof. Doutora Victória Rocha

LAW AND LIFE… (SEMINÁRIO)

Prof. Doutor Miguel Poiares Maduro

DA NEGOCIAÇÃO À MEDIAÇÃO: GESTÃO DAS DIFERENÇAS

(SEMINÁRIO)

Dr.ª Ana Gonçalves

DIREITO DA CONCORRÊNCIA – O REGIME JURÍDICO

NACIONAL (SEMINÁRIO)

Dr. Vieira Peres e Dr.ª Inês Gouveia 3 3 3 3 3 3 3 15 15 15 15 15 15 18

(15)

Faculdade de Direito | Guia do Candidato | Mestrados Universidade Católica Portuguesa - Porto MES TR A D O E M IR EI TO E G ES TÃ O

(16)

SEMESTRE DE OUTONO

SEMESTRE DE PRIMAVERA

NEGOCIAÇÃO E CELEBRAÇÃO DE CONTRATOS

(cfr. área de mestrado de Direito Privado) Prof. Doutor Agostinho Guedes

FINANÇAS EMPRESARIAIS

Prof. Doutor Luís Pedro Krug Pacheco

GESTÃO E ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

Doutora Ana Madsen

DISCIPLINA OPCIONAL JURÍDICA

(das seguintes áreas do Mestrado em Direito: Direito da Empresa e dos Negócios, Direito Fiscal ou Direito do Trabalho)

NOVOS RUMOS DO DIREITO DAS SOCIEDADES: O PODER E

OS PODERES DOS SÓCIOS (SEMINÁRIO)*

Prof. Doutor Pedro Maia

NORMATIVO CONTABILÍSTICO (SEMINÁRIO)**

(cfr. área de Direito Fiscal) Prof. Doutor Tomás Tavares

SEGURO DE RESPONSABILIDADE CIVIL DE

ADMINISTRADORES E DE MEMBROS DO ÓRGÃO DE

FISCALIZAÇÃO (SEMINÁRIO)*

Prof. Doutora Maria Elisabete Ramos

SOCIEDADES COMERCIAIS (RESPONSABILIDADE)

(cfr. área de Direito da Empresa e dos Negócios)

Prof. Doutora Maria de Fátima Ribeiro

MERCADOS FINANCEIROS

Mestre Ricardo Cruz

GESTÃO DE PESSOAS

(cfr. área de Direito do Trabalho) Prof. Doutor Camilo Valverde e Mestre Rui Lourenço

ECONOMIA DA EMPRESA (SEMINÁRIO)

Prof. Doutor Vasco Rodrigues

ESTRUTURA E GOVERNAÇÃO DE SOCIEDADES ANÓNIMAS

(SEMINÁRIO)*

Prof. Doutor Paulo Olavo Cunha

MARKETING (SEMINÁRIO) **

Prof. Doutora Susana Costa e Silva 6 6 6 6 3 3 3 6 6 6 3 3 3 36 36 36 36 15 15 15 36 36 36 15 15 15

(17)
(18)

Rosa Lina Rocha

E-mail: sa.direito@porto.ucp.pt Tel.: 939 030 046

(19)

Referências

Documentos relacionados

Esta introdução para a edição do Hino para as Laudes do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cris- to, de autoria do compositor português José Joaquim dos Santos, apresenta dados

... O fraco desempenho da atividade econômica local, aliado a um certo arrefecimento de ânimos em relação à incerteza política, fizeram com que as expectativas inflacionárias

Fundamentos Históricos e Filosóficos dos Direitos Humanos: ser graduado em Filosofia, especialização em Antropologia, possuir doutorado na área de Antropologia e/ou Direito ou

 Decreto-Lei No. 1/2012, de 24 de outubro de 2012, sobre Procedimentos, Requisitos e Taxas Administrativas para a Concessão, Renovação e Modificação de Licenças de

No momento em que o Garcia entrou, Fortunato cortava ao rato uma das patas; em seguida desceu o infeliz até a chama, rápido, para não matá-lo, e dispôs-se a fazer o mesmo à

A aplicação superficial de calcário no SPD aumentou o pH do solo somente até 5cm de profundidade, os teores de cálcio e magnésio trocá- veis também até os 5 cm, com tendência

COMPROVAÇÃO: fotos enviadas para a plataforma (quantas fotos forem necessárias para que apareçam todos os envolvidos), “ Lista de Presença” da arrecadação (assinada

Dados da literatura demonstraram aumento de marcadores inflamatórios em escarro induzido, marcadores de ativação de neutrófilos e eosinófilos (mieloperoxidase,