• Nenhum resultado encontrado

Nova web, já está on line!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Nova web, já está on line!"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

vindo a ser desenvolvidas, desde a sua aprovação até ao momento.

Neste primeiro número, apresentamos, “em poucas palavras”, uma breve descrição dos objectivos do Programa, eixos prioritários, território elegível e áreas de cooperação, plano financeiro e órgãos de gestão.

As principais “datas” que marcaram o POCTEP, alguns “dados-chave” relativos à 1ª Convocatória e ainda, um dossier “ESPECIAL: Seminário Transfronteiriço”, são outros temas também abordados neste Boletim.

Na próxima edição, ampliaremos a informação sobre o Programa e sobretudo sobre os projectos, com dados actualizados sobre as candidaturas aprovadas no âmbito da 1ª Convocatória. Este Boletim, disponível em castelhano e português, será distribuído unicamente em formato electrónico e terá uma periodicidade semestral. Na página internet do Programa (rubrica “Boletim Informativo”), poderão também subscrever-se e receber regularmente as últimas novidades do POCTEP!

A página internet do Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal 2007-2013 (POCTEP), www.poctep.eu está on line desde 8 de Fevereiro de 2008, data de lançamento da Primeira Convocatória de Projectos. Numa primeira fase, elaborou-se uma página simples e funcional, com o objectivo de disponibilizar a todos os eventuais interessados informação sobre o Programa e, em especial sobre a Primeira Convocatória. Com o propósito de facilitar a procura de parceiros e promover o intercambio de ideias de projectos, lançou-se também uma nova rubrica, designada “Bolsa de Projectos”.

Os índices de navegação da web POCTEP demonstram que esta importante ferramenta de comunicação, tem vindo a responder positivamente ao objectivo de informar os interessados no Programa, sobre as suas principais actividades. Desde o seu lançamento até agora, registaram-se mais de 54.000 visitas com uma media de 170 por dia.

Tendo em conta o aumento progressivo do nível de informação no Programa, elaborou-se uma nova página internet, já operacional, e que permite aos utilizadores uma navegação mais intuitiva, prática e funcional, recorrendo a vários “motores de procura” para facilitar a pesquisa de documentos, notícias, eventos, etc. A web actual, que se pretende mais completa e atractiva, inclui também novas rubricas, que esperamos sejam de interesse!

Assim, poderão encontrar agora informação sobre as “Regiões” e respectivas Áreas de Cooperação; informação específica ligada à “Comunicação” (galeria de fotos e imagens, biblioteca de publicações, manual de Identidade, guia de comunicação, etc); uma “Agenda” de eventos; uma área destinada aos principais “Procedimentos” (apresentação de candidaturas, instrução e selecção de projectos, apresentação de pedidos de reembolso, validação de despesas, etc); o “Boletim Informativo”, com possibilidade de subscrição e download, assim como a rubrica “Projectos Aprovados”, que será actualizada com a informação mais relevante, uma vez assinados os respectivos acordos entre AG/ Beneficiários.

Não hesitem em contactar a equipa do Secretariado Técnico Conjunto (stc@poctep.eu), para transmitir as vossas opiniões, sugestões e/ou consultas sobre www.poctep.eu!

DESTAQUES:

POCTEP “em poucas palavras” 2 POCTEP: datas importantes 3 1º Convocatória: dados-chave 4 ESPECIAL: Seminário

Transfronteiriço 5 Bolsa de Projectos 6 Notícias e Agenda STC 7

(2)

POCTEP, “em poucas palavras”…

O Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal 2007-2013, aprovado por decisão da Comissão Europeia a 25 de Outubro de 2007, visa promover o desenvolvimento das zonas fronteiriças de ambos os países, Espanha e Portugal. Este programa pretende aproveitar as redes de cooperação já existentes e que têm vindo a desenvolver-se desde 1989, com a execução de projectos de infra-estruturas, aos quais foram sendo incorporados outros sectores, tais como o turismo, serviços sociais, meio ambiente, inovação tecnológica, saúde, educação ou cultura.

QUEM PODE PARTICIPAR

O programa destina-se aos agentes das instituições públicas nacionais, regionais ou locais e outras instituições de carácter equiparável a público, que queiram realizar projectos comuns de cooperação.

PRIORIDADES

Cooperação e Gestão conjunta para: • Fomento da competitividade e promoção do emprego • A m b i e n t e , p a t r i m ó n i o e prevenção de riscos • Acessibilidades e ordenamento do território • Fomento da cooperação e integração socio-económica e institucional 5 ÁREAS DE COOPERAÇÃO • Galiza / Norte de Portugal • Norte / Castela e Leão • Castela e Leão / Centro

• Centro / Extremadura / Alentejo • Alentejo / Algarve / Andaluzia TERRITÓRIO ELEGÍVEL

17 NUT III fronteiriças:

• Províncias espanholas de Orense, Pontevedra, Zamora, Salamanca, Cáceres, Badajoz e Huelva • NUT III portuguesas de

Minho-Lima, Cávado, Alto Trás-os-Montes, Douro, Beira Interior Norte, Beira Interior Sul, Alto Alentejo, Alentejo Central, Baixo Alentejo e Algarve

(em casos especiais, poderão ser concedidos financiamentos a projectos desenvolvidos nas áreas adjacentes identif icad as no Programa)

ESTRUTURAS DE GESTÃO

Autoridade de Gestão: Dirección General de Fondos Comunitarios, Ministerio de Economía y Hacienda (ESP).

Autoridade de Certificação: (IFDR) Instituto Financeiro para o Desenvolvimento Regional do Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional (PT). Autoridade de Auditoria: (IGAE) Intervención General de la Administración del Estado (Espanha), em coordenação com a (IGF) Inspecção-Geral de Finanças (PT).

Comité de Acompanhamento: garante a eficácia e a qualidade de execução do Programa.

Comité de Gestão: responsável pela selecção de projectos e pelo acompanhamento dos mesmos durante a sua execução.

Comités Territoriais: estabelece-se um por cada Área de Cooperação para garantir a proximidade relativamente aos promotores locais.

Coordenadores Regionais/ Nacionais: interlocutores do Programa a nível regional, com as entidades que participam nos projectos. Participam na selecção de projectos e no seu acompanhamento.

Secretariado Técnico Conjunto: com sede na cidade de Badajoz, presta apoio ao conjunto das estruturas de gestão do Programa, bem como aos promotores de projectos.

P r o g r a m a d e C o o p e r a ç ã o T r a n s f r o n t e i r i ç a E s p a n h a ~ P o r t u g a l 2 0 0 7 - 2 0 1 3 — B O L E T I M I N F O R M A T I V O —

DOTAÇÃO FINANCEIRA

Custo total: 359 MEuros

(3)

P r o g r a m a d e C o o p e r a ç ã o T r a n s f r o n t e i r i ç a E s p a n h a ~ P o r t u g a l 2 0 0 7 - 2 0 1 3 — B O L E T I M I N F O R M A T I V O —

Com a sua aprovação a 25 de Outubro de 2007, incrementa-se o ritmo de actividades do Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha–Portugal 2007–2013, estabelecem-se rapidamente os órgãos de gestão do Programa e define-se a localização do Secretariado Técnico Conjunto em Badajoz. No início de 2008, com a equipa do STC já operacional, começam as actividades inerentes ao lançamento da 1ª Convocatória de Projectos POCTEP.

13 Janeiro: Encontro de Vila Viçosa (Portugal) e criação do Grupo de Trabalho para a elaboração do Programa Operacional

Janeiro

22 Janeiro: Última reunião do Grupo de Trabalho Fevereiro 15 Fevereiro: Envio do Programa Operacional à CE Março 26 Março: Cerimónia de apresentação do novo Programa (Bragança/PT) Anúncio da criação de um STC, com sede em Badajoz Outubro 25 Outubro: Aprovação do PO Espanha-Portugal 2007-2013 pela CE. Dezembro Instalação do STC em Badajoz (ESP) Fevereiro

6 e 7 Fevereiro: Seminário Transfronteiriço de Apresentação do Programa em Badajoz e lançamento da página web do Programa 8 Fevereiro: Abertura da 1ª convocatória de projectos

15 Fevereiro: Inauguração das novas instala- ções do STC em Badajoz

25 Fevereiro: Transmissão do Plano de Comunicação do Programa à CE

Abril

15 Abril: Fim do prazo para a apresentação de candidaturas na 1ª fase, da 1ª convocatória de projectos POCTEP

18 Abril: visita da Comissária Europeia, Danuta Hübner, ao IFEBA, Badajoz

Maio

9 Maio: Dia da Europa Junho

19 Junho: 2º Comité de Acompanhamento e Gestão do Programa (Guarda/PT). Apresenta- ção dos Sistemas de Gestão e Controle e adopção do Relatório Anual de 2007. 30 Junho: Fim do prazo para a apresentação de candidaturas na 2ª fase, da 1ª convocatória (projectos estruturantes)

30 Junho: Transmissão à CE do Relatório de Execução POCTEP 2007

Julho

29 Julho: 3º Comité de Gestão do Programa em Madrid (Sistemas de Gestão e Controle) Outubro

14-22 Outubro: reuniões preparatórias dos Comités Territoriais sobre os projectos da 1ª convocatória

Novembro

18-26 Novembro: reuniões dos Comités Territoriais das 5 Áreas de Cooperação

2006

2007

2008

2008

Janeiro

1 Janeiro: Portugal assume a Presidência do Comité de Acompanhamento e Gestão 24 Janeiro: 1ª reunião dos Comités de Acompanhamento e Gestão do Programa (Portalegre/ PT). Apresentação do logo POCTEP e aprovação 1ª convocatória.

(4)

P r o g r a m a d e C o o p e r a ç ã o T r a n s f r o n t e i r i ç a E s p a n h a ~ P o r t u g a l 2 0 0 7 - 2 0 1 3 — B O L E T I M I N F O R M A T I V O — O Comité de Acompa- nhamento do POCTEP aprovou na sua 1ª reunião de 24 de Janeiro de 2008 em Portalegre, a abertura da Primeira Convocatória para a apresentação de projectos, no quadro do Programa Espanha-Portugal. Assim, esta 1ª convocatória de projectos, anunciada em Fevereiro de 2008, no Seminário de Apresentação do Programa em Badajoz, desenrolou-se em duas fases: a primeira, concluída a 15 de Abril de 2008 e a segunda, para os projectos denominados “estruturantes”, a 30 de Junho de 2008.

BASES DA CONVOCATÓRIA:

• O seu âmbito de aplicação são as seis Áreas do Programa, cinco de carácter territorial e uma de carácter nacional/pluri-regional. • A ajuda FEDER disponível ascende a um montante máximo de 151.306.169 MEuros. • O prazo de execução dos

projectos aprovados terminará a 31 de Dezembro de 2010 e, para os estruturantes, a 31 de Dezembro de 2011. 328 candidaturas de projectos registadas no STC A 1ª convocatória de projectos POCTEP teve grande sucesso e obteve um forte índice de participação: na primeira fase, apresentaram-se 311 candidaturas e na segunda, mais 17 projectos “estruturantes”, contabilizando um total de 328 candidaturas.

Quanto à distribuição de projectos por temáticas de cooperação, o Eixo 1 (Competitividade e Emprego), juntamente com o Eixo 2 (Meio Ambiente e Património) são os que contam com maior número de candidaturas (37% cada um). No Eixo 4 (Fomento da Cooperação e Integração Socio-económica e Institucional) registaram-se 17% dos projectos, seguido pelo Eixo 3 (Acessibilidades e Ordenamento do Território) com apenas 8%.

660 parceiros manifestaram a sua vontade de participar em projectos de cooperação no seio do POCTEP

Como resultado desta 1ª convocatória de projectos, no conjunto de todas as áreas, registaram-se cerca de 660 parceiros, estando alguns deles implicados em várias candidaturas. Os dados relativos à distribuição dos parceiros por nacionalidade demonstram uma participação bastante equilibrada, sendo 55% dos parceiros espanhóis e 45% portugueses. Relativamente aos Beneficiários Principais (Chefes de Fila), 69% são espanhóis e 31% são portugueses. Globalmente, a cooperação na área Galiza/Norte de Portugal é a mais activa em termos de apresentação de candidaturas (40%), seguindo-lhe as áreas de cooperação Centro/Extremadura/ Alentejo e Alentejo/Algarve/ Andaluzia com um nível de participação similar (+/- 17%). Por último, Norte/Castela e Leão e Castela e Leão/Centro com 11% e 8,5% respectivamente e, os projectos pluri-regionais, que representam apenas 5,5%.

1ª Convocatória de Projectos POCTEP

DADOS-CHAVE

328 CANDIDATURAS 17 PROJECTOS “ESTRUTURANTES” QUASE 660 PARCEIROS 151M€ FEDER DISPONÍVEL 467 M€ FEDER SOLICITADO 5 COMITÉS TERRITORIAIS RESOLUÇÃO: COMITÉ DE GESTÃO (JANEIRO-FEVEREIRO 2009)

(5)

O Seminário de Apresentação do Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha– Portugal 2007-2013, decorreu no Palácio de Congressos de Badajoz, em Fevereiro último, tendo presidido à sua inauguração:

Rui Nuno Baleiras,

Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional do Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional de Portugal,juntamente com

Luis Espadas Moncalvillo,

Secretario General de Presupuestos y Gastos del Ministerio de Economía y Hacienda do Governo de

Espanha, Miguel Celdrán Matute, Alcalde de

Ba-dajoz, José Palma Andrés, Director da Cooperação Territorial, Acções Urbanas e Regiões Ultra-periféricas da Comissão Europeia

e

Ángel

Franco Rubio, Consejero de Administración

Pública y Hacienda de la Junta de Extremadura.

Os resultados positivos do questionário de satisfação e o forte índice de participação no seminário, ao qual assistiram cerca de 900 pessoas, revelam o êxito do evento e são também, indicadores claros do alcance do Programa de Cooperação Espanha–Portugal, e do interesse que o mesmo suscita junto dos vários promotores de projectos.

O primeiro dia do Seminário foi dedicado à apresentação dos objectivos e prioridades do Programa em geral, e de cada uma das Áreas de Cooperação, em particular. Os oradores que intervieram nesta jornada foram os representantes dos principais órgãos de gestão do Programa, tais como:

José Antonio Zamora, Director General de

Fon-dos Comunitarios del Ministerio de Economía y Hacienda do Governo de Espanha, Autoridade de

Gestão,

José Santos Soeiro, Presidente do IFDR, Instituto Financeiro para o Desenvolvimento Regional, Autoridade de Certificação, assim como os Representantes Regionais das 5 Áreas de Cooperação.

No decorrer desta sessão, foram ainda expostos os principais resultados do Programa anterior, I N T E R R E G I I I A E s p a n h a - P o r t u g a l 2000-2006, tendo-se apresentado também a publicação “Uma p o n t e p a r a a c o o p e r a ç ã o territorial”.

No segundo dia do Seminário, Autoridade de Gestão, Autoridade de Certificação e Comissão Europeia proporcionaram aos participantes informações de carácter essencialmente técnico, sobre as modalidades de gestão do Programa e circuito financeiro. Por último, o Secretariado Técnico Conjunto apresentou ainda as bases da 1ª Convocatória de Projectos, o formulário de candidatura, o logótipo e a web POCTEP.

P r o g r a m a d e C o o p e r a ç ã o T r a n s f r o n t e i r i ç a E s p a n h a ~ P o r t u g a l 2 0 0 7 - 2 0 1 3 — B O L E T I M I N F O R M A T I V O —

E

S

P

E

C

IA

L

(6)

Concluíram-se estas duas jornadas de trabalho com a organização de um espaço dedicado à promoção de encontros entre representantes das 5 Áreas de Cooperação e os vários promotores de projectos que se encontravam presentes, no sentido de ajudar na preparação dos projectos e na consolidação das parcerias.

Os representantes das Coordenações Regionais/Nacionais organizaram e instalaram stands, estando presentes nas respectivas “áreas de contacto”, onde disponibilizaram material de interesse e várias informações úteis sobre projectos, prioridades regionais e potenciais parceiros.

Um dos principais objectivos deste seminário consistia em promover intercâmbios entre os participantes e trocas de ideias, no sentido de dar algumas orientações básicas, aos parceiros interessados na preparação de candidaturas na 1ª Convocatória.

Os participantes do seminário foram, então, convidados a registar as suas “ideias de projecto”, tendo preenchido uma ficha criada a esse efeito. No total, receberam-se cerca de 130 fichas, que foram colocadas à disposição dos participantes para consulta, nos painéis expostos no espaço designado “Bolsa de Projectos”.

Esta iniciativa revelou-se um verdadeiro sucesso para a dinâmica do Seminário, tendo sido um dos espaços mais solicitados por parte dos promotores de projectos, que aderiram em grande número e fizeram questão de aí participar activamente. Por este motivo, criou-se também a “Bolsa de Projectos on-line”, onde se publicaram todas as fichas de projecto registadas durante o Seminário, e outras enviadas a posteriori, facilitando a pesquisa na página web do Programa www.poctep.eu, por temática, área de cooperação ou tipo de ajuda solicitada.

P r o g r a m a d e C o o p e r a ç ã o T r a n s f r o n t e i r i ç a E s p a n h a ~ P o r t u g a l 2 0 0 7 - 2 0 1 3 — B O L E T I M I N F O R M A T I V O —

Seminário Transfronteiriço POCTEP

Bolsa de Projectos

Zona de contactos, uma ferramenta de ajuda na preparação de projectos, colocada à disposição dos parceiros interessados

(7)

EQUIPA STC: Elena de Miguel Directora Nuno Ferreira Técnico Gestor de Projectos Amaya Manzanas Técnica Gestora de Projectos Alicia González Técnica Financeira Susana Silvano Técnica de Comunicação Andrea Graça Secretária Edificio EURODOM Calle Luis Álvarez Lencero 3 Planta 3ª, Oficina 13 06011 BADAJOZ (España) Telefone: +34 924 20 59 58 Fax: +34 924 22 28 16 Email: stc@poctep.eu Web: www.poctep.eu OUTROS CONTACTOS: Para mais informações sobre outros contactos POCTEP (Coordenadores Regionais, Autoridade de Gestão, Certificação, Auditoria...) e links de interesse, podem consultar a página web do Programa, rubricas “CONTACTOS” e “LINKS”.

Como receber a newsletter? Poderão subscrever o “Boletim Informativo POCTEP” na página web do Programa e, assim, receber as últimas novidades. P r o g r a m a d e C o o p e r a ç ã o T r a n s f r o n t e i r i ç a E s p a n h a ~ P o r t u g a l 2 0 0 7 - 2 0 1 3 — B O L E T I M I N F O R M A T I V O —

AGENDA POCTEP

(Dezembro 2008 - Abril 2009) EVENTO DATA

Lançamento da nova página web POCTEP Dezembro 2008 4º Comité de Gestão: selecção e aprovação de

projectos 1ª convocatória Janeiro-Fevereiro 2009 Notificação das decisões do Comité de Gestão Fevereiro-Março 2009 Assinatura dos Acordos entre AG/Beneficiários e

publicação dos projectos aprovados na 1ª convocatória (informação na web)

Março-Abril 2009 Seminário de Informação para beneficiários de

projectos aprovados

Março-Abril 2009

Por ocasião da quadra Natalícia, o STC estará encerrado nos dias: 24, 25, 26 e 31 de Dezembro de 2008 1, 2 e 6 de Janeiro de 2009

Horário de atendimento ao público: de 2ª a 6ª - 9h-14h30 de 2ª a 5ª -16h30-19h00

Referências

Documentos relacionados

Com isso, para fins de apuração do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líqüido (CSLL), se o contribuinte for tributado

Mediante o impacto do paciente com o ambiente do centro cirúrgico, a equipe de enfermagem deve estar voltada para o aspecto humano do atendimento, centrando suas

Nesse trabalho se estudou o rendimento do processo de extração de tanino da casca da Acácia Negra em um extrator contínuo, através da relação entre a massa de extrato

Os resultados mostraram também que os alunos que praticavam desporto organizado fora do contexto escolar apresentaram valores superiores nas regulações

Por exemplo, se alguém precisa de uma ontologia sobre bicicletas para construir uma aplicação e só encontra uma ontologia sobre o domínio genérico de veículos, pode utilizar

Cap PM Alexandre Alberto Kleine Prof.ª Dr.ª Ana Paula Grillo Rodrigues Cel PM Carlos Alberto de Araújo Gomes Jr. Maj PM Miguel Ângelo da Silveira Prof.ª Dr.ª Denise Pinheiro Maj

Os Cursos de Treinadores de Futebol “UEFA C” / Raízes (Grau I) decorrem em três fases consecutivas, mas autónomas, correspondentes às três componentes formativas –

Em caso de intubação orotraqueal, a mesma deve ser realizada profissional experiente e fazer uso de sedação, bloqueador neuromuscular para evitar tosse.. A ventilação