• Nenhum resultado encontrado

Woese (1990) Três domínios. Whittaker (1969) Cinco reinos. Eubacteria. Protista Fungi Plantae Animalia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Woese (1990) Três domínios. Whittaker (1969) Cinco reinos. Eubacteria. Protista Fungi Plantae Animalia"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)
(2)

01. (Enem 2017) A classificação biológica proposta por Whittaker permite distinguir cinco grandes linhas evolutivas utilizando, como critérios de classificação, a organização celular e o modo de nutrição. Woese e seus colaboradores, com base na comparação das sequências que codificam o RNA ribossômico dos seres vivos, estabeleceram relações de ancestralidade entre os grupos e concluíram que os procariontes do reino Monera não eram um grupo coeso do ponto de vista evolutivo. Whittaker (1969) Cinco reinos Woese (1990) Três domínios Monera Archaea Eubacteria Protista Eukarya Fungi Plantae Animalia

A diferença básica nas classificações citadas é que a mais recente se baseia fundamentalmente em

A) tipos de células. B) aspectos ecológicos. C) relações filogenéticas. D) propriedades fisiológicas. E) características morfológicas.

02. (UNIC 2016.1) A tabela apresenta algumas características básicas presentes nos domínios, categoria taxonômica superior a reino, propostas por Carl Woese.

Analisando-se as informações contidas na tabela e com base nos conhecimentos acerca desse tema, é correto afirmar:

A) Dois dos três domínios observados é de organização eucariótica.

B) As histonas presentes nos eucariontes proporcionam a sua instabilidade.

C) No domínio Eubactéria e no domínio Archaea, não há sustentação em suas células.

D) Estruturas ribonucleoproteicas podem ser usadas como critério de classificação evolutiva.

E) A presença do envelope nuclear no domínio Eukarya possibilita a transcrição e a tradução da informação genética, se ocorrer no mesmo compartimento.

03. (PUC CAMP) Esferas minúsculas podem se tornar uma arma contra a leishmaniose visceral, doença causada pelo protozoário Leishmania chagasi que, sem tratamento, é fatal em 90% dos casos. A principal terapia disponível emprega antimônio, um metal bastante tóxico para o paciente. Agora um grupo coordenado pelo farmacologista André Gustavo Tampone, do

Instituto Adolfo Lutz, testou com sucesso a furazolidona, um medicamento usado contra a giardíase, uma parasitose intestinal, e contra a Helicobacter pylori, bactéria causadora da úlcera gástrica.

(Revista Pesquisa Fapesp, junho de 2010, p. 42)

Segundo certas classificações biológicas, toda a biodiversidade poderia ser dividida em 3 domínios: Bacteria, Eukarya e Archaea. A seguir, estão listadas algumas características e exemplos de seres classificados em cada domínio.

I. Archaea: organismos unicelulares procarióticos e habitantes de ambientes extremos.

II. Bacteria: organismos unicelulares procarióticos. III. Eukarya: inclui todos os organismos eucarióticos.

Assinale a alternativa que apresenta e justifica corretamente a classificação de Leishmania em um desses domínios.

A) Em Eukarya, pois todos os protozoários possuem núcleo celular organizado.

B) Em Bacteria, pois a capacidade de causar patologias humanas é exclusiva desse grupo.

C) Em Archaea, pois vivem em um ambiente extremo onde há excesso de água e sais minerais.

D) Em Bacteria, pois aí estão todos os seres unicelulares e com núcleo celular.

E) Em Eukarya, pois os protozoários são animais, ainda que microscópicos.

04. Observe estas figuras, em que estão representadas, de acordo com alguns estudiosos da Biologia, modificações na classificação dos seres vivos:

Considerando-se a sequência dessas representações e outros conhecimentos sobre o assunto, é incorreto afirmar que, na classificação de:

A) Aristóteles são desconsiderados os grupos de organismos microscópicos.

B) Copeland são separados os grupos de organismos microscópicos com e sem núcleo.

C) Haeckel são incluídos os grupos de organismos microscópicos produtores e consumidores.

D) Whitaker são separados os grupos de organismos unicelulares produtores.

05. (UNCISAL) Há muito tempo os cientistas vêm buscando uma forma de classificação universal, ou seja, que possa ser usada para qualquer ser vivo por pesquisadores do mundo todo. As primeiras tentativas datam de cinco séculos antes de Cristo. Carolus Linnaeus (1707 – 1778) elaborou um sistema de classificação e adotou a nomenclatura binominal para nomear as espécies. Por este sistema o nome científico de uma espécie é composto por dois termos: o 1º corresponde ao gênero, escrito com inicial maiúscula, e o 2º corresponde ao epíteto específico, escrito com inicial minúscula, destacado por negrito, itálico ou

(3)

sublinhado. Os seres vivos são organizados em diferentes categorias taxonômicas.

Nas opções abaixo, assinale a que contém a sequência correta das categorias taxonômicas em que os animais estão incluídos. A) Reino, filo, classe, ordem, família, gênero, espécie.

B) Reino, filo, ordem, classe, família, gênero, espécie. C) Reino, filo, família, classe, ordem, gênero, espécie. D) Reino, filo, classe, família, ordem, gênero, espécie. E) Reino, filo, classe, ordem, gênero, família, espécie.

06. A enorme diversidade das formas de vida sempre encanta aqueles que tentam descrever e classificar as espécies. A taxonomia moderna não leva em consideração apenas as características do animal, mas procura correlacioná-las a outros organismos, baseando-se em estruturas hereditárias. Desse modo, à medida que se analisam as variações na passagem do nível de espécie para o nível do reino, é possível observa que: A) Diminui a diversidade biológica.

B) Diminui o grau de parentesco.

C) Aumenta a semelhança histofisiológica. D) Aumenta o número de estruturas comuns. E) Aumenta a homogeneidade.

07. (ENEM) Os Bichinhos e o Homem Arca de Noé

Toquinho & Vinícius de Moraes Nossa irmã, a mosca

É feia e tosca

Enquanto que o mosquito É mais bonito

Nosso irmão besouro Que é feito de couro Mal sabe voar Nossa irmã, a barata Bichinha mais chata É prima da borboleta Que é uma careta Nosso irmão, o grilo Que vive dando estrilo Só para chatear

Moraes, V. A arca de Noé: poemas infantis. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1991.

O poema acima sugere a existência de relações de afinidade entre os animais citados e nós, seres humanos. Respeitando a liberdade poética dos autores, a unidade taxonômica que expressa a afinidade existente entre nós e estes animais é A) o filo

B) o reino C) a classe D) a família E) a espécie

08. (UNIT-MED 2018) A manga é uma fruta bem consumida por ser muito refrescante e saudável.

A mangueira é espécie de vegetal dessa fruta, que possui a seguinte classificação taxonômica:

Plantae Magnoliophyta Magnoliopsida Sapindales Anacardiaceae Mangifera Mangifera indica

Considerando-se essas informações, é correto afirmar que a família dessa espécie de vegetal é

A) Mangifera. B) Sapindales. C) Magnoliopsida. D) Magnoliophyta. E) Anacardiaceae.

09. Os conceitos de reino e filo se originam nas propostas de classificação de cientistas do século XX – incluindo Robert Whittaker e Hebert Copeland – construídas sobre tentativas anteriores de Linnaeus, Jussieu, Cuvier e Haeckel para ordenar a biota. Entendemos estas propostas e apresentamos um sistema de cinco reinos consistentes tanto com os registros fósseis como com os dados moleculares mais recentes.

MARGULIS, L.; SCHWARTZ, K. V. Cinco reinos: um guia ilustrado dos filos

da vida na Terra.

Em Biologia há uma necessidade em classificar e dar nome aos organismos. Assim organizamos o conhecimento sobre biodiversidade e unificamos a linguagem usada para estudar o mundo vivo. Na classificação citada acima, o Speleoperipatus speteus é incluso no reino Animal porque

A) É procarionte, unicelular e possui nutrição heterotrófica por absorção.

B) É procarionte, pluricelular e possui nutrição heterotrófica por ingestão.

C) É eucarionte, unicelular e possui nutrição heterotrófica por absorção.

D) É eucarionte, unicelular e possui nutrição heterotrófica por ingestão.

E) É eucarionte, pluricelular e possui nutrição heterotrófica por ingestão.

10. (UEA 2019) Analise os nomes populares e científicos de alguns répteis brasileiros.

Com base nas regras taxonômicas de nomenclatura dos Seres vivos, os animais citados na tabela pertencem a

(4)

A) quatro gêneros e oito espécies. B) três gêneros e quatro espécies. C) três famílias e quatro espécies. D) três gêneros e oito espécies. E) quatro famílias e oito espécies.

11. (UNIT MED AL 2019) Analisando-se s seres vivos, observa-se que, entre ele, há uma infinidade de características semelhantes e distintas, por isso que o desenvolvimento de técnicas, para sua organização e classificação, é extremamente necessário. Dos exemplos de níveis taxonômicos a seguir, aquele que possui menor variedade de organismos é

A) Mamífero. B) Carnívoro. C) Mustela. D) Mustelidae.

E) Mustela putorius furo.

12. (FATEC 2018.2) Nomes vernáculos, como os das plantas citadas no texto, possibilitam uma comunicação de ordem prática, útil para assuntos mais triviais. No entanto, esses nomes contêm níveis de subjetividade e imprecisão que limitam as práticas científicas e tecnológicas. Suponha que o autor do texto quisesse transmitir uma mensagem a um agrônomo estrangeiro fazendo uso das normas da nomenclatura biológica. Para isso, ele deveria se referir a duas das espécies do texto como A) Plantae Arbusta L. (arbustos) e Plantae Arborum L. (árvores). B) arbusti Planta (arbustos) e arboris Planta (árvores).

C) cashew Trees (cajueiros) e mango Trees (mangueiras). D) Anacardicum occidentale L. (cajueiros) e Mangifera indica L. (mangueiras).

E) Anacardicum Anacardicum L. (cajueiros) e Mangifera Mangifera L. (mangueiras).

13. (UFMG) A partir de conhecimentos sobre as regras de nomenclatura zoológica, responda a esta questão. Com qual das fêmeas citadas, o macho de Anopheles (Nyssorhynchus) triannulatus triannulatus pode cruzar e produzir descendentes férteis, através de várias gerações.

A) Anopheles (Nyssorhynchus) aquasalis. B) Anopheles (Nyssorhynchus) triannulatus davisi. C) Anopheles (Nyssorhynchus) albitarsis domesticus. D) Anopheles (Nyssorhynchus) brasiliensis.

E) Anopheles (Nyssorhynchus) intermedius.

14. Plasmodium vivax, Plasmodium malariae e Plasmodium falciparum são respectivamente agentes etiológicos da malária terçã benigna, quartã benigna e terçã maligna. Sobre as características gerais desses organismos e as regras de classificação, assinale a alternativa correta.

A) São três espécies distintas do mesmo Filo Plasmodium. B) São espécies pertencentes a Famílias distintas, porém do mesmo Gênero.

C) Pela sua organização celular, são Procariotos pertencentes ao Filo Sporozoa.

D) São protozoários que pertencem à mesma Espécie, porém a Ordens diferentes.

E) São organismos endoparasitos unicelulares que pertencem ao Reino Protista.

15. Considere:

I. Homo erectus. II. Homo sapiens.

III. Homo sapiens neanderthalensis.

Podemos dizer que os indivíduos acima pertencem: A) À mesma espécie.

B) Ao mesmo gênero. C) À mesma família. D) À mesma classe.

E) Três das alternativas estão corretas.

16. Carl vonLinné (1707-1778), denominado Lineu, em Português, através de sua obra "Systema Naturae",propôs uma forma de denominar os seres vivos por intermédio do que chamou de "unidade básica de classificação" ou ESPÉCIE. Como exemplo, a ave conhecida popularmente como quero-quero é classificada, segundo o modelo de Lineu, como 'Vanellus chilensis'.

De acordo com esses conceitos, analise as afirmativas a seguir. I. O nome específico de um organismo é sempre composto de duas palavras: a primeira designa o gênero e a segunda, a espécie.

II. O nome específico do quero-quero é 'chilensis' e o nome genérico é 'Vanellus'.

III. O nome específico do quero-quero é binominal, e 'Vanellus' é seu epíteto específico.

IV. O nome específico do quero-quero é binominal, e Chilensis, assim escrito, é seu epíteto específico.

V. A espécie 'Vanellus chilensis' inclui o gênero seguido de seu epíteto específico: 'chilensis'.

Estão corretas apenas as afirmativas A) II e III.

B) IV e V. C) II e IV. D) I e III. E) II e V.

17. Canis familiaris e Canis lupus correspondem, respectivamente, aos nomes científicos para cães domésticos e lobos, de acordo com o sistema binominal de classificação dos seres vivos elaborado por Lineu, no século XVIII. No atual sistema de classificação biológica, cães e lobos enquadram-se no(a): A) Família Canidae. B) Ordem Mammalia. C) Classe Carnívora. D) Filo Metazoa. E) Reino Chordata.

(5)

18. (UFPR 2020) Os sistemas de classificação dos seres vivos mudaram ao longo do tempo. Partindo de uma situação em que os seres vivos eram imutáveis, como pensava Lineu, para outra em que se percebem as alterações ao longo do tempo, o conceito de espécie foi sendo alterado.

Os critérios utilizados nos sistemas de classificação, em ordem cronológica, são:

A) nomenclatura binomial, fisiologia celular e isolamento reprodutivo.

B) semelhanças anatômicas, biologia molecular e homologia de órgãos.

C) fisiologia celular, homologia de órgãos e nomenclatura binomial.

D) homologia de órgãos, semelhanças anatômicas e biologia molecular.

E) semelhanças anatômicas, isolamento reprodutivo e biologia molecular

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10

C D A D A B B E E A

11 12 13 14 15 16 17 18

Referências

Documentos relacionados