• Nenhum resultado encontrado

DISCIPLINA. Leia atentamente as seguintes instruções

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DISCIPLINA. Leia atentamente as seguintes instruções"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Universidade Federal de Pelotas

Processo Seletivo Verão 2004 – 2ª Fase

Aplicação 30/11/2003

GRUPO 3

DISCIPLINA

BIOLOGIA

Leia atentamente as seguintes instruções

01.

Verifique se este caderno contém 01 (um) tema para sua redação e 06

(seis) questões de cada disciplina pertencente ao grupo de seu curso.

02.

Chame o fiscal da sala, se houver dúvidas.

03.

Lembre-se de que os rascunhos não serão considerados.

04.

Responda às questões na folha de respostas correspondente à

disciplina. Ponha sua resposta, com caneta, no espaço indicado pelo

número da pergunta, tendo o cuidado de verificar se as está colocando no

lugar exato e na folha correta. Lembre-se de que a não observância dessa

instrução poderá zerar sua prova.

(2)

1

Tireóide “preguiçosa” reduz risco de câncer de mama

M u l h e r e s q u e t ê m a g l â n d u l a t i r e ó i d e “ p r e g u i ç o s a ” t ê m m e n o s r i s c o d e t e r c â n c e r d e m a m a , d e a c o r d o c o m n o v o e s t u d o d a U n i v e r s i d a d e d o T e x a s ( E U A ) . A t i r e ó i d e é u m a g l â n d u l a q u e f i c a n a p a r t e a n t e r i o r d o p e s c o ç o e a j u d a a r e g u l a r , e n t r e o u t r a s c o i s a s , o s b a t i m e n t o s c a r d í a c o s , o m e t a b o l i s m o e o h u m o r . O e s t u d o s u g e r e q u e a s u b f u n ç ã o d e s s a g l â n d u l a , c o n h e c i d a c o m o hipotireoidismo, retarda o d e s e n v o l v i m e n t o d o c â n c e r , q u a n d o e l e j á e x i s t e . P a r a o u t r o s p e s q u i s a d o r e s , n o e n t a n t o , o a s s u n t o a i n d a é c o n t r o v e r s o . www. folha.uol.com. br /folha/ciência,11.08.2003. A n a l i s a n d o a n o t í c i a v e i c u l a d a , e u t i l i z a n d o c o n h e c i m e n t o s d e B i o l o g i a , r e s p o n d a à s p e r g u n t a s a b a i x o . (a) Q u e r e l a ç ã o p o d e s e r e n c o n t r a d a e n t r e o h i p o t i r e o i d i s m o e a v e l o c i d a d e d e d i s s e m i n a ç ã o d e u m c â n c e r ? (b) Q u e h o r m ô n i o s s ã o s e c r e t a d o s p o r u m a g l â n d u l a t i r e ó i d e n o r m a l ? C o m o é r e g u l a d a e s s a s e c r e ç ã o ? (c) P a r a a p r o d u ç ã o d e s e u s h o r m ô n i o s , a t i r e ó i d e s e u t i l i z a d e u m í o n . Q u e e l e m e n t o é e s s e ?

2

Diário Popular, 2003. N a c h a r g e a c i m a , p o d e - s e o b s e r v a r d o i s m o m e n t o s d i s t i n t o s : u m a p r i m e i r o , e m q u e a e n f e r m e i r a o r i e n t a L i b ó r i o s o b r e o r i s c o d e u m a t r a n s f u s ã o s a n g ü í n e a e u m s e g u n d o , e m q u e u m p e r s o n a g e m e s t r a n h o a s s o c i a L i b ó r i o a u m m a m í f e r o r u m i n a n t e , c a p a z d e d o a r - l h e s a n g u e . R e s p e i t a n d o o h u m o r i s m o p r o p o s t o p e l o a u t o r , p o d e - s e e x p l i c a r o s e r r o s e a c e r t o s d a c h a r g e , c o m c o n h e c i m e n t o s d e B i o l o g i a . (a) P o r q u e , n a s t r a n s f u s õ e s s a n g ü í n e a s , é i m p r e s c i n d í v e l d e t e r m i n a r - s e o s g r u p o s s a n g ü í n e o s d o d o a d o r e d o r e c e p t o r , c o m o a f i r m o u a e n f e r m e i r a ? (b) Q u e r e a ç õ e s p o d e m o c o r r e r n o o r g a n i s m o d o r e c e p t o r , s e e s s a p r e c a u ç ã o n ã o f o r l e v a d a a s é r i o ? (c) N a ú l t i m a i m a g e m d a c h a r g e , e m b o r a s e j a d e m o n s t r a d a u m a s i t u a ç ã o c ô m i c a , s o b o a s p e c t o b i o l ó g i c o , é s u g e r i d a u m a s i t u a ç ã o i m p o s s í v e l . J u s t i f i q u e e s s a a f i r m a t i v a . (d) C o n s i d e r a n d o o f a t o r R h , s e f o r t r a n s f u n d i d o s a n g u e R h p o s i t i v o ( + ) e m u m p a c i e n t e R h n e g a t i v o ( - ) , o q u e p o d e o c o r r e r n o o r g a n i s m o d o r e c e p t o r ?

(3)

3

A n a l i s e a h i s t ó r i a e m q u a d r i n h o s :

http://www.monica.com.br/comics/horacio/hor-013.htm

P a r t i n d o - s e d o p r e s s u p o s t o d e q u e o l a g o t e r i a r e a l m e n t e t u d o o q u e f o i m e n c i o n a d o e d e q u e v o c ê t i v e s s e q u e f o r n e c e r m a i o r e s i n f o r m a ç õ e s a o H o r á c i o , r e d i j a u m t e x t o e x p l i c a t i v o, utilizando, para tanto, os c o m a n d o s a s e g u i r i n d i c a d o s : (a) n o m e a r o f e n ô m e n o q u e p o d e s e r e v i d e n c i a d o p e l a r e l a ç ã o e x i s t e n t e e n t r e a c o r d a á g u a e a e x p r e s s ã o “ a s a l g a s r e p r o d u z i n d o - s e a o s m i l h õ e s ” ; (b) i d e n t i f i c a r o c o m p o n e n t e p r e s e n t e n e s s e s o r g a n i s m o s , r e s p o n s á v e l p e l a c o l o r a ç ã o d a á g u a ; (c) d e s t a c a r o ( s ) f a t o r ( e s ) d e s e n c a d e a d o r ( e s ) d a r e p r o d u ç ã o e x a r c e b a d a d e s s a s a l g a s ; (d)

(4)

Insetos como biofábricas de proteínas humanas

Linhagens de células da mariposa Spodoptera frugiperda e baculovírus que as infectam são usados para a produção biotecnológica de proteínas – nas imagens, lagarta e inseto adulto.

Mariposa Spodoptera frugiperda, cujas células são

infectadas com baculovírus para a produção de proteínas

O u s o d e m i c r o r g a n i s m o s p a r a p r o d u z i r d i f e r e n t e s p r o t e í n a s , i n c l u s i v e h u m a n a s , j á é u m a r e a l i d a d e . O s i s t e m a m a i s s i m p l e s p a r a e s s a p r o d u ç ã o u t i l i z a b a c t é r i a s , m a s o u t r o s s i s t e m a s v ê m s e n d o d e s e n v o l v i d o s . A t r a v é s d e t é c n i c a s d e e n g e n h a r i a g e n é t i c a , p o d e - s e s o l u c i o n a r o p r o b l e m a d o s d i a b é t i c o s d o t i p o I , p o i s é p o s s í v e l i d e n t i f i c a r o g e n e h u m a n o r e s p o n s á v e l p e l a p r o d u ç ã o d e i n s u l i n a e t r a n s f e r i - l o p a r a m i c r o r g a n i s m o s , c o m o b a c t é r i a s , f a z e n d o c o m q u e e s t e s p r o d u z a m a i n s u l i n a h u m a n a . A i n s u l i n a a s s i m o b t i d a é c h a m a d a d e p r o d u t o r e c o m b i n a n t e , c o m o t u d o o q u e é p r o d u z i d o p o r u m o r g a n i s m o p o r m e i o d a t r a n s f e r ê n c i a d e g e n e s . U m d o s s i s t e m a s m a i s p r o m i s s o r e s e m p r e g a baculovírus – um tipo de vírus que só infecta insetos – p a r a p r o d u z i r a s p r o t e í n a s h u m a n a s e m c é l u l a s d e i n s e t o s , c o m i m p o r t a n t e s v a n t a g e n s e m r e l a ç ã o a o s s i s t e m a s m a i s u t i l i z a d o s a t u a l m e n t e , c o m o : a f a c i l i d a d e d e p r o d u ç ã o d a p r o t e í n a d e i n t e r e s s e , u m a vez obtido o vírus r e c o m b i n a n t e ; a f a c i l i d a d e d e purificação das proteínas r e c o m b i n a n t e s ; o a l t o n í v e l d e p r o d u ç ã o ; a a l t a c h a n c e d e o b t e n ç ã o d e u m a p r o t e í n a f u n c i o n a l m e n t e a t i v a e o b a i x o r i s c o d e c o n t a m i n a ç ã o d o s m a n i p u l a d o r e s e d o a m b i e n t e . MONTOR, W. R; SOGAYAR, M. C. Insetos como biofábricas de proteínas humanas. C i ê n c i a H o j e, São Paulo, v. 33, n. 196, ago. 2003 [adapt.]. C o m b a s e n o t e x t o e e m s e u s c o n h e c i m e n t o s , f a ç a o q u e s e p e d e . (a) O n d e é p r o d u z i d o , e m c o n d i ç õ e s n o r m a i s , n o c o r p o h u m a n o , o r e f e r i d o h o r m ô n i o ? q u e e s s e l e p i d ó p t e r o é u m a i m p o r t a n t e p r a g a n a c u l t u r a d o m i l h o . N o m e i e a f a s e d e c r e s c i m e n t o d e s s e i n s e t o , n a q u a l e l e o c a s i o n a o s i n d e s e j á v e i s p r e j u í z o s a o a g r i c u l t o r . (c) Q u a l a v a n t a g e m d a u t i l i z a ç ã o d e b a c t é r i a s n a p r o d u ç ã o d e p r o t e í n a s p a r a o i n t e r e s s e a n t r ó p i c o ? (d) E x p l i c i t e c o m o s e d á a p r o d u ç ã o d a p r o t e í n a h u m a n a p e l o b a c u l o v í r u s , n a s c é l u l a s d o i n s e t o .

5

N o p r o c e s s o d e d i g e s t ã o , q u a n d o a o n d a peristáltica atinge a extremidade inferior do esôfago, o e s f í n c t e r a í p r e s e n t e r e l a x a - s e e p e r m i t e a p a s s a g e m d o b o l o a l i m e n t a r p a r a o e s t ô m a g o . N a s p a r e d e s d e s s e ó r g ã o , h á i n ú m e r a s g l â n d u l a s e s t o m a c a i s q u e p r o d u z e m u m a s o l u ç ã o a q u o s a c o m p o s t a p o r u m á c i d o e e n z i m a s – f u n d a m e n t a i s p a r a o p r o c e s s o d e digestão.

Amabis, J.M.; Martho, G.R. Conceitos de Biologia – Volume 2. São Paulo: Ed. Moderna, 2001. 466p. [adapt.]

U m a d a s d o e n ç a s m a i s c o m u n s a s s o c i a d a s a o p r o c e s s o d e d i g e s t ã o n o e s t ô m a g o é a g a s t r i t e , q u e é c o n s e q ü ê n c i a d o a t a q u e d a s o l u ç ã o p r o d u z i d a p e l a s g l â n d u l a s e s t o m a c a i s n a s c é l u l a s d a s u p e r f í c i e d o ó r g ã o . P a r a o c o n t r o l e d e s s a d o e n ç a , p o d e s e r utilizado o chá de espinheira-santa (M a y t e n u s ilicifolia) , e s p é c i e n a t i v a d o B r a s i l c o m p r o p r i e d a d e s m e d i c i n a i s p a r a p r o b l e m a s g á s t r i c o s j á c o m p r o v a d a s . A e s p i n h e i r a - s a n t a , d i c o t i l e d ô n e a p e r t e n c e n t e à família C e l a s t r a c e a e , é u m a e s p é c i e l e n h o s a d e f e c u n d a ç ã o c r u z a d a q u e v e m s o f r e n d o i n t e n s o e x t r a t i v i s m o d e v i d o a s u a i m p o r t â n c i a m e d i c i n a l , o q u e t e m a c a r r e t a d o u m a e r o s ã o g e n é t i c a d a e s p é c i e . C o m b a s e n o s t e x t o s e e m s e u s c o n h e c i m e n t o s , f a ç a o q u e s e p e d e . (a) D e n o m i n e a s o l u ç ã o p r o d u z i d a n o e s t ô m a g o e o á c i d o q u e a c o m p õ e . (b) Q u a l o n o m e e a f u n ç ã o d a p r i n c i p a l e n z i m a p r o d u z i d a n o e s t ô m a g o ? (c) S a b e n d o q u e a e s p i n h e i r a - s a n t a é u m a d i c o t i l e d ô n e a , c a r a c t e r i z e s u a r a i z e s u a s f o l h a s , q u a n t o à s n e r v u r a s . (d) C o m p a r e a e s p i n h e i r a - s a n t a c o m u m a e s p é c i e d e a u t o f e c u n d a ç ã o , n o q u e s e r e f e r e à v a r i a b i l i d a d e g e n é t i c a e c i t e u m a e s t r a t é g i a p a r a r e d u z i r a s u a e r o s ã o g e n é t i c a .

(5)

6

U m a t é c n i c a q u e r e p r e s e n t o u u m m a r c o p a r a o s t r a b a l h o s e m b i o l o g i a m o l e c u l a r é a r e a ç ã o e m c a d e i a d a p o l i m e r a s e , s i g l a P C R – d o i n g l ê s P o l y m e r a s e C h a i n R e a c t i o n. E l a p e r m i t e a r e p l i c a ç ã o d e f r a g m e n t o s d e D N A d e q u a l q u e r o r g a n i s m o e m v á r i a s c ó p i a s , a t r a v é s d e r e a ç õ e s r e a l i z a d a s e m u m e q u i p a m e n t o e s p e c í f i c o ( m á q u i n a d e P C R ) . E s t a t é c n i c a s i m u l a o q u e o c o r r e n a n a t u r e z a - a d u p l i c a ç ã o s e m i c o n s e r v a t i v a d o D N A e m u m a c é l u l a , q u e e s t á r e p r e s e n t a d a n a f i g u r a . E s s e p r o c e s s o e n v o l v e d u a s e t a p a s : a s e p a r a ç ã o d a s c a d e i a s d e D N A e a f o r m a ç ã o d e o u t r a s c o m p l e m e n t a r e s .

FAVARETTO, J.A.; MERCADANTE, C. B i o l o g i a. São Paulo: Ed. Moderna, 1999. 364p. e RAMALHO, M.; SANTOS, J.B.; PINTO, C.B. G e n é t i c a n a A g r o p e c u á r i a. São Paulo: Ed. Globo S.A., 1990. [adapt.] C o m b a s e n o s t e x t o s e e m s e u s c o n h e c i m e n t o s s o b r e a d u p l i c a ç ã o d o D N A , f a ç a o q u e s e p e d e . (a) P o r q u e a d u p l i c a ç ã o d o D N A é c h a m a d a d e “ s e m i c o n s e r v a t i v a ” ? (b) E x p l i q u e c o m o o c o r r e a s e p a r a ç ã o d a s c a d e i a s d e D N A . (c) E x p l i q u e c o m o o c o r r e o p r o c e s s o d e f o r m a ç ã o d a c a d e i a c o m p l e m e n t a r d o D N A , q u e o c o r r e t a n t o n a r e a ç ã o r e a l i z a d a e m m á q u i n a d e P C R , q u a n t o n a n a t u r e z a , d e n o m i n a n d o a e n z i m a r e s p o n s á v e l p o r e s s e p r o c e s s o . (d) D e n o m i n e a s q u a t r o b a s e s n i t r o g e n a d a s d o s n u c l e o t í d e o s q u e s ã o u t i l i z a d a s p a r a f o r m a r a n o v a c a d e i a d e D N A e , u t i l i z a n d o s e i s p a r e s d e b a s e s , r e p r e s e n t e a l i g a ç ã o e n t r e b a s e s q u e

Referências

Documentos relacionados

Dos 9 professores inquiridos, todos responderam que sentem dificuldades em adequar o grau de exigência das atividades programadas para a turma ao nível de

(2010), que constataram aumento da al- tura da parte aérea da orquídea Cattleya intermedia quan- do utilizaram como substrato casca de pinus, fibra de coco, casca de arroz

É preciso elucidar diversas formas de preconceito e socializar conhecimentos sobre a relação envelhecimento x trabalho, legitimando que o emprego continuado não reduz

Os Dias Santos – com obrigação de participar da missa, são esses, conforme o Catecismo: “Devem ser guardados (além dos domingos) o dia do Natal de Nosso Senhor Jesus

a) Certificado de Conclusão do Ensino Médio, ou equivalente, ou Atestado que comprove Ensino Médio em realização. b) Histórico Escolar do Ensino Fundamental. No caso

As exportações do interior da China para os PLP alcançou USD44,0 mil milhões, um incremento de 7,1%, enquanto as suas importações dos PLP as- cenderam a USD87,4 mil

Grupo A com a Professora Magali Lumertz, no dia 10 de agosto de 2021, às 9 horas, no Laboratório de Habilidades, no prédio 12, sétimo andar, sala 701, Escola de Medicina... Grupo B

O presente estudo constitui em um levantamento de pesquisas na base de dados Scopus, no qual tem como finalidade uma análise bibliométrica para investigar a relevância