• Nenhum resultado encontrado

BIBLIÔINFORMA. Boletim eletrônico das Bibliotecas da EBP AGOSTO 2013

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "BIBLIÔINFORMA. Boletim eletrônico das Bibliotecas da EBP AGOSTO 2013"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Maria Josefina Fuentes (Diretora Secretária da EBP)

Tânia Abreu (Coordenadora da Comissão de Bibliotecas da EBP)

Boletim eletrônico das Bibliotecas da EBP

(2)

Rede

Diretoria

A

na

Bibliô #03

Boletim eletrônico das Bibliotecas da EBP

Maria Josefina Fuentes (Diretora Secretária da EBP)

Tânia Abreu (Coordenadora da Comissão de Bibliotecas da EBP)

Temos a alegria de anun-ciar que a EBP já está auto-rizada pela produtora Busca Vida Filmes a exibir o filme ELENA, cedido gentilmen-te pela própria Diretora Petra Costa, que vem conquistando o público nacional e interna-cional com este documentário que já recebeu vários prêmios. A partir de agosto, as Bibliote-cas das Seções e Delegações da EBP poderão exibir e pro-mover debates em torno deste belíssimo filme que,

certamen-te, muito tem a ensinar à psicanálise. Confira a sinopse:

Elena viaja para Nova York com o mesmo sonho da mãe: ser atriz de cinema. Deixa para trás uma infância passada na clandestinidade dos anos de ditadura militar e deixa Petra, a irmã de 7 anos. Duas décadas mais tarde, Petra também se torna atriz e embarca para Nova York em busca de Elena. Tem apenas pistas: filmes caseiros, recortes de jornal, diários e cartas. A todo momento Petra espera encontrar Elena caminhando pelas ruas com uma blusa de seda. Pega o trem que Elena pegou, bate na porta de seus amigos, percorre seus caminhos e acaba descobrindo Elena em um lugar inesperado. Aos poucos, os traços das duas irmãs se confundem, já não se sabe quem é uma, quem é a outra. A mãe pressente. Petra decifra. Agora que finalmente encontrou Elena, Petra precisa deixá-la partir. (http://www.elenafilme.com/o-filme/)

Dando continuidade ao excelente traba-lho de pesquisa das referencias do Seminário 19 de Jacques Lacan, ...ou pior, Mirta Zbrun com sua equipe (Patrick Almeida e Luciana Castilho de Souza) avançam desbravando mais 4 capítulos deste Seminário. As referências dos capítulos 5, 6, 7 e 8 podem ser lidas aqui neste site e as referências dos capítulos anteriores nos Boletins haun – leituras do Seminário 19... ou pior, de Jacques Lacan (http://www.ebp. org.br/haun/boletim.asp) preparatórios para o Seminário Internacional da EBP

Agosto 2013

(3)

Boletim da Escola Brasileira de Psicanálise

em Buenos Aires, que acontecerá no dia 21 de novembro, bem como nos núme-ros anteriores deste Boletim.

Lembramos que a Revista Colofón n. 33, Cuerpos que hablan, com artigos de colegas brasileiros, está à venda nas Seções e Delegações da EBP. Reserve a sua!

ATIVIDADES NAS BIBLIOTECAS DA EBP

EBP-RIO DE JANEIRO

Diretor de Biblioteca: Fernando Coutinho

Dia 19 de agosto: lançamento da Revista Latusa 18 com uma mesa redonda, coordenada por Fernando Coutinho e com breves intervenções de Ana Lúcia Lutterbach, Marcus André Vieira, Rodrigo Lyra, Cristina Duba e Inês Lamy, seguida de vi-nho e autógrafos.

Dia 28 de agosto, às 9h30: lançamento do livro A violência: sintoma social da época, com textos provenientes de um co-lóquio do ICP. A mesa redonda será coordenada por Fernando Coutinho e contará com as intervenções de Ondina Machado, Paula Borsoi e Ana Lúcia Lutterbach, seguida de um café da

manhã e autógrafos dos autores.

EBP-BAHIA

Diretor de Biblioteca: Nilton Cerqueira

Dia 9 de agosto, às 18h, na sede da EBP-BA, lançamen-to do livro de Graciela Bessa, Feminino: um conjunlançamen-to aberlançamen-to ao infinito, numa atividade conjunta com o Núcleo Carrossel:

Dia 23 de agosto, à noite, na sede da Seção Bahia, lan-çamento do livro de poemas de Lucíola Macêdo, Soante.

Como parte do evento, ocorrerá um debate sobre o tema do testemunho. Lucíola fará uma inter-venção a partir da sua pesquisa de Doutorado sobre o valor do testemunho na obra do filósofo Primo Levi, e o convidado, Joviniano Neto, escritor e jornalista atuante nas questões ligadas à Comissão da Verdade, debaterá o tema.

Dia 13 de julho, aconteceu na Sede da EBP-BA a conferência Trauma, Repetição e Contingên-cia, realizada por Jésus Santiago. O evento, promovido pelo Biblioteca da Seção Bahia, foi pre-cedido pelo lançamento do livro: De que real se trata na clínica psicanalítica: psicanálise, ciência e discurso da ciência, cuja co-autoria é assinada por Jésus Santiago, Tânia Coelho dos Santos e Andréa Martello. A intervenção do convidado incidiu, inicialmente, na distinção entre contingên-cia e acaso, especontingên-cialmente da filosofia de Aristóteles. O preâmbulo epistemológico sustentou um segundo ponto de distinção, precisamente clínico: o real como repetição e o real como encontro; o real como impossível e o real como contingente; o real e um real. O que se repete se produz como por acaso – é uma citação de Lacan trazida por Jésus para demonstrar como o aconteci-mento traumático do choque do significante no corpo converte o acaso em uma contingência, precisamente, por desencadear, desde esse encontro, a ordem da necessidade vista na posição sexual, na fantasia fundamental e no sinthoma de cada um. A direção da cura desde esta visada

(4)

permite pensar a posição do analista como um agente de um real contingente que, via o ato analítico, favorece a de-sarticulação entre S1-S2. Colher os efeitos da traumatização desse par, sujeito à ordem da necessidade, aponta no curso analítico para o osso sintomático órfão de sentido. Este é um dos trilhamentos analíticos que o passe atualmente tem dado testemunho. Este dado ficou claro na exposição feita por Jésus Santiago.

Luiz Felipe Monteiro (Associado do IPB-BA)

EBP-MINAS

Diretor de Biblioteca: Laura Rubião

Dia 20 de agosto, na sede da EBP-MG: entrevista com Patrícia Maria Kauark Leite, conduzida por Ram Mandil sobre: Real da ciência, física quântica e filosofia transcendental. Ainda norteados pelo tema da próxima Jornada da EBP-MG, “Psicanálise e Ciência: o real em jogo”, contaremos com a contribuição de autores oriundos da prática e da reflexão ligadas diretamente ao campo da ciência. Patrícia Maria Kauark Leite é Professora adjunta de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais, recebeu o prêmio Louis Liard 2012, concedido pela Academia de Ciências Morais e Políticas da França, pelo seu livro Théorie quantique et philosophie transcendantale: dialogues possibles (Hermann, 2012). A entrevista será conduzida por Ram Mandil.

Dia 23 de agosto, às 19h, no Pátio Savassi: A cidade pulsa, a psicanálise escuta! “O que é o “Acontecimento”? Com Antônio Teixeira (EBP-MG e UFMG) e Bruno Guimarães (UFOP).

EBP-SANTA CATARINA

Diretor de Biblioteca: Laureci Nunes

Dia 9 de agosto, às 21h30, no hotel Valerim Plaza, haverá o lançamento de Livro: @s novas @ditas: a implosão do gênero na feminização do mundo, de Er-nesto Sinatra, colega da EOL. A obra, que poderá ser adquirida com autógrafos do autor, foi traduzida e publicada pela Editora Cultura e Barbárie. O evento, que é uma atividade conjunta da Oficina de Política Lacaniana e da Diretoria de Bi-blioteca da EBP-SC, ocorrerá dentro das atividades do Colóquio: Adições. Que droga é essa?

No dia 4 de julho, foi relançada a atividade Noites de Biblioteca com a mesa redonda “Uniões do mesmo sexo”. Diante de um público que lotou as dependências da sala Carolina Boris da Uni-versidade Federal de Santa Catarina, Laureci Nunes coordenou a atividade em que a advogada e doutoranda, Cláudia Nichinig apontou que, nos movimentos pela democracia sexual, há um intui-to de normalização, que consiste na busca pela proteção do Estado. O advogado Ricardo Waick (OAB), ao levar em conta a polêmica legal, defendeu a tese de que cabe ao cidadão escolher seu projeto de vida e cabe ao Estado garantir a sua realização, desde que o mesmo não cause prejuízo a ninguém. Entende que as transformações sociais exigem uma releitura face aos novos valores e que o casamento civil hoje é a melhor forma de garantir os direitos do cidadão. Para o psicanalista Oscar Reymundo, a legalização do casamento homossexual leva a marca da realização da rebel-dia e, nesse sentido, introduz uma diferença, embora se oriente na direção dos direitos à cidada-nia. Após as exposições ocorreu amplo debate.

Por Armi Maria Cardoso, integrante da Equipe de Biblioteca (SC)

(5)

Boletim da Escola Brasileira de Psicanálise

Secretário de Biblioteca: Célia Winter

Dia 9 de agosto, à 18h30, na sede da Delegação, ocorrerá a atividade “Filmes que vi com Freud e Lacan”, com o filme Apaixonado Thomas. Debatedores: Edson Garrido, Francis Juliana Fontana e Gilberto Rudeck da Fonseca.

DELEGAÇÃO MARANHÃO

Secretário de Biblioteca: Anícia Ewerton

Dia 10 de agosto, às 16h, na Universidade Dom Bosco, exibição do filme “Adèle H”, com os comentários de Francisco Frazão (Psiquiatra, Psicanalista, Mestre em Teoria e Clínica pela UERJ, Membro fundador do Corpo Freudiano Seção São Luís).

DELEGAÇÃO GERAL GOIÁS/DISTRITO FEDERAL

Secretário de Biblioteca: Ordália Alves Junqueira

Dia 24 de agosto, às 16h, no Centro Comercial Antônio João Sebba. Setor Sul (Goiania), ha-verá a “Discussão de Caso Clínico”, uma atividade preparatória para o VI Enapol, que trabalhará o tema do Corpo na Psicose. O convidado será Marcelo Vera e a coordenação de Rosângela Maria Ribeiro.

COMISSÃO EDITORIAL

Redação: Maria Josefina Sota Fuentes e Tânia Abreu

Equipe: Mirta Zbrun, Fernanda Otoni, Ana Martha Maia, Laureci Nunes e Bernadette Pitteri Coolaboradores: Fernando Coutinho (RJ), Laura Rubião (MG), Nilton Cerqueira (BA), Cynthia Freitas (SP), Carolina Queiróz (PE), Laureci Nunes (SC), Célia Winter (PR), Anícia Ewerton (MA), Aparecida Andrade de Lima (MG/MS), Ordália Alves Junqueira (GO/DF), Cristina Maia (PA), Tânia Prates (ES) e Cláudia Formiga (RN).

Referências

Documentos relacionados

Anamaria Cavalcante e Silva (CE) Fábio Elíseo Fernandes Álvares Leite (SP) Jussara Melo de Cerqueira Maia (RN) Edson Ferreira Liberal (RJ) Célia Maria Stolze Silvany ((BA) Kátia

Neste primeiro número de 2014, vocês poderão conferir não só as diretrizes determinadas pela Diretoria para as Bibliotecas, mas também que as nossas Seções e Delegações continuam

Ainda sobre o pensamento de Epstein, não deixe de ler a contribuição de Ana Martha Maia que destaca o argumento do autor para a afirmação de que a adolescência é

Art Estatuto poderá ser alterado e reunião Conselho Deliberativo e Diretoria Executiva, convocada ra té~1fim e delibE~rada dois terços ou mais seus componentes. § _ Na

O entendimento dos conceitos dos estudos de gênero são instrumentos imprescindíveis na análise crítica das estruturas da ordem androcêntrica e na construção de uma

Resumo Não estão disponíveis dados de ensaios específicos.

Um dos principais impactos da colaboração entre Madrid e Buenos Aires tem sido compreender as semelhanças e diferenças entre os sistemas de gestão e governança das duas