• Nenhum resultado encontrado

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE QUÍMICA: INTERAÇÕES DE UM GRUPO COLABORATIVO NO ENFRENTAMENTO DE DIFICULDADES CONCEITUAIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE QUÍMICA: INTERAÇÕES DE UM GRUPO COLABORATIVO NO ENFRENTAMENTO DE DIFICULDADES CONCEITUAIS"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

FORMAÇÃO CONTINUADA

DE PROFESSORES DE QUÍMICA:

INTERAÇÕES DE UM GRUPO

COLABORATIVO NO ENFRENTAMENTO

DE DIFICULDADES CONCEITUAIS

Naãma Cristina Negri Vaciloto, Maria Eunice Ribeiro Marcondes

Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo – Brasil.

RESUMO: O ambiente escolar, muitas vezes, é desfavorável ao desenvolvimento profissional, uma vez que impossibilita trocas de experiências e reflexões que levem a mudanças de práticas e ações. Pensando nisso, doze professores de química da rede pública de São Paulo passaram a participar de um grupo colaborativo com o intuito de promover um aprofundamento conceitual de conteúdos que apresenta-vam dificuldades. Os encontros do grupo colaborativo aconteceram durante o ano de 2015 e a coleta das informações foi realizada por meio atividades escritas e gravação em áudio e vídeo. Fazendo uso da técnica de análise de conteúdo de Bardin (2010) e das categorias de interação de Santos Jr. (2014) foi possível identificar diversas concepções alternativas, mas também foi possível perceber que o ambiente de colaboração favoreceu o reconhecimento e a superação dessas dificuldades.

PALAVRAS CHAVE: formação continuada, grupo colaborativo, dificuldade conceitual.

OBJETIVOS: Este trabalho teve como objetivo investigar as dificuldades conceituais manifestadas por professores de química reunidos em um grupo colaborativo e de que maneira o grupo contribui para o enfrentamento de tais dificuldades visando a melhoria do processo de ensino-aprendizagem.

MARCO TEÓRICO

(2)

derando suas reais dificuldades, possibilitando a troca de experiências de ensino e a reflexão conjunta sobre problemas comuns, auxiliando-os a compreender e transformar suas próprias práticas e as da escola (PIMENTA, 2005).

Sobre a colaboração como sendo uma forma de cultura escolar Hargreaves (1994) aponta que: Colaboração também se refere a um trabalho em conjunto [...] É espontânea, parte da vontade dos professores; é voluntária, os professores reconhecem o valor do trabalho; é orientada para o desenvolvimento e seu foco é definida pelos participantes; é difundida no espaço e no tempo, desenvolvendo-se de acordo com a vida profissional dos professores; é imprevisível, ou seja, não existe certeza no alcance das finalidades propostas.

Considerando essa ideia de colaboração que o grupo participante deste estudo foi constituído. A participação dos professores aconteceu de forma espontânea. Os encontros não apresentaram alto grau de estruturação: as datas, os horários e o tempo de duração eram definidos com os professores, levando em consideração sua disponibilidade e necessidade. O foco das discussões também era pensado de acordo com suas reais dificuldades e necessidades.

METODOLOGIA

Este trabalho faz parte de uma pesquisa mais ampla, em que doze professores de química participaram de encontros quinzenais em uma universidade brasileira, durante o ano de 2015, com o intuito de rea-lizar uma análise crítica do atual currículo e seu desenvolvimento em sala de aula. Os temas discutidos eram escolhidos de acordo com as necessidades e vontades dos professores. Assim, nos encontros foram discutidos desde estratégias de ensino até conceitos químicos.

Neste trabalho apresentam-se as dificuldades identificadas com relação ao tema de equilíbrio quí-mico e como as interações entre os participantes do grupo permitiram a superação da dificuldade conceitual.

O conteúdo em questão foi discutido em dois encontros. Em um primeiro momento os professores receberam uma lista contendo 13 questões, adaptada do artigo de Özmen (2008), para resolver indivi-dualmente. Posteriormente, se reuniram em grupos menores (três ou quatro professores) para discutir seus erros e acertos.

Todos os encontros foram gravados em áudio e vídeo. Com as respostas individuais da lista de exer-cícios e usando a técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2010), foi possível identificar as concep-ções alternativas e equivocadas dos professores. Uma análise das interaconcep-ções que podem ter contribuído para o desenvolvimento em relação ao conhecimento químico foi realizada a partir das manifestações verbais, segundo as categorias propostas por Santos Jr. (2014), apresentadas no Quadro 1.

(3)

Quadro 1.

Interações identificadas durante o encontro do grupo colaborativo.

ESTÁGIO

COLABORATIVO SIGNIFICADO DAS INTERAÇÕES PAPEL NA DINÂMICA DO GRUPO

Construção de conhecimento / aprofundamento da reflexão CCA

– Explicitação de ideias.

– Exemplificações da própria prática – Declaração das dificuldades no exercício

da prática docente.

– Ampliação das ideias dos colegas. – Solicitação de apoio para o grupo. – Apoio aos colegas de grupo em relação

às dificuldades manifestadas. – Questionamento reflexivo.

– Favorecem a ampliação do debate e da análise dos problemas.

– Subsidiam o aprofundamento da reflexão sobre diversos aspectos per-tinentes aos processos de ensino e aprendizagem.

Colaboração com o grupo

CLB Compartilhamento de materiais e/ou solu-ções já utilizadas em sala de aula.

– Subsidiam os docentes solicitantes em suas demandas.

– Ampliam a sensação de que o grupo colaborativo favorece o desenvolvi-mento.

– Fortalecem o vínculo com o gru-po gru-porque remetem a sensação de apoio e solidariedade.

Apropriação da produção do grupo

APR

– Declaração da utilização das ideias do grupo.

– Declaração de que o apoio do grupo foi útil na solução de alguma dificuldade enfrentada com atividades, ações, meto-dologias nas aulas.

– Ratificam que o grupo colaborativo favorece o desenvolvimento. – Fortalecem o vínculo com o

gru-po gru-porque remetem a sensação de apoio e solidariedade.

Conscientização CON

Declaração de que o grupo colaborativo fa-voreceu de algum modo o ganho de consci-ência acerca de uma necessidade formativa.

– Ratificam que o grupo colaborativo favorece o desenvolvimento.

Reconhecimento RCT

Declaração sobre o reconhecimento do pa-pel do grupo colaborativo na superação de suas necessidades formativas ou dificuldade no exercício da docência.

– Ratificam que o grupo colaborativo favorece o desenvolvimento. – Fortalecem o vínculo com o

gru-po gru-porque remetem a sensação de apoio e solidariedade.

Superação SUP

Declaração de que o grupo colaborativo está subsidiando a superação de uma dada necessidade formativa ou dificuldade no exercício da docência

– Ratificam que o grupo colaborativo favorece o desenvolvimento – Podem estimular outros docentes a

ampliar a sua participação no grupo colaborativo

(4)

conhecimento/aprofun-RESULTADOS

Analisando as respostas dos professores às questões, pode-se perceber a não compreensão da ideia fun-damental de equilíbrio químico. A maioria dos professores apontou haver diferenças entre a rapidez das reações direta e inversa, além de manifestar equívocos conceituais ao se tratar da influência de algumas variáveis no valor numérico da constante de equilíbrio e da influência de sólidos e líquidos puros no estado de equilíbrio químico. O Quadro 2 sintetiza as concepções alternativas ou equivoca-das manifestaequivoca-das pelos professores.

Quadro 2.

Concepções alternativas ou equivocadas manifestadas pelos professores participantes do grupo colaborativo sobre o conteúdo de equilíbrio químico.

ÁREA CONCEPÇÃO ALTERNATIVA OU EQUIVOCADA PROFESSOR

Rapidez das reações direta e inversa ao atingir o esta-do de equilíbrio químico

A rapidez da reação direta é maior que a rapidez da reação inversa. P2, P6, P7, P8, P9 e P11 A reação direta se completa para que a inversa comece. P1 e P3

Influência da concentra-ção na constante de equi-líbrio

Não sabe como expressar a constante de equilíbrio. P3, P7 e P10 A concentração influencia no valor numérico da constante de

equi-líbrio. P2, P3, P6, P7, P9 e P10

Influência da temperatura na constante de equilíbrio

O aumento da temperatura sempre aumenta o valor numérico da constante de equilíbrio, pois sempre irá favorecer a formação de

produtos. P1, P2 e P5

A temperatura não influencia no valor numérico da constante de

equilíbrio. P3, P7, P8, P10

Não compreende o significado de endotérmico e exotérmico P4 e P6 Influência dos

catalisado-res O catalisador afeta a rapidez das reações direta e inversa de maneira diferente. P1, P2, P7, P9 e P10

Influência de sólidos e lí-quidos puros

Sólidos e líquidos puros não afetam o estado de equilíbrio químico, pois não são inclusos na expressão da constante de equilíbrio. P10 Sólidos e líquidos puros sempre afetam o estado de equilíbrio

quí-mico, de acordo com o Princípio de Le Chatelier. P1, P2, P3, P4, P6, P7, P8, P9, P11 e P12

Ao iniciarem-se as discussões sobre os erros e os acertos que tiveram nas questões, é confirmada a dificuldade conceitual desses professores. Nos comentários sobre a mudança de concentração em um sistema em temperatura constante, muitos deles acreditam que haverá influência no valor numérico da constante de equilíbrio. No Quadro 3 são apresentados alguns episódios de falas, com as respectivas classificações.

(5)

Quadro 3.

Episódios de falas e classificações das interações.

As falas iniciais dos professores já indicam que a dificuldade com o conceito não é exclusiva de um único professor. P12 procura justificar seu erro relatando não ter prestado atenção em uma infor-mação presente na questão. P6, então, solicita apoio ao grupo por não compreender a relação dessa informação com a questão e, em seguida, por não conseguir entender a não influência da mudança de

(6)

sadora. Com a explicação o consenso é alcançado pela convergência de ideias, talvez devido à falta de conhecimento dos demais sobre o assunto, sendo essa Fase a de Construção do Conhecimento.

Cabe deixar claro dois comentários. Primeiro, é a importância de se ter no grupo pessoas mais expe-rientes para dar assistência e guiar as discussões quando estas não estão caminhando para um resultado satisfatório, no caso, as discussões não estavam caminhando para conclusões conceitualmente corretas. Segundo, é ter em mente que a Fase de Construção do Conhecimento não significa efetivamente que o conhecimento foi construído e que a partir desse momento todos os professores tiveram suas dificul-dades sanadas, mas pode indicar um processo inicial de superação de dificuldificul-dades.

O trecho apresentado no Quadro 4, a seguir, trata de momentos em que os docentes refletiram sobre a contribuição do grupo para a superação de suas dificuldades.

Quadro 4.

Episódios de falas e classificações das interações.

Aqui podem ser observadas interações que indicam que o grupo colaborativo favoreceu o ganho de consciência acerca de alguma necessidade formativa e despertou nos professores o desejo de superá-la. Além disso, alguns professores declararam ter conseguido superar algumas dessas dificuldades com a contribuição do grupo. Embora, neste trabalho, tenham sido expostas falas de poucos professores e sobre apenas uma questão, fato semelhante pôde ser observado com os demais professores.

CONCLUSÕES

No decorrer dos encontros do grupo colaborativo foram evidenciadas diversas lacunas no que se refere aos conhecimentos de Química. Mas, a dinâmica do grupo propiciou que o foco das discussões se vol-tasse a alguns desses conteúdos, especificamente, cinética química, equilíbrio químico e eletroquímica. Com relação ao conteúdo de equilíbrio químico identificamos equívocos conceituais e concepções alternativas muito semelhantes àquelas identificadas na literatura, tanto em professores quanto em alunos.

Dificuldades relacionadas a sistemas heterogêneos, mudança do valor numérico da constante de equilíbrio, velocidade das reações direta e inversa e a ideia de equilíbrio dinâmico ficaram evidentes. Por outro lado, também foi possível identificar, a potencialidade do grupo colaborativo em propor-cionar um ambiente de superação dessas dificuldades dos professores, partindo da consciência de suas dificuldades e vontade de saná-las e caminhando para a construção do conhecimento através do apoio dos colegas do grupo.

Por fim, alertamos para o fato de que a formação inicial pode não ser suficiente para que o profes-sor se aproprie do conhecimento conceitual de química, sendo necessária uma formação continuada voltada para as reais necessidades dos professores.

(7)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Bardin, L., Reto, L.A. e Pinheiro, A. (2010). Análise de Conteúdo. Lisboa Edições 70.

Fischer, F., Bruhn, J., Grasel, C. e Mandl, H. (2002). Fortering collaborative knowledge construc-tion with visualizaconstruc-tion tools. Learning and Instrucconstruc-tion, 12(2), 213-232.

Furió, C., Azcona, R. e Guisasola, J. (1999). Dificuldades conceptuales y epistemológicas del pro-fesorado em la enseñanza de los conceptos de cantidad de sustância y de mol. Revista enseñanza de las ciências. 17(3), 359-376.

Hargreaves, A. (1999). Profesorado, cultura y postmodernidad. Espanha: Morata.

Lima, V.A. e Marcondes, M.E.R. (2005). Atividades experimentais no ensino de química: Reflexões de um grupo de professores a partir do tema eletroquímica. In: VII Congreso International sobre Investigación em la Didáctica de las Ciencias, 2005, Granada. Enseñanza de las Ciencias, número extra, VII Congresso.

Martorano, S.A.A. (2012). A transição progressiva dos modelos de ensino sobre cinética química a partir do desenvolvimento histórico do tema. 2012. Tese (Doutorado em Ensino de Química) – Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia), Universidade de São Paulo, São Paulo.

Özmen, H. (2008). Determination of students´alternative conceptions about chemical equilibrium: a review of research and the case of Turkey. Chemistry Education Research and Practice, 9, 225-233. Pimenta, S. G. (2005). Pesquisa-ação crítico-colaborativa: construindo seu significado a partir de

experiências com a formação docente. Educação e Pesquisa, 31(3), 521-539.

Santos Jr., J. B. (2014). Grupos colaborativos de professores de Química: como uma possibilidade de arti-cular a Atividade de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPC) com o desenvolvimento profissional. 2014. 242f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências – Ensino de Química) apresentada ao Instituto de Física, Instituto de Química, Instituto de Biociências e à Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo.

Van Driel, J. e Gräber, W. (2003). The teaching and learning of chemical equilibrium. In: Gilbert, J. K.; Jong, O.; Justi, R.; Treagust, D. F.; Van Driel, J. H. Chemical education: Towards research-based practice. Dordrecht: Kluwer, 271-292.

(8)

Referências

Documentos relacionados

O “tempo necessário” para as atividades complementares foi definido no tópico “Objetivos e Metas”, no qual apresentou duas metas referentes ao eixo da jornada de

Fonte: elaborado pelo autor. Como se pode ver no Quadro 7, acima, as fragilidades observadas após a coleta e a análise de dados da pesquisa nos levaram a elaborar

Para a presente pesquisa, utilizou-se a perspectiva de empoderamento feminino no contexto organizacional proposta por Melo (2012). Segundo a autora, esse processo acontece,

(2008), o cuidado está intimamente ligado ao conforto e este não está apenas ligado ao ambiente externo, mas também ao interior das pessoas envolvidas, seus

Dessa maneira, os resultados desta tese são uma síntese que propõe o uso de índices não convencionais de conforto térmico, utilizando o Índice de Temperatura de Globo Negro e

De forma a sustentar esta ideia, recorro a Costa et.al (1996, p.9) quando afirmam que “A aprendizagem da profissão docente não principia com a frequência de um

Determinar o perfil fitoquímico dos extratos aquosos das folhas de Physalis angulata L., silvestres e cultivadas, e avaliá-los quanto à influência do método de extração e

Nesse caso, também foi realizado um trabalho de educação ambiental junto ao proprietário e demais beneficiados para melhor proteger e conservar o entorno da nascente, aumentando a