• Nenhum resultado encontrado

Exercício Presidente do Confea. Marcos Túlio de Melo. Vice-Presidente. José Roberto Geraldine Júnior. Diretores:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Exercício Presidente do Confea. Marcos Túlio de Melo. Vice-Presidente. José Roberto Geraldine Júnior. Diretores:"

Copied!
28
0
0

Texto

(1)

Exercício 2010

Presidente do Confea Marcos Túlio de Melo

Vice-Presidente José Roberto Geraldine Júnior

Diretores: Conselheiro Federal Anderson Fioreti de Menezes

Conselheiro Federal Lino Gilberto da Silva

Conselheira Federal Maria Luiza Poci Pinto

Conselheiro Federal Pedro Lopes de Queirós

(2)
(3)

Plano de Ação para o Fortalecimento das Entidades Nacionais

O fortalecimento das entidades de classe tem relação direta com a valorização do profissional da engenharia, da arquitetura e da agronomia. Uma entidade para ser atuante deve focar suas ações no profissional, em seu desenvolvimento técnico-científico e na valorização de sua atividade. O Confea produziu em 2008 um traba-lho intitulado Valorização Profissional, no qual a valorização é caracterizada como a segunda principal motivação para a criação ou revitalização de Entidades de Classe da Engenharia, Arquitetura e Agronomia no Brasil, perdendo apenas para o interesse na tabela de honorários. Segundo esse trabalho, a razão do insucesso da valorização está relacionada à conotação do valor financeiro que o vocábulo embute em si próprio. Pensa-se logo na vantagem financeira de se ganhar mais e nunca no aumento do saber, do conhecimento e do respeito dos clientes e da sociedade como um todo. Ao contrário disso, o principal objetivo da valorização profissional não seria o aumento, a melhoria da remuneração. Esta passaria a ser consequência, desde que o profissional fosse reconhecido como competente e bem qualificado para as tarefas que lhes fossem confiadas. Ganhar mais não signi-fica, automaticamente, ser mais valorizado, conclui o trabalho do Confea.

Ser valorizado envolve outros juízos, na maioria intangíveis, como a satisfação pelo trabalho, a posse do domínio do saber, a competência técnica e consequen-temente o reconhecimento pela sociedade. Estes sim são fatores determinantes para o sucesso profissional e, obviamente, a valorização advém por consequência, incluindo-se também a remuneração que, então, deixa de ser o foco principal e, a bem da verdade, nem importa tanto, desde que seu trabalho seja bem valorizado. Esta é a postura que todo profissional e principalmente as entidades de classe deveriam adotar e, nesse sentido, o trabalho do Confea indica cinco condições fundamentais como principais indicadores da verdadeira valorização profissional: Dignidade, Realização, Reconhecimento, Segurança e Perspectivas promissoras. A dignidade é o respeito pela pessoa do profissional que está fazendo o melhor de si e da melhor maneira. A realização profissional é quando se dá a execução de seu trabalho produzindo os resultados almejados e há o reconhecimento por parte dos clientes e da sociedade pelo mérito da qualidade e diferencial que colocam em destaque a sua obra. A segurança se refere à confiança na sua competência técnica profissional e no mercado onde atua. A sociedade tem que reconhecer a

necessidade dos serviços do profissional, ou seja, há um mercado potencial, um campo de atuação para o profissional e, para tanto, o profissional precisa ser com-petente e seguro quanto ao seu trabalho. Por outro lado, se o trabalho não ofere-cer perspectiva, não haverá vínculo permanente e a atividade não prosperará. O trabalho, a atividade profissional, precisa ter perspectiva de futuro, sem o que a profissão não será valorizada, assemelhando-se a um cargo em extinção.

Felizmente esses conceitos têm sido absorvidos e incorporados no pensar das nossas entidades de classe de profissionais. Valorização profissional deixou de ter aquela conotação apenas monetária, financeira. Valorização, conforme afirma-do anteriormente, envolve outros conceitos e isso foi amplamente discutiafirma-do nos workshops realizados por este projeto. Se por um lado o profissional é valorizado, a entidade de classe também o será na medida em que esses valores forem culti-vados no coletivo.

Antes de se definir o que é uma entidade fortalecida, é preciso que se conceituem algumas terminologias usadas neste projeto. Os dicionários da língua portuguesa assim definem:

Fortalecimento - ato ou efeito de fortalecer. Fortalecer – tornar forte; robustecer;

 encorajar, animar; corroborar; dar maior força a; guarnecer com meios de defesa;

 fortificar; robustecer-se física ou moralmente.

Organização ato ou efeito de organizar-se; associação ou instituição com objeti-vos definidos.

Profissional pessoa que exerce um ofício ou profissão.

Logo, a definição de Organização Profissional pode ser assim enunciada: é uma associação ou instituição com objetivos definidos e que reúne pessoas que exer-cem um ofício ou profissão.

(4)

Para o presente caso as profissões são as da Engenharia, Arquitetura, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia. O termo Entidade de Classe também é utili-zado neste projeto como sinônimo de Organização Profissional.

Sobre a natureza jurídica das associações profissionais, a Constituição Federal garante, em seu artigo 5º, incisos XVII a XXI, que é plena a liberdade de asso-ciação para fins lícitos e que sua criação independe de autorização, vedando, ainda, a interferência estatal em seu funcionamento. O artigo 8º, em seus in-cisos I a VIII, trata especificamente da criação dos sindicatos, garantindo-lhes também inteira liberdade para a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria profissional. Por outro lado, o Código Civil classifica as Associações como pessoas jurídicas de direito privado (art. 44). Seus artigos 53 a 61 estabelecem regras para seu funcionamento, garantindo direitos iguais para os associados, obrigatoriedade de constituição de órgãos deliberativos e outros atos pertinentes.

A quem interessa a Entidade Profissional

Outra preocupação antes da definição de entidade fortalecida é a identificação de quais são os interessados, ou os clientes da entidade de classe. Em outras palavras a qual público as organizações profissionais se destinam. No caso das entidades de classe de profissionais do Sistema há três categorias distintas: o profissional propriamente dito, o Sistema Confea/Crea e a sociedade em geral. Cada segmento tem interesses diferenciados, conforme a seguir:

 Interesses do Profissional

O associado deve merecer toda a atenção da entidade de classe. Esta existe em função dele e para ele em primeiro lugar. O planejamento das ações da entida-de entida-de classe entida-deve focar o profissional, pois a ausência entida-dele se entida-deve mais à falta de atrativos por parte da entidade. Basta verificar os baixos índices de adesão de associados, a elevada inadimplência e, pior, a baixíssima participação em eventos e atividades ordinárias das entidades. Suas reuniões são pouco frequentadas e os congressos anuais pouco prestigiados. É preciso que a entidade de classe tenha atuação nas atividades de interesse dos associados, a saber:

- treinamentos por meio da educação continuada, presencial ou à distância (redes) - realização de eventos técnicos e científicos

- informações sobre mercado de trabalho (redes)

- defesa de direitos profissionais e combate ao exercício ilegal da profissão - integração com estudantes (futuros profissionais) e instituições de ensino - atividades sociais

 Interesses do Sistema

O Sistema Confea/Crea tem interesse que as entidades de classe sejam fortes e atu-antes de modo que elas possam, de fato, ser representativas das diversas modalida-des profissionais. É importante que elas assumam esse papel, pois representam a inteligência do Sistema e têm liberdade de ação em todos os setores da sociedade e de governo. Para tanto, é necessário que elas se organizem de modo a se tornarem: - entidades sustentáveis

- com excelência gerencial

- atuantes na integração institucional: - representatividade da classe - inteligência do Sistema

 Interesses da Sociedade

Um dos objetivos das entidades de classe é a defesa, a promoção da sociedade, tal qual enunciado na definição cunhada por elas próprias e já comentada anterior-mente. Mas, para que isso ocorra é necessário que elas tenham:

- confiança e respeitabilidade junto à sociedade

- ações de inserção política (políticas públicas em todos os níveis)

- ações na mídia, nos Creas e na Justiça em defesa da sociedade quando ocorre-rem eventos contrários ao interesse público e relacionados à engenharia.

(5)

O que é Entidade Fortalecida

No decorrer do segundo workshop deste projeto foi solicitado a cada grupo de entidade de classe que definisse um conceito sobre entidade fortalecida. Cada grupo apresentou sua própria definição resultando nas seguintes propostas: Sindicais – É uma entidade reconhecida por sua atuação na defesa de seus repre-sentados, em particular, e da sociedade em geral, com os princípios que norteiam os valores morais e éticos.

Federativas – “É uma entidade autossustentável do ponto de vista econômico-financeiro, defensora dos seus associados, com boa visibilidade social, represen-tatividade nacional, capacidade realizadora de eventos e atividades de educação continuada”.

Associativas – “A entidade que tem personalidade jurídica própria, composta por associados e/ou filiados, com sua missão claramente definida, atuante na defesa e promoção dos seus associados e da sociedade, respeitando os princípios de mo-ralidade e da ética.

Ensino Aquela que está em sintonia com os acontecimentos atuais, com seus as-sociados atuais e potenciais na busca da melhor qualidade de vida com responsa-bilidade social e ambiental.

Reunidos novamente os quatro grupos de entidades e, após discussões sobre o mérito de cada proposta, chegou-se à seguinte definição:

Entidade fortalecida é aquela que é reconhecida por sua atuação destacada na promoção de seus representados e da sociedade, com princípios éticos na busca da melhor qualidade de vida com responsabilidade social e ambiental. Tomando-se o consenso das entidades de classe sobre o que deveria ser uma en-tidade fortalecida e ainda os interesses dos atores que a envolvem o profissional, o Sistema Confea/Crea e a sociedade, depreende-se que uma entidade de classe deve ser atuante e representativa de sua categoria profissional junto à socieda-de, ao Sistema e principalmente ao próprio profissional que a integra. Para tanto,

ela necessita de um plano de ação, num sistema de excelência em gestão, com estratégias e ações que possam ser avaliadas permanentemente, sem o que não conseguirá a sua sustentabilidade num ambiente em constante evolução.

Diretrizes do Plano de Ação

O diagnóstico das entidades e as definições sobre Entidade Fortalecida descritos nos capítulos anteriores e mais, as demandas e os interesses do profissional, do Sistema e da sociedade como um todo em relação aos serviços a serem presta-dos por essas instituições nos induzem à proposição de um plano de ação para a melhoria do desempenho das entidades de classe nacionais. É evidente que para se prestarem aos objetivos de bem servir aos três segmentos mencionados, as organizações profissionais precisam ser fortes e atuantes. Para tanto elas têm que cumprir suas funções na promoção dos direitos dos profissionais, formação, qua-lificação e a integração com a sociedade e o sistema profissional. Assim, o Plano de Ação para o Fortalecimento das Entidades Nacionais pode ser estruturado em quatro grandes eixos ou dimensões. O primeiro se refere à Identidade Institucio-nal, o segundo à Sustentabilidade, o terceiro à Representatividade e o quar-to à Responsabilidade Sócio-Ambiental. As ações inerentes a essas dimensões se desenvolverão em dois níveis as Ações das Organizações Profissionais e as Ações do Confea.

Ações das Organizações Profissionais

No diagnóstico sobre a Identidade Institucional das Entidades de Classe foram indicadas fragilidades estruturais na grande maioria das 28 instituições integran-tes do CDEN. A falta de objetivos, missão, metas e negócios bem definidos é uma realidade que compromete o desempenho das entidades. Não há um planejamen-to um plano estruturado mostrando rumos e ações em prol do desenvolvimenplanejamen-to de seus associados e da profissão com visão de futuro. Assim, faltam definições e ações sobre o seu papel, ações no campo da defesa profissional em questões re-levantes com a ética, cidadania, consciência ambiental, dentre outros. A definição clara e consistente do papel da entidade de classe, levando-se em conta ainda

(6)

os papéis do CDEN e das instituições que compõem o Sistema Confea/Crea, é de suma importância para se definir quem é quem e quem faz o quê. Assim evitar-se-iam as duplicidades ou omissões no desempenho das diversas atividades de interesse da engenharia, da arquitetura, da agronomia e da sociedade em geral. Ainda no campo da identidade institucional é preciso considerar a questão do número de associados, que é muito baixo na maioria das entidades. Boa parte das entidades federativas não cobre a totalidade dos estados do país e as associativas quase sempre se limitam ao número mínimo de sócios exigido em lei. Se houvesse um plano estratégico, certamente, metas mais ambiciosas seriam estabelecidas com vistas à ampliação do número de associados e à maior abrangência territorial da entidade profissional com melhores resultados de suas ações.

Essas e as demais questões tratadas no diagnóstico, relativas à identidade das instituições, são consideradas prioritárias nas ações de melhoria e consequente fortalecimento das entidades.

A segunda dimensão, a Sustentabilidade, envolve as questões institucional, or-ganizacional e gerencial, como também a situação econômico-financeira, a infra-estrutura física e de pessoal e a reputação da instituição envolvendo a credibili-dade e imagem perante os profissionais e a sociecredibili-dade em geral. Enticredibili-dade alguma conseguirá se sustentar se não dispuser de um programa de excelência de gestão que considere esses elementos com metas pré-estabelecidas, executados e acom-panhados utilizando-se ferramentas apropriadas de gestão.

Na terceira dimensão, a Representatividade das organizações profissionais, es-tão incluídas questões referentes ao protagonismo das entidades de classe, à pro-atividade e à participação profissional em todos os segmentos da sociedade e do Sistema Confea/Crea.

Em relação à participação e à Responsabilidade Sócio-Ambiental das organi-zações profissionais, é necessário considerar a forma de gestão na qual se defina relação ética e transparente da entidade de classe com todos os públicos com os quais ela se relaciona, e pelo estabelecimento de metas que promovam o desen-volvimento sustentável da sociedade, preservando os recursos ambientais e cul-turais para as gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redu-ção das desigualdades sociais. Tais princípios estão em consonância com o Código

de Ética (Resolução 1002/2005), que enuncia os fundamentos éticos e as condutas necessárias à boa e honesta prática das profissões da Engenharia, da Arquitetura, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia, estabelecendo que o objetivo das profissões e a ação dos profissionais voltam-se para o bem-estar e o desenvolvimento do homem, em seu ambiente e em suas diversas dimensões: como indivíduo, família, comunidade, sociedade, nação e humanidade; nas suas raízes históricas, nas gerações atual e futura. As entidades, instituições e conselhos integrantes da organização profissional são igualmente permeados pelos precei-tos éticos das profissões e participantes solidários em sua permanente constru-ção, adoconstru-ção, divulgaconstru-ção, preservação e aplicação.

Nesse sentido, o plano deverá proporcionar ações que viabilizem o engajamento da entidade de classe nacional nas questões de interesse social, articulação de parcerias, práticas sócio-ambientais, criação de redes de interesse, promoção de publicações sobre sustentabilidade, desenvolvimento de políticas públicas, parti-cipação em conselhos governamentais para discussão da agenda sócio-ambien-tal, fomento à participação das entidades no acompanhamento e cobrança das responsabilidades legais, transparência governamental e conduta ética e a divul-gação de relatórios em espaços públicos e eventos, além da promoção de inter-câmbio com entidades internacionais.

Para se atingir a almejada identidade, a sustentabilidade institucional, organizacio-nal, gerencial, econômico-financeira, física e de imagem e ainda conseguir a repre-sentatividade com responsabilidade social e ambiental, algumas atividades deve-rão ser desenvolvidas pelas entidades e pelo próprio Confea. Dentre as múltiplas atividades para as Organizações Profissionais podem ser consideradas as seguintes: - elaboração de diagnóstico específico para cada entidade;

- elaboração de plano de excelência em gestão e fortalecimento;

- melhora da atuação das entidades em atividades de assessoria e consultoria de modo a representar a inteligência no Sistema;

- instituição de políticas para a prospecção de associados no meio estudantil e profissional bem como para atração, envolvimento e participação dos atuais sócios nas atividades da entidade;

(7)

- instituição de políticas de integração com estudantes/formandos; - instituição de políticas de integração com universidades;

- instituição de políticas de integração com as entidades de classe regionais; - elaboração de plano de comunicação que atinja a sua clientela, o associado, o

Sistema e a sociedade em geral, e promova a inserção das entidades nos meios de comunicação do Sistema, a divulgação de programas de treinamento e a promoção de espaços de visibilidade e respeitabilidade institucional e fortale-cimento das revistas cientificas, dentre outras;

- criação de programas de educação continuada para os associados e de capa-citação para as lideranças, incluindo a integração com o sistema de formação profissional nos níveis de graduação e pós-graduação e intercâmbios;

- instituição de projetos nas áreas social e profissional, incluindo ações nas áre-as de ética, fiscalização, certificação, regulamentação profissional, campanháre-as contínuas com ênfase nos compromissos sociais dos profissionais, na defesa da sociedade, na representação em órgãos públicos e privados, na participação em programas de governo, na promoção de eventos conjuntos com Creas e ouras entidades, e também na prestação de serviços remunerados.

- melhora da gestão econômico-financeira, incluindo a capacidade de capta-ção de recursos externos (Capes, CNPq, FINEP) e do próprio sistema (% da ART, projetos CAIS, Mútua, CDEN, chamadas públicas do Confea).

Estrutura do Plano de Apoio para o Fortalecimento das

Entidades Nacionais

Objetivos específicos

• Estimular o aperfeiçoamento e desenvolvimento da qualidade nas gestões das organizações;

• Fomentar o desenvolvimento cultural, político, científico, tecnológico, econô-mico e social das organizações e profissionais associados;

• Levar às organizações profissionais um referencial para a melhoria contínua dos processos;

• Obter reconhecimento institucional e público pela excelência da qualidade da gestão conquistada pela organização;

• Divulgar as boas práticas de gestão desenvolvidas pelas organizações;

• Servir de instrumento ao processo de fortalecimento das organizações profis-sionais.

(8)

Diretrizes para o Plano de Fortalecimento

Seguindo-se as recomendações apresentadas, o Plano de Ação para o Fortaleci-mento das Entidades Nacionais terá um modelo de gestão com a seguinte estru-tura:

Dimensões:

1- Modelo de gestão

2- Atuação junto ao sistema Confea/Crea 3- Qualificação profissional 4- Ambiente associativo 5- Ética profissional 6- Políticas públicas 7- Comunicação 8- Liderança

9- Responsabilidade Administrativa e Social

Indicadores de Qualidade para as Organizações Profissionais

Nacionais

Para cada uma das nove dimensões serão considerados indicadores para aferição do desempenho da entidade de classe, conforme a seguir:

Modelo de Gestão:

• análise do desempenho da organização profissional por meio de um modelo de gestão focado no desdobramento de ações;

• planejamento estratégico da organização, a análise de cenários, a definição dos valores, da missão, da visão, dos objetivos estratégicos, dos planos plurianuais, das metas e projetos, estabelecimento de metas de excelência de serviços, da utilização de ferramentas de gestão como planos de ação e gráficos, planilhas de gestão à vista, procedimentos operacionais padrão, padrões gerenciais de processos e o registro dos elementos do Modelo de Gestão em reuniões da organização;

• gestão financeira e orçamentária, a utilização de processos administrativos para a compra de materiais e equipamentos, a utilização de fluxo de caixa e indicadores de produtividade;

• participação do quadro associativo na aprovação orçamentária anual, na apro-vação das prestações de contas, na divulgação da obtenção e destinação dos recursos financeiros da organização;

• gestão de pessoas com foco nos treinamentos e aperfeiçoamento da equipe, tanto dos funcionários como dos quadros de diretores;

• modelos de escolha de representações, cargos de direção, duração de manda-tos.

• transparência das ações;

• relação ética e transparente com todos os públicos com os quais ela se relacio-na ou presta serviços;

• participação em programas de certificação;

• participação nas discussões sobre formação profissional;

(9)

Atuação junto ao Sistema Confea/Crea:

• nível de atuação e contribuição para o processo de regulamentação e controle do exercício profissional;

• processo de escolha do Conselheiro (representante da organização no Plenário do Confea), a atuação e frequência do mesmo junto ao Conselho Federal, à or-ganização e divulgação do processo;

• frequência e atuação do presidente ou representante da organização junto às reuniões e eventos organizados pelo Confea, com destaque para as reuniões do CDEN e encontros nacionais que exijam ou se recomende a participação das entidades;

• propostas apresentadas ao Sistema Confea/Crea pela organização, capazes de propiciar relevante melhoria nas condições do exercício das profissões; • atendimento tempestivo às demandas do Confea eventos específicos, projetos,

pareceres, indicação de conferencistas e consultores.

Qualificação Profissional:

• promoção de treinamentos e aperfeiçoamentos (educação continuada); • promoção de educação corporativa;

• promoção de treinamentos em educação ambiental para os associados; • grau de envolvimento da organização com iniciativas que promovam o

aper-feiçoamento técnico dos profissionais da Engenharia, Arquitetura e Agronomia; • promoção de eventos técnicos;

• existência de parcerias com as Instituições de Ensino, Crea e Mútua; • participação e qualidade dos eventos;

• avaliações sobre o grau de satisfação dos profissionais em relação aos eventos promovidos.

Ambiente Associativo:

• como a organização identifica, analisa e compreende as necessidades e expec-tativas dos profissionais e das entidades regionais a elas filiadas;

• como a organização mede e quantifica a satisfação e a fidelidade dos profissio-nais em relação aos produtos e serviços ofertados;

• envolvimento com os estudantes, recém-formados, organizações estudantis e o grau de participação destes;

• parcerias com as Instituições de Ensino; • parcerias com as entidades de classe regionais;

• frequência e qualidade dos eventos sociais, culturais e esportivos;

• realização de pesquisas de opinião com os associados, bem como a implemen-tação das sugestões obtidas;

• pesquisas prospectivas e criação de novos produtos ou serviços aos associados; • aumento do quadro associativo da organização;

(10)

Ética Profissional:

• ações e o comprometimento da organização com a promoção corporativa e a contribuição da organização com a busca pela melhoria da qualidade do am-biente de trabalho;

• promoção e adoção da tabela referencial de honorários; • criação e implantação das Comissões de Ética na entidade; • trabalhos de promoção do salário mínimo profissional;

• divulgação e informação sobre direitos e deveres dos profissionais.

Políticas Públicas:

• planejamento e trabalhos desenvolvidos pela organização quanto a sua parti-cipação e envolvimento com as políticas públicas;

• envolvimento e integração ao planejamento estratégico do Confea;

• envolvimento da organização no funcionamento dos convênios de Engenharia ou Arquitetura e Agronomia públicas;

• participação nas discussões de políticas setoriais e sociais; • representatividade da organização em órgãos governamentais;

• participação e acompanhamento das agendas legislativas quanto a projetos de lei de interesses das profissões;

• atuação da organização quanto à participação e produções de ideias e solu-ções aos planos de governo dos candidatos a cargos eletivos e interação com os candidatos eleitos.

Comunicação:

• existência de programas de comunicação; • links com o Confea/Crea;

• atuação com palestras e outros meios de comunicação em eventos da área; • ampliação e progresso da comunicação nos últimos três anos;

• avaliação dos meios de relacionamento com funcionários, clientes, profissio-nais, com o Sistema e com a sociedade;

• meios de comunicação utilizados e quantidade de matérias publicadas por meio da Assessoria de Imprensa da organização;

• imagem institucional, logomarca, relacionamento com a imprensa.

Liderança:

• perfil e capacidade de formação de novos líderes;

• perfil de liderança da organização e o comprometimento pessoal dos mbros da alta direção na disseminação e atualização de valores e diretrizes, em-penho na promoção da cultura da excelência em gestão;

• como a alta direção analisa criticamente o desempenho global da entidade nacional;

• atuação dos gestores em outras organizações civis, bem como a frequência dos mesmos nas reuniões da própria entidade nacional;

• participação do representante da entidade nacional nas reuniões;

• frequência de membros de outras entidades nos eventos promovidos pela en-tidade nacional;

(11)

• número de participantes nas reuniões;

• percentual de renovação no quadro de diretores e a contribuição para a forma-ção de novos líderes;

• participação dos associados nos processos eletivos do Conselho Federal e da própria entidade nacional;

• participação e o envolvimento com a Agenda Parlamentar do Confea.

Responsabilidade Administrativa e Social:

• participação da organização nos trabalhos em defesa do Meio Ambiente; • compromisso com o desenvolvimento sustentável da sociedade,

preservan-do recursos ambientais e culturais, respeitanpreservan-do a diversidade e promovenpreservan-do a redução das desigualdades sociais como parte integrante da estratégia da organização;

• adequações quanto a acessibilidade realizada na sede da entidade nacional.

O plano de excelência em gestão nas organizações profissionais deve, portanto, considerar as nove dimensões e os indicadores de qualidade recomendados. No processo de avaliação de desempenho das entidades nacionais deverão ser considerados critérios ponderados em cada uma das dimensões conforme a seguir:

Critérios de Avaliação de Desempenho

1- Modelo de Gestão da Organização Profissional (175 pontos)  Análise de cenários  Valores  Negócio  Missão  Visão  Objetivos

 Metas e/ou Projetos  Planos de ação

 Gráficos de gestão à vista

 Procedimentos operacionais Padrão

 Padrões Gerenciais de Processos - fluxogramas

 Registro dos elementos do Modelo de Gestão em reuniões de diretoria e Assembleia

 Gestão financeira/orçamentária e de pessoal: • Processo de compra

• Fluxo de caixa

(12)

• Aprovação de orçamento anual em Assembleia • Aprovação de contas em Assembleia

• Divulgação da obtenção e destinação dos recursos da organização  Gestão de Pessoal

• Descrição dos cargos dos funcionários da organização

• Programa de treinamento e aperfeiçoamento do quadro de funcionários • Descrição dos cargos da diretoria

• Programa de treinamento dos diretores

2. Atuação da Organização Profissional junto ao Sistema Confea/Crea (161 pontos)

 Processo de escolha do representante da organização nos órgãos indicados pelo Confea:

• Mais de um candidato à indicação • Proposta de trabalho do candidato eleito

• Entidade com recredenciamento de registro aprovado no Confea

• Registro da consulta do representante à organização sobre o posicionamento desta sobre os temas em discussão nos órgãos que representa

• Entrega de pautas e atas das reuniões por parte dos representantes às organi-zações

• Solicitação por parte da organização de posicionamento do Confea ou do ór-gão onde exerce representação sobre os temas discutidos nas reuniões

• Frequência do(s) representante(s) junto às reuniões organizadas pelo Confea • A organização possui associado em cargo de representação junto ao Confea • Processo escolha dos representantes

• Frequência dos representantes (associados da organização) nas reuniões e eventos promovidos pelo Confea

• Frequência do Presidente/representante da organização junto às reuniões e eventos organizados pelo Confea

 Propostas apresentadas ao Sistema Confea/Crea, capazes de propiciar rele-vante melhoria nas condições do exercício das profissões.

 Demandas do Confea atendidas com rapidez e qualidade na participação em eventos específicos, projetos de interesse do Sistema, pareceres, indica-ção de conferencistas e consultores.

3. Qualificação Profissional (130 pontos)  Promoção de eventos técnicos • Promoção de eventos técnicos • Pós-Graduação

• Congresso

• Seminário, Encontro, Simpósio, Feiras • Cursos e Palestras

 Número de profissionais participantes/capacitados  Parcerias com as Instituições de Ensino

(13)

4. Ambiente Associativo (70 pontos)  Sócios acadêmicos

 Parceria com o Crea-Jr  Parceria com a Mútua  Parceria com as ENGECREDs

 Parcerias com as entidades de classe regionais  Eventos sociais, culturais e esportivos

 Pesquisa de opinião e satisfação dos associados

 Implementação das sugestões obtidas junto às pesquisas  Criação de novos produtos ou serviços aos associados

 Envolvimento da organização profissional com programas do Confea (divul-gação, publicação, cursos)

 Aumento do quadro associativo

5. Ética Profissional (115 pontos)

 Divulgação da tabela referencial de honorários  Atualização da tabela referencial de honorários

 Participação ativa junto às agendas legislativas quanto a projetos de lei de interesses das profissões

 Ações da Comissão de Ética da Organização Profissional

 Trabalho em defesa e promoção do salário mínimo profissional

 Trabalho de orientação quanto à Responsabilidade Civil e Criminal no exercí-cio das profissões, direitos e deveres dos profissionais

6. Políticas Públicas (110 pontos)

 Convênios de Engenharia ou Arquitetura Públicas  Representatividade junto a órgãos de governo  Ação da organização em defesa do Meio Ambiente

 Acompanhamento técnico em obras ou serviços oriundos dos convênios de Engenharia, Arquitetura e Agronomia Públicas

 Participação em elaborações de planos de governo  Interação com os poderes Legislativo e Executivo

 Integração ao planejamento estratégico do Confea 2009-2014

7. Comunicação (100 pontos)  Formas de comunicação: • Site

• Boletim informativo eletrônico • Boletim informativo impresso • Fax

(14)

• Telefone

• Folder institucional

 Notícias publicadas no site  Utilização de boletim eletrônico  Utilização de boletim impresso

 Matérias publicadas por meio da Assessoria de Imprensa da organização  Matérias nos órgãos de comunicação do Sistema

8. Liderança (80 pontos)

 Diretores da organização atuando decisivamente em outras organizações civis

 Frequência dos Diretores nas reuniões da organização  Atuação do Conselho Fiscal das organizações

 Frequência dos Representantes da organização (indicados para outros ór-gãos) nas reuniões da própria entidade de classe

 Frequência da participação de membros de entidades profissionais não liga-das ao Sistema em eventos promovidos pela Organização Profissional  Número de participantes nas Assembleias em relação ao número de associados  Percentual de renovação no quadro de diretores da atual gestão

 Envolvimento com a Agenda Parlamentar do Confea

9. Responsabilidade Administrativa e Social (60 pontos)

 Compromissos e participação em trabalhos de defesa do Meio Ambiente  Coleta seletiva de lixo na sede da entidade nacional

 Adequações da sede da entidade nacional quanto à acessibilidade  Relações éticas e compromisso com o desenvolvimento sustentável da

so-ciedade  Gestão fiscal:

Declaração de Informações Econômicas Pessoa Jurídica – DIPJ Relação Anual de Informações Sociais - RAIS

Informação à Previdência Social GFIP Comprovação do recolhimento FGTS Certidão Negativa da Receita Federal

Comprovante de recredenciamento junto ao Confea

 Trabalho social da entidade nacional, fora do âmbito das profissões congregadas

 Metas de excelência da qualidade dos serviços prestados à sociedade e aos profissionais associados

 Programas de certificação

 Participação/discussão sobre a formação profissional  Calendário trienal de eventos da organização

(15)

CRITÉRIOS E PONTUAÇÃO

CRITÉRIOS PONTUAÇÃO

1 MODELO DE GESTÃO 175

2 ATUAÇÃO JUNTO AO SISTEMA CONFEA/CREA 161

3 QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL 130 4 ÉTICA PROFISSIONAL 115 5 POLÍTICAS PÚBLICAS 110 6 COMUNICAÇÃO 100 7 LIDERANÇA 80 8 AMBIENTE ASSOCIATIVO 70

9 RESPONSABILIDADE ADMINISTRATIVA E SOCIAL 60

TOTAL 1.001

REFERÊNCIAS

PCQ Prêmio Crea-PR da Qualidade nas Organizações Profissionais PNQ Prêmio Nacional da Qualidade

PQGF Prêmio Nacional da Gestão Pública

GESPÚBLICA Programa Nacional da Gestão Pública e Desburocratização Modelo de Gestão do Sistema Confea/Crea

EQUIPE

Organização:

CAIS Comissão de Articulação Institucional do Sistema Gestor(a):

Wanessa Severino Borges Almeida Coordenador(a):

Renato da Costa Oliveira Membro(s) do Projeto: Alisson Medeiros Miguel Costa Apoio:

Assessoria de Apoio às Entidades de Classe do Crea-PR Gerência de Planejamento e Gestão do Confea Paulo Roberto da Silva

Camone Cristiane Zangheline Cristiane Justino Costa Ferre Clécia Maria de Abrantes Moreira Cláudio França de Araújo Ana Lúcia Cargnelutti Venturini Antonio Carlos Therezo Mattos

(16)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA – CONFEA Ficha de Inscrição – “Projeto Piloto”

Plano de Excelência em Gestão nas Organizações Profissionais Nacionais

1. CANDIDATA Código da entidade: _________________________________________________________ Razão Social: ______________________________________________________________ Nome Fantasia/Sigla: _______________________________________________________ CNPJ: ____________________________________________________________________ Endereço: ________________________________________________________________ CEP: _____________________________________________________________________ Cidade: ______________________________________________________ UF: _________ Telefones: ________________________________________________________________ Email: ___________________________________________________________________

2. EXECUTIVO OU DIRIGENTE RESPONSÁVEL

Nome: ___________________________________________________________________ Cargo: ___________________________________________________________________ Endereço: ________________________________________________________________ CEP: _____________________________________________________________________ Cidade: ______________________________________________________ UF: _________ Telefones: ________________________________________________________________ E-mail: ___________________________________________________________________

3. ACEITAÇÃO DOS TERMOS E CONDIÇÕES

Concordamos em facilitar uma avaliação aberta e imparcial em nossas instalações por par-te dos avaliadores do Projeto Fortalecimento das Entidades Nacionais a qualquer par-tempo, comprometendo-nos a apresentar toda e qualquer documentação pertinente, para que seja sujeita à apreciação e julgamento referente aos critérios do Modelo de Excelência em Gestão nas Organizações Profissionais Nacionais.

Concordamos ainda que os relatórios levantados pelos examinadores sejam apreciados e avaliados pela Equipe do Projeto Fortalecimento das Entidades Nacionais.

Local/data: ___________________________________ , _______/_______/___________ Presidente/Representante da Organização:_______________________________________

(17)

Para se conseguir a melhoria gerencial na direção da sustentabilidade, qualidade dos serviços, satisfação dos associados e benefícios à sociedade será necessária a adesão das organizações profissionais ao plano de excelência em gestão. Para se atingir esse objetivo é recomendável adotar-se uma estratégia de atração das organizações profissionais instituindo-se um “Prêmio da Qualidade de Excelência em Gestão das Entidades Nacionais”. A premiação não deverá ser em dinheiro e sim em incentivos diversos como a participação em congressos, publicidade nos meio de comunicação do Sistema e homenagens com medalhas, placas e outras formas de distinção que valorizem o desempenho gerencial conseguido pela or-ganização. Antes, porém, o Confea deverá programar algumas ações de modo a facilitar o processo de adesão, disponibilizando assessoria às Entidades com assis-tência metodológica, cursos, orientação sobre gestão e organização administrati-va, diagnóstico específico da organização profissional e elaboração de seu próprio plano de Excelência em Gestão, com a adoção de ferramentas como o Gerencia-mento Pelas Diretrizes- GPD, já em uso no Confea e outras. Dessa forma haverá maior interesse por parte da entidade de classe e a execução do plano de ação se tornará mais espontânea e com melhor nível de desempenho.

Também deverá ser disponibilizado, no Confea, pessoal qualificado para o acom-panhamento e avaliação de todas as etapas do projeto de cada entidade de clas-se. Em um segundo momento, o Confea poderá vincular a aprovação de recursos financeiros, destinados a auxílios às entidades, ao atendimento de certos critérios de desempenho gerencial das entidades. Para tanto basta pontuar os indicadores aferidos, estabelecendo-se escores mínimos para as candidaturas a auxílios finan-ceiros. Esta prática tem se revelado eficaz no Crea-PR, com expressiva adesão das entidades de classe, provocando uma virtuosa competição para se atingir eleva-dos índices na avaliação em toeleva-dos os quesitos das diversas dimensões do relatório de gestão.

O detalhamento do plano de ação com as diretrizes gerais e os indicadores para a aferição da qualidade gerencial das entidades de classe nacionais deverão ser programados pelo Confea para imediata execução em 2011. Dentre as múltiplas ações a serem executadas, destacam-se neste primeiro momento uma primeira versão de indicadores de desempenho de resultados que, após a finalização em 2010 da 1ª Fase de Implementação nas 4 (quatro) Entidades de Classe piloto do CDEN (Abeti, Ibape, Fentec e Fisenge), poderão sofrer adequações para sua apli-cabilidade, em função dos 4 (quatro) modelos distintos de entidades que fazem parte do colegiado (Associativa, de Educação, Federativa e Sindical):

(18)

ANEXO I – LISTA DE VERIFICAÇÃO DO MODELO DE GESTÃO

LISTA DE VERIFICAÇÃO DO MODELO DE GESTÃO DO FORTALECIMENTO DAS ENTIDADES NACIONAIS

DESCRIÇÃO CRITÉRIOS

MODELO DE GESTÃO

A organização possui?

Análise de Ambiente Interno? Verificar a existência da análise dos pontos fortes e pontos fracos da Organização.

Análise de Ambiente Externo (ameaças e oportunidades)? Verificar a existência da análise das ameaças e oportunidades feita pela Organização.

Definição de Valores? Material exposto em quadro ou em arquivo eletrônico ou de papel.

Registro dos Valores da Organização em Ata de Reunião de Diretoria? Deverá estar descrita a aprovação dos valores em Ata de Reunião de Diretoria. Registro dos Valores da Organização em Ata de Reunião de Assembleia? Deverá estar descrita a aprovação dos valores em Ata de Reunião de Assembleia.

Definição do Negócio? Material exposto em quadro ou em arquivo eletrônico ou de papel.

Registro do Negócio da Organização em Reunião de Diretoria? Deverá estar descrita a aprovação do negócio da Organização em Ata de Reunião de Diretoria. Registro do Negócio da Organização em Reunião de Assembleia? Deverá estar descrita a aprovação do negócio da Organização em Ata de Reunião de Assembleia.

Definição de Missão? Material exposto em quadro ou em arquivo eletrônico ou de papel.

Registro da Missão da Organização em Reunião de Diretoria? Deverá estar descrita a aprovação da missão em Ata de Reunião de Diretoria. Registro da Missão da Organização em Reunião de Assembleia? Deverá estar descrita a aprovação da missão em Ata de Reunião de Assembleia.

Definição da Visão? Material exposto em quadro ou em arquivo eletrônico ou de papel.

Registro da Visão da Organização em Ata de Reunião de Diretoria? Deverá estar descrita a aprovação da visão em Ata de Reunião de Diretoria. Registro da Visão da Organização em Ata de Reunião de Assembleia? Deverá estar descrita a aprovação da visão em Ata de Reunião de Assembleia.

Objetivos estratégicos definidos? Verificar a existência da definição dos objetivos estratégicos da Organização.

Registro dos Objetivos Estratégicos da Organização em Ata de Reunião de Diretoria? Deverá estar descrita a aprovação dos objetivos estratégicos em Ata de Reunião de Diretoria. Registro dos Objetivos Estratégicos da Organização em Ata de Reunião de Assembleia? Deverá estar descrita a aprovação dos objetivos estratégicos em Ata de Reunião de Assembleia.

Uma meta estabelecida? Verificar se a meta possui objetivo, valor e prazo.

Mais de uma meta estabelecida? Verificar a existência de mais de uma meta, todas elas com objetivo, valor e prazo.

Um projeto estabelecido? Verificar se o projeto possui objetivos e produtos definidos.

Mais de um projeto estabelecido? Verificar se o projeto possui objetivos e produtos definidos.

Possui pelo menos um Plano de Ação elaborado? Poderá ser para as metas, ou plano de ação específico para algum projeto ou objetivo definido. Possui mais de um Plano de Ação elaborado? Poderá ser para as metas, ou plano de ação específico para algum projeto ou objetivo definido.

Possui um Plano de Ação atualizado? Verificar o status do plano que deverá estar totalmente atualizado.

Todos os Planos de Ação elaborados estão devidamente atualizados? Verificar o status dos planos que deverão estar totalmente atualizados.

Existem Gráficos ou Planilhas de Gestão à Vista expostos na Organização? Verificar os quadros de avisos, editais etc. Os gráficos deverão estar expostos e atualizados. Existem Gráficos ou Planilhas de Gestão à Vista, mas não estão expostos na Organização? Caso apresentem os gráficos, mas os mesmos não estejam expostos na Organização. A Organização realiza reuniões de verificação de resultados mensalmente ou

bimestralmente? Poderá ser verificado junto às Atas das Reuniões de Diretoria e Assembleias, ou controle de reuniões específicas de resultados. A Organização realiza reuniões de verificação de resultados trimestralmente? Poderá ser verificado junto às Atas das Reuniões de Diretoria e Assembleias, ou controle de reuniões específicas de resultados.

(19)

Existe pelo menos um procedimento padronizado na Organização (POP) Procedimento

Operacional Padrão? Qualquer documentação oficial da Organização que descreva passo a passo as rotinas do dia a dia.

Existe mais de um procedimento padronizado na Organização (POP) Procedimento

Operacional Padrão? Qualquer documentação oficial da Organização que descreva passo a passo as rotinas do dia a dia.

Existe pelo menos um PGP – Padrão Gerencial de Processo (Fluxograma) definido? Qualquer documentação oficial da Organização que represente graficamente o fluxo de um processo ou de uma atividade desenvolvida nela. Existe mais de um PGP – Padrão Gerencial de Processo (Fluxograma) definido? Qualquer documentação oficial da Organização que represente graficamente o fluxo de um processo ou de uma atividade desenvolvida nela.

Quanto a Gestão Financeiro-orçamentária:

Utiliza processo de compra para a aquisição de materiais e equipamentos? Deverá ser apresentada evidência que comprove que a Organização realiza 3 cotações nas suas compras de materiais e equipamentos. Utiliza Fluxo de Caixa para controle financeiro? O fluxo pode ser simples, desde que apresente as receitas e despesas mensais, bem como o saldo atualizado. Utiliza indicadores de produtividade receita/despesa? Deverá ser apresentado gráfico de acompanhamento com o índice mensal do indicador de produtividade. Existe divulgação da obtenção de recursos da Organização por meio do site, e-mail ou

boletim eletrônico? Deverá ser verificado junto ao site ou por meio de comprovação por meio eletrônico da divulgação.

Existe divulgação da obtenção de recursos da Organização por meio de revista, jornal ou

boletim impresso? Deverá ser verificada junto à Organização a comprovação por meio impresso da divulgação.

Existe divulgação da obtenção de recursos da Organização por meio de editais na

associação? Verificar junto aos quadros de avisos e editais da Organização.

Existe divulgação da destinação dos recursos financeiros da Organização por meio do site,

e-mail ou boletim eletrônico? Deverá ser verificada junto ao site ou por meio de comprovação da divulgação eletrônica.

Existe divulgação da destinação dos recursos financeiros da Organização por meio de

revista, jornal ou boletim impresso? Deverá ser verificada junto à Organização a comprovação por meio impresso da divulgação.

Existe divulgação da destinação dos recursos financeiros da Organização por meio de

editais na associação? Verificar junto aos quadros de avisos e editais da Organização.

Aprova orçamento anual em Reunião de Assembleia? Verificar junto às Atas das Reuniões de Assembleia.

Aprova orçamento anual em Reunião de Diretoria? Verificar junto às Atas das Reuniões de Diretoria.

Aprova as prestações de contas em Reunião de Assembleia? Verificar junto às Atas das Reuniões de Assembleia. Aprova as prestações de contas em Reunião de Diretoria? Verificar junto às Atas das Reuniões de Diretoria.

Quanto à gestão de pessoal:

Existe descrição dos cargos dos funcionários da Organização, com aprovação em Ata de

Reunião de Diretoria ou de Assembleia? Verificar o instrumento normativo com aprovação.

Existe programa de treinamento e aperfeiçoamento do quadro de funcionários? Apresentar Ata de Assembleia ou Diretoria que aprovou o programa. A Organização viabilizou alguma atividade do programa de treinamento e

aperfeiçoamento dos funcionários? Verificar o que foi realizado se existe programa específico e se consta a atividade realizada dele. A Organização financia ou auxilia cursos de graduação ou pós-graduação para os

funcionários? Poderá ser constatado por meio de recibo pago pela Organização, ou ainda por declaração do funcionário beneficiário.

A Organização possui a descrição dos cargos da diretoria? Verificar o instrumento normativo com aprovação. A Organização possui programa de treinamento e capacitação para os seus gestores

(diretores)? Poderá ser anterior ao período de avaliação, desde que tenha alguma ação prevista para o período.

(20)

DESCRIÇÃO COMENTÁRIOS

ATUAÇÃO JUNTO AO SISTEMA CONFEA/CREA

Quanto ao processo de escolha do representante da Organização nos órgãos indicados pelo Confea:

A organização possui associado em cargo de representação junto ao Confea? Comprovar por meio de Decisões Plenárias ou Atas de Reuniões de Assembleia ou de Diretoria. Houve processo de escolha do(s) representante(s)? Verificar por meio de Ata de Reuniões de Assembleia ou de Diretoria.

Existiu mais de um candidato à indicação? Verificar a existência de mais de um candidato à indicação registrado em Ata de Reuniões de Assembleia ou de Diretoria. Houve proposta de trabalho do candidato eleito? Considerar a existência de comprovantes de apresentação de propostas antes da eleição, relatório, registro em Ata de Reuniões de Assembleia ou de Diretoria. Houve registro da consulta do representante à organização sobre o posicionamento desta

dos temas em discussão nos órgãos que representa? Comprovar por meio de Atas de Reuniões de Assembleia ou de Diretoria ou por e-mails encaminhados. Houve solicitação por parte da organização de posicionamento do Confea ou do órgão

onde exerce representação sobre temas discutidos nas reuniões? Comprovar por meio de ofícios ou correspondências encaminhadas.

A frequência do(s) representante(s) junto às reuniões organizadas pelo Confea é:

Maior que 90%? Comprovar por meio de convocações, listas de presenças ou relatórios de participações.

De 50 a 90%? Comprovar por meio de convocações, listas de presenças ou relatórios de participações.

Quanto às propostas da Organização apresentadas ao Sistema Confea/Crea, capazes de propiciar relevante melhoria nas condições do exercício das profissões: Existe alguma proposta encaminhada e ainda não adotada pelo Sistema? Verificar o Protocolo de Encaminhamento.

Existe alguma proposta encaminhada e adotada parcialmente pelo Sistema? Verificar o Protocolo de Encaminhamento. Existe proposta encaminhada e adotada integralmente pelo Sistema? Verificar o Protocolo de Encaminhamento.

Quanto à participação da Organização no 7º CNP:

A Organização realizou algum pré-congresso? Verificar por meio de atas ou publicações.

A Organização conseguiu eleger algum Associado como Delegado para o CEP? Verificar o nome junto a COR 7º CNP. A Organização conseguiu eleger algum Associado como Delegado para o CNP? Verificar o nome junto a CON 7º CNP.

A Organização foi representada por um membro no 7º CEP? A Organização deverá apresentar o nome que deverá ser verificado com a COR 7º CNP. A Organização foi representada por dois membros no 7º CEP? A Organização deverá apresentar o nome que deverá ser verificado com a COR 7º CNP. A Organização foi representada por três ou mais membros no 7º CEP? A Organização deverá apresentar o nome que deverá ser verificado com a COR 7º CNP. A Organização (ou associado) apresentou até 2 propostas para o 7º CEP? Verificar as propostas e sua procedência.

A Organização (ou associado) apresentou 3 ou mais propostas para o 7º CEP? Verificar as propostas e sua procedência. A Organização teve alguma proposta sua ou de seus associados aprovadas no 7º CEP e

(21)

DESCRIÇÃO COMENTÁRIOS

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

A organização realizou mais de 3 atividades com o apoio operacional e/ou financeiro do

Confea? Verificar documento comprobatório.

A organização realizou de 1 a 3 atividades com o apoio operacional e/ou financeiro do

Confea? Verificar documento comprobatório.

A Organização realizou mais de 3 atividades em parceria com Instituições de Ensino? Verificar documento comprobatório. A Organização realizou de 1 a 3 atividades em parceria com Instituições de Ensino? Verificar documento comprobatório.

A Organização promoveu ou está promovendo curso de pós-graduação? Verificar comprovação de curso iniciado ou em andamento. Poderá ser aceita também comprovação de parceria na realização. A Organização promoveu algum outro congresso sem ser em parceria com Instituições de

Ensino? Verificar comprovação de congresso realizado. Poderá ser aceita também comprovação de parceria na realização.

A Organização promoveu 3 ou mais eventos sem ser em parceria com Instituições de

Ensino (Seminário, Encontro, Feira, Palestra ou Simpósio)? Verificar comprovação de eventos.

A Organização promoveu 2 eventos (Seminário, Encontro, Feira, Palestra ou Simpósio)? Verificar comprovação de eventos. A Organização promoveu 1 evento (Seminário, Encontro, Feira, Palestra ou Simpósio)? Verificar comprovação de eventos.

A Organização promoveu 3 ou mais cursos? Verificar comprovação de curso iniciado, não considerando cursos de pós-graduação já considerados em item específico. A Organização promoveu 2 cursos? Verificar comprovação de curso iniciado, não considerando cursos de pós-graduação já considerados em item específico. A Organização promoveu 1 curso? Verificar comprovação de curso iniciado, não considerando cursos de pós-graduação já considerados em item específico. A Organização obteve participação acima de 300 profissionais em eventos que tenham

transmitido conhecimento: cursos, palestras, seminários? Considerar o número de nomes/assinaturas constantes nas listas de presença dos eventos realizados. A Organização obteve participação acima de 100 até 300 participantes em eventos que

tenham transmitido conhecimento: cursos, palestras, seminários? Considerar o número de nomes/assinaturas constantes nas listas de presença dos eventos realizados. Em todas as atividades de qualificação profissional realizadas pela Organização foram

realizadas avaliações? Verificar a comprovação de avaliação em todos os eventos realizados.

A média obtida nas avaliações realizadas é igual ou superior a 80% de aprovação? O cálculo deverá ser apresentado pela Organização. Verificar a existência de controle da avaliação realizada e se a aprovação média apurada é igual ou superior a 80%. A Organização promoveu algum curso de capacitação para trabalhadores da Construção

Civil, Agronomia ou de outras modalidades? Verificar comprovação deste curso com tema específico.

A Organização apoiou financeira ou institucionalmente algum curso de capacitação para

trabalhadores da Construção Civil, Agronomia ou de outras modalidades? Verificar comprovação de apoio financeiro ou institucional. A Organização realizou algum evento com ou sem parceria com o Sistema Confea/Crea

sobre Acessibilidade? Deverá ser apresentado registro, folder, lista de presenças, fotos etc.

A Organização promoveu algum curso de capacitação sobre acessibilidade aos seus

(22)

DESCRIÇÃO COMENTÁRIOS

AMBIENTE ASSOCIATIVO

A Organização possui sócios acadêmicos? Verificar comprovação de sócios acadêmicos, ficha de inscrição, registro em ata, entre outros. A Organização possui algum sócio acadêmico que é membro corporativo do Crea-Jr? Deverá ser anotado o nome do sócio acadêmico e constatado junto à Assessoria de Qualificação Profissional. A Organização possui algum sócio acadêmico que é membro corporativo e dirigente do

Crea-Jr? Deverá ser anotado o nome do sócio acadêmico e constatado junto à Assessoria de Qualificação Profissional.

A Organização possui algum programa de incentivo a novos sócios – recém-formados? Deverão ser apresentados o programa e a forma de funcionamento do mesmo.

A Organização promoveu algum evento social? Verificar comprovação do evento.

A Organização promoveu algum evento esportivo? Verificar comprovação do evento.

A Organização promoveu algum evento cultural? Verificar comprovação do evento, mostras, lançamento de livros, entre outros.

Realizou pesquisa de opinião com os profissionais? Verificar comprovação de pesquisa de opinião.

Implantou até 5 sugestões recebidas por meio das pesquisas? Verificar a implantação comprovada e verificar junto à pesquisa de opinião realizada. Implantou mais de 5 sugestões recebidas por meio das pesquisas? Verificar a implantação comprovada e verificar junto à pesquisa de opinião realizada. A Organização criou/implantou algum novo produto ou serviço aos associados? Verificar a comprovação de novo produto ou serviço. Especificar no campo evidências quais os produtos e serviços implantados. A Organização realizou divulgação do Programa de Excelência em Projetos em meio

impresso em 2010? Verificar comprovante impresso.

A Organização realizou divulgação do Programa de Excelência em Projetos em meio

eletrônico em 2010? Verificar comprovante eletrônico.

A Organização promoveu algum curso do Programa de Excelência em Projetos em 2010? Verificar comprovação do evento.

A Organização aumentou até 10 novos sócios o seu quadro associativo? Verificar a quantidade comprovada de novos associados no período de 2010. A Organização aumentou de 11 até 20 novos sócios o seu quadro associativo? Verificar a quantidade comprovada de novos associados no período de 2010. A Organização aumentou de 21 até 30 novos sócios o seu quadro associativo? Verificar a quantidade comprovada de novos associados no período de 2010. A Organização aumentou em mais de 30 novos sócios o seu quadro associativo? Verificar a quantidade comprovada de novos associados no período de 2010.

(23)

DESCRIÇÃO COMENTÁRIOS

ÉTICA PROFISSIONAL

A Organização possui tabela referencial de honorários registrada junto ao Crea? Apresentar a Tabela e o comprovante de registro. Atualizou e registrou anualmente a Tabela Referencial de Honorários no Crea? Verificar a Tabela e o comprovante de registro.

A Organização realizou alguma divulgação da Tabela Referencial de Honorários? Deverá ser verificada evidência de divulgação junto à Organização. A Organização acompanha participativamente as agendas legislativas municipais,

estaduais ou federal de sua circunscrição quanto a projetos de lei de interesses das profissões?

Deverão ser apresentados os projetos de lei e as contribuições encaminhadas pela Organização.

A Comissão de Ética da Organização está prevista no seu estatuto? Verificar junto ao Estatuto da Organização. Poderá ser anterior ao período de avaliação. A Comissão de Ética da Organização possui regimento interno aprovado em Reunião de

Assembleia? Verificar a existência do regimento e a sua aprovação em Ata de Reunião de Assembleia. Poderá ser anterior ao período de avaliação. A Comissão de Ética está composta formalmente com seus integrantes? Obter e relacionar nas evidências os nomes dos integrantes.

A Organização realizou trabalho preventivo à infração ética? Devidamente comprovados, poderão ser eventos, material de divulgação, reuniões de orientação. A Comissão de Ética realizou algum trabalho conciliatório? Deverão ser apresentadas evidências das reuniões de conciliação. Se for uma única, aceitar. A Comissão de Ética realizou algum julgamento no âmbito da Organização? Deverão ser apresentadas evidências do julgamento. Se for uma única, aceitar.

A Organização realizou algum evento em defesa e promoção do salário-mínimo

profissional? Poderão ser aceitas palestras, cursos, debates.

A Organização realizou alguma interação com o poder público em defesa e promoção do

salário mínimo profissional? Deverá ser apresentada evidência de reunião realizada com o poder público, ata e lista de presença, registrando a data e os assuntos discutidos. A Organização criou algum material de divulgação promovendo ou defendendo o

salário-mínimo profissional? Poderão ser aceitos folder, cartilha ou outro material de divulgação.

A Organização publicou alguma matéria em defesa e promoção do salário-mínimo

profissional? Deverão ser apresentadas as matérias publicadas.

A Organização realizou alguma atividade de orientação aos profissionais quanto à

responsabilidade civil e criminal do exercício das profissões? Poderão ser aceitos palestras, cursos, debate ou material de divulgação.

A organização possui relação atualizada dos seus bens patrimoniais? Deverá ser apresentada a relação dos bens, bem como a constatação do nome do responsável pelos mesmos.

Os bens relacionados encontram-se na Organização? Verificar por amostragem.

Existe documento formal com a transferência da responsabilidade pela posse dos

materiais e equipamentos da Organização, da diretoria anterior para a atual? Poderá ser documento específico ou registrado em Ata de Posse ou de Diretoria ou Assembleia, na última transferência, mesmo se anterior ao período de avaliação. Existe Conselho Fiscal na Organização? Poderá estar previsto em Estatuto, porém necessita-se evidenciar os nomes dos integrantes e relacioná-los no campo ‘evidência’. O Conselho Fiscal aprovou a prestação de contas da Organização? Deverá ser apresentada documentação registrando a aprovação.

O Conselho Fiscal aprovou a transferência dos bens patrimoniais da diretoria anterior para

(24)

DESCRIÇÃO COMENTÁRIOS

POLÍTICAS PÚBLICAS

Quanto aos Convênios de Engenharia ou Arquitetura Pública, a Organização possui até 2

tipos de convênios em funcionamento? Deverá ser apresentada cópia do Convênio com as assinaturas, poderá ser anterior ao período de avaliação, desde que esteja em vigência. A Organização possui 3 ou mais tipos de convênios em funcionamento? Deverá ser apresentada cópia do Convênio com as assinaturas, poderá ser anterior ao período de avaliação, desde que esteja em vigência. A Organização realizou mais de 50 obras/serviços de eng., arq. ou agr. públicos por meio

do(s) convênio(s)? Deverá ser apresentada a relação das obras ou serviços, ou as ARTs referentes às obras ou serviços.

A Organização realizou mais de 30 até 50 obras/serviços de eng., arq. e agr. públicos por

meio do(s) convênio(s)? Deverá ser apresentada a relação das obras ou serviços, ou as ARTs referentes às obras ou serviços.

A Organização realizou mais de 10 até 30 obras/serviços de eng., arq. e agr. públicos por

meio do(s) convênio(s)? Deverá ser apresentada a relação das obras ou serviços, ou as ARTs referentes às obras ou serviços.

Possui representatividade em pelo menos 1 Conselho Municipal, Estadual ou Federal? Podem ser lista de presença em reuniões, declaração atualizada dos representantes do Conselho, ou outra documentação legal que registre a representatividade. Possui representatividade entre 2 e 4 Conselhos Municipais, Estaduais ou Federais? Podem ser lista de presença em reuniões, declaração atualizada dos representantes do Conselho, ou outra documentação legal que registre a representatividade. Possui representatividade em 5 ou mais Conselhos Municipais, Estaduais ou Federais? Podem ser lista de presença em reuniões, declaração atualizada dos representantes do Conselho, ou outra documentação legal que registre a representatividade. A Organização está participando da elaboração do Plano Diretor de algum Município? Podem ser lista de presença em reuniões, declaração atualizada dos representantes, ou outra documentação legal que registre a representatividade. A Organização revisou e encaminhou proposta de melhoria de algum Plano Diretor já

aprovado? Deverá ser apresentada qual foi a contribuição, com registro da data e para quem foi encaminhada.

A Organização realizou alguma ação em defesa do meio ambiente? Pode ser palestra, realização de seminários, encontros, simpósios, mostras, qualquer outra atividade cujo foco seja a preservação do meio ambiente. A Organização promoveu em parcerias ou não, reuniões ou debates com os candidatos a

Prefeitos, Governadores ou Presidenciáveis?

Considerar a eleição anterior. Verificar registro de reuniões. A Organização encaminhou ou participou de elaboração de proposta para os Planos de

Governo dos Candidatos a Prefeitos ou Governadores ou Presidenciáveis?

Considerar a eleição anterior. Verificar propostas apresentadas. A Organização encaminhou alguma proposta aos candidatos a Prefeitos ou Governadores?

Considerar a eleição anterior. Verificar propostas apresentadas. A Organização promoveu em parceria ou não alguma reunião com os Representantes

eleitos dos Poderes Executivo ou Legislativo?

Considerar a eleição anterior. Verificar registro de reuniões. A Organização apresentou em parceria ou não alguma proposta nos Poderes

anteriormente citados?

Considerar a eleição anterior. Verificar propostas apresentadas. Existe algum caso na região de abrangência da Organização em que tenham ocorrido

(25)

DESCRIÇÃO COMENTÁRIOS

POLÍTICAS PÚBLICAS

Existe algum encaminhamento da Organização quanto às solicitações de adequações quanto à Acessibilidade em edificações públicas ou privadas na região de abrangência da Organização?

Deverá ser apresentado o registro do encaminhamento, descrevendo-o, bem como a quem foi encaminhado.

Quanto ao acompanhamento técnico em obras ou serviços oriundos dos Convênios de Engenharia, Arquitetura e Agronomia Pública:

Realiza comprovadamente até 2 visitas técnicas de acompanhamento em cada obra? Deverá ser apresentado comprovante das visitas técnicas em pelo menos 5 obras realizadas no período da avaliação. Realiza comprovadamente entre 3 e 5 visitas técnicas de acompanhamento em cada obra? Deverá ser apresentado comprovante das visitas técnicas em pelo menos 5 obras realizadas no período da avaliação. Realiza comprovadamente mais de 5 visitas técnicas de acompanhamento em cada obra? Deverá ser apresentado comprovante das visitas técnicas em pelo menos 5 obras realizadas no período da avaliação. A Organização elabora projetos complementares das obras dos convênios de eng. e arq.

(26)

DESCRIÇÃO COMENTÁRIOS

COMUNICAÇÃO

A Organização possui uma ou mais das seguintes formas de comunicação:

Site? Deverá ser verificado se o site está em funcionamento.

Boletim Informativo Eletrônico? Deverá ser apresentado comprovante da existência de boletim eletrônico em

funcionamento.

Boletim Informativo Impresso? Deverá ser apresentado comprovante da existência de boletim impresso em

funcionamento.

Fax? Verificar equipamento.

E-mail? Verificar web mail

Telefone? Verificar equipamento.

Folder institucional? Verificar documento comprobatório.

A Organização possui comprovadamente matérias publicadas em sites ou em jornais e revistas:

Mais de 50 matérias? Verificar matérias publicadas.

Mais de 20 até 50 matérias? Verificar matérias publicadas.

Entre 10 e 20 matérias? Verificar matérias publicadas.

Quanto à utilização do Boletim Eletrônico:

Encaminhou mais de 6 boletins? Verificar boletins eletrônicos.

Encaminhou entre 3 e 5 boletins? Verificar boletins eletrônicos.

Encaminhou entre 1 e 2 boletins? Verificar boletins eletrônicos.

Quanto à utilização do Boletim Impresso:

Encaminhou mais de 6 boletins? Verificar boletins impressos.

Encaminhou entre 3 e 5 boletins? Verificar boletins impressos.

Encaminhou entre 1 e 2 boletins? Verificar boletins impressos.

Quanto à Assessoria de Imprensa da Organização:

A Organização possui um diretor ou responsável direto pela comunicação? Verificar registro em Ata de Reunião Assembleia. O responsável direto pela comunicação pautou efetivamente 10 ou mais matérias junto à

imprensa? Verificar comprovantes do envio das pautas.

O responsável direto pela comunicação pautou efetivamente entre 4 e 9 matérias junto à

imprensa? Verificar comprovantes do envio das pautas.

O responsável direto pela comunicação pautou efetivamente de 1 até 3 matérias junto à

imprensa? Verificar comprovantes do envio das pautas.

A Organização possui Assessoria de Imprensa? Verificar contrato, nota fiscal ou outro documento que comprove legalmente o vínculo.

A Assessoria de Imprensa pautou efetivamente 10 ou mais matérias junto à imprensa? Verificar comprovantes do envio das pautas. A Assessoria de Imprensa pautou efetivamente entre 4 e 9 matérias junto à imprensa? Verificar comprovantes do envio das pautas. A Assessoria de Imprensa pautou efetivamente até 3 matérias junto à imprensa? Verificar comprovantes do envio das pautas. A Organização publicou mais de 10 matérias nos órgãos de comunicação do Sistema? Verificar comprovantes das matérias publicadas. A Organização publicou entre 5 e 10 matérias nos órgãos de comunicação do Sistema? Verificar comprovantes das matérias publicadas. A Organização publicou mais de 2 até 4 matérias nos órgãos de comunicação do Sistema? Verificar comprovantes das matérias publicadas.

Referências

Documentos relacionados

5.5 – Caixa de diálogo do bloco do gerador síncrono de ímanes permanentes (cont.) [Figura retirada de [24]]. 5.6 – Ajuste do ponto de funcionamento da turbina para o ponto

diagonal espacial, de forma que as arestas das seis pirâmides obtidas meçam um terço da aresta do octaedro.. Uma empresa vai lançar um novo perfume, que será comercializado em

Não houve diferenças estatísticas no tipo de bactéria isolada segundo os grupos definidos (Streptococcus sp, outros aeróbios e anaeróbios) com relação ao uso ou não

As análises realizadas sobre a dinâmica das formas de ocupação e uso da terra, na área do Cruzamento de Inchope, permitiram entender que a partir do ano de 2000,

Assim, este trabalho apresenta uma abordagem que tem como objetivo principal: (i) analisar a cobertura de código levando em consideração os fluxos de chamadas existentes no sistema

Na interação entre os tratamentos com os períodos de coleta, para a contagem de fi broblastos, observou-se que os três tratamentos tiveram aumento progressivo da média de

§ 1º - Serão elegíveis para os cargos de Presidente, Vice-Presidente, Diretores Científicos, Diretores de Eventos, Diretores de informática, Secretários e

(89) A Comissão considera que um dos objectivos do FETTCSA consistiu em alargar a prática segundo a qual os membros da FEFC acordam entre si políticas comer- ciais comuns