• Nenhum resultado encontrado

Fratura diafisária do úmero: Sarmiento simplificado *

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Fratura diafisária do úmero: Sarmiento simplificado *"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

FRATURA DIAFISÁRIA DO ÚMERO: “SARMIENTO” SIMPLIFICADO

Fratura diafisária do úmero:

“Sarmiento” simplificado

*

EVERSONDE OLIVEIRA GIRIBONI1, JOSÉ CARLOS AFFONSO FERREIRA2,

PAULO CRISTIANO CAMARGO HEINRICH3

* Trab. realiz. no Instituto Affonso Ferreira, Hospital e Maternidade Cel-so Pierro.

Recebido em 6/5/99. Aprovado para publicação em 24/6/99.

1. Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Centro Médico Campinas, Instituto Affonso Ferreira e da Santa Casa de Valinhos.

2. Professor Doutor da Unicamp, membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Centro Médico Campinas, Instituto Affon-so Ferreira e Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia da Santa Casa de Valinhos.

3. Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Instituto de Osteoporose de São Paulo e da Santa Casa de Vinhedo. Endereço para correspondência: Dr. Everson O. Giriboni, Av. José Bonifá-cio, 2.656 – Jd. Flamboiant – 13091-241 – Campinas, SP. Tel/fax (019) 254-4200. E-mail – iaf@correio-net.com.br

RESUMO

Trinta e quatro fraturas diafisárias do úmero foram tra-tadas conservadoramente prospectivamente pelo método de Sarmiento simplificado, desenvolvido pelos autores; 24 fraturas preencheram os requisitos para ser incluídas nes-ta revisão. A órtese consistiu de material plástico obtido de frascos de soro fisiológico desprezados, aplicados segun-do técnica descrita. A consolidação radiológica foi obtida em 91,6% dos casos, em média de 7,8 semanas. Desvios angulares em varo-valgo tiveram como média 9,6º e des-vios angulares ântero-posteriores com média de 5,2º, sem causar problemas estéticos ou funcionais. Estudos de bio-mecânica demonstraram eficiência similar entre a órtese originalmente descrita por Sarmiento e a aqui apresenta-da. Os resultados clínicos e laboratoriais obtidos, associa-dos ao custo praticamente inexistente para a confecção da órtese, tornam-na aplicável às condições socioeconômicas brasileiras no tratamento das fraturas diafisárias do úme-ro.

Unitermos – Fratura de úmero; órtese simplificada; tratamento

con-servador

ABSTRACT

Diaphyseal fracture of the humerus: simplified Sarmiento Thirty-four humeral shaft fractures were prospectively treat-ed with a simplifitreat-ed Sarmiento method developtreat-ed by the au-thors. Twenty-four fractures were available for follow-up. The brace was made of plastic material obtained from empty, dis-carded saline solution bottles, and applied according to the described technique. Healing was achieved in 91.6% of the fractures in a mean time of 7.8 weeks; the mean varus-valgus angulation was 9.6º, and mean anteroposterior angulation was 5.2º without esthetic or functional problems. Biomechanical studies showed a similar efficiency for the original Sarmiento polyethylene brace and the one described in this paper. Clin-ical and laboratory results associated to the practClin-ically non-existent costs for the making of the brace make this modifica-tion highly recommended for the Brazilian social and eco-nomic conditions in the treatment of humeral shaft fractures. Key words – Fracture of the humerus; simplified Sarmiento brace;

non surgical method

INTRODUÇÃO

De acordo com a literatura, as fraturas diafisárias do úmero podem ser tratadas de várias maneiras, geralmente optando-se por métodos conoptando-servadores. Vários autores descreveram, desde o início do século, resultados com as diversas modali-dades de tratamento conservador, com tração esquelética ou cutânea balanceada ou não, gesso toracobraquial, pendente gessado, “pinças de confeiteiro” e Velpeau gessado ou não(1-6).

Sarmiento, a partir da década de 60, iniciou o tratamento conservador das fraturas dos ossos da perna, visando mobili-zação e função precoces do membro afetado(7-10); no início

utilizando-se de aparelho gessado (PTB-patelar tendon

bea-ring) e, com o desenvolvimento do método, evoluiu-se para

(2)

ob-E.O. GIRIBONI, J.C.A. FERREIRA & P.C.C. HEINRICH

Fig. 1 Material usado para confecção da órtese

Fig. 2 – A) Limpeza e aplicação de benjoim; B) Aplicação do esparadrapo longitudinal em face externa do braço; C) Face interna; D) Colocação da malha tubular.

tido por este método de tratamento, no início da década de 70, sua aplicação foi estendida para as fraturas diafisárias do úmero e dos ossos do antebraço(11,12). Inicialmente era utilizada uma

única valva, feita de polipropileno, e mais tarde Sarmiento e outros autores desenvolveram a órtese bivalve, a qual divide melhor as forças compressivas nas partes moles, e em polieti-leno, material mais maleável e de fácil moldagem(13-16).

O método de Sarmiento, no tratamento das fraturas do úme-ro, eliminou quase que totalmente as complicações dos méto-dos rígiméto-dos, tais como: capsulite adesiva e subluxação transien-te do ombro, rigidez articular do cotovelo e longos períodos de recuperação funcional. Ele obteve resultados excelentes, com consolidação em média de 10,6 semanas; a função prati-camente normal da extremidade envolvida foi obtida em 95% dos casos(16).

O método de Sarmiento nos parece ser ideal para o trata-mento das fraturas do úmero. É, no entanto, inacessível para a grande maioria da população de um país em desenvolvimen-to, devido ao seu alto custo (R$ 250,00 em média) e a neces-sidade de um técnico em órteses para a sua confecção. Basea-dos nisso é que desenvolvemos uma órtese, a partir de frascos plásticos vazios de soro fisiológico, descartáveis e disponí-veis em qualquer local do país, não necessitando de pessoal técnico especializado para sua confecção.

O intuito desta revisão é demonstrar a nossa experiência prospectiva e laboratorial com o método de Sarmiento simpli-ficado.

MATERIAL E MÉTODOS

De julho de 1989 a setembro de 1992, utilizamos o método simplificado de Sarmiento em 33 pacientes com 34 fraturas do úmero, sendo uma bilateral. Vinte e quatro fraturas em 23 pacientes foram seguidas, segundo o protocolo de tratamento, por um dos autores (P.C.C.H.).

Vinte e sete (79,4%) ocorreram no sexo masculino e sete (20,6%) no feminino; as idades variaram de 28 a 83 anos, com média de 33 anos. A causa mais freqüente do trauma foi atropelamento em 14 casos (41,2%), acidentes automobilísti-cos em 6 casos (17,6%), acidentes motociclístiautomobilísti-cos em 4 casos (11,8%); queda da própria altura em 4 casos (11,8%); queda superior a 2 metros de altura em 3 casos (8,8%) e 1 caso de ferimento por arma de fogo, fratura patológica por tumor e esforço físico rotacional em “braço de ferro”, categorizando 8,8%.

As fraturas foram diafisárias: 23 casos (67,6%) envolvendo o terço médio, 8 casos (23,6%) o terço distal e 3 casos (8,8%) o terço proximal da diáfise.

Quanto ao tipo de fratura, a de maior incidência foi a comi-nutiva em 19 casos (55,9%) e não comicomi-nutivas em 14 casos (41,2%), além de uma fratura segmentar (2,9%). Todas as fra-turas foram fechadas, exceto uma no terço médio que foi ex-posta, tipo 2 de Gustillo.

O método constou de uma órtese, confeccionada a partir de dois frascos plásticos de soro fisiológico de 1.000ml, que, re-tirados o topo e o fundo, formam duas folhas plásticas (val-vas), 0,5 metro de malha tubular, de 7cm de largura, um rolo de algodão ortopédico de 15cm e 1 metro de esparadrapo (fig. 1).

(3)

FRATURA DIAFISÁRIA DO ÚMERO: “SARMIENTO” SIMPLIFICADO

Fig. 3 – A) Colocação de algodão ortopédico; B) Colocação da primeira valva anteriormente; C) Colocação da segunda valva posteriormente; D) Fixação das valvas com esparadrapo.

A técnica de colocação da órtese segue os seguintes passos: 1) Limpeza do braço com aplicação de Benjoin (fig. 2A); 2) Aplicação de esparadrapo longitudinal (fig. 2, B e C), colocação da malha tubular (fig. 2D), seguida do algodão or-topédico (fig. 3A), com cuidado para aplicar uma camada ex-tra, próxima do cotovelo e axila, no intuito de evitar macera-ções;

3) Colocação da primeira valva plástica anteriormente, com a abertura posterior, e da segunda valva posteriormente, com abertura anterior (fig. 3, B e C);

4) Ajuste das valvas em torno das partes moles, tentando fazer compressão importante sobre a musculatura bicipital e tricipital do braço (sem causar efeito torniquete) e fixação des-tas com três tiras de esparadrapo circular (fig. 3D);

5) Acabamento com faixa de crepe e confecção de tipóia (fig. 4).

Como protocolo de tratamento, no primeiro dia de fratura, foi aplicada tala gessada axilopalmar, mantida por uma sema-na, após a qual foi colocada órtese. Prescrita orientação de fisioterapia domiciliar: exercícios de circundação do ombro e flexo-extensão ativa do cotovelo, evitando-se a abdução ativa do ombro. Os retornos foram a cada duas semanas, quando, por motivo de higiene e ajuste, as órteses eram trocadas e ob-servadas possíveis lesões de pele. Em cada revisão foram rea-lizadas radiografias de controle ântero-posterior e laterais, com observação do grau de consolidação, anotados os graus de movimento das articulações e realizado exame neurológico e clínico da extremidade com especial atenção à mobilidade do foco da fratura.

A retirada da órtese foi feita somente quando da consolida-ção clínica e radiológica da fratura. Alta após um mês, quan-do era repetida a radiografia e confirmada a consolidação.

Realizamos estudos simulando fratura de úmero, compa-rando a rigidez do sistema sem órtese, com órtese de polieti-leno tipo Sarmiento e com a nossa órtese simplificada.

Conforme esquema (fig. 5), simulou-se uma fratura do úme-ro com cano de ferúme-ro galvanizado de 60cm de comprimento, com 1,8cm de diâmetro, serrado ao meio e uma de suas extre-midades fixada a uma base com angulação de 45º. Uma man-gueira de borracha de 10cm de comprimento por 1cm de diâ-metro mantinha conexão entre os dois tubos, representando o foco da fratura. Envolvendo todo o sistema foi colocada uma peça de músculo bovino, simulando as partes moles que cir-cundam a fratura (fig. 6A).

Fig. 4 – A) Fixação com esparadrapo; B) Acabamento com faixa crepe; C) Acabamento após rebate do esparadrapo; D) Confecção de tipóia.

Fig. 5 – Cano de ferro serrado ao meio fixado em uma base, simulando uma fratura

(4)

E.O. GIRIBONI, J.C.A. FERREIRA & P.C.C. HEINRICH

e em média de 9,6º, variando de 2 a 20º, e posteriores com a média de 5,2º, variando de 2 a 10º. Nenhum dos pacientes apresentou queixa estética ou funcional relativa aos desvios (fig. 8).

O comprimento do úmero foi medido nas radiografias ân-tero-posteriores finais, que mostraram encurtamento em mé-dia de 4,1mm, variando de 0 a 7mm (fig. 9).

Dois dos pacientes se apresentaram com lesão do nervo ra-dial imediata à fratura, com recuperação total: uma após seis A parte experimental foi realizada com a aplicação de três

quilogramas na extremidade livre do sistema (fig. 6) e radio-grafia ântero-posterior efetuada: a) sem nenhum método de imobilização (fig. 6B); b) com a fixação externa pelo apare-lho clássico de Sarmiento de polietileno (fig. 6C); e c) com a nossa órtese simplificada (fig. 6D), atentando-se para o grau de flexão sofrido pelo sistema.

RESULTADOS

Dos 23 pacientes com 24 fraturas seguidos pelos autores, conforme o protocolo descrito, a consolidação clínica foi ob-tida, em média, após 6,3 semanas de imobilização, variando de 4,5 a 10 semanas, com consolidação radiológica em média após 7,8 semanas, variando de 6 a 11 semanas (fig. 7). Embo-ra não tenhamos um valor estatístico absoluto, notamos nítida consolidação mais rápida nos casos de fraturas cominutivas. Duas fraturas evoluíram para pseudartrose, sendo uma em paciente epiléptico e outra em paciente que não observou a orientação protocolar, retornando às atividades físicas pesa-das de imediato à implantação da órtese; estes casos foram excluídos da estatística de tempo e consolidação e tratados cirurgicamente.

Os desvios angulares das fraturas consolidadas foram me-didos nas radiografias finais, sendo todos os desvios em varo

Fig. 6 – A) Peça de músculo bovino envolvendo o sistema; B) Colocação de 3,0kg na extremidade livre; C) Colocação de 3,0kg com órtese clássica de Sarmiento; D) Colocação de 3,0kg com nossa órtese. Observar o grau de flexão sofrido pelo sistema.

(5)

FRATURA DIAFISÁRIA DO ÚMERO: “SARMIENTO” SIMPLIFICADO

semanas e a outra após cinco meses, não exigindo nenhuma modificação substancial do protocolo.

Além dos dois (8,3%) casos de pseudartrose, relacionamos como complicações: uma (4,1%) fratura consolidada após 18 semanas (considerada como retardo de consolidação), um caso (4,1%) de subluxação transiente do úmero, melhorada após exercícios fisioterápicos, dois casos (8,3%) de rigidez do co-tovelo melhorada com fisioterapia. Todos os pacientes apre-sentaram grau leve de dermatite de contato que não interferiu com o tratamento e solucionada espontaneamente após o tér-mino do mesmo.

No simulador de fratura, tivemos desvio angular de 70º no sistema sem imobilização (fig. 6B), desvio de 10º no sistema do tipo Sarmiento de polietileno (fig. 6C) e desvio de 10º no sistema simplificado (fig. 6D).

DISCUSSÃO

Nossos resultados foram comparados com os da literatura mundial(12-16), com o óbvio custo menor pela utilização de

material desprezado dentro do ambiente médico-hospitalar. Sarmiento e Zagorski demonstraram em estudos biomecâ-nicos que: a rigidez do foco da fratura de óssos longos, neces-sária para estabilização e consolidação da mesma, é feita à custa da compressão das partes moles ao redor da fratura e não pela resistência e dureza do material utilizado na confec-ção da órtese(10,16,17). Nosso experimento biomecânico

com-prova os achados de Zagorski, com-provando a viabilidade do uso da órtese simplificada ao invés da órtese clássica de Sarmien-to.

As complicações com relação à consolidação são explica-das pela grande mobilidade aplicada ao foco da fratura no

início do tratamento, pela falta de cooperação de nossos pa-cientes. Esse fato explica sobremaneira os nossos casos de pseudartrose, pois um deles ocorreu em paciente epiléptico não controlado e o outro em um paciente que retornou à ativi-dade pesada de imediato à colocação da órtese, sem o nosso aval. Um dos casos foi tratado com osteossíntese com placa, parafusos e enxertia óssea, e o outro por injeção de medula óssea do ilíaco no foco da pseudartrose, ambas com bons re-sultados.

Os desvios angulares, de até 20º, devido à massa de partes moles do braço e à grande mobilidade das articulações adja-centes, não causaram qualquer problema estético ou funcio-nal(12,16,17).

A abdução ativa do ombro deve ser evitada nas primeiras semanas do tratamento, prevenindo-se assim desvios angula-res em varo de maior significação(18).

Outro aspecto citado por Sarmiento e também observado nos nossos casos, com relação à maior rapidez de consolida-ção das fraturas cominutivas, quando comparadas com as trans-versas, se deve ao fato de que provavelmente ocorre maior intensidade de microtraumas no foco da fratura durante o tra-tamento, estimulando o desenvolvimento de calo ósseo exu-berante(18).

Baseado no sucesso com as fraturas do úmero e devido ao baixo custo socioeconômico do método, estendemos esta for-ma de tratamento simplificada para as fraturas diafisárias do antebraço e fêmur, o que será motivo de futuras revisões.

CONCLUSÕES

Com a órtese de Sarmiento simplificada, acreditamos po-der atingir o mesmo índice de sucesso no tratamento das

fra-Fig. 8 – Fratura diafisária com angulação aceitável e sem deformidade estética

Fig. 9 – Fratura por arma de fogo; consolidação após retirada do fixador externo e colocação de órtese simplificada.

(6)

E.O. GIRIBONI, J.C.A. FERREIRA & P.C.C. HEINRICH

turas diafisárias do úmero do que o conseguido por outros autores que usaram métodos semelhantes, com um custo so-cioeconômico menor e aplicável às nossas realidades.

REFERÊNCIAS

1. Christensen S.: Humeral shaft fractures, operative and conservative treatment. Acta Chir Scand 133: 455-460, 1970.

2. De Palma A.F.: The management of fractures and dislocations. 3rd ed., vol. I, p.p. 719-738, 1980.

3. Epps C.H., Jr.: “Fractures of the shaft of the humerus” in Rockwood e Green (eds.): Fractures in adults. 2nd ed., vol. 1, p.p. 653-674, 1984. 4. Holm C.L.: Management of humeral shaft fractures. Fundamental

non-operative technics. Clin Orthop 71: 132-139, 1970.

5. Klenerman L.: Fractures of the shaft of the humerus. J Bone Joint Surg [Br] 48: 105-111, 1966.

6. Laferté A.D., Nutter P.D.: The treatment of fractures of the humerus by means of a hanging plaster cast. “Hanging cast”. Am Surg 114: 919-930, 1941.

7. Sarmiento A.: A functional below-the-knee cast for tibial fractures. J Bone Joint Surg [Am] 49: 855-875, 1967.

8. Sarmiento A.: A functional below-the-knee brace for tibial fractures. A report on its use in 135 cases. J Bone Joint Surg [Am] 52: 295-311, 1970.

9. Sarmiento A., Gersten L.M.: Tibial shaft fractures treated with func-tional braces. Experience with 780 fractures. J Bone Joint Surg [Br] 71: 602-609, 1989.

10. Sarmiento A., Catta L.L.: The role of soft tissues in fracture stability. J Bone Joint Surg [Am] 56: 854, 1974.

11. Sarmiento A., Cooper J.S.: Forearm fractures. Early functional brac-ing. A preliminary report. J Bone Joint Surg [Am] 57: 297-304, 1975. 12. Sarmiento A., Kinman P.B.: Functional bracing of fractures of the shaft

of the humerus. J Bone Joint Surg [Am] 59: 596-601, 1977. 13. Balfour G.W., Mooney C., Ashby M.E.: Diaphyseal fractures of the

humerus treated with a ready-made fracture brace. J Bone Joint Surg [Am] 64: 11-13, 1982.

14. Latta L.L., Sarmiento A., Tarr R.R.: The rationale of functional brac-ing fractures. Clin Orthop 146: 28-36, 1980.

15. McMaster W.C., Tiunon M.C., Waugh T.R.: Cast brace for the upper extremity. Clin Orthop 109: 126-129, 1975.

16. Zagorski J.B., Latta L.L.: Diaphyseal fractures of the humerus. Treat-ment with prefabricated braces. J Bone Joint Surg [Am] 70: 607-610, 1988.

17. Zagorski J.B., Zych G.A., Latta L.L., McCullough, N.C. III: Modern concept in functional fracture bracing: the upper limb. Instructional Course Lectures, the American Academy of Orthopaedic Surgeons, vol. 36, p.p. 371-401, 1987.

18. Sarmiento A.: Personal communication. Rio de Janeiro, August, 1990. 19. Parrish C.C., Murray J.A.: Surgical treatment for secondary neoplastic fractures. A retrospective study of ninety-six patients. J Bone Joint Surg [Am] 52: 665-686, 1970.

Referências

Documentos relacionados

1.1 O Processo Seletivo será realizado para as Instituições de Ensino Superior privadas, conveniadas a esta Secretaria Estadual de Saúde, participantes do

A democratização do acesso às tecnologias digitais permitiu uma significativa expansão na educação no Brasil, acontecimento decisivo no percurso de uma nação em

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

Ainda nos Estados Unidos, Robinson e colaboradores (2012) reportaram melhoras nas habilidades de locomoção e controle de objeto após um programa de intervenção baseado no clima de

6.1 Caracterização do contexto da pesquisa Esta pesquisa está situada no contexto do ensino de Administração no Brasil, mais especificamente no âmbito da aplicação do currículo

4 Este processo foi discutido de maneira mais detalhada no subtópico 4.2.2... o desvio estequiométrico de lítio provoca mudanças na intensidade, assim como, um pequeno deslocamento

The purpose of this study is to recognize and describe anatomical variations of the sphenoid sinus and the parasellar region, mainly describing the anatomy of

A Análise de Processos do Negócio (BPA) pode proporcionar à Gestão Estratégica de Custos esta necessidade, constituindo-se numa ferramenta útil de suporte. Ele