• Nenhum resultado encontrado

CANDIDATOS INDICADOS PELO ACIONISTA VALEPAR S.A. PARA COMPOR. Membros do Conselho de Administração da Vale

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CANDIDATOS INDICADOS PELO ACIONISTA VALEPAR S.A. PARA COMPOR. Membros do Conselho de Administração da Vale"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

CANDIDATOS INDICADOS PELO ACIONISTA VALEPAR S.A. PARA COMPOR O CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO E O CONSELHO FISCAL DA VALE.

Membros do Conselho de Administração da Vale

Nos termos do art. 11 do Estatuto Social da Vale, o Conselho de Administração é composto por onze membros titulares e respectivos suplentes, acionistas da sociedade. O prazo de gestão dos membros do Conselho de Administração é de dois anos, permitida a reeleição. A eleição dos membros do Conselho de Administração observará o disposto na legislação em vigor e no Estatuto Social da Vale.

Cabe ressaltar que, nos termos do §5º do artigo acima mencionado, um membro titular e seu suplente, serão eleitos em votação em separado, pelo conjunto de empregados da Vale. A tabela a seguir relaciona os indicados pelo acionista Valepar S.A. (“Valepar”) à reeleição ou eleição, conforme o caso, para os cargos de membros titulares e respectivos suplentes do Conselho de Administração, na Assembleia Geral Ordinária da Vale convocada para o próximo dia 16.04.2009 (“AGO”).

TITULARES SUPLENTES Sérgio Ricardo Silva Rosa (1) Luiz Felix Freitas (2)

José Ricardo Sasseron (1) Rita de Cássia Paz Andrade Robles (1)

Jorge Luiz Pacheco (1) Deli Soares Pereira (2)

Sandro Kohler Marcondes (1) Luiz Augusto Ckless Silva (2) Renato da Cruz Gomes (1) João Moisés de Oliveira (1) Mário da Silveira Teixeira Júnior (1) Luiz Carlos de Freitas (1)

Ken Abe (2) Hidehiro Takahashi (1)

Oscar Augusto de Camargo Filho (1) Wanderlei Viçoso Fagundes (1) Luciano Galvão Coutinho (1) Paulo Sérgio Moreira da Fonseca (1)

(1)

Indicados à reeleição.

(2) Indicados à eleição.

Abaixo, segue um resumo da experiência profissional, as áreas de especialização e as principais atividades desenvolvidas por cada uma das pessoas acima mencionadas:

Titulares

Sérgio Ricardo Silva Rosa. Nascido em 23.06.1959, o Sr. Rosa é atualmente o

Presidente da PREVI - Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (“Previ”), onde trabalha desde 2000. É também Presidente do Conselho de Administração da Vale desde maio de 2003, conselheiro e Diretor Presidente da Valepar, e Diretor Presidente da Litel Participações S.A. (“Litel”). É conselheiro da

(2)

Brasil Telecom Participações desde dezembro de 2000, e da Sauípe S.A. desde maio de 2001. Antes de ingressar na Previ, o Sr. Rosa atuou como Presidente da Confederação Nacional dos Bancários de junho de 1994 a maio de 2000. De janeiro de 1995 a dezembro de 1996, o Sr. Rosa foi vereador do Município de São Paulo. Graduou-se em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (“USP”).

José Ricardo Sasseron. Nascido em 17.03.1956, o Sr. Sasseron é atualmente

Diretor de Seguridade da Previ. Iniciou sua carreira em 1980 no Banco do Brasil S.A. (“Banco do Brasil”). Entre 1996 e 1998, foi presidente do Conselho Fiscal da Previ. Desde 2001, atua como membro do Conselho de Gestão e Previdência Complementar (CGPC) e como Presidente da Associação Nacional dos Participantes de Fundo de Pensão (ANAPAR). Desde abril de 2007, é membro do Conselho de Administração da Vale. De 2005 a 2007, o Sr. Sasseron foi Presidente do Conselho de Administração da Sauípe S.A., e em 2004, retornou a Previ, onde atuou como membro do Conselho Deliberativo até 2006. Ele é graduado em História pela USP.

Jorge Luiz Pacheco. Nascido em 23.10.1954, o Sr. Pacheco é Gerente de

Acompanhamento de Empresas Estratégicas na Previ desde dezembro de 2000. É membro do Conselho de Administração da Vale, da Valepar e Diretor da Litel, tendo exercido o cargo de membro do Conselho Fiscal da Companhia Siderúrgica Belgo-Mineira. Iniciou sua carreira em 1973, no Banco do Brasil. Graduou-se em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Cândido Mendes no Rio de Janeiro e pós-graduação em Finanças e Administração pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (“IBMEC”).

Sandro Kohler Marcondes. Nascido em 16.04.1964, o Sr. Marcondes é Diretor do

Banco do Brasil. Ele iniciou sua carreira no banco em 1982, tendo exercido vários cargos no país e exterior. Desde 2005, atua como Diretor da BB Leasing, do Banco do Brasil Securities (Nova Iorque), da BB Securities (Londres) e da BB Tur, e desde abril de 2007, é membro do Conselho de Administração da Vale. Ele é graduado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Guarapuava e Mestre pela Fundação Getulio Vargas (“FGV”) de São Paulo.

Renato da Cruz Gomes. Nascido em 23.02.1953, o Sr. Gomes é Diretor Executivo

da Bradespar S.A. desde 2000. De 1976 a 2000, ocupou várias posições no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (“BNDES”) e exerceu o cargo de membro do Conselho de Administração de várias empresas como: Aracruz Celulose S.A. (“Aracruz”), Iochpe-Maxion S.A., Bahia Sul Celulose S.A., Globo Cabo S.A. e Latasa S.A.(“Latasa”). Também foi membro do Conselho Consultivo do Factor Sinergia – Fundo de Investimento de Valores Mobiliários em Ações - e membro do Comitê de Investimentos do Bradesco Templeton Value and Liquidity Fund. Desde abril de 2001, o Sr. Gomes é membro do Conselho de Administração da Vale. Ele também atua como Diretor e membro do Conselho de Administração da Valepar. Formou-se em Engenharia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

(3)

(“UFRJ”) e é pós-graduado em Gestão Empresarial pela Sociedade de Desenvolvimento Empresarial (SDE/IBMEC).

Mário da Silveira Teixeira Júnior. Nascido em 04.03.1946, o Sr. Teixeira iniciou

sua a carreira na Organização Bradesco em julho de 1971, na Bradesco S.A. Corretora de Títulos e Valores Mobiliários, da qual foi Diretor entre março de 1983 e janeiro de 1984, transferindo-se posteriormente para o Banco Bradesco de Investimento S.A. e Banco Bradesco S.A. (“Banco Bradesco”). No Banco Bradesco, foi eleito Diretor Departamental em janeiro de 1984, Diretor Executivo Gerente em março de 1992 e Diretor Vice-Presidente Executivo em março de 1998, membro do Conselho de Administração de março de 1999 a julho de 2001, quando afastou-se para presidir a Bradespar S.A. (“Bradespar”), empresa criada por cisão parcial do Banco Bradesco. Foi reconduzido ao Conselho de Administração do Banco Bradesco em março de 2002, cargo que ocupa até hoje. Atualmente é também membro do Conselho de Administração da Bradesco Leasing S.A. - Arrendamento Mercantil; membro da Mesa Regedora e Diretor Gerente da Fundação Bradesco; membro do Conselho de Administração e Diretor Gerente da Fundação Instituto de Moléstias do Aparelho Digestivo e da Nutrição (FIMADEN). Além dessas atividades, é membro do Conselho de Administração da Bradespar; Vice-Presidente do Conselho de Administração da Vale e da Valepar; e membro vogal do Conselho de Administração do Banco Espírito Santo de Investimento S.A., com sede em Lisboa, Portugal. Foi Diretor Vice-Presidente da ANBID - Associação Nacional dos Bancos de Investimento; membro do Conselho Diretor da ABRASCA - Associação Brasileira das Companhias Abertas; Vice-Presidente do Conselho de Administração do BES Investimento do Brasil S.A. - Banco de Investimento; membro do Conselho de Administração da Companhia Paulista de Força e Luz - CPFL, Companhia Piratininga de Força e Luz, Companhia Siderúrgica Nacional (“CSN”), CPFL Energia S.A., CPFL Geração de Energia S.A., Latasa, São Paulo Alpargatas S.A. (“Alpargatas”), Tigre S.A. Tubos e Conexões (“Tigre S.A.”), VBC Energia S.A. e VBC Participações S.A. Formado em Engenharia Civil e Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Ken Abe. Nascido em 19.09.1947, o Sr. Abe ingressou na Mitsui & Co. Ltd. em

1970, onde ocupou diversas posições, e atualmente exerce o cargo de Diretor Executivo e Vice Presidente Executivo. De outubro de 2003 a abril de 2006, exerceu o cargo de membro do Conselho de Administração da Valepar. Formado em Economia pela Waseda University, no Japão.

Oscar Augusto de Camargo Filho. Nascido em 09.03.1938, o Sr. Camargo Filho é

sócio da CWH Consultoria Empresarial. Desde outubro de 2003, é membro dos Conselhos de Administração da Vale e da Valepar. De 1999 a 2003, atuou como Presidente do Conselho de Administração da MRS Logística S.A. (“MRS”). De 1973 a 2003, ocupou diversas posições na CAEMI – Mineração e Metalurgia S.A. (“Caemi”), incluindo a de Diretor Presidente e membro de seu Conselho de Administração. De 1963 a 1973 ocupou diversas posições dentro da Motores Perkins S.A., como a de

(4)

Diretor Comercial e de Vendas e Gerente de Vendas e Serviços. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito na USP.

Luciano Galvão Coutinho. Nascido em 06.09.1948, o Sr. Coutinho é Presidente do

BNDES. Até assumir a Presidência do BNDES era sócio da LCA Consultores, atuando como consultor-especialista em defesa da concorrência, comércio internacional e perícias econômicas. Desde agosto de 2007, é membro do Conselho de Administração da Vale. Ele é doutor em Economia pela Universidade de Cornell (EUA) e professor convidado da Universidade de Campinas (Unicamp). Especialista em economia industrial e internacional, escreveu e foi organizador de vários livros e de artigos, publicados no Brasil e no exterior. Em 1994, coordenou o Estudo de Competitividade da Indústria Brasileira, trabalho de quase uma centena de especialistas que mapeou com profundidade inédita o setor industrial brasileiro. Entre 1985 e 1988 foi Secretário-Executivo do Ministério de Ciência e Tecnologia, participando da estruturação do Ministério e na concepção de políticas voltadas a áreas de alta complexidade, como biotecnologia, informática, química fina, mecânica de precisão e novos materiais. O Sr. Coutinho é bacharel em Economia pela Universidade de São Paulo e, durante o curso, recebeu o prêmio Gastão Vidigal como melhor aluno de Economia de São Paulo. Possui mestrado em Economia pelo Instituto de Pesquisas Econômicas da USP e foi professor visitante nas Universidades de São Paulo, de Paris XIII, do Texas e do Instituto Ortega y Gasset.

Suplentes

Luiz Felix de Freitas. Nascido em 26.02.1959, o Sr. Freitas coordenou o Projeto de

Construção da Área de Controles Internos e Conformidade da Previ em 2003. Desde fevereiro de 2004, atua como Gerente Executivo da Área de Controles Internos da Previ. De 2004 a 2007, integrou a Comissão Técnica de Controles Internos da ABRAPP, da qual foi Fundador e Coordenador de 2005 a 2007. De 2006 a 2008, lecionou a disciplina de Controle de Gestão no IDEAS, e de abril a novembro de 2008, exerceu o cargo de membro do Conselho Fiscal da Contax Participações S.A. O Sr. Freitas é graduado em Administração pela Universidade Carioca, em Engenharia Eletrônica pela Faculdades Reunidas Nuno Lisboa, e em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), possui MBA em Gestão Estratégica da Informação - Inteligência Competitiva pela Universidade Estácio de Sá, e em Previdência Complementar pela COPPE UFRJ/ IDEAS - Instituto Desenvolvimento Estudos Aplicados, e é pós-graduado em Gestão Estratégica em Tecnologia da Informação pela Universidade Carioca.

Rita de Cássia Paz Andrade Robles. Nascida em 03.01.1967, a Sra. Robles é

Gerente Executiva de Pagamentos de Benefícios e Rendas da Previ e membro suplente do Conselho de Administração da Vale e membro titular do Conselho de Administração da Valepar. Atuou na área de Planejamento de Investimentos da Previ, no período de 1999 a 2004, como Analista Sênior. Foi cedida pelo Banco do Brasil ao Ministério da Economia, Fazenda e Planejamento, entre 1989 e 1992, na Assessoria de Planejamento,

(5)

e de 1993 a 1999, ao Ministério da Indústria, do Comércio e do Turismo, onde atuou nas áreas de integração regional e de aplicação de instrumentos de defesa comercial. A Sra. Robles é mestre em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica (“PUC”) do Rio de Janeiro, e Economista e Especialista em Finanças pelo IBMEC.

Deli Soares Pereira. Nascido em 21.10.1949, o Sr. Pereira exerceu o cargo de

Diretor Executivo da Confederação Nacional dos Bancários, de 2003 a 2006. Foi Diretor Executivo da Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil (“Cassi”) de maio de 1998 a maio de 1999 e Presidente do Conselho Deliberativo de maio de 1997 a maio de 1998. Antes disso, atuou como Diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo de 1991 a 1994 e posteriormente de 1999 a 2002, e como Secretário de Formação da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito de São Paulo (FETEC) de 1989 a 1991. O Sr. Pereira é graduado em Ciências Sociais pela USP.

Luiz Augusto Ckless Silva. Nascido em 28.12.1959, o Sr. Silva exerceu o cargo de

Gerente do Banco do Brasil e da Previ de 1999 a 2003. O Sr. Silva é graduado em Ciências Políticas e Econômicas pela PUC do Rio Grande do Sul.

João Moisés de Oliveira. Nascido em 06.03.1945, o Sr. Oliveira ingressou no

Banco Bradesco em 1962, onde ocupou diversos cargos, tais como, Gerente Departamental Chefe, de 1982 a 1983, e Diretor Departamental, de 1992 a 2000. De 1983 a 1992, foi Diretor da Bradesco Previdência e Seguros S.A. Em 1984 assumiu também o cargo de Diretor da Bradesco S.A. Corretora de Títulos e Valores Mobiliários, sendo que em 1985 foi nomeado Diretor Presidente, cargo que exerceu até 1992. Ocupa o cargo de Diretor Presidente da Bradespar. O Sr. Oliveira é membro do Conselho de Administração da Valepar e membro suplente do Conselho de Administração da Vale. Foi membro do Conselho de Administração das seguintes empresas: COFAP – Companhia Fabricadora de Peças, Companhia Siderúrgica Belgo Mineira, CSN, Indústria Romi S.A., Metal Leve S.A. Indústria e Comércio, Alpargatas, Telecelular Sul Participações S.A.,Tigre S.A., dentre outras. O Sr. Oliveira é graduado em Economia pela Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e Atuariais da PUC.

Luiz Carlos de Freitas. Nascido em 02.09.1952, o Sr. Freitas exerceu o cargo de

Superintendente da Bradespar de fevereiro de 2000 até fevereiro de 2007. Desde abril de 2007, é membro do Conselho de Administração da Vale. O Sr. Freitas é formado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas de Osasco.

Hidehiro Takahashi. Nascido em 03.02.1956, o Sr. Takahashi é Diretor

Vice-Presidente Executivo da Mitsui & Co. (Brasil) S.A., onde já trabalhou nos Departamentos de Recursos Minerais e Metais. Ingressou na Mitsui & Co., Ltd. em 1980, onde exerceu, dentre outros cargos, o de Gerente Geral do Departamento da Divisão de Minério de Ferro. O Sr. Takahashi é membro suplente do Conselho de

(6)

Administração da Vale desde abril de 2005. O Sr. Takahashi é formado em Ciências Política e Econômica pela Universidade de Waseda.

Wanderlei Viçoso Fagundes. Nascido em 05.05.1946, o Sr. Fagundes é consultor

de empresas, sócio da CWH Consultoria Empresarial. De 1994 a 2003, foi Presidente da SINFERBASE - Sindicato da Indústria Extrativa de Minério de Ferro e Metais Básicos. Passou por diversas áreas das empresas do Grupo Caemi, onde assumiu, em 1984, a Diretoria de Controle da Minerações Brasileiras Reunidas S.A. – MBR (“MBR”), que posteriormente acumulou com a Diretoria Financeira. Foi Diretor do Grupo Caemi em 1990, assumindo a Presidência da Caemi em 2000. Ocupou o cargo de Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Caemi de 2001 a 2003. O Sr. Fagundes é membro suplente do Conselho de Administração da Vale desde setembro de 2003. Foi membro do Conselho de Administração de empresas nas quais a Caemi detinha participação, a saber: MBR, Cadam S.A., MRS e Quebec Cartier Mining Co. O Sr. Fagundes é graduado em Economia pela UERJ e Técnico em Contabilidade pela FGV. Possui curso de pós-graduação em Business Management Programme da Columbia University (EUA) e Advanced Management Programme da Insead (França).

Paulo Sérgio Moreira da Fonseca. Nascido em 08.08.1950, o Sr. Fonseca exerce,

desde maio de 2005, a função de Chefe do Departamento de Indústria de Base (mineração, siderurgia, metalurgia e cimento), no BNDES, local onde já ocupou diversos cargos desde dezembro de 1975. É membro suplente do Conselho de Administração da Vale desde maio de 2008. Atuou, ainda, como Economista da Marka Corretora de setembro a dezembro de 1975. O Sr. Fonseca foi representante do BNDES na delegação brasileira na RIO 92. Já atuou também como Coordenador Adjunto, com José Paulo Silveira do Ministério do Planejamento, na elaboração dos Planos Plurianuais de Investimento “Avança Brasil”, de 2000 a 2003, e “Brasil para Todos” entre 2004 a 2007. Ocupou ainda o cargo de membro suplente do Conselho de Administração da Aço Villares de 2005 a 2006, e do Conselho de Administração da Valepar de 2005 a 2008. O Sr. Fonseca formou-se em Economia pela UFRJ, e possui, ainda, MBA em Finanças pela COPPEAD.

Membros do Conselho Fiscal da Vale

Nos termos do art. 36 do Estatuto Social da Vale, o Conselho Fiscal é órgão de funcionamento permanente, composto de três a cinco membros efetivos e respectivos suplentes, que permanecem no cargo até a primeira Assembleia Geral Ordinária após a sua eleição. A eleição dos membros do Conselho Fiscal observará o disposto na legislação em vigor e no Estatuto Social da Vale.

A tabela a seguir relaciona os indicados pela acionista Valepar à reeleição ou eleição, conforme o caso, para os cargos de membros titulares e suplentes do Conselho Fiscal, também a ser deliberada por ocasião na AGO.

(7)

Antonio José de Figueiredo Ferreira (1) Cícero da Silva (2)

Marcelo Amaral Moraes (1) Oswaldo Mário Pego de Amorim Azevedo (1)

Aníbal Moreira dos Santos (1) Vago

(1) Indicados à reeleição. (2) Indicado à eleição.

Abaixo, segue um resumo da experiência profissional, as áreas de especialização e as principais atividades desenvolvidas por cada uma das pessoas acima mencionadas:

Titulares

Antônio José de Figueiredo Ferreira. Nascido em 13.10.1954, o Sr. Ferreira

trabalhou no Banco do Brasil por 32 anos, ocupando cargos nas áreas de Auditoria e Tecnologia da Informação. Posteriormente, de 1996 a maio de 2007, atuou como Auditor-Chefe Interno da Previ. É membro efetivo do Conselho Fiscal da Vale desde abril de 2008. De maio de 2005 a abril de 2008, foi Coordenador do Comitê de Controladoria (antigo Comitê de Auditoria) da Vale. TFormou-se em Engenharia Mecânica pela UERJ e em Direito pela UFRJ. Concluiu, também, um MBA em Auditoria Interna na USP e em Legislação Societária e Finanças pela FGV do Rio de Janeiro. Concluiu, ainda, um MBA em Gestão e Programas Privados de Pensão na Wharton School da Universidade da Pennsylvania.

Marcelo Amaral Moraes. Nascido em 10.07.1967, o Sr. Moraes Ingressou no

Grupo Stratus em agosto de 2006, como Diretor responsável pela área de Fundos Especializados. Antes disso, foi Gerente de Investimento da Bradespar por seis anos. De 1995 a 2000, trabalhou em Fusões e Aquisições e Departamentos de Mercado de Capital do Banco Bozano, Simonsen. Em 2004, ele foi membro suplente do Conselho de Administração da Net Serviços S.A. e, em 2003, membro suplente do Conselho de Administração da Vale. É membro efetivo do Conselho Fiscal da Vale desde 2004. O Sr. Moraes é formado em Economia pela UFRJ e tem MBA pela COPPEAD/UFRJ.

Aníbal Moreira dos Santos. Nascido em 26.08.1938, foi Diretor Executivo da

Caemi Canada Inc., Caemi Canada Investments Inc., CMM Overseas, Ltd., Caemi International Holdings BV e Caemi International Investments NV, subsidiárias da Caemi, de 1998 a 2003, quando se aposentou. De 1983 a 2003 foi Controller da Caemi. De 1999 a 2003, foi membro do Conselho Fiscal da CADAM S.A. e membro suplente do Conselho de Administração da MBR e da Empreendimentos Brasileiros de Mineração S.A. - EBM, de 1998 a 2003. O Sr. Santos é membro efetivo do Conselho Fiscal da Vale desde 2005.O Sr. Santos é formado em Ciências Contábeis pela Escola Técnica de Comércio da FGV.

Suplentes

Cícero da Silva. Nascido em 29.12.1950, o Sr. Silva ingressou no Banco do Brasil

em 1986, onde exerceu diversos cargos, inclusive na Auditoria Interna. De 1999 a 2000, trabalhou como Chefe de Divisão na PREVISUL – Instituto de Previdência Social do Mato

(8)

Grosso. O Sr. Silva é graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e em Direito pela Anhanguera – Centro Universitário de Campo Grande. Possui MBA em Auditoria pela FIPECAFI/USP, e é pós-graduado em Perícia Investigativa, Contábil, Financeira e Empresarial pela Universidade Católica Dom Bosco.

Oswaldo Mário Pêgo de Amorim Azevedo. Nascido em 23.06.1941, é membro

suplente do Conselho Fiscal da Vale desde julho de 2005, tendo ocupado o cargo de membro efetivo de abril de 2004 até julho de 2005. De 1976 até a presente data, ocupou vários cargos na área de seguros, dentre os quais foi Diretor de Planejamento da Sul América Seguros e Vice-Presidente Executivo da Sul América Unibanco Seguradora, uma associação entre Sul América e Unibanco, Vice-Presidente de Operações Internacionais da Sul América Seguros, Presidente do Sindicato das Empresas de Seguros e de Capitalização do Rio de Janeiro e Vice-Presidente da Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização (FENASEG). Atualmente ocupa os cargos de Ouvidor da Sul America Seguros, Vice-Presidente de Relações Institucionais da Sul America Seguros, membro suplente dos Conselhos de Administração da Brasilveiculos Cia. de Seguros e Brasilsaude Cia. de Seguros e Vice-Presidente do Sindicato das Empresas de Seguros e de Capitalização do Rio de Janeiro. De janeiro de 1964 a fevereiro de 1976, ocupou o cargo de Engenheiro da Vale. O Sr. Azevedo é graduado em Engenharia Industrial e de Produção pela PUC do Rio de Janeiro.

Referências

Documentos relacionados

O objetivo deste trabalho foi realizar o inventário florestal em floresta em restauração no município de São Sebastião da Vargem Alegre, para posterior

Sabe-se que a produtividade e a satisfação dos colaboradores esta ligada a sua qualificação profissional e treinamentos recebidos no ambiente de trabalho ou em cursos apoiados

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

F I G U R E 1   Schematic representation of the experiment undertaken to test different routes of oestradiol benzoate administration for cervical dilation prior to

Este estudo tem o intuito de apresentar resultados de um inquérito epidemiológico sobre o traumatismo dento- alveolar em crianças e adolescentes de uma Organização Não

O petróleo existe na Terra há milhões de anos e, sob diferentes formas físicas, tem sido utilizado em diferentes aplicações desde que o homem existe. Pela sua importância, este

Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo realizar testes de tração mecânica e de trilhamento elétrico nos dois polímeros mais utilizados na impressão

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o