• Nenhum resultado encontrado

O Reverso, 85 anos de surpresas e desejo pelo inesperado

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O Reverso, 85 anos de surpresas e desejo pelo inesperado"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

O Reverso,

85 anos de surpresas e desejo pelo inesperado

Revelar o inesperado... A Maison Jaeger-LeCoultre gosta de dar intensidade à imaginação e audácia ao savoir-faire. O relógio Reverso personifica plenamente esse desejo pelo inesperado. Com um gesto natural, intuitivo, os dedos giram a caixa que revela o que não se poderia suspeitar.

Nesta peça icônica, dois lados opostos. Em um deles, expressam-se os Métiers Rares® da gravura, da cravação ou do esmalte, atendendo a todos os desejos, sejam eles simples ou sofisticados. No outro lado, exibem-se o savoir-faire relojoeiro da Maison e uma inventividade constante que, nos modelos Duetto e Duoface, tomam a forma de um segundo mostrador.

Desde 1931, ano de sua criação, a emoção é garantida. Diante deste manifesto incontestável de estilo, o arrebatamento permanece o mesmo, ano após ano. Contando com a força de suas linhas despojadas, quase discretas, o Reverso é um pilar da elegância que engloba todas as gerações e culturas.

"Por ocasião de seu 85º aniversário, desejamos oferecer uma nova leitura do Reverso para que cada pessoa possa identificar rapidamente a coleção que lhe convém e o modelo do qual ela se apropriará. Para nós, o importante era promover uma evolução que respeitasse este relógio lendário tendo em mente algumas premissas:

preservar a intransigência de um relógio excepcional que concentra em si o talento de nossa Maison, sua elegância, seu espírito contemporâneo;

tornar claras as coleções, por meio de três expressões estilísticas: Reverso Classic, Reverso Tribute e Reverso One, com universos e aspirações bem distintas;

estruturar as dimensões clássicas, propondo três opções: pequeno, médio e grande;

introduzir um movimento automático em diversos modelos da linha Reverso Classic, proporcionando um verdadeiro conforto de utilização;

e, finalmente, convidar cada um de vocês a imaginar seu próprio relógio no Ateliê Reverso. Essa foi a nossa missão. Temos o prazer e o orgulho de apresentar-lhes hoje seu resultado final." Daniel Riedo, CEO da Jaeger-LeCoultre.

(2)

A COLEÇÃO REVERSO CLASSIC

O Reverso Classic possui um status de ícone que o individualiza, mas o dota de uma sedução confiante. Ele se assemelha a um rosto querido, que sempre nos encanta mesmo que já o tenhamos contemplado mil vezes. Sua inspiração no estilo Art Deco, sua caixa geométrica, seus gadrons, seus algarismos arábicos, sua faixa minutos ganham vida com o passar do tempo e das modas. Alheio aos caprichos, inacessível às flutuações, o Reverso Classic busca sua força nos diferentes tipos de ouro, a relação entre o comprimento e a largura de sua caixa que resgata a tradição pitagórica nascida na Antiguidade.

Lançados em três tamanhos – pequeno, médio e grande –, os modelos Reverso Classic pertencem tanto ao guarda-roupas masculino quanto ao feminino. Muito além de simples acessórios, eles destacam a aparência, a confiança em si, uma certa ideia do ser humano na qual a beleza pertence a todas as idades. Retrabalhadas, as hastes da caixa são mais finas e têm um caimento mais fluido sobre o punho. A decoração perolada na base da caixa assinala o refinamento do relógio com sutileza. Comum a todos os modelos da coleção Reverso Classic, o mostrador preto e branco do lado frontal é texturizado: guilhochê no centro e escovado verticalmente na parte externa.

Além dos detalhes que homenageiam os códigos clássicos do Reverso, esta coleção expressa um verdadeiro conteúdo relojoeiro. Ele se manifesta na vontade de introduzir um movimento mecânico de corda automática na maioria dos modelos da coleção Reverso Classic, o que responde às exigências de funcionalidade e conforto do modo de vida atual. O relógio Reverso é tradicionalmente associado ao movimento mecânico de corda manual. No entanto, a Jaeger-LeCoultre cultiva o gosto pelo desafio, sempre buscando conciliar os opostos – as complicações e a simplicidade de uso –, bem como unir o útil ao agradável. A concepção de um movimento automático adaptado às dimensões reduzidas do mostrador retangular do Reverso mobilizou o talento das equipes da Maison.

Reverso Classic

O verso do relógio Reverso Classic em aço e lançado em três tamanhos é um espaço privilegiado que dá livre curso à imaginação – por exemplo, por meio de uma gravura. Com um gesto delicado, ele pode tanto revelar o que queremos dizer sobre nós mesmos quanto manter nossos segredos guardados na base da caixa.

(3)

Reverso Classic Large Duoface

No modelo Classic Large Duoface, lançado nas versões em aço ou em ouro rosa, o inesperado pode tomar a forma de um segundo mostrador que indica um segundo fuso horário. Investindo no princípio de reversibilidade, a Manufatura concebeu e desenvolveu movimentos capazes de comandar indicações que são exibidas em dois mostradores distintos. Essa invenção ainda é, até hoje, exclusiva da Grande Maison.

No mostrador escovado e em guilhochê do lado frontal, abre-se às 6 horas uma indicação dia/noite. No verso, o mostrador preto com acabamento em "clous de Paris", no qual se destacam extensos índices marcados, exibe a hora de referência. No lugar do tradicional algarismo 12, a âncora que simboliza a Jaeger-LeCoultre domina essa composição em raios de sol que contrasta com a linearidade do lado frontal do relógio. Outra surpresa, esta face do relógio revela a presença discreta mas tangível de uma massa oscilante que evolui livremente no centro do mostrador.

Reverso Classic Duetto

Este relógio deve ser contemplado, usado, dominado. Com dois tamanhos – pequeno e médio – e em duas versões – em ouro rosa ou em aço –, ele adorna os diferentes tipos de pulso. Com mostradores em seus dois lados e dois pares de ponteiros animados pelo mesmo movimento, sua elegância atemporal é sedutora. No verso, o mostrador preto apresenta um estilo Art Deco exaltado por duas fileiras de diamantes que cortejam as horas noturnas.

O Reverso Classic deve ser apreciado levando-se em conta essas qualidades, que atravessam o tempo com uma elegância incessantemente renovada. Elas traduzem a atenção dedicada pela Manufatura Jaeger-LeCoultre às mulheres e aos homens que lhe dedicam sua confiança.

(4)

A COLEÇÃO REVERSO TRIBUTE

A inspiração do Reverso Tribute vem do próprio coração do savoir-faire relojoeiro da Jaeger-LeCoultre. São testemunhas disso os relógios Reverso com grandes complicações como o Turbilhão e o Gyrotourbillon – este último integrando a coleção Hybris Mechanica, reflexo da inventividade da Maison.

Seu público está claramente designado: conhecedores com olhar apurado tanto para o conteúdo relojoeiro quanto para seu corolário estético. As faces desta coleção são inspiradas nos modelos originais, inscritos no patrimônio da Maison. Eles provocam sensações desde seu lançamento e, desde então, jamais deixaram de inspirar a Manufatura. O espírito "1931" rima com um espírito vintage; mas um vintage audacioso, pois os relógios da época possuíam mostradores chocolate, azuis e mesmo vermelhos, fazendo a alegria dos colecionadores.

Generoso em matéria de complicações e invenções, a coleção Reverso Tribute se distingue pelas proporções ideais de sua caixa, seus mostradores coloridos com textura levemente granulada, seus ponteiros dauphine, seus índices aplicados à mão e – um último toque de refinamento – a base de sua caixa, com acabamento em raios de sol.

Animados por um movimento mecânico de corda manual, todos os modelos Reverso Tribute se beneficiam do conceito Duoface com uma indicação dia/noite. Um discreto gatilho que permite o ajuste do segundo fuso horário foi integrado à caixa às 6 horas, preservando, dessa forma, sua estética.

Reverso Tribute Duoface

O Reverso Tribute Duoface possui uma presença discreta, mas autêntica. Com sua caixa em aço e seus índices azuis, ele assume uma postura contemporânea. Seu tamanho intermediário expressa uma estética requintada. O mostrador de seu lado frontal é ligeiramente granulado, proporcionando um efeito de relevo que os apreciadores reconhecem logo à primeira vista. Ele é animado por pequenos segundos de formato redondo repleta de personalidade. Quando os dedos giram a caixa, o relógio se apresenta completamente diferente, revelando uma faceta mais ousada. O azul entra em consonância com os códigos do Reverso. Ele dita outro ritmo, mais rico, mais tocante.

(5)

Reverso Tribute Calendar

Mais complexo, o Reverso Tribute Calendar proporciona uma representação bem equilibrada do savoir-faire da Maison. De um lado, ele apresenta uma função tradicional, o calendário completo; do outro, uma exclusividade do Reverso: a função Duoface. Da narrativa gráfica do lado frontal se destaca uma intensa sofisticação, cujo ponto culminante é uma fase da lua martelada. A essa cativante fase da lua corresponde, no verso e em perfeita simetria, uma indicação dia/noite de opulenta cenografia. Coroada por um pequeno triângulo, sua leitura é confortável. Exibindo um acabamento em "clous de Paris", o mostrador guilhochê põe em destaque a cor antracite. Ela se alia com elegância ao ouro rosa da caixa. Os conhecedores logo identificarão o relógio Reverso Tribute Calendar, animado pelo calibre Jaeger-LeCoultre 853.

Cada modelo Reverso é portador de uma mesma missão: encarnar uma forma de sabedoria relojoeira que cultiva o gosto do belo, do justo e da reflexão. Tanto o Reverso Classic quanto o Reverso Tribute prenunciam já neste ano a temática escolhida para 2016. Quando o inesperado se junta à acuidade do conteúdo técnico e estético, quando a surpresa se funde à própria natureza do tempo, chega o momento de saborear e deixar-se surpreender.

MANUFATURA JAEGER-LECOULTRE

Desde sua fundação em 1833, a Jaeger-LeCoultre encanta os apreciadores da Alta

Relojoaria e de belos objetos. Herdeiros do espírito inventivo do fundador da

Manufatura, Antoine LeCoultre, seus artesãos unem seus savoir-faire para criar

coleções tão surpreendentes quanto sofisticadas: Reverso, Master, Rendez-Vous,

Duomètre, Geophysic® e Atmos.

Seu rico patrimônio inspira incessantemente a Grande Maison. As coleções Hybris Mechanica® e Hybris

Artistica® testemunham a paixão criativa que anima os homens e mulheres que trabalham sob seu teto.

Repleto de surpresas, o ano de 2016 será a ocasião ideal para a Jaeger-LeCoultre revelar o inesperado e

lançar um novo olhar sobre o Reverso, que celebra 85 anos.

Única, a história de cada um dos relógios Jaeger-LeCoultre começa nos ateliês do Vallée de Joux, na

Suíça, e ganha vida plenamente no pulso de quem o porta e se apropria dele.

(6)

Jaeger-LeCoultre Reverso Classic

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

MOVIMENTO Pequeno

• Quartzo, calibre Jaeger-LeCoultre 657

• 43 peças

• 2,15 mm de altura Médio & Grande

• Mecânico de corda automática, Calibre Jaeger-LeCoultre 965

• 197 peças

• 28.800 alternâncias por hora

• 38 horas de reserva de marcha

• 30 rubis

• Diâmetro: 20 mm, 4,02 mm de altura FUNÇÕES

• Frente: hora, minuto CAIXA • Aço • Estanqueidade: 3 bar Pequeno • Dimensões: 34 mm x 21 mm • Espessura: 7,40 mm Médio • Dimensões: 40 mm x 24,4 mm • Espessura: 9,00 mm Grande • Dimensões: 45,6mm x 27,4mm • Espessura: 9,70 mm MOSTRADOR • Algarismos decalcados

• Prateado, escovado vertical e guilhochê PONTEIROS

• Bastão, azuis PULSEIRA Pequeno

• Couro de crocodilo preto com fecho dobrável em aço 14 mm

• Pulseira em metal, aço Médio

• Couro de crocodilo preto com fecho dobrável em aço 16 mm Grande

• Couro de crocodilo preto com fecho dobrável em aço 18 mm REFERÊNCIAS

Pequeno

• Com pulseira em couro: Q2618430

• Com pulseira em metal: Q2618130 Médio

• Com pulseira em couro: Q2538420 Grande

(7)

Jaeger-LeCoultre Reverso Classic Large Duoface

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

MOVIMENTO

• Mecânico de corda automática, Calibre Jaeger-LeCoultre 969

• 229 peças

• 28.800 alternâncias por hora

• 38 horas de reserva de marcha

• 30 rubis

• Diâmetro: 20 mm, 4,77 mm de altura FUNÇÕES

• Frente: hora, minuto, indicação dia/noite em 24 horas

• Verso: segundo fuso horário CAIXA

• Aço ou ouro rosa de 18 quilates

• Dimensões: 47 x 28,3 mm

• Espessura: 11,6 mm

• Estanqueidade: 3 bar MOSTRADOR

• Frente: prateado, escovado vertical e guilhochê, algarismos decalcados pretos

• Verso: preto, guilhochê "clous de Paris", índices brancos PONTEIROS

• Frente: azuis, horas, minutos, indicação dia/noite em 24 horas

• Verso: dauphines, horas e minutos do segundo fuso horário PULSEIRA

• Couro de crocodilo preto com fecho dobrável em aço 18 mm REFERÊNCIAS

• Aço: Q3838420

(8)

Jaeger-LeCoultre Reverso Classic Duetto

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

MOVIMENTO

• 38 horas de reserva de marcha Pequeno

• Mecânico de corda automática, Calibre Jaeger-LeCoultre 844

• 100 peças

• 21.600 alternâncias por hora

• 18 rubis

• 15,3 mm x 13 mm, 3,45 mm de altura Médio

• Mecânico de corda manual, Calibre Jaeger-LeCoultre 968A

• 207 peças

• 28.800 alternâncias por hora

• 30 rubis

• Diâmetro: 20 mm, 4,27 mm de altura FUNÇÕES

• Frente: hora, minuto

• Verso: hora, minuto CAIXA

• Aço ou ouro rosa de 18 quilates

• Estanqueidade: 3 bar Pequeno • Dimensões: 34,2 mm x 21 mm • Espessura: 8,7 mm Médio • Dimensões: 40 mm x 24,4 mm • Espessura: 9,6 mm MOSTRADOR

• Frente: prateado, escovado vertical e guilhochê, algarismos decalcados

• Verso: guilhochê preto, algarismos empoados prateados ou dourados PONTEIROS

• Frente: Bastão, azuis

• Verso: Dauphines, prateados e dourados PULSEIRA

• Couro de crocodilo preto com fecho dobrável em aço ou ouro rosa de 18 quilates

• Pulseira em metal aço ou ouro rosa de 18 quilates REFERÊNCIAS

Pequeno

• Ouro rosa: Q2662130 (pulseira em ouro rosa) e Q2662430 (pulseira em couro)

• Aço: Q2668130 (pulseira em aço) e Q2668430 (pulseira em couro) Médio

• Ouro rosa: Q2572120 (pulseira em ouro rosa) e Q2572420 (pulseira em couro)

(9)

Jaeger-LeCoultre Reverso Tribute Duoface

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

MOVIMENTO

• Mecânico de corda manual, Calibre Jaeger-LeCoultre 854A/2

• 180 peças

• 21.600 alternâncias por hora

• 45 horas de reserva de marcha

• 21 rubis

• 17,20 mm x 22 mm, 3,8 mm de altura FUNÇÕES

• Frente: hora, minuto, pequenos segundos.

• Verso: segundo fuso horário, indicação dia/noite em 24 horas CAIXA • Aço • Dimensões: 42,8 mm x 25,5 mm • Espessura: 9,15 mm • Estanqueidade: 3 bar MOSTRADOR

• Índices aplicados manualmente

• Frente: opalino granulado, índices azuis

• Verso: guilhochê "clous de Paris", índices prateados PONTEIROS

• Dauphines

• Frente: azuis, horas, minutos, pequenos segundos

• Verso: prateados, horas, minutos, indicação dia/noite PULSEIRA

• Couro de crocodilo azul escuro com fecho dobrável em aço 18 mm REFERÊNCIAS

(10)

Jaeger-LeCoultre Reverso Tribute Calendar

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

MOVIMENTO

• Mecânico de corda manual, Calibre Jaeger-LeCoultre 853

• 283 peças

• 21.600 alternâncias por hora

• 45 horas de reserva de marcha

• 21 rubis

• 17,20 mm x 22 mm, 5,15 mm de altura FUNÇÕES

• Frente: hora, minuto, data, mês, dia da semana, fases da lua

• Verso: segundo fuso horário, indicação dia/noite CAIXA

• Ouro rosa de 18 quilates

• Dimensões: 49,4 mm x 29,9 mm

• Espessura: 12,06 mm

• Estanqueidade: 3 bar MOSTRADOR

• Índices aplicados manualmente

• Frente: opalino granulado prateado, índices dourados

• Verso: guilhochê "clous de Paris" antracite, índices dourados PONTEIROS

• Dauphines

• Frente: dourados, horas, minutos

• Verso: dourados, horas, minutos, pequenos segundos PULSEIRA

• Couro de crocodilo marrom com fecho dobrável em ouro rosa de 18 quilates 20 mm REFERÊNCIAS

Referências

Documentos relacionados

2 - OBJETIVOS O objetivo geral deste trabalho é avaliar o tratamento biológico anaeróbio de substrato sintético contendo feno!, sob condições mesofilicas, em um Reator

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

A pesquisa pode ser caracterizada como exploratória e experimental em uma primeira etapa (estudo piloto), na qual foram geradas hipóteses e um conjunto de observáveis, variáveis

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação