• Nenhum resultado encontrado

UNESP Campus de Franca Programa de Pós-Graduação em Direito - FCHS-Franca COMUNICADO PPGDIREITO 2010/2011

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNESP Campus de Franca Programa de Pós-Graduação em Direito - FCHS-Franca COMUNICADO PPGDIREITO 2010/2011"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

UNESP – Campus de Franca

Programa de Pós-Graduação em Direito - FCHS-Franca COMUNICADO

PPGDIREITO 2010/2011

Comunicamos aos interessados que estarão abertas no período de 22 a 26 de novembro de 2010 as inscrições para o Exame de Seleção do Programa de Pós-graduação em Direito – Área de Concentração Sistemas Normativos e os Fundamentos da Cidadania, no curso de Mestrado, da Faculdade de História, Direito e Serviço Social – UNESP – Campus de Franca, para o preenchimento de 26 vagas, com início em março de 2011. O curso de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Direito estrutura-se em 3 linhas de pesquisa, a saber: Direito, Mercado e Relações Internacionais; Direito, Sociedade e Políticas Públicas; e Efetividade e Tutela dos Direitos Fundamentais.

As inscrições serão recebidas no período de 22 a 26 de novembro de 2010 apenas pela internet (www.franca.unesp.br/posdireito - link Seleção - Inscrições on-line) e o seu deferimento estará condicionado ao recebimento, pela Seção de Pós-graduação, de toda a documentação solicitada, que poderá ser enviada pelo correio (sedex), sendo obrigatória a data de postagem até 26/11/2010.

Obs: 1) Endereço para envio da documentação pelo correio (sedex): Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - Unesp

Av. Eufrazia Monteiro Petraglia, 900 - Jardim Antonio Petraglia

CEP 14409-160 - Franca - SP - A/C do Programa de Pós-graduação em Direito.

2) Endereço para entrega da documentação na Seção de Pós-graduação: Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - Unesp

Av. Eufrazia Monteiro Petraglia, 900 - Jardim Antonio Petraglia - Franca - SP - Bloco 3 - Sala Adm. 11 horário: das 10:00 às 11:00 horas e das 14:00 às 16:00 horas.

Não haverá conferência dos documentos no momento do recebimento. - Divulgação das inscrições deferidas: 1º/12/2010

INSCRIÇÕES:

Documentação exigida:

1. Cópia autenticada do diploma de bacharel em Direito ou Certificado de Conclusão de Curso (somente será aceito diploma/certificado de curso reconhecido pelo MEC);

2. Cópia autenticada do Histórico Escolar; 3. Cópia autenticada da Cédula de Identidade;

4. Currículo documentado – Plataforma Lattes – (www.cnpq.br). Todas atividades descritas no currículo lattes devem ser acompanhadas de documentos comprobatórios. Estas cópias não precisam ser autenticadas.

5. 1 via do projeto de pesquisa – vinculado à linha de pesquisa e projeto do orientador indicado (máximo de 10 páginas), contendo:

a) Resumo (máximo de 30 linhas); b) Introdução e justificativa;

(2)

c) Objetivos da pesquisa; d) Material e métodos;

e) Plano de trabalho e cronograma de execução; f) Bibliografia e demais fontes de pesquisa;

6. Original do comprovante de pagamento da taxa de inscrição (R$ 47,00). O pagamento da taxa de inscrição poderá ser realizado de duas formas: 1 – Depósito bancário identificado

Banco do Brasil Banco: 001 Agência: 6520-X

Conta corrente: 300561-5

2 – Pagamento feito diretamente junto a Seção de Finanças da UNESP/FRANCA, entre os dias 22 e 26/11/2010, no horário: das 08:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00

Em hipótese alguma serão aceitas inscrições fora do prazo ou que a documentação exigida não tenha sido entregue na Seção de Pós-Graduação ou não tenha sido postada até o dia 26/11/2010.

Não haverá devolução do valor da taxa de inscrição.

Obs.: O candidato que não possuir diploma ou certificado de conclusão de curso de bacharel em Direito poderá se inscrever, condicionalmente, desde que apresente documento da Instituição de Ensino atestando que poderá concluir o curso antes da data fixada para matrícula (14/03/2011). O comprovante de conclusão do curso deverá ser apresentado no ato da matrícula.

SELEÇÃO

O Exame de Seleção será realizado no período de 02/12/2010 a 11/03/2011 (conforme calendário), e constará de:

a) Análise do projeto de pesquisa a ser realizada pelos membros da comissão de seleção do programa de mestrado.

O projeto de dissertação visa permitir à comissão de seleção avaliar a escolha e relevância do tema objeto da pesquisa, assim como a abordagem teórico-metodológica aplicada às hipóteses da pesquisa. Visa, também, avaliar a aderência do tema proposto à área de concentração e às linhas de pesquisa do curso de mestrado do Programa de Pós-graduação em Direito, bem como a temática desenvolvida pelo orientador indicado no respectivo programa, conforme projeto de pesquisa do docente indicado como orientador no Programa. A nota mínima de aprovação é 7,0 (sete). Esta etapa tem natureza eliminatória.

b) Prova de proficiência em um idioma estrangeiro, indicado pelo candidato, dentre alemão, francês, inglês ou italiano, que constará no requerimento de inscrição. A nota mínima de aprovação é 7,0 (sete). Esta etapa tem natureza eliminatória.

c) Prova escrita, eliminatória, será composta de duas questões: uma versando sobre ponto relativo à Teoria do Direito e da Justiça, a ser respondida por todos os candidatos, e outra, específica, sobre ponto envolvendo a linha de pesquisa de escolha do candidato, indicada no requerimento de inscrição. Cada questão corresponde a 50% da nota total da prova, sendo a nota mínima de

(3)

aprovação 7,0 (sete). A prova escrita destina-se a avaliar o conhecimento do candidato ao mestrado sobre temas relacionados à área de concentração e às linhas de pesquisas desenvolvidas no âmbito do programa.

d) Entrevista pública com os candidatos aprovados na prova escrita (nota igual ou superior a sete), para análise do currículo e projeto de pesquisa, apresentado no ato da inscrição, que também deverá ter aderência à linha de pesquisa e ao(s) projeto(s) do orientador indicado. A entrevista destina-se à avaliação dos conhecimentos, análise do currículo, projeto e pretensão do candidato, a ser realizada por banca composta pelo professor indicado para orientação e mais um docente do Programa, principalmente quanto à capacidade do candidato na discussão acadêmica do projeto, aprofundamento do conteúdo do tema proposto e aspectos que viabilizem a atividade acadêmica, como disponibilidade de tempo de dedicação ao curso e interesse na atividade de pesquisa e produção acadêmica. A nota mínima de aprovação é 7,0 (sete). Esta etapa tem natureza eliminatória e classificatória.

DISPOSIÇÕES GERAIS

a) Serão selecionados aqueles candidatos que, aprovados na etapa da entrevista, preencherem o número de vagas oferecidas pelo professor indicado como orientador em ordem decrescente de classificação. b) A relação dos candidatos aprovados em cada etapa do processo seletivo será divulgada por ordem alfabética. Nas etapas onde forem conferidas notas, os aprovados terão as respectivas notas divulgadas com referência ao número de inscrição de cada candidato.

c) Em caso de não preenchimento do número total de vagas oferecidas por cada professor em uma linha de pesquisa, não será permitida a transferência, em hipótese alguma, das vagas sobrantes para outro professor da mesma ou de outra linha de pesquisa.

d) A documentação dos candidatos não selecionados no processo seletivo ficará à disposição dos respectivos interessados para retirada, na secretaria do Programa de Pós-graduação em Direito, por um prazo de até 30 dias, a contar da divulgação do resultado final da seleção. Após esse prazo, os documentos serão inutilizados.

e) As linhas de pesquisa e os projetos de pesquisa da cada um dos docentes do Programa podem ser obtidos no site www.franca.unesp.br/posdireito.

CALENDÁRIO DAS PROVAS

03/12/2010 às 17:00 h – Divulgação dos projetos aprovados

06/12/2010 às 09:00 h – Prova de proficiência de idioma estrangeiro, sem consulta (duração de 3 horas) 15/12/2010 às 17:00 h – Divulgação do resultado da prova de proficiência

07/02/2011 às 08:00 h - Sorteio dos pontos para prova escrita

08/02/2011 às 08:00h - Realização da prova escrita, sem consulta (duração de 4 horas) 22/02/2011 às 17:00 h – Divulgação do resultado da prova escrita

24/02/2011 à 04/03/2011 – Entrevista com o professor indicado como orientador e um docente do Programa

11/03/2011 às 17:00 h – Divulgação do resultado do processo seletivo

(4)

14/03/2011 das 10:00h às 11:00 - Matrícula dos candidatos aprovados e classificados 14/03/2011 – Início do período letivo

VAGAS

Linha de Pesquisa: Direito, Mercado e Relações Internacionais

DOCENTES PROJETOS DE PESQUISA VAGAS

Alfredo José dos Santos P1 - Investimento e Tecnologia no Direito das Relações Econômicas Internacionais.

P2 -Empresarialidade e Ambiência Jurídico-Econômica.

01

Jete Jane Fioratti P1 – Sistema multilateral do comércio, meio-ambiente e direito ao desenvolvimento

P2 – Investimento e tecnologia no Direito das Relações Econômicas Internacionais

01

Luiz Antônio Soares Hentz P1 – Regulação estatal da atividade empresarial e responsabilidade corporativa

01

Paulo Roberto Colombo Arnoldi P1 - Organização Empresarial e Princípio da Preservação da Empresa

02

Marcos Simão Figueiras P1 – Tributação, Desenvolvimento Econômico e Integração Regional

02

Linha de Pesquisa: Direito, Sociedade e Políticas Públicas

(5)

Elcio Trujillo P1 - Fundamentos e pressupostos da responsabilidade do Estado e da participação da iniciativa privada na organização e gestão dos serviços públicos

01

Elisabete Maniglia P1 – A ação do Estado e a participação dos movimentos sociais no processo de formulação e implementação de políticas públicas de sustentabilidade no Estado Social do Direito

01

Fernando Andrade Fernandes P1 – Perspectivas da política criminal e o sistema

jurídico penal 01

João Bosco Penna P1 - Bioética e Tutela da Vida 01

José Carlos de Oliveira P1 – Fundamentos e pressupostos da responsabilidade do Estado e da participação da iniciativa privada na organização e gestão dos serviços públicos

P2 – A constituição e o exercício do direito de cidadania na regulação, controle e normatização da gestão pública

01

Jose Carlos Tosetti Barruffini P1 - Controle de constitucionalidade da atividade administrativa e legislativa no Estado Democrático de Direito

02

Juliana Presotto Pereira Neto P1 - Prestação de seguridade social e a promoção da inclusão social

02

Patrícia Borba Marchetto P1 - Bioética e Tutela da Vida 02

Linha de Pesquisa: Efetividade e Tutela dos Direitos Fundamentais

DOCENTES PROJETOS DE PESQUISA VAGAS

Antônio Alberto Machado P1 – Constituição, democracia e direitos fundamentais 01 Carlos Eduardo de Abreu Boucault P1 -Construção Histórica do Pensamento Jurídico 02 Marisa Helena D’Arbo Alves de

Freitas

P1 - Tutela jurídica dos sujeitos de direito no âmbito da relação jurídica processual penal

02

Nelson Nery Junior P1 – Constituição, processo e direitos sociais 01 Paulo César Corrêa Borges P1 – Estado, violência e tutela penal dos direitos

humanos 01

Roberto Brocanelli Corona P1 – Relações jurídico-privadas e dignidade da pessoa

humana 01

(6)

Teoria do Direito e da Justiça Pontos

1. O positivismo formalista: noção de direito e justiça 2. A validade moral do direito e o pós-positivismo

3. Juspositivismo X Jusnaturalismo: dilema real ou aparente? 4. Teoria da argumentação e construção da justiça

5. Hermenêutica jurídica e “giro linguístico”

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

ALEXY, Robert. Teoria dos direitos fundamentais. São Paulo: Malheiros, 2008.

______. Teoria da argumentação jurídica: A teoria do discurso racional como teoria da justificação jurídica. São Paulo: Landy, 2001.

ALVES, Alaôr Caffé. Dialética e direito: linguagem, sentido e realidade. Barueri: Manole, 2010. ATIENZA, Manuel. As razões do direito: teorias da argumentação jurídica. São Paulo: Landy, 2000. ______. El derecho como argumentación. Barcelona: Ariel Derecho, 2009.

ÁVILA, Humberto. Teoria dos princípios: da definição à aplicação dos princípios jurídicos. 5.ed. São Paulo: Malheiros, 2006.

BARROSO, Luís Roberto. Interpretação e aplicação da constituição. 7.ed. São Paulo: Saraiva, 2009. BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1992.

BONAVIDES, Paulo. Curso de direito constitucional. 8.ed. São Paulo: Malheiros, 1999.

CAMARGO, Margarida M. Lacombe. Hermenêutica e argumentação: uma contribuição ao estudo do direito. Rio de Janeiro: Renovar, 1999.

CANOTILHO, J.J. Gomes. Direito constitucional. Coimbra: Almedina, 1993.

CAPELLA, Juan-Ramon. El derecho como lenguage. Barcelona: Ariel Derecho, 1968.

CARRIÓ, Genaro R. Notas sobre derecho y lenguage. 3.ed. Buenos Aires: Abeledo Perrot, 1986. ______. Principios juridicos y positivismo juridico. Buenos Aires: Abeledo_Perrot, 1970.

CASTANHEIRA NEVES, A. Metodologia jurídica: problemas fundamentais. Coimbra: Coimbra Editora, 1993.

COELHO, Luiz Fernando. Teoria crítica do direito. 3. ed. Belo Horizonte: Del Rey, 2003. CORREAS, Oscar. Teoria del derecho. Barcelona: M. J. Bosch, 1995.

COSSIO, Carlos. Radiografía de la teoría egológica del derecho. Buenos Aires: Depalma, 1987. ______. La “causa” y la comprension en el derecho. 4. ed. Buenos Aires: Juarez Editor, 1969. DWORKIN, Ronald. O império do direito. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

______. Levando os direitos a sério. São Paulo: Martins Fontes, 2002. ______. Uma questão de princípio. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

ENGISCH, Karl. Introduccion al pensamiento juridico. Madrid: Guadarrama, 1967. FARAGO, France. A justiça. Barueri: Manole, 2004.

FERRAZ JR, Tércio Sampaio. A ciência do direito. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1980.

______. Introdução ao estudo do direito: técnica, decisão, dominação. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1994. GUASTINI, Riccardo. Das fontes às normas. São Paulo: Quartier Latin, 2005.

(7)

HART. Herbert L. A. El concepto de derecho. Buenos Aires: Abeledo-Perrot. 1977. ______. Ensaios sobre teoria do direito e filosofia. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. HEGEL, Friedrich. Princípios da filosofia do direito. Lisboa: Guimarães Editores, 1990. HESSE, Konrad. A força normativa da constituição. Porto Alegre: Fabris, 1991. ______. Temas fundamentais do direito constitucional. São Paulo: Saraiva, 2009.

HÖFFE, Otfried. Justiça política: fundamentação de uma filosofia crítica do direito e do estado. Petrópolis: Vozes, 1991.

KELSEN, Hans. Teoria pura do direito. Coimbra: Armênio Amado Editora, 1984.

LARENZ, Karl. Metodologia da ciência do direito. 2.ed. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1983. LLOYD, Denis. A idéia de lei. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

LOPES, José Reinaldo de Lima. Direito e transformação social. Belo Horizonte: Nova Alvorada, 1997. LUHMANN, Niklas. Legitimação pelo procedimento. Brasília: UnB, 1980.

______. Sistema giuridico e dogmática giuridica. Blogna: Il Mulino, 1978.

LUMIA, Giuseppe. Elementos de teoria e ideologia do direito. São Paulo: Martins Fontes, 2003. LYRA FILHO, Roberto. O que é direito? 5. ed. São Paulo: Brasiliense, 1985.

MACCORMICK, Neil. Argumentação jurídica e teoria do direito. São Paulo: Martins Fontes, 2006. ______. Retórica e o estado de direito. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

MARÍ, Enrique et al. Materiales para uma teoria critica del derecho. Buenos Aires: Abeledo-Perrot, 1991. MARQUES NETO, Agostinho Ramalho. A ciência do direito: conceito, objeto, método. 2.ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2001.

MIAILLE, Michel. Uma introdução crítica ao direito. Lisboa: Moraes Editores, 1979.

MONREAL, Eduardo Novoa. Elementos para una critica y desmitificación del derecho. Buenos Aires: Ediar, 1985.

PEREIRA, Rodolfo Viana. Hermenêutica filosófica e constitucional. 2.ed. Belo Horizonte: Del Rey, 2007. PERELMAN, Chaim. Lógica jurídica. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

______. Ética e direito. São Paulo: Martins Fontes, 1996. ______. Retóricas. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

_____. OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. Tratado da argumentação: a nova retórica. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

POUND, Roscoe. Introdução è filosofia do direito. Rio de Janeiro: Zahar, 1965. RAWLS, John. Uma teoria da justiça. São Paulo; Martins Fontes, 1997.

SARLET, Ingo Wolfgang. A eficácia dos direitos fundamentais. 2.ed. Porto Alegre: Livraria dos Advogados, 2001.

SAVIGNY, Friedrich Carl Von. Sistema do direito romano atual. Ijuí: Ed. Unijuí, 2004.

SILVA, José Afonso da. Curso de direito constitucional positivo. 20.ed. São Paulo: Malheiros, 2002. SILVA, Virgílio Afonso da. Direitos fundamentais: conteúdo essencial, restrições e eficácia. São Paulo: Malheiros, 2009.

STRECK, Lenio Luiz. Hermenêutica jurídica e(m) crise. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2000. SUDATTI, Ariani Bueno. Raciocínio jurídico e nova retórica. São Paulo: Quartier Latin, 2003. VIEHWEG, Theodor. Tópica y jurisprudencia. Madrid: Taurus, 1986.

(8)

Linha 1 – Direito, Mercado e Relações Internacionais Pontos

1. O direito de livre iniciativa na ordem constitucional econômica: limites e pressupostos 2. Instituições, normas e funcionamento da economia social de mercado

3. As instâncias político-jurídica e ideológica e as novas formas de organização do mundo do trabalho e do capital

4. Os direitos econômicos fundamentais na ordem jurídica brasileira

5. O Direito e a Sociedade construída com fundamento na eficiência técnica e na racionalidade econômica.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

FIORATI, J. J. ; BREVIGLIERI, E. ; Raucci, R.M. . Direito do Comércio Internacional e Meio Ambiente: as Exceções não Comerciais e a OMC. 1. ed. Jaboticabal: FUNEP - UNESP, 2010. v. 1. 169 p.

HENTZ, L. A. S. . Manual de Falência e Recuperação de Empresas. 1. ed. São Paulo: Juarez de Oliveira, 2005. v. 1. 211 p.

ARNOLDI, P. R. C. . A Nova Lei Concursal Brasileira - Lei 11.101 de 09 de fevereiro de 2005 Análise e Reflexões. 1. ed. Franca: Lemos & Cruz, 2007. v. 1. 375 p.

FIGUEIRAS, M. S. . Mercosul no contexto Latino-Americano. 1a. ed. São Paulo: Editora Atlas, 1994. v. 1. 141 p.

MAGALHÃES, José Carlos de. Direito econômico internacional: tendências e perspectivas. Curitiba: Juruá, 2005.

MELLO, Celso D. de Albuquerque. Direito internacional econômico. Rio de Janeiro: Renovar, 2004. SEM, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. Traduação de Laura Teixeira Motta. São Paulo: Cia das Letras, 2000.

COMPARATO, Fábio Konder. Aspectos jurídicos da macro-empresa. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1970.

GRAU, Eros Roberto. A ordem econômica na Constituição de 1988. 5. ed. São Paulo: Malheiros, 2000. SCOTT, Paulo H. Rocha. Direito constitucional econômico: estado e normatização da economia. Porto Alegre: Fabris Editor, 2000

SALOMÃO FILHO, Calixto. Regulação da atividade econômica: princípios e fundamentos jurídicos. 2. ed. São Paulo: Malheiros, 2002.

Linha 2 – Direito, Sociedade e Políticas Públicas Pontos

1. Governança global e soberania do Estado Nacional.

2. A interação entre direitos humanos e desenvolvimento no âmbito jurídico. 3. O controle jurisdicional-constitucional da administração pública.

4. Os atores sociais, os problemas ambientais e sociais, as políticas governamentais no Estado Democrático e Social de Direito.

(9)

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

TRUJILLO, Elcio . Responsabilidade do Estado por ato lícito . 1. ed. Leme: Editora do Direito, 1996. v. 1. 136 p.

MANIGLIA, Elisabete . As interfaces do direito agrário, dos direitos humanos e a segurança alimentar. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.

FERNANDES, F. A. . O Processo Penal Como Instrumento de Política Criminal. 1. ed. Coimbra: Livraria Almedina, 2001. v. 01. 866 p.

PENNA, J. B. . Debilidade Permanente: Perda ou inutilização de membro,sentido ou função e enfermidade incurável- Análise crítica. Franca: Unesp, 2007.

OLIVEIRA, José Carlos de . Código de Defesa do Consumidor: Doutrina, jurisprudência e Legislação correlata. 3a. ed. São Paulo: Lemos e Cruz, 2002. 816 p.

BARRUFFINI, J. C. T. . Direito Constitucional 1. 4ª. ed. São Paulo: Saraiva, 2009. v. 22. 208 p. BARRUFFINI, J. C. T. . Direito Constitucional 2. 4ª. ed. São Paulo: Saraiva, 2009. v. 23. 184 p. PEREIRA NETTO, Juliana Presotto (Org.) . Preparação para a aposentadoria: você já pensou sobre isso?. São Paulo: LTr, 2009.

MARCHETTO, P. B. . El Derecho a la Intimidad y las pruebas ilicitamente obtenidas. 1. ed. Bauru - SP: Canal 6, 2007. v. 1. 187 p.

BONAVIDES, Paulo. Do estado liberal ao estado social. 7. ed. São Paulo: Malheiros, 1997

BOBBIO, Norberto. Estado, governo, sociedade: para uma teoria geral da política. 11. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra,2004.

CANOTILHO, José Joaquim Gomes. Constituição dirigente e vinculação do legislador. 2. ed. Coimbra: Coimbra Editora, 2001

HABERMAS, Jürgen. Direito e democracia entre facticidade e validade. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003. v.1.

MIRANDA, Jorge. Constituição e cidadania. Coimbra: Coimbra Editora, 2003

SILVA, José Afonso da. Poder constituinte e poder popular. São Paulo: Malheiros, 2002. MORAES, Alexandre de. Direito constitucional administrativo. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2003

Linha 3 – Efetividade e Tutela dos Direitos Fundamentais Pontos

1. A efetivação da jurisdição constitucional e a concretização dos direitos fundamentais. 2. Evolução histórico-filosófica e constitucionalização do principio da dignidade humana. 3. Direitos humanos, crime, violência e estruturas de poder nas sociedades contemporâneas. 4. Os direitos humanos e a cidadania como pressupostos para a democracia.

5. A tutela jurisdicional dos interesses transindividuais.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

MACHADO, Antônio Alberto. . Ensino jurídico e mudança social. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009. v. 1. 187 p.

BOUCAULT, Carlos Eduardo de A. (Org.) . História e Método em Pesquisa Jurídica. 1. ed. São Paulo: Quartier Latin, 2006. v. 1. 264 p.

(10)

NERY JUNIOR, Nelson ; ANDRADE NERY, Rosa Maria . Código de Processo Civil Comentado e Legislação Extravagante. 11. ed. São Paulo-SP: Ed. Revista dos Tribunais, 2010. v. 1. 2000 p.

BORGES, P. C. C. (Org.) . Perspectivas contemporâneas do cárcere.. 1. ed. São Paulo: Editora UNESP, 2010. v. 1. 400 p.

CORONA, Roberto Brocanelli . QUESTÕES ATUAIS DE DIREITO E PROCESSO. 1. ed. Franca: Civitas/Unesp, 2009. v. 1. 255 p.

FREITAS, Marisa Helena D'Arbo Alves de . Responsabilidade do Estado por atos Legislativos. 1. ed. Franca: UNESP, 2001. 140 p.

BARROSO, Luís Roberto (Orgs.) A nova interpretação constitucional: ponderação, direitos fundamentais e relações privadas. Rio de Janeiro: Renovar, 2003.

CANARIS, Claus-Wilhelm. Direitos fundamentais e direito privado. Coimbra: Almeida,2003.

CÂMARA, A. F. O acesso à justiça no plano dos direitos humanos. Rio de Janeiro: Lúmen Júris, 2002. DUARTE, Ronnie Pressus. Garantia de acesso a justiça: os direitos processuais fundamentais. Coimbra: Coimbra Editora, 2007.

NERY JUNIOR, Nélson. Princípios do processo civil na Constituição Federal. 7. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais,2002.

SARLET, I. W. A eficácia dos direitos fundamentais. 4. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2004. SHIMURA, Sérgio. Tutela coletiva e sua efetividade. São Paulo: Método, 2006.

Referências

Documentos relacionados

TABLE 5: Analysis of molecular variance (AMOVA) of the tree populations of Hymenaea courbaril studied based 10 ISSR markers.. TABELA 5: Análise de variância molecular (AMOVA) das

Solution concentration required to control 50% and 80% (C 50 and C 80 ) of two sourgrass biotypes, resistant (R) and susceptible (S) to glyphosate, after seed imbibition in

A competência para autenticação de livros digitais é da Junta Comercial. As pendências relativas à autenticação devem ser verificadas diretamente na Junta Comercial..

1.1 A presente seleção de Tutor a Distância será regida por este Edital e será executada pelo DEaD/IFMA Campus São Luís Monte Castelo e Comissão de

Ao entregar os relatórios na Secretaria do PPGAS (presencialmente ou por e-mail), o aluno receberá um comprovante de recebimento. O aluno receberá também um e- mail com

• Para a valorização das unidades de participação dos fundos de investimento que compõem a carteira, será considerado o valor conhecido e diariamente divulgado pela

Apesar de tantas causas possíveis, na maioria das mulheres, o abortamento permanece sem explicações (SANTOS, 2020). Feito pela própria mulher, com agulhas de tricô, cabides

5.3 - ULTRAPASSADO O PRAZO ACIMA E PERMANECENDO OS BENS NO LOCAL, A ARREMATAÇÃO SERÁ CANCELADA E OS BENS SERÃO REVENDIDOS A QUEM MAIS DER PARA RESSARCIMENTO