• Nenhum resultado encontrado

O Arquivo do Cartório Notarial do Centro de Formalidades das Empresas de Coimbra no AUC

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O Arquivo do Cartório Notarial do Centro de Formalidades das Empresas de Coimbra no AUC"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

O Arquivo do Cartório Notarial do

Centro de Formalidades das Empresas

de Coimbra no AUC

JÚLIO RAMOS Arquivo da Universidade de Coimbra jsramos@auc.uc.pt

Artigo entregue em: 2 de março de 2012 Artigo aprovado em: 19 de abril de 2012 RESUMO:

O presente artigo tem por objetivo dar a conhecer a documentação do Cartório Notarial do Centro de Formalidades das Empresas de Coimbra (CNCFE), incorporada no Arquivo da Universidade de Coimbra em Novembro de 2010.

Para tal, apresenta-se o respetivo inventário da documentação acima referida, apesar de a mesma ser necessariamente incompleta, já que é constituída por apenas uma parte de todo o arquivo daquela instituição. PALAVRAS-CHAVE: Arquivo; inventário; cartório notarial do Centro de Formalidades das Empresas.

ABSTRACT:

This little essay aims to make acquaint the documentation of the Cartório Notarial do Centro de Formalidades das Empresas de Coimbra (CNCFE), transferred to the Archives of the University of Coimbra in November 2010. In order to accomplish this goal, we present the inventory of the documentation that forms the archives of the said institution, even being this documentation incomplete, because it is only a part of the whole it came in the AUC.

KEYWORDS: Archives; inventory; cartório notarial do Centro de Formalidades das Empresas.

(2)

Introdução

O conjunto documental do Cartório Notarial do Centro de Formalidades

das Empresas de Coimbra deu entrada no Arquivo da Universidade de Coimbra

em 29 de Novembro de 2010, por iniciativa da notária daquele organismo. Corresponde, apenas, a três séries, que mais abaixo se descrevem, as quais abrangem o período que medeia entre a sua fundação (1998) e o ano 2000. A documentação incorporada é apenas, como é óbvio, uma parte, sem dúvida importante, deste arquivo, permanecendo a restante documentação, cremos, nas instalações do CNCFE de Coimbra.

Poder-se-á perguntar, com legitimidade, como se explica que uma instituição de criação tão recente – apenas 14 anos de existência - tenha já feito transitar para um Arquivo Distrital a sua produção informativa. A ques-tão é de fácil resposta, se recuarmos um pouco no tempo.

De facto, embora a legislação portuguesa que primeiramente aborda esta questão - depois da criação dos arquivos distritais no nosso país - remonte aos primeiros anos da República, sobretudo pela ação levada a cabo pelo Dr. Júlio Dantas1 enquanto inspetor superior das Bibliotecas e Arquivos, e a mesma aponte para a obrigação de recolha de documentação com idade superior a várias dezenas de anos após a sua produção e/ou receção por certas instituições públicas em arquivos distritais, de pendor fortemente histórico, mais tarde, estendendo-se por todo o século XX, outros diplomas legais foram publicados para regulamentar este tema. No presente, são normas sobre as incorporações três diplomas2 que constituem a escora desta função nos arquivos públicos portugueses.

O primeiro desses decretos viu a luz do dia sob a égide do Departamento de Bibliotecas e Arquivos (DBASD) do Instituto Português do Património Cultural (IPPC), órgão coordenador nacional no sector das bibliotecas, arqui-vos e centros de documentação. Trata-se do decreto-lei nº 149/83, de 5 de Abril, que impõe no seu artigo 3º que, entre outra, é obrigatoriamente incorporada nos arquivos distritais a “documentação das conservatórias dos registos do notariado”. Por sua vez, o decreto-lei nº 16/93, de 23 de Janeiro, no seu artigo 16º, estipula que “as incorporações a efetuar nos arquivos 1 Ver, entre outra legislação, o Decreto de 12 de Outubro de 1912, e os decretos que criam os primeiros arquivos distritais portugueses, a saber: Decreto nº 2550-J, de 3-8-1916 (Arquivo Distrital de Leiria); Decretos nº 2558 e 2559, ambos de 29-11-1916 (Arquivos Distritais de Bragança e de Évora, respetivamente) e o Decreto nº 3286, de 11-8-1917 (Arquivo Distrital de Braga).

2 O Decreto-lei nº 149/83, de 5-4; o decreto-lei nº 16/93, de 23-1, e ainda o decreto-lei nº 47/2004,de 3-3.

(3)

definitivos públicos … são definidas por decreto regulamentar”. E, finalmen-te, o decreto-lei nº 47/2004, de 3 de Março, cujo âmbito de aplicação, justamente, “define o regime geral de incorporações nos arquivos públicos” e tenta regular esta questão com sentido clarificador acerca de alguns pro-blemas que a experiência pôs a descoberto ao longo dos anos, originando, por vezes, situações menos agradáveis. Simultaneamente, este diploma, num louvável esforço de redistribuição dos direitos e deveres, introduziu um maior equilíbrio nas responsabilidades de cada uma das partes envolvidas neste processo: os Arquivos, como unidades recolectoras, e os vários organismos, como entidades produtoras de documentação, quando era chegada a hora de estes últimos a fazerem transitar para os primeiros. Estes são, pois, os diplomas legais que regulamentam na questão das incorporações a ação dos Arquivos distritais ou equiparados em Portugal.

Contudo, sobre o mesmo tema das incorporações, outra legislação exis-te aplicável, porém, a repartições específicas. É o caso, por exemplo, da docu-mentação notarial pública. Com efeito, as determinações expressas no Código do Notariado3, artigo 34º, são bem claras ao fixarem que “os livros e docu-mentos dos cartórios não podem ser transferidos para outros arquivos antes de decorridos 30 anos, a contar da sua conclusão ou inventariação”, encur-tando, no entanto, este número para somente 10 anos, que é o “tempo de permanência mínima dos livros e documentos nos cartórios notariais”, se for obtida a indispensável autorização da Direcção-Geral dos Registos e do Notariado para a remessa dessa documentação aos arquivos públicos portugueses.

Foi, pois, no contexto acima desenhado, e tendo por fundamento o artigo 34º do Código do Notariado, por um lado, e o cumprimento dos requisitos exigidos pela demais legislação em vigor, por outro, que o Cartório Notarial do Centro de Formalidades das Empresas de Coimbra, apesar da sua juventude institucional (foi criado em 1998), já solicitou a incorporação neste AUC da documentação com mais de dez anos que foi produzindo. Isto revela, de forma clara, a evolução da ideia mais ou menos prevalecente de os arquivos, como no passado, permanecerem unidades destinadas à recolha e conservação de documentação apenas de carácter histórico; com estes exemplos, pelo contrário, altera-se a perspetiva por que sempre se encararam os arquivos, abrindo-se, antes, novos linhas de pensamento sobre o seu papel e transformando-os ainda mais em polos de atração para a pesquisa histórica da nossa época.

3 Cf. Decreto-lei n.º 207/95, de 14-8, retificado pela Declaração de Retificação n.º 130/95, de 31-10, alterado e regulado por muitos outros diplomas legais.

(4)

Para o tratamento arquivístico da documentação do CNCFE, recorremos, em primeiro lugar, aos princípios preconizados na Norma Geral Internacional para a Descrição Arquivística (ISAD-G) e, por outro lado, à plataforma infor-mática Digitarq (1ª versão) em uso no Arquivo da Universidade de Coimbra.

O ARQUIVO DO CARTÓRIO NOTARIAL DO CENTRO DE

FORMALIDADES DAS EMPRESAS DE COIMBRA NO AUC

Código de referência: PT/AUC/NOT/CNCFECBR

Título: Cartório Notarial do Centro de Formalidades das Empresas de

Coimbra

Datas extremas: 1998-05-12 a 2000-08-28 Nível de descrição: série

Dimensão e suporte: 107 livros (102 de escrituras diversas e 5 de

regis-tos de escrituras) e 102 pastas

Produtor/autor: Centro de Formalidades das Empresas de Coimbra História administrativa/biográfica/familiar: Os Centros de Formalidades

das Empresas (CFEs) foram criados em Portugal pelo Decreto-Lei nº 55/97, de 8-3, tendo os dois primeiros sido instalados em Lisboa e no Porto. Os CFEs são serviços de atendimento e de prestação de informações aos uten-tes e têm por finalidade facilitar os processos de constituição, alteração ou extinção de empresas e atos afins, e competência para constituir os seguin-tes tipos de sociedades comerciais: por quotas, unipessoais por quotas, anónimas, em comandita, em nome coletivo, e ainda fazer alteração de pactos sociais de empresas já existentes e proceder à extinção de sociedades. Em 1998, pelo Decreto-Lei 78-A/98, de 31-3, foi criada a Rede Nacional dos CFEs, cujo objetivo era estender a todo o território nacional a implan-tação dos CFEs e que determinava a implemenimplan-tação de um desses Centros em Coimbra. O IAPMEI (Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento) é a Entidade Hospedeira dos CFEs do Continente. A ins-talação e organização dos CFEs cabem à equipa interministerial da Rede Nacional dos CFEs, nomeada por despacho conjunto dos Ministros das

(5)

Finanças, da Justiça, da Economia, do Trabalho e da Solidariedade, da Reforma do Estado e da Administração Pública. Por sua vez, a coordenação do fun-cionamento da Rede Nacional dos CFEs incumbe ao Gestor da Rede Nacional dos CFEs, funções na dependência do Ministro da Economia, e a gestão de cada CFEs a um Adjunto do Gestor de Rede Nacional dos CFE.

Estruturalmente, existe em cada CFE:

• Um corpo técnico de atendimento do Instituto de apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI)

• Uma delegação do RNPC- Registo Nacional de Pessoas Colectivas (DGRN)

• Um Cartório Notarial (DGRN)

• Uma extensão da DGCI – Direcção Geral dos Impostos

• Uma extensão do Centro Regional de Segurança Social da zona de localização do CFE

• Um Gabinete de Apoio ao Registo Comercial – GARC (DGRN) • Um gabinete de licenciamentos

• Um balcão da Caixa Geral de Depósitos

No que se refere a estes cartórios notariais, estabelece o artigo 7º do acima citado Decreto-Lei 78-A/98 que são serviços externos da Direcção-Geral dos Registos e do Notariado (DGRN), estando as respetivas competên-cias previstas no art. 4º do mesmo diploma (Regime Jurídico dos CFE), e podem lavrar ainda:

1. Todos os atos notariais ligados às atividades empresariais, bem como aos fins prosseguidos por associações e fundações, incluindo os atos de constituição ou instituição de pessoas coletivas de direito privado;

2. Todos os instrumentos públicos a lavrar fora dos livros de notas, autenticação de documentos particulares, reconhecimentos, certi-ficados, certidões ou documentos análogos, direta ou indiretamen-te relacionados com as atividades ou finalidades previstas na alínea anterior.

Âmbito e conteúdo: O arquivo do Centro de Formalidades das Empresas

de Coimbra incorporado no AUC corresponde, com certeza, apenas a uma parte de toda a informação que foi produzida e recebida pela instituição ao longo da sua atividade. A documentação existente no AUC é limitada

(6)

unicamente a três séries, a saber: Escrituras Diversas; Registo de escrituras

diversas; Documentos relativos aos livros de notas.

Sistema de organização: Foi integralmente respeitado o princípio de

organização e ordenação originais estabelecidos pela entidade produtora. Cada uma das séries é organizada de forma sequencial numérica de um para infinito, respeitando a cronologia da sua elaboração.

Idioma: Português

Características físicas: Todas as unidades se encontram em bom estado

de conservação. Os registos de cada livro estão escritos, na sua totalidade, com recurso a computador em folhas de papel individuais que, uma vez atingido o número máximo permitido (100 folhas), foram posteriormente encadernados.

Os documentos relativos a cada um dos livros estão também em bom estado de conservação física e são arquivados de forma sequencial no res-peito da ordem dos respetivos registos.

Instrumentos de descrição: Inventário em suporte digital (aplicação

Digitarq) e ainda listas de incorporação em suporte de papel, que poderão ser solicitadas na sala de leitura do AUC.

Localização física: V-2E-7-3 e 4 Nota de publicação:

Notas:

Nota do arquivista: Elaborado por Júlio Ramos

Regras ou convenções: ISAD(G): Norma geral internacional de descrição

arquivística adotada pelo Comité de Normas de Descrição, Estocolmo: Suécia, 19-22 de Setembro de 1999. 2ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo, 2004.

(7)

Descrição das Séries:

Código e Título: 001 – Escrituras diversas

Constituída por 102 livros cujos notários que os elaboraram foram Maria Lucília Ferreira Antunes Martins (desde Maio a Julho de 1998) e Maria Bernardete Pedrosa Oliveira Marques Leal (de Agosto de 1998 a Agosto de 2000).

Datas extremas: 1998-05-12 a 2000-08-28

Âmbito e conteúdo: Documentação relativa às atividades dos notários

exercidas no cartório notarial do Centro de Formalidades das Empresas de Coimbra. Contém os registos de escrituras públicas de constituição de socie-dades, alteração ou extinção de empresas e atos afins, relativos a sociedades comerciais por quotas, unipessoais por quotas, anónimas, em comandita e em nome coletivo.

Título Nº do livro Data inicial Data final Cota Escrituras Diversas 1-A 12-05-1998 22-06-1998 V-2E-7-3-1 Escrituras Diversas 2-A 22-06-1998 08-07-1998 V-2E-7-3-3 Escrituras Diversas 3-A 08-07-1998 24-07-1998 V-2E-7-3-5 Escrituras Diversas 4-A 24-07-1998 10-08-1998 V-2E-7-3-7 Escrituras Diversas 5-A 10-08-1998 27-08-1998 V-2E-7-3-9 Escrituras Diversas 6-A 27-08-1998 10-09-1998 V-2E-7-3-11 Escrituras Diversas 7-A 10-09-1998 23-09-1998 V-2E-7-3-13 Escrituras Diversas 8-A 23-09-1998 06-10-1998 V-2E-7-3-15 Escrituras Diversas 9-A 06-10-1998 14-10-1998 V-2E-7-3-17 Escrituras Diversas 10-A 14-10-1998 26-10-1998 V-2E-7-3-19 Escrituras Diversas 11-A 26-10-1998 04-11-1998 V-2E-7-3-21 Escrituras Diversas 12-A 04-11-1998 16-11-1998 V-2E-7-3-23 Escrituras Diversas 13-A 16-11-1998 26-11-1998 V-2E-7-3-25 Escrituras Diversas 14-A 26-11-1998 09-12-1998 V-2E-7-3-27 Escrituras Diversas 15-A 09-12-1998 17-12-1998 V-2E-7-3-29 Escrituras Diversas 16-A 17-12-1998 28-12-1998 V-2E-7-3-31 Escrituras Diversas 17-A 28-12-1998 04-01-1999 V-2E-7-3-33 Escrituras Diversas 18-A 04-01-1999 13-01-1999 V-2E-7-3-35 Escrituras Diversas 19-A 13-01-1999 22-01-1999 V-2E-7-3-37 Escrituras Diversas 20-A 22-01-1999 01-02-1999 V-2E-7-3-39 Escrituras Diversas 21-A 01-02-1999 10-02-1999 V-2E-7-3-41 Escrituras Diversas 22-A 10-02-1999 19-02-1999 V-2E-7-3-43 Escrituras Diversas 23-A 19-02-1999 02-03-1999 V-2E-7-3-45

(8)

Escrituras Diversas 24- A 02-03-1999 09-03-1999 V-2E-7-3-47 Escrituras Diversas 25-A 09-03-1999 16-03-1999 V-2E-7-3-49 Escrituras Diversas 26-A 16-03-1999 24-03-1999 V-2E-7-3-51 Escrituras Diversas 27-A 24-03-1999 31-03-1999 V-2E-7-3-53 Escrituras Diversas 28-A 31-03-1999 08-04-1999 V-2E-7-3-55 Escrituras Diversas 29-A 08-04-1999 15-04-1999 V-2E-7-3-57 Escrituras Diversas 30-A 15-04-1999 21-04-1999 V-2E-7-3-59 Escrituras Diversas 31-A 21-04-1999 28-04-1999 V-2E-7-3-61 Escrituras Diversas 32-A 28-04-1999 05-05-1999 V-2E-7-3-63 Escrituras Diversas 33-A 05-05-1999 13-05-1999 V-2E-7-3-65 Escrituras Diversas 34-A 13-05-1999 19-05-1999 V-2E-7-3-67 Escrituras Diversas 35-A 19-05-1999 25-05-1999 V-2E-7-3-69 Escrituras Diversas 36-A 25-05-1999 31-05-1999 V-2E-7-3-71 Escrituras Diversas 37-A 31-05-1999 08-06-1999 V-2E-7-3-73 Escrituras Diversas 38-A 08-06-1999 16-06-1999 V-2E-7-3-75 Escrituras Diversas 39-A 16-06-1999 22-06-1999 V-2E-7-3-77 Escrituras Diversas 40-A 22-06-1999 28-06-1999 V-2E-7-3-79 Escrituras Diversas 41-A 28-06-1999 05-07-1999 V-2E-7-3-81 Escrituras Diversas 42-A 05-07-1999 12-07-1999 V-2E-7-3-83 Escrituras Diversas 43-A 12-07-1999 19-07-1999 V-2E-7-3-85 Escrituras Diversas 44-A 19-07-1999 23-07-1999 V-2E-7-3-87 Escrituras Diversas 45-A 23-07-1999 29-07-1999 V-2E-7-3-89 Escrituras Diversas 46-A 29-07-1999 05-08-1999 V-2E-7-3-91 Escrituras Diversas 47-A 05-08-1999 12-08-1999 V-2E-7-3-93 Escrituras Diversas 48-A 12-08-1999 20-08-1999 V-2E-7-3-95 Escrituras Diversas 49-A 20-08-1999 27-08-1999 V-2E-7-3-97 Escrituras Diversas 50-A 27-08-1999 08-09-1999 V-2E-7-3-99 Escrituras Diversas 51-A 08-09-1999 15-09-1999 V-2E-7-3-101 Escrituras Diversas 52-A 15-09-1999 21-09-1999 V-2E-7-4-1 Escrituras Diversas 53-A 21-09-1999 28-09-1999 V-2E-7-4-3 Escrituras Diversas 54-A 28-09-1999 07-10-1999 V-2E-7-4-5 Escrituras Diversas 55-A 07-10-1999 13-10-1999 V-2E-7-4-7 Escrituras Diversas 56-A 13-10-1999 20-10-1999 V-2E-7-4-9 Escrituras Diversas 57-A 20-10-1999 26-10-1999 V-2E-7-4-11 Escrituras Diversas 58-A 26-10-1999 03-11-1999 V-2E-7-4-13 Escrituras Diversas 59-A 03-11-1999 11-11-1999 V-2E-7-4-15 Escrituras Diversas 60-A 11-11-1999 17-11-1999 V-2E-7-4-17 Escrituras Diversas 61-A 17-11-1999 24-11-1999 V-2E-7-4-19 Escrituras Diversas 62-A 24-11-1999 29-11-1999 V-2E-7-4-21 Escrituras Diversas 63-A 29-11-1999 07-12-1999 V-2E-7-4-23 Escrituras Diversas 64-A 07-12-1999 14-12-1999 V-2E-7-4-25 Escrituras Diversas 65-A 17-12-1999 21-12-1999 V-2E-7-4-27 Escrituras Diversas 66-A 21-12-1999 28-12-1999 V-2E-7-4-29

(9)

Escrituras Diversas 67-A 28-12-1999 04-01-2000 V-2E-7-4-31 Escrituras Diversas 68-A 04-01-2000 11-01-2000 V-2E-7-4-33 Escrituras Diversas 69-A 11-01-2000 17-01-2000 V-2E-7-4-35 Escrituras Diversas 70-A 17-01-2000 21-01-2000 V-2E-7-4-37 Escrituras Diversas 71-A 21-01-2000 27-01-2000 V-2E-7-4-39 Escrituras Diversas 72-A 27-01-2000 03-02-2000 V-2E-7-4-41 Escrituras Diversas 73-A 03-02-2000 10-02-2000 V-2E-7-4-43 Escrituras Diversas 74-A 10-02-2000 16-02-2000 V-2E-7-4-45 Escrituras Diversas 75-A 16-02-2000 22-02-2000 V-2E-7-4-47 Escrituras Diversas 76-A 22-02-2000 28-02-2000 V-2E-7-4-49 Escrituras Diversas 77-A 28-02-2000 06-03-2000 V-2E-7-4-51 Escrituras Diversas 78-A 06-03-2000 13-03-2000 V-2E-7-4-53 Escrituras Diversas 79-A 13-03-2000 17-03-2000 V-2E-7-4-55 Escrituras Diversas 80-A 17-03-2000 23-03-2000 V-2E-7-4-57 Escrituras Diversas 81-A 23-03-2000 29-03-2000 V-2E-7-4-59 Escrituras Diversas 82-A 29-03-2000 05-04-2000 V-2E-7-4-61 Escrituras Diversas 83-A 05-04-2000 11-04-2000 V-2E-7-4-63 Escrituras Diversas 84-A 11-04-2000 14-04-2000 V-2E-7-4-65 Escrituras Diversas 85-A 14-04-2000 28-04-2000 V-2E-7-4-67 Escrituras Diversas 86-A 28-04-2000 08-05-2000 V-2E-7-4-69 Escrituras Diversas 87-A 08-05-2000 12-05-2000 V-2E-7-4-71 Escrituras Diversas 88-A 12-05-2000 18-05-2000 V-2E-7-4-73 Escrituras Diversas 89-A 18-05-2000 24-05-2000 V-2E-7-4-75 Escrituras Diversas 90-A 24-05-2000 31-05-2000 V-2E-7-4-77 Escrituras Diversas 91-A 31-05-2000 08-06-2000 V-2E-7-4-79 Escrituras Diversas 92-A 08-06-2000 14-06-2000 V-2E-7-4-81 Escrituras Diversas 93-A 14-06-2000 21-06-2000 V-2E-7-4-83 Escrituras Diversas 94-A 21-06-2000 27-06-2000 V-2E-7-4-85 Escrituras Diversas 95-A 27-06-2000 05-07-2000 V-2E-7-4-87 Escrituras Diversas 96-A 05-07-2000 11-07-2000 V-2E-7-4-89 Escrituras Diversas 97-A 11-07-2000 17-07-2000 V-2E-7-4-91 Escrituras Diversas 98-A 17-07-2000 24-07-2000 V-2E-7-4-93 Escrituras Diversas 99-A 24-07-2000 28-07-2000 V-2E-7-4-95 Escrituras Diversas 100-A 28-07-2000 08-08-2000 V-2E-7-4-97 Escrituras Diversas 101-A 08-08-2000 17-08-2000 V-2E-7-4-99 Escrituras Diversas 102-A 17-08-2000 28-08-2000 V-2E-7-4-101

(10)

Código e Título: 005 – Registo de Escrituras Diversas

Também conhecida por “averbamentos diários de escrituras” é consti-tuída por 5 livros (unidades de instalação) relativos à atividade das notárias mencionadas.

Datas extremas: 1998-05-12 a 2000-08-28

Âmbito e conteúdo: Contém o registo diário dos atos públicos lavrados

nos livros de notas para escrituras diversas, com os seguintes elementos: o número do livro e da primeira folha onde o ato foi lavrado; a denominação do ato e a sua data; o objeto do ato e o seu valor; a firma ou a denomina-ção de estabelecimento individual de responsabilidade limitada ou de pessoa coletiva a que o ato respeita, a sede e o respetivo número de identificação fiscal; o nome completo e a residência dos sujeitos ativos e passivos, respe-tivos números fiscais, se a natureza do ato o exigir, podendo, relativamente a todos os que sejam casados, ser indicados apenas os elementos de um dos cônjuges com a menção dessa qualidade; e as indicações necessárias à fiscalização do pagamento de contribuições ou impostos devidos pelo ato.

Título e número do livro Data inicial Data final Cota

Registo de Escrituras Diversas nº 1 12-05-1998 22-01-1999 V-2E-7-4-103 Registo de Escrituras Diversas nº 2 22-01-1999 11-09-1999 V-2E-7-4-104 Registo de Escrituras Diversas nº 3 14-06-1999 15-11-1999 V-2E-7-4-105 Registo de Escrituras Diversas nº 4 15-11-1999 30-03-2000 V-2E-7-4-106 Registo de Escrituras Diversas nº 5 30-03-2000 21-08-2000 V-2E-7-4-107 Código e Título: 012 – Documentos referentes ao respetivo livro de notas

Constituída por 102 pastas correspondentes a cada um dos livros da série 001 Escrituras diversas. Elaboradas pelas mesmas notárias acima nome-adas: Maria Lucília Ferreira Antunes Martins (desde Maio a Julho de 1998) e Maria Bernardete Pedrosa Oliveira Marques Leal (de Agosto de 1998 a Agosto de 2000).

Datas extremas: 1998-05-12 a 2000-08-28

Âmbito e conteúdo: Contém os documentos relativos aos atos exarados

em cada livro de notas, sendo arquivados em pasta própria e distinta por ordem cronológica em conformidade com a sucessão dos atos.

(11)

Número do maço de documentos Data inicial Data final Cota

Maço do livro de escrituras diversas nº 1-A 12-05-1998 22-06-1998 V-2E-7-3-2 Maço do livro de escrituras diversas nº 2-A 22-06-1998 08-07-1998 V-2E-7-3-4 Maço do livro de escrituras diversas nº 3-A 08-07-1998 24-07-1998 V-2E-7-3-6 Maço do livro de escrituras diversas nº 4-A 24-07-1998 10-08-1998 V-2E-7-3-8 Maço do livro de escrituras diversas nº 5-A 10-08-1998 27-08-1998 V-2E-7-3-101 Maço do livro de escrituras diversas nº 6-A 27-08-1998 10-09-1998 V-2E-7-3-12 Maço do livro de escrituras diversas nº 7-A 10-09-1998 23-09-1998 V-2E-7-3-14 Maço do livro de escrituras diversas nº 8-A 23-09-1998 06-10-1998 V-2E-7-3-16 Maço do livro de escrituras diversas nº 9-A 06-10-1998 14-10-1998 V-2E-7-3-18 Maço do livro de escrituras diversas nº 10-A 14-10-1998 26-10-1998 V-2E-7-3-20 Maço do livro de escrituras diversas nº 11-A 26-10-1998 04-11-1998 V-2E-7-3-22 Maço do livro de escrituras diversas nº 12-A 04-11-1998 16-11-1998 V-2E-7-3-24 Maço do livro de escrituras diversas nº 13-A 16-11-1998 26-11-1998 V-2E-7-3-26 Maço do livro de escrituras diversas nº 14-A 26-11-1998 09-12-1998 V-2E-7-3-28 Maço do livro de escrituras diversas nº 15-A 09-12-1998 17-12-1998 V-2E-7-3-30 Maço do livro de escrituras diversas nº 16-A 17-12-1998 28-12-1998 V-2E-7-3-32 Maço do livro de escrituras diversas nº 17-A 28-12-1998 04-01-1999 V-2E-7-3-34 Maço do livro de escrituras diversas nº 18-A 04-01-1999 13-01-1999 V-2E-7-3-36 Maço do livro de escrituras diversas nº 19-A 13-01-1999 22-01-1999 V-2E-7-3-38 Maço do livro de escrituras diversas nº 20-A 22-01-1999 01-02-1999 V-2E-7-3-40 Maço do livro de escrituras diversas nº 21-A 01-02-1999 10-02-1999 V-2E-7-3-42 Maço do livro de escrituras diversas nº 22-A 10-02-1999 19-02-1999 V-2E-7-3-44 Maço do livro de escrituras diversas nº 23-A 19-02-1999 02-03-1999 V-2E-7-3-46 Maço do livro de escrituras diversas nº 24-A 02-03-1999 09-03-1999 V-2E-7-3-48 Maço do livro de escrituras diversas nº 25-A 09-03-1999 16-03-1999 V-2E-7-3-50 Maço do livro de escrituras diversas nº 26-A 16-03-1999 24-03-1999 V-2E-7-3-52 Maço do livro de escrituras diversas nº 27-A 24-03-1999 31-03-1999 V-2E-7-3-54 Maço do livro de escrituras diversas nº 28-A 31-03-1999 08-04-1999 V-2E-7-3-56 Maço do livro de escrituras diversas nº 29-A 08-04-1999 15-04-1999 V-2E-7-3-58 Maço do livro de escrituras diversas nº 30-A 15-04-1999 21-04-1999 V-2E-7-3-60 Maço do livro de escrituras diversas nº 31-A 21-04-1999 28-04-1999 V-2E-7-3-62 Maço do livro de escrituras diversas nº 32-A 28-04-1999 05-05-1999 V-2E-7-3-64 Maço do livro de escrituras diversas nº 33-A 05-05-1999 13-05-1999 V-2E-7-3-66 Maço do livro de escrituras diversas nº 34-A 13-05-1999 19-05-1999 V-2E-7-3-68 Maço do livro de escrituras diversas nº 35-A 19-05-1999 25-05-1999 V-2E-7-3-70 Maço do livro de escrituras diversas nº 36-A 25-05-1999 31-05-1999 V-2E-7-3-72 Maço do livro de escrituras diversas nº 37-A 31-05-1999 08-06-1999 V-2E-7-3-74 Maço do livro de escrituras diversas nº 38-A 08-06-1999 16-06-1999 V-2E-7-3-76 Maço do livro de escrituras diversas nº 39-A 16-06-1999 22-06-1999 V-2E-7-3-78 Maço do livro de escrituras diversas nº 40-A 22-06-1999 28-06-1999 V-2E-7-3-80 Maço do livro de escrituras diversas nº 41-A 28-06-1999 05-07-1999 V-2E-7-3-82 Maço do livro de escrituras diversas nº 42-A 05-07-1999 12-07-1999 V-2E-7-3-84 Maço do livro de escrituras diversas nº 43-A 12-07-1999 19-07-1999 V-2E-7-3-86

(12)

Maço do livro de escrituras diversas nº 44-A 19-07-1999 23-07-1999 V-2E-7-3-88 Maço do livro de escrituras diversas nº 45-A 23-07-1999 29-07-1999 V-2E-7-3-90 Maço do livro de escrituras diversas nº 46-A 29-07-1999 05-08-1999 V-2E-7-3-92 Maço do livro de escrituras diversas nº 47-A 05-08-1999 12-08-1999 V-2E-7-3-94 Maço do livro de escrituras diversas nº 48-A 12-08-1999 20-08-1999 V-2E-7-3-96 Maço do livro de escrituras diversas nº 49-A 20-08-1999 27-08-1999 V-2E-7-3-98 Maço do livro de escrituras diversas nº 50-A 27-08-1999 08-09-1999 V-2E-7-3-100 Maço do livro de escrituras diversas nº 51-A 08-09-1999 15-09-1999 V-2E-7-3-102 Maço do livro de escrituras diversas nº 52-A 15-09-1999 21-09-1999 V-2E-7-4-2 Maço do livro de escrituras diversas nº 53-A 21-09-1999 28-09-1999 V-2E-7-4-4 Maço do livro de escrituras diversas nº 54-A 28-09-1999 07-10-1999 V-2E-7-4-6 Maço do livro de escrituras diversas nº 55-A 07-10-1999 13-10-1999 V-2E-7-4-8 Maço do livro de escrituras diversas nº 56-A 13-10-1999 20-10-1999 V-2E-7-4-10 Maço do livro de escrituras diversas nº 57-A 20-10-1999 26-10-1999 V-2E-7-4-12 Maço do livro de escrituras diversas nº 58-A 26-10-1999 03-11-1999 V-2E-7-4-14 Maço do livro de escrituras diversas nº 59-A 03-11-1999 11-11-1999 V-2E-7-4-16 Maço do livro de escrituras diversas nº 60-A 11-11-1999 17-11-1999 V-2E-7-4-18 Maço do livro de escrituras diversas nº 61-A 17-11-1999 24-11-1999 V-2E-7-4-20 Maço do livro de escrituras diversas nº 62-A 24-11-1999 29-11-1999 V-2E-7-4-22 Maço do livro de escrituras diversas nº 63-A 29-11-1999 07-12-1999 V-2E-7-4-24 Maço do livro de escrituras diversas nº 64-A 07-12-1999 14-12-1999 V-2E-7-4-26 Maço do livro de escrituras diversas nº 65-A 17-12-1999 21-12-1999 V-2E-7-4-28 Maço do livro de escrituras diversas nº 66-A 21-12-1999 28-12-1999 V-2E-7-4-30 Maço do livro de escrituras diversas nº 67-A 28-12-1999 04-01-2000 V-2E-7-4-32 Maço do livro de escrituras diversas nº 68-A 04-01-2000 11-01-2000 V-2E-7-4-34 Maço do livro de escrituras diversas nº 69-A 11-01-2000 17-01-2000 V-2E-7-4-36 Maço do livro de escrituras diversas nº 70-A 17-01-2000 21-01-2000 V-2E-7-4-38 Maço do livro de escrituras diversas nº 71-A 21-01-2000 27-01-2000 V-2E-7-4-40 Maço do livro de escrituras diversas nº 72-A 27-01-2000 03-02-2000 V-2E-7-4-42 Maço do livro de escrituras diversas nº 73-A 03-02-2000 10-02-2000 V-2E-7-4-44 Maço do livro de escrituras diversas nº 74-A 10-02-2000 16-02-2000 V-2E-7-4-46 Maço do livro de escrituras diversas nº 75-A 16-02-2000 22-02-2000 V-2E-7-4-48 Maço do livro de escrituras diversas nº 76-A 22-02-2000 28-02-2000 V-2E-7-4-50 Maço do livro de escrituras diversas nº 77-A 28-02-2000 06-03-2000 V-2E-7-4-52 Maço do livro de escrituras diversas nº 78-A 06-03-2000 13-03-2000 V-2E-7-4-54 Maço do livro de escrituras diversas nº 79-A 13-03-2000 17-03-2000 V-2E-7-4-56 Maço do livro de escrituras diversas nº 80-A 17-03-2000 23-03-2000 V-2E-7-4-58 Maço do livro de escrituras diversas nº 81-A 23-03-2000 29-03-2000 V-2E-7-4-60 Maço do livro de escrituras diversas nº 82-A 29-03-2000 05-04-2000 V-2E-7-4-62 Maço do livro de escrituras diversas nº 83-A 05-04-2000 11-04-2000 V-2E-7-4-64 Maço do livro de escrituras diversas nº 84-A 11-04-2000 14-04-2000 V-2E-7-4-66 Maço do livro de escrituras diversas nº 85-A 14-04-2000 28-04-2000 V-2E-7-4-68 Maço do livro de escrituras diversas nº 86-A 28-04-2000 08-05-2000 V-2E-7-4-70 Maço do livro de escrituras diversas nº 87-A 08-05-2000 12-05-2000 V-2E-7-4-72

(13)

Maço do livro de escrituras diversas nº 88-A 12-05-2000 18-05-2000 V-2E-7-4-74 Maço do livro de escrituras diversas nº 89-A 18-05-2000 24-05-2000 V-2E-7-4-76 Maço do livro de escrituras diversas nº 90-A 24-05-2000 31-05-2000 V-2E-7-4-78 Maço do livro de escrituras diversas nº 91-A 31-05-2000 08-06-2000 V-2E-7-4-80 Maço do livro de escrituras diversas nº 92-A 08-06-2000 14-06-2000 V-2E-7-4-82 Maço do livro de escrituras diversas nº 93-A 14-06-2000 21-06-2000 V-2E-7-4-84 Maço do livro de escrituras diversas nº 94-A 21-06-2000 27-06-2000 V-2E-7-4-86 Maço do livro de escrituras diversas nº 95-A 27-06-2000 05-07-2000 V-2E-7-4-88 Maço do livro de escrituras diversas nº 96-A 05-07-2000 11-07-2000 V-2E-7-4-90 Maço do livro de escrituras diversas nº 97-A 11-07-2000 17-07-2000 V-2E-7-4-92 Maço do livro de escrituras diversas nº 98-A 17-07-2000 24-07-2000 V-2E-7-4-94 Maço do livro de escrituras diversas nº 99-A 24-07-2000 28-07-2000 V-2E-7-4-96 Maço do livro de escrituras diversas nº 100-A 28-07-2000 08-08-2000 V-2E-7-4-98 Maço do livro de escrituras diversas nº 101-A 08-08-2000 17-08-2000 V-2E-7-4-100 Maço do livro de escrituras diversas nº 102-A 17-08-2000 28-08-2000 V-2E-7-4-102

Bibliografia:

DANTAS, Júlio (1915) – Serviço de incorporações pela Inspecção das Bibliotecas e Arquivos. Anais das Bibliotecas e Arquivos de Portugal. Coimbra. 1 (1915) 1-8. DANTAS, Júlio (1916) – O segundo ciclo de incorporações. Coimbra : Imprensa da

Universidade. Separata de Anais das Bibliotecas e Arquivos de Portugal, 2:8. Decreto de 18 de Março de 1911. Diário do Governo. Lisboa. 65 (21 Mar.1911). 1213 -1215. Decreto de 12 de Outubro de 1912. Diário do Governo. Lisboa. 243 (21 Outubro 1911). 3603. Decreto nº 2550-J, de 3-8-1916. Diário do Governo, 1ª série. Lisboa. 154 (3 Agosto 1916)

765-J a 766-J.

Decretos nº 2558, de 29-11-1916. Diário do Governo, 1ª série. Lisboa. 242 (29 Agosto 1916) 1096.

Decreto 2559, de 29-11-1916. Diário do Governo, 1ª série. Lisboa. 242 (29 Agosto 1916) 1096-1097.

Decreto nº 3286, de 11-8-1917. Diário do Governo, 1ª série. Lisboa. 132 (11 Agosto 1917) 647-648.

Decreto nº 19952. Diário do Governo, 1ª série. Lisboa. 147 (27 Junho 1931). 1253-1269. Decreto-lei nº 149/83, de 5 de Abril. Diário do Governo, 1ª série. Lisboa. 78 (Abril 1983)

1150-1152.

Decreto-lei nº 16/93, de 23 de Janeiro. Diário do Governo, 1ª série. Lisboa. 19 (Janeiro 1993) 264-270.

Decreto-lei nº 47/2004, de 3 de Março. Diário do Governo, 1ª série - A. Lisboa. 53 (Março 2004) 1161-1162.

ISAD(G): Norma geral internacional de descrição arquivística adoptada pelo Comité de Normas de Descrição, Estocolmo: Suécia, 19-22 de Setembro de 1999. 2ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo, 2004.

Referências

Documentos relacionados

A citada lei prevê regras regulando o regime jurídico dos órgãos colegiais (art. A contribuição que o direito espanhol pode fornecer à realidade jurídica brasileira

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

Considerando a importância dos tratores agrícolas e características dos seus rodados pneumáticos em desenvolver força de tração e flutuação no solo, o presente trabalho

A simple experimental arrangement consisting of a mechanical system of colliding balls and an electrical circuit containing a crystal oscillator and an electronic counter is used

Como hipótese, assumiremos que o desenvolvimento de um modelo matemático diferente do tradicional poderia, por permitir a criação de personagens com comportamentos adaptáveis a

B4 Identificação dos compostos presentes nas amostras de bio-óleo obtidos via pirólise catalítica da fibra de casca de coco utilizando carvão ativado (ABC) e

Entende-se que os objetivos desta pesquisa foram alcançados, uma vez que a medida de polaridade conseguiu captar espaços com maiores potenciais de copresença (espaços

Ressalta-se que mesmo que haja uma padronização (determinada por lei) e unidades com estrutura física ideal (física, material e humana), com base nos resultados da