• Nenhum resultado encontrado

Estado de Alagoas lidera ranking nacional de transparência pública

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Estado de Alagoas lidera ranking nacional de transparência pública"

Copied!
140
0
0

Texto

(1)

Estado de Alagoas lidera ranking

nacional de transparência pública

LAI

Segundo levantamento da Escala Brasil Transparente, em dois anos, Estado saiu da 17ª posição para a primeira

Texto de Amanda Vieira

O Estado de Alagoas ocupa o primeiro lugar no ranking da Escala Brasil Transpa-rente (EBT). Essa é a tercei-ra edição da EBT, que mede a transparência pública dos estados e foi desenvolvida para subsidiar o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) nas suas competências. Na segunda edição, divulgada em 2015, Alagoas aparecia em 17º lugar.

A EBT avalia o grau de cumprimento de dispositivos da LAI nos órgãos públicos. De forma geral, a metodologia analisa a regulamentação da LAI e a transparência pas-siva que requer a existência do Serviço de Informação ao

Cidadão (SIC) presencial, on -line, possibilidade de acom-panhamento do pedido de acesso, inexistência de pontos que dificultem ou inviabilizem o pedido de acesso, respostas ao pedido no prazo legal e res-postas em conformidade com o que foi solicitado.

Atualmente, o SIC está im-plantado em 100% dos órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta do Poder Exe-cutivo Estadual. Um trabalho que vem sendo conduzido pela Controladoria-Geral do Esta-do (CGE) desde 2015 com a realização de treinamentos, oficinas, capacitações para os assessores de Transparência e responsáveis pelo SIC, com o objetivo de estimular uma nova cultura nos órgãos pú-blicos e demonstrar a

impor-André Palmeira

SIC está implantado em 100% dos órgãos e entidades do Governo

Governo lança Portal Alagoas 200 anos

BIcENTENáRIO

Texto de Maria Barreiros

O Governo do Estado, por meio das secretarias do Gabi-nete Civil, da Comunicação e da Cultura, reuniu represen-tantes da imprensa e veículos de comunicação alagoanos on-tem (11), para o lançamento do Portal Alagoas 200 Anos, no Museu Palácio Floriano Peixoto, Centro.

Durante o café da manhã, os gestores estaduais conver-saram com os jornalistas e explicaram a importância de mais um marco da celebração do bicentenário de

emancipa-ção, que será deixado como legado para a população. O endereço do portal é www. alagoas200.com.br.

De acordo com o secre-tário-chefe do Gabinete Ci-vil, Fábio Farias, o portal é um instrumento fundamental para que a sociedade, espe-cialmente os jovens, conheça um pouco da história de Ala-goas, de uma forma moderna e interativa. “O portal, antes de tudo, será um instrumento de pesquisa para os jovens e estudantes, em todas as esfe-ras. Ao final de todas as come-morações do bicentenário, a

ferramenta continuará sendo alimentada como um legado de educação do nosso povo, para que, democraticamente, todos participem e tenham acesso” ressaltou Fábio Farias.

Para o secretário de Es-tado da Comunicação, Enio Lins, o portal tem a missão de coletar, aprofundar e divulgar informações sobre o Estado. “Falar sobre nosso povo, his-tória, a cultura, os saberes e sabores, as cores, as me-lodias, as letras em prosa e verso, as artes todas, todos os tons de Alagoas.”

Já a secretária de Estado

da Cultura, Melina Freitas, observou que o lançamento do portal é mais um marco para o ano do bicentenário alagoano. “Desde a virada do ano estamos realizando atividades em comemoração ao bicentenário. Começamos com o Show dos 200 Anos, depois o carnaval. Também lançamos editais alusivos à emancipação política de Ala-goas, a fim de marcar este ano tão especial para todos os alagoanos e envolver nossa comunidade no sentimento de pertencimento cultural,” fina-lizou a secretária.

tância das boas práticas de transparência.

Em 2015, o Estado recebeu 274 pedidos de informação e terminamos o ano de 2016 com 1.158 solicitações feitas atra-vés do SIC.

Em janeiro de 2016, o ran-king do Ministério Público Fe-deral (MPF) trouxe Alagoas na

2ª posição – saindo da 17ª. Em 2015, a nota tinha sido 6.8 e em 2016 foi para 9.8. Na avaliação do MPF, foram considerados os principais itens das legis-lações que versam sobre o tema. Para o MPF, os estados que obtiveram pontuação ele-vada estão com níveis muito satisfatórios de transparência.

(2)

Governadores cobram ampliação de

prazo para pagar dívidas com o BNDES

REUNIãO

Renan Filho diz que Governo Federal vem dificultando novas operações de crédito; carta ao presidente foi assinada

Texto Severino Carvalho

Reunidos ontem (11), em Salvador (BA), governadores do Nordeste assinaram carta ao presidente da República, Michel Temer. Eles cobram do Governo Federal a dilatação do prazo para pagamento das dívi-das refinanciadívi-das com o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e a redução extraor-dinária da prestação mensal. Os gestores exigem, ainda, a retomada das operações de cré-dito com instituições financei-ras nacionais e internacionais. O governador de Alagoas, Renan Filho, disse que uma agenda conjunta, que unifica a pauta do Nordeste, foi discu-tida durante o encontro. “Prin-cipalmente no que se refere ao alongamento das dívidas com o BNDES, que já foi aprovado por lei, mas que, até agora, o Governo Federal não alongou. Deliberamos que, se isso não acontecer, os Estados entra-rão na Justiça, da mesma for-ma que foi feito na questão do alongamento das dívidas com a União e também referente à multa da repatriação”, revelou Renan Filho.

O Governo do Estado lem-brou que o Governo Federal vem dificultando o aval necessário à concessão de empréstimos por instituições financeiras nacio-nais e internacionacio-nais. A maio-ria dos Estados nordestinos possui, na atualidade, plenas condições para contrair novas operações de crédito.

“A cada dia, o Governo Federal vem dificultando as novas operações de crédito, impossibilitando os Estados de elevarem os investimentos. Somente isso auxilia na geração de emprego, de renda e colabo-ra no enfrentamento da crise”,

considerou Renan Filho. Outro assunto debatido durante o encontro, segundo o governador de Alagoas, foi a for-mação de uma instituição para gerir as previdências comple-mentares dos Estados do Nor-deste. “Isso é muito importante

para evitar a redundância de custos, dar eficiência, buscar mais transparência e segurança para os servidores”, enfatizou o governador de Alagoas.

O 7º Encontro dos Governa-dores do Nordeste contou com a participação de sete chefes

estaduais do Poder Executivo: Rui Costa (BA), Camilo Santa-na (CE), Wellington Dias (PI), Robinson Faria (RN), Flávio Dino (MA), Renan Filho (AL) e Ricardo Coutinho (PB), além do vice-governador de Sergipe, Be-livaldo Chagas.

Manu Dias_Ascom Governo da Bahia

Durante o encontro foi discutida a formação de uma instituição para gerir as previdências

Distribuição de mudas de coco vai

beneficiar produtores de AL

REpLANTIO

Texto de Ronaldo Lima

A parceria entre o Gover-no de Alagoas, por meio da Secretaria da Agricultura, Pe-cuária, Pesca e Aquicultura, e o produtor Gilson Machado Neto, de São Miguel dos Mi-lagres, vem possibilitando o replantio de mudas de coco anão.

Por meio da Superinten-dência de Inclusão Produtiva, a Seagri iniciou a distribui-ção com a doadistribui-ção de três mil mudas, em 2015; duas mil

mudas, em 2016, e para este ano serão entregues mais mil mudas.

Para o secretário da Agri-cultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vascon-celos, a ação tem contribuí-do significativamente para o replantio de coqueiros em várias regiões de Alagoas.

“A distribuição dessas mudas de coco anão é uma medida necessária, já que os coqueirais em Alagoas vêm sofrendo com a estiagem pro-longada de seis anos em todas

as regiões do Estado”, afirma o gestor da Seagri.

Já o produtor Gilson Machado Neto explica que a doação de mudas de coco anão vai colaborar com ou-tros produtores que perderam grande parte da produção com o aparecimento de pragas e também provocada pela seca.

A Seagri tem efetivado a distribuição das mudas duran-te a realização das edições do Governo Presente para esco-las e comunidades rurais, em diversas regiões de Alagoas.

(3)

Parceria forma 30 mil estudantes

por ano contra drogas e violência

cIDADANIA

Estudantes, pais, professores, gestores e representantes comunitários participaram emocionados da cerimônia

Texto de Manuella Nobre

A parceria entre as secreta-rias de Estado da Educação (Se-duc) e Segurança Pública (SSP) tem proporcionado importantes resultados no enfrentamento a fatores que trazem riscos a crianças e adolescentes. De-senvolvido pela Polícia Militar de Alagoas (PM-AL), o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) já formou, até o momento, cerca de 100 mil estudantes da rede pública alagoana ou 30 mil por ano.

“Nós atendemos todo o Estado a partir do programa. Nós vamos à sala de aula de uma maneira pedagogicamente adequada para idade e série, levando todas as informações, riscos e consequências que en-volvem as drogas: as más ami-zades, os efeitos da droga na sua vida e das pessoas ao seu

redor, como reagir diante de um convite, entre outros”, pontua a coordenadora do programa, coronel Valdenize Ferreira de Lima.

“Também trabalhamos o comportamental, os valores humanos, a cidadania, como se comportar na escola, conserva-ção do patrimônio, as relações interpessoais e o respeito ao corpo docente e gestor. É um trabalho em conjunto da Polícia Militar, escola e família unidos contra esse grande mal”, com-pleta Valdenize.

Esta semana, a Escola Es-tadual Professora Ana Coelho Palmeira, em Jacarecica, foi mais uma das unidades da rede abraçadas pelo programa, be-neficiando quase 400 estudan-tes do ensino fundamental I e II. Os alunos do 5º ano foram escolhidos para representar to-dos os formanto-dos na solenidade de certificação .

Integração

Estudantes, pais, profes-sores, gestor e representantes comunitários participaram emocionados da cerimônia e pontuaram a importância do programa, que atinge também os pais, com o Proerd Comuni-tário. “Muito importante esta formação. Também sempre pro-curo ensinar sobre as drogas, a não ir, a evitar más amizades”, ressalta Maria Letícia Barbo-sa Padilha, mãe da formanda Grazielli Barbosa da Silva. A estudante confirma o aprendi-zado. “Gostei muito e aprendi muita coisa”, disse a menina.

“Eu participei da forma-ção das mães e amei o proje-to. Achei legal trazer para cá, mostrar aos alunos a realidade das drogas. Infelizmente têm pais que, às vezes, acabam incentivando esse problema, pedindo aos filhos para com-prar bebida alcoólica”, explica

Maria Amélia Moreira Torres, mãe da formanda Maria Julia Torres Leodino e professora da escola.

O gestor da Ana Coelho, Denys Souza Silva, comemora a parceria. “Estamos muito fe-lizes, orgulhosos e gratos com tudo que vem acontecendo na escola graças ao Proerd. Parce-ria muito importante esta com a Polícia Militar. Temos a certeza de que nossos alunos terão, a partir da implantação deste programa, uma outra visão de mundo e de cidadania plena”, comemora o gestor.

Nova formatura

A próxima unidade a formar seus estudantes no Proerd será a Escola Estadual Eduardo Almeida, na Garça Torta, na quarta-feira (17), às 8h, com sete turmas alcança-das e um total de 736 alunos, distribuídos em três turnos.

Ascom Seduc

(4)

Governo do Estado entrega amanhã

obras de mobilidade em Maceió

pEQUENAS OBRAS, GRANDES MUDANÇAS

Até o fim da gestão, todas as 76 grotas de Maceió serão beneficiadas com as ações de inclusão social do programa

Texto de Thiago Tarelli

Os moradores das grotas do Pau D’Arco e Divaldo Fran-co, no conjunto José da Silva Peixoto, no bairro do Jacinti-nho, em Maceió, já desfrutam dos benefícios em mobilidade urbana promovidos pelo Go-verno do Estado, por meio do programa Pequenas Obras, Grandes Mudanças.

Amanhã (13), equipe do Governo de Alagoas entrega o primeiro lote pronto à po-pulação local. O evento, que acontece a partir das 10 ho-ras, na quadra de esportes da grota do Pau D’Arco, marca a quarta entrega do programa

Pequenas Obras, Grandes Mu-danças em Maceió.

Sob a liderança da Se-cretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano, as comunidades do Pau D’Arco e Divaldo Franco, onde vivem aproximadamente 2.500 pes-soas, receberam serviços de execução de escadarias dre-nantes, pontilhões, passeios e muros de contenção.

A mobilidade urbana foi transformada nas comuni-dades com a construção e reforma de 22 escadarias, totalizando mais de dois mil metros deste equipamento ur-bano, que conta com mais de mil metros de corrimão. Foram

executados ainda mais de três mil metros quadrados de pas-seios, proporcionando maior espaço para lazer e recreação nas grotas.

Ainda nestas comunidades foram construídos 481 metros de canaletas para escoar a água da chuva e evitar des-moronamentos. Além disso, foram concluídos 326 metros de muros de contenção, 21 de pontilhões e 300 de meio-fio.

Por se tratar de uma região grande, as obras nessas grotas foram divididas em três lotes. Amanhã será inaugurado o primeiro, nos outros dois as obras já estão em andamento. As comunidades foram

benefi-ciadas também com nova pin-tura das casas, incluindo artes especiais, que retratam a vida em comunidade e elementos da natureza.

Em um ano, o Pequenas Obras, Grandes Mudanças já beneficiou 22 comunidades carentes de Maceió, sendo que três destas já foram inau-guradas. Até o fim da gestão, todas as 76 grotas de Maceió serão beneficiadas com as ações deste programa, que possuiu a chancela da ONU (Organização das Nações Uni-das), por meio da ONU-Habi-tat, braço da organização para habitação e assentamentos urbanos.

Mobilidade urbana: Ação do governo beneficia comunidades carentes de Maceió com a construção e reforma de escadarias

(5)

Poder Executivo

. .

ATOS E DESPACHOS DO GOVERNADOR

DECRETO Nº 53.308, DE 11 DE MAIO DE 2017.

O GOVERNADOR DO ESTADO DE ALAGOAS, no uso das atribuições que lhe confere o inciso IV, do art. 107 da Constituição Estadual, considerando o disposto no § 1º do artigo 92 da Lei nº 5.346, de 26 de maio de 1992, e tendo em vista o que consta no Processo Administrativo n° 1203-843/2017, RESOLVE ratificar o afastamento do país, sem ônus para o Erário, da Cabo BM, MARIA CECÍLIA GOMES LIMA DE MELO, matrícula nº 28675-3, CPF nº 056.406.834-90, em viagem aos Estados Unidos, no período de 2 a 11 de maio de 2017, por se encontrar em gozo de férias.

PALÁCIO REPÚBLICA DOS PALMARES, em Maceió, 11 de maio de 2017, 200 anos da Emancipação Política e 128 anos da República.

JOSÉ RENAN VASCONCELOS CALHEIROS FILHO Governador

DECRETO Nº 53.309, DE 11 DE MAIO DE 2017.

O GOVERNADOR DO ESTADO DE ALAGOAS, no uso das atribuições que lhe confere o inciso IV, do art. 107 da Constituição Estadual, considerando o disposto no § 1º do artigo 92, da Lei nº 5.346, de 26 de maio de 1992, e tendo em vista o que consta no Processo Administrativo n° 1203-844/2017, RESOLVE ratificar o afastamento do país, sem ônus para o Erário, do Major BM, IVANILDO NASCIMENTO DE MELO JÚNIOR, matrícula nº 80589-0, CPF nº 036.123.274-88, em viagem aos Estados Unidos, no período de 2 a 11 de maio de 2017, por se encontrar em gozo de férias.

PALÁCIO REPÚBLICA DOS PALMARES, em Maceió, 11 de maio de 2017, 200 anos da Emancipação Política e 128 anos da República.

JOSÉ RENAN VASCONCELOS CALHEIROS FILHO Governador

DECRETO Nº 53.310, DE 11 DE MAIO DE 2017.

O GOVERNADOR DO ESTADO DE ALAGOAS, no uso das atribuições que lhe confere o inciso IV, do art. 107 da Constituição Estadual, considerando o disposto no § 1º do artigo 92, da Lei nº 5.346, de 26 de maio de 1992, e tendo em vista o que consta no Processo Administrativo n° 1206-2035/2017, RESOLVE ratificar o afastamento do país, sem ônus para o Erário, do 1º Tenente QOC PM, HENRIQUE DURVAL PEIXOTO ALCÂNTARA, matrícula nº 120676-1, CPF nº 052.504.114-10, em viagem a Portugal, Espanha, Suíça, França e Itália, no período de 1º a 15 de maio de 2017, por se encontrar em gozo de férias.

PALÁCIO REPÚBLICA DOS PALMARES, em Maceió, 11 de maio de 2017, 200 anos da Emancipação Política e 128 anos da República.

JOSÉ RENAN VASCONCELOS CALHEIROS FILHO Governador

DECRETO Nº 53.311, DE 11 DE MAIO DE 2017.

O GOVERNADOR DO ESTADO DE ALAGOAS, no uso das atribuições que lhe confere o inciso IV do art. 107 da Constituição Estadual, considerando o disposto nos artigos 3º e 4º da Lei nº 6.878, de 31 de outubro de 2007, que instituiu o Conselho Estadual de Política Energética - CEPE, e tendo em vista o que consta no Processo Administrativo nº 2900-403/2017, RESOLVE designar FLÁVIO BORGES BARROS para, na qualidade de Suplente, compor o referido Colegiado, como representante da ALGÁS - Gás de Alagoas S.A., em substituição a Antônio Carlos Mesquita Dória.

PALÁCIO REPÚBLICA DOS PALMARES, em Maceió, 11 de maio de 2017, 200 anos da Emancipação Política e 128 anos da República.

JOSÉ RENAN VASCONCELOS CALHEIROS FILHO Governador

DECRETO Nº 53.312, DE 11 DE MAIO DE 2017.

GOVERNADOR DO ESTADO DE ALAGOAS, no uso da atribuição que lhe confere o inciso IV do art. 107 da Constituição Estadual, considerando o disposto no art. 4° da Lei nº 6.558, de 30 de dezembro de 2004, que instituiu o Fundo Estadual de Combate a Erradicação da Pobreza - FECOEP, e tendo em vista o que consta do Processo Administrativo nº 1101-1346/2017, RESOLVE designar o Secretário Executivo de Planejamento e Gestão GENILDO JOSÉ DA SILVA para, na qualidade de Suplente, compor o Conselho Integrado de Políticas de Inclusão Social. PALÁCIO REPÚBLICA DOS PALMARES, em Maceió, 11 de maio de 2017, 200 anos da Emancipação Política e 128 anos da República.

JOSÉ RENAN VASCONCELOS CALHEIROS FILHO Governador

============================================== JOSÉ ROBERTO SANTOS WANDERLEY

Gerente de Documentação e Publicação de Atos Governamentais Protocolo 305623 O EXCELENTÍSSIMO SENHOR JOSÉ RENAN VASCONCELOS CALHEIROS FILHO, GOVERNADOR DO ESTADO, EM DATA DE 11 DE MAIO DE 2017, DESPACHOU OS SEGUINTES PROCESSOS: PROCs.1203-843/17, de MARIA CECÍLIA G. LIMA DE MELO; 1203-844/17, de IVANILDO N. DE M. JÚNIOR.

DESPACHO: De acordo. Lavre-se o decreto. Em seguida, retornem os autos ao CBM/AL, para as demais providências a seu cargo. PROC.1206-2035/17, de HENRIQUE DURVAL P. ALCÂNTARA = De

acordo. Lavre-se o decreto. Em seguida, retornem os autos à PM/ AL, para as demais providências a seu cargo.

PROC.2900-403/17, da SEDETUR = Como propõe. Lavre-se o decreto. Em seguida, remetam-se os autos à SEDETUR para as demais providências a seu cargo.

PROC.1101-1346/17, da SEPLAG = De acordo. Lavre-se o decreto. Em seguida, remetam-se os autos ao GC, para as demais providências a seu cargo.

(6)

PROC.2100-813/17, da SSP = Com fundamento no Despacho PGE/ PLIC/SEINFRA nº 33/2017 e no Despacho PGE/PLIC/CD nº 1164/2017, aprovado pelo Despacho PGE/GAB nº 1168/2017, às fls. 75/78, todos da Procuradoria Geral do Estado, autorizo a celebração do Primeiro Termo Aditivo ao Contrato RDC nº 01/2017, ajustado entre o Estado de Alagoas, por intermédio da Secretaria de Estado da Segurança Pública e a empresa VERDI SISTEMAS CONSTRUTIVOS S/A, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 03.928.516/0001-99, cujo objeto é promover o acréscimo no valor global contratado, na ordem de 25% (vinte e cinco por cento), decorrente da inclusão do Centro Integrado de Segurança Pública no Município de São Luiz do Quitunde/AL, de que trata o Processo Administrativo nº 2100-813/2017. Remetam-se os autos à SSP para as providências de estilo, ficando o Secretário de Estado da Segurança Pública autorizado a representar o Estado de Alagoas na celebração do Termo Aditivo, devendo, antes do ajuste, juntar os documentos, devidamente atualizados, de regularidade jurídica, fiscal e trabalhista da contratada que se encontrarem com seu prazo de vigência expirado.

============================================== JOSÉ ROBERTO SANTOS WANDERLEY

Gerente de Documentação e Publicação de Atos Governamentais Protocolo 305624

. . . .

Gabinete Civil

SECRETÁRIO-CHEFE DO GABINETE CIVIL, FÁBIO LUIZ ARAÚJO LOPES DE FARIAS, EM DATA DE 11 DE MAIO DE 2017, DESPACHOU OS SEGUINTES PROCESSOS:

PROC.1101-1335/17 (Ap.1101-4355/16) do GC = DESPACHO Nº 1.918/17 - Oficie-se ao interessado dando ciência das informações colacionadas pela Gerência de Articulação Social deste Gabinete Civil, arquivando-se em seguida.

PROC.1101-1715/17 da ADEAL = DESPACHO Nº 1.920/17 - Tendo em vistas as observações apresentadas no Ofício nº 099/2017-DP/ ADEAL, de fls. 02-04, evoluam os autos à SEAGRI para ciência, análise. Voltando.

PROC.1101-4842/15 do GC = DESPACHO Nº 1.921/17 - Em atenção ao DESPACHO D-AMGESP- SULCRAP-491-02-2017, de fls.351, foram cumpridos os itens 8.1, 8.2, 8.3 e 8.5 da DILIGÊNCIA PGE/PLIC nº 97/2017, de fls. 349/350. Diante disso, remetam-se os autos à AMGESP para auxílio na realização do item 8.4 e atendimento das diligências da PGE.

PROC.1101-1699/17 do TJ/AL = DESPACHO Nº 1.930/17 - Preliminarmente, remetam-se os autos à SEFAZ para ciência e providências que julgar pertinentes quanto ao teor do ofício nº 141/2017-SDG-TJ/AL, de fls. 02, oriundo do TJ/AL. Voltando para ciência do Chefe do Poder Executivo quanto às medidas que foram adotadas.

O SECRETÁRIO EXECUTIVO DE GESTÃO INTERNA DO GABINETE CIVIL, FRANKLIN ADRIANO C. DE BARROS, EM DATA DE 11 DE MAIO DE 2017, DESPACHOU OS SEGUINTES PROCESSOS:

PROC.1101-1598/17 do GC = DESPACHO Nº 1.904/17 - Autorizo. Retornem os autos à SA para, adoção das providências de estilo. PROCs.1101-1658/17 do GC = DESPACHO Nº 1.906/17; 1101-1659/17 do GC = DESPACHO Nº 1.907/17; 1101-1739/17 do GC = DESPACHO Nº 1.908/17; 1101-1754/17 do GC = DESPACHO Nº 1.909/17; 1101-1753/17 do GC = DESPACHO Nº 1.910/17; 1101-1738/17 do GC = DESPACHO Nº 1.911/17; 1101-1740/17 do GC = DESPACHO Nº 1.912/17; 1101-1755/17 do GC = DESPACHO Nº 1.913/17; 1101-1745/17 do GC = DESPACHO Nº 1.914/17; 1101-1746/17 do GC = DESPACHO Nº 1.915/17; 1101-1747/17 do GC = DESPACHO Nº 1.916/17; e 1101-1748/17 do GC = DESPACHO Nº 1.917/17. DESPACHO: Autorizo. Lavre-se a portaria e, em seguida, vão os autos à

SUPOFC, para as providências cabíveis.

PROC.1101-674/17 da ALE = DESPACHO Nº 1.919/17 - Considerando o DESPACHO Nº 002/17 - 5ªCPM/I, de fls. 08 e o Ofício nº 0638/2017-GS/SSP, de fls. 12, e nada mais havendo o que proceder quanto a exordial do presente processo, arquivem-se os autos. O SECRETÁRIO EXECUTIVO DE INTEGRAÇÃO POLÍTICA E SOCIAL DO GABINETE CIVIL, ADRUALDO CATÃO, EM DATA DE 11 DE MAIO DE 2017, DESPACHOU OS SEGUINTES PROCESSOS: PROC.1101-1714/17 da ASS ESPÍRITO NOSSO LAR = DESPACHO

Nº 1.905/17 - Remetam-se os autos à SEADES para adoção das providências que o caso requer para a apresentação do Projeto à apreciação do Conselho Integrado de Políticas de Inclusão Social - CIPIS.

PROC.1101-1479/17 da UFAL = DESPACHO Nº 1.922/17 - Evoluam os autos à SEDETUR para adoção das medidas que julgar pertinentes, tendo em vista o Ofício nº01/2017, de fls. 2. PROC.1101-1681/17 da CÂM MUN DE MACEIÓ = DESPACHO Nº

1.923/17 - Encaminhem-se os autos à SSP para ciência de seu Titular e adoção das providências que julgar pertinentes, tendo em vista o teor do Ofício GP nº 450/2017, de fls. 02.

PROC.1101-1684/17 da CÂM MUN DE B DA MATA = DESPACHO Nº 1.924/17 - Encaminhem-se os autos ao DER para ciência e providências que julgar pertinentes, tendo em vista o OFÍCIO Nº 60/2017, fls. 02, e o requerimento nº 02/2017, às fls. 03, oficiando-se diretamente a interessada.

PROC.1101-1685/17 da CÂM MUN DE R LARGO = DESPACHO Nº 1.925/17 - Encaminhem-se os autos à SEPLAG para ciência e providências que julgar pertinentes, tendo em vista o OFÍCIO Nº 309/2017-CMRL, fls. 02, e Indicação nº 198/2017 de fls. 03, oficiando-se diretamente a interessado.

PROC.1101-1737/17 do MUN DE PORTO R DO COLÉGIO = DESPACHO Nº 1.926/17 - Encaminhem-se os autos à SECULT para ciência das solicitação contida no Ofício GP nº 025/2017, às fls. 2, e adoção das providências pertinentes, com orientação de encaminhar diretamente ao interessado as conclusões desse Órgão sobre o assunto.

PROC.2900-34/17 da SEDETUR = DESPACHO Nº 1.927/17 - Evoluam os autos à douta PGE para, em obediência à Lei Complementar nº 7, de 18 de julho de 1991, análise dos aspectos jurídicos e parecer acerca dos procedimentos até então realizados pela SEDETUR para promover a baixa da hipoteca do imóvel, no que tange especificamente a minuta de decreto de fls. 202/203.

PROC.23010-454/17 da SEMARH = DESPACHO Nº 1.928/17 - Tendo em vista o Parecer PGE/ASS nº 27/2017, aprovado pelo Despacho PGE/GAB nº 1038/2017, de fls. 16/17, ambos da PGE, que concluíram pela impossibilidade jurídica de conversão desta proposição em Decreto, por impropriedade técnica, contrariando ao disposto na Lei Complementar Federal nº 95, de 26 de fevereiro de 1998, remetam-se os autos à SEMARH para conhecimento e adoção das providências pertinentes, especialmente no que se refere a elaboração de minuta que trate da revogação do § 2º do art. 15 do Decreto Estadual nº 06, de 23 de janeiro de 2001. PROC.1101-1680/17 de JOSÉ F SANTANA = DESPACHO Nº 1.929/17

- Encaminhem-se os autos à SECULT para ciência e análise de possibilidade do atendimento do pleito, tendo em vista o compromisso governamental com os povos tradicionais para o fortalecimento da identidade cultural.

============================================== JOSÉ ROBERTO SANTOS WANDERLEY

Gerente de Documentação e Publicação de Atos Governamentais Protocolo 305626

(7)

Estado de Alagoas DIÁRIO OFICIAL

SECRETÁRIO - CHEFE DO GABINETE CIVIL

FÁBIO LUIZ ARAÚJO LOPES DE FARIAS

PROCURADOR - GERAL DO ESTADO

FRANCISCO MALAQUIAS DE ALMEIDA JÚNIOR

CONTROLADORA - GERAL DO ESTADO

MARIA CLARA CAVALCANTE BUGARIM

SECRETÁRIO DE ESTADO DA AGRICULTURA, PECUARIA, PESCA E AQUICULTURA

ÁLVARO JOSÉ DO MONTE VASCONCELOS

SECRETÁRIO DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL

FERNANDO SOARES PEREIRA

SECRETÁRIO DE ESTADO DA CIÊNCIA, DA TECNOLOGIA E DA INOVAÇÃO

PABLO VIANA DA SILVA

SECRETÁRIO DE ESTADO DA COMUNICAÇÃO

ÊNIO LINS DE OLIVEIRA

SECRETÁRIA DE ESTADO DA CULTURA

MELLINA TORRES FREITAS

SECRETÁRIO DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA

PAULO DOMINGOS DE ARAÚJO LIMA JUNIOR - Cel. PM

SECRETÁRIO DE ESTADO DA RESSOCIALIZAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL

MARCOS SÉRGIO DE FREITAS SANTOS

SECRETÁRIO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

JOSÉ LUCIANO BARBOSA DA SILVA

SECRETÁRIA DE ESTADO DO ESPORTE, LAZER E JUVENTUDE

CLÁUDIA ANICETO CAETANO PETUBA

SECRETÁRIO DE ESTADO DA FAZENDA

GEORGE ANDRÉ PALERMO SANTORO

SECRETÁRIA DE ESTADO DA INFRAESTRUTURA

MARIA APARECIDA DE OLIVEIRA BERTO MACHADO

SECRETÁRIO DE ESTADO DO TRANSPORTE E DESENVOLVIMENTO URBANO

MOSART DA SILVA AMARAL

SECRETÁRIO DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS HÍDRICOS

CLÁUDIO ALEXANDRE AYRES DA COSTA

SECRETÁRIA DE ESTADO DA MULHER E DOS DIREITOS HUMANOS

CLAUDIA ELIZABETH SOUZA SIMÕES - Respondendo interinamente.

SECRETÁRIO DE ESTADO DO PLANEJAMENTO, GESTÃO E PATRIMÔNIO

FABRÍCIO MARQUES SANTOS

SECRETÁRIO DE ESTADO DE PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA

ESVALDA AMORIM BITTENCOURT DE ARAÚJO

SECRETÁRIO DE ESTADO DA SAÚDE

CARLOS CHRISTIAN REIS TEIXEIRA

SECRETÁRIO DE ESTADO DO TRABALHO E EMPREGO

ARTHUR JESSÉ MENDONÇA DE ALBUQUERQUE

SECRETÁRIO DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO ECONOMICO E TURISMO

HELDER GONÇALVES LIMA

GOVERNADOR DO ESTADO DE ALAGOAS

JOSÉ RENAN VASCONCELOS CALHEIROS FILHO

VICE-GOVERNADOR DO ESTADO DE ALAGOAS

JOSÉ LUCIANO BARBOSA DA SILVA

PODER EXECUTIVO

ÍNDICE

PODER EXECUTIVO

Marcos José Dantas Kummer

Diretor-presidente

Jarbas Pereira Ricardo

Diretor administrativo-financeiro José Otílio Damas dos SantosDiretor comercial

www.imprensaoficialal.com.br

Av. Fernandes Lima, s/n, Km 7, Gruta de Lourdes - Maceió / AL - CEP: 57080-000 Tel.: (82) 3315.8334 / 3315.8335

Preço

Pagamento à vista por cm² R$ 6,16 Para faturamento por cm² R$ 7,18

Publicações

Os textos deverão ser digitados em Word (normal), em fonte Times New Roman, tama-nho 8 e largura de 9,3 cm, sendo encaminhados diretamente ao parque gráfico à Av. Fernandes Lima, s/n, Km 7, Gruta de Lourdes - Maceió/AL, no horário das 08h às 15h ou pelo e-mail materias@cepal-al.com.br.

Reclamações sobre matérias publicadas deverão ser feitas no prazo máximo de 10 dias.

Atos e Despachos do Governador... 01

Gabinete Civil ... 02

Procuradoria Geral do Estado ... 04

Sec. de Estado da Agricultura, Pecuaria, Pesca e Aquicultura ... 07

Sec. de Estado da Cultura ... 08

Sec. de Estado da Segurança Pública ...10

Sec. de Estado da Ressocialização e Inclusão Social ...12

Sec. de Estado da Educação ... 12

Sec. de Estado da Fazenda ...17

Sec. de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio ...18

Sec. de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano ...20

Sec. de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos ... 20

Sec. de Estado de Prevenção à Violêcia ...21

Sec. de Estado da Saúde ...23

Sec. de Estado do Trabalho e Emprego ...30

Sec. de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo ... 30

Delegacia Geral da Polícia Civil ...31

Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar ...53

ADMINISTRAÇÃO INDIRETA ...54

EVENTOS FUNCIONAIS ...68

PODER LEGISLATIVO ...116

DEFENSORIA PÚBLICA ESTADUAL ...119

MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL ...121

PREFEITURAS DO INTERIOR ...127

(8)

. .

Procuradoria Geral do Estado

EVENTOS FUNCIONAIS ATOS E DESPACHOS DO GOVERNADOR

O PROCURADOR GERAL DO ESTADO, FRANCISCO MALAQUIAS DE AL-MEIDA JUNIOR, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES, DESPACHOU EM DATA DE 11 DE MAIO DE 2017 O(S) SEGUINTE(S) PROCESSO(S):

PROC: 1204.1363/2017 - INTERESSADO: PROCURADORIA JUDICIAL/PGE - ASSUNTO: PAGAMENTO RPV. - DESPACHO PGE/ GAB. N° 1177/2017 - Aprovo Despacho PGE-PJ-CD nº 1078/2017, provindo da Coordenação da Pro-curadoria Judicial, o qual acolheu o Despacho Jurídico PGE-PJ-P nº 621/2017, conclusivo pela necessidade de adoção das providências necessárias à efetivação do pagamento buscado na exordial, tendo em vista que houve atesto acerca da cor-reção dos valores pelo contador colocado à disposição desta PGE. À SEFAZ, para o pagamento do valor requisitado através do depósito judicial versado nos autos, em seguida, retornem à Procuradoria Judicial conforme despacho de fls. 02.

PROC: 1204.1361/2017 - INTERESSADO: PROCURADORIA JUDICIAL/PGE - ASSUNTO: PAGAMENTO RPV. - DESPACHO PGE/ GAB. N° 1176/2017 - Aprovo Despacho PGE-PJ-CD nº 1077/2017, provindo da Coordenação da Pro-curadoria Judicial, o qual acolheu o Despacho Jurídico PGE-PJ-P nº 622/2017, conclusivo pela necessidade de adoção das providências necessárias à efetivação do pagamento buscado na exordial, tendo em vista que houve atesto acerca da cor-reção dos valores pelo contador colocado à disposição desta PGE. À SEFAZ, para o pagamento do valor requisitado através do depósito judicial versado nos autos, em seguida, retornem à Procuradoria Judicial conforme despacho de fls. 02.

PROC: 1204.1362/2017 - INTERESSADO: PROCURADORIA JUDICIAL/PGE - ASSUNTO: PAGAMENTO RPV. - DESPACHO PGE/ GAB. N° 1175/2017 - Aprovo Despacho PGE-PJ-CD nº 1076/2017, provindo da Coordenação da Pro-curadoria Judicial, o qual acolheu o Despacho Jurídico PGE-PJ-P nº 623/2017, conclusivo pela necessidade de adoção das providências necessárias à efetivação do pagamento buscado na exordial, tendo em vista que houve atesto acerca da cor-reção dos valores pelo contador colocado à disposição desta PGE. À SEFAZ, para o pagamento do valor requisitado através do depósito judicial versado nos autos, em seguida, retornem à Procuradoria Judicial conforme despacho de fls. 02.

PROC: 1204-1312/2017 - INTERESSADO: ASSESSORIA DE INFORMÁTICA / PGE - ASSUNTO: DIVERSOS ASSUNTOS. SOLICITAÇÃO DE SWITCH - DESPACHO PGE/ GAB. N° 1172/2017 - Aprovo o Despacho PGE-PLIC/CD nº 1136/2017, da lavra da Coordenação da Procuradoria de Licitações, Contratos e Convênios, o qual acolheu o Parecer PGE/PLIC nº 979/2017, conclusivo pela pos-sibilidade jurídica da aquisição direta, pelo Estado de alagoas, com dispensa de licitação à luz do art. 24, IV, da Lei Federal nº 8.666/1993, desde que cumpridas as condicionantes apontadas na manifestação jurídica de fls. 14/17. Reitero a reco-mendação de que, tendo a aprovação ocorrida de forma condicionada, a autorida-de consulente responautorida-de autorida-de forma pessoal e exclusiva pela omissão autorida-decorrente autorida-de eventual realização de procedimento sem a devida observância das recomendações, cujo cumprimento é requisito do ato de aprovação. Destarte, sigam os autos ao Departamento Administrativo e Financeiro desta PGE, para as providências ulte-riores .

PROC: 1500-12433/2017 - INTERESSADO: BANCO BRADESCO AS - ASSUN-TO: PEDIDO DE RENOVAÇÃO DE CONTRATO. - DESPACHO PGE/ GAB. N° 1167/2017 - Aprovo o Despacho PGE-PLIC/CD nº 1132/2017, da lavra da Coor-denação da Procuradoria de Licitações, Contratos e Convênios, o qual acolheu o Parecer PGE/PLIC nº 987/2017, conclusivo pela possibilidade da prorrogação con-tratual que se cuida, desde que atendidas integralmente as exigências lançadas no aludido parecer. Ademais, a celebração do referenciado termo deve ocorrer antes de expirado o prazo de vigência do contrato, ou seja, até dia 27 de maio do corrente ano. Reitero a recomendação de que, tendo a aprovação ocorrida de forma condi-cionada, a autoridade consulente responde de forma pessoal e exclusiva pela omis-são decorrente de eventual realização de procedimento sem a devida observância das recomendações, cujo cumprimento é requisito do ato de aprovação. Destarte, evoluam os autos à SEFAZ para adoção das medidas pertinentes.

PROC: 2000-066/2017 - INTERESSADO: PODER JUDICIÁRIO DE ALAGOAS - ASSUNTO: MANDADO DE INTIMAÇÃO. - DESPACHO PGE/ GAB. N° 1169/2017 - Aprovo o Despacho PGE-PLIC/CD nº 1139/2017, da lavra da Coor-denação da Procuradoria de Licitações, Contratos e Convênios, o qual acolheu o Despacho PGE/PLIC nº 1020/2017, conclusivo pela possibilidade da contratação emergencial versada nos autos, desde que cumpridas as condicionantes apontadas na manifestação jurídica de fls. 66/67. Reitero a recomendação de que, tendo a aprovação ocorrida de forma condicionada, a autoridade consulente responde de forma pessoal e exclusiva pela omissão decorrente de eventual realização de pro-cedimento sem a devida observância das recomendações, cujo cumprimento é

re-quisito do ato de aprovação Destarte, remeta o presente processo à SESAU para os fins que lhes são afetos.

PROC: 1204 004602/2016 (Apenso: 1204 004200/2016) - Interessado: SEINFRA - Assunto: Consulta – Procedimento de Reversão de Imóvel Doado pelo Estado de Alagoas - DESPACHO PGE/GAB Nº 1158/2017 - Preliminarmente, antes de apreciar o DESPACHO JURÍDICO PGE/PA/CD-00-2081/2017 (fls. 16-17), vão os autos à SEPLAG para, através da sua Gerência de Patrimônio Imobiliário, in-formar se a donatária INSTITUTO DE PROMOÇÃO AO DESENVOLVIMENTO HABITACIONAL DE INTERESSE SOCIAL – IPDHIS cumpriu a última dispo-sição constante da CERTIDÃO PGE/GAB Nº 02/2013 (fls. 04/14-V do processo apenso), qual seja, a de realizar o registro da transferência do imóvel no Cartório, no prazo máximo de 90 (noventa) dias contados a partir da expedição da certidão (15 de março de 2013), e, no prazo máximo de 30 (trinta) dias após o registro, promover a baixa do seu registro no âmbito do Patrimônio do Estado, juntando as respectivas Certidões de transferência dos imóveis. Em caso positivo, juntem-se aos autos as cópias das referidas certidões. À SEPLAG.

PROC: 1204-1030/2017 - INTERESSADO: ASSESSORIA DE INFORMÁTICA / PGE - ASSUNTO: DIVERSOS ASSUNTOS. AQUISIÇÃO DE NOBREAK - DESPACHO PGE/ GAB. N° 1171/2017 - Aprovo o Despacho PGE-PLIC/CD nº 1121/2017, da lavra da Coordenação da Procuradoria de Licitações, Contratos e Convênios, o qual acolheu o Parecer PGE/PLIC nº 984/2017, conclusivo pela pos-sibilidade jurídica da aquisição direta, pelo Estado de alagoas, com dispensa de licitação à luz do art. 24, IV, da Lei Federal nº 8.666/1993, desde que cumpridas as condicionantes apontadas na manifestação jurídica de fls. 28/30v. Reitero a recomendação de que, tendo a aprovação ocorrida de forma condicionada, a autori-dade consulente responde de forma pessoal e exclusiva pela omissão decorrente de eventual realização de procedimento sem a devida observância das recomendações, cujo cumprimento é requisito do ato de aprovação. Destarte, remeta o presente processo ao Departamento Administrativo e Financeiro desta PGE, para as provi-dências de sua competência.

PROC: 2000.19967/2016 - INTERESSADO: SESAU - ASSUNTO: REQUERI-MENTO. - DESPACHO PGE/ GAB. N° 1170/2017 - Aprovo o Despacho PGE -PLIC/CD nº 1143/2017, da lavra da Coordenação da Procuradoria de Licitações, Contratos e Convênios, conclusivo pela ratificação do entendimento já exarado no Despacho PGE-PLIC-CD nº 2.906/2016 (fls. 140/144), devidamente aprovado pelo Despacho PGE/GAB nº 3062/2016 (fls. 145), devendo ser cumpridas as requisi-ções apontadas nas manifestarequisi-ções jurídicas supramencionadas. Destarte, remeta o presente processo à SESAU para os fins que lhes são afetos.

PROC: 4105.000420/2017. - INTERESSADO: AMGESP. - ASSUNTO: PRO-CESSO LICITATÓRIO. - DESPACHO PGE/ GAB. N° 1174/2017 - Aprovo o Despacho PGE-PLIC-CD nº 1154/2017, da lavra da Coordenação da Procuradoria de Licitações, Contratos e Convênios, o qual acolheu o Despacho PGE/PLIC nº 1172/2017, conclusivo pela regularidade dos atos da fase interna e possibilidade de prosseguimento do certame licitatório, desde que atendidas as condicionantes ali apontadas. Reitero a recomendação de que, tendo o parecerista optado pela aprova-ção condicionada, a autoridade consulente responde de forma pessoal e exclusiva pela omissão decorrente de eventual realização de procedimento sem a devida ob-servância das recomendações, cujo cumprimento é requisito do ato de aprovação. Destarte, vão os autos à AMGESP para as providências ulteriores.

PROC: 4105.001119/2016. - INTERESSADO: AMGESP. - ASSUNTO: PRO-CESSO LICITATÓRIO. - DESPACHO PGE/ GAB. N° 1173/2017 - Aprovo o Despacho PGE-PLIC-CD nº 1155/2017, da lavra da Coordenação da Procuradoria de Licitações, Contratos e Convênios, o qual acolheu o Despacho PGE/PLIC nº 1171/2017, conclusivo pela possibilidade de prosseguimento do certame licitatório, desde que atendidas as condicionantes ali apontadas. Reitero a recomendação de que, tendo o parecerista optado pela aprovação condicionada, a autoridade consu-lente responde de forma pessoal e exclusiva pela omissão decorrente de eventual realização de procedimento sem a devida observância das recomendações, cujo cumprimento é requisito do ato de aprovação. Destarte, vão os autos à AMGESP para as providências ulteriores.

PROC: 1206-512/2017 - INTERESSADO (A): PROCURADORIA GERAL DO ESTADO. - ASSUNTO: PROCEDIMENTO DE ACOMPANHAMENTO PRE-VENTIVO. - DESPACHO PGE/GAB N° 1178/2017 - Aprovo o Parecer PGE/ASS n° 39/2017, oriundo da Assessoria Especial da Procuradoria Geral do Estado, o qual opina pela possibilidade jurídica de encaminhamento do Projeto de Lei versa-do nos autos à Assembleia Legislativa, com a ementa abaixo transcrita: PROJETO DE LEI QUE ALTERA A LEI ESTADUAL Nº 7.858, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2016, QUE ESTABELECE NORMAS GERAIS PARA REALIZAÇÃO DE CON-CURSO PÚBLICO PELA ADMINISTRAÇÃO DIRETA E INDIRETA DO ES-TADO DE ALAGOAS. RECOMENDAÇÃO DE AJUSTES NA MINUTA PARA ATENDER ÀS NECESSIDADES DA ADMINISTRAÇÃO. POSSIBILIDADE

(9)

DO CHEFE DO PODER EXECUTIVO ENVIÁ-LO PARA APRECIAÇÃO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA. Destarte, encaminho os autos ao Gabinete Civil para superior consideração do Chefe do Poder Executivo Estadual.

PROC: 2100.000813/2017. - INTERESSADO: SSP/AL. - ASSUNTO: ADITIVO DE CONTRATO. - DESPACHO PGE/ GAB. N° 1168/2017 - Aprovo o Despacho PGE-PLIC-CD nº 1164/2017, provindo da Coordenação da Procuradoria de Licita-ções, Contratos e Convênios, o qual acolheu o Despacho PGE/PLIC/SEINFRA nº 33/2017, conclusivo pela possibilidade jurídica de celebração do 1º termo aditivo ao Contrato RDC nº 01/2017, desde que atendidas as condicionantes lançadas na referida manifestação de fls. 75/76. Reitero a recomendação de que, tendo a apro-vação ocorrida de forma condicionada, a autoridade consulente responde de forma pessoal e exclusiva pela omissão decorrente de eventual realização de procedimen-to sem a devida observância das recomendações, cujo cumprimenprocedimen-to é requisiprocedimen-to do ato de aprovação. Destarte, vão os autos à SSP para adoção das medidas ulteriores. PROC: 1206.6931/2016. - INTERESSADO: PM/AL. - ASSUNTO: MANDADO DE INTIMAÇÃO. - DESPACHO PGE/ GAB. N° 1153/2017 - Conheço e aprovo o Despacho PGE/PJ-CD nº 1061/2017, provindo da Coordenação da Procuradoria Judicial, conclusivo pelo envio dos autos à Polícia Militar para o arquivamento do presente processo, tendo em vista que já foram adotadas medidas judiciais para impugnação dos cálculos apresentados pelo requerente. Alerto que não deverá ser realizado qualquer pagamento administrativo, haja vista que é objeto de execução de título judicial.

PROC: 34000.038/2016. - INTERESSADO: SERIS. - ASSUNTO: CONTRATA-ÇÃO DE EMPRESA. - DESPACHO PGE/ GAB. N° 1163/2017 - Aprovo o Despa-cho PGE-PLIC-CD nº 1113/2017, da lavra da Coordenação da Procuradoria de Li-citações, Contratos e Convênios, por suas razões e fundamentos legais, conclusivo pela viabilidade jurídica de prosseguimento do feito versado no presente processo, desde que atendidas as requisições apontadas na referenciada manifestação jurídi-ca. Alerto que, tendo o parecerista optado pela aprovação condicionada, a autori-dade consulente responde de forma pessoal e exclusiva pela omissão decorrente de eventual realização de procedimento sem a devida observância das recomendações, cujo cumprimento é requisito do ato de aprovação. Destarte, vão os autos à AM-GESP para as providências ulteriores.

PROC: 1101.1670/2017 - INTERESSADO (A): ASSEMBLEIA LEGISLATIVA ESTADUAL. - ASSUNTO: PROJETO DE LEI nº 58/2016. - DESPACHO PGE/ GAB N° 1165/2017 - Aprovo o Parecer PGE/ASS n° 037/2017, oriundo da As-sessoria Especial da Procuradoria Geral do Estado, o qual opina pela possibilida-de jurídica possibilida-de sanção do Projeto possibilida-de Lei versado nos autos, com a ementa abaixo transcrita: PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 58/2016, QUE, NO ÂMBI-TO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE ALAGOAS, DISCIPLINA A CONCESSÃO E O PAGAMENTO DE AJUDA DE CUSTO PARA MORADIA. 1. PROJETO DE LEI APROVADO PELO PODER LEGISLATIVO SEM QUAL-QUER VÍCIO FORMAL SUBJETIVO, OBJETIVO OU ORGÂNICO, POIS FOI DEFLAGRADO POR INICIATIVA DE QUEM DISPUNHA DE CAPACIDADE PARA EXERCÊ-LA EM SUA PLENITUDE, SEGUIU O RITO DO DEVIDO PROCESSO LEGISLATIVO E VERSOU ACERCA DE NORMAS SOBRE AS QUAIS OS ESTADOS-MEMBROS DETÊM COMPETÊNCIA LEGISLATIVA (ART. 25, § 1º, DA CF/88). 2. O TEXTO APROVADO OBSERVA OS MANDA-MENTOS CONSTITUCIONAIS, INEXISTINDO QUALQUER AFRONTA A NORMAS SUPERIORES DE CONTEÚDO MATERIAL. 3. PROJETO DE LEI APTO À SANÇÃO PELO CHEFE DO EXECUTIVO, CASO ENTENDA HA-VER INTERESSE PÚBLICO. Destarte, encaminho os autos ao Gabinete Civil, para superior consideração do Chefe do Poder Executivo Estadual.

PROCURADORIA GERAL DO ESTADO, em Maceió/AL, 11 de maio de 2017. MAILSON LUIZ PEREIRA DOS SANTOS

Responsável pela resenha

O SUBPROCURADOR GERAL DO ESTADO, JOSÉ CLÁUDIO ATAIDE ACIOLI, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES, DESPACHOU EM DATA DE 11 DE MAIO DE 2017 O(S) SEGUINTE(S) PROCESSO(S):

PROC: 41010.14470/2015. - INTERESSADO: ANTÔNIA MARTA GONÇAL-VES. - ASSUNTO: APOSENTADORIA. - DESPACHO SUB PGE/GAB. N° 0950/2017 - Aprovo o Despacho Jurídico PGE/PAI/CD nº 282/2017, da lavra da Coordenação da Procuradoria de Controle Técnico dos Serviços Jurídicos da Ad-ministração Indireta, o qual acolheu o Parecer COJUR/UNCISAL Nº 110/2017, conclusivo pela concessão da aposentadoria pleiteada, nos termos do art. 3º da EC nº47/05, com proventos integrais, paridade plena e base na última remuneração, observado o regime remuneratório de subsídios. Desta feita, vão os autos à UNCI-SAL para as devidas providências.

PROC: 4101.10109/2015 - Interessado: JOSÉ CÍCERO FERREIRA DE CAR-VALHO. - Assunto: REANÁLISE DE SOLICITAÇÃO DE APOSENTADORIA. - DESPACHO SUBPGE/GAB Nº 934/2017 - Com base no precedente firmado por este órgão de assessoramento jurídico em casos análogos, conforme esposado no Despacho PGE/CE nº 002/2017, aprovado pelo Despacho SUBPGE/GAB nº 0870/2017, publicado no DOE dia 08/05/2017, cópias anexas, concluiu-se pelo sobrestamento do processo até a matéria ser julgada pelo STF no RE 612.358. À UNCISAL.

PROC: 4101.3243/2014 - Interessado: MARIO JORGE CALHEIROS FEIJÓ. - As-sunto: APOSENTADORIA ESPECIAL POR INSALUBRIDADE. - DESPACHO SUBPGE/GAB Nº 935/2017 - Com base no precedente firmado por este órgão de assessoramento jurídico em casos análogos, conforme esposado no Despacho PGE/ CE nº 002/2017, aprovado pelo Despacho SUBPGE/GAB nº 0870/2017, publicado no DOE dia 08/05/2017, cópias anexas, concluiu-se pelo sobrestamento do proces-so até a matéria ser julgada pelo STF no RE 612.358. À UNCISAL.

PROC: 5101.6386/2016. - INTERESSADO: DETRAN/AL. - ASSUNTO: SOLU-ÇÃO DE TALONÁRIOS ELETRÔNICOS. - DESPACHO SUB PGE/ GAB. N° 0949/2017 - Conheço e aprovo o Despacho PGE/PAI/CD Nº 283/2017, da lavra da Coordenação da Procuradoria de Controle Técnico dos Serviços Jurídicos da Ad-ministração Indireta, o qual acolheu o Parecer 130/2017, da Coordenadoria Jurídica do DETRAN, conclusivo pela possibilidade jurídica de prosseguimento do certame licitatório, desde que cumpridas as condicionantes lançadas no referido parecer. Alerto que, tendo o parecerista optado pela aprovação condicionada, a autorida-de consulente responautorida-de autorida-de forma pessoal e exclusiva pela omissão autorida-decorrente autorida-de eventual realização de procedimento sem a devida observância das recomendações, cujo cumprimento é requisito do ato de aprovação. Destarte, remetam-se os autos ao DETRAN para as providências de estilo.

PROC: 1101-001546/2017 - Interessado: UNCISAL - Assunto: Nomeação concur-so público - DESPACHO SUB PGE/GAB Nº 0954/2017 – [...] Feito isconcur-so, devem os autos ser primeiramente analisados pela Procuradoria Autárquica da UNCISAL, para só depois haver o exame revisional por esta PGE (o fato da nomeação, ato final do processo, ser do Governador, não exime a autarquia de instruir e analisar a correção jurídica do respectivo processo, visando subsidiar uma correta decisão governamental). À UNCISAL.

PROC: 1700-9079/2011 - Interessado: SEPLAG – comissão de acumulação de cargos - Assunto: acumulação de cargos (Rejane Bandeira Barros) - DESPACHO SUB PGE/GAB Nº 0955/2017 – [...] Dito isso, antes da análise meritória final, re-tornem os autos à Comissão de Acumulação de Cargos, na SEPLAG, para que esta diligencie junto à ALE, visando uma posição daquele Poder acerca da real carga horária de labor semanal da servidora, quando em atividade. Após, voltem-me os autos conclusos. À SEPLAG.

PROC: 4101.14070/2014 - Interessado: EDGAR VALENTE DE LIMA NETO. - Assunto: APOSENTADORIA. - DESPACHO SUB PGE/GAB Nº 0933/2017 - De-firo o pedido de desistência formulado pelo interessado, conforme requerimento acostado às fls. 120, nos termos do que determina o art. 51 da Lei Estadual nº 6.161/2000. À UNCISAL.

PROCURADORIA GERAL DO ESTADO, em Maceió/AL, 11 de maio de 2017. MAILSON LUIZ PEREIRA DOS SANTOS

Responsável pela resenha

A COORDENADORA, DA PROCURADORIA ADMINISTRATIVA CLÁUDIA MUNIZ DO AMARAL DESPACHOU EM DATA DE 11.05.2017, O(S) SEGUIN-TE(S) PROCESSO(S):

PROCESSO Nº 2000 – 18501/2016 - INTERESSADO: JOCILENE CORREIA DA SILVA MELLO - ASSUNTO: PROGRESSÃO FUNCIONAL. - DESPACHO JURÍDICO PGE/PA/CD–00–2286/2017 - Nos termos da delegação conferida pela PORTARIA PGE Nº 300/2016, aprovo o PARECER PGE/PA-00-696/2017, con-clusivo pelo deferimento da progressão funcional do(a) servidor(a) da Classe “B” para a Classe “C” da respectiva carreira. À SEPLAG.

PROCESSO Nº 1800 – 7925/2016 - INTERESSADO: YARA MARIA SILVA LE-MOS - ASSUNTO: PROGRESSÃO FUNCIONAL. - DESPACHO JURÍDICO PGE/PA/CD–00–2279/2017 - Nos termos da delegação conferida pela PORTARIA PGE Nº 300/2016, aprovo o PARECER PGE/PA-00-1108/2017, conclusivo pelo deferimento da progressão funcional do(a) servidor(a) para o Nível III da respecti-va carreira. À SEPLAG.

(10)

PROCESSO Nº 1800 – 10877/2016 - INTERESSADO: ERIVÂNIA GOMES CARVALHO - ASSUNTO: PROGRESSÃO FUNCIONAL. - DESPACHO JU-RÍDICO PGE/PA/CD–00–2280/2017 - Nos termos da delegação conferida pela PORTARIA PGE Nº 300/2016, aprovo o PARECER PGE/PA-00-1110/2017, con-clusivo pelo deferimento da progressão funcional do(a) servidor(a) da Classe “B” para a Classe “C” da respectiva carreira. À SEPLAG.

PROCESSO Nº 1800 – 1122/2017 - INTERESSADO: JORGE LUIZ VIEIRA - ASSUNTO: PROGRESSÃO FUNCIONAL. - DESPACHO JURÍDICO PGE/PA/ CD–00–2281/2017 - Nos termos da delegação conferida pela PORTARIA PGE Nº 300/2016, aprovo o PARECER PGE/PA-00-1109/2017, conclusivo pelo deferi-mento da progressão funcional do(a) servidor(a) para o Nível AEME da respectiva carreira. À SEPLAG.

PROCESSO: 20105 – 6430/2016 - INTERESSADO: JOSÉ CLAUDEVAN BAR-ROS DOS SANTOS. - ASSUNTO: PROGRESSÃO FUNCIONAL - DESPACHO JURÍDICO PGE/PA-CD–2282/2017 - Nos termos da delegação conferida pela Portaria PGE nº 300/2016, aprovo o PARECER PGE/PA-00-1111/2017, conclusivo pelo deferimento do pleito de progressão funcional do(a) servidor(a) para o Nível IV da Classe “E”, com fundamento no artigo 8°, a Lei Estadual n° 6.276/2001 com as alterações introduzidas pela Lei Estadual nº 7.602/2014. À SEPLAG.

PROCESSO Nº 1700 – 4574/2016 - INTERESSADO: MARIA MADALENA DOS SANTOS - ASSUNTO: DESAVERBAÇÃO DE LICENÇA PRÊMIO - DES-PACHO JURÍDICO PGE/PA/CD–00–2293/2017 - Considerando o erro material, tão somente em relação a grafia do tema Assunto, retifico o DESPACHO JURÍ-DICO PGE/PA/CD-00-979/2017, bem como o PARECER PGE/PA-00-541/2017, para grafar corretamente para DESAVERBAÇÃO DE LICENÇA ESPECIAL. À SEPLAG.

PROCESSO Nº 1206 - 2159/2016 - INTERESSADO: EDNALDO MENDES DE FARIAS - ASSUNTO: AVERBAÇÃO DE TEMPO DE SERVIÇO/CONTRIBUI-ÇÃO. - DESPACHO JURÍDICO PGE/PA/CD–00–2317/2017 - Nos termos da delegação conferida pela PORTARIA PGE Nº 300/2016, conheço e aprovo o PA-RECER PGE/PA-00-1121/2017, conclusivo pelo deferimento do pleito. À PMAL. PROCESSO Nº 1203 – 767/2017 - INTERESSADO: JOSÉ ANTONIO DE MELO - ASSUNTO: AVERBAÇÃO DE TEMPO DE SERVIÇO. - DESPACHO JURÍDI-CO PGE/PA/CD–00–2318/2017 - Nos termos da delegação conferida pela POR-TARIA PGE Nº 300/2016, aprovo o PARECER PGE/PA-00-1119/2017, conclusi-vo pelo deferimento do pleito. Ao CBMAL.

PROCESSO Nº 1206 - 2127/2017 - INTERESSADO: ERIVALDO SANTOS DA SILVA - ASSUNTO: AVERBAÇÃO DE TEMPO DE SERVIÇO/CONTRIBUI-ÇÃO. - DESPACHO JURÍDICO PGE/PA/CD–00–2316/2017 - Nos termos da delegação conferida pela PORTARIA PGE Nº 300/2016, conheço e aprovo o PA-RECER PGE/PA-00-1118/2017, conclusivo pelo deferimento do pleito. À PMAL. PROCESSO Nº 1800 – 592/2017 - INTERESSADO: CACILDA ROSA DE LIMA SILVA - ASSUNTO: PROGRESSÃO FUNCIONAL. - DESPACHO JURÍDICO PGE/PA/CD–00–2315/2017 - Nos termos da delegação conferida pela PORTARIA PGE Nº 300/2016, aprovo o PARECER PGE/PA-00-1126/2017, conclusivo pelo deferimento da progressão funcional do(a) servidor(a) para o Nível II da respectiva carreira. À SEPLAG.

PROCESSO Nº 1800 – 11211/2016 - INTERESSADO: KLEANE BEZERRA DA SILVA - ASSUNTO: PROGRESSÃO FUNCIONAL. - DESPACHO JURÍDICO PGE/PA/CD–00–2314/2017 - Nos termos da delegação conferida pela PORTARIA PGE Nº 300/2016, aprovo o DESPACHO JURÍDICO PGE/PA-00-514/2017, con-clusivo pelo deferimento da progressão funcional do(a) servidor(a) da Classe “A” para a Classe “B” da respectiva carreira. À SEPLAG.

PROCESSO Nº 1800 – 3720/2016 - INTERESSADO: EGBERTO MORAES BARBOZA - ASSUNTO: PROGRESSÃO FUNCIONAL. - DESPACHO JURÍ-DICO PGE/PA/CD–00–2313/2017 - Nos termos da delegação conferida pela POR-TARIA PGE Nº 300/2016, aprovo o PARECER PGE/PA-00-1122/2017, conclusi-vo pelo deferimento da progressão funcional do(a) servidor(a) para o Nível IV da respectiva carreira. À SEPLAG.

PROCESSO Nº 2000 – 11892/2016 - INTERESSADO: MARIO JORGE DOS SANTOS FILHO - ASSUNTO: PROGRESSÃO FUNCIONAL. - DESPACHO JURÍDICO PGE/PA/CD–00–2312/2017 - Nos termos da delegação conferida pela PORTARIA PGE Nº 300/2016, aprovo o PARECER PGE/PA-00-1116/2017, con-clusivo pelo deferimento da progressão funcional do(a) servidor(a) da Classe “B” para a Classe “C” da respectiva carreira. À SEPLAG.

PROCESSO: 1800-914/2015 - INTERESSADO: MARILEIDE ALBUQUERQUE DOS SANTOS - ASSUNTO: REVISÃO DE ENQUADRAMENTO - DESPA-CHO JURÍDICO PGE/PA/CD–00–2289/2017 - Nos termos da delegação conferida pela PORTARIA PGE Nº 300/2016, aprovo o DESPACHO PGE/PA-00-503/2017, conclusivo pelo deferimento da progressão funcional da servidora da Classe “A” para a Classe “B” da respectiva carreira, com as razões nele contidas. À SEPLAG. PROCESSO: 1800-8359/2016 - INTERESSADO: KLEANNE BEZERRA DA SILVA - ASSUNTO: REMOÇÃO - DESPACHO JURÍDICO PGE/PA/CD– 00–2288/2017 - Nos termos da delegação conferida pela PORTARIA PGE Nº 300/2016, aprovo o PARECER PGE/PA-00-1117/2017, conclusivo pelo indeferi-mento do pleito. À SEDUC.

PROCESSO Nº 1206 – 6689/2015 - INTERESSADO: JEFFERSON DA SILVA LIMA

ASSUNTO: REFORMA. - DESPACHO JURÍDICO PGE/PA-CD–00-2292/2017 - Nos termos do artigo 2º da Portaria PGE 257/2016, conheço e aprovo o PARECER PGE/PA/SUBUNIDADE PREVIDENCIÁRIA nº 953/2017, conclusivo pelo deferimento do pleito. Ao Gabinete Civil.

PROCESSO Nº 1400 – 2188/2016 - INTERESSADO: JOSÉ EVERALDO BAR-BOSA - ASSUNTO: MUDANÇA DE FAIXA SALARIAL. - DESPACHO JURÍ-DICO PGE/PA/CD–00–2294/2017 - Considerando o erro material do PARECER PGE/PA-00-766/2017 e do DESPACHO JURÍDICO PGE/PA/CD–00–1445/2017, onde consta na ementa a ocupação do servidor como Técnico de Estatística, retifico os mesmos para grafar corretamente a ocupação do servidor para Pesquisador de Informações Sociais. À SEPLAG.

PROCESSO Nº 1800-11878/2015 - INTERESSADO: ELIAS GOMES DE MA-GALHÃES - ASSUNTO: PROGRESSÃO POR NOVA HABILITAÇÃO/TITU-LAÇÃO - DESPACHO JURÍDICO PGE/PA/CD–00–2295/2017 - Nos termos da delegação conferida pela PORTARIA PGE Nº 300/2016, atendida a diligência de fl. 22, aprovo o PARECER PGE/PA-00-3229/2016(fls. 19-21), no que se refere ao de-ferimento da progressão funcional – habilitação-titulação do servidor, para o nível IV da respectiva carreira, passando para a grade de subsídios correspondente, com efeitos a partir da data do protocolo do pedido, nos termos da L.E. nº 6.907/2008, na redação da L.E. nº 7.469/2013. À SEDUC.

O SUBCOORDENADOR, DA PROCURADORIA ADMINISTRATIVA ALEXANDRE OLIVEIRA LAMENHA LINS DESPACHOU EM DATA DE 11.05.2017, O(S) SEGUINTE(S) PROCESSO(S):

PROCESSO: 1800-8283/2013 - INTERESSADO: JOELSON DOS SANTOS LIMA - ASSUNTO: AVERBAÇÃO DE TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO - DES-PACHO JURÍDICO PGE/PA-CD-2307/2017 - Conheço e concordo com o enten-dimento manifestado no DESPACHO JURÍDICO PGE/PA-00-504/2017 (fls. 79) conclusivo pela retificação da averbação do tempo de serviço/contribuição deferida através do processo nº 19.613/1992. À SEPLAG.

PROCESSO: 2000-6157/2016 - INTERESSADO: MARIA CICERA DE LIMA SANTOS - ASSUNTO: ABONO DE PERMANÊNCIA - DESPACHO JURÍDICO PGE/PA-CD-2308/2017 - Conheço e concordo com o entendimento manifestado no PARECER PGE/PA-00-1115/2017 (fls. 31-32), conclusivo pelo deferimento do pleito, com fundamento no artigo 40, § 19, da Constituição Federal. À SEPLAG. PROCESSO: 2000-14754/2016 - INTERESSADO: CELIA MARIA LEAO OLI-VEIRA - ASSUNTO: ABONO DE PERMANÊNCIA - DESPACHO JURÍDICO PGE/PA-CD-2309/2017 - Conheço e concordo com o entendimento manifestado no PARECER PGE/PA-00-1114/2017 (fls. 32-33), conclusivo pelo deferimento do pleito, com fundamento no artigo 40, § 19, da Constituição Federal. À SEPLAG. PROCESSO: 3400-1906/2016 - INTERESSADO: HUMBERTO GOMES PA-TRIOTA - ASSUNTO: ABONO DE PERMANÊNCIA - DESPACHO JURÍDICO PGE/PA-CD-2310/2017 - Conheço e concordo com o entendimento manifestado no PARECER PGE/PA-00-1112/2017 (fls. 38-40), conclusivo pelo deferimento do pleito, com fundamento no artigo 40, § 19, da Constituição Federal. À SEPLAG.

Procuradoria Geral do Estado, Maceió/AL, 11 de Maio de 2017. LINDOMAR JOSÉ ALBUQUERQUE LUNA ALMEIDA

(11)

O COORDENADOR EM EXERCÍCIO DA PROCURADORIA DA FAZEN-DA ESTADUAL LUCIO FLÁVIO DE OLIVEIRA GOMES, DESPACHOU EM DATA DE 11 DE MAIO DE 2017, O(S) SEGUINTES PROCESSO(S): PROC: 1204-000347/2017 ( APENSO 1500-016377/2016) INTERESSA-DO: C&A MODAS LTDA ASS: CANCELAMENTO DE CDA E EXTINÇÃO DA EXECUÇÃO FISCAL DESPACHO PGE/PFE-CD nº 0860/2017 - Trata-se de Processo Administrativo referente ao Débito nº 20005197. Conheço e concordo com o Parecer PGE/PFE nº 0145/2017 de lavra do ilustre Procurador de Estado ROMANY CANSANÇÃO MOTA, com as razões e conclusões nele contidas, con-clusivo pelo cancelamento e baixa da CDA nº 1072-1/2016, e extinção da Execu-ção Fiscal correspondente. Em face do exposto, nos termos do inciso XII do artigo 11 da Lei Complementar nº 07/1991 e da Portaria PGE nº 72/2015, APROVO o referido parecer. Remetam-se os autos ao setor de Dívida Ativa desta Procuradoria da Fazenda Estadual, órgão competente para as providências cabíveis quanto ao cancelamento da CDA e conseqüente registro nos cadastros pertinentes, retornando em seguida para o(a) Procurador(a) vinculado(a), para que seja providenciada a extinção da execução fiscal.

PROCURADORIA GERAL DO ESTADO, em Maceió (AL), 11 de maio de 2017. Flávia Aurora Rodrigues de Lima Silva

Responsável pela Resenha

A COORDENADORA DA PROCURADORIA DE LICITAÇÕES, CONTRATOS E CONVÊNIOS, SAMYA SURUAGY DO AMARAL, DESPACHOU EM DATA DE 11 DE MAIO DE 2017 OS SEGUINTES PROCESSOS:

PROC Nº: 1101-2725/2016 - INT: GABINETE CIVIL - ASS: AQUISIÇÃO DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS. - DESPACHO PGE-PLIC-CD Nº 1160/2017 - Ana-lisando os autos percebe-se que não foram cumpridas as recomendações do DES-PACHO PGE-PLIC-CD Nº 170/2017 (fls. 346). Sendo assim, devolvo os autos a origem para observância e cumprimento integral das recomendações dispostas no despacho citado. Ao Gabinete Civil.

PROC Nº: 1203-2562/2016 - INT: CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE ALAGOAS – CBM/AL - ASS: PEDIDO DE RECONSIDERAÇÃO. - DESPA-CHO PGE-PLIC-CD Nº 1161/2017 - Conheço e aprovo o DESPADESPA-CHO PGE/PLIC Nº 1157/2017, presente nos autos, com as razões nele contidas. Alerto que, no caso dos autos, tendo o relator optado pela aprovação condicionada, a autoridade con-sulente responde de forma pessoal e exclusiva pela omissão decorrente de eventual realização de procedimento sem a devida observância das recomendações, cujo cumprimento é requisito do ato de aprovação. Ao Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas.

PROC Nº: 1204-004764/2014 - INT: PROCURADORIA GERAL DO ESTADO - ASS: FASE INTERNA. AQUISIÇÃO DE VEÍCULOS. - DESPACHO PGE-PLIC-CD Nº 1155 /2017 - Conheço e aprovo o DESPACHO PGE/PLIC Nº 1173/2017, presente nos autos, com as razões nele contidas. À Diretoria de Administração e Finanças da Procuradoria Geral do Estado de Alagoas.

PROC Nº: 2101-000656/2014 - ORIG: SECRETARIA DE ESTADO DE RES-SOSSIALIZAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL - SERIS/AL. - ASS: LICITAÇÃO. PREGÃO ELETRÔNICO – FASE EXTERNA - AQUISIÇÃO DE MATERIAL DE INFORMÁTICA. - DESPACHO PGE-PLIC-CD N° 1.395/2016 - Versam os presentes autos sobre a realização de procedimento licitatório destinado a aqui-sição de material de informática com recursos oriundos do Convênio nº 25/2013 (SICONV Nº 795314/2013), o qual visa implantar uma Central Integrada de Alter-nativas Penais no Estado de Alagoas, conforme solicitação disposta às fls. 02. Ante o exposto, opina-se pela regularidade dos atos da fase externa, havendo ensejo para a realização dos atos de Homologação e posterior contratação. À SERIS/AL. PROC Nº: 2102-232/2017 - INT: PERÍCIA OFICIAL DO ESTADO DE ALA-GOAS - ASS: ALTERAÇÃO MINUTA CONTRATUAL. EMPRESA BRASI-LEIRA DE CORREIOS E TELEGRÁFOS. - DESPACHO PGE-PLIC-CD Nº 1162/2017 - Conheço e aprovo o DESPACHO PGE/PLIC Nº 1175/2017, presen-te nos autos, com as razões nele contidas. Alerto que, no caso dos autos, presen-tendo o relator optado pela aprovação condicionada, a autoridade consulente responde de forma pessoal e exclusiva pela omissão decorrente de eventual realização de procedimento sem a devida observância das recomendações, cujo cumprimento é requisito do ato de aprovação. À Perícia Oficial do Estado de Alagoas.

PROC Nº: 2102-292/2017 - INT: PERÍCIA OFICIAL DO ESTADO DE ALA-GOAS. - ASS: PAGAMENTO POR INDENIZAÇÃO. - DESPACHO PGE/PLIC-CD N° 1166/2017 - Versam os autos de solicitação de pagamento de diferença do valor pactuado no Contrato Emergencial nº 004/2016, referente ao serviço executa-do no períoexecuta-do de 20.04.2017 a 30.04.2017, após o fim da vigência contratual, que

ocorreu em 19.04.2017. Ante o exposto, observados TODOS os termos deste Des-pacho e CUMPRIDAS TODAS AS CONDICIONANTES, opina-se pela possibi-lidade do pagamento pretendido a WFS Construções LTDA-ME no importe de R$ 174.730,20 (cento e setenta e quatro mil setecentos e trinta reais e vinte centavos). À Perícia Oficial do Estado de Alagoas.

PROC Nº: 4105-000700/2017 - INT: AGÊNCIA DE MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO DE PROCESSOS. - ASS: FASE INTERNA. REGISTRO DE PREÇOS. AQUISIÇÃO DE BENS. - DESPACHO PGE-PLIC-CD Nº 1157/2017 - Conheço e aprovo o PARECER PGE/PLIC Nº 993/2017, presente nos autos, com as razões nele contidas. Alerto que, no caso dos autos, tendo o relator optado pela aprovação condicionada, a autoridade consulente responde de forma pessoal e exclusiva pela omissão decorrente de eventual realização de procedimento sem a devida obser-vância das recomendações, cujo cumprimento é requisito do ato de aprovação. À Agência de Modernização da Gestão de Processos.

PROC Nº: 13010-213/2017 - INT: SETE/AL - ASS: CONTRATAÇÃO DIRETA (ART. 24,II, DA LEI Nº 8.666/93) - DESPACHO PGE-PLIC-CD Nº 1158/2017 - Conheço e aprovo o DESPACHO PGE/PLIC Nº 1162/2017, presente nos autos, com as razões nele contidas, conclusivo pela impossibilidade da contratação pre-tendida. A SETE/AL.

PROC Nº: 20105-001537/2017 - INT: DELEGACIA GERAL DE POLÍCIA CIVIL - ASS: CONTRATAÇÃO EMERGENCIAL. LOCAÇÃO DE IMPRESSORAS - DESPACHO PGE-PLIC-CD Nº 1156/2017 - Conheço e aprovo o DESPACHO PGE/PLIC Nº 1161/2017, presente nos autos, com as razões nele contidas. Alerto que, no caso dos autos, tendo o relator optado pela aprovação condicionada, a au-toridade consulente responde de forma pessoal e exclusiva pela omissão decorrente de eventual realização de procedimento sem a devida observância das recomen-dações, cujo cumprimento é requisito do ato de aprovação. À Delegacia Geral de Polícia Civil.

PROC Nº: 20105-5740/2017 - INT: DELEGACIA GERAL DE POLÍCIA CIVIL - ASS: CONSULTA. PAGAMENTO DE DESPESA SEM COBERTURA CON-TRATUAL - DESPACHO PGE-PLIC-CD Nº 1159/2017 - Conheço e aprovo o PARECER PGE/PLIC Nº 994/2017, presente nos autos, com as razões nele conti-das. Alerto que, no caso dos autos, tendo o relator optado pela aprovação condicio-nada, a autoridade consulente responde de forma pessoal e exclusiva pela omissão decorrente de eventual realização de procedimento sem a devida observância das recomendações, cujo cumprimento é requisito do ato de aprovação. À Delegacia Geral de Polícia Civil.

PROCURADORIA DE LICITAÇÕES E CONTRATOS E CONVÊNIOS, 11 DE MAIO DE 2017.

CRISTIANO JOSÉ DE SOUZA CARDOSO. Responsável pela resenha

. .

Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuaria, Pesca e Aquicultura

EVENTOS FUNCIONAIS ATOS E DESPACHOS DO GOVERNADOR AVISO DE EDITAL DE CREDENCIAMENTO nº 02/2017

Objeto: Constitui objeto do edital a seleção de entidades privadas sem fins lucra-tivos para a prestação de serviços à Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura – SEAGRI/AL relativos à construção de implementação da tecnologia social, sendo 2670 cisternas de placas de 16 mil litros e 500 cisternas nas Escolas de 52 mil litros de acordo com o modelo proposto nos anexos do edital. Participação: Poderão participar deste edital as entidades privadas sem fins lucrati-vos credenciadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, nos termos da Portaria MDS nº 99/2013, de 20 de setembro de 2013.

Data de realização: o prazo para apresentação de propostas será a partir das 08:00 até às 14:00 horas do dia 12 de maio de 2017 até o dia 23 de maio de 2017, na sede da SEAGRI, localizada na Rua Cincinato Pinto 348, Centro, Maceió, Alagoas – CEP 57020-050.

Informações: Fone (82) 98833-8943

Disponibilidade do edital e seus anexos no endereço eletrônico: www.agricultura. al.gov.br/editais/2017

Maceió, 12 de maio de 2017. Álvaro José do Monte Vasconcelos

Referências

Documentos relacionados

6 Usou-se como referência para os fatores contextuais, o que foi considerado no SIMAVE, nas Avaliações Contextuais, aplicadas através de questionários aos alunos do

O Programa de Educação do Estado do Rio de Janeiro, implementado em janeiro de 2011, trouxe mudanças relevantes para o contexto educacional do estado. No ranking do

da equipe gestora com os PDT e os professores dos cursos técnicos. Planejamento da área Linguagens e Códigos. Planejamento da área Ciências Humanas. Planejamento da área

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

[r]

O capítulo I apresenta a política implantada pelo Choque de Gestão em Minas Gerais para a gestão do desempenho na Administração Pública estadual, descreve os tipos de

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

Portanto, conclui-se que o princípio do centro da gravidade deve ser interpretado com cautela nas relações de trabalho marítimo, considerando a regra basilar de