• Nenhum resultado encontrado

1 Doutoranda em Educação pela UFMS. 2 Professora do PPGEdu/UFMS/CCHS.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1 Doutoranda em Educação pela UFMS. 2 Professora do PPGEdu/UFMS/CCHS."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

VI Seminário Internacional AMÉRICA PLATINA (VI SIAP) e I Colóquio Unbral de Estudos Fronteiriços TEMA: “América Platina: alargando passagens e desvendando os labirintos da integração” Campo Grande, 16,17 e 18 de novembro de 2016 UEMS (Unidade Universitária de Campo Grande)

ISBN: 978-85-99540-21-3

A TRAJETÓRIA ESCOLAR DE AGENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E OS PROFESSORES PARTICULARES: ESTRATÉGIAS DE PARENTOCRACIA EM

BUSCA DO SUCESSO ESCOLAR EM CAMPO GRANDE/MS

Letícia Casagrande Oliveira1 Jacira Helena do Valle Pereira Assis2 Resumo:

O presente trabalho consiste em um recorte de uma dissertação de mestrado que investigou estratégias de parentocracia que buscam proporcionar aos seus filhos uma trajetória escolar de sucesso. A estratégia investigada foi a contratação de professores particulares. O objetivo da pesquisa foi identificar quais eram os benefícios que a contratação desse profissional pode trazer aos estudantes que contam com esse tipo de serviço oferecido pelo mercado paraescolar. O referencial teórico adotado, foi o de Pierre Bourdieu e seus interlocutores. A etapa inicial da metodologia da pesquisa consistiu em um levantamento bibliográfico, seguido da realização de entrevistas com famílias, professores particulares e gestores de instituições que têm como principal objetivo oferecer os serviços de professores particulares em Campo Grande/MS. Ao final da pesquisa foi possível identificar que o atendimento individual oferecido aos alunos é o principal benefício apontado tanto por aqueles que contratam o serviço quanto por aqueles que o oferecem. As famílias indicaram que a presença do professor particular resultou em um novo tipo de comportamento de seus filhos diante de suas próprias trajetórias escolares. Constatou-se que as famílias identificaram que seus filhos passaram a ter uma maior autonomia e responsabilidade diante dos compromissos exigidos pela vida escolar. O professor particular também é visto como uma garantia de que os filhos não ficarão desemparados perante as dificuldades encontradas em suas trajetórias escolares. O mercado escolar preocupa-se em oferecer serviços que apresentem benefícios tanto para os pais quanto para os estudantes.

Palavras-chave: Professor Particular; Parentocracia; Escola; Mercado Paraescolar.

Abstract: The present work is part of a master’s thesis that investigated strategies of parentocracy that aim to provide children with a successful academic history. One of them is hiring private teachers, which is the focus of this paper. The goal of this research was to identify what benefits hiring private teachers can bring to students. Pierre Bourdieu’s framework, together with his interlocutors, is used as a theoretical basis for analysis. Research process consisted of a literature review, followed by interview with families, private teachers and school administrators which have, as main goal, to offer services of private teachers in

1 Doutoranda em Educação pela UFMS. Email: le.ticiah@hotmail.com. 2 Professora do PPGEdu/UFMS/CCHS. Email: jacira.dou@terra.com.br.

(2)

VI Seminário Internacional AMÉRICA PLATINA (VI SIAP) e I Colóquio Unbral de Estudos Fronteiriços TEMA: “América Platina: alargando passagens e desvendando os labirintos da integração” Campo Grande, 16,17 e 18 de novembro de 2016 UEMS (Unidade Universitária de Campo Grande)

ISBN: 978-85-99540-21-3

Campo Grande/MS. At the end, it was possible to identify the personalized service as the main benefit from both the perspective of the ones who hire and the ones who offer the service. Families indicated that the presence of the private teacher changed the behavior of their children in regards to their academic trajectory. It was found that, according to their families, children’s autonomy and responsibility in regards to their academic commitments had increased. The private teacher is also seen as a guarantee that children won’t have to face academic difficulties without support. In general, schools are concerned about offering services that present benefits for both parents and students.

Keywords: Private teacher; Parentocracy; School; School Market.

1. Introdução

Este trabalho se configura como um recorte de uma dissertação sobre as estratégias de “parentocracia” que pode ser definida como a ação que os pais desenvolvem na escolarização de seus filhos. Os pais buscam no mercado paraescolar alternativas de investimento na escolarização de seus filhos que podem resultar em uma maior possibilidade de garantia do sucesso escolar.

A análise sobre a interferência dos pais nas trajetórias escolares de seus filhos, justifica-se a partir do referencial bourdieusiano visto que

[…] Bourdieu nega, da forma mais radical possível o caráter autônomo do sujeito individual. Cada indivíduo é caracterizado, pelo autor, em termos de uma bagagem socialmente herdada. Essa bagagem inclui, por um lado, certos componentes objetivos, externos ao indivíduo, e que podem ser postos a serviço do sucesso escolar. (NOGUEIRA; NOGUEIRA, 2014, p. 51). Uma das alternativas encontradas é a contratação de professores particulares que são entendidos como uma forma de garantir que os filhos contem com o auxílio de um profissional qualificado para o enfrentamento das dificuldades encontradas. Em alguns casos os pais optam por esse profissional por considerarem que não dariam conta de ensinar os conteúdos escolares

A busca pela possibilidade de seus filhos se distinguirem dos demais estudantes, faz com que os pais realizem estratégias e investimentos no mercado escolar. Essas estratégias elaboradas pelos pais, se concretizam a partir do acúmulo de capitais de cada família. A parentocracia

[...] pode ser entendida como um meio de facilitar a diferenciação da escolarização em função do grupo social e, deste modo, permitir a criação [ou manutenção] da elite escolar. Neste panorama, a parentocracia surgirá como um meio de selecção legítimo, em que os pais surgem como os responsáveis pelo percurso escolar dos seus filhos. (ANTÓNIO; TEODORO, 2011, p. 174).

A partir da noção de parentocracia os pais são compreendidos como os organizadores da vida escolar de seus filhos. São os pais que criam as estratégias e definem que tipo de investimentos serão realizados. Esses investimentos podem ser, por exemplo, a compra de materiais didáticos oferecidos fora da escola, visitas a museu, livrarias, cinemas, teatros, palestras que abordam temas escolares, etc. No entanto, mesmo com a forte participação dos

(3)

VI Seminário Internacional AMÉRICA PLATINA (VI SIAP) e I Colóquio Unbral de Estudos Fronteiriços TEMA: “América Platina: alargando passagens e desvendando os labirintos da integração” Campo Grande, 16,17 e 18 de novembro de 2016 UEMS (Unidade Universitária de Campo Grande)

ISBN: 978-85-99540-21-3

pais na vida escolar de seus filhos, é importante esclarecer que essa participação não anula o papel dos estudantes em suas trajetórias.

No caso da pesquisa realizada que resultou no presente artigo, o investimento investigado é a contratação do professor particular. O trabalho como professor particular é uma possibilidade antiga para os professores. A partir do trabalho desenvolvido por Castro (2013) podemos encontrar uma contextualização do surgimento das aulas particulares no Brasil. Segundo a autora

[...] a origem das aulas particulares, no Brasil, data dos oitocentos e surge como uma prática das elites, vinda diretamente a partir da influência europeia. Ela era uma forma de demarcação de posições sociais. As elites introduziam a educação em casa como uma forma de prestígio social. Os filhos das famílias mais abastadas tinham os seus tutores em casa, para que os seus descendentes tivessem uma formação mais ampla, que contemplasse diferentes áreas como: música, literatura, artes e oratória. (CASTRO, 2013, p. 29).

Esse tipo de função exercida pelos professores, surge como uma alternativa de superar dificuldades de aprendizagem e até mesmo como uma forma encontrada pelos pais para garantir que seus filhos terão um acompanhamento escolar desenvolvido por profissionais qualificados quando eles mesmos não podem realizá-lo.

As ações dos agentes não dependem apenas de suas condições econômicas. A partir da teoria de Bourdieu é possível analisarmos as trajetórias dos agentes observando também os contextos sociais e culturais em que eles estão inseridos. Apesar do capital econômico possibilitar uma maior capacidade de investimentos, o acúmulo do capital cultural e social das famílias possibilitam que elas conheçam e compreendam os benefícios de realizar os investimentos.

Assim, cada família poderá avaliar se o investimento que será realizado realmente atende aos objetivos traçados. Temos que “[…] a classe social a qual pertence a família em si só não explica maior ou menor envolvimento com a escola, mas sim o capital cultural e as aspirações e expectativas familiares transmitidas aos herdeiros.” (FERRAZ, 2008, p. 69).

Apesar dos poucos estudos encontrados sobre os professore particulares, foi possível constatar, a partir do levantamento bibliográfico realizado que atualmente, a contratação de professores particulares ainda é mais frequente nas classes que possuem um maior acúmulo do capital econômico.

Quando se trata de uma dificuldade de aprendizagem, ou seja, daquilo que se refere especificamente ao âmbito dos conteúdos pedagógicos, a estrutura escolar ajuda (ao menos em tese) a “dar conta” de alguma forma; é comum que as escolas contem com sistemas de recuperação paralela, reforços ou aulas em pequenos grupos no contra-turno [...]. No caso de crianças de nível

econômico mais alto, frequentemente lança-se mão também de aulas particulares. (TATIT, 2013, p. 30, grifo nosso).

Essa afirmação também pode ser comprovada a partir do trabalho desenvolvido por Castro (2013) em que a autora aponta que os professores particulares são contratados por aqueles que possuem maior acúmulo de capital econômico. A autora relata que, “[…] nas minhas aulas particulares, trabalhava na casa de crianças pertencentes a uma classe com grandes oportunidades aquisitivas.” (CASTRO, 2013, p. 23). Compreendemos que “[…] desiguais posses de capitais implicam em desiguais possibilidades de efetivação das

(4)

VI Seminário Internacional AMÉRICA PLATINA (VI SIAP) e I Colóquio Unbral de Estudos Fronteiriços TEMA: “América Platina: alargando passagens e desvendando os labirintos da integração” Campo Grande, 16,17 e 18 de novembro de 2016 UEMS (Unidade Universitária de Campo Grande)

ISBN: 978-85-99540-21-3

escolhas.” (SOUZA, 2012, p. 15). Dessa forma, “[...] as diferentes espécies de capital [...] são, ao mesmo tempo, instrumentos de poder e pretextos de luta pelo poder.” (BOURDIEU, 2007, p. 296).

A opção por atuar como professor particular é entendida pelos professores como uma alternativa de complemento de renda e possibilidade de adquirir experiências na área.

Muitos dos professores/tutores [...] buscam uma forma de complementação de renda, como os salários não representam valor suficiente para que eles mantenham determinada qualidade de vida, acabam complementando o horário regular de aula, com as aulas particulares. Ainda, muitos alunos universitários, que não possuem estabilidade financeira, optam pela tutoria como maneira de adquirir alguma renda. Ou, muitos estudantes recentemente licenciados, encontram nas aulas particulares um espaço de aquisição de experiência, enquanto ainda não estão inseridos no mercado de trabalho. (CASTRO, 2013, p. 38).

Assim a aula particular pode ser entendida como um benefício tanto para os professores como para os estudantes. Essas aulas garantem um espaço nas trajetórias profissionais e escolares, e conseguem se manter como uma alternativa no mercado paraescolar.

2. Metodologia

A etapa inicial da metodologia da pesquisa foi a realização de um levantamento bibliográfico sobre o tema. A partir desse levantamento foi possível identificar que a contratação de professores particulares, é uma possibilidade mais concreta para aqueles que possuem maiores condições econômicas. Apesar dessa constatação, é importante deixar claro que as condições econômicas não são fatores determinantes para as trajetórias escolares.

Durante o desenvolvimento da pesquisa, realizamos buscas na internet por professores particulares, e foi possível notar que há uma tendência de institucionalização dessa prática. Além das franquias, o professor particular, atualmente, oferece seus serviços de forma online o que caracteriza uma nova forma de oferecer esse serviço que há tantos anos está presente nas práticas estudantis.

Após o levantamento bibliográfico e buscas na internet por professores que tivessem interesse na participação da entrevista, realizamos entrevistas com famílias, professores particulares e gestores de instituições especializadas no oferecimento de aulas particulares. 3. Discussões

Apesar de ser uma prática antiga, o professor particular ainda se faz muito presente nas trajetórias escolares. O objetivo do trabalho desenvolvido foi o de investigar de que forma esses professores estão garantindo esses espaços no mercado paraescolar, e quais os benefícios a presença desse profissional pode trazer aos pais e estudantes que buscam por seus serviços.

O levantamento bibliográfico inicial nos revelou poucas investigações que abordassem o tema investigado por nossa pesquisa. Também fez parte de nosso percurso metodológico a realização de entrevistas com gestores de instituições que oferecem o serviço do professor particular em Campo Grande/MS, professores particulares e famílias que utilizam os serviços desses profissionais.

(5)

VI Seminário Internacional AMÉRICA PLATINA (VI SIAP) e I Colóquio Unbral de Estudos Fronteiriços TEMA: “América Platina: alargando passagens e desvendando os labirintos da integração” Campo Grande, 16,17 e 18 de novembro de 2016 UEMS (Unidade Universitária de Campo Grande)

ISBN: 978-85-99540-21-3

Durante as buscas na internet em busca de professores particulares que pudessem participar da pesquisa, encontramos o site de uma franquia que oferece os serviços de reforço e acompanhamento escolar. Além da franquia também foi possível localizar um Centro de Ensino de Aulas Particulares. Esses dois espaços tornaram-se o lócus da pesquisa3.

A etapa final da metodologia da pesquisa, consistiu em entrevistas com gestores, professores particulares e mães de estudantes que contratam esse serviço para seus filhos. Inicialmente, não foi definido que as entrevistas seriam realizadas com as mães, o grupo foi definido como “família”, mas em todos os casos, foram as mães que concederam as entrevistas.

Nas entrevistas realizadas com gestores, professores e famílias de estudantes que contam com o serviço do professor particular, a individualidade no atendimento foi destacada por todos. Durante a entrevista com o proprietário4 da franquia lócus da pesquisa, buscamos compreender quais eram os diferenciais da empresa.

[...] o que eu sempre gosto de lembrar, porque eu acho que é o diferencial mesmo, é atender de modo tanto o professor como o aluno de modo personalizado […] a primeira coisa que a gente faz é uma avaliação diagnóstica, a gente tem uma coordenadora pedagógica que é psicopedagoga também, então na conversa com o responsável ou com o aluno quando “de maior” ela identifica quais são as necessidades desse aluno, e a partir dessa necessidade é que é designado o professor, então o professor vai ser designado pra ele de acordo com essa necessidade que ele tem. (PEDRO, 2015).

O proprietário da franquia enfatiza que o professor desenvolverá um trabalho a partir do que aluno apresenta como uma dificuldade. Além disso, aponta que a franquia se difere dos professores que atendem por conta própria por contarem com uma avaliação diagnóstica realizada pela coordenadora pedagógica do local. Na franquia é possível identificarmos duas formas de atendimento, o reforço escolar e o acompanhamento escolar

[…] o reforço por uma determinada dificuldade específica e também acompanhamento, o que a gente chama de acompanhamento, é o acompanhamento de tarefas. O acompanhamento é aquele que não é de apagar incêndio, ele vai fazendo a tarefa com o acompanhamento do tutor. E o reforço é aquele que vai ter a prova na segunda-feira e aí ele vai estudar na quinta e na sexta com o tutor pra fazer a prova na segunda. (PEDRO, 2015). Esses serviços se diferenciam de acordo com o tempo em que cada aluno poderá contar com o professor particular. Quando o aluno busca por reforço, os professores da franquia atuam com o objetivo de resolver problemas imediatos, no caso do acompanhamento escolar, o trabalho dos professores estende-se por mais tempo, e o professor acompanha o desenvolvimento do estudante por um período maior. A coordenadora pedagógica da franquia relatou que

3 Por opção dos locais citados, utilizaremos nomes fictícios para que a identidade de cada um seja preservada.

4 Os nomes fictícios e gêneros contribuem para não identificação dos entrevistados, portanto são aleatórios. Todos os nomes apresentados são fictícios.

(6)

VI Seminário Internacional AMÉRICA PLATINA (VI SIAP) e I Colóquio Unbral de Estudos Fronteiriços TEMA: “América Platina: alargando passagens e desvendando os labirintos da integração” Campo Grande, 16,17 e 18 de novembro de 2016 UEMS (Unidade Universitária de Campo Grande)

ISBN: 978-85-99540-21-3

[...] tem alunos que não nos procuram por ter dificuldade. [...] nós temos alunos aqui que não têm dificuldade alguma, nós temos pais que não têm tempo de auxiliar essas crianças, de olhar a tarefa, de ver o trabalho e essa criança não tem dificuldade, ela não tem problema de autonomia, ela tem autonomia, ela tem tudo isso, só que o pai quer ter a garantia de que alguém ajudou, ou que alguém acompanhou, ou que alguém viu que essa criança “tava” fazendo. Então eles contam conosco, com nosso trabalho, pra que a gente seja esses olhos enquanto eles estão trabalhando. (TAÍS, 2015).

A partir do relato da coordenadora, foi possível perceber a preocupação que os pais possuem em garantir que os filhos tenham um acompanhamento escolar mesmo quando eles não podem realizar essa atividade. No caso da franquia, os professores e os pais não têm um contato direto, o proprietário do local junto com a coordenadora pedagógica funcionam como uma ponte de comunicação entre pais e professores. Já na segunda instituição lócus de pesquisa, o Centro de Ensinos, há uma comunicação direta entre pais e professores.

Segundo a professora Ana, que além de dar aulas é a proprietária da instituição, o atendimento individual permite uma maior aproximação com os estudantes, assim ela consegue observar mais de perto o desenvolvimento e as dificuldades de cada aluno. Segundo ela, “A principal diferença é o atendimento individual ao aluno e poder observar o raciocínio do aluno ao fazer o exercício. Mesmo quando a aula é em pequenos grupos, esse atendimento individualizado é feito.” (ANA, 2015).

As entrevistas realizadas com os professores também apontaram o atendimento individual como o principal benefício das aulas particulares. Segundo os professores, os alunos sentem-se mais seguros para sanar dúvidas e fazer questionamentos durantes as aulas. Além disso, os professores têm a possibilidade de priorizar as dúvidas individuais.

Nas entrevistas realizadas com as mães foi possível identificar que os professores e as escolas dos estudantes foram fundamentais para que os pais tomassem a decisão da contratação do professor particular. Uma das mães informou que optou pela contratação do professor particular ao perceber que seu filho não estava acompanhando a turma de sua escola.

Quando realmente ele não estava aprendendo, na sala de aula com os colegas... Quando ele não estava aprendendo, e eu vi isso através das notas baixas, que é a prova que eu tenho que ele não estava aprendendo. E eu fui atrás. [...] A professora da sala dele achou ótimo. Apoiou, falou que eu estava certa, que eu tinha que buscar mesmo se ele estava com dificuldade e que eu tinha que buscar. (ÂNGELA, 2015).

O diálogo com a escola e ação familiar possibilitou que os estudantes pudessem contar com um elemento que trouxe benefícios para suas trajetórias escolares. Em alguns casos, as mães relataram que de início os filhos não estavam de acordo com a contratação do professor particular, mas ao perceberem os benefícios que esse profissional proporcionou em sua trajetória, passou a ter uma nova visão sobre a presença desse novo elemento.

O professor particular busca uma adequação no mercado paraescolar ao oferecer seus serviços de forma online, ou em espaços especializados o que pode ser entendida como uma comodidade para os pais que podem contar com uma equipe que identificará e desenvolverá atividades que servirão como forma de combater as dificuldades encontradas pelos estudantes que os pais não dão conta de resolver.

(7)

VI Seminário Internacional AMÉRICA PLATINA (VI SIAP) e I Colóquio Unbral de Estudos Fronteiriços TEMA: “América Platina: alargando passagens e desvendando os labirintos da integração” Campo Grande, 16,17 e 18 de novembro de 2016 UEMS (Unidade Universitária de Campo Grande)

ISBN: 978-85-99540-21-3

O atendimento individual é o maior benefício apontado ao se falar sobre professores particulares. A possibilidade de ter um atendimento individual permite que os estudantes sintam-se mais à vontade durante as aulas. Os professores podem dedicar-se a desenvolver um trabalho exclusivo dando mais atenção aos alunos, e preocupando-se em sanar dúvidas específicas que atendam as necessidades dos estudantes.

Em relação aos pais, foi possível constatar que a busca por esse serviço é entendida como forma de garantir que os filhos não fiquem desamparados e que tenham um acompanhamento escolar de qualidade. As mães entrevistadas apontaram uma mudança positiva na postura de seus filhos em relação a rotina escolar. Os benefícios trazidos pelo professor particular não são resumidos apenas no ensino de conteúdos escolares, sua ação exerce influência em diversos momentos do cotidiano escolar dos estudantes.

Em alguns casos os estudantes colocarem-se contra a contratação do professor particular, após perceberem que a atuação do professor particular proporcionou uma melhora em sua trajetória escolar, esses estudantes passaram a pedir por iniciativa própria que os pais contratassem mais aulas. Podemos perceber que mesmo quando as ações da parentocracia acontecem de forma impositiva, os estudantes não deixam de exercer uma influência nas decisões que definem as estratégias e caminhos que suas trajetórias tomarão.

5. Referências

ANTÓNIO, Ana Sofia; TEODORO, António. A nova classe média e o mandato atribuído à escola: um olhar sobre artigos de opinião publicados na imprensa portuguesa. Educação,

Sociedade & Culturas, n. 33, p. 159-177, 2011.

BOURDIEU, Pierre. A Distinção: critica social do julgamento. 1 ed. São Paulo: Edusp; Porto Alegre, RS: Zouk, 2007.

CASTRO, Nadia Studzinski Estima de. Investigação sobre as formas de preparação para o

ingresso no ensino superior: uma educação na sombra ou um sombra na educação?. 2013.

186 f. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Educação, PUCRS. Porto Alegre. 2013. FERRAZ, Wendel Renato. Práticas educativas familiares em meios favorecidos e vida

acadêmica: o caso de uma escola da rede particular de ensino. 2008. 80f. Dissertação

(Mestrado). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos-SP, 2008.

NOGUEIRA, Maria Alice; NOGUEIRA, Cláudio M. Martins. Bourdieu e a educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

SOUZA, Fernanda de Lima. A escolha de um estabelecimento de ensino católico por algumas

famílias moradoras do Méier: a pluralidade do ato de escolher. 2012. 140f. Dissertação

(Mestrado). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Rio de Janeiro, 2012.

TATIT, Diana Ribeiro. Aluno “difícil”: por quê? Para quem? : um olhar para a educação contemporânea a partir da relação professor-aluno. 2013. 106 f. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo. 2013.

Referências

Documentos relacionados

• Na sondagem de Inovação do primeiro trimestre de 2011, o número de empresas que introduziram algum tipo de inovação tecnológica, de produto ou processo, para a empresa ou para

Para as sete amostras analisadas, todas apresentaram maior similaridade com a espécie Poecilia reticulata, de nome comum “Guppy”, um importante representante da

A Chefe do Departamento de Pesquisa e Pós-Graduação no exercício da Pró- Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, no uso das atribuições que lhe são

ESTADO DE SÃO PAULO CMy. 2º ao Projeto de Lei nº 35/2020, que estabelece normas para a contenção de enchentes e destinação das águas pluviais em novos loteamentos e

Tivemos duas principais preocupações: (1) investigar se a integração da informação verbal (nomes) e visual (fotos de faces humanas) na memória de trabalho requer

3 — O disposto no número anterior não é aplicável à irradiação de géneros alimentícios, nos termos previstos no Decreto -Lei n.º 337/2001, de 26 de dezembro, presumindo-

O ciclo biológico da maioria das espécies de corós em soja e a previsibilidade da época de aparecimento dos adultos e, portanto, da geração futura, favorece a adoção de

Definido o que é excedente dentro de um estoque, determina-se através de múltiplos critérios que serão subdivididos em três subcriterios cada, qual material terá o seu