• Nenhum resultado encontrado

24 a 28 de agosto de 2008 Gramado-RS. Serra Park Centro de Feiras e Eventos PROGRAMAÇÃO OFICIAL PROGRAMAÇÃO OFICIAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "24 a 28 de agosto de 2008 Gramado-RS. Serra Park Centro de Feiras e Eventos PROGRAMAÇÃO OFICIAL PROGRAMAÇÃO OFICIAL"

Copied!
41
0
0

Texto

(1)

1

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

AT

18º CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTABILIDADE • GRAMADO-RS • 2008

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

Gramado-RS

24 a 28

de agosto de 2008

(2)

“Contabilidade: ciência

a serviço do desenvolvimento”

(3)

Editor

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE Telefone: (61) 3314-9600

Fax: (61) 3322-2033 SAS – Quadra 5 – Bloco J 70070-920 – Brasília-DF www.cfc.org.br

Elaboração

Comissão Organizadora do 18º CBC

Revisão

Maria do Carmo Nóbrega

Projeto gráfico, editoração eletrônica e capa

Simone Silva

Fotos

(4)

4

18º CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTABILIDADE • GRAMADO-RS • 2008 PROGRAMAÇÃO OFICIAL

5

4

18º CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTABILIDADE • GRAMADO-RS • 2008

SUMÁRIO

Mensagem da Presidente do CFC

Mensagem do Presidente do CRCRS

Conselho Federal de Contabilidade

Comissão Organizadora

Programação do Evento

Informações Gerais

Hotéis Oficiais Credenciados

Mapa do Evento

Gramado

Sugestões de Lazer

Telefones Úteis

4

5

6

7

8

30

32

34

35

36

40

(5)

4

18º CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTABILIDADE • GRAMADO-RS • 2008 PROGRAMAÇÃO OFICIAL

5

4

18º CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTABILIDADE • GRAMADO-RS • 2008

SUMÁRIO

Com plena confiança no êxi-to do Evenêxi-to, ponho nas mãos do leitor a Programação Oficial do 18° Congresso Brasileiro de Contabili-dade. Neste ato, animam-me vários sentimentos, todos eles voltados para uma expectativa de todo favo-rável. Antevejo uma permanência em Gramado (RS) – ainda que bre-ve – agradabilíssima, tão profícua quão memorável, na companhia de simpáticos anfitriões, em promis-soras interações profissionais com colegas do Brasil inteiro, podendo, ademais, contar com a colaboração decisiva de tantos parceiros antigos e com o apoio político de respeitá-veis instituições nacionais. Acolho, por outro lado, o gratificante pres-tígio de convidados especiais, a exemplo dos ilustres representan-tes de várias nações amigas, com presenças confirmadas.

Em breve, todos nós, unidos à classe contábil brasileira, daremos mais um importante passo na cons-trução do futuro, que queremos

sempre certo e luminoso, desta feita, focados na “Contabilidade:

ciência a serviço do desenvolvi-mento”, desenvolvimento este não

somente do profissional participan-te, mas também de todos os seg-mentos da sua classe, quando me-lhor se harmonizam e credenciam para servir à sociedade brasileira. Enfim, contribuiremos para o for-talecimento do Sistema CFC/CRCs, mantendo-o em concerto com o mundo civilizado para o bem maior da humanidade.

Noutro enfoque, o Evento Mag-no dos contabilistas brasileiros, na sua trajetória de mais de oitenta anos, apresenta um interessante paradoxo: as suas dezoito edições podem ser tidas tanto como iguais quanto diferentes entre si; iguais, enquanto “degraus” de uma es-cada que conduz a Contabilidade praticada no Brasil para frente e para cima, na mesma e ininter-rupta ascensão histórica;

diferen-tes, em função da diversidade e da

complexidade de lemas, temas e programações técnico-científicas que se impõem como desafio a cada novo Congresso, de modo a manter a permanente atualidade do Evento e, mais que isso, ensejar uma alargada visão do porvir aos contabilistas brasileiros.

Em especial, a Programação deste 18º CBC vem riquíssima, por meio de organização elogiá-vel. Considerando que SABER e SABOR têm a mesma etimologia, dir-se-ia que um “cardápio apeti-toso” está à nossa mesa para sa-tisfazer aos mais variados e apu-rados gostos intelectuais, num

verdadeiro “banquete de idéias”. Como o tempo é exíguo para di-gerir tantas iguarias cognitivas, espera-se dos comensais – nos-sos afortunados congressistas – que, no pós-evento proposto para o mês de setembro, não só repassem entre si, mas, principal-mente, distribuam com o maior número possível de contabilistas de suas bases, generosas por-ções do maná de conhecimentos que venham a acumular.

Não poderiam passar desperce-bidas as legendas indicativas dos seis Auditórios do Serra Park Cen-tro – onde as atividades do nosso Congresso irão se desenvolver –, em merecidas homenagens a: ÉRI-CO VERÍSSIMO, como intelectual e escritor; JOSÉ LUTZEMBERGER, como cientista e consciente de-fensor da ecologia; ELIS REGINA, a notável e inesquecível cantora; MÁRIO QUINTANA, o poeta, filóso-fo e pensador; IBERÊ CAMARGO, o artista plástico mundialmente famoso; e LUPICÍNIO RODRIGUES, inigualável compositor das quei-xas amorosas. Uma constelação de astros do firmamento sul-rio-grandense que brilha em todo o território nacional, alguns têm sua genialidade refletida nas acade-mias pelo mundo afora; outros es-tão imortalizados nos nossos cora-ções. Que essa plêiade de gênios da Razão e da Emoção – cuja obra foi e sempre será credora dos mais entusiásticos aplausos – nos inspi-re a empinspi-regar o melhor do nosso “engenho e arte” para o maior bri-lho do 18° Congresso Brasileiro de Contabilidade.

Contadora Maria Clara Cavalcante Bugarim

MENSAGEM

DA PRESIDENTE

DO CFC

(6)

6

18º CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTABILIDADE • GRAMADO-RS • 2008 PROGRAMAÇÃO OFICIAL

7

6

18º CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTABILIDADE • GRAMADO-RS • 2008

MENSAGEM

DO PRESIDENTE

DO CRCRS

Prezado(a) Colega:

É com imensa satisfação que chegamos ao momento da realiza-ção do 18º Congresso Brasileiro de Contabilidade.

Queremos dar as boas-vindas a todos os que chegam ao nosso que-rido Rio Grande do Sul e manifestar o nosso orgulho em poder receber aqui representantes de todos os Es-tados deste maravilhoso País e, tam-bém, colegas de países amigos.

A classe contábil brasileira está de parabéns!

Depois de quatro anos, durante os quais muitas pessoas trabalha-ram muito para organizar o maior evento da classe contábil brasileira e um dos maiores do mundo, final-mente chegou o grande momento. No período de 24 a 28 de agos-to, professores, empresários con-tábeis, auditores, peritos, consul-tores, empregados e profissionais

Contador Rogério Rokembach liberais da área contábil, além dos

estudantes, viverão uma oportuni-dade única para aprender, ensinar, trocar experiências, conhecer pes-soas e culturas, confraternizar e dialogar neste grandioso e demo-crático Evento. Temos a certeza de que nesses cinco dias sentiremos ainda mais orgulho de fazermos parte desta maravilhosa profissão.

Superamos todas as expectati-vas em número de participantes e estamos vendo, neste Congresso, uma mobilização maciça de co-legas que estão vindo discutir os temas mais atuais e relevantes da Contabilidade, visando à moder-nização e ao desenvolvimento da profissão contábil.

Serão muitos fóruns, painéis e palestras com apresentadores de altíssimo nível. Também devemos comemorar o trabalho qualificado e independente do Comitê Cientí-fico na condução do processo de regramento e avaliação dos traba-lhos apresentados.

É muito bom estarmos vivendo e compartilhando tudo o que estará acontecendo, pois sabemos dos es-forços realizados por todos para po-derem participar deste Congresso.

Desejamos que você aproveite cada momento de todos os que ocorrerão. Desejamos que você, ao voltar para a sua cidade, comparti-lhe a experiência e o conhecimen-to adquirido durante o Congresso com todos aqueles que não pude-ram participar. Desejamos que você se transforme em um multiplicador do conhecimento, pois classe forte

se faz com um grande número de bons profissionais.

Somos a profissão regulamen-tada mais organizada do Brasil. Não é à toa que temos o maior Progra-ma de Educação Continuada entre todas as profissões. Participe com muito orgulho de tudo isto.

Viva intensamente e com muita dignidade a profissão que você es-colheu. Pratique sempre o juramen-to feijuramen-to, especialmente a parte onde juramos pautar a nossa conduta profissional, observando sempre os deveres de cidadania, independen-temente de crenças, raças ou ideolo-gias, concorrendo para que o nosso trabalho possa ser um instrumento de controle e orientação útil e eficaz para o desenvolvimento da socieda-de e para o progresso do País.

Sejamos nós todos agentes da transformação e do desenvolvi-mento na construção diária de um Brasil ainda melhor.

Empreendemos, em conjunto com o Conselho Federal de Con-tabilidade, todos os esforços para bem recebê-los, e para realizar um evento de alto nível técnico.

Fizemos o nosso melhor para honrar o compromisso assumi-do em 2004, na cidade de Santos, quando recebemos o voto de con-fiança para sediar o 18º CBC.

Sintam-se acolhidos! Desfrutem da hospitalidade de nosso povo e das belezas de nossa terra!

Sejam bem-vindos a Gramado e que tenhamos todos um magní-fico 18º Congresso Brasileiro de Contabilidade!

(7)

6

18º CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTABILIDADE • GRAMADO-RS • 2008 PROGRAMAÇÃO OFICIAL

7

6

18º CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTABILIDADE • GRAMADO-RS • 2008

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC), criado pelo De-creto-Lei nº 9.295, de 27 de maio de 1946, com sede em Brasília (DF), representa cerca de 400 mil profissionais da Contabilidade. Sua estrutura, organização e funcionamento integram o Siste-ma CFC/CRCs, que é composto por 27 Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs).

O CFC tem como missão promover o desenvolvimento da profissão contábil, primando pela ética e qualidade na prestação dos serviços, realizando o registro e a fiscalização de profissionais e organizações contábeis, atuando como fator de proteção da sociedade. Para tanto, entre outras atividades, tem investido no Programa de Educação Continuada, que, além de melhor qualificar os profissionais, é uma das formas de fiscalização preventiva.

Ao lado do Programa de Educação Continuada, o Programa de Excelência na Contabilidade e o de Fiscalização constituem importantes eixos do trabalho desenvolvido pelo CFC. Com esses programas, o profissional contábil tornou-se mais proativo e dinâmico, compondo um exército de profissionais capacitados, que buscam, com ética e profissionalismo, transformar o Brasil em um país mais justo e menos desigual.

CONSELHO

(8)

8

18º CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTABILIDADE • GRAMADO-RS • 2008 PROGRAMAÇÃO OFICIAL

9

8

18º CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTABILIDADE • GRAMADO-RS • 2008

COMISSÃO

ORGANIZADORA

Maria Clara Cavalcante Bugarim – Presidente do 18º CBC

Rogério Rokembach – Vice-presidente do 18º CBC

Comitê Gestor

Enory Luiz Spinelli – Coordenador

José Martonio Alves Coelho

Comitê Operacional

Elys Tevania Carvalho – Coordenadora Celia Teresinha Schwindt

Lucila Fialho Goulart

Comitê de Transporte e Hospedagem

Ricardo da Silva Carvalho – Coordenador Luciano Biehl

Pedro Gabril Kenne da Silva Ricardo Vitória

Hildo Rocchi Martins

Neuza Paula de Sousa Ribeiro

Comitê Científico

Valcemiro Nossa – Coordenador Marcelle Colares de Oliveira Márcia Martins Mendes De Luca Jacqueline Veneroso Alves da Cunha Ilse Maria Beuren

Roberta Carvalho de Alencar Carlos Renato Theóphilo Valmor Slomski

Fábio Moraes da Costa Vinicius Aversari Martins Ernani Ott

Francisco José dos Santos Alves

Comitê de Eventos Sociais

Ana Amélia Martins Mendes – Coordenadora Eulália das Neves Ferreira

Tânia Moura da Silva

Maria Constança Carneiro Galvão

Comitê de Divulgação e Recepção

Silvia Mara Leite Cavalcante – Coordenadora Ana Tércia Lopes Rodrigues

Nivaldo Cleto

Alcedino Gomes Barbosa Sergio Faraco

Pedro Coelho Neto

Comitê Financeiro

Juarez Domingues Carneiro – Coordenador Zulmir Ivânio Breda

Dorgival Benjoino da Silva Luiz Mateus Grimm

PROGRAMAÇÃO

DO EVENTO

24 de agosto – domingo

Auditórios

Érico Veríssimo

José Lutzemberger

Elis Regina

Mário Quintana

Iberê Camargo

Lupicínio Rodrigues

Credenciamento/entrega de material aos congressistas Recepção dos congressistas com

Renato Borghetti

Sessão Solene de Abertura

ConvidadosespeCiais:

Coquetel de Boas-Vindas

Grupo FAMA – Festa Show 12h às 18h

18h30min 19h

(9)

8

18º CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTABILIDADE • GRAMADO-RS • 2008 PROGRAMAÇÃO OFICIAL

9

8

18º CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTABILIDADE • GRAMADO-RS • 2008

PROGRAMAÇÃO

DO EVENTO

Agnaldo

Rayol

Execução do Hino Nacional

Werner

Schünemann

Mestre de Cerimônia Paulino Menezes

24 de agosto – domingo

Auditórios

Érico Veríssimo

José Lutzemberger

Elis Regina

Mário Quintana

Iberê Camargo

Lupicínio Rodrigues

Credenciamento/entrega de material aos congressistas Recepção dos congressistas com

Renato Borghetti

Sessão Solene de Abertura

ConvidadosespeCiais:

Coquetel de Boas-Vindas

Grupo FAMA – Festa Show 12h às 18h

18h30min 19h

(10)

10

18º CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTABILIDADE • GRAMADO-RS • 2008 10h às 12h

12h

Programação FÓRUNS Auditório Érico Veríssimo

“Fórum Nacional de Responsabilidade Socioambiental do Sistema

Contábil”

Coordenador: Serginho Groisman – Jornalista e apresentador dos

programas Ação e Altas Horas da Rede Globo palestrante 1: Senadora Seres Slhessarenko

palestrante 2: Eduardo Araújo – Presidente do Instituto da Cidadania Fiscal (ICF)

palestrante 3: Sue Wolter Viana – Gerente Setorial de Orientações e

Práticas de Responsabilidade Social da Petrobras palestrante 4: Sônia Maria da Silva – Presidente da Cooperativa de

Catadores de Lixo “100 Dimensão” partiCipação: Tijolo (cantor)

Auditório José Lutzemberger

“Fórum Nacional de Contabilidade Pública”

Palestra: Transparência e Evidenciação no Setor Público.

Coordenador: Victor José Faccioni – Presidente da Atricon

palestrante 1: Lino Martins da Silva – Controlador Geral do Município do

Rio de Janeiro

palestrante 2: Heloísa Garcia Pinto – Diretora do Promoex

palestrante 3: Ministro Benjamin Zymler – Tribunal de Contas da União (TCU)

Auditório Elis Regina

“VII Fórum Nacional de Professores de Ciências Contábeis”

Palestra: Os Requisitos do bom Professor.

Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Roberta Carvalho de Alencar – Doutora em

Controladoria e Contabilidade pela USP

palestrante 1: Prof.ª Dr.ª Olga Molina – Doutora e Mestra em Psicologia pela USP

Palestra: Um Momento com Rubem Alves.

Coordenador: Professor Oscar Lopes da Silva – Mestrando em Ciências

Contábeis pela UFMG; Especialista em Auditoria, em Contabilidade pela PUC/MG

palestrante 1: Prof. Dr. Rubem Alves – PhD em Filosofia, Educador e

Autor de Livros Encerramento dos Fóruns

25 de agosto – segunda-feira

(11)

10

18º CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTABILIDADE • GRAMADO-RS • 2008 PROGRAMAÇÃO OFICIAL

11

PROGRAMAÇÃO

25 de agosto – segunda-feira

25 de agosto – segunda-feira

Programação CIENTÍFICA DO CONGRESSO Auditório Lupicínio Rodrigues

Cursode Contabilidade internaCional

Apresentação de trabalhos Auditório Elis Regina

Evidenciação Contábil nos Municípios Mineiros: Atendimento ao Artigo 48 da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Terence Machado Boina (UFMG-MG) - Ewerton Alex Avelar (UFMG-MG) - Pedro Lúcio Rodrigues Gomide (UFMG-MG) - Antônio Artur de Souza (UFMG-MG)

A Influência da Lei de Responsabilidade Fiscal nos Procedimentos de Controle Interno: uma Análise nos Municípios Gaúchos do Corede Produção.

Mirna Muraro (UPF-RS) - Sandra Regina Toledo dos Santos (UPF-RS)

Reflexos da Lei de Responsabilidade Fiscal no Endividamento dos Municípios Brasileiros.

José Fernandes da Costa (Faema-RJ)

Responsabilidade Social: um Enfoque sobre o Balanço Social da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

Saturnino Clementino Gouveia Filho (UFCG-PB) - Nadflania Duarte Meira (UFCG-PB) - Marizelma Patriota Limeira (UFCG-PB) - Karla Katiuscia Nóbrega de Almeida (UFCG-PB)

Auditório Mário Quintana

Avaliando o Desempenho Econômico de Cooperativas Agropecuárias a partir do EVA – Economic Value Added: Resultados de uma Investigação Empírica.

Régio Marcio Toesca Gimenes (Unipar-PR) - Clóvis Uliana (Unipar-PR)

EVA®: uma Análise de sua Implantação e Reflexos sobre a Disciplina de Capital na Petrobras Distribuidora.

Paulo Natal Pinheiro (Fucape-ES)

Coerência e Consistência das Projeções do Fluxo de Caixa em Laudos de Avaliação de Empresas.

Adriano Lourensi (UPF-RS) - Nadia Mar Bogoni (UPF-RS) - Amelia Silveira (Furb-SC) - Marianne Hoeltgebaum (Furb-SC)

Estimação de Custos de Novos Produtos por meio do Custeio Alvo e da Programação e Controle da Produção: Área Têxtil do Vale do Itajaí-SC, Brasil.

Sidiney Rodrigues (Furb-SC) - Denise Del Prá Netto Machado (Furb-SC) - Marianne Hoeltgebaum (Furb-SC) - Amelia Silveira (Furb-SC)

Auditório Iberê Camargo

Governança Eletrônica na Administração Pública: Estudo de Caso sobre a Nota Fiscal Eletrônica – NF-e.

Rosilene Locks (Unir-RO) - Duilo Souza Matos (Unir-RO) - Gleimiria Batista da Costa (Unir-RO) - Sidinei Aparecido Pereira (UFSC-SC)

Nota Fiscal Eletrônica: Projeto Nacional e a Iniciativa Municipal de São Paulo – uma Análise Comparativa.

Wolney Resende de Oliveira (UnB-DF) - Diulie Fernandes Maia (UnB-DF)

13h às 16h

(12)

12

18º CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTABILIDADE • GRAMADO-RS • 2008

PROGRAMAÇÃO

25 de agosto – segunda-feira

Fundamentos para uma Central de Balanços Brasileira.

Pedro Onofre Fernandes (UFMG-MG) - Luiz Fernando de Barros Campos (UFMG-MG)

Influência do “Sarbanes-Oxley Act of 2002” sobre o Gerenciamento do Risco Operacional em Instituições Financeiras Brasileiras.

Magali Aparecida Camazano (PUC-SP) - Carlos Hideo Arima (USP-SP)

Painéis

Auditório Érico Veríssimo

Paineln.º 1: Empreendedorismo no Setor Contábil – um Novo

Tempo para os Negócios e para o Brasil.

objetivo: Refletir sobre o empreendedorismo do contador

enquanto empresário e consultor de empresas. Coordenador: João de Oliveira e Silva – Conselheiro do CFC

painelista 1: Bruno Quick – Diretor do Sebrae Nacional

painelista 2: Eduardo Lara e Silva – Conselheiro do CRCMG e

Consultor de Micro e Pequenas Empresas Auditório José Lutzemberger

Paineln.º 2: Demonstrações Contábeis Eletrônicas e o XBRL.

objetivo: Mostrar o que é a tecnologia XBRL e suas aplicações.

Coordenador: Francisco Papellás Filho – Presidente do Ibracon

painelista 1: Prof. Dr. Edson Luiz Riccio – Doutor em Administração –

Sistemas pela USP

painelista 2: Homero Rutkowski – Contabilista e Especialista em

Tecnologia da Informação Intervalo

Painéis

Auditório Érico Veríssimo

Paineln.º 3: Implementação das IFRS no Brasil.

objetivo: Discutir os desafios e as perspectivas da implementação das

International Financial Reporting Standards – IFRS no Brasil.

Coordenador: Prof. Dr. jorge Katsumi Niyama – Doutor em

Contabilidade e Controladoria pela USP painelista 1: Amaro Luiz de Oliveira Gomes – Chefe do

Departamento de Normas do Sistema Financeiro do Banco Central do Brasil

painelista 2: Geraldo Toffanello – Diretor Corporativo Contábil do

Grupo Gerdau 14h às 16h 14h30min às 16h 16h às 16h30min 16h30min às 18h

25 de agosto – segunda-feira

Auditório José Lutzemberger

Paineln.º 4: Abordagens do Fair Value (Valor Justo) no Brasil.

objetivo: Discutir os conceitos e, principalmente, os desafios de

implementação do Fair Value no Brasil.

Coordenador: Nelson Mitimasa Jinzenji – Vice-presidente Técnico do CFC

painelista 1: Wagner Aquino – Inspetor na Superintendência de

Normas Contábeis da CVM

painelista 2: Maria Helena Petterson – Sócia da Área de Auditoria da

Ernst Young de São Paulo Apresentação de trabalhos

Auditório Elis Regina

Análise das IES da Área de Ciências Contábeis e de seus Pesquisadores por meio de sua Produção Científica.

Sandra Rolim Ensslin (UFSC-SC) - Suliani Rover (UFSC-SC) - Alessandra Vasconcelos Gallon (UFSC-SC) - Flávia Cruz de Souza (UFSC-SC)

As Perspectivas da Profissão Contábil para os Formandos em Ciências Contábeis do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia - Iesam.

Anna Carolina Silva Moreira (Iesp-PA) - Lidiane Nazaré da Silva Dias (Iesam-PA)

O Perfil Profissional de Egressos dos Cursos de Ciências Contábeis no Rio Grande do Sul.

Laurise Martha Pugues (IPA-RS)

Auditório Mário Quintana

Governança Corporativa e Performance Organizacional: Descrição de Estudos sobre o Tema.

Verenise Rathke (Fima-RS) - Viviane Joseli Kruger Gassen (Fima-RS) - Márcia Bianchi (UFRGS-RS) - Rosemary Gelatti Backes (Fima-RS)

Adesão ao Segmento do Novo Mercado: Estudo de Caso da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo-Sabesp.

Lúcio de Souza Machado GO) - Michele Rílany Rodrigues Machado (IAESup-GO) - Eduardo José dos Santos (IAESup-(IAESup-GO)

Contabilidade de Seguradoras: Estudo Comparativo entre as Normas Brasileiras e as Normas Internacionais.

Mariane Durães de Carvalho Silva (UFMG-MG) - Cynthia Oliveira Lara (UFMG-MG) - Antônio Artur de Souza (UFMG-MG)

Auditório Iberê Camargo

Intervenções Realizadas em um Hospital Universitário para Consolidação de sua Autonomia Administrativo-Financeira e Mudança do Perfil Assistencial.

Claudio Bezerra Dantas (UFRN-RN)

Análise dos Impactos na Aplicação do Tratamento Diferenciado Dado às Micro e Pequenas Empresas nas Licitações Com a Administração Pública: um Estudo de Caso na Universidade Estadual de Montes Claros.

Wagner de Paulo Santiago (Unimontes-MG) - Deborah Dias Cardoso e Santiago (Unimontes-MG)

Estratégias Contábeis: um Modelo de Gestão Aplicável à Empresa Madeireira Ambientalmente Correta.

Edgar de Lima Silva (Unama-PA)

16h30min às 18h

(13)

13

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

PROGRAMAÇÃO

25 de agosto – segunda-feira

18º CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTABILIDADE • GRAMADO-RS • 2008

13

25 de agosto – segunda-feira

Auditório José Lutzemberger

Paineln.º 4: Abordagens do Fair Value (Valor Justo) no Brasil.

objetivo: Discutir os conceitos e, principalmente, os desafios de

implementação do Fair Value no Brasil.

Coordenador: Nelson Mitimasa Jinzenji – Vice-presidente Técnico do CFC

painelista 1: Wagner Aquino – Inspetor na Superintendência de

Normas Contábeis da CVM

painelista 2: Maria Helena Petterson – Sócia da Área de Auditoria da

Ernst Young de São Paulo Apresentação de trabalhos

Auditório Elis Regina

Análise das IES da Área de Ciências Contábeis e de seus Pesquisadores por meio de sua Produção Científica.

Sandra Rolim Ensslin (UFSC-SC) - Suliani Rover (UFSC-SC) - Alessandra Vasconcelos Gallon (UFSC-SC) - Flávia Cruz de Souza (UFSC-SC)

As Perspectivas da Profissão Contábil para os Formandos em Ciências Contábeis do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia - Iesam.

Anna Carolina Silva Moreira (Iesp-PA) - Lidiane Nazaré da Silva Dias (Iesam-PA)

O Perfil Profissional de Egressos dos Cursos de Ciências Contábeis no Rio Grande do Sul.

Laurise Martha Pugues (IPA-RS)

Auditório Mário Quintana

Governança Corporativa e Performance Organizacional: Descrição de Estudos sobre o Tema.

Verenise Rathke (Fima-RS) - Viviane Joseli Kruger Gassen (Fima-RS) - Márcia Bianchi (UFRGS-RS) - Rosemary Gelatti Backes (Fima-RS)

Adesão ao Segmento do Novo Mercado: Estudo de Caso da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo-Sabesp.

Lúcio de Souza Machado GO) - Michele Rílany Rodrigues Machado (IAESup-GO) - Eduardo José dos Santos (IAESup-(IAESup-GO)

Contabilidade de Seguradoras: Estudo Comparativo entre as Normas Brasileiras e as Normas Internacionais.

Mariane Durães de Carvalho Silva (UFMG-MG) - Cynthia Oliveira Lara (UFMG-MG) - Antônio Artur de Souza (UFMG-MG)

Auditório Iberê Camargo

Intervenções Realizadas em um Hospital Universitário para Consolidação de sua Autonomia Administrativo-Financeira e Mudança do Perfil Assistencial.

Claudio Bezerra Dantas (UFRN-RN)

Análise dos Impactos na Aplicação do Tratamento Diferenciado Dado às Micro e Pequenas Empresas nas Licitações Com a Administração Pública: um Estudo de Caso na Universidade Estadual de Montes Claros.

Wagner de Paulo Santiago (Unimontes-MG) - Deborah Dias Cardoso e Santiago (Unimontes-MG)

Estratégias Contábeis: um Modelo de Gestão Aplicável à Empresa Madeireira Ambientalmente Correta.

Edgar de Lima Silva (Unama-PA)

16h30min às 18h

(14)

14

18º CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTABILIDADE • GRAMADO-RS • 2008

PROGRAMAÇÃO

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

14

25 de agosto – segunda-feira

Auditório Lupicínio Rodrigues

Benefícios Empresariais de Implantações Offshore: Caso Brasil - Uruguai.

Carlos Renato Fontes Trisciuzzi (UERJ-RJ) - Melissa Christina Correa de Moraes (UERJ-RJ)

Aspectos Conceituais da Tributação de Bens Digitais.

Érica Elisa Dani Wilkens (UFSC-SC) - Luiz Felipe Ferreira (UFSC-SC)

Intervalo

Painel Magno

Auditório Érico Veríssimo

Painel: Os Desafios da Convergência.

Coordenadora: Maria Clara Cavalcante Bugarim, Presidente do CFC

palestrante 1: Agustín Lizardo O., Presidente da AIC

palestrante 2: Fermín Del Valle, Presidente da IFAC

palestrante 3: Nelson Carvalho, Presidente do Conselho Consultivo de

Normas do IASB

palestrante 4: Pedro Malan, Curador da Fundação IASCF

Apresentação das candidaturas para sediar o 19º CBC

Auditório Érico Veríssimo

Show com

Carlinhos de Jesus

Palco de Eventos Sociais 16h30min às 18h 18h às 18h30min 18h30min às 19h30min 19h30min às 20h30min NOITE LIVRE

26 de agosto – terça-feira

(15)

15

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

PROGRAMAÇÃO

25 de agosto – segunda-feira

Auditório Lupicínio Rodrigues

Benefícios Empresariais de Implantações Offshore: Caso Brasil - Uruguai.

Carlos Renato Fontes Trisciuzzi (UERJ-RJ) - Melissa Christina Correa de Moraes (UERJ-RJ)

Aspectos Conceituais da Tributação de Bens Digitais.

Érica Elisa Dani Wilkens (UFSC-SC) - Luiz Felipe Ferreira (UFSC-SC)

Intervalo

Painel Magno

Auditório Érico Veríssimo

Painel: Os Desafios da Convergência.

Coordenadora: Maria Clara Cavalcante Bugarim, Presidente do CFC

palestrante 1: Agustín Lizardo O., Presidente da AIC

palestrante 2: Fermín Del Valle, Presidente da IFAC

palestrante 3: Nelson Carvalho, Presidente do Conselho Consultivo de

Normas do IASB

palestrante 4: Pedro Malan, Curador da Fundação IASCF

Apresentação das candidaturas para sediar o 19º CBC

Auditório Érico Veríssimo

Show com

Carlinhos de Jesus

Palco de Eventos Sociais 16h30min às 18h 18h às 18h30min 18h30min às 19h30min 19h30min às 20h30min NOITE LIVRE

26 de agosto – terça-feira

Programação FÓRUNS Auditório Érico Veríssimo

“I Fórum de Gestão e Controle do Terceiro Setor”

Palestra: Instrumentos de Gestão e Controle do Terceiro Setor.

Coordenador: Contador José Antonio de França – Presidente da

Fundação Brasileira de Contabilidade

palestrante 1: Andréa Aiolfi – Representante do Ministério da Justiça

palestrante 2: Gladaniel Palmeira de Carvalho – Promotor de Justiça e

Fundações do MPDFT

palestrante 3: Tomáz de Aquino Resende – Presidente da Profis

palestrante 4: Mauri José Vieira Cruz – Representante da Associação

Brasileira de Organizações Não Governamentais do Rio Grande do Sul

Auditório José Lutzemberger

“3º Fórum Nacional de Entidades Sindicais da Área Contábil”

Palestra: O Novo Sindicalismo na Profissão Contábil.

Coordenador: Antônio Carlos Dóro – Coordenador da Comissão de

Integração Sindical do CFC

palestrante 1: Luís Sérgio da Rosa Lopes – Presidente da Fedcont/RJ/ES/BA

palestrante 2: Francisco Antonio Feijó – Presidente da CNPL

palestrante 3: Flávio Obino Filho – Advogado do Sescon/RS

Auditório Elis Regina

“VII Fórum Nacional de Professores de Ciências Contábeis”

Palestra: Pesquisa a Serviço do Ensino.

Coordenador: Prof. Dr. Valcemiro Nossa – Doutor em Controladoria e

Contabilidade pela USP

palestrante 1: Dr. Antonio Joaquim Severino – Doutor em Filosofia pela

PUC-SP

Palestra: O Papel do Professor na Formação do Espírito

Investigativo do Estudante de Ciências Contábeis.

Coordenadora: Profª Dr.ª Marcelle Colares de Oliveira – Doutora em

Controladoria e Contabilidade pela USP

palestrante 1: Prof. Dr. Carlos Renato Theóphilo – Doutor em

Controladoria e Contabilidade pela USP Encerramento dos Fóruns

10h às 12h

(16)

16

18º CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTABILIDADE • GRAMADO-RS • 2008

PROGRAMAÇÃO

26 de agosto – terça-feira

Programação CIENTÍFICA DO CONGRESSO Apresentação de trabalhos

Auditório Elis Regina

OSCIPs – Organizações Sociais da Sociedade Civil de Interesse Público: Resultados Práticos Alcançados após a Promulgação da Lei 9.790/99.

Laura Letsch Soares (UCB-DF) - Iloneis Rosalino (UFSC-SC)

Recursos Públicos Recebidos por Organizações do Terceiro Setor no Município de Feira de Santana: um Estudo das Prestações de Contas aos Agentes Governamentais.

Tânia Cristina Azevedo (UEFS-BA) - Maraiza Alves Rios (UEFS-BA) - Sônia Maria da Silva Gomes (UFBA-BA) - Carlos Alberto Oliveira Brito (UEFS-BA)

Uma Proposta de Modelo de Gestão Contábil, Aplicável nas Entidades Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs).

Simone Cristina Kopak (UNICENTRO-PR)

Contabilidade e Auditoria Ambiental como Forma de Gestão: um Estudo de Caso de um Hospital.

Danúbia Vegini (UFSC-SC) - João Paulo de Oliveira Nunes (UFSC-SC) - Fabrícia Silva da Rosa (UFSC-SC) - Elisete Dahmer Pfitscher (UFSC-SC)

Auditório Mário Quintana

Balanced Scorecard (BSC): Análise de sua Implementação e Utilização em uma Empresa

Farmacêutica no Norte de Minas Gerais.

Sandra Soares Gusmão (Unimontes-MG) - Igor Veloso Colares Batista (Unimontes-MG)

Percepções quanto aos Fatores Críticos à Implantação e uso do Balanced Scorecard: a Experiência da Petrobras.

Paula Danyelle Almeida da Silva (UFRJ-RJ) - Odilanei Morais dos Santos (IBMEC-RJ) - Victor Prochnik (UFRJ-RJ)

Medição de Desempenho Empresarial: um Estudo nas Organizações do Setor Salineiro no Estado do Rio Grande do Norte.

José Matias Pereira (UnB-DF) - José Ribamar Marques de Carvalho (UFCG-PB) - Lúcia Silva Albuquerque (UFCG-PB) - Fernanda Marques de Almeida Holanda (UFPB-PB)

Memória Organizacional e Reutilização do Conhecimento Contábil-Financeiro.

Fábio Ytoshi Shibao (Fecap-SP) - Cecília Carmen Cunha Pontes (Fecap-SP) - Marcelo Neves Gonçalves (Mackenzie-SP)

Auditório Iberê Camargo

A Percepção dos Discentes e Docentes de uma IES Pública acerca da Importância do Estudo da História da Contabilidade para o Desenvolvimento da Ciência Contábil.

Edson Franco de Moraes (UFPB-PB) - Valdineide dos Santos Araújo (UFPB-PB) - Edmery Tavares Barbosa (UFPB-PB)

Evidenciação dos Impactos Ambientais nos Relatórios Contábeis: o Caso das Externalidades com o CO2.

Nilson Dauzacker (UFMT-MT) - Dejenana Keila Oliveira Campos (UNIP-MT) - Benedito Albuquerque da Silva (UFMT-MT)

Análise da Regulação da Contabilidade à Luz da Teoria Tridimensional do Direito de Miguel Reale.

Poueri do Carmo Mario (UFMG-MG) - Marcelo Adriano Silva (FGV/Ebape-RJ) - Ricardo Lopes Cardoso (FGV/Ebape-RJ) - Sérgio de Iudícibus (PUC-SP)

Relação entre a Mensuração Contábil e a Mensuração Científica.

Tânia Regina Sordi Relvas (USP-SP)

14h às 16h

(17)

17

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

PROGRAMAÇÃO

26 de agosto – terça-feira

26 de agosto – terça-feira

Auditório Lupicínio Rodrigues

A Importância da Auditoria Interna para a Gestão: Caso das Empresas Portuguesas.

Maria Georgina da Costa Tamborino Morais (Portugal)

Um Estudo sobre os Impactos da Lei Sarbanes-Oxley na Área de Auditoria Interna de uma Empresa Brasileira com Ações Negociadas nos Estados Unidos.

Letícia Medeiros da Silva (Feevale-RS) - Silvana de Borba Zorn Machado (Feevale-RS)

O Mercado de Trabalho da Perícia Contábil.

Jairo Silva Lima (UFF-RJ) - Francisco José de Araújo (UFF-RJ)

O Mercado de Trabalho e a Participação das Contadoras que atuam nas Empresas de Auditoria Independente do Estado de Sergipe.

Mariana Dórea Figueiredo (Fanese-SE)

Painéis

Auditório Érico Veríssimo

Paineln.º 5: Créditos de Carbono: Emissão, Comercialização e

Tratamento Contábil.

objetivo: Discutir a emissão e a comercialização dos certificados de

crédito de carbono e alternativas para sua contabilização. Coordenadora: Silvia Mara Leite Cavalcante – Vice-presidente de

Administração do CFC

painelista 1: Luiz Antonio Rossi – Engenheiro Ambiental

painelista 2: Dr.ª Maísa de Souza Ribeiro – Doutora em Controladoria

e Contabilidade pela FEA/USP Auditório José Lutzemberger

Paineln.º 6: A Carga Tributária Brasileira na Ótica da Empresa e

do Governo.

objetivo: Apresentar a visão do empresário e do Governo sobre a

carga tributária.

Coordenador: Enory Luiz Spinelli – Vice-presidente de Fiscalização,

Ética e Disciplina do CFC

painelista 1: Germano Rigotto – Membro do Conselho de

Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República

painelista 2: Paulo Gilberto Fernandes Tigre – Presidente da

Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS)

Intervalo 14h às 16h

14h30min às 16h

(18)

18

18º CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTABILIDADE • GRAMADO-RS • 2008

PROGRAMAÇÃO

18

26 de agosto – terça-feira

Painéis

Auditório Érico Veríssimo

Paineln.º 7: Controle e Transparência na Gestão de Entidades do

Terceiro Setor.

objetivo: Discutir a importância do trabalho do contador como

elemento de credibilidade na geração e na divulgação de informações para os usuários do terceiro setor na captação de recursos e na respectiva prestação de contas. Coordenadora: Luci Melita Vaz – Vice-presidente de Registro do CFC

painelista 1: Luiz Francisco Peyon da Cunha – Contador e Diretor do

Sindicont-Rio

painelista 2: Euclides Machado – Contabilista e Mestrando em

Teorias Contábeis Auditório José Lutzemberger

Paineln.º 8: Ética e Responsabilidade Social.

objetivo: Discutir como a ética e a responsabilidade social

contribuem para a sustentabilidade empresarial. Coordenador: José Maria Chapina Alcazar – Presidente do Sescon/SP

painelista 1: César Eduardo Stevens Kroetz – Doutorando em

Contabilidade e Finanças pela Universidade de

Zaragoza-Espanha, Membro da Academia Brasileira de Ciências Contábeis

painelista 2: Gilberto Mifano – Diretor-Geral e de Relações com os

Investidores da Bovespa Holding Apresentação de trabalhos

Auditório Elis Regina

Educação Profissional Continuada: Estudo da sua Efetividade no Estado de Goiás.

Eduardo José dos Santos (IAESup-GO) - Lúcio de Souza Machado (IAESup-GO) - Michele Rílany Rodrigues Machado (IAESup-GO)

O Incentivo à Pesquisa Científica durante a Graduação do Curso de Ciências Contábeis: um Estudo das Universidades do Estado do Rio Grande do Sul.

Daiane Pias Machado (FURG-RS) - Débora Gomes Machado (FURG-RS) - Rogerio Piva da Silva (FURG-RS)

Agenda 21 Global: um Estudo Acadêmico sobre a Importância das Ciências Contábeis para o Desenvolvimento Sustentável.

Edgar de Lima Silva (Unama-PA)

Auditório Mário Quintana

Capital Intelectual: uma Análise Comparativa da Evidenciação Voluntária em Empresas de Governança Corporativa no Ano de 2006.

Donizete Reina (UFSC-SC) - Ernesto Fernando Rodrigues Vicente (UFSC-SC) - Sandra Rolim Ensslin (UFSC-SC)

Indicadores de Desempenho: uma Análise nas Empresas de Construção Civil do Município de João Pessoa - PB.

Paulo Roberto Nóbrega Cavalcante (UFPB-PB) - Fernanda Marques de Almeida Holanda (UFPB-PB)

16h30min às 18h

16h30min às 18h

(19)

19

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

PROGRAMAÇÃO

26 de agosto – terça-feira

26 de agosto – terça-feira

As Sociedades de Propósito Específico como um Novo Modelo Organizacional – a Possibilidade da Conjugação de Recursos Públicos e Privados.

Iloneis Rosalino (UFSC-SC) - Laura Letsch Soares (UniDF-DF)

Auditório Iberê Camargo

Planejamento Tributário com Ênfase em Empresas Optantes pelo Lucro Real.

Adiléia Ribeiro Santos (Fateb-PR) - Rúbia Carla Mendes de Oliveira (Fateb-PR)

Pagamento de Juros sobre o Capital Próprio X Distribuição de Dividendo pela Óptica Tributária.

Umbelina Cravo Teixera Lagioia (UFPE-PE) - Jeronymo José Libonati (UFPE-PE) - Carolina Veloso Maciel (UFPE-PE)

Utilização de Metodologias de Reestruturação Societária como Ferramenta de Planejamento Tributário: Estudo de Caso.

Alexandre Eduardo Lima Ribeiro (Unihorizontes-MG) - Poueri do Carmo Mario (UFMG-MG)

Auditório Lupicínio Rodrigues

Evidenciação dos Demostrativos em Entidades Sindicais: Caso dos Auditores Fiscais do Rio Grande do Norte.

Pedro Lopes de Araújo Neto (UFRN-RN) - Valdério Freire de Moraes Júnior (UFRN-RN) - Antonio Marcos Soares Brasil (UFRN-RN)

ABC no Setor Governamental: um Estudo de Caso no Município de Aramari, Bahia.

Lidia Maria de Jesus Espinheira (BA) - Wisa Eloar Figueiredo de Santana (BA) - René Alain Santana de Almeida (BA) - Claudemir Pedrosa da Rocha (Faculdade Santo Antonio-BA)

Mensuração da Eficácia na Gestão de Recursos Públicos.

Celso Galante (Unochapecó-SC) - Angelita Adriane de Conto (Unochapecó-SC) - Vilmar Oenning (Unochapecó-SC)

Intervalo

Palestra Magna

Auditório Érico Veríssimo

Palestra: Inovar e Ousar na busca do Sucesso.

Coordenador: Alcedino Gomes Barbosa – Presidente do CFC (2002/2003)

palestrante: Família Schürmann (Vilfredo Schürmann – Economista –

Presidente da Schürmann Corporate; e Heloísa Schürmann – Escritora e Responsável pelos Diários de Bordo da Família) 16h30min às 18h

18h às 18h30min 18h30min às 19h30min

(20)

20

18º CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTABILIDADE • GRAMADO-RS • 2008

PROGRAMAÇÃO

27 de agosto – quarta-feira

Programação FÓRUNS Auditório Érico Veríssimo

“2º Fórum Nacional da Mulher Contabilista”

Talk show entre a atriz Julia Lemmertz e a escritora Lya Luft

conduzido pela jornalista Leila Ferreira

Programação CIENTÍFICA DO CONGRESSO Apresentação de trabalhos

Auditório Elis Regina

Avaliação de Desempenho das Entidades Sem Fins Lucrativos: um Estudo de Caso.

Emanoel Marcos Lima (UCDB-MS)

Evidenciação Contábil de Fundações Privadas de Educação e Pesquisa: uma Análise da Conformidade das Demonstrações Contábeis de Entidades de Santa Catarina.

Douglas da Silveira (UFSC-SC) - José Alonso Borba (UFSC-SC) - Suliani Rover (UFSC-SC)

Análise e Interpretação das Demonstrações Contábeis no Setor Público.

Adriana Oliveira Nogueira (Unifor-CE) - Manuel Salgueiro Rodrigues Júnior (Unifor-CE)

Dívida Ativa na Gestão Pública - o Caso do Município de Ji-Paraná - Rondônia.

Suzenir Aguiar Da Silva Sato (Unir-RO) - Aline Alves Nogueira (Unir-RO)

Auditório Mário Quintana

Impacto da Evolução Futura dos Preços dos Ovos no Desempenho de uma Granja de Aves de Postura Comercial.

José Renato Auler (Fucape-ES) - Arilda Magna Campanharo Teixeira (Fucape-ES) - Ézio Carlos Silva Baptista (Fucape-ES) - Aridelmo José Companharo Teixeira (Fucape-ES)

Desenvolvimento Legal da Contabilidade: Análise do Lucro Passível de Distribuição na Cia. Vale do Rio Doce.

Jaluza Maria Lima Silva Borsato (UFU-MG) - Daiana Paula Pimenta (UFU-MG) - Karém Cristina de Sousa Ribeiro (UFU-MG)

Avaliação Empresarial Contábil: uma Análise no Setor Sucroalcooleiro.

Thiago Simões Gomes (UFU-MG) - Karém Cristina de Sousa Ribeiro (UFU-MG) - Sérgio Lemos Duarte (UFU-MG)

Estudo da Viabilidade Técnica e Econômica da Terceirização dos Serviços Contábeis nas Indústrias de Plásticos em Curitiba.

Marinei Abreu Mattos (UFPR) - Juliana do Prado Dias (SPEI-PR) - Jocimara Grande Gonçalves (SPEI-PR)

10h às 12h

14h às 16h

(21)

21

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

PROGRAMAÇÃO

27 de agosto – quarta-feira

27 de agosto – quarta-feira

Auditório Iberê Camargo

Comparações de Informações Contábeis após uma Década sem o Registro Legal do Efeito da Inflação - Impactos no Lucro, na Tributação e nos Indicadores de Desempenho: Estudo de Caso em três Grandes Empresas.

Roberto Campos Alves da Silva (Pucminas-MG) - Luciano de Castro Garcia Leão (Pucminas-MG)

O Efeito da Inflação sobre a Estrutura de Capital das Empresas Brasileiras: uma Análise Setorial.

Patrícia de Carvalho Diniz Soares (Fucape-ES) - Bruno Funchal (Fucape-ES)

Preço de Transferência de Fundos: um Estudo para o Mercado Financeiro.

Vicente de Camargo Bicudo de Castro (UFRJ-RJ) - Gisele de Souza Castro (UFRJ-RJ) - Samuel Cogan (UFRJ-RJ) - Rafael Borges Morch (UFRJ-RJ)

Teste de Aderência entre o Beta Contábil e o Beta de Mercado: uma Aplicação Prática no Mercado Brasileiro.

André Luiz Milagres Fernandes (Fucape-ES) - Arilton Carlos Campanharo Teixeira (Fucape-ES) - Arilda Magna Campanharo Teixeira (Fucape-ES) - Fernando Caio Galdi (Fucape-ES)

Auditório Lupicínio Rodrigues

Educação Profissional Continuada na Auditoria: um Estudo Comparativo entre Países.

Jorge Katsumi Niyama (UnB-DF) - Vera Marleide Loureiro dos Anjos (UnB-DF) - Eliane da Silva Felipe (UnB-DF) - Edmilson Soares Campos (UnB-DF)

A Implantação da Educação Continuada na Profissão Contábil: um Estudo de Caso no CRCSE.

Kleber Silva De Araujo (Fanese-SE)

Avaliação de Empresas em Apuração de Haveres Judiciais.

Carlos Felisberto Garcia Martins (UFRGS-RS)

Earnings Management: uma Visão da Auditoria Independente.

Sergio Alexandre de Souza (Faculdade Trevisan-SP) - José Luís de Castro Neto (Mackenzie-SP)

Painéis

Auditório Érico Veríssimo

Paineln.º 9: Auditoria e Controles Internos das Empresas Brasileiras

após a Lei Sarbanes-Oxley.

objetivo: Discutir o custo-benefício das novas regulamentações

nacionais e internacionais da auditoria e dos controles internos das empresas brasileiras após a Lei Sarbanes-Oxley.

Coordenador: Irineu De Mula – Diretor da Fundação Brasileira de

Contabilidade

painelista 1: Silvia Marques de Brito e Silva – Consultora do

Departamento de Normas do Sistema Financeiro do Banco Central do Brasil

painelista 2: Júlio Sérgio de Souza Cardozo – Professor de

Controladoria e Auditoria da UERJ

painelista 3: Tereza Grossi – Membro do Conselho de Administração

e do Comitê de Auditoria do Banco Itaú 14h às 16h

(22)

22

18º CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTABILIDADE • GRAMADO-RS • 2008

PROGRAMAÇÃO

27 de agosto – quarta-feira

Auditório José Lutzemberger

Paineln.º 10: A Contabilidade nos Processos de Arbitragem.

objetivo: Discutir a relevância da informação contábil nos

processos de arbitragem.

Coordenador: José Maria Martins Mendes – Presidente do CFC

(1994/1997)

painelista 1: Prof. Dr. Eliseu Martins – Doutor em Contabilidade pela

FEA/USP

painelista 2: Dr. Marcos Paulo de Almeida Salles – Doutor em Direito

Comercial pela USP Intervalo

Painéis

Auditório Érico Veríssimo

Paineln.º 11: Evidenciação Contábil: Reflexos no Mercado de Capitais.

objetivo: Discutir os reflexos da evidenciação contábil no mercado

de capitais.

Coordenador: Luiz Carlos Vaini – Conselheiro do CFC

painelista 1: Prof. Dr. Alexsandro Broedel Lopes – Doutor em

Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP

painelista 2: Fernandez Trindade – Professor de pós-graduação de

Direito Empresarial da Fundação Getúlio Vargas Auditório José Lutzemberger

Paineln.º 12: Alterações da Lei das Sociedades por Ações (Lei n.º

11.638/07).

objetivo: Discorrer sobre as alterações da Lei na Contabilidade

Societária e Tributária.

Coordenador: José Serafim Abrantes – Presidente do CFC (1998/2001)

painelista 1: Dr. Ariovaldo dos Santos – Doutor em Controladoria e

Contabilidade pela FEA/USP

painelista 2: José Carlos Bezerra da Silva – Gerente de Normas

Contábeis da CVM

painelista 3: Ricardo de Souza Moreira – Contador e Auditor Fiscal da

Receita Federal do Brasil Apresentação de trabalhos

Auditório Elis Regina

Percepção dos Alunos em Relação às Atividades Complementares no Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Lasalle – Unilasalle.

Jesse Alencar da Silva (Unilasalle-RS)

14h30min às 16h

16h às 16h30min 16h30min às 18h

16h30min às 18h

(23)

23

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

PROGRAMAÇÃO

27 de agosto – quarta-feira

27 de agosto – quarta-feira

Educação em Contabilidade: alguns Aspectos Crítico-Sugestivos do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - Enade/2006.

Sônia Maria da Silva Gomes (UFBA-BA) - Antonio Carlos Ribeiro da Silva (UEFS-BA) - Isac Pimentel Guimarães (UFBA-BA)

O Marketing como Fator de Decisão na Escolha de Vestibulandos dos Cursos de Ciências Contábeis e Administração: Estudo de Caso numa Instituição de Ensino Privado.

Amilton Paulino Silva (UnB-DF) - Lorena Pinho Morbach Paredes Wassally (UnB-DF) - Rosane Maria Pio da Silva (UnB-DF) - Antonio Carlos dos Santos (UnB-DF)

Auditório Mário Quintana

A Contribuição da Contabilidade e Auditoria Governamental para uma melhor Transparência na Gestão Pública em Busca do Combate à Corrupção.

Walter Nunes Oleiro (FURG-RS) - Roselaine da Cruz Mendes (FURG-RS) - Alexandre Costa Quintana (FURG-RS)

Auditoria de Desempenho Aplicada na Avaliação da Execução de Metas Orçamentárias do Setor Público.

Cláudia Lima Félix (UERJ-RJ)

Controladoria na Administração Pública Municipal: Estudo de Modelo para Prefeitura de Nova Santa Rita-RS.

Airton Roberto Rebién (Unilasalle-RS) - Adriana Viegas de Amorim (Unilasalle-RS)

Auditório Iberê Camargo

Contabilidade Tributária - Simples Nacional - Téorica Simplificação.

Rodrigo Leme Dias de Souza (FACCAA-SP) - Aline Gabriele Santos Franco (Fafit-Facic-SP) - Adriano Augusto de Souza (Fafit-Facic-SP) - Janaina Simone da Silva (Fafit-Facic-SP)

Tributação das Micro e Pequenas Empresas: um Estudo sobre o Impacto do Simples Nacional em Relação ao Simples Federal.

Juliano Giongo (UPF-RS) - Claudio Morello (UPF-RS)

Estimativa do Custo Médio Ponderado de Capital em Cooperativas Agropecuárias: Aplicações do Modelo de Aswath Damodaran.

Clóvis Uliana (Unipar-PR) - Régio Marcio Toesca Gimenes (Unipar-PR) - Fátima Maria Pegorini Gimenes (Unipar-PR) - Isabel Cristina Gozer (Unipar-PR)

Auditório Lupicínio Rodrigues

Proposta de Relatórios para a Gestão de Custos em uma Pequena Indústria Calçadista na Cidade de São Paulo

Terezinha Balestrin Cestare (PUC-SP) - Ivam Ricardo Peleias (Fecap-SP)

Proposta de Planejamento Logístico na Atividade de Transportador - Revendedor - Retalhista (TRR) para uma Empresa Localizada na Região Sul de SC.

Kátia Aurora Dalla Libera Sorato (Unesc-SC) - Gizeli Zilli (Unesc-SC) - Andréia Cittadin (Unesc-SC)

Utilização da Gestão de Custos para Tomada de Decisão: um Estudo em Hotéis de Porto de Galinhas no Município de Ipojuca-PE.

Elyrouse Cavalcante de Oliveira (UnB-DF) - Carina Maria Burgos da Silva (Fajolca-PE) - Karina Simões Campelo (UnB-DF) - Alexandre César Batista da Silva (UnB-DF)

Intervalo 16h30min às 18h

(24)

24

18º CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTABILIDADE • GRAMADO-RS • 2008

PROGRAMAÇÃO

27 de agosto – quarta-feira

Show com

Margareth

Menezes

18h30min às 19h30min 21h

Palestra Magna

Auditório Érico Veríssimo

Palestra: Aspectos da História Contábil Brasileira.

Coordenador: José Martonio Alves Coelho – Vice-presidente de

Desenvolvimento Profissional do CFC

palestrante: Dr. Antônio Lopes de Sá – Doutor em Ciências Contábeis –

Emérito da Contabilidade no Brasil e no Exterior

Jantar de Confraternização

O convite deverá ser trocado, na Secretaria do Evento, pela pulseira que dará acesso ao Jantar.

Local de realização:

End: Av. Borges de Medeiros, 4.111 – Centro – Gramado (RS)

(25)

25

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

PROGRAMAÇÃO

27 de agosto – quarta-feira

Show com

Margareth

Menezes

28 de agosto – quinta-feira

10h às 12h 12h Programação FÓRUNS Auditório Érico Veríssimo

“2º Fórum Nacional dos Empresários da Área Contábil”

Palestra: Certificação Digital: Uso e Benefícios, Sped Contábil e

Fiscal – Praticidade

Coordenador: Valdir Pietrobon – Presidente da Fenacon

palestrante 1: Hélio Ribeiro de Sá – Responsável pela Gestão de

Contas da Fenacon

palestrante 2: Carlos Roberto Victorino – Consultor de Empresas e

Diretor de TI da Fenacon Auditório José Lutzemberger

“VII Fórum Brasil dos Estudantes de Ciências Contábeis”

Palestra: Comunicação: Ferramenta-Chave para Contabilizar

Sucessos.

Coordenador: Weberth Fernandes – Presidente da Fenecic (2004/2005),

Coordenador-Geral do CRC JOVEM do CRCGO palestrante 1: Jucileide Ferreira Leitão – Conselheira do CFC e

Coordenadora da Comissão de Integração Estudantil do CFC palestrante 2: Carlos Conce – Mestre em Comunicação pela UFRJ

Auditório Elis Regina

“3º Encontro Nacional de Coordenadores do Curso de Ciências

Contábeis”

Palestra: Desafios Acadêmicos para um Programa de Mestrado

em Ciências Contábeis no Brasil.

Coordenador: Prof. Dr. Ernani Ott – Doutor em Contabilidade pela

Universidade de Deusto – Espanha

palestrante 1: Dr. Romualdo Douglas Colauto – Doutor em Engenharia

de Produção

Palestra: O Papel do Ensino Superior.

Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Ilse Maria Beuren – Doutora em Controladoria

e Contabilidade pela USP

palestrante 1: Prof.ª Dr.ª Tânia Fischer – Doutora em Administração

pela USP Encerramento dos Fóruns

(26)

26

18º CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTABILIDADE • GRAMADO-RS • 2008

PROGRAMAÇÃO

28 de agosto – quinta-feira

14h às 16h

Programação CIENTÍFICA DO CONGRESSO Apresentação de trabalhos

Auditório Elis Regina

Avaliação de Aprendizagem: uma Experiência do Uso do Portfólio em um Curso de Ciências Contábeis.

Aneide Oliveira Araújo (UFRN-RN) - Valdério Freire de Moraes Júnior (UnB-DF)

Projeto Político-Pedagógico do Curso de Ciências Contábeis - uma Abordagem Interdisciplinar nas IES Públicas da Bahia.

Maria Alice Guedes Porto (FCA-BA) - Antonio Carlos Ribeiro da Silva (UEFS-BA) - Sônia Maria da Silva Gomes (UFBA-BA) - Isac Pimentel Guimarães (UFBA-BA)

Proposta de Atividades Interdisciplinares para um Curso de Ciências Contábeis.

Carlos Henrique Marroni (UEM-PR) - Nilton Facci (UEM-PR) - Alceu Panosso (UEM-PR)

Um Estudo sobre a Influência da Disciplina Contabilidade Social ou Ambiental na Formação Profissional e Social dos Futuros Contadores, de acordo com a Percepção dos Graduandos dos Cursos de Ciências Contábeis.

Geni Francisca dos Santos Vanzo (Universidade Anhembi Morumbi-SP) - Valquiria Pinheiro de Souza (Universidade Anhembi Morumbi-SP)

Auditório Mário Quintana

Aspectos Conceituais e Conjunturais da Receita, Despesa e Resultados no Setor Público e sua Influência na Concepção e Implantação de Sistema de Custos na Administração Pública.

José Alberto Reis Sampaio (Factae-BA)

Gestão dos Aspectos e Impactos Ambientais em um Condomínio com o Envolvimento da Contabilidade Ambiental.

Ana Paula Linhares de Araújo (UFSC-SC) - Ernesto Fernando Rodrigues Vicente (UFSC-SC) - Elisete Dahmer Pfitscher (UFSC-SC) - João Paulo de Oliveira Nunes (UFSC-SC)

Modelos de Contabilização Gerencial: uma Proposta Direcionada a Medidas de Gestão Ambiental.

Marivane Vestena Rossato (UFSM-RS) - Vivian Osmari Uhlmann (UFSM-RS)

Contabilização do Passivo Ambiental: Estudo de Caso - Mineradoras da Região do Alto Tietê (SP).

Daniela dos Santos Uehara (UMC-SP) - Francisco Claudio Tavares (UMC-SP)

Auditório Iberê Camargo

A Contabilidade Governamental e a Teoria dos Ciclos Políticos: uma Análise Empírica Fiscal e Contábil sobre os Municípios do Estado do Rio de Janeiro 1998/2006.

Kleber Vasconcellos de Oliveira (UERJ-RJ) - Frederico Antonio Azevedo de Carvalho (UERJ-RJ)

Um Estudo sobre a Utilização do Orçamento Participativo como Instrumento de maior Compreensibilidade dos Informes Contábeis pela População: o Caso da Prefeitura de Maceió-AL.

Elyrouse Cavalcante de Oliveira (UnB-DF) - Alexandre César Batista da Silva (UnB-DF) - José Francisco Ribeiro Filho (UFPE-PE) - Jeronymo José Libonati (UFPE-PE)

Identificação de Itens de Natureza Ambiental: um Estudo de Caso em um Posto de Combustível.

Eduardo Frassão (Unesc-SC) - Rosimere Alves de Bona Porton (Unesc-SC) - Andréia Cittadin (Unesc-SC) - Kátia Aurora Dalla Libera Sorato (Unesc-SC)

(27)

27

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

PROGRAMAÇÃO

28 de agosto – quinta-feira

28 de agosto – quinta-feira

14h às 16h

14h30min às 16h

16h às 16h30min

Aspectos Metodológicos da Pesquisa acerca da Divulgação de Informações Ambientais: Proposta de uma Estrutura para Análise do Disclosure Ambiental das Empresas Brasileiras

José Alonso Borba (UFSC-SC) - Flávia Cruz de Souza (UFSC-SC) - Suliani Rover (UFSC-SC) - Fernando Dal-Ri Murcia (USP-SP)

Auditório Lupicínio Rodrigues

Modelagem de Mensuração do Ativo Intangível de Instituição de Ensino Superior.

João Wanderley Vilela Garcia (PUC-SP) - Arturo Alejandro Zavala Zavala (USP-SP)

Parecer dos Auditores Independentes sobre Demonstrações Contábeis: uma Análise Crítica da sua Compreensão e Utilidade.

Karla Katiuscia Nóbrega de Almeida (UFCG-PB)

Os Caminhos Percorridos pela Ciência Contábil e os Desafios Contemporâneos da Controladoria.

Marinês Ribas (Unijuí-RS) - Eliana Ribas Maciel (Unijuí-RS) - Martinho Luís Kelm (Unijuí-RS)

Painéis

Auditório Érico Veríssimo

Paineln.º 13: Contabilidade Pública: Desafios e Perspectivas da

Convergência aos Padrões Internacionais.

objetivo: Apresentar um conjunto de experiências que traduzem

a prática da convergência aos padrões internacionais de contabilidade aplicadas ao setor público, vivenciados no âmbito do Governo federal, Conselho Federal de Contabilidade e organismos internacionais.

Coordenadora: Verônica Souto Maior – Conselheira do CFC

painelista 1: Paulo Henrique Feijó – Coordenador-Geral de Programação

Financeira da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) painelista 2: Ronaldo Rotter – Conselheiro Sênior da Divisão de

Contratos Públicos, Gestão Financeira e Controle do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)

painelista 3: Augusto Nardes – Ministro do TCU

Auditório José Lutzemberger

Paineln.º 14: Governança Corporativa: Impactos no Crescimento e

Desenvolvimento Econômico.

objetivo: Discutir o papel da governança corporativa para o

crescimento econômico do País.

Coordenador: Adeildo Osório de Oliveira – Vice-presidente de Controle

Interno do CFC

painelista 1: Prof. Dr. Alexandre Di Miceli da Silveira – Doutor em

Administração de Empresas – Finanças pela FEA/USP, Coordenador Executivo da Fipecafi

painelista 2: Fernando Alves – Sócio-Presidente da

PricewaterhouseCoopers no Brasil Intervalo

(28)

28

18º CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTABILIDADE • GRAMADO-RS • 2008

PROGRAMAÇÃO

28 de agosto – quinta-feira

16h30min às 18h Painéis

Auditório Érico Veríssimo

Paineln.º 15: Custos no Setor Público.

objetivo: Discutir bases conceituais para modelagem de sistemas

de custos no setor público, voltadas à mensuração do resultado e da avaliação do desempenho.

Coordenador: Nelson Zafra – Conselheiro do CFC

painelista 1: Nelson Machado – Secretário-Executivo do Ministério

da Fazenda

painelista 2: Dr. José Francisco Ribeiro Filho – Doutor em

Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP, Coordenador de Mestrado da UFPE

Auditório José Lutzemberger

Paineln.º 16: Mudanças no Cenário das Profissões: Educação e

Empregabilidade.

objetivo: Discutir as mudanças que têm ocorrido no campo das

profissões e das ocupações, os reflexos esperados dessas mudanças e o papel da educação para a empregabilidade focada na área de negócios.

Coordenador: Oscar Lopes da Silva – Mestrando em Ciências Contábeis

pela PUC-MG

painelista 1: Dr. José Pastore – PhD em Sociologia e Professor Titular

da FEA/USP

painelista 2: Antoninho Marmo Trevisan – Empresário, Contador

e Consultor, Presidente da Academia Brasileira de

Contabilidade, Membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República

Auditório Elis Regina

Paineln.º 17: A Contribuição da Pesquisa Contábil e sua Difusão no

Desenvolvimento da Contabilidade.

objetivo: Discutir a importância das pesquisas científicas e do

resultado desses estudos para o desenvolvimento da Contabilidade como profissão e como área do conhecimento.

Coordenador: Juarez Domingues Carneiro – Vice-presidente

Operacional do CFC

painelista 1: Prof. Dr. Sérgio de Iudícibus – Doutor em Contabilidade

e Controladoria da USP; Professor Emérito da FEA/USP painelista 2: Dr. Fabio Frezatti – Doutor em Contabilidade e

Controladoria pela USP

(29)

29

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

PROGRAMAÇÃO

28 de agosto – quinta-feira

28 de agosto – quinta-feira

Apresentação de trabalhos

Auditório Mário Quintana

Regulação da Contabilidade e Regulação Contábil: Teorias e Análise da Lei nº 11.638/07.

Fernando Guilherme Tenório RJ) - Enrique Jeronimo Saravia (FGV/Ebape-RJ) - Ricardo Lopes Cardoso (FGV/Ebape-(FGV/Ebape-RJ) - Marcelo Adriano Silva (FGV/Ebape-(FGV/Ebape-RJ)

O Impacto da Regulamentação Contábil sobre o Conservadorismo nas Empresas do Setor Elétrico do Brasil.

Carolina Viguini Cantarela Kaizer (Fucape-ES) - Silvania Neris Nossa (Fucape-ES) - Aridelmo José Campanharo Teixeira (Fucape-ES) - Ézio Carlos Silva Baptista (Fucape-ES)

O Impacto da Regulação Diferenciada sobre o Conservadorismo nas Empresas Brasileiras: Período 1996-2006.

Rosilda Aparecida da Costa (Fucape-ES) - Aridelmo José Companharo Teixeira (Fucape-ES) - Silvania Neris Nossa (Fucape-ES) - Ézio Carlos Silva Baptista (Fucape-ES)

Auditório Iberê Camargo

Índices-Padrão: uma Ferramenta para Contabilidade Regulatória.

Daniel Engelmann (UFRGS-RS) - Odair Gonçalves (Unisinos-RS) - Airton Roberto Rehbein (Unilasalle-RS)

Alavancagem Financeira e Rentabilidade: uma Discussão sobre o Comportamento de Empresas do Sul do Brasil à Luz das Teorias Financeiras.

Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo (UFPR-PR) - Ana Paula Capuano da Cruz (UFPR-PR) - Roselaine da Cruz Mendes (FURG-PR) - André das Neves Dameda (FURG-PR)

Intervalo 16h30min às 18h

(30)

30

18º CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTABILIDADE • GRAMADO-RS • 2008

PROGRAMAÇÃO

31

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

30

18º CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTABILIDADE • GRAMADO-RS • 2008

28 de agosto – quinta-feira

Palestra Magna

Auditório Érico Veríssimo

Palestra: Brasil, as Oportunidades Perdidas.

Coordenador: Rogério Rokembach – Presidente do CRCRS

palestrante: Alexandre Garcia – Jornalista, Repórter Especial,

Comentarista e Apresentador da Rede Globo

Sessão Solene de Encerramento

Divulgação do resultado dos trabalhos apresentados no Congresso Anúncio do Estado-Sede do 19º Congresso Brasileiro de Contabilidade Show de Encerramento: OS FAGUNDES

18h30min às 19h30min

(31)

31

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

30

18º CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTABILIDADE • GRAMADO-RS • 2008

28 de agosto – quinta-feira

Palestra Magna

Auditório Érico Veríssimo

Palestra: Brasil, as Oportunidades Perdidas.

Coordenador: Rogério Rokembach – Presidente do CRCRS

palestrante: Alexandre Garcia – Jornalista, Repórter Especial,

Comentarista e Apresentador da Rede Globo

Sessão Solene de Encerramento

Divulgação do resultado dos trabalhos apresentados no Congresso Anúncio do Estado-Sede do 19º Congresso Brasileiro de Contabilidade Show de Encerramento: OS FAGUNDES

18h30min às 19h30min 19h30min

INFORMAÇÕES

GERAIS

LOCAL DO EVENTO

Serra Park Centro de Feiras e Eventos

End: Viação Férrea, n.º 100, Três Pinheiros, Gramado-RS Tel: (54) 3286-8800

TRANSPORTE

PORTO ALEGRE / GRAMADO

• Será oferecido aos congressistas e acompanhantes inscritos, nos dias 23 e 24, serviço de traslado das 7h até a 1h da manhã do dia seguinte, partindo do Aeroporto Internacional Salgado Filho para Gramado.

• Os acompanhantes não-inscritos no Congresso que quiserem usufruir do serviço de traslado pagarão R$ 50,00 por trecho para a TRIBECA.

• O tempo aproximado de espera no Aeroporto será de 40 minutos entre a chegada do vôo e a partida do traslado. • Todos os ônibus do trajeto Aeroporto Internacional Salgado Filho (Porto Alegre) / Gramado terão um guia es-pecializado para que os passageiros possam confirmar, previamente, o traslado de retorno, além de obter outras informações sobre o evento.

BALDEAÇÃO EM GRAMADO

• No caso de ônibus com congressistas de diferentes hotéis, será realizada baldeação no hotel “Estrelas da Serra”. Serão utilizadas vans para facilitar a distribuição dos participantes nos respectivos hotéis.

TRASLADO – HOTÉIS OFICIAIS / CENTRO DE CONVENÇÕES

– Manhã – 8h40min e 9h10min para os interessados em participar dos FÓRUNS.

– Tarde – 12h40min e 13h10min para os interessados em participar da parte científica do Congresso.

• 10 rotas estarão disponíveis, diariamente, ao final das atividades, para o traslado do Centro de Convenções aos hotéis. • O traslado durante o evento será realizado somente nos hotéis oficiais. A utilização do transporte está condicionada à apresentação do crachá do congressista.

• Informações adicionais referentes ao traslado estarão disponíveis no “hall” dos hotéis oficiais. BAGAGENS

• As bagagens serão identificadas no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. Solicitamos ATENÇÃO dos congressistas para evitar a troca de bagagens.

PASSE LIVRE

• Os congressistas que forem a Gramado com veículos particulares poderão obter, na entrada do Serra Park, o PASSE LIVRE DE ESTACIONAMENTO, ou seja, para aqueles que adquirirem o passe para todos os dias, o custo será de R$ 40,00. Quem preferir, poderá pagar por dia o valor de R$ 10,00.

PASSAGENS AÉREAS

• Para os congressistas que ainda não compraram suas passagens aéreas, a TRIBECA TURISMO, em parceria com a GOL e a TAM, está oferecendo descontos. Informações: (51) 3326-7002

CREDENCIAMENTO

• O CFC inova, nesta edição do Congresso, nos procedimentos relacionados ao credenciamento, de modo a dar mais agilidade, rapidez e segurança. O 18º CBC está sendo estruturado com recursos tecnológicos, objetivando qualificar e melhorar o atendimento.

– O congressista com inscrição quitada receberá um e-mail de confirmação na primeira semana de agosto, que o habilitará a imprimir sua pré-credencial, com código de barra.

– O congressista deverá dirigir-se a um dos guichês localizados na Secretaria do Serra Park, a partir das 12h do dia 24, portando a pré-credencial impressa e o documento de identidade, para credenciamento com foto digital. – Ao receber o crachá, que é intransferível, o congressista poderá, posteriormente, retirar o material referen-te ao evento.

Referências

Documentos relacionados

A estrutura química não sugere um alerta específico para tal efeito. Toxicidade

A análise das micrografias para o ensaio de variação da altura do cilindro mostra, para a área de 5% de preenchimento da escala de cinza (Figura 2) e com os dados da Tabela 1, que ao

1 - Sem prejuízo do disposto no artigo seguinte, regularmente recebida a mera comunicação prévia por via eletrónica é automaticamente enviado um recibo de receção

Dizem os consórcios Intersul de Transportes, Internorte de Transportes e Transcarioca de Transportes que mesmo antes da publicação do acórdão e quando nem mesmo

Apenas serão consideradas válidas para efeitos do Passatempo as participações submetidas na página web

1500 METROS NADO LIVRE MASCULINO..

O dwell é muito importante para o máximo aproveitamento da bobina de ignição, toda bobina necessita de um tempo mínimo de carga e também um tempo mínimo para descarregar, desta

∙ Compatibilidade com sistema KM para fixação da transição cervico-torácica FIXAÇÃO CERVICAL E FIXAÇÃO PEDIÁTRICO INDICAÇÕES Escolioses/ deformidades