• Nenhum resultado encontrado

NESTA VIDA, A GLÓRIA DO HOMEM É COMO A FLOR DA ERVA. Onde poderemos encontrar a glória nesta vida, que é passageira? Deus dá-nos a resposta em:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NESTA VIDA, A GLÓRIA DO HOMEM É COMO A FLOR DA ERVA. Onde poderemos encontrar a glória nesta vida, que é passageira? Deus dá-nos a resposta em:"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

NESTA VIDA, A GLÓRIA DO HOMEM

É COMO A FLOR DA ERVA

Vítor Quinta Outubro 2008

Onde poderemos encontrar a glória nesta vida, que é passageira? Deus dá-nos a resposta em:

Jeremias 9:23-24 – “Assim diz YHWH: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas, mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me entender e me conhecer, que eu sou YHWH, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz YHWH”.

Este tema dá-nos uma grande amplitude para meditação, ou como dizem os anglo-saxões: “this is food for thought”. É isso que vamos procurar fazer durante um breve espaço de tempo, recorrendo sempre à Palavra da Vida.

A Palavra diz-nos que a nossa vida neste mundo é equivalente a um tempo de peregrinação, uma breve passagem, o qual nos é dado pelo Senhor da Vida, Senhor YHWH. Desde logo a palavra peregrinação transmite-nos a noção de uma coisa que é efémera, passageira, temporal, breve. O peregrino é aquele que se desloca de sua casa e se dirige temporariamente a um lugar, para depois voltar de novo a sua casa. Transpondo esta figura, podemos dizer que em alegoria entre a vida e a morte, o ser humano tem uma breve passagem por esta vida para depois voltar ao lugar de onde foi tirado – o pó da terra. O salmista também não dá uma meditação com a mesma intenção – a de tomarmos consciência da brevidade dos nossos dias nesta vida; porém, ele termina essa meditação expressando a sua confiança no Senhor da Vida:

(2)

Salmo 39:4-7 – “Faze-me conhecer, YHWH, o meu fim, e a medida dos meus dias qual é, para que eu sinta quanto sou frágil. Eis que fizeste os meus dias como a palmos; o tempo da minha vida é como nada diante de ti; na verdade, todo homem, por mais firme que esteja, é totalmente vaidade. (Selá.) Na verdade, todo homem anda numa vã aparência; na verdade, em vão se inquietam; amontoam riquezas, e não sabem quem as levará. Agora, pois, YHWH, que espero eu? A minha esperança está em ti”.

Os profetas e homens de Deus meditaram profundamente acerca da brevidade dos dias dos homens e deixaram-nos o seu pensamento como um legado de sabedoria. Devemos aproveitar todo esse manancial de sabedoria que nos chegou através dos tempos e da vontade de Deus de transmitir aos vindouros o que Ele próprio deu aos seus servos, porque esse ensinamento é precioso para que adquiramos a humildade com que devemos viver todos os dias da nossa peregrinação.

Salmo 90:12 – “Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios”.

Eis um justo propósito a que o ser humano se deve dedicar em todo o tempo da sua vida: alcançar um coração (mente) sábio. E, a verdadeira sabedoria só nos pode advir por Deus e pela Sua Palavra eterna. Seremos verdadeiramente sábios aos olhos de Deus se deixarmos que no nosso coração/mente fiquem gravados todos os Seus mandamentos e estatutos para por eles vivermos.

1.Pedro 2:4 – “Porque toda a carne é como a erva, e toda a glória do homem como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor”.

Nesta passagem, o apóstolo Pedro compara, pelo Espírito de Deus, a glória do homem à flor de uma erva do campo que é de tão pouca duração. A nossa glória nesta vida é efémera. E, como disse o sábio Job, o homem é de bem poucos dias e cheios de inquietação.

Tomemos por exemplo as palavras do Rei David em:

Salmos 119:154 – “Os teus estatutos têm sido os meus cânticos na casa da minha peregrinação”.

Nestas palavras David está a referir-se ao seu corpo [o seu tabernáculo, a sua casa], mas acrescenta que os seus dias são como o tempo da sua peregrinação neste mundo.

É sobre esta brevidade da vida do homem que todos devemos meditar, de forma a compreendermos quão vulneráveis somos e essa meditação nos leve a confiar cada vez mais Naquele que tudo pode, aproveitando todo o tempo que Deus nos concede. Lembremos o velho adágio romano: “carpe diem” – aproveitem o tempo. Qualquer que desperdiça o tempo da sua vida em coisas que para nada aproveitam, está a comprometer o seu futuro; está a desperdiçar um capital que é sempre limitado. Por isso o salmista volta a dizer:

(3)

Salmo 90:9-b – “…passamos os nossos anos como um conto que se conta”. Sobre a brevidade dos dias do homem, Job tem palavras de grande verdade e profundidade que nos devem fazer meditar nelas:

Job 14:1-2 – “O homem, nascido da mulher, é de poucos dias e farto de inquietação. Sai como a flor, e murcha; foge também como a sombra, e não permanece”.

Todos os que são tocados pelo Espírito de Deus reconhecem o quão breve são os nossos dias nesta vida e a profunda necessidade que o homem tem de estabelecer uma forte ligação ao Deus da Vida, Senhor YHWH, através do Seu Filho amado, Senhor Yeshua. Esta é a única tábua de salvação que foi estendida ao náufrago para que possa sobreviver. O apóstolo Tiago tem estas palavras para todos nós:

Tiago 4:14 – “Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece”.

Portanto, voltando ao pensamento inicial deste trabalho, se existe alguma glória nesta vida só a podemos encontrar na nossa ligação íntima a YHWH/Yeshua, O Deus da Vida. E o tempo urge, pois HOJE é o dia da nossa salvação – Hebreus 3:13, se é que ainda não estamos Nele, No Filho.

Falando aos atenienses no Areópago, o apóstolo Paulo falou deste Deus desconhecido deles, mas maravilhoso, em:

Actos 17:24-28 – “O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens; nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas; e de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação; para que buscassem ao Senhor, se porventura, tacteando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós; porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração”.

Vemos então que tudo o que somos, o que temos, o que nos rodeia…enfim, tudo, provém do Deus Criador e Sustentador de todas as coisas.

É caso então para perguntarmos: “qual será então a nossa glória nesta vida?” Não temos absolutamente nada de que nos orgulhar ou a que possamos chamar nosso senão as nossas decisões sobre a forma como conduzimos a nossa vida. E, até mesmo essas, devem ser orientadas pela presença do Espírito de Deus em nós.

(4)

1. Ou vivemos debaixo da orientação do Espírito de Deus, seguindo o conselho de Deus e andando em obediência aos Seus preceitos para termos vida…e tal vida inclui a vida eterna que é prometida a todos os que abraçam o Seu concerto através do Seu Filho, O Senhor Yeshua; ou

2. Antes, seguimos a nossa própria inclinação da carne, andando arredados dos preceitos e vontade divinas e, então, colheremos o resultado dessa conduta de rebeldia, que é a condenação (a morte eterna).

Não precisamos de grandes lucubrações para compreendermos estes dois caminhos: um é o caminho da vida, e o outro o caminho da morte:

Deuteronómio 30:16, 19 – “Porquanto te ordeno hoje que ames a YHWH teu Deus, que andes nos seus caminhos, e que guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, para que vivas…Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência”.

Este “Caminho” é a santa e eterna Lei/Torá que Deus propôs ao homem através do Seu servo Moisés, e em cujos preceitos O Filho Yeshua andou também. Por isso, Ele Mesmo é O Caminho, A Verdade e a Vida.

O Senhor YHWH volta a proferir as mesmas palavras pela boca do profeta em:

Jeremias 21:8 – “E a este povo dirás: Assim diz YHWH: Eis que ponho diante de vós o caminho da vida e o caminho da morte”.

Este foi o dilema que desde o princípio se deparou ao homem. Já desde Adão. Seu filho Caim escolheu o caminho da morte enquanto o justo Abel escolheu a vida, por isso YHWH se agradou da sua oferta, o que suscitou os ciúmes de seu irmão homicida. O Senhor Yeshua atribui este primeiro homicídio ao próprio Satanás que tomou conta do coração de Caim, como nos diz em:

João 8:44 – “Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira”.

Hoje a humanidade (o ser humano em geral) ufana-se muito dos seus feitos pessoais, da sua capacidade e realizações pessoais nesta vida. Deus não aparece na tela que os homens pintam de si próprios. Deus está esquecido e não tem lugar nos seus corações. São piores que ignorantes. São néscios. David transmite-nos esta sua reflexão intemporal:

Salmo 53:1 – “Disse o néscio no seu coração: Não há Deus. Têm-se corrompido, e cometido abominável iniquidade [transgressão da Lei/Torá]

(5)

Estes que aos olhos de Deus se corrompem e cometem abominável iniquidade, serão ceifados como a erva:

Salmo 92:7 – “Quando o ímpio crescer como a erva [quando a iniquidade for abundante à face da Terra], e quando florescerem todos os que praticam a iniquidade [são os que prosperam sem Deus], é que serão destruídos perpetuamente”.

Poucos são os homens que se inquietam e procuram conhecer a verdade de Deus e andar nela. Estes são só um remanescente.

Mesmo aqueles que são sábios aos olhos do mundo são ignorantes perante Deus. O servo de Deus Job fala-nos nestes termos acerca da tão apregoada sabedoria humana:

Job 5:13-14 – “Ele apanha os sábios na sua própria astúcia; e o conselho dos perversos se precipita. Eles de dia encontram as trevas; e ao meio dia andam às apalpadelas como de noite”.

Porquê? Porque rejeitam o verdadeiro conhecimento e sabedoria que só Deus tem para dar aos que Lhe são fiéis. A verdadeira sabedoria reserva-a Ele para os que são Seus filhos:

Provérbios 1:7; 2:7-11 – “O temor de YHWH é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução [a Sua Lei/Torá]… Ele reserva a verdadeira sabedoria para os rectos. Escudo é para os que caminham na sinceridade, para que guardem as veredas do juízo. Ele preservará o caminho dos seus santos. Então entenderás a justiça, o juízo, a equidade e todas as boas veredas. Pois quando a sabedoria entrar no teu coração, e o conhecimento for agradável à tua alma, o bom siso te guardará e a inteligência te conservará”.

A Sua Lei/Torá (Yeshua é a Torá viva) é o princípio da sabedoria e do conhecimento. E, como diz em:

Provérbios 1:7 – “O temor1 de YHWH é o princípio do conhecimento [Lei/Torá]; os loucos desprezam a sabedoria [Lei/Torá] e a instrução [Lei/Torá]”.

Este ensinamento é igualmente confirmado em Salmo 111:10, Provérbios 9:10 e Actos 9:31.

1A palavra “temor”, para além de poder significar “medo”, “reverência”, neste contexto aponta para, em particular, a

(6)

Muitos confiam no homem e esperam que o homem resolva os problemas da humanidade e da injustiça e prepotência que sempre foram apanágio do governo do homem. Em vão esperam, pois só O Deus Todo-Poderoso pode resolver os problemas desta humanidade desumanizada, quando vier reinar sobre todas as nações da Terra, através da Sua justiça [Lei/Torá]. Até lá reinará a injustiça.

Quando O Senhor Yeshua vier para reinar destruirá toda esta sabedoria satânica que tem governado o mundo e que sempre encaminhou o homem para a injustiça, para a impiedade e para o pecado. Lembremos o ensinamento de Paulo em:

1.Coríntios 1:19-21, 27-29 – “Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, e aniquilarei a inteligência dos inteligentes. Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação… Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; e Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; para que nenhuma carne se glorie perante ele”.

E, mais adiante, reafirma a mesma ideia em:

1.Coríntios 3:18-20 – “Ninguém se engane a si mesmo. Se alguém dentre vós se tem por sábio neste mundo, faça-se louco [pela Palavra de Deus] para ser sábio. Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios [deste mundo] na sua própria astúcia. E outra vez: O Senhor conhece os pensamentos dos sábios, que são vãos”.

Ora vem, Senhor Yeshua!

A verdadeira sabedoria vem do alto, vem de YHWH.

A loucura no homem, mesmo o de elevada condição social e instrução académica, traduz-se em ignorar o contraduz-selho de Deus e preferir andar traduz-segundo o traduz-seu próprio contraduz-selho. Este é um caminho que conduz à morte.

Salmos 49:12-13 – “Todavia o homem que está em honra não permanece; antes é como os animais, que perecem. Este caminho deles é a sua loucura; contudo a sua posteridade aprova as suas palavras. (Selá.)”.

Reparemos nestas palavras: “contudo a sua posteridade aprova as suas palavras”, o que nos leva a concluir que as novas gerações se mantêm nos caminhos errados dos pais, continuando a rejeitar o conselho do Deus Eterno. A Palavra também nos alerta que a iniquidade se haveria de multiplicar nos últimos dias, precisamente aqueles que estamos a viver. Não seja isto surpresa para os que crêem.

(7)

A “glória” que este mundo tem para oferecer é efémera, porque é terrena, diabólica. Pode ser comparada à que o próprio Satanás ofereceu a Yeshua na tentação do deserto. Numa visão, mostrou-Lhe as glórias dos reinos e impérios deste mundo e disse-Lhe que tudo Lhe daria se prostrado o adorasse. A resposta de Yeshua foi muito clara:

Mateus 4:10 – “Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás”.

No entanto, a maioria da humanidade tem aceitado a oferta de Satanás…por isso o mundo está como está.

Que conselho dava Deus ao Seu povo? Podemos lê-lo em:

Deuteronómio 8:11-14, 17 – “Guarda-te, que não te esqueças do Senhor teu Deus, deixando de observar os seus mandamentos, os seus preceitos e os seus estatutos, que eu hoje te ordeno; para não suceder que, depois de teres comido e estares farto, depois de teres edificado boas casas e estares morando nelas, depois de se multiplicarem as tuas manadas e os teus rebanhos, a tua prata e o teu ouro, sim, depois de se multiplicar tudo quanto tens, se exalte o teu coração e te esqueças do Senhor teu Deus, que te tirou da terra do Egipto, da casa da servidão… e digas no teu coração: A minha força, e a fortaleza da minha mão me adquiriram estas riquezas”.

Deus castiga esta arrogância e altivez. Tomemos o exemplo do Rei da Assíria quando desafiou o Deus de Israel:

Isaías 10:12-13 – “Por isso acontecerá que, havendo o Senhor acabado toda a sua obra no monte Sião e em Jerusalém, então castigarei o fruto da arrogante grandeza do coração do rei da Assíria e a pompa da altivez dos seus olhos. Porquanto disse: Com a força da minha mão o fiz, e com a minha sabedoria, porque sou prudente; e removi os limites dos povos, e roubei os seus tesouros, e como valente abati aos habitantes”.

Esta mesma arrogância e altivez também a teve o Rei Nabucodonosor quando do alto dos seus palácios se engrandeceu a si mesmo. E sabemos o que lhe aconteceu: Deus humilhou-o e lhe deu loucura. Sete anos andou com os animais do campo e comeu com eles, até que recuperando a sua lucidez se humilhou e reconheceu então que O Deus dos céus é O Senhor dos senhores e é Ele que dá os reinos deste mundo a quem quer, e os tira também, e que tudo Lhe pertence:

Daniel 4:37 – “Agora, pois, eu, Nabucodonosor, louvo, exalço e glorifico ao Rei do céu; porque todas as suas obras são verdade, e os seus caminhos juízo, e pode humilhar aos que andam na soberba”.

(8)

Tal arrogância também a teve Golias quando viu David sair do arraial de Israel para o enfrentar. Golias avaliou a situação de combate como homem carnal. Por isso não viu que o poder do Deus YHWH estava em David para salvar o Seu povo da mão dos seus inimigos. E assim aconteceu inúmeras vezes: sempre que Israel andava em obediência perante Deus, O Senhor dos céus protegia Israel. Porém, quando Israel se desviava dos preceitos do Altíssimo e era desobediente, YHWH deixava que os seus inimigos prevalecessem.

Salmos 33:13-20 – “YHWH olha lá do céu; vê todos os filhos dos homens; da sua morada observa todos os moradores da terra, aquele que forma o coração de todos eles, que contempla todas as suas obras. Um rei não se salva pela multidão do seu exército; nem o homem valente se livra pela muita força. O cavalo é vã esperança para a vitória; não pode livrar ninguém pela sua grande força. Eis que os olhos de YHWH estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua benignidade, para os livrar da morte, e para os conservar vivos na fome. A nossa alma espera em YHWH; ele é o nosso auxílio e o nosso escudo”.

Porém o homem carnal não entende estas coisas. David volta a lembrar-nos a dura realidade em:

Salmos 49:13-20 – “Este é o destino dos que confiam em si mesmos; o fim dos que se satisfazem com as suas próprias palavras. Como ovelhas são arrebanhados ao Seol [a sepultura]; a morte os pastoreia; ao romper do dia [quando O Senhor Yeshua voltar como Rei eterno] os rectos terão domínio sobre eles; e a sua formosura se consumirá no Seol, que lhes será por habitação. Mas Deus remirá a minha alma do poder do Seol, pois me receberá [me ressuscitará]. Não temas quando alguém se enriquece, quando a glória da sua casa aumenta. Pois, quando morrer, nada levará consigo; a sua glória não descerá após ele. Ainda que ele, enquanto vivo, se considera feliz e os homens o louvam quando faz o bem a si mesmo, ele irá ter com a geração de seus pais [este é fim da nossa carne]; eles nunca mais verão a luz. Mas o homem, embora esteja em honra, não permanece; antes é como os animais que perecem”.

Voltamos a perguntar: “onde deverá estar então a nossa glória nesta vida?” A resposta é óbvia: a nossa glória nesta vida tem que estar firmada na fé/confiança e certeza de salvação que só O Senhor da Vida nos pode dar “naquele dia”, Aquele que nos remiu através do Seu Filho amado, Senhor Yeshua, O Cristo.

O profeta Isaías também nos fala nestes termos em:

Isaías 5:21 – “Ai dos que são sábios a seus próprios olhos [i.e. que andam segundo os seus próprios conselhos], e prudentes diante de si mesmos!” Que nos ensina ainda Salomão em Provérbios acerca da “sabedoria” [Lei/Torá] do Altíssimo Senhor YHWH?

(9)

Provérbios 1:22-33 – “Até quando, ó simples, amareis a simplicidade? E vós escarnecedores, desejareis o escárnio? E vós insensatos, odiareis o conhecimento [a Minha Lei/Torá]? Atentai para a minha repreensão [Lei/Torá]; pois eis que vos derramarei abundantemente do meu espírito e vos farei saber as minhas palavras. Entretanto, porque eu clamei e recusastes; e estendi a minha mão e não houve quem desse atenção, Antes rejeitastes todo o meu conselho [a Minha Lei/Torá], e não quisestes a minha repreensão [a Minha Lei/Torá], Também de minha parte eu me rirei na vossa perdição e zombarei, em vindo o vosso temor. Vindo o vosso temor como a assolação, e vindo a vossa perdição como uma tormenta, sobrevirá a vós aperto e angústia. Então clamarão a mim, mas eu não responderei; de madrugada me buscarão, porém não me acharão. Porquanto odiaram o conhecimento [a Minha Lei/Torá]; e não preferiram o temor de YHWH: Não aceitaram o meu conselho [a Minha Lei/Torá], e desprezaram toda a minha repreensão [a Minha Lei/Torá]. Portanto comerão do fruto do seu caminho, e fartar-se-ão dos seus próprios conselhos. Porque o erro dos simples os matará, e o desvario dos insensatos os destruirá. Mas o que me der ouvidos habitará em segurança, e estará livre do temor do mal”.

Também a loucura e altivez de Satanás será abatida até à terra. Será destruída para sempre.

Se temos de nos gloriar nalguma coisa nesta vida, gloriemo-nos somente em termos ouvido a voz do Deus Altíssimo através da qual Ele nos chamou para o verdadeiro Caminho da Vida (eterna), Seu Filho Yeshua, andando em fé e obediência nos Seus santos preceitos [a Sua Lei/Torá], e retendo a esperança da salvação pelas promessas e pelo sangue imaculado do Seu Filho Senhor Yeshua. Estes são os dois pilares da nossa salvação.

Retenhamos pois no nosso coração todas estas palavras de vida que nos ensinam que a nossa confiança deve estar sempre nos ensinamentos de YHWH e no sacrifício do Seu Filho Yeshua.

Referências

Documentos relacionados

Este é apenas um exemplo onde o Teorema de Pick foi utilizado para o estudo de áreas geográficas, a partir disto vemos que pode existir a interdisciplinaridade em sala de aula, onde

Os resultados apontaram que: a validade discriminante evidenciou que as medidas de comprometimento organizacional de base afetiva e instrumental constituem dimensões diferentes;

DE ELETRONICOS LTDA - ME CARTAO RECARGA (para

A seguir, você encontrará o resultado do seu perfil genético para alguns SNPs relacionados à regulação das concentrações plasmáticas de colesterol

Este equipamento não está indicado para uso de pessoas (ou crianças) com capacidades físicas, sensoriais ou mentais reduzidas, ou com falta de experiência e conhecimento,

Se você também trabalhar como autônomo e receber mais R$ 1.500,00 ao mês, poderá optar por recolher o INSS como contribuinte individual na modalidade Plano Normal.. Isso leva a

Na época, não era muito clara a educação escolar indígena para a Secretaria Municipal de Educação de Coronel Sapucaia, mas, mesmo assim, foi realizada pelos professores

xạ thì không có đầy dủ các khâu của 1 phản xạ vì vậy sự co cơ đó chỉ là sự cảm ứng của của các sợi thần kinh và tế bào cơ đối với sự kích thích. - Trao đổi