• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE CESUMAR - UNICESUMAR CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS TECNOLÓGICAS E AGRÁRIAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE CESUMAR - UNICESUMAR CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS TECNOLÓGICAS E AGRÁRIAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE CESUMAR - UNICESUMAR

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS TECNOLÓGICAS E AGRÁRIAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA

PRODUÇÃO DE RABANETE COM DIFERENTES TIPOS DE ADUBAÇÕES ORGÂNICAS

BRUNA KAUANNA SILVA

MARINGÁ – PR 2020

(2)

BRUNA KAUANNA SILVA

PRODUÇÃO DE RABANETE COM DIFERENTES TIPOS DE ADUBAÇÕES ORGÂNICAS

Artigo apresentado à Universidade Cesumar – UNICESUMAR como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharela em Agronomia, sob a orientação da Profa. Dra. Graciene de Souza Bido.

MARINGÁ – PR 2020

(3)

FOLHA DE APROVAÇÃO BRUNA KAUANNA SILVA

PRODUÇÃO DE RABANETE COM DIFERENTES TIPOS DE ADUBAÇÕES ORGÂNICAS

Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Agronomia da UNIVERSIDADE CESUMAR - UNICESUMAR como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharela em

Agronomia, sob a orientação da Profa. Dra. Graciene de Souza Bido.

Aprovado em: 10 de novembro de 2020.

BANCA EXAMINADORA

__________________________________________

Graciene de Souza Bido – (Doutora em Ciências Biológicas – Universidade Estadual de Maringá)

__________________________________________

Aline Maria Orbolato Gonçalves Zuliani - (Doutora em Agronomia - Unicesumar)

__________________________________________

(4)

3

PRODUÇÃO DE RABANETE COM DIFERENTES TIPOS DE ADUBAÇÕES ORGÂNICAS

Bruna Kauanna Silva; Graciene de Souza Bido

RESUMO

O rabanete (Raphanus sativus L.), assim como as demais hortaliças tuberosas, armazena em sua raiz porcentagem significativa de nutrientes presentes no solo. É extremamente exigente nutricionalmente e déficits nutricionais dificilmente podem ser revertidos, o que leva a um prejuízo drástico em relação à produção. É de grande importância a realização de manejo adequado com utilização de técnicas apropriadas para suprir estas necessidades. A adubação orgânica é uma alternativa sustentável e de baixo custo para o produtor, reduzindo impactos ambientais e uso de produtos químicos. Desta maneira, este trabalho teve por objetivo avaliar o desenvolvimento do rabanete cultivado com diferentes resíduos orgânicos, de origem vegetal e/ou animal. Foram realizados quatro tratamentos: T1 – Testemunha; T2 - Resíduos vegetais de casca de frutas; T3 - Casca de ovo; T4 - Cama de frango. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, sendo realizadas três repetições de cada tratamento. Após 45 dias, foram avaliados parâmetros como biomassa fresca e seca da parte aérea, biomassa fresca e seca da raiz tuberosa, comprimento da raiz principal, diâmetro da raiz tuberosa e altura das plantas. Os dados foram avaliados por análise de variância e as médias entre tratamentos comparados pelo teste de Scott-Knott a 5% de significância. As plantas de rabanete cultivadas com resíduos vegetais apresentaram melhor crescimento e desenvolvimento, enquanto que a utilização de cama de frango prejudicou significantemente a produção desta hortaliça.

Palavras-chave: Cama de frango; Casca de ovo; Resíduos vegetais.

RADISH PRODUCTION WITH DIFFERENT TYPES OF ORGANIC FERTILIZERS ABSTRACT

The radish (Raphanus sativus L.), as well as the other tuberous vegetables, stores in its root a significant percentage of nutrients present in the soil. It is extremely nutritionally demanding and nutritional deficits can hardly be reversed, which leads to a drastic loss in relation to production. It is of great importance to execute a proper management with the use of appropriate techniques to meet these needs. Organic fertilization is a sustainable and low-cost alternative for the producer, reducing environmental impacts and the use of chemicals. In this way, this research intends to evaluate the development of radish grown with different organic residues, of vegetable and/or animal origin. Four treatments were performed: T1 - Control; T2 - Vegetable fruit peel residues; T3 - Eggshell; T4 - Poultry litter. The experimental design was completely randomized, with three repetitions of each treatment. After 45 days, parameters such as fresh and dry shoot biomass, fresh and dry tuberous biomass, length of the main root, diameter of the tuberous root and plant height were evaluated. The data were evaluated by analysis of variance and the means between treatments compared by the Scott-Knott test at 5% significance. Radish plants grown with vegetable residues showed better growth and development, while the use of poultry litter significantly impaired the production of this vegetable.

(5)

4

INTRODUÇÃO

O rabanete (Raphanus sativus L.) pertence à família Brassicaceae e é uma das olerícolas mais antigas ainda produzidas. É uma hortaliça originário do mediterrâneo e apresenta ciclo curto. A colheita geralmente ocorre entre 30 e 40 dias após a semeadura, quando suas raízes apresentam formato globular, com a coloração vermelho-intenso e cerca de 3 cm de diâmetro (LOPES et al., 2019).

A maioria das hortaliças são extremamente exigentes nutricionalmente, sendo de grande importância a realização de manejo adequado com utilização de técnicas apropriadas para suprir estas necessidades. As hortaliças tuberosas, tais como a batata doce, cenoura e rabanete, destacam-se por armazenar, em suas raízes, porcentagem significativa de nutrientes presentes no solo. Desse modo, os problemas ocasionados por déficit nutricional dificilmente podem ser revertidos, prejudicando drasticamente a produção (COUTINHO NETO et al., 2010).

Independente da cultura implantada, sempre haverá diferenças de desenvolvimento entre as plantas, associadas ao estado nutricional do solo e à temperatura da região onde está sendo administrada. Desta maneira, quando conduzidas em condições edafoclimáticas adequadas, podem apresentar maior florescimento e tendem a ter maturação acelerada. Entretanto, em baixas temperaturas ou solos com baixo valor nutricional, pode ocorrer retardo no crescimento, na frutificação e na maturação, resultando em baixa floração e reduções na produtividade (SEPLAG, 2010).

Diariamente são produzidos diversos resíduos, de origem animal ou vegetal que, infelizmente, muitas vezes são descartados de forma incorreta, podendo gerar danos ambientais. Nesse sentido, torna-se necessário encontrar um destino para estes subprodutos. No Brasil, grande parte dos resíduos orgânicos coletados podem ser decompostos e utilizados em compostagens que, quando realizadas de maneira correta, têm o potencial de promover incrementos na produtividade agrícola. A adoção de técnicas de cultivo com adubação orgânica viabiliza a melhoraria na fertilidade do solo e diminui a degradação da biota, criando, assim, um equilíbrio nutricional além de contribuir para um ambiente mais sustentável (BOZIO, 2011).

No que se refere à nutrição do solo, a aplicação de adubação orgânica oportuniza reduções de custos, considerando-se a não utilização ou utilização em menor quantidade de adubos químicos. Diferentes resíduos orgânicos podem ser utilizados, como vegetais, animais,

(6)

5

urbanos e industriais. Este manejo promove melhorias na estrutura do solo e proporciona maior retenção de umidade e aumento na CTC (Capacidade de troca catiônica). Tal fato conduz a avanços, tanto nas propriedades do solo (físicas, biológicas e químicas), quanto na estimulação da atividade microbiana. (BONELA et al., 2017).

Portanto, em busca de produção sustentável e redução dos custos de produção, esta pesquisa investigou o uso de resíduos orgânicos, de origem animal e vegetal, no cultivo da olerícola rabanete (Raphanus sativus L).

MATERIAL E MÉTODOS

O experimento foi conduzido em Maringá-PR, sendo realizado o plantio das mudas de rabanete em vasos com volume de 3 L (largura 15 cm, comprimento 35 cm e altura 15 cm). As mudas foram obtidas em comércio local devidamente certificado e estavam com 3 dias. Os vasos foram preenchidos com Latossolo Vermelho Distrófico.

O delineamento experimental foi inteiramente casualizado (DIC), com a condução de quatro tratamentos, com três repetições de cada. Os tratamentos foram constituídos por: T1 – Testemunha – Apenas solo; T2 - Solo + Resíduos vegetais de casca de frutas (banana, abacate, mamão, laranja e maçã); T3 - Solo + Casca de ovo (foram distribuídas 5 cascas de ovo por vaso); T4 - Solo + Cama de frango (200g de cama de frango por vaso).

Os vasos de todos os tratamentos foram preparados 15 dias antes do plantio, com a administração de 250 mL de água e revolvidos a cada dois dias para otimizar o processo de decomposição e aeração. O plantio das mudas de rabanete foi realizado no dia 1 de julho de 2020, com a plantação de 2 mudas por vaso e feito o desbaste com 5 dias após o plantio. Diariamente foram adicionadas 250 mL de água em todos os vasos.

Após 45 dias, foram avaliados parâmetros como biomassa fresca (BFPA) e seca (BSPA) da parte aérea (g), biomassa fresca (BFR) e seca (BSR) da raiz tuberosa (g), comprimento (CR) da raiz principal (cm), diâmetro (DR) da raiz tuberosa (cm) e altura (AP) das plantas (cm).

Ao final do experimento, foi realizada a separação entre raiz e parte aérea e, imediatamente, a biomassa fresca, de ambas as partes, foi verificada em balança analítica. As respectivas biomassas secas foram obtidas após acondicionamento em sacos de papel e armazenamento em estufa a 50ºC para secagem até peso constante. Na sequencia, o material vegetal foi retirado da estufa e mantido em dessecador para resfriamento e as biomassas secas foram verificadas em balança analítica.

(7)

6

O comprimento da raiz principal e a altura das plantas foram verificados com auxílio de régua milimetrada, sendo o comprimento da raiz principal determinado do ápice radicular até o colo da planta e a altura das plantas pela medida do colo até e o ápice da folha com maiores dimensões. Já o diâmetro da raiz tuberosa foi avaliado na região central com utilização de um paquímetro.

Os dados foram avaliados por análise de variância e as médias entre tratamentos comparados pelo teste de Scott-Knott (SCOTT e KNOTT, 1974) com utilização do programa estatístico Sisvar®, da Universidade Federal de Lavras (FERREIRA, 2014).

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Na figura 1 estão expostos os dados de biomassa fresca da raiz tuberosa e da parte aérea do rabanete. Nota-se que nenhum dos tratamentos, contendo resíduos orgânicos, alterou a biomassa fresca da parte aérea, entretanto, todos eles reduziram a biomassa fresca da raiz tuberosa. Os menores valores foram verificados em rabanetes cultivados em substrato adicionado à cama de frango, com inibição de 80 % em relação a testemunha. Provavelmente essa redução na biomassa fresca pode ter sido provocada devido à geada que ocorreu logo após o plantio, ocasionando, assim, prejuízos no desenvolvimento da raiz tuberosa.

a a b b c 5 10 15 20 25 30 35 40 B io mas sa f res ca rab an et e (g )

(8)

7

submetidas aos tratamentos: T1: Testemunha; T2: Resíduos vegetais; T3: Casca de ovo; T4: Cama de frango. CV% BFR = 18,05 % e CV% BFPA = 8,82 %. *CV% = Coeficiente de variação

Em relação à biomassa seca, apenas o tratamento contendo resíduos vegetais promoveu incrementos, tanto na raiz tuberosa (19%) como na parte aérea (88%), quando comparado com a testemunha. b b a a c d 0,5 1 1,5 2 2,5 Bi o m as sa s eca r abane te (g )

Figura 2- Biomassa seca da raiz tuberosa (BSR) e da parte aérea (BSPA) de plantas de rabanete após 45 dias, submetidas aos tratamentos: T1: Testemunha; T2: Resíduos vegetais; T3: Casca de ovo; T4: Cama de frango. CV% BSR = 10,91 % e CV% BSPA = 15,58 %. *CV% = Coeficiente de variação

Todas as formas de adubações orgânicas utilizadas promoveram aumento do diâmetro raiz tuberosa do rabanete em relação à testemunha, considerando-se que novamente as plantas de rabanete, na presença de resíduos vegetais, obtiveram destaque, com aumento de 767%. Contudo, em nenhum dos tratamentos foi observada alteração no comprimento da raiz principal e na altura das plantas (Figura 3).

(9)

8 a d a a a a a b a a c a 0 5 10 15 20 25

Comprimento da raiz principal Diâmentro da raiz tuberosa Altura das Plantas

Pa râ m etro s Biom etrico s (c m )

Testemunha Resíduos vegetais Casca de ovo Cama de frango

Figura 3- Comprimento da raiz principal (CR), Diâmetro da raiz tuberosa (DR) e Altura das plantas (AP) de rabanete após 45 dias, submetidas aos tratamentos: T1: Testemunha; T2: Resíduos vegetais; T3: Casca de ovo; T4: Cama de frango. CV% CR = 13,22 %; CV% DR = 11,37 % e CV% AP = 8,98 %. *CV% = Coeficiente de variação

Dentre os adubos orgânicos utilizados, ficou evidente que o uso de resíduos vegetais apresentou melhores resultados. Segundo Cavalheiro et al. (2020), os resíduos vegetais apresentam maior teor de fibras e bioativos antioxidantes e, em seus resultados, os autores puderam verificar que os fertilizantes naturais, de origem vegetal, proporcionaram maior capacidade de retenção de água e aumento gradual do crescimento microbiano.

Santos et al. (2018) obtiveram resultados positivos ao utilizarem resíduos vegetais, identificando que este biofertilizante fornece benefícios nutricionais para as plantas, além de ajudar na conservação da fertilidade natural do solo e prevenir o esgotamento de nutrientes essenciais para a cultura. Contudo, é de extrema importância a aplicação da dose adequada, pois o excesso pode resultar em toxidades e comprometer a produção.

Nesta pesquisa, pôde-se evidenciar que a utilização de cama de frango prejudicou expressivamente o crescimento e desenvolvimento do rabanete. Isto pode ter ocorrido devido à aplicação de superdosagem, o que conduz ao aumento da proliferação microbiana com maior produção de ácidos orgânicos e, consequentemente, diminuição do pH. Entretanto, resultados contraditórios aos verificados neste estudo foram observados por Bonela et al.

(10)

9

(2015). Estes autores identificaram que o tratamento que mais se destacou, em experimentos também com rabanete, foi o que continha cama de frango e cama de suíno.

De acordo com Gonçalves et al. (2019), outros fatores como temperatura, qualidade do armazenamento do adubo, umidade, dentre outros, podem acarretar no mau desenvolvimento da cultura. Rocha et al. (2018) também não obtiveram respostas satisfatórias com a utilização de cama de frango onde os resultados apresentaram massa fresca inferior em relação a outros adubos orgânicos.

Desse modo, os resultados alcançados neste trabalho abrem espaço para novas discussões e para a realização de mais pesquisas que promovam a utilização destes resíduos orgânicos subutilizados e, por vezes, descartados de maneira indevida ou, até mesmo, utilizados de forma incorreta. Tais ações podem acarretar prejuízos para o produtor. Este fato se deve a eventual falta de conhecimentos ou informações incorretas, o que pode levar a perdas expressivas na qualidade e quantidade produzida.

CONCLUSÃO

O enriquecimento do substrato com resíduos vegetais, dentre os tipos de adubação orgânica analisados, proporcionou melhor desenvolvimento do rabanete, caracterizando-se, assim, como fonte de nutrientes sustentável e de baixo custo. Todavia, esses resíduos orgânicos são subutilizados. Este fato direciona para a necessidade de mais estudos e pesquisas que busquem ampliar as informações relacionadas aos benefícios da utilização de resíduos vegetais como adubo orgânico em sistemas agrícolas.

REFERÊNCIAS

BONELA, G. D.; DOS SANTOS, W. P.; SOBRINHO, E. A.; DA COSTA GOMES, E. J. Produtividade e qualidade de raízes de rabanete cultivadas sob diferentes fontes residuais de matéria orgânica. Revista brasileira de agropecuária sustentável, v. 7, n. 2, 2017.

BONELA, G. D.; SOUZA, H. O.; GUIMARÃES, R. R.; GOMES, E. J. C. Resposta de cultivares de alface a diferentes fontes de matéria orgânica. Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável (RBAS), v. 5, n. 2, 2015.

BOZIO, D. D. M.; REIS, L. A.; BIRCK, R. Eficácia de composto orgânico aplicado à produção de alface e de rabanete. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

(11)

10

CAVALHEIRO, T. R. T.; OLIVEIRA ALCOFORADO, R.; ABREU SILVA, V. S.; SÁ MENDES, N.; COIMBRA, P. P. S.; AZEVEDO JURULEVICIUS, D.; ANDRADE GONÇALVES, É. C. B. Ação de fertilizante orgânico de resíduos vegetais em condições de estresse abiótico no teor de fenólicos totais de alfaces (lactuca sativa)/Impact organic fertilizer produced with vegetable residues with stress abiotic condition on the total phenolics content of lettuce (lactuca sativa). Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 2, p. 6140-6155, 2020. COUTINHO NETO, A. M.; ORIOLI JÚNIOR, V.; CARDOSO, S. S.; COUTINHO, E. L. M. Produção de matéria seca e estado nutricional do rabanete em função da adubação nitrogenada e potássica. Núcleos, v.7, n2, p. 105-114, 2010.

FERREIRA, D. F. Sisvar: a Guide for its Bootstrap procedures in multiple comparisons. Ciênc. agrotec. [Online]. vol.38, n.2, pp. 109-112, 2014

GONÇALVES, N. S.; KOMIYAMA, C. M.; DE LIMA, J. D. F. P.; DE MORAES, M. D. G.; SAVEGNAGO, F. B.; JÚNIOR, C. M.; STAUB, L. Qualidade da cama de frango de corte e a alternativa da acidificação como tratamento. Nativa, v. 7, n. 6, p. 828-834, 2019

LIMA, D. C.; LOPES, H. L. S.; SAMPAIO, A. S. O.; SOUTO, L. S.; DE SOUZA PEREIRA, A. C.; DA SILVA, A. M.; MARACAJÁ, P. B. Crescimento inicial da cultura do rabanete (Raphanus sativus L.) submetida a níveis e fontes de fertilizantes orgânicos. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, v. 13, n. 1, p. 19-24, 2019.

ROCHA, T. A. L. C. G. Efeito da adubação orgânica com diferentes compostos orgânicos na cultura do Rabanete, no Semiárido Brasileiro. 2018.

SANTOS, G. S. D. O. A utilização de resíduos vegetais e de esterco bovino: uma alternativa para uma agricultura sustentável. 2018.

SEPLAG. Curso Técnico de Agronegócios . p. 55, 2010. Disponível em: http://licita.seplag.ce.gov.br/pub/198956%5c198956_2013123113428 Olericultura.pdf. Acesso em: 3 de setembro de 2020.

Referências

Documentos relacionados

constatados danos nas folhas - raspadas ou perfuradas - causados pela lagarta- do-cartucho, nos diferentes estádios fenológicos da cultura e nos três tratamentos:

interpretados não só as palavras da criança, mas também suas atividades com os 'brinquedos (de fato, todo o seu comportamento) pois estes são meios de expressar o que o adulto

Considerando que o processo de avaliação institucional envolve um conjunto de protagonistas preocupados com a qualidade do ensino superior, já que esta iniciativa reflete.. a idéia

Para tal análise, serão consideradas as noções de sujeitos do ato de linguagem, o processo de semiotização do mundo, contrato de comunicação, visadas discursivas,

- destruição de glóbulos vermelhos e consequentemente anemia, que pode resultar em cansaço, dores de cabeça e falta de ar causada pela prática de exercícios físicos,

Treze desembarques de pescados capturados no estuário da Lagoa dos Patos foram acompanhados e 130 peixes (65 inteiros e 65 limpos, prontos para a venda)

Rorty e Horkheimer substituem a crença em um ponto de apoio teoricamente seguro como base para a vida social e, portanto, para a educação — a crença que norteia as pedagogias

Enquanto o Participante 3 ainda não se sentiu à vontade para refletir sobre o caráter da obra, o Participante 4 foi muito objetivo ao afirmar que absorveu de