• Nenhum resultado encontrado

Ministra Eliana Calmon dá palestra sobre Ética & Compliance em Campinas (SP)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ministra Eliana Calmon dá palestra sobre Ética & Compliance em Campinas (SP)"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

NEWSLETTER 30/10/2018 / EDIÇÃO 6174 View this email in your browser

Ministra Eliana Calmon dá palestra sobre Ética & Compliance em

Campinas (SP)

Foto: Nikolas Capp

O SindusCon-SP, por meio da sua Regional Campinas, recebeu nesta terça-feira (30) o seminário "Ética & Compliance para uma gestão eficaz", promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e pelo SESI Nacional.

O evento contou com a palestra da ex-ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Eliana Calmon. "Com todos os escândalos de corrupção, o setor da construção precisava tomar uma providência e tomou. Com essas iniciativas se coloca a favor da ética", afirmou.

(2)

Também palestraram o cientista político Leonardo Barreto, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e Turismo de Campinas, André Von Zuben, o diretor de Compliance da MRV Engenharia, Alex de Souza Medeiros, e a presidente do Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc) da CBIC, Ana Claudia Gomes.

"Esta discussão precisa ser aprofundada em busca de mecanismos de controle em todos os setores", explicou Von Zuben. Medeiros mostrou o case de sucesso MRV, que trabalha desde 2007 efetivamente com a gestão de ética. "É muito importante promover iniciativas que deixem as regras da empresa mais claras e criar uma cultura que encoraje a ética".

A CBIC também apresentou o Guia de Ética & Compliance da Construção Civil, formado por documentos que trazem as mais atuais premissas. "Queremos inspirar as empresas a perceber que o mercado exige isso hoje", disse Ana Claudia. "Este processo é essencial para sairmos mais capazes", ponderou Barreto, coautor do Guia.

Para o diretor da Regional do SindusCon-SP em Campinas, Márcio Benvenutti, o evento destaca a importância do tema. "Empresas que possuem regras claras conseguem diminuir até acidentes em obras. Seguir as leis, padrões e documentações não é só contra a corrupção, ajuda a salvar vidas também".

Share Tweet Forward

Projeto “O Futuro da Minha Cidade” cativa Rio do Sul (SC)

Foto: Débora Claudio

Cerca de 300 pessoas, representantes do setor público e privado, da academia, lideranças políticas e apartidárias e a comunidade local, estiveram reunidas em Rio do Sul, Santa Catarina, no Parque Universitário Unidavi (PUNF), durante o seminário “O Futuro da Minha Cidade”, cuja

(3)

finalidade consiste em estimular o público a pensar sobre o desenvolvimento urbano sustentável do município para 20 anos, com participação efetiva da sociedade.

O Projeto O Futuro da Minha Cidade é uma Iniciativa da CBIC com correalização do Sesi Nacional, patrocínio nacional da Caixa Econômica Federal. No município de Rio do Sul foi realizado pelo Sinduscon do Rio do Sul, com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina – FIESC, do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Rio do Sul – Codensul e do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí – UNIDAVI.

As autoridades locais foram representadas pelo presidente do Sinduscon de Rio do Sul o senhor Marcos Melchioretto, o presidente do CODENSUL o senhor Ciro Cerutti, o vice-presidente da FIESC o senhor André Armin Odebrecht e o prefeito de Rio do Sul o senhor José Eduardo Rothbarth Thome.

Durante a fala na abertura do evento, o presidente do Sinduscon de Rio do Sul, Marcos Melchioretto, destacou a importância do planejamento estratégico. “Todos os setores acabam ganhando, porque podemos tirar o potencial de cada bairro e estudar a melhor forma de crescimento”, afirmou. O vice-presidente da Fiesc Alto Vale, André Odebrecht, registrou que Rio do Sul ocupa uma das melhores colocações nos índices de desenvolvimento do Estado de Santa Catarina, e por isso “A sociedade sabe das demandas que a cidade tem e, com essa ligação, nós conseguimos efetivar o avanço muito mais rápido do que o poder político-partidário”, comentou André.

A primeira palestra foi conduzida por Marcella Arruda, arquiteta urbanista do Instituto “a Cidade Precisa de Você”, que falou sobre a importância da participação das pessoas na construção de cidades compartilhadas. Ela citou as ferramentas que constroem a união da sociedade. Na avaliação que fez de Rio do Sul, destacou os espaços naturais que podem ser melhor aproveitados. “Pelos índices, você percebe que existe uma qualidade de vida urbana aqui. Mas ainda há muitos paradigmas, como o problema da mobilidade urbana”, comentou ela, destacando o grande número de automóveis do município. “Em uma cidade repleta de rios e que não tem transporte fluvial, você está ignorando um potencial que ela apresenta”, concluiu. Destacou, ainda, o grande potencial do município para o Ecoturismo e como esse produto pode se tronar uma fonte de renda para os habitantes locais.

A segunda palestra foi ministrada pelo ex-prefeito de Maringá, Silvio Barros, trouxe o case de sucesso da administração municipal de Maringá, que serviu de base para a criação do projeto “O Futuro da Minha Cidade”. Pelo segundo ano consecutivo, a cidade paranaense foi considerada a melhor do país para se viver. Barros destacou o protagonismo assumido por Maringá e a importância do Conselho de Desenvolvimento Municipal. “A cidade precisa começar a pensar no futuro, 20 anos na frente. Assim como nós fazemos planos para a vida, as cidades precisam fazer. Você tem que plantar para poder colher”, destacou o ex-prefeito e empresário.

Na oportunidade, instigou os participantes a entender que é preciso fazer a mudança acontecer: “Se queremos mudar algo, precisamos ser protagonistas dessa mudança e não esperar que o poder público seja o único responsável por ela”.

Rio do Sul já conta com um movimento popular interessado em organizar a participação da sociedade nas proposições do planejamento urbano da cidade a longo prazo. Ou seja, o diálogo

(4)

entre o Poder Público, empresas e cidadãos está criado e agora a cidade precisa estabelecer as metas e implementá-las.

O início do projeto foi em Maringá, no noroeste do Paraná. Hoje o projeto o Futuro da Minha Cidade, já foi implementado em 27 cidades, entre elas, Goiânia (GO), Brasília (DF), Manaus (AM), Bento Gonçalves (RS), Natal (RN), São Luis (MA), Volta Redonda (RJ) e nos próximos meses, para fechar o ciclo de 2018, será levada à Santa Rosa (RS), Santos (SP) e Santarém (PA).

Share Tweet Forward

Ministério do Trabalho altera item da NR-17 sobre iluminação

com base em NHO da Fundacentro

Um dos destaques da última edição do Radar Trabalhista CPRT / CBIC foi a portaria 876, publicada no Diário Oficial da União em 25 de outubro, que altera a redação do item 17.5.3.3 da Norma Regulamentadora 17. O texto atual passa a vigorar da seguinte forma: “Os métodos de medição e os níveis mínimos de iluminamento a serem observados nos locais de trabalho são os estabelecidos na Norma de Higiene Ocupacional nº 11 (NHO 11) da Fundacentro – Avaliação dos Níveis de Iluminamento em Ambientes de Trabalho Internos”. Além da alteração no texto, a Portaria revoga os itens 17.5.3.4 e 17.5.3.5 da Norma Regulamentadora 17.

Veja aqui a íntegra da nota. E aqui a edição 65/2018 do Radar Trabalhista.

Share Tweet Forward

Velocidade de vendas de imóveis residenciais na planta aumenta

40% no DF, indica mapeamento da ADEMI-DF

(5)

Foto: TS2imóveis

Os brasilienses compraram mais imóveis na planta nos últimos meses. Em agosto, pesquisa mensal que apura a variação do Índice de Velocidade de Vendas (IVV) de imóveis residenciais novos revela crescimento de expressivos 40% nesse tipo de negócio, em relação aos dados de maio (veja gráfico a seguir). Entre os principais motivos para essa elevação estão: baixa oferta de imóveis residenciais prontos para ocupação (estoque de apenas 3.330 unidades); opção de investimento mais seguro e rentável do que o oferecido pelo mercado financeiro, em razão da instabilidade política, da crise econômica e das expectativas quanto ao futuro da economia.

“A pesquisa reúne informações prestadas por 31 companhias com maior participação no mercado imobiliário do Distrito Federal. É realizada desde 2015 e os dados ao longo de 2018 sinalizam positivamente para negócios mais rentáveis no setor imobiliário. Com isso, haverá grande repercussão nas vendas da cadeia produtiva da indústria, do atacado e do varejo relacionados ao nosso mercado, o que é uma excelente notícia para todo o DF”, avalia Eduardo Aroeira, Presidente em exercício da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (ADEMI-DF).

(6)

O gráfico de velocidade de vendas anterior mostra a variação do IVV dos imóveis por estágio da obra (prontos e em construção). O IVV de imóveis residenciais em construção, ou na planta, atingiu 10,3% em agosto, índice que vem em alta desde maio (7,4%); enquanto isso, o índice de vendas de imóveis prontos foi de apenas 4,6% em agosto. “Estas informações somadas à baixa oferta de unidades prontas para morar anima as construtoras a prepararem mais lançamentos para os próximos meses. É uma ótima oportunidade de compra para quem vai receber o 13º salário”, comenta Aroeira. Segundo a ADEMI-DF, há vários relatos de empresas imobiliárias que têm vendido unidades residenciais à vista, em especial, no Setor Noroeste, mais um sinal de grande interesse pelos imóveis no DF.

O Índice de Velocidade de Vendas de imóveis residenciais novos (inclui os prontos e os em construção) foi de 7,2% em agosto. Foi o melhor desempenho para o mês de agosto, desde 2015. “Se considerarmos a média do IVV de julho (6,8%) e o de agosto temos que a velocidade de vendas média nesses meses foi 15% superior à média de todo o 1º semestre de 2018”, diz o dirigente da ADEMI-DF. O indicador mensal de 7,2% é bastante positivo. Isso porque um IVV de 5% já representa um cenário otimista nos estudos de viabilidade de um empreendimento imobiliário.

Share Tweet Forward

Conheça os vencedores do 3º Prêmio de Excelência BIM

SindusCon-SP

(7)

Foram premiadas as melhores práticas em cinco categorias: Academia, Fornecedor, Projetista, Contratante e Construtor - Foto: Victor de Lima Prudêncio

Em noite de festa e celebração, o 3º Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP, maior premiação em gestão da construção do Brasil, anunciou seus vencedores no encerramento do 9º Seminário Internacional BIM. Realizado pelo SindusCon-SP, por meio dos comitês de Tecnologia e Qualidade (CTQ) e Meio Ambiente (Comasp), e com patrocínio da Caixa Econômica Federal, o prêmio é voltado para o mercado da indústria da construção civil com o intuito de promover e incentivar a adoção da Modelagem da Informação da Construção (BIM) em empreendimentos, empresas, entidades públicas e academia.

Na abertura, o vice-presidente de Imobiliário do SindusCon-SP, Odair Senra, destacou a qualidade dos projetos apresentados. “Todos os finalistas prestaram preciosas contribuições à expansão do BIM no Brasil.”

O coordenador técnico do prêmio, Rogério Suzuki, ressaltou a importância do aprendizado mútuo entre as diferentes frentes do setor. “Todos aqui presentes sabem que implantar BIM é uma jornada de sangue, suor e lágrimas. Mas vale muito a pena.”

Vencedores

Na categoria Academia o vencedor foi Alex Roda Maciel, da Universidade de São Paulo (USP) pela contribuição relevante num tema inovador, ainda pouco explorado do BIM mundialmente – além do resultado atingido ao integrar projeto e indústria.

Nesta categoria houve duas menções honrosas a trabalhos. A primeira foi para Eduardo Toledo Santos (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo) escolhido pelo trabalho que realizou contribuição efetiva colocando o Brasil no cenário internacional acadêmico na temática do ensino de BIM.

(8)

Campinas), pois, segundo os jurados, investigou um tema de fundamental para a indústria 4.0, abrindo caminho para a discussão.

Já na categoria Fornecedor quem levou foi a Saint Gobain do Brasil por desenvolver sua solução de forma muito próxima aos usuários finais embutindo qualidade e relevância nas informações constantes nos componentes de sua biblioteca BIM.

O júri escolheu a MHA Engenharia como melhor empresa na categoria Projetista. Para o corpo de jurados a indicação se deu pelo desenvolvimento de processos e soluções de gestão de BIM de alta qualidade, integrando ferramentas, automatizando a documentação e contornando problemas conhecidos de forma criativa – provando estar apta a participar de qualquer empreendimento seja em complexidade ou magnitude.

Duas menções honrosas foram realizadas nesta categoria. A primeira para a Projelet ECOM pelo grande exemplo de que a aplicação de investimento correto e planejado, mesmo que realizado à contramão do mercado, gera a transformação positiva do negócio.

A segunda menção foi dedicada à Pedreira Engenharia por seu investimento em uma época de baixa atividade do mercado, realizando extraordinário esforço para se reinventar e introduzir o BIM como prática projetual.

Na categoria Contratante a MPD Construtora e Incorporadora foi escolhida a grande vencedora por aliar gestão das equipes, correta estruturação de documentação, fluxos de trabalho e informações da modelagem à proposta de parceria junto aos projetistas que não haviam implantado BIM como prática.

Por fim, na categoria Construtor o prêmio foi para a Método Engenharia. Sua indicação ocorreu pela adoção do BIM como premissa básica nos empreendimentos da empresa, pela abrangência dos usos e integração de diversas ferramentas de gestão no escritório e canteiro aliados às métricas para medir os ganhos obtidos.

Fomento às melhores práticas - O Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP busca disseminar as melhores práticas de uso, fomentar a implantação nos currículos universitários brasileiros e incentivar o desenvolvimento de bibliotecas BIM pelos fornecedores de materiais e componentes de construção.

O sindicato tem sido um grande incentivador da adoção do BIM, que integra as equipes desde a concepção dos projetos, agiliza a construção, evita retrabalhos, reduz custos e otimiza a manutenção futura dos sistemas prediais.

Os trabalhos foram julgados seguindo critérios como relevância, inovação, contribuição para a evolução do mercado e lições aprendidas por um comitê especial formado por profissionais e professores especializados em BIM.

(9)

Outubro Rosa: Seconci Manaus organiza palestra para

conscientizar as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama

Na segunda edição do Dia Rosa, organizado pelo Seconci Manaus, na última quinta-feira (XX), as participantes tiveram um momento de enriquecimento pessoal com a palestra “Vida – Um eterno mar de rosas”, proferida pela psicóloga e coach Fabíola Pedraça. A ação teve foco na preservação da vida e saúde mental. Desejos, metas, realizações entre outros avanços pessoais foram compartilhados em experiências e novas perspectivas.

Para a superintendente Alair Paula, o Cantinho Rosa não podia faltar, o espaço para fotos e selfies com acessórios e decoração com diversos tons de rosa. “Este ano usamos a borboleta como símbolo. A trajetória de vida da borboleta representa uma transformação nesse sentido quisemos ilustrar com a questão da preservação da vida”, acrescentou.

Ao final da atividade foi feito sorteios de brindes e dois ‘check-ups’ da mulher, com consulta médica, mamografia e preventivo. As vencedoras do sorteio foram: Mabel Tenório e Raimunda Paiva da Felber Engenharia.

A campanha foi até os trabalhadores dos canteiros das obras 187/Allegro, Conquista Premium da Direcional Engenharia, Reserva Inglesa e Morar Mais da Construtora Capital, Cidadão Manauara II da RD Engenharia, The Vision da Construtora Colmeia, HUGV da Tecon Engenharia, Europa da Vaneicon, TDI da Tai Engenharia, usina de asfalto da Ardo Construtora, escritório da J.Nasser, obra Everest da SKN Engenharia, EB Atmosphere.

(10)

31 de outubro

Reunião do Conselho de Administração da CBIC

Horário: 10h30 às 17h

Local: Hotel Windsor Brasília, ao SHN Quadra 01 Conjunto A

Bloco A Entrada B, Salas América I, II e III no Térreo, em Brasília-DF

YouTube Email Twitter Facebook website Flickr Instagram LinkedIn

CBIC - Câmara Brasileira da Indústria da Construção | SBN - Quadra 01 - Bloco I - Edifício Armando Monteiro Neto - 4º Andar - CEP 70.040-913 - Brasília/DF | Tel.:(61) 3327-1013

unsubscribe from this list update subscription preferences Inscreva-se aqui para receber nossos informativos

Referências

Documentos relacionados

e) Comprovante de participação em cursos na área com carga horária mínima de 16 horas, relacionados com a área específica para a qual estiver concorrendo no certame9. (Autenticado

Assim, o presente trabalho surgiu com o objetivo de analisar e refletir sobre como o uso de novas tecnologias, em especial o data show, no ensino de Geografia nos dias atuais

O lúdico tem sido utilizado como instrumento educacional desde a pré-história onde o homem primitivo se utilizava de rituais, que muito se assemelham as brincadeiras de

violência física são predominantes (28 casos notificados), porém para a população mais idosa, nas faixas entre 75 e 80 anos ou mais, os casos de negligência são bem mais

autoincriminação”, designadamente através da indicação de exemplos paradigmáticos. Sem prejuízo da relevância da matéria – traduzida, desde logo, no número e

Ninguém quer essa vida assim não Zambi.. Eu não quero as crianças

Por último, temos o vídeo que está sendo exibido dentro do celular, que é segurado e comentado por alguém, e compartilhado e comentado no perfil de BolsoWoman no Twitter. No

O presente trabalho teve como objetivo avaliar a eficiência de painéis fotovoltaicos de silício policristalino, através de sua instalação em um sistema isolado, em