• Nenhum resultado encontrado

Saudação às Autoridades.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Saudação às Autoridades."

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Saudação às Autoridades.

Profª. Candisse Schirmer, Coordenadora do Curso de Direito da FADISMA;

Prof. Fábio Rijo Duarte, Patrono desta 14ª Turma de Formandos da FADISMA;

Profª. Isabel Cristina Martins Silva, Paraninfa desta 14ª Turma de Formandos da FADISMA;

Minha saudação aos Professores e Funcionários Homenageados, demais Professores, Funcionários e Alunos da FADISMA.

Minha saudação muito especial a todos os Formandos desta 14ª Turma da Faculdade de Direito de Santa Maria, bem como a todos os seus familiares.

(2)

Minhas Senhoras, Meus Senhores.

É com imensa satisfação que no dia de hoje a Faculdade de Direito de Santa Maria Santa Maria entrega à sociedade, através desta solene colação de grau, mais uma turma de Bacharéis em Direito. Trata-se da sua 14ª turma de formandos.

A FADISMA tem como missão institucional

“Educar sempre”. Uma missão com duas palavras,

mas que reflete todo o nosso desejo. Educar sempre no tempo. Educar sempre de todas as formas. Educar sempre para todos. Sempre através de uma prática educacional aberta, integrada e inovadora.

Para cumprirmos esta missão institucional, estamos juntos, Direção, professores e demais colaboradores, diuturnamente, com muito trabalho, dedicação e determinação, construindo um futuro para todos estes alunos.

(3)

Apesar de ser uma jovem instituição de ensino, podemos afirmar que a FADISMA chegou com sucesso quantitativo e qualitativo em sua fase de maturidade.

Estaremos iniciando este 2º semestre de 2015 com mais de 900 alunos matriculados na graduação.

Temos um dos cursos de Direito que mais aprovam no Estado do RS no Exame de Ordem junto à OAB.

Temos vários programas de ensino, pesquisa, extensão e prática profissional que evolvem toda a nossa comunidade acadêmica. Dentre vários poderia citar: Projeto Advogue; Projeto de volta para o Futuro; Projeto Atuação em Direito; Projeto Nossa Santa Maria; Projeto Morada Feliz; Projeto Mirante;

Olimpíadas Jurídicas. Projeto Synergia de

(4)

de Estudo sobre os mais variados temas. Seminários. Congressos Internacionais. Semana Entre Mentes.

Estruturamos de forma efetiva quatro Núcleos de Estudo, Pesquisa e Extensão: O Núcleo de Direito Internacional; O Núcleo de Segurança Cidadã; O Núcleo de Direito Urbanístico e Ambiental; e o Núcleo Webcidadania, sem falar nos nosso atuante Núcleo de Prática Profissional e Empreendedorismo, que abarca o nosso Serviço de Assistência Jurídica e o nosso Escritório Modelo, responsável pela nossa política de estágios e inserção dos nossos alunos no mercado de trabalho.

Participamos de Projetos de cunho nacional, dentre raros cursos jurídicos no Brasil, como o Projeto Rondon. Temos um efetivo Programa de Intercâmbio Estudantil e de Docentes para a América Latina, especialmente no Chile, Peru e Argentina, e este ano iniciamos a nossa parceria

(5)

internacional com instituições portuguesas e espanholas, potencializando o nosso Programa de Pós-Graduação.

Temos um Projeto Pedagógico Institucional moderno e inovador, com metodologia baseada nos princípios da formação e da avaliação contínua do aluno, aliando a formação teórica com a prática profissional.

Possuímos uma infraestrutura física excelente para receber os nossos alunos, nossos professores e os nossos usuários em geral.

No entanto, não basta tudo o que antes referi, pois, nós temos o principal e mais importante, e que sempre continuaremos investindo, naquilo que temos de melhor, que são as pessoas.

Temos docentes altamente qualificados, com formação técnica profissional somada à titulação e à

(6)

experiência acadêmica. Nós temos funcionários dedicados e competentes.

E, acima de tudo, nós temos alunos como vocês.

Alunos totalmente diferenciados e

comprometidos com a nossa realidade, que sempre quiseram e ainda querem aprender muito mais.

Minhas Senhoras, Meus Senhores.

Com a formatura destes 18 novos bacharéis que hoje colam grau, somados aos 10 que já colaram grau em gabinete esta manhã, com esta 14ª turma chegam ao mercado de trabalho 28 novos profissionais, perfazendo um total de 571 bacharéis que a FADISMA já formou ao longo de seus quase 12 anos de existência.

(7)

Mas podemos afirmar que não são quaisquer profissionais. São profissionais completos e abrangentes em suas competências jurídicas.

São profissionais que estão totalmente preparados para enfrentarem um acirrado e competitivo mercado de trabalho, pois receberam a melhor formação técnica que estava ao nosso alcance.

Tenho certeza que estão preparados para serem futuros advogados.

São profissionais que também estão aptos para serem futuros Magistrados da Justiça Estadual, da Justiça Federal, da Justiça do Trabalho. Poderão ser futuros membros do Ministério Público, Advogados Públicos, Procuradores Federais, Estaduais e Municipais, Defensores Públicos da União e dos Estados.

(8)

Poderão ser Delegados de Polícia, Consultores, Diplomatas. Enfim, poderão seguir as mais de 130 carreiras jurídicas que o Curso de Direito pode lhes proporcionar.

Mas não é só.

São profissionais que receberam algo mais.

São profissionais que além de terem sido preparados para solucionarem de forma técnica as questões que surgirem, também são profissionais que foram preparados para serem reflexivos, éticos, inovadores e empreendedores, enfrentando os problemas com senso crítico, pois receberam uma formação humanística, comprometida com esta sociedade que hoje os está recebendo.

É desta forma que queremos que nossos alunos, hoje profissionais do Direito, enfrentem todas as situações de conflito que certamente irão surgir em suas carreiras.

(9)

Devemos ter a ética, a responsabilidade social e o compromisso com o Direito acima de tudo, pois a nossa atividade profissional lida com pessoas, tratando essencialmente de conflitos de interesses, para os quais nos preparamos para mediar e procurar solucioná-los da melhor maneira possível. É isto o que se espera, justamente, de nossos formandos.

Meus caros Formandos.

Minhas senhoras. Meus senhores.

Agora nos resta agradecer à Coordenação Geral do Curso de Direito, na pessoa do Profª Candisse Schirmer, que tem sabido zelar tão bem pelo sucesso do nosso Curso, na busca incansável da adequação do nosso projeto didático-pedagógico a esta verdadeira revolução educacional, tecnológica e de costumes que estamos vivenciando, e que toda a sociedade tem acompanhado.

(10)

É a era da informação instantânea, da velocidade, da tecnologia aplicada à educação, a era das novas formas de conhecimento. A isto estamos constantemente atentos.

Agradecer a todos os professores do corpo docente da Instituição, na pessoa dos homenageados desta 14ª Turma de Formandos. Vocês foram e são os verdadeiros artífices e responsáveis pela formação destes alunos que hoje colam grau.

Parabenizar o patrono professor Fábio Rijo Duarte, amigo e companheiro desde os primeiros momentos da criação da FADISMA e a paraninfa professora Isabel Cristina Martins Silva, grande incentivadora e entusiasta da nossa Instituição.

Os alunos muito bem souberam reconhecer a experiência acadêmica e profissional de ambos os professores, a firmeza de caráter, a disciplina e a amizade. Verdadeiros mestres, amigos e parceiros.

(11)

Estão de parabéns, pois indiscutivelmente ambos são merecedores destas distinções de patrono e paraninfo da turma.

Agradecer aos funcionários e todos os demais colaboradores da Instituição, nas pessoas da Sra. Valéria Da Cas e do Sr. João Celso Machado Barcellos, sempre dispostos a darem o completo suporte necessário para o desenvolvimento das nossas atividades acadêmicas.

Agradecer aos Poderes Públicos: ao Executivo Municipal e ao Legislativo Municipal, pelas

inúmeras parcerias que temos realizado,

possibilitando uma série de atividades dos nossos Núcleos de Estudo.

Agradecer à Ordem dos Advogados do Brasil, ao Judiciário do RS, ao Judiciário Federal, ao Ministério Público, a todas as demais Instituições jurídicas, públicas e privadas, e aos escritórios de

(12)

advocacia, que foram e continuam sendo indispensáveis para a formação prática de nossos formandos, através da viabilização de estágios profissionais.

Quero agradecer, de uma forma muito especial, a todos os familiares dos formandos, que

depositaram incondicionalmente a sua confiança em nossa Instituição.

Vejo e sinto a emoção de como um pai e uma mãe se sentem ao ver o seu filho ou a sua filha vencendo mais um desafio tão importante em suas vidas.

Por fim, meus caros formandos, agora colegas, gostaria de dirigir algumas palavras neste

dia que será uma data inesquecível para todos vocês. Não tenho dúvidas de que quando chegaram à FADISMA, ingressaram movidos pelo desejo de fazer justiça, e, sabemos que o diploma que

(13)

acabaram de receber é um símbolo deste desejo, carregando o nosso trabalho, a nossa dedicação e a nossa determinação.

Gostaria de apontar que as experiências que vivenciaram na FADISMA foram os degraus que vocês subiram para alcançarem o que se propuseram.

Mas ainda terão de enfrentar muitos e duros obstáculos. O mercado está à espera de vocês e vocês possuem algo que é único, pessoal e que não poderá jamais lhes ser retirado: o conhecimento.

Aproveitem esta oportunidade que no Brasil ainda é para muito poucos.

Como já tive oportunidade de referir em outras ocasiões. Conhecimento é pensar. É agir e reagir. É questionar. É não serem meros expectadores. É serem atores do processo. É serem transformadores.

(14)

Rogo que usem este conhecimento de forma ética, somado a muita persistência e incessante vontade de trabalhar.

Peço, por fim que nas suas vidas deixem um legado para serem efetivamente lembrados. Mas, especialmente, que sejam felizes. Sejam felizes acima de tudo. Afinal, a felicidade é o que mais importa e mais interessa em nossas vidas, sendo o principal benefício que ganhamos ao fazermos aquilo que gostamos.

Por tudo isto, penso que fizemos o melhor, pois tenho a absoluta certeza da nossa parte que este conhecimento que transmitimos é a maior herança que podemos deixar para as gerações futuras. Isto jamais lhes será retirado.

Vocês estão de parabéns. A FADISMA está de parabéns.

(15)

Sigam em frente, pois vocês têm muito a fazer! A FADISMA sempre continuará com as portas abertas para vocês.

Muito obrigado a todos por terem acreditado na FADISMA.

Referências

Documentos relacionados

No que se refere ao diagnóstico de coagulação intravas- cular disseminada, assinale a alternativa que apresenta os três critérios diagnósticos mais importantes para esse

0 resultado vai apresentar 0 sinal do numero mais alto (ignore os sinais ou considere apenas 0 valor absoluto dos numeros para identificar 0 maior).. EXEMPLOS: (-4)

Estágio - Atividades desenvolvidas FASE III: Rede Bruta de Percursos Cicláveis do município do Barreiro. • Rede ciclável proposta:

A Universidade de Passo Fundo, através da Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais, informa que estão abertas as inscrições para alunos

Apesar de essa tipologia oferecer um apontamento rápido do cumprimento das decisões da Corte IDH pelos Estados, essas categorias genéricas e ambíguas obscurecem muitos detalhes

Em 1999, publiquei um pequeno texto que, entre outras coisas, abordava as ambiguidades apresentadas pela sentença O ladrão tirou a chave da porta da frente, apresentada na forma

Este trabalho objetivou com auxílio da fotointerpretação e da análise multivariada analisar os parâmetros dimensionais da rede de drenagem através de 12 microbacias de 3 a ordem

Medição de Radiação Térmica com Modulador Sigma-Delta Termoresistivo Tese de Doutorado em Engenharia Elétrica - Valter Rosa - UFBA-SET2016.. Figura 4.9 Foto da bancada de testes