• Nenhum resultado encontrado

Comissão Europeia na Conferência Rio+20 elementos para os meios de comunicação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Comissão Europeia na Conferência Rio+20 elementos para os meios de comunicação"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

COMISSÃO EUROPEIA

MEMORANDO

Bruxelas, 15 de junho de 2012

Comissão Europeia na Conferência Rio+20 – elementos

para os meios de comunicação

Na Conferência Rio+20, a UE está a desempenhar um papel ativo e construtivo nas negociações e, para animar o debate, irá organizar eventos paralelos no Rio de Janeiro.

• O Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, fará um discurso na sessão plenária de quarta-feira 20 de junho. Irá também estar presente em dois eventos paralelos na quinta-feira 21 de junho: na reunião do Comité Económico e Social da UE sobre a participação da sociedade civil no desenvolvimento sustentável e na abertura dos painéis de alto nível das Nações Unidas sobre a energia sustentável para todos.

• Janez Potočnik é o negociador principal da UE para a conferência. Estará no Rio de Janeiro entre 15 e 23 de junho. Além de conduzir as negociações em nome da UE, participará em reuniões bilaterais e assistirá a um grande número de eventos paralelos, sobre uma grande diversidade de tópicos, com as partes interessadas, jovens, empresas, universidades e líderes mundiais.

• O Comissário da UE responsável pelo Desenvolvimento, Andris Piebalgs estará no Rio de Janeiro de 20 a 22 de junho, como membro do grupo de alto nível da iniciativa «Energia sustentável para todos». Participará em eventos paralelos abertos à imprensa sobre algumas das principais questões abordadas: energia, agricultura e desenvolvimento sustentável.

• A Comissária Hedegaard estará no Rio de Janeiro de 19 a 21 de junho, e reunirá, entre outros, com os pequenos Estados insulares (AOSIS) e os países menos desenvolvidos (PMD) para debater a forma como se deve progredir nas negociações sobre o clima.

• O Comissário para a Agricultura e Desenvolvimento Rural, Dacian Cioloş, estará no Rio de Janeiro entre 20 e 23 de junho. Participará em eventos paralelos sobre a agricultura sustentável a agro-biodiversidade e participará em reuniões bilaterais com os ministros da Agricultura de África e da Ásia e com as ONG internacionais em matéria de segurança alimentar e do desenvolvimento da produção local. (O Comissário Cioloş também vai para o Rio a convite do ministro da Agricultura do Brasil, Mendes Ribeiro, para participar em conversações bilaterais e para a assinatura de um memorando de entendimento para a criação de um diálogo UE-Brasil sobre a agricultura e o desenvolvimento rural).

(2)

2

Eventos paralelos abertos aos meios de comunicação social:

Sábado 16 de junho

16.00-17.30: Lançamento da plataforma indústria ecológica, organizada pela ONUDI com o PNUA e a UNGC

A lista de participantes inclui o Comissário Potočnik. Local: Windsor Barra Hotel.

Domingo 17 de junho

14.00-15.45: «A Economia dos Sistemas e da Diodiversidade (TEEB), da análise à ação» - evento presidido por Pavan Sukhdev e pela Ministra do Ambiente do Brasil, Izabella Texeira.

A lista de participantes inclui o Comissário Potočnik. Local: Pavilhão UNEP/PNUA.

Terça-feira 19 de junho

09.45-13.00: 6ª Reunião da Mesa-Redonda das sociedades civis UE-Brasil: «O que está em jogo na Rio+20? Recomendações das sociedades civis da UE e do Brasil».

O presidente do EECS entregará o relatório conjunto ao Comissário Potočnik antes da abertura da sessão.

Local: National Confederation of Trade in Goods, Services and Tourism, Av. General Justo 307, Centro 20021-130 Rio de Janeiro.

13.30-15.00: Evento paralelo entre a UE e o Reino Unido sobre os objetivos de desenvolvimento sustentável - conceito de «silos» para uma abordagem integrada.

A lista de participantes inclui o Comissário Potčnik e a Secretária de Estado britânica para o Ambiente, Caroline Spelman.

Local: Rio Centro T6.

15.20-17.00: Dia de África «Acelerar os Progressos para o Desenvolvimento Sustentável em África».

Participação do Comissário Potočnik na fase ministerial da mesa-redonda. Local: Rio Centro T4.

19.30-21.00: Dizer a Verdade ao Poder: o Futuro que Queremos Alcançar com a Cimeira Rio+20.

A lista de participantes inclui jovens "bloguistas" e a vencedora da concurso «O Futuro que Queremos», Brittany Trilford.

(3)

Quarta-feira 20 de junho

13.00-14.30 «Contabilização do Capital Natural: Melhores Decisões para o Desenvolvimento Sustentável», evento paralelo organizado pelo Banco Mundial e pelo Governo brasileiro.

A lista de participantes inclui o Comissário Potočnik, e entre outros, o Presidente da República do Botsuana, os primeiros-ministros do Reino Unido, da Dinamarca e da Noruega, o Diretor-Geral do Banco Mundial, Mahmoud Mohieldin, e a Vice-Presidente do Banco Mundial para o Desenvolvimento Sustentável, Rachel Kyte.

Local: Rio Centro T4.

16.30-18.30: Segunda reunião plenária: parte dois

O Presidente José Manuel Barroso discursará por volta das 17h30. Local: RIOCENTRO, Hemiciclo.

17.15-18.45: Sessão da UE sobre a economia hipocarbónica. Entre os participantes, a Comissária Connie Hedegaard.

Local: Pavilhão Rio

19.00-20.30: «Objetivos para solos saudáveis e o papel da Parceria Global para o Solo» – evento organizado pela Comissão Europeia (DG Ambiente), FAO e da CNUCD.

Local: Rio Centro, Pavilhão 3, Sala B. 20.00-22.30: Evento SUSTAINIA.

A lista de oradores inclui a Comissária Connie Hedegaard, Arnold Schwarzenegger, Gro Harlem Brundtland e Rajendra K. Pachauri.

(4)

4

Quinta-feira 21 de junho

11h15-12h30: Comité Económico e Social da UE - evento paralelo sobre a participação da sociedade civil no desenvolvimento sustentável

Discurso do Presidente José Manuel Barroso. Local: Pavilhão da UE, Parque dos Atletas.

11h30-12h30: O Tratado Internacional sobre os Recursos Fitogenéticos como pilar da economia verde.

A lista de oradores inclui o Comissário Europeu para a Agricultura e Desenvolvimento Rural, Dacian Cioloş, o Diretor-Geral da FAO, José Graziano da Silva e o Ministro do Ambiente da Noruega, L.P. Brekk.

Local: Rio Centro, Pavihão 3, Sala P3-F.

11h30-13h: Energia sustentável: qual o contributo das modalidades inovadoras de financiamento?

A lista de oradores inclui o Comissário Europeu para o Desenvolvimento, Andris Piebalgs, o Presidente do Banco Africano de Desenvolvimento, Donald Kaberuka e o Ministro do Desenvolvimento e Cooperação da Dinamarca, Christian Friis Bach.

Local: Pavilhão da UE, Parque dos Atletas.

13h30-15h: Agricultura: o caminho para a sustentabilidade e inclusão.

A lista de oradores inclui o Comissário Europeu para a Agricultura e Desenvolvimento Rural, Dacian Cioloş, o Comissário Europeu para o Desenvolvimento, Andris Piebalgs e o Ministro do Desenvolvimento Agrário do Brasil, Pepe Vargas.

Local: Pavilhão da UE, Parque dos Atletas.

15.00-16.30: Evento do Painel da ONU para a Sustentabilidade Global

A lista de participantes inclui Jacob Zuma, Tarja Hallonen, Ban Ki-Moon, Gro Harlem Brundtland, a Comissária Europeia Connie Hedegaard e outros.

Local: Rio Centro

15.00-18.00: Painéis de alto nível da Iniciativa «Energia Sustentável para Todos».

A lista de participantes inclui José Manuel Durão Barroso, Andris Piebalgs, Nick Clegg, Kandeh Yumkella e outros.

Local: Rio Centro

Se pretende assistir à Conferência Rio+20, é bem-vindo na participação a estes eventos. Se estiver interessado em participar enquanto representante dos meios de comunicação social, queira preencher o formulário de inscrição em anexo.

http://event.iservice-europa.eu/rio20-europeaid

(5)

Para mais informações:

Por favor contactar:

Para o Presidente da Comissão Europeia

Leonor Ribeiro Leonor.ribeiro-da-silva@ec.europa.eu +32 498 98 16 69

Para o Comissário responsável pelo Ambiente, Janez Potočnik

Monica Westeren monica.westeren@ec.europa.eu +32 498 98 28 92

Para o Comissário Europeu responsável pelo Desenvolvimento, Andris Piebalgs

Catherine Ray: catherine.ray@ec.europa.eu +32 498 96 99 21

Para a Comissária Europeia responsável pela Ação Climática, Connie Hedegaard

Isaac Valero-Ladron isaac.valero-ladron@ec.europa.eu +32 498 96 49 71

Para o Comissário Europeu responsável pela Agricultura e Desenvolvimento Rural, Dacian Cioloş

Referências

Documentos relacionados

Mesmo com suas ativas participações na luta política, as mulheres militantes carregavam consigo o signo do preconceito existente para com elas por parte não somente dos militares,

As mulheres travam uma história de luta por reconhecimento no decorrer do tempo sistematicamente o gênero masculino dominava o feminino, onde prevalecia a hierarquização do sexo

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

Outras possíveis causas de paralisia flácida, ataxia e desordens neuromusculares, (como a ação de hemoparasitas, toxoplasmose, neosporose e botulismo) foram descartadas,

Narrativamente consensual, o sexo anal, assim como nas cenas de Sasha Grey, parece destravar a boca como caixa de ressonância.. Olham fixamente

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam