• Nenhum resultado encontrado

XII Encontro de Recursos Hídricos em Sergipe - 18 a 22 de março de 2019, Aracaju/SE ÁGUA PARA TODOS: NÃO DEIXAR NINGUÉM PARA TRÁS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "XII Encontro de Recursos Hídricos em Sergipe - 18 a 22 de março de 2019, Aracaju/SE ÁGUA PARA TODOS: NÃO DEIXAR NINGUÉM PARA TRÁS"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Utilização do método GOD para a avaliação de vulnerabilidade dos

aquíferos das cidades de Boquim-SE e Riachão do Dantas-SE

Matheus Oliveira Falheiros1; João Paulo Hora Carneiro2; Emmanuel Franco Neto3 & Alan Dantas

Cardoso4

RESUMO: A avaliação de vulnerabilidade tem ganhado visibilidade graças a um aumento na conscientização da preservação de águas subterrâneas no âmbito nacional. Este método é essencial para a determinação de áreas com potencial elevado de contaminações. O estudo foi realizado nas cidades de Riachão do Dantas e Boquim, estado de Sergipe e consiste em avaliar a vulnerabilidade dos aquíferos localizadas nesta região, podendo assim fornecer informações para que sejam tomadas medidas visando a preservação do recurso mineral mais importante para vida dos seres humanos que é a água. O método GOD utilizado neste trabalho para avaliação de vulnerabilidade da área de estudo, faz o uso de dados de grau de confinamento, dados litológicos e a profundidade do lençol freático para calcular a facilidade que o terreno tem de sofrer contaminação, e assim dividir a área de estudo em classes, sendo elas de vulnerabilidade insignificante, baixa e média. Neste trabalho, os dados dos poços foram catalogados com o auxílio da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (COHIDRO) e da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) através da plataforma Sistema de informações de águas subterrâneas (SIAGAS) foram espacializados e interpolados por meio do software SIG Qgis v2.18.25.

Palavras-chave: Preservação; Água Subterrâneas; Método GOD;

INTRODUÇÃO

A água é um recurso mineral indispensável para a vida dos seres humanos. É de nobre importância para o desenvolvimento agrícola, industrial e até mesmo cultural e religioso da nossa sociedade. Historicamente a região semiárida do Nordeste do Brasil é afetada por longos períodos de seca, que acarretam em grandes prejuízos na agricultura e pecuária, tendo como consequência uma população abaixo com baixos índices de desenvolvimento humano, e muitas vezes levando a grande parte das pessoas desta região a viveram a margem da pobreza extrema.

Infelizmente a exploração excessiva dos recursos hídricos subterrâneos, a ocupação irregular do solo e o descumprimento de normas legais colocam em risco a qualidade natural das águas subterrâneas. Por isso estudos de avaliações de vulnerabilidades de aquíferos vêm se tornando cada vez mais importante, principalmente para o conhecimento de áreas que possuem uma maior facilidade para sofrer contaminação (Batista et al., 2016). Segundo Foster et al. (2002), a vulnerabilidade à contaminação de um aquífero é o conjunto de características intrínsecas que determinam a sua susceptibilidade a ser eventualmente afetado por uma carga contaminantes.

Portanto, a vulnerabilidade das águas subterrâneas é definida em função de um conjunto de características físicas, químicas e biológicas de zonas não saturadas e/ou de aquitarde confinante que, juntas, controlam a chegada do contaminante ao aquífero (Feitosa et al., 2008). Em várias partes do mundo, medidas preventivas, para tentar contornar esse problema de contaminação dos aquíferos estão sendo adotadas, pois uma vez contaminado, a recuperação do aquífero é extremamente difícil e onerosa (Cutrim & Campos, 2010).

1Graduando, Departamento de Geologia, Universidade Federal de Sergipe, Avenida Marechal Rondon, s/n, Jardim Rosa

Elze, São Cristóvão, SE, CEP: 49100-000, theufalheiros@gmail.com (apresentador do trabalho);

2Graduando, Departamento de Geologia, Universidade Federal de Sergipe, Avenida Marechal Rondon, s/n, Jardim Rosa

Elze, São Cristóvão, SE, CEP: 49100-000, jp_hora@hotmail.com;

3Graduando, Departamento de Geologia, Universidade Federal de Sergipe, Avenida Marechal Rondon, s/n, Jardim Rosa

Elze, São Cristóvão, SE, CEP: 49100-000, emmanuel_franco_neto@outlook.com

4 Graduando, Departamento de Geologia, Universidade Federal de Sergipe, Avenida Marechal Rondon, s/n, Jardim Rosa Elze, São Cristóvão, SE, CEP: 49100-000, alan_tribo@hotmail.com

(2)

O presente estudo tem como objetivo principal delimitar as zonas de maior vulnerabilidade nas cidades de Boquim-SE e Riachão do Dantas-SE, para que se possa evitar contaminações antrópicas das águas subterrâneas desta região.

MATERIAL E MÉTODOS

Para a realização deste trabalho foi necessário um estudo bibliográfico sobre a região como aspectos referentes ao embasamento da geologia, hidrologia e métodos de perfuração de poços. A partir Odeste estudo foi requisitado dados de 82 poços fornecido pela COHIDRO, sendo estes dados: a localização (UTM) destes poços, Nível estático (NE), Profundidade dos poços, tipo de aquífero onde o poço está instalado, tipo estratos geológicos que envolvem os poços entre outras informações.

Estes dados foram inseridos em uma planilha EXCEL 2010 e importado em um ambiente SIG utilizando o Qgis v2.18.25, através deste banco de dados foi possível efetuar a transformação desta planilha em um arquivo vetorial de pontos, importando a planilha no software e atribuindo os pontos a projeção e datum correspondente a área, e aplicar a metodologia GOD para confecção do mapa de vulnerabilidade. Esta metodologia (Figura 1) que consiste em 4 etapas:

 Ocorrência de água subterrânea onde os valores são obtidos dentro de um intervalo de 0 a 1;

 Classificação dos estratos acima da zona saturada do aquífero em termos do grau de consolidação e caráter litológico - esta propriedade conduzirá a um segundo ponto na escala de 0,3 a 1,0;

 Profundidade do topo do aquífero que definirá o terceiro ponto, na escala de 0,4 a 0,9.

 Multiplicação de todos estes parâmetros para obtenção de um valor pontual de vulnerabilidade.

Figura 1: Metodologia GOD esquemática aplicada para criação do mapa de vulnerabilidade. (Fonte: Foster et al. 2006)

(3)

Como etapa final foi necessário realizar a interpolação desta malha de pontos para integração desta informação, assim utilizou-se o método do inverso do quadrado da distância para a determinação destes valores desconhecidos, resultando no mapa de vulnerabilidade.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

A avaliação de vulnerabilidade dos aquíferos das cidades de Boquim e Riachão do Dantas está intimamente ligada com as litologias encontradas na região. Foi constatado que a unidades presentes na área de estudo são divididas em 3 grandes unidades, sendo elas: (1) Cráton São Francisco, representadas pelos terrenos gnáissicos charnoendebríticos e charnoquíticos do Complexo Salvador-Esplanada, quartzitos e gnaisses do Complexo Santa Luz; (2) Domínio Estância pertencente ao Cinturão de Dobramentos Sergipano é representados pelas rochas metassedimentares da formação Acauã, Lagarto e Palmares; (3) Grupo Barreiras (Figura 2).

Figura 2. Mapa litológicos dos municípios Boquim-SE e Riachão do Dantas-SE.

A partir da aplicação da metodologia GOD, foram identificados índices de vulnerabilidade que variam de 0,04 a 0,42, formando três classes predominantes de vulnerabilidade denominadas: (1) Insignificante; (2) Baixa; (3) Média. O índice responde principalmente a litologia encontrada na região, a profundidade e tipo do aquífero (Figura 3).

(4)

Figura 2. Mapa de vulnerabilidade dos Aquíferos nos municípios de Riachão do Dantas-SE e Boquim-SE.

Analisando a figura 2 a área estudada apresenta duas regiões com características de vulnerabilidade distintas, sendo elas: (1) Porção Oeste, caracterizada como insignificante nos parâmetros de vulnerabilidade; (2) Porção Leste, caracterizada como de baixo e médio potencial de vulnerabilidade. Dentro da porção Leste, existem microrregiões que tem um grau de vulnerabilidade mais elevado que o restante da região.

Integrando os resultados exibidos na figura 3, com o mapa geológico da figura 2, fica claro ver que as características geológicas influenciam bastante a avaliação da vulnerabilidade de um terreno. Os maiores índices de facilidade para contaminação estão localizados sempre próximos as áreas onde afloram o Grupo Barreiras, que é composto por sedimentos consolidados e inconsolidados de origem terrígena continental. Por ser um aquífero do tipo livre com caraterísticas de alta porosidade e permeabilidade, porém possui níveis estáticos em profundidade maior que 10 metros no qual os poluentes demoram a infiltrar até o lençol freático, dificultando a ocorrência de possíveis contaminações.

As regiões onde afloram o Complexo Salvador-Esplanada, são caracterizados como de baixa vulnerabilidade, representando o nível intermediário se comparado as demais regiões da área de estudo. O comportamento é explicado por serem rochas do tipo cristalinas representando aquíferos confinados e semi-confinados, que favorece uma maior dificuldade para contaminantes, porém, com uma alta densidade de fraturas, contribuindo assim para um aumento na probabilidade de contaminação.

Já as regiões onde afloram os Complexos Santa Luz e as rochas metassedimentares das Formações Lagarto e Palmares, são caracterizadas como sendo de insignificante vulnerabilidade, visto que suas rochas possuem baixos índices de porosidade e permeabilidade, somados ao pouco fraturamento decorrente na região. Logo, no âmbito geológico essas unidades se caracterizam

(5)

como de muito difícil contaminação.

A área de maior preocupação para as regiões de Riachão do Dantas-SE e Boquim-SE são os poços da região noroeste, por apresentar maior vulnerabilidade. Assim, deve se ter medidas afim de monitorar a qualidade das águas, assim como analise físico-química com maior frequência, cadastro e suporte para implantar novos poços artesianos para evitar contaminações.

CONCLUSÕES

1. A metodologia GOD é um método eficaz para determinação de vulnerabilidade de aquíferos.

2. A área a noroeste é a que apresenta maior vulnerabilidade pelas características litológicas de alta porosidade e permeabilidade do Grupo Barreiras.

3. O Complexo Santa Luz e as rochas metassedimentares das formações Lagarto e Palmares, são pouquíssimo vulneráveis;

4. Deve se intensificar o monitoramento e a fiscalização dos poços artesianos e das possíveis contaminações nessa área preferencialmente.

AGRADECIMENTOS

Agradecemos a Companhia de desenvolvimento de recursos hídricos e irrigação do Estado de Sergipe (COHIDRO) e ao Serviço Geológico do Brasil (CPRM), que através da plataforma Sistema de informações de águas subterrâneas (SIAGAS) disponibilizou os dados, viabilizando a realização deste trabalho.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

-BATISTA, C. S. P. et al. Aplicação do Método God para Avaliação de Vulnerabilidade de Aquífero Livre em Bacia Hidrográfica. Águas Subterrâneas, p.1-14, 2016.

-CUTRIM, A. O. & CAMPOS, J. E. G. Avaliação da Vulnerabilidade e Perigo à Contaminação do Aqüífero Furnas na Cidade de Rondonópolis (MT) Com Aplicação dos Métodos God E Posh. Revista Geociências, Rio Claro, v. 29, n. 3, p.401-411, 2010.

-FEITOSA, F. A. C.; MANOEL FILHO, J.; FEITOSA, E. C.; DEMETRIO, J. G. A. Hidrogeologia:

conceitos e aplicações. 3. ed. Rio de Janeiro: CPRM, 2008. 812 p.

-FOSTER, S.; HIRATA, R.; GOMES, D.; D’ELIA, M.; PARIS, M. Groundwater quality protection: a guide for water service companies, municipal authorities and environment agencies. World Bank, GWMATE. Washington, 101 p., 2002.

Referências

Documentos relacionados

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

For additional support to design options the structural analysis of the Vila Fria bridge was carried out using a 3D structural numerical model using the finite element method by

da quem praticasse tais assaltos às igrejas e mosteiros ou outros bens da Igreja, 29 medida que foi igualmente ineficaz, como decorre das deliberações tomadas por D. João I, quan-

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

En este sentido, el concepto de interés general, ahora abierto a la participación por exigencias de un Estado que se presenta como social y democrático de Derecho, presenta

Mestrado em Administração e Gestão Pública, começo por fazer uma breve apresentação histórica do surgimento de estruturas da Administração Central com competências em matéria

O CES é constituído por 54 itens, destinados a avaliar: (a) cinco tipos de crenças, a saber: (a1) Estatuto de Emprego - avalia até que ponto são favoráveis, as