• Nenhum resultado encontrado

NÍVEL SUPERIOR Cargo: ENGENHEIRO FLORESTAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NÍVEL SUPERIOR Cargo: ENGENHEIRO FLORESTAL"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

CONCURSO PÚBLICO - EDITAL N.º 001/2011 – PREFEITURA MUNICIPAL DE ANAPU PROVA OBJETIVA: 13 de novembro de 2011

NÍVEL SUPERIOR

Cargo: ENGENHEIRO FLORESTAL

INSTRUÇÕES AO CANDIDATO

1.

Confira se a prova que você recebeu corresponde ao cargo/nível de

escolaridade ao qual você está inscrito, conforme consta no seu cartão de

inscrição e cartão-resposta. Caso contrário comunique imediatamente ao

fiscal de sala

.

2. Confira se, além deste BOLETIM DE QUESTÕES, você recebeu o CARTÃO-RESPOSTA, destinado à marcação das respostas das questões objetivas.

3. Este BOLETIM DE QUESTÕES contém 30 (trinta) questões objetivas, sendo 10 de Língua Portuguesa, 05 de Noções de Informática, 05 de Noções de Meio Ambiente e 10 de Conhecimentos Específicos. Caso exista alguma falha de impressão, comunique imediatamente ao fiscal de sala. Na prova há espaço reservado para rascunho. Esta prova terá duração de 04 (quatro) horas, tendo seu início às 8:00h e término às 12:00h (horário local).

4. Cada questão objetiva apresenta 04 (quatro) opções de resposta, identificadas com as letras (A), (B), (C) e (D). Apenas uma responde adequadamente à questão, considerando a numeração de 01 a 30.

5. Confira se seu nome, número de inscrição, cargo de opção e data de nascimento, consta na parte superior do CARTÃO-RESPOSTA que você recebeu. Caso exista algum erro de impressão, comunique imediatamente ao fiscal de sala, a fim de que o fiscal registre na Ata de Sala a devida correção.

6. É obrigatório que você assine a LISTA DE PRESENÇA e o CARTÃO-RESPOSTA do mesmo modo como está assinado no seu documento de identificação.

7. A marcação do CARTÃO-RESPOSTA deve ser feita somente com caneta esferográfica de tinta preta ou azul, pois lápis não será considerado.

8. A maneira correta de marcar as respostas no CARTÃO-RESPOSTA é cobrir totalmente o espaço correspondente à letra a ser assinalada, conforme o exemplo constante no CARTÃO-RESPOSTA.

9. Em hipótese alguma haverá substituição do CARTÃO-RESPOSTA por erro do candidato. A substituição só será autorizada se for constatada falha de impressão.

10. O CARTÃO-RESPOSTA é o único documento válido para o processamento de suas respostas.

11. O candidato deverá permanecer, obrigatoriamente, na sala de realização da prova por, no mínimo, uma hora após o início da prova. A inobservância acarretará a eliminação do concurso.

12. O candidato deverá devolver no final da prova, o BOLETIM DE QUESTÕES e o CARTÃO-RESPOSTA, recebidos.

13. Será automaticamente eliminado do Concurso Público da Prefeitura Municipal de Anapu, o candidato que durante a realização da prova descumprir os procedimentos definidos no Edital nº 001/2011-PMA.

Boa prova.

Nome do Candidato: ______________________________________________________ Nº de Inscrição: ________________________

________________________________________ Assinatura

(2)
(3)

3

LÍNGUA PORTUGUESA

COM BASE NA LEITURA DO TEXTO ABAIXO, ASSINALE A ALTERNATIVA QUE COMPLETA CORRETAMENTE AS QUESTÕES DE 01 A 10.

DA IMPARCIALIDADE

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24

A imparcialidade é uma atitude desonesta. De duas uma: ou o imparcial está mentindo, traindo acaso as suas mais legítimas preferências, ou então não passa de um exato robô, mero boneco mecânico sem opinião pessoal, sem nada de humano.

Aquela frase de Voltaire, tão citada: “Não creio numa só palavra do que dizes, mas defenderei até à morte o teu direito de dizer”, é uma das coisas mais demagógicas que alguém já poderia ter proferido; se achamos que algo é nocivo, meu Deus, como dormir tranquilos sem evitar sua propagação? Felizmente para Voltaire, a sua vida toda foi um desmentido a isto, e até hoje nos admiramos da sua corajosa parcialidade.

Quem começou a desmoralizar o conceito de imparcialidade, se não me

engano, foi Pôncio Pilatos, que apenas desempenhou uma pontinha na História... Mas que pontinha! Todavia, a verdadeira imparcialidade não deve ser essa de Pilatos, tão cômoda e tão cara aos hedonistas. Mas sim a proclamação da verdade própria, ou da própria verdade, antes, acima e apesar de tudo. E, como o leitor em geral adora fatos e boceja com ideias, exemplifiquemos, para terminar, com dois casos da última grande guerra.

Von Braum, quando o instaram para que apressasse, inventasse, descobrisse, o quanto antes, por motivos óbvios, um novo foguete V, ou melhor, um V3, respondeu aos chefes nazistas: “Que importa quem ganhe a guerra? Eu quero é ir à Lua!”

E, por sua vez, o prefeito de Nagasaqui, Tsume Tajawa, após o bombardeio atômico de sua cidade, declarou: “Se o Japão possuísse o mesmo tipo de arma, tê-la-ia usado”.

Eis aqui duas imparcialidades: uma subjetiva, a outra objetiva, uma idealista, a outra realista.

Só resta discutir o que você teria feito se estivesse na pele de Pôncio Pilatos... QUINTANA, Mário. Da preguiça como método de trabalho. São Paulo: Globo, 1994, p. 80-81.

01. Mário Quintana defende a ideia de que (A) ser parcial é mais humano.

(B) nada deve impedir o julgamento isento e imparcial.

(C) é necessário defender o direito de alguém, mesmo sem se acreditar no que é dito. (D) se deve procurar eximir-se das responsabilidades e do cumprimento deobrigações.

02. A palavra que não mantém relação de sentido com a ideia de “imparcialidade”, na perspectiva de Quintana, é

(A) traição. (B) mentira. (C) sinceridade. (D) desonestidade.

03. Segundo Mário Quintana, ser imparcial significa ser uma pessoa (A) autêntica, franca e honesta.

(B) fiel às suas mais legítimas escolhas. (C) espontânea e que tem ideias próprias. (D) sem ideias próprias e sem nada de humano.

(4)

04. O pensamento de Voltaire, citado pelo autor, (A) é um perfeito exemplo de atitude parcial. (B) corrobora as ideias defendidas por Quintana.

(C) ilustra apenas superficialmente a tese de Mário Quintana. (D) consiste na proposição contrária à ideia defendida por Quintana.

05. Ao se perguntar “se achamos que algo é nocivo, meu Deus, como dormir tranquilos sem evitar sua propagação?” (linhas 6-7), o autor demonstra

(A) força. (B) descrença. (C) indignação. (D) desesperança.

06. Em relação aos dois casos da última grande guerra citados por Mário Quintana, pode-se afirmar que

(A) estão a serviço da crítica feita por Quintana à imparcialidade. (B) ambos ilustram comportamentos extremamente demagógicos.

(C) o primeiro, se comparado ao segundo, relata um fato histórico de menor gravidade. (D) os dois casos revelam o comprometimento das pessoas com as causas da humanidade.

07. Com relação à regência verbal, a classificação do verbo destacado (indicada entre parênteses) não está correta em

(A) “boceja com ideias” (linha 14) (verbo intransitivo).

(B) “respondeu aos chefes nazistas” (linhas 17-18) (verbo transitivo indireto). (C) “se estivesse na pele de Pôncio Pilatos..." (linha 24) (verbo de ligação).

(D) “traindo acaso as suas mais legítimas preferências” (linha 2) (verbo transitivo direto). 08. No contexto em que se encontra, o termo “pontinha” (linha 11) significa

(A) “parte extrema de um objeto”. (B) “papel de pequena importância”. (C) “primeira posição ou primeiro lugar”. (D) “condição de alguém que se destaca”.

09. No enunciado “Todavia, a verdadeira imparcialidade não deve ser essa de Pilatos” (linha 11), o elemento coesivo sublinhado

(A) introduz uma explicação. (B) expressa uma conclusão.

(C) indica uma relação de causalidade. (D) estabelece uma relação de oposição.

10. Em relação à posição do adjetivo “própria” (linhas 12 e 13), é correto afirmar que (A) a anteposição atenua a crítica que o autor faz a Pôncio Pilatos.

(B) a anteposição do adjetivo não assinala nenhuma diferença semântica.

(C) a alternância é apenas um recurso de estilo para enfatizar a essência da imparcialidade.

(D) há dois sentidos diferentes: “verdade própria” significa “verdade pessoal” e “própria verdade”, “verdade autêntica”.

(5)

5

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

11. O programa que permite agrupar as conversas em forma de “messenger”, que possui integração com o Orkut, e que pode ainda notificar os usuários em relação a novos e-mails e a recebimento de recados é o

(A) Google Talk. (B) Altavista. (C) Access. (D) Writer.

12. Para inserir um novo contato no Microsoft Office Outlook 2007, é necessário selecionar a guia “Contatos” e em seguida utilizar o atalho de teclado

(A) Shift + C. (B) Ctrl + Alt + C. (C) Alt + O. (D) Ctrl + O.

13. Analisando a fórmula abaixo inserida na célula B1, que calcula a média aritmética dos valores armazenados nas células A1 a A4, numa planilha do Microsoft Office Excel 2007, observamos que ela pode ser alterada se a substituirmos pela função MÉDIA com o seguinte formato:

=(A1+A2+A3+A4)/4 (A) =MÉDIA(A1,A4)

(B) =MÉDIA(A1..A4) (C) =MÉDIA(A1:A4) (D) =MÉDIA(A1;A4)

14. No Microsoft Office Word 2007, para selecionar um texto verticalmente, utiliza-se a tecla ______, clicando e arrastando com o mouse.

- A tecla que preenche a lacuna acima é a (A) Ctrl.

(B) Tab. (C) Shift. (D) Alt.

15. No Windows XP, a alteração dos atributos de um arquivo pode ser realizada através de um clique inverso sob o mesmo, escolhendo o comando “Propriedades”. O atributo utilizado pelas ferramentas de backup para verificar se o arquivo é novo ou apresentou alguma alteração é chamado

(A) Arquivo oculto. (B) Arquivo morto. (C) Somente leitura. (D) Arquivo normalizado.

(6)

NOÇÕES DE MEIO AMBIENTE

16. Compete aos Comitês de Bacia Hidrográfica, no âmbito de sua área de atuação,

(A) arbitrar, em primeira instância administrativa, os conflitos relacionados aos recursos hídricos.

(B) arbitrar, em última instância administrativa, os conflitos existentes entre Conselhos Estaduais de Recursos Hídricos.

(C) deliberar sobre os projetos de aproveitamento de recursos hídricos cujas repercussões extrapolem o âmbito dos Estados em que serão implantados.

(D) estabelecer critérios gerais para a outorga de direitos de uso de recursos hídricos e para a cobrança por seu uso.

17. Compete ao órgão ambiental estadual o licenciamento ambiental dos empreendimentos e atividades (A) localizadas ou desenvolvidas conjuntamente no Brasil e em país limítrofe.

(B) localizadas ou desenvolvidas conjuntamente no mar territorial. (C) localizadas ou desenvolvidas em dois ou mais Estados.

(D) cujos impactos ambientais diretos ultrapassem os limites territoriais de um ou mais municípios. 18. O processo que ocorre em vários ambientes naturais quando bactérias oxidam o amônio até o nitrato, denomina-se

(A) nitratação. (B) nitrosação. (C) nitrificação. (D) desnitrificação.

19. No processo administrativo para apuração de infração ambiental, o infrator deve oferecer defesa ou impugnação contra o auto de infração no prazo máximo de

(A) cinco dias. (B) dez dias. (C) quinze dias. (D) vinte dias.

20. As unidades de conservação integrantes do Sistema Estadual de Unidades de Conservação que têm como características básicas a proteção total, de forma transitória, dos recursos naturais e o uso indireto sustentável por parte das comunidades tradicionais são classificadas como Unidades de

(A) Manejo Sustentável. (B) Manejo Provisório. (C) Proteção Integral. (D) Proteção Parcial.

(7)

7

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

21. Unidades de Conservação, conforme definidas na Lei 9.985/2000, são espaços territoriais e seus recursos ambientais que possuem características naturais relevantes que objetivam a conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção. Em relação às Unidades de Conservação, assinale a alternativa correta.

(A) As Unidades de Conservação são espaços legalmente instituídos pelo Poder Público ou iniciativa privada com o objetivo principal de proteção da biodiversidade.

(B) As Unidades de Conservação são espaços criados como instrumento fundamental à conservação in situ e ex situ de espécies, populações e ecossistemas.

(C) Dentre os três objetivos fundamentais a serem atendidos pelas Unidades de Conservação, segundo a Convenção sobre Diversidade Biológica, encontra-se a repartição justa e equitativa dos benefícios derivados da utilização dos recursos genéticos.

(D) Uma Reserva Biológica é uma Unidade de Conservação de uso Sustentável cujo objetivo principal é garantir a manutenção da diversidade biológica de uma determinada área.

22. O estudo da Estrutura horizontal das florestas qualifica a participação de cada espécie em relação às outras e verifica a forma de distribuição espacial de cada espécie. Dos parâmetros utilizados na análise fitossociológica listados a seguir, identifique a alternativa incorreta.

(A) O Índice de Valor de Importância (IVI) revela a posição sociológica de uma espécie na comunidade analisada, e é dado pelo somatório dos parâmetros relativos de densidade, frequência e dominância.

(B) Frequência relativa é a razão entre a frequência absoluta e o somatório das frequências absolutas multiplicados por 100.

(C) Dominância relativa é o resultado da divisão da área basal de cada espécie pela área basal total, multiplicado por 100.

(D) Abundância relativa é o número de árvores de cada espécie por hectare, dividido pelo número total de espécies por hectare, multiplicado por 100.

23. Na Amazônia Legal, o bioma Amazônico possui área aproximada de 4.196.943 km². O Código Florestal (Lei 4.771/1965) define que o percentual da Reserva Legal no bioma Amazônico é de 80%. Aplicando-se esse percentual, obtêm-se a seguinte área passível de conversão para esse bioma:

(A) entre 800 e 850 mil km2.

(B) entre 83 e 85 milhões de hectares. (C) entre 330 e 335 mil km2.

(D) entre 33 e 35 milhões de hectares.

24. De acordo com o que estabelece o Código Florestal, identifique, a seguir, o item que apresenta a redação correta.

(A) A exploração dos recursos florestais em terras indígenas somente poderá ser realizada pelas comunidades indígenas em regime de manejo florestal sustentável, para atender a sua subsistência. (B) Pequena propriedade rural ou posse rural familiar é aquela explorada mediante o trabalho pessoal do proprietário ou posseiro e de sua família, cuja área não supere 100 hectares nos estado da Região Norte e no Pantanal mato-grossense ou sul-mato-grossense.

(C) Área de preservação permanente é a área localizada no interior de uma propriedade ou posse rural, excetuada a de reserva legal, necessária ao uso sustentável dos recursos naturais, à conservação e reabilitação dos processos ecológicos, à conservação da biodiversidade e ao abrigo e proteção de fauna e flora nativas.

(D) As florestas existentes no território nacional e as demais formas de vegetação, reconhecidas de utilidade às terras que revestem, são bens de interesse comum a todos os habitantes do País, exercendo-se os direitos de propriedade, sem limitações.

(8)

25. O código florestal estabelece em seu Artigo 26 que constituem contravenções penais, puníveis com três meses a um ano de prisão simples ou multa de uma a cem vezes o salário mínimo mensal do lugar e da data de infração ou ambas as penas cumulativamente, os seguinte casos, exceto:

(A) cortar árvore em florestas de preservação permanente, com ou sem permissão da autoridade competente.

(B) fabricar, vender, transportar e soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação.

(C) transformar madeiras de lei em carvão, inclusive para qualquer efeito industrial, sem licença da autoridade competente.

(D) empregar, como combustível, produtos florestais ou hulha, sem uso de dispositivos que impeçam a difusão de fagulhas, suscetíveis de provocar incêndios nas florestas.

26. A Lei No 9.795, de 27 de abril de 1999, dispõe sobre a educação ambiental e institui a política Nacional de Educação Ambiental. De acordo com o que estabelece essa lei, identifique, a seguir, a alternativa correta:

(A) A educação de jovens e adultos e a educação profissional são modalidades de educação ambiental não formal.

(B) A educação ambiental formal é desenvolvida apenas no âmbito dos currículos das instituições públicas de ensino.

(C) É atribuição do órgão gestor da Política Nacional de Educação Ambiental a participação na negociação de financiamentos a planos, programas e projetos na área de educação ambiental. (D) Incumbe ao poder público promover ações de educação ambiental integradas aos programas de

conservação, recuperação e melhoria do meio ambiente.

27. De acordo com a Resolução CONAMA nº 237, de 1997, todas as atividades ou empreendimentos a seguir estão sujeitos ao licenciamento ambiental, exceto:

(A) atividade de recuperação de áreas degradadas e de silvicultura.

(B) indústrias que objetivem a fabricação de artefatos de papel, papelão e cartolina. (C) indústrias de preservação e de desdobramento de madeira.

(D) atividades que objetivem contabilizar os recursos naturais como o inventário florestal.

28. De acordo com o que estabelece a Resolução do CONAMA nº 237, de 1997, quanto às competências federal, dos estados e dos municípios em relação ao licenciamento ambiental, é correto dizermos que

(A) compete ao órgão ambiental municipal o licenciamento ambiental apenas daquelas atividades que lhe forem delegadas pelo Estado por instrumento legal ou convênio.

(B) o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA, ressalvada sua competência supletiva, poderá delegar aos Estados ou Municípios o licenciamento de atividade com significativo impacto ambiental de âmbito regional.

(C) o licenciamento ambiental de empreendimentos e atividades localizados nas florestas de preservação permanente relacionadas no Artigo 2º. do Código Florestal é de competência dos órgãos ambientais estaduais ou do Distrito Federal.

(D) sempre que se tratar de licenciamento em terras indígenas ou em unidades de conservação, a competência exclusiva do licenciamento ambiental é do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA.

29. O inventário florestal de uma determinada área a ser manejada para produção de madeira apresentou um potencial médio de 35 m3/ha. Sendo a demanda anual da empresa de 9000 m3, a intensidade de exploração de 20 m3/ha e a área de preservação permanente de 20% do total da propriedade, para um ciclo de corte de 25 anos, deve-se observar que

(A) a área de cada talhão para exploração anual fique entre 300 e 400 ha. (B) a área de cada talhão para exploração anual seja entre 400 e 500 ha.

(C) a área total necessária para o ciclo de corte definido seja entre 7000 e 8000 ha. (D) a área total necessária para o ciclo de corte definido seja entre 13000 e 13500 ha.

(9)

9

30. Geralmente a estrutura vertical da floresta é estudada através do perfil, que consiste na projeção gráfica da vegetação sobre um único plano correspondente a certa faixa da floresta. Em relação aos estratos de altura de uma floresta classificados de A até C, sendo A o estrato mais alto e C o mais baixo, identifique a alternativa correta a seguir.

(A) As árvores mais altas são as dominantes, que se sobressaem acima do dossel mais elevado, recebendo mais luminosidade.

(B) As árvores codominantes, cujas copas se tocam, também recebem a luz diretamente, como as dominantes.

(C) As diferenças entre os estratos A, B e C são mais acentuadas em florestas equiâneas ou coetâneas. (D) Abaixo das árvores dominantes estão as emergentes, assim chamadas porque se sobressaem

Referências

Documentos relacionados

Um dos principais mecanismos da companhia para a gestão do relacionamento com seus fornecedores, o programa de Gestão de Fornecedores Duratex (GFD), lançado em 2012, tem

Feita essa b reve incu rsão teórica, para alcançar os objetivos d este artigo, considero a freqüên cia de uso de parecer, a char e crer ao longo dos séculos XIII a XX, como um

"A falsificação de medicamentos permite um rendimento elevado, com riscos mínimos em comparação com o tráfico de drogas ou de armas", destacou a Transparência

Investigar as manifestações psicossomáticas associadas à sindrome de Burnout, nos faz perceber que ao estudar os sintomas do Burnout entre os profissionais de

PARÁGRAFO PRIMEIRO: O pagamento dos valores mencionados nesta cláusula será feito pela Empresa empregadora em guia própria do Sindicato Profissional até o quinto dia útil após

Acaso  reste  suspenso  o  leilão  em  decorrência  de  pagamento  ou parcelamento, responderá o executado pelas despesas da Leiloeira, que arbitro em  2% 

Se “a percepção dos consumidores de seu controle sobre o uso e as consequências do consumo seria menor para ideias sociais do que para os produtos convencionais”, os

Na ausência de investigações sobre o tema, avança-se com a hipótese de os cuidados parentais terem um impacto mais saliente nas FE das crianças prematuras,