• Nenhum resultado encontrado

I - REQUERIMENTOS. Mestrandos. Direito da Cidade

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "I - REQUERIMENTOS. Mestrandos. Direito da Cidade"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Centro de Ciências Sociais Faculdade de Direito

Ata da Reunião do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Direito

da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a ser realizada em 14 de abril de

2010

Presentes os professores doutores:

Adilson Pires (Coordenador), Jorge Câmara (vice-coordenador), Patrícia Glioche

(Direito Penal), Maurício Mota (Direito da Cidade), Leonardo Greco (Direito

Processual), Carmen Tiburcio (Direito Internacional) e os representantes discentes

Fabiano Gomes e Daniel Pêcego.

I - REQUERIMENTOS

Mestrandos

Direito da Cidade

■ Vanessa Martins dos Santos/10 – Del. 052/07

Solicita autorização para cursar a disciplina “Direito Ambiental”, com o Professor Maurício Mota, às segundas-feiras, considerando que esta matéria é a única que não conflita com o horário da disciplina “Políticas Públicas Urbanas”, a qual a requerente cursa. Solicita, ainda, que a referida disciplina seja considerada como eletiva do Mestrado em Direito da Cidade, cursado pela requerente.

Decisão: INDEFERIDO, POIS DISCIPLINA OBRIGATORIA DO DOUTORADO NÃO PODE CONTAR COMO ELETIVA DO MESTRADO, VENCIDO O REPRESENTANTE DISCENTE.

Direito Penal

■ Cecília Perlingeiro Ferreira de Carvalho/10 – Del. 052/07

Solicita autorização para inscrever-se e cursar o Grupo “Poder Judiciário e Direitos Humanos”, coordenado pelo Professor José Ricardo Cunha. Tal pleito é feito pelo fato de ser a requerente aluna de Direito Penal e o referido grupo estar contido na linha de Direito da Cidade.

Decisão: DEFERIDO, A REPRESENTANTE DE LINHA SUPRIU A FALTA DO ORIENTADOR PARA DEFERIMENTO DO PEDIDO

Direito Público

■ Cíntia Guimarães Morgado Barroso Mendes/08 – Del. 052/07

Solicita prorrogação do prazo para depósito da dissertação por 70 (setenta) dias, sem prejudicar o prazo de defesa, tendo em vista as seguintes razões:

1) A requerente esteve afastada do país durante cinco meses, quando cursou um período do Mestrado de Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

(2)

2) A requerente ainda não fez o exame de qualificação, tendo em vista que desde setembro de 2009 estava afastada. Assim, como fará o exame de qualificação em abril, será importante ter um tempo maior para desenvolver ou consolidar o que for debatido no exame.

3) A requerente, no mês de abril, sofrerá alteração de setor de trabalho, na Procuradoria Geral do Estado, sendo relotada no Núcleo de Medicamentos, que conta, atualmente, com em torno de 10.000 (dez mil) processos com 2 (dois) Procuradores, o que denota a grande carga de trabalho a enfrentar no período final de elaboração da dissertação.

4) A requerente utilizou as férias que possuía para cursar o Mestrado em Coimbra, não podendo mais gozar de tal benefício.

Decisão: A ALUNA DEVE PRIMEIRAMENTE FAZER O EXAME DE QUALIFICAÇÃO (QUE JÁ ESTÁ FORA DO PRAZO), PARA, POSTERIORMENTE, SER NOVAMENTE REQUERIDA E ANALISADA A POSSIBILIDADE DE PRORROGAÇÃO DO PRAZO PARA DEPÓSITO DA DISSERTAÇÃO.

Doutorandos

Direito da Cidade

■ Augusto Eduardo Miranda Pinto/10 – Del. 052/07

Solicita dispensa para o doutorado em Direito da Cidade da matéria “Regularização Fundiária” (eletiva para o Doutorado – Direito da Cidade - Del. 052/07), tendo em vista ter cursado a matéria “Propriedade Urbana” (obrigatória / Direito da Cidade/ Del. 022/04). O requerente informa que em consulta à Professor Rosângela Gomes, que ministra a referida matéria, esta teria lhe afirmado ser o conteúdo programático da referida disciplina adequado à dispensa.

Em anexo: Histórico escolar do discente. Decisão: DEFERIDO.

Direito Civil

■ Vinícius Klein/09 – Del. 052/07

Solicita matrícula na disciplina “Cidade e Mercado”, que não faz parte de sua linha de pesquisa, existindo, todavia, segundo a requerente, uma ligação importante entre esta e a tese que desenvolve no programa, sobre os efeitos econômicos para a sociedade como um todo dos contratos de cooperação empresarial.

O requerimento tem o “de acordo” de seu orientador, Professor Gustavo José Mendes Tepedino. Decisão: DEFERIDO, DESDE QUE HAJA CONCORDÂNCIA DO PROFESSOR DA DISCIPLINA, CONFORME ART. 34 § 4º DA DELIBERAÇÃO.

■ Marcos Alves da Silva/08 – Del. 052/07

Solicita, com fundamento no artigo 33 do anexo I da Deliberação 052/2007 do Conselho Superior de Pesquisa, Ensino e Extensão da UERJ, aproveitamento de crédito de duas disciplinas a serem cursadas na Universidade Federal do Paraná – UFPR, no primeiro semestre de 2010. A disciplina DC773 – Novos Paradigmas do Direito Civil / Turma Única – Eletiva – D, ofertada pelo Programa de Pós-Graduação em Direito daquela Instituição para alunos do doutorado em Direito, será ministrada pelo Professor Dr. Luiz Edson Fachin e a disciplina DV755 – História do Pensamento Jurídico / Turma: Única – Básica – D, será ministrada pelo Professor Dr. Ricardo Marcelo da Fonseca. Segundo o requerente, em que pese a exigência de aprovação na disciplina como condição para aproveitamento de crédito, conforme disposto na alínea “b” do artigo 33, do anexo I da Deliberação 052/2007, este formula, previamente, o presente requerimento para que, uma vez deferido, possa cursar as disciplinas ofertadas pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPR na certeza de que, se aprovado, o aproveitamento de créditos já estará assegurado.

(3)

O requerimento tem o “de acordo” de seu orientador, Professor Gustavo José Mendes Tepedino. Decisão: O COLEGIADO ESTÁ CIENTE. APÓS O CUMPRIMENTO, O COLEGIADO APRECIARÁ, MEDIANTE REQUERIMENTO, O APROVEITAMENTO.

■ Sérgio Ricardo Savi Ferreira/06 – Del. 052/07

Solicita prorrogação do prazo para sua defesa de tese de doutorado até o dia 07 de maio de 2010, com seu compromisso e de sua orientadora, Professora Maria Celina Bodin de Moraes, de tentar reunir os integrantes da banca, já homologado por este Colegiado, na reunião do dia 03 de março de 2010, para que a defesa ocorra o quanto antes, se possível nos dias 26 ou 27 de abril de 2010. O requerente esclarece que após a homologação da banca, ao fazer a revisão final da tese, a sua orientadora, Professora Maria Celina Bodin de Moraes, apesar de ter aprovado o seu conteúdo, solicitou fossem feitas substanciais alterações de redação e em sua estrutura antes da defesa. Como a versão final da tese a ser defendida deve ser recebida pelos examinadores que integrarão a banca com pelo menos três semanas de antecedência e a semana dos dias 19 a 23 de abril está comprometida em razão dos feriados dos dias 21 (quarta) e 23 (sexta), vem requerer prorrogação do prazo.

Decisão: DIANTE DO ART. 39 DA DELIBERAÇÃO, O COLEGIADO NÃO PODE APRECIAR O PEDIDO, POIS NÃO HÁ PARECER DO ORIENTADOR. A SECRETARIA DEVE ENTRAR EM CONTATO COM O ORIENTADOR PARA ESCLARECIMENTOS.

■ Márcio Gomes Leal/07 – Del. 052/07

Solicita a extensão do prazo para a apresentação de seu projeto de tese, bem como a prorrogação do prazo para sua qualificação, sem prejuízo da data de entrega da tese, tendo em vista o aprofundamento das pesquisas realizadas.

Decisão: DEFERIDO, DESDE QUE HAJA O “DE ACORDO” DO ORIENTADOR.

Direito Internacional

■ Raphael Carvalho de Vasconcelos/10 – Del. 052/07

O requerente cursou entre os anos de 2007 e 2008, seis disciplinas no curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Direito da UERJ, as quais totalizaram 18 créditos – documentos comprobatórios anexos. Segundo o requerente, ainda que tais créditos tenham sido cursados sob a Deliberação 022/04, todas as matérias correspondem a disciplinas regidas pela Deliberação 052/07 e enquadram-se na linha de pesquisa de Direito Internacional, na qual se encontra matriculado. Nesse sentido, o doutorando solicita ao Colegiado o aproveitamento de tais créditos como disciplinas eletivas na forma que se segue:

DISCIPLINA CURSADA DISCIPLINA CORRESPONDENTE Teoria dos Direitos Fundamentais Direitos Humanos – DIR 01927

Direito da Integração Direito da Integração – DIR 06908 Teoria da Justiça Teoria da Justiça – DIR 01926

Direito Processual Internacional Tópicos de Direito Processual Civil Internacional – DIR 06816 Teoria das Relações Internacionais Teoria das Relações Internacionais – DIR 02822

Tópicos Especiais de Direito Internacional

Tópicos Especiais de Direito Internacional – DIR 01818

Decisão: O COLEGIADO REITERA O ENTENDIMENTO NO SENTIDO DE ADMITIR O APROVEITAMENTO DE DISCIPLINAS CURSADAS NO MESTRADO. NO ENTANTO, ENTENDEU-SE NECESSÁRIO FIXAR LIMITES AO APROVEITAMENTO, COM VISTAS A

(4)

MANUTENÇÃO DO PERFIL PEDAGÓGICO DO CURSO DE DOUTORADO. NESSE SENTIDO, PARA OS DISCENTES COM INGRESSO A PARTIR DE 2010, O COLEGIADO SÓ VAI ADMITIR O APROVEITAMENTO DE ATÉ TRÊS DISCIPLINAS ELETIVAS NO DOUTORADO.

DIANTE DISSO, DEFERE-SE O PRESENTE PEDIDO, PARA QUE SEJA APROVEITADO, DA RELAÇÃO ACIMA, APENAS TRÊS DISCIPLINAS – QUE DEVERÃO SER INDICADAS PELO DISCENTE À SECRETARIA.

CONSIDERANDO A NECESSIDADE DE DAR PUBLICIDADE AO NOVO PARÂMETRO ADOTADO, À SECRETARIA PARA DIVULGAÇÃO AOS ALUNOS E INCLUSÃO NO INFORMATIVO DE PÓS-GRADUAÇÃO.

Direito Processual

■ Trícia Navarro Xavier Cabral/10 – Del. 052/07

Solicita aproveitamento da disciplina cursada no Mestrado da UFES (Universidade Federal do Espírito Santo): “Teoria Geral da Prova” (atualmente chama-se “Justiça, Processo e Verdade: os meios de prova e de obtenção da prova – Direito Constitucional à prova e aos meios de prova”), com a dispensa, por equivalência, da matéria eletiva “A Teoria da Prova e o Processo” (DO (EL) DIR 06812), anexando, para tal fim, a ementa da UFES. A requerente ressalta, ainda, que sua dissertação no mestrado abordou justamente o assunto da prova e teve como título “Os poderes instrutórios do juiz no processo de conhecimento”.

Requer, também, o aproveitamento da disciplina da UFES – “Processo, Justiça e Ética” com a disciplina da UERJ – “Teoria da Justiça” (DO (EL) DIR 01926) em razão da equivalência do conteúdo teórico.

Em anexo: Histórico escolar da discente emitido pela UFES e ementa.

Decisão: REMESSA AO REPRESENTANTE DE LINHA PARA ANALISAR A EQUIVALÊNCIA.

■ Diogo Assumpção Rezende de Almeida/10 – Del. 052/07

Solicita aproveitamento das disciplinas cursadas no Mestrado da UERJ, sendo dispensado de cursá-las no Doutorado. As disciplinas são: “Acesso à Justiça e Tutela de Direitos”, “Direito Processual Constitucional”, “Teoria Geral do Processo I”, “A Tutela Processual da Liberdade”, “Teoria da Justiça”, “Mediação de Conflitos, conciliação e arbitragem”, “Novas tendências do Direito Processual” e “Direito Processual e Coletivo: a defesa do meio ambiente, do consumidor e da cidadania”.

Em anexo: Histórico escolar da discente.

Decisão: DEFERIDO, INDICANDO AS EQUIVALÊNCIAS, SÓ PODENDO HAVER TRÊS DISCIPLINAS APROVEITADAS COMO ELETIVAS.

Direito Público

■ Patrícia Perrone Campos Mello/10 – Del. 052/07

Solicita o aproveitamento das aulas de Direito Constitucional IV, a serem ministradas para a graduação da Faculdade de Direito da UERJ, durante o primeiro semestre de 2010, como estágio docente, no curso de Doutorado. A requerente esclarece que o convite para ministrar tais aulas decorreu de uma situação excepcional do Departamento de Direito Constitucional, ensejada por aposentadoria e falecimento de professores que ministravam a matéria e pela dificuldade de sua substituição e que a assunção de tal atividade demandará tempo substancial, que poderia ser investido no Doutorado, impondo o desenvolvimento de atividade idêntica àquela de um estágio docente, atingindo-se fins semelhantes. A requerente não se opõe a rever o tipo de vínculo pelo qual tais aulas serão ministradas, caso o fato de serem objeto de contrato administrativo seja considerado um problema para seu aproveitamento como estágio docente.

(5)

Por último, a doutoranda requer o acolhimento de sua matrícula no estágio docente, efetuada via internet, para o primeiro semestre de 2010, caso necessário para atendimento de seu pleito.

O requerimento tem o “de acordo” do Professor Orientador. Em anexo: Ata da reunião do Colegiado de 07.09.2009.

Decisão: TENDO EM VISTA QUE A ALUNA DESISTIU VOLUNTARIAMENTE DO CONTRATO, FOI ADMITIDA QUE A DISCIPLINA LECIONADA CONSTE COMO ESTÁGIO DOCENTE.

■ Gustavo da Gama Vital de Oliveira/10 – Del. 052/07

Solicita o aproveitamento direto ou por equivalência de disciplinas cursadas por ocasião de seu curso de Mestrado em Direito Público realizado nesta mesma instituição, no período de 2007 a 2009, de forma que possam ser aproveitadas como disciplinas eletivas para o doutorado na mesma linha de pesquisa – Direito Público. As disciplinas são:

1) Teoria da Justiça,

2) Interpretação Constitucional,

3) Princípios Gerais de Direito do Estado,

4) Tópicos Especiais de Direito do Estado: Jurisdição Constitucional,

5) Teoria dos Direitos Fundamentais (equivalente à disciplina “Direitos Humanos”, cuja diferença na nomenclatura se daria estritamente em virtude da reestruturação curricular que se deu por ocasião da edição da Deliberação 052/07, sendo que o conteúdo da disciplina permaneceria inalterado),

6) Direito da Integração,

7) Tópicos Especiais de Direito Constitucional Financeiro: Filosofia Constitucional – o Debate contemporâneo,

O requerente ressalta que pedido de idêntico conteúdo formulado por Eduardo Bastos Furtado de Mendonça (Doutorado – Direito Público – ingresso 2009) foi deferido pelo Colegiado na reunião ocorrida em 03.03.2010.

Em anexo: Histórico escolar do mestrado e ata da reunião do Colegiado de 03.03.2010.

Decisão: DEFERIDO, INDICANDO AS EQUIVALÊNCIAS, SÓ PODENDO HAVER TRÊS DISCIPLINAS APROVEITADAS COMO ELETIVAS.

■ Marcelo Zenni Travassos/09 – Del. 052/07

Solicita o aproveitamento direto ou por equivalência de disciplinas obrigatórias cursadas por ocasião de seu curso de Mestrado em Direito Público realizado nesta mesma instituição, no período de 2006 a 2008, de forma que possam ser aproveitadas como disciplinas eletivas para o doutorado na mesma linha de pesquisa – Direito Público. As disciplinas são:

1) Interpretação Constitucional,

2) Princípios Gerais de Direito do Estado, 3) Direito da Integração.

O requerente ressalta que pedido de idêntico conteúdo formulado por Eduardo Bastos Furtado de Mendonça (Doutorado – Direito Público – ingresso 2009) foi deferido pelo Colegiado na reunião ocorrida em 03.03.2010.

Em anexo: Histórico escolar do mestrado e ata da reunião do Colegiado de 03.03.2010. Decisão: DEFERIDO.

II – ASSUNTOS ESPECÍFICOS

(6)

O acervo da Biblioteca recebeu 90 (noventa) novos títulos, adquiridos pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Direito, com a verba do PROAP/CAPES. Os títulos se encontram à disposição de todo o corpo discente da Faculdade (graduação e pós-graduação).

Decisão: CIENTE

■ Calendário da Pós-Graduação: entrega de conceitos de 2010/1

De acordo com o calendário da SR-2 é necessário entregar os conceitos de 2010/1, até o dia 16.08.2010.

Decisão: REMETER EMAIL PARA A SR2 INFORMANDO A IMPOSSIBILIDADE PRÁTICA DE CUMPRIR O PRAZO.

■ Apresentação do Edital da Seleção de 2010/2011 (Mestrado e Doutorado).

Decisão: O COLEGIADO DECIDIU QUE AS NOVAS TRÊS LINHAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DEVERÃO SER OBJETO DE SELEÇÃO PROMOVIDA EM EDITAL SUPLEMENTAR, TENDO EM VISTA QUE AINDA NÃO FORAM APROVADAS E REGULAMENTADAS NO ÃMBITO DA UNIVERSIDADE.

DE ACORDO COM A RESOLUÇÃO N.º 01/10, DO COLEGIADO, NÃO DEVE CONSTAR NA ATA DE SELEÇÃO QUALQUER VINCULAÇÃO ENTRE OS MEMBROS DO CORPO DOCENTE E OS CANDIDATOS EVENTUALMENTE SELECIONADOS.

O

PROFESSOR MAURÍCIO MOTA APRESENTA REFLEXÃO SOBRE A

PROVA DO PROJETO NA SELEÇÃO DO DOUTORADO. A PROFESSORA

CARMEN JUSTIFICOU A NECESSIDADE DA PROVA, MAS ENTENDE ATÉ

QUE DEVE SER OPCIONAL.

NECESSIDADE DE O EDITAL PREVER EXPLICITAMENTE A

PUBLICAÇÃO DO RESULTADO, CONSTANDO A RELAÇÃO DE APROVADOS

E RESPECTIVAS NOTAS, EM TODAS AS ETAPAS DO CONCURSO.

CONSIDERANDO O PARECER APRESENTADO PELO PROF.

MAURÍCIO MOTA, O EDITAL DEVE CONTER DISPOSIÇÃO EXPRESSA NO

SENTIDO DE AUTORIZAR O APROVEITAMENTO, PELA RESPECTIVA

LINHA DE PESQUISA, DE VAGAS EVENTUALMENTE DISPONÍVEIS EM

VIRTUDE DA DESISTÊNCIA DE DISCENTES, DEVIDAMENTE

HOMOLOGADAS PELO COLEGIADO NO ANO DA SELEÇÃO E VÁLIDAS

ATÉ O MOMENTO DA MATRÍCULA.

NECESSIDADE DE AMPLICAÇÃO DO PRAZO DE VISTA DE PROVA E

INTERPOSIÇÃO DE RECURSO, ASSIM COMO A REDUÇÃO DO PRAZO DE

INSCRIÇÃO, QUE DEVERÁ SE ENCERRAR NO DIA 13/08/2010.

DELIBEROU-SE, POR FIM, QUE AS BANCAS DEVERÃO SÓ PODERÃO

INDICAR TEXTOS PARA BIBLIOGRAFIA EFETIVAMENTE PULICADOS ATÉ

A DATA DE APROVAÇÃO DO EDITAL DE SELEÇÃO.

■ Solicitação para a seleção de 2010/2011 – Mestrado e Doutorado

Solicitação para que sejam encaminhadas à Coordenação do PPGD, até o dia 20 de abril, para a seleção de 2010/2011 (Mestrado e Doutorado):

• Bibliografia

• Componentes das Bancas Examinadoras

Decisão: CIENTE. O PROFESSOR MAURÍCIO MOTA APRESENTOU NESTA REUNIÃO. O PROFESSOR LEONARDO GRECO INFORMOU QUE A BANCA E A BIBLIOGRAFIA PERMANECEM AS MESMAS DA LINHA DE PROCESSO. O REPRESENTANDO DISCENTE SOLICITOU QUE AS BANCAS FOSSEM INFORMADAS DA NECESSIDADE DE LIMITAÇÃO DA BIBLIOGRAFIA A TEXTOS/LIVROS JÁ PUBLICADAS.

(7)

■ Solicitação de encaminhamento de horários para 2010/2

Solicita que os Professores encaminhem os horários para 2010/2º semestre, até o dia 20 de abril. Decisão: CIENTE.

■ Informação relativa à Deliberação UERJ nº 006/2009

Informação para os alunos da Pós-Graduação, sobre a obrigatoriedade da entrega da versão final da dissertação ou tese na Coordenação de Pós-Graduação em Direito, para a obtenção do título de Mestre ou Doutor e para a expedição do respectivo diploma, histórico escolar e declaração de conclusão de curso.

Em anexo: Informação para a Biblioteca/ FDIR/UERJ Decisão: CIENTE.

■ Cancelamento de disciplinas eletivas que constituem estágio docente

O Coordenador do curso de Graduação da Faculdade de Direito, Professor Alexandre Ferreira de Assumpção Alves, informou o cancelamento de disciplinas eletivas que constituem estágio docente de alunos da pós-graduação, em razão do pequeno número de inscritos.

Em anexo: MM/COORD/DIR – 14/2010 de 22/03/2010. Decisão: CIENTE.

■ Desistência da mestranda Carolyne Albernard Gomes e indicação de candidata

aprovada no exame de seleção para a vaga.

Em anexo: Desistência da mestranda Carolyne Albernard Gomes (Direito Penal) e e-mail da Professora Patrícia Glioche indicando a candidata aprovada no último exame de seleção, Mayra Cotta Cardozo de Souza, para o aproveitamento da vaga.

Decisão: HOMOLOGADA.

■ Desistência do doutorando Carlos Otávio Ferreira de Almeida e indicação de

candidata aprovada no exame de seleção para a vaga.

Em anexo: E-mail do doutorando Carlos Otávio Ferreira de Almeida desistindo do curso (Direito Internacional), por impossibilidade de continuar os estudos no Rio de Janeiro, em virtude de compromissos profissionais em outro estado, e e-mail da Professora Carmen Tibúrcio com a indicação da candidata aprovada Isabel Alves de Melo Miranda para a vaga do doutorado, pois seria a candidata seguinte aos aprovados.

Decisão: HOMOLOGADO

■ Estágio Docente do aluno Samir Namur.

Tendo em vista o segundo cancelamento seguido por falta do número mínimo de alunos da disciplina “Tópicos de Direito Civil: Temas Controvertidos de Direito e Processo de Família (DIR 03-08576), que seria ministrada pelo doutorando Samir Namur (matrícula D09-104607) a título de 1º semestre de estágio docente, este será realizado mediante acompanhamento e assistência às aulas proferidas pelo Professor Gustavo José Mendes Tepedino, na disciplina Direito Civil IX (Direito de Família).

Decisão: HOMOLOGADO.

■ Indicação de Professor Orientador:

Aluno Curso Linha de Pesquisa

Professor Orientador Quant Decisão Augusto Eduardo

Miranda Pinto

Doutorado Direito da Cidade

Prof. Vânia Siciliano Aiêta (Permanente)

4 Bruna Martins

Amorim

Mestrado Direito Penal Prof. Artur de Brito Gueiros Souza (Permanente)

(8)

Carlos Eduardo Guerra de Moraes

Doutorado Direito Civil Prof. Carlos Edison do Rêgo Monteiro Filho (Permanente)

4 Clécio José Morandi

de Assis Lemos

Mestrado Direito Penal Prof. Nilo Batista (Permanente) 2 Fabrício de Oliveira

Campos

Doutorado Direito Penal Prof. Juarez Estevam Xavier Tavares (Permanente)

2 Gisela França da

Costa

Doutorado Direito Penal Prof. Artur Brito Gueiros Souza (Permanente)

4 Isabel Alves de Melo

Miranda

Paulo Cesar Villela Souto Lopes Rodrigues Doutorado Mestrado Direito Internacional Direito Internacional

Prof. Carmen Beatriz de Lemos Tibúrcio Rodrigues

(Colaborador) 6

Milena Donato Oliva Doutorado Direito Civil Prof. Gustavo José Mendes Tepedino (Permanente) 5 Patrícia Perrone Campos Mello Doutorado Direito Público

Prof. Luis Roberto Barroso (Permanente) 4 Paulo Edvandro da Costa Pinto Doutorado Direito Internacional

Prof. Gustavo Sénéchal de Goffredo (Colaborador)

3 Ricardo Tadeu

Penitente Genelhú (*vide abaixo)

Mestrado Direito Penal Prof. Nilo Batista (Permanente) 2

Roberto Moreno de Melo (**vide abaixo)

Mestrado Direito Público

Prof. Alexandre Santos de Aragão (Colaborador)

3

• Solicita substituição de orientador pelas seguintes razões:

1) Considerando que desde o ano de 2009, ano de ingresso do mestrando, o Professor Nilo Batista começou a orientá-lo, informalmente, tendo em vista a inexistência de vagas para novos orientandos do mesmo, preenchidas, na ocasião, pela então mestranda Caroline Albernard e os doutorandos Christiano Fragoso e Rodrigo Roig.

2) Considerando, por outro lado, que, em razão de uma extrema gentileza e gesto de altruísmo, a Professora Patrícia Glioche, sensibilizada com seu “desamparo orientador” advindo do afirmado acima, aceitou orientá-lo formal e competentemente, norteando-o mais que satisfatoriamente em sua dissertação até o presente momento.

3) Reputando, todavia, a consideração do Professor Nilo Batista, pela UERJ, agora, como “Professor Permanente”, elevando o quantum de vagas para orientação ofertáveis, de 3 para 6, consoante informação da secretaria do Mestrado.

4) O requerente vem informar que pleiteou a liberação da Professora Patrícia Glioche de sua orientação com a pari passu assunção pelo Professor Nilo Batista, que, teria iniciado ab initio sua orientação, ainda que informal, pedindo o requerente, desde já, escusas à Professora Patrícia Glioche por eventual deselegância, desrespeito ou ingratidão de sua parte, que, adianta, não foram intencionais.

5) O requerente informa que o Professor Nilo Batista já aceitou a referida orientação formal, necessitando o mestrando da ratificação do Colegiado do Programa para definição de seu orientador.

** Solicita substituição de orientador pelas seguintes razões:

1) Diante da impossibilidade da primeira orientadora escolhida, Professora Ana Paula de Barcellos, que, por motivos de ordem pessoal, viu-se impossibilitada de prosseguir com sua orientação acadêmica, o requerente, Roberto Moreno de Melo, necessitou escolher outro orientador.

2) O requerente mudou seu tema e refez seu projeto de pesquisa, escolhendo um novo tema relativo à delimitação da esfera de atuação pública no domínio econômico, tendo como parâmetros desta delimitação, a efetivação de direitos fundamentais, tema que se insere no âmbito de estudos e trabalhos desenvolvidos pelo Professor Alexandre Santos de Aragão, o qual, gentilmente, aceitou o seu convite.

(9)

3) Sem desconhecer as diretivas estabelecidas pela resolução 001/2010, segundo as quais, por ser o Professor Alexandre Aragão, colaborador do programa e, portanto, sujeito ao limite de 3 (três) orientandos, sendo que este número já foi alcançado, o requerente vem suplicar que sejam ponderadas algumas circunstâncias:

a) A primeira verifica-se que a indicação da professora Ana Paula, com a sua concordância, realizou-se no prazo referido pela resolução, qual seja, antes de setembro de 2009, sendo esse ano o do seu ingresso no programa, logo, sendo absolutamente tempestiva.

b) Na época de sua primeira indicação de orientador, não vigia a resolução 001/2010, restando claro, pelo teor dos primeiros “considerando” e do seu artigo 9º, que era ao menos tolerada a ultrapassagem do limite de orientandos.

c) O requerente chama a atenção para o fato que seu pedido de substituição de orientador se deveu, não por qualquer razão a ele atribuível, mas por decisão de sua orientadora, sendo que, evidentemente, ela o fez por motivos mais do que justificáveis, conforme deixou claro em correspondência que lhe foi dirigida.

d) O requerente gostaria de ter considerado o fato de que o tema proposto guarda uma grande afinidade com o núcleo de trabalho científico do Professor Aragão, de quem foi aluno no Grupo de Pesquisa Institucional que versava sobre novos paradigmas do Direito Administrativo, já adquirindo, desde então, grande afinidade com suas idéias e com sua dinâmica de pesquisa, o que atrai, ao seu humilde sentir, a incidência do parágrafo único do artigo 1º da aludida resolução.

Decisão: RETIRADO DE PAUTA, TENDO EM VISTA QUE A RESOLUÇÃO

N.º 01/10 ESTABELECE QUE TODOS OS PEDIDOS DE HOMOLOGAÇÃO DE

ORIENTAÇÕES DEVEM SER APRECIADOS, EM CONJUNTO, APÓS O PRAZO

DE INDICAÇÕES, QUE É EM MAIO PARA O DISCENTES DO DOUTORADO, E

EM SETEMBRO PARA OS DISCENTES DO MESTRADO.

À SECRETARIA, PARA QUE PROCEDA, AINDA, À DISTINÇÃO DOS

CASOS DE HOMOLOGAÇÃO DE ORIENTAÇÕES DENTRO DA COTA E

AQUELAS EM NÚMERO EXCEDENTE, ASSIM COMO DESTAQUE OS

PEDIDOS DE HOMOLOGAÇÃO NOVOS DOS DE SUBSTITUIÇÃO DE

ORIENTAÇÃO.

III – HOMOLOGAÇÃO DE BANCA DE DEFESA DE DISSERTAÇÃO E TESE

Por solicitação dos Professores orientadores, encaminho as Bancas de Defesa de Dissertação e Tese para serem homologadas:

AS BANCAS SÓ SERÃO HOMOLOGADAS SE CUMPRIDO O ART. 39

DA DELIBERAÇÃO 52/07

Mestrandos

Direito Internacional/08 – Del. 052/07

ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES PROFESSORES

DOUTORES

DECISÃO

Marilda Rosado de Sá Ribeiro (Orientadora/ UERJ)

Carmen Beatriz de Lemos Tibúrcio Rodrigues (UERJ)

Lídia Spitz

Lauro Gama Júnior

Humberto Dalla Bernardina de Pinho (UERJ) Nádia de Araújo (PUC - RJ) HOMOLOGADO

(10)

(PUC - RJ)

Direito Penal/08 – Del. 052/07

ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES PROFESSORES

DOUTORES

DECISÃO

Carlos Eduardo Japiassú (Orientador/ UERJ) Artur Gueiros (UERJ)

Vlamir Costa Magalhães

Pierpaolo Bottini (USP)

Jorge Câmara (UERJ) Rodrigo Costa

(UFF)

HOMOLOGADO

Doutorandos

Direito da Cidade/06 – Del. 022/04

ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES PROFESSORES

DOUTORES

DECISÃO

Leonardo Greco (Orientador/ UERJ) Maurício Jorge Pereira da Mota (UERJ)

Ricardo Nery Falbo (UERJ) Edson Alvisi Neves (UFF) Delton Ricardo

Soares Meirelles

Cláudio Pereira de Souza Neto (UFF)

Humberto Dalla Bernardina de Pinho (UERJ) Fernando Gama de Miranda

Netto (UFF)

HOMOLOGADO

Direito da Civil/06 – Del. 022/04

ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES PROFESSORES

DOUTORES

DECISÃO

Maria Celina Bodin de Moraes (Orientadora/ UERJ)

Guilherme Calmon Nogueira da Gama (UERJ)

Carlos Edison do Rêgo Monteiro (UERJ) Caitlin Sampaio Mulholand (PUC/RJ) Sérgio Ricardo

Savi Ferreira

Patrícia Ribeiro Serra Vieira (UNIRIO)

Maurício Jorge Pereira da Mota (UERJ) Marcelo Junqueira Calixto

(UFF)

HOMOLOGADO

Direito Público/06 – Del. 022/04

ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES PROFESSORES

DOUTORES

DECISÃO

Ana Paula Gonçalves Pereira de Barcelos (Orientadora/ UERJ)

Jane Reis Gonçalves Pereira (UERJ) Ricardo Lodi Ribeiro (UERJ) José Ribas Vieira (UFRJ/ PUC) Christiano de

Oliveira Taveira

Fernando Lemme Weiss (UCAM)

Paula Braga Galvão (UERJ)

Cláudio Pereira Souza Neto (UFF)

HOMOLOGADO

Direito Público/06 – Del. 022/04

ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES PROFESSORES

DOUTORES

DECISÃO

Luis Roberto Barroso (Orientador/ UERJ) Ricardo Lobo Torres (UERJ) Letícia de Campos

Velho Martel

Daniel Antonio de Moraes Sarmento (UERJ)

Ana Paula Gonçalves Pereira de Barcelos (UERJ) Cláudio Ladeira de Oliveira

(11)

Clèmerson Merlin Clève (UFPR) Cláudio Pereira de Souza Neto (UFF)

(UEL)

Direito Público/06 – Del. 022/04

ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES PROFESSORES

DOUTORES

DECISÃO

Heloísa Helena Gomes Barboza (Orientadora/ UERJ) Gustavo Mendes Tepedino (UERJ) Antonio Celso Alves Pereira (UERJ)

Newton Silveira (USP) Allan Rocha de Souza

Leandro Mendonça (UFF)

José Carlos Vaz e Dias (UERJ)

Ricardo Cesar Pereira Lira (UERJ)

HOMOLOGADO

Direito Público/07 – Del. 022/04

ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES PROFESSORES

DOUTORES

DECISÃO

Gustavo Binenbojm (Orientador/ UERJ) Luis Roberto Barroso (UERJ) Daniel Antonio de Moraes Sarmento

(UERJ)

Cláudio Pereira de Souza Neto (UFF) Cláudio Márcio de

Carvalho Chequer

Carlos Augusto Ayres de Freitas Britto (IDP/ STF)

Ana Paula Gonçalves Pereira de Barcelos (UERJ)

Gustavo Sampaio (UFF)

HOMOLOGADO

III – HOMOLOGAÇÃO DAS DEFESAS DISSERTAÇÃO E TESE

Mestrandos

Direito Civil/07

ALUNO DATA TÍTULO BANCA PROFESSORES

DOUTORES

DELIBERAÇÃO DECISÃO

Gustavo José Mendes Tepedino (Orientador/ UERJ) Carlos Edison do Rêgo

Monteiro Filho (UERJ) Vitor Augusto José Butruce 12/11/2009 “A exceção de contrato não cumprido no direito civil brasileiro contemporâneo: funções, pressupostos e limites de “um direito a não cumprir” Anderson Schreiber (PUC/RJ) Aprovado. Grau: 10,0 (dez) com distinção e louvor. HOMOLOGADO

Direito Civil/07

ALUNO DATA TÍTULO BANCA PROFESSORES

DOUTORES DELIBERAÇÃO DECISÃO Alessandra Cristina 05/04/2010 “A responsabilidade

Gustavo José Mendes Tepedino

Aprovado. Grau: 9,5

(12)

(Orientador/ UERJ) Carlos Edison do Rêgo Monteiro Filho (UERJ) Tufvesson

Peixoto

extracontratual da administração pública por atos omissivos”

Marcelo Junqueira Calixto (PUC - RJ)

(nove e meio), com distinção.

Direito Público/07

ALUNO DATA TÍTULO BANCA PROFESSORES

DOUTORES

DELIBERAÇÃO DECISÃO

Ricardo Lobo Torres (Orientador/ UERJ) José Ricardo Ferreira

Cunha (UERJ) Thiago Almeida de Oliveira 25/03/2010 “O Mínimo existencial infanto-juvenil”

Frederico Augusto D’Avila Riani (UFJF) Aprovado. Grau: 9,5 (nove e meio). HOMOLOGADO

Doutorandos

Direito da Cidade/06

ALUNO DATA TÍTULO BANCA PROFESSORES

DOUTORES

DELIBERAÇÃO DECISÃO

Ronaldo do Livramento Coutinho

(Orientador/UERJ) Ricardo César Pereira Lira

(UERJ) Humberto Dalla Bernardina de Pinho (UERJ) Danielle de Andrade Moreira (PUC/RJ) Renata Neme Cavalcanti

15/03/2010 “A efetividade dos instrumentos jurídicos para a proteção ambiental: O caso do

licenciamento”

Celso Antonio Pacheco Fiorillo (PUC/SP) Aprovado. Grau: 9,5 (nove e meio). HOMOLOG ADO

Direito Internacional/06

ALUNO DATA TÍTULO BANCA PROFESSORES

DOUTORES

DELIBERAÇÃO DECISÃO

Carmen Beatriz de Lemos Tibúrcio Rodrigues (Orientadora/UERJ) Artur de Brito Gueiros

Souza (UERJ) Gustavo Sénéchal de

Goffredo (UERJ) Antonio Celso Alves

Pereira (UGF) Leandro de Oliveira Moll 17/03/2010 “A obrigação de extraditar para a repressão do terrorismo: a prática brasileira à luz do direito penal transnacional”

Nádia de Araújo (PUC/RJ)

Aprovado. Grau: 10,0 (dez), com distinção e louvor.

Direito Internacional/06

ALUNO DATA TÍTULO BANCA PROFESSORES

DOUTORES

(13)

Carmen Beatriz de Lemos Tibúrcio Rodrigues (Orientadora/UERJ) Marilda Rosado de Sá Ribeiro (UERJ) Humberto Dalla Bernardina de Pinho (UERJ)

Carlos Alberto Carmona (USP) Fabiane Verçosa Figueiredo Azevedo 18/03/2010 “A aplicação errônea do direito brasileiro pelo árbitro. Uma análise à luz do direito comparado”

Luiz Olavo Baptista (USP)

Aprovado. Grau: 9,0 (nove). HOMOLOG ADO

Direito Público/06

ALUNO DATA TÍTULO BANCA PROFESSORES

DOUTORES

DELIBERAÇÃO DECISÃO

Luis Roberto Barroso (Orientador/UERJ) Ricardo Lobo Torres

(UERJ)

Daniel Antonio de Moraes Sarmento (UERJ) Clémerson Merlin Cléve

(UFPR) Letícia de Campos Velho Martel 18/03/2010 “Direitos Fundamentais Indisponíveis: limites e padrões do consentimento para a autolimitação de direito fundamental à vida”

Cláudio Pereira de Souza Neto (UFF) Aprovado. Grau: 10,0 (dez), com distinção e louvor. HOMOLGA DO

Direito Público/06

ALUNO DATA TÍTULO BANCA PROFESSORES

DOUTORES

DELIBERAÇÃO DECISÃO

Daniel Antonio de Moraes Sarmento

(Orientador/UERJ) Luis Roberto Barroso

(UERJ) Ricardo Lobo Torres

(UERJ) Celso de Albuquerque Silva (PUC/RJ) Fábio Martins de Andrade 25/03/2010 “O argumento pragmático ou consequencialista de cunho econômico e a modulação

temporal dos efeitos das decisões do Supremo Tribunal Federal em matéria tributária”

Misabel Abreu Machado Derzi (UFMG) Aprovado. Grau: 10,0 (dez). HOMOLOG ADO

Direito Público/06

ALUNO DATA TÍTULO BANCA PROFESSORES

DOUTORES

(14)

Ana Paula Gonçalves Pereira de Barcellos

(Orientadora/UERJ) Jane Reis Gonçalves Pereira

(UERJ)

Ricardo Lodi Ribeiro (UERJ) José Ribas Vieira (PUC/RJ e

UFRJ) Christiano de Oliveira Taveira 31/03/2010 “Democracia e Pluralismo na Esfera Comunicativa: uma proposta de reformulação do papel do Estado na garantia da liberdade de

expressão” Fernando José Lemme Weiss (UCAM)

Aprovado. Grau: 10,0 (dez). HOMOLOG ADO

Direito Público/06

ALUNO DATA TÍTULO BANCA PROFESSORES

DOUTORES

DELIBERAÇÃO DECISÃO

Paulo Braga Galvão (Orientador / UERJ) Daniel Antonio de Moraes

Sarmento (UERJ) Alexandre Santos de Aragão

(UERJ)

Cláudio Pereira de Souza Neto (UFF) José Vicente Santos de Mendonça 30/03/2010 “A captura democrática da constituição econômica: uma proposta de releitura das atividades públicas de fomento, disciplina e intervenção direta na economia à luz do pragmatismo e da razão pública”

Floriano Peixoto de Azevedo Marques Neto (USP)

Aprovado. Grau: 10,0 (dez), com distinção e louvor. HOMOLOG ADO

V – REQUERIMENTOS EXTERNOS:

■ Solicitação para cursar disciplinas.

■ Felipe Dutra Asensi

Solicita inscrição na disciplina “Grupo de Pesquisa Institucional: Direitos Humanos, Poder Judiciário e Sociedade”, ministrada pelo Professor José Ricardo Cunha, conforme autorização de sua Professora orientadora e do próprio professor titular da disciplina.

O requerente é doutorando em Sociologia no IUPERJ – Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (UCAM), e, de acordo com a declaração de sua Professora Orientadora, bolsista CAPES na disciplina “Direitos humanos, poder judiciário e sociedade”, ministrada pelo Professor José Ricardo Cunha.

O requerimento tem o “de acordo” da Professora Orientadora do doutorando e do Professor José Ricardo Cunha.

Em anexo: Declaração da Professora Orientadora no IUPERJ. Decisão: DEFERIDO.

■ Sandra Regina Barbosa

Solicita ser aluna ouvinte das aulas de Mestrado em Direito Público, visando estar melhor preparada para participar do próximo processo seletivo.

A requerente está assistindo o módulo de Direito Constitucional do Professor Daniel Sarmento. Decisão: INDEFERIDO, POR FALTA DE PREVISÃO

(15)

■ Rachel Marques Guitton

Solicita inscrição no Grupo de Pesquisa Institucional – “Relações Privadas e Internet” em Direito Civil, sob coordenação do Professor Guilherme Martins.

A requerente é aluna de doutorado em Direito Privado pela Université de Nancy – França, e, atualmente, está desenvolvendo pesquisa relacionada aos contratos eletrônicos de consumo, através de um estudo comparado entre o direito brasileiro e o direito francês e esclarece que a possibilidade de participar deste grupo de pesquisa traria a fundamentação necessária à continuidade de sua pesquisa.

Em anexo: E-mail com requerimentos de inscrição assinados pelo seu co-orientador brasileiro e comprovante de inscrição no doutorado na Université de Nancy – França.

Decisão: DEFERIDO, DESDE QUE HAJA O DE ACORDO DO ORIENTADOR DA INSTITUIÇÃO DA QUAL O REQUERENTE É VINCULADO, O AVAL DO PROFESSOR QUE MINISTRA A DISCIPLINA NA UERJ E HAJA DISPONIBILIDADE DE VAGAS.

■ Guilherme Lopes da Cunha

Solicita autorização para participar, como aluno ouvinte, da disciplina “Direito Internacional Privado Contemporâneo”, ministrada pela Professora Marilda Rosado de Sá Ribeiro. O requerente é graduado em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis e está concluindo curso de pós-graduação lato sensu em Direito Internacional, na Universidade Cândido Mendes.

Decisão: INDEFERIDO POR FALTA DE PREVISÃO.

■ Tâmara Moreira Vaz de Melo

Solicita autorização para cursar, com aproveitamento de créditos, a disciplina “Política Criminal” (DIR 05715), ministrada pelo Professor Nilo Batista, no primeiro semestre de 2010. A requerente é mestranda em Teoria do Estado e Direito Constitucional da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Em anexo: Autorização de seu orientador, Professor José Maria Gómez e o “de acordo” do Professor Nilo Batista.

Decisão: DEFERIDO.

■ Fábio Antonio Dib Pereira

O requerente foi aprovado para o curso de Mestrado em Ciências Jurídicas e Sociais no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF), com previsão de ingresso para o segundo semestre letivo de 2010.

Solicita autorização para cursar a disciplina “Política Criminal” ministrada pelo Professor Nilo Batista no curso de Mestrado da Faculdade de Direito da UERJ.

Em anexo: Declaração de aluno na UFF, Declaração de concordância do Professor Nilo Batista, Declaração de recomendação da Professora Gizlene Neder, sua orientadora no mestrado da UFF, correspondência eletrônica do Programa de Mestrado da UFF, com a regra permitindo cursar matéria antecipada na qualidade de aluno especial.

Decisão: DEFERIDO, DESDE QUE HAJA O DE ACORDO DO ORIENTADOR DA INSTITUIÇÃO DA QUAL O REQUERENTE É VINCULADO, O AVAL DO PROFESSOR QUE MINISTRA A DISCIPLINA NA UERJ E HAJA DISPONIBILIDADE DE VAGAS.

VI – REVALIDAÇÃO DE DIPLOMAS/DOUTORADO:

■ Indicação de Comissão Especial para revalidação de Diplomas de Doutorado:

A Profª Carmen Tibúrcio indicou os nomes dos seguintes professores como integrantes da Comissão Especial para revalidação de diplomas, para o processo, abaixo, a ser encaminhado para a SR-2:

COMISSÃO ESPECIAL PARA REVALIDAÇÃO DE DIPLOMAS

(16)

COMISSÃO

Professora Rosângela Maria de Azevedo Gomes (UERJ)

Doutora em Direito, pela UERJ, desde 2001.

Professor Guilherme Magalhães Martins (UERJ)

Doutor em Direito, pela UERJ, desde 2006. Daniel Amaral

Carnaúba

416/2010

Professora Caitlin Sampaio Mulholand (UERJ)

Doutora em Direito, pela UERJ, desde 2006.

HOMOL OGADO

COMISSÃO ESPECIAL PARA REVALIDAÇÃO DE DIPLOMAS

REQUERENTE PROCESSO Nº MEMBROS DA COMISSÃO

TITULAÇÃO DECISÃO Professor Ricardo Lobo

Torres (UERJ) Professor Aluísio Mendes

(UERJ)

Ana Paula Costa Barbosa

720/2010

Professora Ingo Sarlet (UERJ)

HOMOL OGADO

■ Marcelle Mourelle Perez Diós/10 – Del. 052/07

Solicita que a disciplina “Direito Ambiental” seja oferecida aos alunos do Mestrado como disciplina eletiva, tendo em vista a relevância da matéria envolvendo políticas públicas urbanas, A requerente já se encontra assistindo as aulas e preparando os trabalhos, sendo com isso, o deferimento deste requerimento plenamente efetivo para regularizar as atividades acadêmicas já em curso.

Decisão: RETIRADO DE PAUTA PARA SER INCLUÍDA NA PRÓXIMA REUNIÃO.

■ Tiago Joffily/09 – Del. 052/07

Solicita autorização para realizar atividades de pesquisa na Universidade Autônoma de Madri, sob a co-orientação do Professor Miguel Bajo Fernandez, catedrático daquela instituição de ensino superior espanhola, pelo período de 12 meses, a partir do primeiro semestre de 2011.

O requerente esclarece que já cumpriu, até a presente data, mais de 2/3 do total de créditos exigidos pelo Programa, tendo previsão de completá-los integralmente ao final do 1º semestre do corrente ano. Da mesma forma, compromete-se a observar rigorosamente os prazos estabelecidos na Resolução nº 02/09, para apresentação do projeto definitivo de tese e exame de qualificação.

Em anexo: Carta de aceitação do Professor Miguel Bajo Fernandez, encaminhada diretamente ao Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito da UERJ.

Decisão: RETIRADO DE PAUTA PARA SER INCLUÍDA NA PRÓXIMA REUNIÃO.

■ Ilídio José Miguel/10 – Del. 052/07

De acordo com o Programa de Bolsas firmado entre o CNPq e o Ministério da Ciência e Tecnologia de Moçambique, administrado em conjunto por ambas as partes e que tem por objetivo possibilitar cidadãos moçambicanos a realizar seus estudos em Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras para aprimorar seu conhecimento e experiência, na expectativa de contribuírem para o desenvolvimento sócio-econômico de seu país, bem como para a maior interação com o Brasil.

O candidato Ilídio José Miguel foi aceito pela UERJ, pelo Programa de Pós-Graduação em Direito, nível Mestrado, linha de pesquisa de Direito Penal, sendo, então, autorizada a implementação da bolsa PEC-PG/CNPq no âmbito do citado Programa.

Decisão: RETIRADO DE PAUTA PARA SER INCLUÍDA NA PRÓXIMA REUNIÃO.

■ Rafael Zelesco Barretto/09 – Del. 052/07

Solicita o deferimento da inscrição em disciplina “Tópicos Especiais de Direito Público: Teoria do Estado de Direito”, ministrada pela Professora Jane Reis (a disciplina é da linha de pesquisa de Direito

(17)

Público – DIR 02748). O requerente gostaria de cursar a disciplina, como eletiva, pela proximidade com o tema de sua dissertação – direitos humanos e o Conselho de Direitos Humanos da ONU..

Alternativamente, o requerente pede inscrição na disciplina “Teoria do Estado de Direito” – DIR 01811 – que é a mesma matéria, ministrada pela mesma professora, mas oferecida somente para o curso de Doutorado em sua linha de pesquisa.

Decisão: RETIRADO DE PAUTA PARA SER INCLUÍDA NA PRÓXIMA REUNIÃO.

■ Leonardo Carrilho Jorge/08 – Del. 052/07

Solicita a dilação do prazo final de depósito da dissertação em agosto de 2010. O requerente informa que ingressou no mestrado em Direito Público em 2008 e a previsão de depósito da dissertação seria em maio de 2010. Em razão de problemas pessoais e profissionais, o mestrando não conseguiu concluir as atividades planejadas, conforme cronograma apensado no projeto.

O requerimento tem o “de acordo” do orientador do mestrando, Professor Ricardo Lobo Torres.. Decisão: DEFERIDO, RESPEITADO O PRAZO MÁXIMO DE DEFESA.

■ Gustavo da Gama Vital de Oliveira/10 – Del. 052/07

Solicita a alteração na indicação de orientação, feita pela banca examinadora da seleção para o doutorado em direito público em 2009. O requerente informa que a Professora Jane Reis concorda com a substituição de seu nome pelo Professor Ricardo Lodi, que também aceitou a orientação. Em relação à indicação, pela banca de seleção, do Professor Ricardo Lobo Torres na condição de co-orientador, foi verificado que o professor, infelizmente, já atingiu o limite máximo de orientandos estipulados pela Resolução nº 01/2010, de forma que se requer ao colegiado que homologue a supressão do nome do professor da qualidade de co-orientador, apenas em razão da necessidade de cumprimento da Resolução nº 01/2010.

Decisão: RETIRADO DE PAUTA PARA SER INCLUÍDA NA PRÓXIMA REUNIÃO.

■ Carolina de Campos Melo/08 – Del. 052/07

A requerente, em março de 2009, apresentou requerimento com vistas ao aproveitamento de créditos referentes à disciplinas “História e Tempo: História e Cultura da Memória”, à época em curso junto à Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Em reunião de 01.04.09, esse r. Colegiado declarou-se “ciente quanto à disciplina a ser cursada em outra instituição, para exame posterior do aproveitamento”. Por sua vez, em reunião de 11.11.09, esse Colegiado apreciou o atestado emitido pela PUC- Rio e o programa da disciplina, decidindo que a requerente deveria indicar a disciplina que pretendesse ser aproveitada, com o parecer do orientador. A requerente entende que os créditos obtidos em disciplina cursada na PUC-Rio devam ser aproveitados como eletiva “Tópicos de Direito Internacional” e destaca que a disciplina abordou temas como memória, história, esquecimento, lembrança, temporalidade, considerados fundamentais para a melhor compreensão do debate sobre o direito à verdade e à memória, tema da tese de doutorado. A monografia apresentada ao final do curso intitulada “Memória como justiça: apontamentos sobre comissões de verdade” versou a apropriação da memória como matéria-prima para o trabalho político-jurídico de comissões de verdade como as instituídas na Argentina, Chile, El Salvador, África do Sul e Guatemala para a apuração de graves e sistemáticas violações de direitos humanos.

Decisão: RETIRADO DE PAUTA PARA SER INCLUÍDA NA PRÓXIMA REUNIÃO.

■ Isabel Alves de Melo Miranda/10 – Del. 052/07

Solicita o aproveitamento dos créditos das seguintes disciplinas, cursadas durante o Mestrado em Direito Internacional, para o Doutorado em Direito Internacional:

o Direito da Integração

o Teoria das Relações Internacionais

o Teoria da Justiça

o Direitos Humanos

o Arbitragem Comercial Internacional

(18)

A requerente informa que tais disciplinas foram cursadas entre 2007 e 2009, na Faculdade de Direito da UERJ, e solicita que as mesmas sejam aproveitadas como eletivas.

Em anexo: Ementas das disciplinas cursadas

Decisão: DEFERIDO, INDICANDO AS EQUIVALÊNCIAS, SÓ PODENDO HAVER TRÊS DISCIPLINAS APROVEITADAS COMO ELETIVAS.

Referências

Documentos relacionados

Esta atividade é importante para que possa conhecer aspectos introdutórios do direito de família, verificando que a família é um núcleo social básico, o locus onde o ser humano

1 O grupo deve posicionar-se a respeito da (im)possibilidade de ajuizamento de ação de repetição dos alimentos indevidamente pagos. 2 Elaborar um relatório acerca do seu

Esta atividade é importante para que você conheça o novo sistema de interrogatório, após a reforma do Código de Processo Penal. Para realizá-la, devem ser seguidos os

Este valor é calculado dividindo-se o total arrecadado até o momento (incluindo parcelas mensais dos sócios, contribuições extraordinárias, rendas em eventos,

Esta atividade é importante para que você compreenda o conceito de extinção do contrato, suas formas e sua aplicação prática. Para realizá-la, devem ser seguidos

Esta atividade visa propiciar o entendimento de que o crime é uma ofensa a um interesse dirigido a um bem jurídico relevante, para se estabelecer um princípio que exclua

2.1. crime material: há um resultado externo à ação e se destaca lógica e cronologicamente da conduta. crime formal: o resultado jurídico previsto no tipo ocorre ao mesmo tempo em

Considerando uma avaliação de qualidade de forma quantitativa e classificatória, na variável de dados relevantes da realidade, utilizados para medidas serem