• Nenhum resultado encontrado

Bola pra frente! Tenho uma bola com a qual minha filha não brinca mais... Que expressões você conhece em que aparece a palavra bola?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Bola pra frente! Tenho uma bola com a qual minha filha não brinca mais... Que expressões você conhece em que aparece a palavra bola?"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

26 de junho de 2015

Bola pra frente!

Tenho uma bola com a qual minha filha não brinca mais...

Que expressões você conhece em que aparece a palavra bola?

O sujeito bate um bolão. Deu bola fora. Bola na trave. Nem me deu bola. Uma bola murcha. Bola pra frente...

A bola conta sua história em nossas vidas.

O menino brincava com a sua de plástico que era nova e brilhante. Não demorou e ela encontrou os espinhos de uma roseira. Aos poucos foi se esvaziando e, com a bola murcha nas mãos, o pequeno foi até seu pai e disse:

- Furô!

Vendo a tristeza no olhar do filho, o pai disse:

- Vamos ver o que aconteceu. Tirou o pino do ventil e encheu-a com a boca. Rapidamente o garoto voltou a brincar. Quando a bola tornava a se esvaziar, voltava correndo ao pai e dizia:

- Enche, pai!

Muitas vezes nós estamos como a bola do garoto, pra baixo, desanimados. Quando foi a última vez que isso aconteceu com você? Por que motivo? Como o menino, somos motivados a conversar com nosso Pai em oração e pedir-lhe que nos preencha novamente com seu fôlego de vida, para que assim possamos, de cabeça erguida, tornar mais leve a nossa vida, mais bela e animadora.

“Como um pai trata com bondade os seus filhos, assim o Senhor é bondoso para aqueles que o temem.” (Sl 103.13).

(2)

Uma festa colaborativa

Existe uma máxima que diz: “nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos”. A cada Festa Junina realizada na Escola, a gente tem certeza de que – mais do que mera teoria – é muito gratificante comprovar que o esforço conjunto rende os melhores resultados.

No sábado, 20 de junho, a Comunidade Dohms mais uma vez deu exemplo de trabalho colaborativo e promoveu uma festa para ninguém botar defeito.

Banquinhas de pescaria tiveram grande movimento.

(3)

Pais sem pressa:

encontro provocou muitos questionamentos

Pais e professores aproveitaram a oportunidade, na última segunda-feira, 22 de junho, para assistir à palestra “Pais Sem Pressa” no Salão da Comunidade Martin Luther.

Com a presença do escritor e life coach Gabriel Carneiro e da psicóloga Graziela Jungbluth,

os palestrantes falaram sobre a importância da presença dos pais na formação dos seus filhos. Segundo Gabriel, a maioria dos pais comenta apenas sobre “o filho que gostaria de ter” e esquece de fazer, a si mesmo, uma pergunta ainda mais importante: “que pai eu gostaria de ser?”.

No evento, os palestrantes mostraram que, mesmo na sociedade de consumo em que vivemos atualmente, o melhor presente permanece sendo a boa convivência. Aproveitaram, ainda, para alertar os pais para não terem medo de mostrar suas fraquezas aos filhos, pois eles podem aprender com isso.

Um bate-papo marcou o fim do encontro e contou com forte participação dos presentes, que fizeram muitas perguntas aos palestrantes e mostraram-se preocupados e interessados em simplificar a vida e a dar valor ao que realmente interessa.

Para ilustrar a proposta da palestra, o palestrante exibiu um vídeo que pode ser conferido neste link:

https://www.youtube.com/watch?v=pWZYGjh64G4

Aproveitamos para convidar para o próximo encontro com os palestrantes no dia 21 de setembro, às 19h.

(4)

4

os

Anos estudam a imigração italiana no RS

A imigração italiana já vem sendo estudada há um bom tempo pelos alunos dos 4ºs anos de nossa Escola. Mas, no dia 19 de junho, foi a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos obtidos em sala de aula e conhecer, de perto, o encanto de Bento Gonçalves e Caxias do Sul, cidades da Serra Gaúcha que receberam imigrantes vindos da Itália ao longo dos séculos XIX e XX.

Alunos do 4º Ano se divertem no passeio à Serra Gaúcha.

(5)

Notícias da viagem à Alemanha O grupo da 43ª VIESA – formado por

alunos do 9º Ano bilíngue, acompanhado pelas professoras Betina Frichmann e Malaguise Metz – chegou à Alemanha no dia 18 de junho, com desembarque na cidade de Frankfurt. Seguindo o roteiro da viagem, foram de trem para Munique, onde puderam visitar a Allianz Arena - estádio do time de futebol Bayern de Munique – para conhecer as dependências do local, inclusive a fanshop.

Dando continuidade ao passeio, passaram pelo centro da cidade para conhecer lugares como Marienplatz (Praça de Maria), Rathaus (Prefeitura), Viktualienmarkt (mercado de alimentos), Hofbräuhaus (cervejaria). Após, tiveram um tempo livre para circular e fazer compras,

seguido de ida ao Olimpiapark (Parque Olímpico).

No dia seguinte (20), aproveitaram a ida à Zugspitze, montanha dos Alpes Bávaros, o ponto mais alto da Alemanha, onde puderam apreciar a neve. Antes de voltar para casa, o grupo passou pelo lago Eibsee.

De acordo com o roteiro, durante os dez primeiros dias, o grupo segue conhecendo o sul da Alemanha e o oeste da Áustria. A partir do dia 27 de junho, os alunos passam a morar com suas famílias hospedeiras e frequentar uma escola regularmente. Para finalizar a viagem, a última semana será de excursão em Berlim, com volta para Porto Alegre marcada para 31 de julho. Após compras, passeio na Marienplatz

(6)

Arraiá do Turno Inverso

O Turno Inverso promoveu, em 19 de junho, para seus alunos, uma Festa Junina exclusiva que contou com comidas típicas e brincadeiras para lá de divertidas. No ritmo da música, as crianças, que estavam trajadas de caipiras, dançaram e aproveitaram o momento de integração e alegria.

Crianças e professoras entraram no clima com trajes caipiras.

Semana Cultural

De 13 a 17 de julho, acontece a Semana Cultural, que promete dias movimentados na Escola. Durante essa semana, os alunos terão a oportunidade de participar de atividades diferenciadas, como assistir a peças teatrais e presenciarem diversas oficinas e exposições.

Apresentação de canto

No dia 2 de julho, quinta-feira, os alunos do Canto Juvenil e o Grupo Vocal farão uma apresentação de canto no Salão Nobre da Escola, às 18h. Estão todos convidados a prestigiar este momento!

(7)

Notícias Esportivas

Copa Farroupilha

No dia 7 de julho, as equipes masculinas de basquete infantil e infanto-juvenil do Dohms Higienópolis participarão da Copa Farroupilha Juvenil, às 20h15min, no Colégio Farroupilha, anfitrião do evento.

Campeonato Escolar do Estado do Rio Grande do Sul

O ginásio de esportes da UNISINOS recebe, no dia 27 de junho, atletas para a fase final do Campeonato Escolar do Rio Grande do Sul (CERGS). Nossa equipe masculina de basquete marca presença no evento, a partir das 9h. Os alunos sairão da Escola às 7h30min e deverão estar munidos de carteira de identidade original ou passaporte.

As equipes campeãs nessa competição garantem vaga nos Jogos Escolares da Juventude que serão disputados no Nordeste.

Pareceres descritivos da Educação Infantil

Uma aula-vivência, no dia 17 de julho, marcará a entrega dos pareceres descritivos aos pais da Educação Infantil. As reuniões seguem o cronograma abaixo.

7h30min

I2A e I2E Sala D12

I3A e I3E Sala D15

I4A e I4E Sala D14

Reunião com pais dos 9

os

Anos

Às 19h do dia 30 de junho, terça-feira, no Salão Nobre, a Equipe Pedagógica realizará reunião com os pais dos alunos dos 9ºs Anos para esclarecimentos sobre a cerimônia de conclusão do Ensino Fundamental.

Oficinas de espanhol

Estão abertas, até 10 de julho, as inscrições para as Oficinas de Espanhol dirigidas aos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental em nossa Escola. Horários e maiores informações estão disponíveis na Secretaria Acadêmica.

13h25min

I2B e I3B Sala D12

I4B

Sala D15

(8)

TOEFL informa

Em virtude da troca do sistema utilizado pela Escola, não foi possível incluir, no doc. do mês de junho, o valor correspondente ao pagamento da Prova de Proficiência de Inglês, TOEFL. Por esse motivo, o investimento para realização da prova - que é de R$240,00 - deverá ser pago diretamente na Tesouraria da Escola, das 7h30min às 18h, até o dia 30 de junho.

Conselhos de Classe

Alunos dos Níveis 3 e 4 devem ficar atentos aos sábados letivos em que ocorrerão os Conselhos de Classe: no dia 11 de julho – para alunos das turmas F8A, F8B, F8C, F8E, F9A, F9C, F9E, M1E, M1G, M3A, M3C e M3E – e, no dia 15 de agosto, para as turmas F6A, F6B, F6C, F6E, F7A, F7B, F7C, F7E, M1A, M1C, M2A, M2C e M2E.

Os horários de cada turma, assim como as respectivas salas, serão divulgados na próxima semana.

Língua Estrangeira Moderna Opcional

A Equipe Pedagógica comunica a todos os pais e/ou responsáveis por alunos que estejam cursando língua estrangeira opcional (M1 e M2, à tarde ou M3, no 6º tempo) que os resultados do 1º trimestre foram entregues aos estudantes durante a semana, complementando as informações do boletim.

Saída Pedagógica F9C

O lar de idosos Recanto São Francisco, localizado no bairro Belém Velho, zona sul de Porto Alegre, será visitado pelos alunos do F9C no dia 7 de julho. Trata-se de uma atividade de vivência e compartilhamento com os idosos que residem na instituição. A saída, que é uma das atividades desenvolvidas nas aulas de Ação Comunitária, será acompanhada pelo Prof. Pastor Valdemar Schultz. O pagamento do transporte - R$ 14,00 - deve ser efetuado na Tesouraria da Escola, até o dia 2 de julho, quinta-feira.

Clube de Mães

O Clube de Mães agradece por todas as doações de tortas – realizadas pelas turmas I4A, I4B, I4E, F1B, F1D, F2A, F2B, F2E, F2D, F3A, F3B, F3C, F3D, F3F, F4B, F4D, F5B, F5C, F6A, F6B, F6E, F7B, F7C, F8A, M1C, M2A, M2E, M3C e M3E - para a Casa de Chá.

(9)

Festival de música de Teutônia

Quer um bom programa para as férias de julho que já estão chegando? Então, agende o Festival de Música de Teutônia, que acontece de 19 a 23 de julho. Além da diversidade de gêneros musicais – do erudito ao popular – o festival vai oferecer cursos e oficinas de diferentes instrumentos, ministrados por renomados professores de todo o Estado.

Mais informações, assim como a ficha para inscrição dos interessados, podem ser encontradas no site:

http://www.festivaldemusicadeteutonia.com.br/

Exposição Human Bodies

A partir do dia 2 de julho, acontece, no estacionamento do Shopping Iguatemi, a exposição internacional “Human Bodies – Maravilhas do Corpo Humano”. Os alunos dos 8ºs

anos de nossa Escola visitarão a exposição ao retornarem do recesso escolar.

Mais informações sobre a exposição podem ser obtidas no link abaixo.

(10)

Viagem de Estudos ao Canadá – VIESI 2016

A próxima reunião para os pais e alunos que participarão da viagem de estudos para o Canadá em 2016 acontece no dia 2 de julho, às 19h, no Salão Nobre da Unidade Higienópolis. A presença de todos é muito importante, pois serão entregues documentos informativos sobre a viagem.

22º Encontro Nacional de Liderança Jovem da RSE

De 02 a 04 de julho, na Instituição Evangélica de Novo Hamburgo, será realizado o 22º Encontro Nacional de Liderança Jovem da Rede Sinodal de Educação. Seu objetivo é promover um espaço de convivência e despertar a liderança em jovens luteranos que estudam nas Escolas da Rede Sinodal de Educação. O tema versará sobre “Liderança e suas interfaces”. Alunos da Unidade Higienópolis representarão o CEM Pastor Dohms no encontro.

Encontro Regional de Equipes Pedagógicas

No dia 24 de junho, aconteceu em Lajeado, no Colégio Evangélico Alberto Torres, o Encontro Regional de Equipes Pedagógicas, evento promovido pela Rede Sinodal de Educação. Gisele Baller e Vilcia Dietrich da Unidade Zona Norte; Maristela Lagemann da Unidade Taquari; Marcia de Oliveira, Fabiano Medeiros, Stanlei Braun e Daiana Ribeiro da Unidade Higienópolis; Vera Pereira e Aldair Kronbauer da Unidade Zona Sul; Kátlin Dickel da Unidade Alvorada e a Coordenadora Pedagógica Geral, Tânia Lindemann, participaram do encontro.

Reunião de Orientadores Educacionais

Está agendado para o dia 30 de junho, na Unidade Zona Sul, o próximo encontro de orientadores educacionais de todas as Unidades de Ensino.

(11)

Cultos ao entardecer

Todos os sábados, às 18h30min, na Igreja Martin Luther (Rua Cel. Camisão, 30).

Estes encontros comunitários vespertinos querem facilitar e motivar para uma maior participação das pessoas.

Participe!

Culto das crianças

Todos os domingos, no horário do culto, às 9h30min, na Igreja Martin Luther.

Jesus Cristo diz: “deixem que as crianças venham a mim.” Pais, mães, padrinhos e madrinhas: tragam as crianças!

Buffet de sopas

Organizado pelo GEAS – Grupo de Escoteiros Albert Schweitzer Data e horário: 27 de junho, sábado, às 20h30min

Local: Salão de Eventos da Comunidade Martin Luther Rua: Cel. Camisão, 30

Ingressos: R$ 25,00 adulto e R$ 12,00 infantil

Reservas: 33436834 – secretaria, 98351513 (Nilson) e 92419416 (Lívio).

Feijoada

Cardápio: feijoada, arroz, batata doce, couve, laranja, farofa, saladas diversas e sobremesas.

Data: 05 de julho (domingo) Horário: 12h

Ingressos: R$ 30,00 adulto e R$ 15,00 infantil (6 a 12 anos) Local: Salão de Eventos da Comunidade Martin Luther Rua: Cel. Camisão, 30

Referências

Documentos relacionados

8. A pessoa a quem for atribuído o direito de utilização do quiosque, nos termos previstos no ponto anterior, fica obrigada a pagar à Câmara Municipal, no prazo de 5 dias após a

 Avaliar a relação de interpretação da penetração e aspiração laríngea, não apenas com os padrões exibidos na videofluoroscopia e na esofagomanometria,

Em 2001, Taylor demonstrou que esta associação entre as duas doenças era bidirecional, assim, a diabetes não é só um fator de risco para a doença periodontal, esta

Eles saíram pelo mundo conhecido espalhando esta, que eles consideraram uma boa nova, a qualquer pessoa disposta a ouví- los; e se surpreenderam ao descobrir que muitas outras

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

(2019) realizaram um estudo bibliométrico, de um período entre 1991 e 2017, sobre a relação entre as LP e os colchões evidenciando os tipos que são utilizados tal como descritos

Deste modo, o adequado zoneamento e sua observância são fundamentais para a conciliação da preservação ou conservação de espécies, hábitats e paisagens dentre outras e