• Nenhum resultado encontrado

REGIMENTO ELEITORAL. Sumário

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGIMENTO ELEITORAL. Sumário"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

REGIMENTO ELEITORAL

Sumário

1 – OBJETIVOS ... 2

2 – DISPOSIÇÕES GERAIS ... 2

3 – COMISSÃO ELEITORAL ... 3

4 – PRÉ-REQUISITOS PARA CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO E FISCAL ... 5

5 – PRÉ-REQUISITOS PARA DIRETORIA EXECUTIVA ... 6

6 – ETAPAS DO PROCESSO ELEITORAL, PRAZOS, DEFERIMENTO E INDEFERIMENTO DE CHAPAS ... 7

1ª Etapa - Período de Inscrições: ... 7

2ª Etapa - Período de Aprovação e/ou Rejeição das Inscrições ... 10

3ª Etapa - Período para comunicação aos Associados acerca da aprovação ou rejeição de suas inscrições ... 11

4ª Etapa - Período de Publicação dos Nomes dos Eleitos ... 11

7 – PROCEDIMENTOS NA ASSEMBLEIA ... 12

8 – REPOSIÇÃO DE CARGOS VAGOS ... 13

9 – CASOS OMISSOS ... 13

10 – ANEXOS DO REGIMENTO ELEITORAL ... 14

ANEXO 1 – DECLARAÇÕES E AUTORIZAÇÕES ... 14

ANEXO 2 – FICHA CADASTRAL DO BANCO CENTRAL ... 19

ANEXO 3 – DECLARAÇÃO DE PROPÓSITO ... 20

(2)

1 – OBJETIVOS

O presente Regimento Eleitoral visa estabelecer as orientações e os procedimentos a serem observados e cumpridos na eleição dos membros do Conselho de Administração, Fiscal e, Diretoria Executiva da Independência Cooperativa de Crédito, em conformidade com o Estatuto Social, com a Política de Sucessão e com as exigências emanadas pelo Banco Central do Brasil através do Manual das Instituições Financeiras SISORF título 05 (cinco), capítulo 07 (sete) incisos de número 010 (zero dez) até 090 (zero noventa).

Também objetiva complementar a Política de Sucessão da Cooperativa aprovada em Assembleia Geral.

2 – DISPOSIÇÕES GERAIS

2.1 – Não poderão votar na eleição os cooperados que:

(a) tenham sido admitidos após a publicação do edital de convocação;

(b) estejam inadimplentes com o capital social, com suas operações de crédito na própria Cooperativa ou, estejam fazendo uso do adiantamento a depositante;

(c) estejam infringindo qualquer dispositivo do Estatuto Social;

(d) tenham relação empregatícia com própria cooperativa, ou, tendo deixado o emprego, no momento do registro da candidatura, ainda não tenham sido aprovadas as contas do exercício em ocorreu o seu desligamento da Cooperativa e;

(d) se enquadrem nas demais proibições previstas no Estatuto Social e na legislação vigente;

2.2 – A convocação da Assembleia Geral dar-se-á na forma prevista no Estatuto Social da Cooperativa;

(3)

2.3 – A eleição para os cargos de Diretoria Executiva é de exclusiva competência do Conselho de Administração, conforme previsto no Art. 5 da Lei Complementar nº 130/09.

2.4 – O instrumento de registro da eleição, seja Ata de Assembleia Geral ou do Conselho de Administração em se tratando de eleição de Diretoria Executiva, deverá ser devidamente instruído, junto ao Banco Central do Brasil no prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme instruções contidas no Sisorf Titulo 05 (cinco), capítulo 07 (sete);

2.5 – Compete aos associados interessados a comprovação do preenchimento das condições para o exercício de cargos nos órgãos Estatutários, devendo apresentar toda a documentação indicada neste Regimento Eleitoral ou os adicionais solicitados pela Comissão Eleitoral para concluir a inscrição de seu nome em um Chapa ou realizar a inscrição individual, conforme o caso. Os custos com a obtenção das certidões e demais documentos deverá sempre incorrer pelos associados interessados.

3 – COMISSÃO ELEITORAL

3.1 – O processo eleitoral será conduzido por uma Comissão Eleitoral constituída

especificamente para essa finalidade, a cada pleito, por deliberação do Conselho de Administração da Cooperativa, assegurada sua autonomia e independência, reportando-se operacionalmente ao mesmo colegiado.

3.2 – A Comissão Eleitoral será designada pelo Conselho de Administração, com antecedência mínima de 15 (quinze) dias da realização da Assembleia Geral, visando o atendimento de todos os prazos indispensáveis à organização do processo eleitoral.

3.3 – A Comissão será composta por, no mínimo, 03 (três) membros, sendo integrada por cooperados que não componham as chapas ou relação de candidatos, que não tenham sido eleitos para os mandatos estatutários vigentes e nem sejam parentes em linha reta ou colateral até 2º (segundo) grau, dos candidatos ou dos ocupantes de cargos com mandato em curso.

(4)

3.4 – Caberá à Comissão Eleitoral verificar o atendimento aos requisitos legais, estatutários e regimentais necessários à candidatura aos cargos eletivos e outros aspectos relacionados ao processo eleitoral;

3.5 – Eventuais dificuldades, divergências e problemas vinculados ao processo eleitoral, serão avaliados e resolvidos pela Comissão e, se for o caso, merecerão parecer a ser apresentado por ocasião da realização da Assembleia;

3.6 – Se integrante da Comissão Eleitoral concordar com a inclusão de seu nome em quaisquer das chapas concorrentes ou lista de candidatos, deverá renunciar previamente ao cargo para o qual havia sido indicado, o fazendo por escrito antes da ocorrência do aludido fato, sob pena de indeferimento do registro de toda a chapa pela qual tenha pretendido concorrer.

3.7 – Ocorrendo renúncia de integrante da Comissão Eleitoral caberá ao Conselho de Administração designar imediatamente um substituto.

3.8 – A Comissão Eleitoral, em sua primeira reunião, escolherá dentre seus membros aquele que irá exercer o cargo de Coordenador.

3.9 – A Comissão Eleitoral poderá requerer apoio da área administrativa da Cooperativa, para fornecer o material e pessoal necessário para a condução do processo eleitoral.

3.10 – A Área de Controles Internos da Cooperativa irá fiscalizar por meio de documentos e da Ata elaborada pela Comissão Mista se todos os procedimentos pelos quais a Comissão foi criada foram seguidos.

3.11 – Compete a Comissão Eleitoral:

(a) receber e examinar os pedidos de registro de chapas ou de inscrição individual, conforme o caso e, de impugnação que porventura sejam apresentadas, proferindo as competentes decisões;

(b) resolver os incidentes e questionamentos apresentados pelos integrantes das chapas concorrentes ao pleito ou dos candidatos individuais conforme o caso;

(5)

(c) coordenar os procedimentos inerentes à votação e à apuração das eleições;

(d) divulgar com antecedência mínima de 02 (três) dias, da data da eleição, através da fixação em locais visíveis na sede e postos de atendimento da Cooperativa, o nome das chapas concorrentes ao pleito contendo os nomes dos respectivos integrantes, os locais e horários de votação, bem como outros dados que entendam ser pertinentes como a possibilidade de participação remota e procedimentos para votação através de ferramentas adequadas em caso da eleição ocorrer no ambiente de Assembleia Geral Digital.

3.12 – Receber e decidir as impugnações formuladas durante a eleição, e encaminhar os recursos interpostos as suas decisões a Assembleia Geral.

3.13. Todas as decisões da Comissão constarão de ata circunstanciada, que poderá́ ser disponibilizada aos representantes das chapas concorrentes, mediante pedido por escrito.

3.14. A Comissão Eleitoral não terá atribuições na eleição da Diretoria Executiva, uma vez tratar-se de competência exclusiva do Conselho de Administração.

4 – PRÉ-REQUISITOS PARA CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO E

FISCAL

4.1 – Além das condições para o exercício de cargos no Conselho de Administração e

Fiscal que estão dispostas no Estatuto Social e na Política de Sucessão da Cooperativa, os candidatos deverão cumprir as seguintes disposições:

(a) Não se ter valido de sucessivas recomposições de dívidas na Cooperativa, exceto quanto a modalidade de antecipações de recebíveis (desconto de títulos);

(6)

(b) Não fazer uso contínuo do limite de cheque especial ininterruptamente a mais de 180 (cento e oitenta dias);

(c) Ter disponibilidade de tempo para o integral cumprimento das incumbências estatutárias e regimentais;

(d) Não ocupar simultaneamente cargo político-partidário (posto eletivo, nomeado, designado, delegado ou membro de executiva partidária), não tê-lo ocupado no último exercício civil e nem exercer atividade desta natureza enquanto no exercício do cargo;

(e) Especificamente para Conselho Fiscal:

a. Ter certificado de conclusão de curso de formação de Conselheiro Fiscal, com menos de um ano, na data de inscrição, ou firmar compromisso para participar de treinamento específico após a eleição, de formação para Conselheiro Fiscal de Cooperativa de Crédito e os relativos a educação continuada, quando disponibilizados pela Cooperativa;

b. Ter disponibilidade de tempo para participar de, no mínimo, uma reunião mensal a ser realizada durante o horário de expediente da Cooperativa;

c. Ter disponibilidade de tempo para exercer a efetiva fiscalização da Cooperativa, presencialmente ou de forma remota, cobrindo, no mínimo, as principais atividades e processos da Cooperativa.

4.2 – Não poderão candidatar-se a cargos sociais ex-empregados demitidos por justa causa, ex-cooperado eliminado do quadro social da Cooperativa por violação aos normativos oficiais, estatutários, regimentais ou outros internos;

5 – PRÉ-REQUISITOS PARA DIRETORIA EXECUTIVA

São pré-requisitos ao cargo de Diretoria Executiva aqueles elencados no Estatuto Social e na Política de Sucessão da Cooperativa.

(7)

6 – ETAPAS DO PROCESSO ELEITORAL, PRAZOS, DEFERIMENTO E

INDEFERIMENTO DE CHAPAS

6.1 – A primeira reunião da Comissão Eleitoral deverá ocorrer com, no mínimo, 30 (trinta dias de antecedência da realização da Assembleia Geral.

6.2 – Na primeira reunião os integrantes da Comissão deverão estudar o presente Regimento Eleitoral, a Política de Sucessão e as condições para o exercício dos cargos previstos no Estatuto Social estabelecendo o cronograma e agenda de trabalho até a realização da Assembleia Geral.

6.3 – O Processo eleitoral terá duração mínima de 30 (trinta) dias corridos, que antecedem a data de realização da Assembleia Geral, conforme figura ilustrativa abaixo:

6.4 - O Processo Eleitoral será subdividido em 04 (quatro) etapas, sendo: (1ªetapa) período de inscrições; (2ªetapa) Período de Aprovações e Rejeições; (3ªetapa) período das Comunicações aos associados acerca das aprovações e/ou rejeições de suas inscrições e; (4ªetapa) período de publicações dos nomes dos inscritos que permanecerão no site da Cooperativa até a data de realização da Assembleia Geral.

1ª Etapa - Período de Inscrições: Os associados adimplentes e que preencherem as

condições básicas para o exercício de cargos em órgãos Estatutários, terão 16 (dezesseis) dias corridos para providenciarem suas inscrições, mediante chapa completa para Conselho de Administração ou Fiscal, na sede da Cooperativa, dentro do horário de expediente (das 10:00 às 14:00).

(8)

6.5 - Para efetuar a inscrição o responsável pela Chapa deverá realizar a pré-inscrição, em chapa completa para Conselho de Administração ou Fiscal, através do e-mail institucional sede_adm@coopindependencia.com.br contendo o nome da Chapa, a relação dos seus integrantes contendo nome completo, número de matrícula na Cooperativa, endereço completo, com número de telefone para contato e e-mail, os cargos que pretendes concorrer.

6.6 – Os candidatos terão o prazo máximo de 03 (três) dias, contados da data do envio do e-mail contendo a pré-inscrição para entregar fisicamente na Cooperativa as cópias de documentos e dos formulários oficiais devidamente assinados pelos candidatos relacionados na chapa, desde que estes 03 (três) dias não superem o prazo máximo previsto neste Regimento Eleitoral como período de inscrições. Segue a relação de documentos e formulários, abaixo:

• 01 (uma) cópia simples do RG ou documento com foto (CNH) ou CRM etc;

• 01 (uma) cópia da declaração completa do último imposto de renda, com evidência de transmissão à Secretaria da Receita Federal;

• 01 (uma) cópia simples do comprovante de residência, em nome do candidato (conta de água, luz, telefone celular e, telefone fixo). Outros comprovantes de residência, consultar a Cooperativa.

• 01 (uma) cópia das certidões dos 10 (dez) cartórios de protestos de títulos emitida em nome de cada candidato;

• 01 (uma) cópia das certidões dos 10 (dez) cartórios de protestos de títulos emitida em nome das empresas em que os candidatos figurem como sócios administradores ou controladores;

• 01 (uma) cópia de cada certidão de antecedentes criminais de cada candidato, abaixo relacionado:

o Polícia Civil: www.policiacivil.sp.gov.br ou do respectivo local de residência dos últimos 03 (três) anos;

o Justiça Militar Estadual: www.tjmsp.jus.br ou do respectivo estado em que residiu nos últimos 03 (três) anos;

(9)

o Justiça Eleitoral: http://www.tse.jus.br/

o Justiça Militar da União: http://www.stm.jus.br/

• 02 (duas) cópias do formulário de autorizações preenchido por cada candidato e devidamente assinados no modelo do Banco Central do Brasil nº 08.02.30.3 (vide modelo disponibilizado no Anexo 1 deste regimento);

• 01 (uma) cópia da Ficha Cadastral do Banco Central do Brasil para cadastramento dos dados pessoais individuais, junto ao Cadastro Unificado do Banco Central do Brasil (UNICAD), disponibilizado na forma do Anexo 2, devidamente preenchido e assinado; O endereço informado nesta ficha cadastral deverá coincidir com o documento de comprovação de residência. O Banco Central do Brasil poderá aplicar multa a Cooperativa de até R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) para cada dado incorreto registrado no Unicad, que poderá ser repassada ao candidato, a critério da Diretoria Executiva, caso a multa venha a ser aplicada a Cooperativa; • 01 (uma) cópia da Declaração de Propósito (somente para inscrição para cargo

no Conselho de Administração, no modelo nº 8.2.30.5), vide modelo disponível na forma do Anexo 3;

• 01 (uma) cópia do minicurrículo do candidato, enaltecendo as suas experiências na gestão ou administração de empresas. (Somente para Conselho de Administração);

• 01 (uma) cópia simples de eventuais processos judiciais de contestação de eventuais restrições em nome do candidato. As cópias destes eventuais processos deverão ser entregues fisicamente na cooperativa dentro do prazo de inscrições, previstas neste Regimento Eleitoral;

• 01 (uma) via da Declaração de Compromisso de Conselheiro Fiscal, declarando que uma vez eleito se submeterá a treinamentos de formação de Conselheiro Fiscal e a treinamentos de educação continuada para Conselheiro Fiscal, na forma do Anexo4.

6.7 - A pré-inscrição será considerada completa e realizada quando todos os documentos e formulários devidamente assinados forem entregues na sede da Cooperativa, com as devidas assinaturas, dentro do período de inscrição, dentro do horário de expediente.

(10)

6.8 - Os custos com a obtenção dos formulários, das certidões e de envio de documentos para a cooperativa via correio ou motoboy incorrerá por conta dos próprios candidatos, exceto os custos com os relatórios obtidos junto aos órgãos de proteção de crédito (Serasa e etc) que incorrerão pela Cooperativa através de convênio firmado.

2ª Etapa - Período de Aprovação e/ou Rejeição das Inscrições: Nos 05 (cinco) dias

corridos, após o período de inscrições, a Comissão Eleitoral irá analisar a situação individual de cada componente das Chapas pré-inscritas, juntamente com a documentação apresentada e dos relatórios dos órgãos de proteção aos créditos obtidos pela Cooperativa, em nome dos candidato e das empresas em que estes figurarem como sócios administradores e/ou controladores.

6.9 - O registro das Chapas completas será considerada efetivada quando a comprovação das condições para o exercício de cargos em órgãos estatutários for verificada, para cada integrante das chapas, juntamente com a avaliação de toda documentação exigida relacionada neste Regimento Eleitoral.

6.10 - Serão motivos para rejeição das Chapas:

• o envio de informações e documentos fora do prazo estipulado neste Regimento Eleitoral;

• o envio de e-mail contendo a pré-inscrição sem indicação do nome da Chapa ou o nome completo e dados dos seus integrantes; (somente chapas completas seguirão para a fase seguinte da validação e aprovação)

• o não envio de toda documentação física e dos formulários devidamente assinados e dentro do prazo definido, de um ou mais candidatos relacionados na Chapa;

• o registro de associado inscrito na Cooperativa posteriormente a data de publicação do edital como componente de uma Chapa;

• o fornecimento de informação incorreta ou inverídica, verificada posteriormente pela Comissão Eleitoral;

• o recebimento de denúncia feita por associado ou não, devidamente identificado e acompanhado de documentação comprobatória dos motivos da denúncia dentro do prazo de validação das inscrições pela Comissão Eleitoral;

(11)

• Por divergência entre os dados fornecidos na ficha Cadastral do Banco Central do Brasil e o comprovante de endereço, entre outras divergências;

• o não preenchimento das condições legais e Estatutárias para o exercício de cargos em órgãos estatutários;

• Chapas com integrantes inadimplentes na própria Cooperativa, em relação ao capital social ou operações de empréstimos. Consideram-se inadimplentes os associados que estiverem fazendo uso do adiantamento a depositante no período de suas inscrições, ou que possuírem parcelas vencidas em período igual ou superior a 15 (quinze) dias, aqueles que estiverem inadimplentes com seus respectivos cartões de crédito ou se beneficiando de sucessivas renegociações de empréstimos. Para a análise do enquadramento quanto as sucessivas renegociações, não serão consideradas as operações de descontos de títulos que por sua natureza tem semelhança com as operações de renegociação;

• os candidatos inscritos em mais de uma Chapa, todas as chapas em que o mesmo candidato figurar como inscrito serão rejeitadas.

• O registro como candidato do Conselho de Administração e Fiscal, no mesmo processo de eleição, mesmo que em chapas diferentes;

3ª Etapa - Período para comunicação aos Associados acerca da aprovação ou rejeição de suas inscrições: Nos 03 (três) dias corridos após o período de aprovação

ou de rejeição das chapas, a Comissão Eleitoral comunicará aos candidatos, por e-mail, acerca do deferimento ou indeferimento da inscrição de suas respectivas chapas, sempre apontando os motivos, no caso de rejeição, sem expor o nome dos candidatos que não preencheram os critérios para o exercício dos cargos estatutários, responsáveis pelo indeferimento da inscrição completa das Chapas.

4ª Etapa - Período de Publicação dos Nomes dos Eleitos: As inscrições deferidas

serão publicadas no site da Cooperativa e permanecerão até o dia de realização da Assembleia Geral. Somente serão publicadas as inscrições homologadas pela Comissão Eleitoral.

(12)

7 – PROCEDIMENTOS NA ASSEMBLEIA

7.1 – Na hipótese de existência de chapa única, cumpridos os demais dispositivos deste título, a votação ocorrerá durante a própria Assembleia Geral pertinente, podendo dar-se por aclamação, dar-se assim for decidido, o Presidente da Asdar-sembleia fará a proclamação dos eleitos;

7.2 – Havendo votação, a Comissão Eleitoral, conduzirá o procedimento de votação na forma prevista neste Regimento, e fará a apuração dos votos, comunicando, em seguida, o resultado ao Presidente da Assembleia. O processo de apuração dos votos poderá ocorrer através de ferramenta específica, nos casos das Assembleias Gerais Digitais.

7.2.1. Não comparecendo o coordenador da Comissão Eleitoral até 15 (quinze) minutos antes da hora determinada para o início da votação, assumirá a coordenação o membro que estiver presente.

7.2.2. Nenhuma pessoa estranha à Comissão Eleitoral poderá́ intervir durante os trabalhos de votação.

17.3. Será́ proclamada eleita em se tratando de candidatura ao Conselho de Administração e ao Conselho Fiscal, a chapa que tiver obtido a maioria simples dos votos válidos.

7.3.1. Havendo empate de votos, será́ considerada eleita, a chapa cuja cabeça possuir a data de admissão mais antiga na Cooperativa. Caso o empate persista será considerada eleita, a chapa cuja cabeça possuir maior idade.

7.4. Com a proclamação dos eleitos, encerram-se as atribuições da Comissão Eleitoral.

7.5. Após a homologação dos nomes dos eleitos pelo Banco Central do Brasil, estes tomarão posse dos respectivos cargos, responsabilizando-se a partir de então pelos atos que praticarem.

(13)

7.6. A posse dar-se-á́ na primeira reunião do Conselho de Administração ou Fiscal que for realizada após recebida a correspondência do Bacen homologando os nomes dos eleitos.

8 – REPOSIÇÃO DE CARGOS VAGOS

8.1 – A inscrição de candidatos para a reposição de cargos vagos, deverá respeitar os prazos, considerações e as etapas previstas neste Regimento Eleitoral, contudo, as inscrições deverão ocorrer de forma individual;

8.2 – Os candidatos deverão encaminhar e-mail, contendo a sua pré-inscrição e posteriormente providenciar o envio dos documentos e formulários fisicamente e devidamente assinados na sede da cooperativa, dentro do período limite de inscrições.

9 – CASOS OMISSOS

Os casos omissos ou não tratados no presente regimento serão resolvidos à luz do estatuto social da cooperativa e da legislação cooperativista, dirimidos pelo Conselho de Administração.

INDEPENDÊNCIA COOPERATIVA DE CRÉDITO

(14)

10 – ANEXOS DO REGIMENTO ELEITORAL

ANEXO 1 – DECLARAÇÕES E AUTORIZAÇÕES

AO

BANCO CENTRAL DO BRASIL

DEORF/GTBHO

At.: Sr. Marcos Antônio Henriques Pinheiro – Gerente Técnico

DECLARAÇÕES E AUTORIZAÇÕES

DECLARAÇÃO DO ELEITO

Eu, ... (nome do eleito), CPF ..., tendo sido eleito para compor o(a) ...

(citar o órgão estatutário) da ... (citar a instituição), conforme o(a) ... (especificar o tipo

do ato) de ... (citar a data do ato), DECLARO ao Banco Central do Brasil que:

I - sou residente no País;

II - sou associado da instituição para a qual fui eleito e preencho os requisitos

estatutários de associação;

III - não participo da administração nem detenho 5% ou mais do capital de:

-

outras instituições financeiras, exceto cooperativas de crédito;

-

demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil;

-

empresas de fomento mercantil.

2. DECLARO, ainda, em relação às condições para o exercício do cargo

para o qual fui eleito, especificadas nas questões de que tratam os incisos I a VII, o

seguinte:

Observações:

No caso de resposta afirmativa para qualquer um dos itens seguintes, registrar, no

campo “Ocorrências”, a natureza e a situação da ocorrência, bem como, se for o caso,

justificativa para que os fatos não sejam considerados como restritivos para o

cumprimento das condições regulamentares estabelecidas, juntando a esta declaração a

documentação comprobatória que julgar pertinente.

(15)

No caso de ocorrências de mesma natureza relativas ao item III e a processos

administrativos punitivos instaurados pelo Banco Central do Brasil, as justificativas

poderão ser apresentadas em bloco.

No caso de resposta negativa, registrar no campo “Ocorrências”, a expressão “nada a

declarar”.

I - está impedido por lei especial, condenado por crime falimentar, de sonegação fiscal,

de prevaricação, de corrupção ativa ou passiva, de concussão, de peculato, contra a

economia popular, a fé pública, a propriedade ou o Sistema Financeiro Nacional, ou

condenado a pena criminal que vede, ainda que temporariamente, o acesso a cargos

públicos?

Sim ( ) Não ( )

Ocorrências: (detalhar ou informar “nada a declarar”)

II - está declarado inabilitado ou suspenso para o exercício de cargos de conselheiro

fiscal, de conselheiro de administração, de diretor ou de sócio-administrador nas

instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco

Central do Brasil, ou em entidades de previdência complementar, sociedades

seguradoras, sociedades de capitalização, companhias abertas ou entidades sujeitas à

supervisão da Comissão de Valores Mobiliários?

Sim ( ) Não ( )

Ocorrências: (detalhar ou informar “nada a declarar”)

III - responde, pessoalmente ou em relação a qualquer empresa da qual seja controlador

ou administrador, por protesto de títulos, cobranças judiciais, emissão de cheques sem

fundos, inadimplemento de obrigações e outras ocorrências ou circunstâncias análogas?

Sim ( ) Não ( )

Ocorrências: (detalhar ou informar “nada a declarar”)

(16)

Sim ( ) Não ( )

Ocorrências: (detalhar ou informar “nada a declarar”)

V - controlou ou administrou, nos dois anos que antecedem a eleição ou nomeação,

firma ou sociedade objeto de declaração de insolvência, liquidação, intervenção,

falência ou recuperação judicial?

Sim ( ) Não ( )

Ocorrências: (detalhar ou informar “nada a declarar”)

VI - responde, pessoalmente ou em relação a qualquer sociedade da qual tenha sido

controlador ou administrador à época dos fatos, por processo crime ou inquérito

policial?

Sim ( ) Não ( )

Ocorrências: (detalhar ou informar “nada a declarar”)

VII – responde por processo judicial ou administrativo que tenha relação com o Sistema

Financeiro Nacional?

Sim ( ) Não ( )

Ocorrências: (detalhar ou informar “nada a declarar”)

AUTORIZAÇÕES DO ELEITO

3. AUTORIZO, para fins de verificação do atendimento às condições

estabelecidas na regulamentação vigente para o exercício de cargo para o qual fui eleito,

e nos termos do art. 4º do Regulamento Anexo II à Resolução nº

4.122, de 2 de agosto

de 2012:

(17)

a) o Banco Central do Brasil a ter acesso a informações a meu respeito, constantes de

qualquer sistema público ou privado de cadastro e informações, inclusive processos e

procedimentos judiciais ou administrativos e inquéritos policiais

,

para uso exclusivo no

exame do respectivo processo; e

b) a Secretaria da Receita Federal do Brasil a fornecer, ao Banco Central do Brasil,

cópias da “Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda Pessoa Física”, relativas

aos três últimos exercícios, para uso exclusivo no exame do respectivo processo.

DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE E ASSINATURA DO ELEITO

4. ASSUMO integral responsabilidade pela fidelidade das declarações ora

prestadas – ficando o Banco Central do Brasil, desde já, autorizado a delas fazer o uso

que lhe aprouver, nos limites legais, em juízo ou fora dele – e ESTOU CIENTE de que

a falsidade nas declarações ou a omissão de informações poderá acarretar o

indeferimento do pleito ou a posterior revisão da decisão de aprovação, conforme

previsto no art. 5º, inciso II, e no art. 8º, inciso III, da Resolução nº 4.122, de 2 de agosto

de 2012, bem como configurar crime, sujeito à aplicação de sanções legais e

regulamentares.

São Paulo, 10 de setembro de 2020.

Nome e assinatura do eleito

DECLARAÇÃO DA COOPERATIVA

5. A Independência Cooperativa de Crédito, inscrita no CNPJ nº

04.306.351/0001-86, responsabiliza-se pela veracidade das declarações prestadas pelo

eleito e DECLARA:

a)

ter conhecimento dos requisitos legais e regulamentares a que o eleito está sujeito

para o exercício do cargo, bem como das hipóteses de inelegibilidade; e

b)

ter feito pesquisas a respeito do eleito em sistemas públicos e privados de

cadastros e informações e que ele cumpre os requisitos legais e regulamentares

necessários para o exercício do cargo.

(18)

São Paulo, 10 de setembro de 2020

Sr. Sandro Roque

Diretor Administrativo-Financeiro

Sra. Maria do Rosário Silva Brito

Diretor Comercial

(19)

ANEXO 2 – FICHA CADASTRAL DO BANCO CENTRAL

FICHA CADASTRAL DO BANCO CENTRAL DO BRASIL – UNICAD

Nome Completo: Nacionalidade: Profissão:

Número do RG: Órgão Expedidor: Número do CPF:

Título Eleitoral: Casado: (sim ou não)

Nome completo do Cônjuge: Número RG do Cônjuge: CPF do Cônjuge:

Endereço completo: nº Bairro Cidade: Estado:

Complemento: CEP:

e-mail pessoal de contato: Telefones de Contato: Celular 1:

Celular 2: Fixo 1: Fixo 2:

São Paulo, 10 de agosto de 2020.

(20)

ANEXO 3 – DECLARAÇÃO DE PROPÓSITO

AO

BANCO CENTRAL DO BRASIL

DEORF/GTBHO

At. Sr. Marcos Antônio Henriques Pinheiro – Gerente Técnico

DECLARAÇÃO DE PROPÓSITO

Nomes e CPF dos eleitos

DECLARAM, nos termos do art. 6º do Regulamento Anexo II à Resolução nº 4.122, de

2 de agosto de 2012, sua intenção de exercer cargos de administração na

Independência Cooperativa de Crédito – CNPJ 04.306.351/0001-86

ESCLARECEM que eventuais objeções à presente declaração, acompanhadas da

documentação comprobatória, devem ser apresentadas diretamente ao Banco

Central do Brasil, por meio do Protocolo Digital, na forma especificada abaixo, no

prazo de quinze dias contados da divulgação, por aquela Autarquia, de comunicado

público acerca desta, observado que os declarantes podem, na forma da legislação em

vigor, ter direito a vistas do processo respectivo.

Protocolo Digital (disponível na página do Banco Central do Brasil na internet)

Selecionar, no campo “Assunto”: Autorizações e Licenciamentos para Instituições

Supervisionadas e para Integrantes do SPB

Selecionar, no campo “Destino”: o componente do Departamento de Organização do

Sistema Financeiro – Deorf mencionado abaixo

São Paulo, 10 de agosto de 2020.

Nome completo e Assinatura do candidato (Somente para Conselho de Administração)

(21)

ANEXO 4 – DECLARAÇÃO DE COMPROMISSO DE CONSELHEIRO FISCAL

DECLARAÇÃO DE COMPROMISSO DE CONSELHEIRO FISCAL

Eu (nome completo) portador do RG nº xxx e CPF nº yyyy, uma vez eleito ao cargo de Conselheiro Fiscal da Independência Cooperativa de Crédito e Investimento, firmo o presente compromisso de me submeter a treinamento de formação para Conselheiro Fiscal e de educação continuada a ser fornecido pela Cooperativa, nos termos da Política de Sucessão.

São Paulo, 10 de agosto de 2020.

Referências

Documentos relacionados

 1833 - Babbage projetou máquina bastante 1833 aperfeiçoada - Máquina Analítica Máquina Analítica.  podia ser programada através de cartões

O Dirigente Regional de Ensino da Diretoria de Ensino Região de Campinas Leste torna pública a abertura de inscrição para o processo de inscrição, seleção e atribuição de vagas

A COMISSÃO ESPECIAL DE CONCURSO (CEC), nomeada pelo Decreto Municipal n° 298/2012, no uso das atribuições delegadas pelo Prefeito Municipal, TORNA PÚBLICO as seguintes alterações

Tomar medidas para tornar suas cadeias globais de valor mais resilientes requer reconhecimen- to dos riscos quais as empresas estão expostas e alinhar estratégia de mitigação

De todo modo, mais relevante do que uma investigação detalhada sobre as origens dos estudos sobre a metáfora (e uma possível atribuição de mérito ou culpa), nos

Gerar Arquivo de Boleto Importar Arquivo de Boleto Lançamento Avulso Lançamentos em Aberto Visualizar Arquivo de Boleto Cancelamento de Boletos

{\}newline 3o Semestre: 3 UC’s obrigat´ orias num total de 21 ECTS e 1 UC optativa a escolher de entre as indicadas no{\}newline quadro n.o 9 num total de 3 ECTS e UC optativa Livre

ES Panel de control Bandeja PARRILLA Bandeja GRASERA GUÍAS de desliyamiento de las bandejas posición 5 posición 4 posición 3 posición 2 posición 1 Descripción del aparato Vista