• Nenhum resultado encontrado

Carta Mensal Iporanga maio de 2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Carta Mensal Iporanga maio de 2017"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Carta Mensal Iporanga – maio de 2017

1

O fundo Iporanga Macro FIC FIM apresentou rendimento mensal de -2,57% em maio. No acumulado de 2017, o fundo obteve um rendimento de -0,19%.

Mensagem da gestão

O episódio da delação dos controladores da JBS colocou o governo Temer em cheque. Se antes tínhamos um diagnóstico claro e inequívoco quanto à necessidade de reformas e uma certa urgência em aprová-las (mesmo que parcialmente e às custas de impopularidade), agora sobramos apenas com o diagnóstico correto e uma incerteza enorme, não só quanto ao tamanho da reforma possível, mas também quanto ao horizonte de sua aprovação.

Dessa maneira, nosso cenário que era de certo otimismo com o Brasil passa a ser o de cautela. O BCB prudentemente já avisou o mercado que deve diminuir o ritmo de cortes e que mesmo o tamanho do ciclo será dependente dos desenvolvimentos das reformas. No campo dos investimentos, que poderiam impulsionar uma retomada mais forte da economia, enxergamos agora mais cautela. Assim, até que tenhamos mais clareza quanto ao ritmo e profundidade das reformas, preferimos ficar sem posições na parte mais longa da curva de juros. Já no câmbio, gostamos de posições vendidas em USDBRL: o carrego, a taxa favorável entre o passivo externo líquido e o nível de reservas e ainda uma conta corrente melhorando são razões estruturais que justificam a posição. No mercado de bolsa, adotamos uma postura mais conservadora, diminuindo a posição em muitas ações específicas e estabelecemos posições vendidas em índice Bovespa, com algumas proteções via opções.

Brasil

O mês de maio trouxe um divisor de águas para o governo Temer com as divulgações dos áudios da delação premiada de Joesley Batista, da JBS Friboi. A primeira suspeita foi de que Temer havia “comprado o silêncio de Eduardo Cunha” que, apesar de não ter sido confirmada, atingiu o governo de forma contundente. Houve um certo clamor pela renúncia de Temer, que pouco a pouco tem se dissipado pela conclusão de que não há uma opção viável para um novo comando.

(2)

Carta Mensal Iporanga – maio de 2017

2

O governo sofreu algumas baixas como o pedido de demissão de Maria Sílvia (ex-presidente do BNDES) e a saída de Osmar Serraglio como ministro da Justiça. A recusa de Serraglio para assumir o Ministério da Transparência trouxe uma saia justa pois era notória a vontade do governo para que Serraglio aceitasse o cargo.

O COPOM decidiu cortar a taxa de juros em mais 100 bps, chegando aos 10,25% a.a. O comunicado do colegiado sinalizou para uma redução do ritmo de flexibilização na próxima reunião: “Em função do cenário básico e do atual balanço de riscos, o Copom entende que uma redução moderada do ritmo de flexibilização monetária em relação ao ritmo adotado hoje deve se mostrar adequada em sua próxima reunião”.

O IPCA de abril voltou a ficar abaixo da meta pela primeira vez desde agosto de 2010, com alta de 4,08% no acumulado de doze meses. O mercado de trabalho apresentou uma melhora marginal na taxa de desocupação sem ajuste, ao sair de 13,7% e marcar 13,6% no trimestre findo em abril. Apesar dessa notícia positiva, ainda são mais de 14 milhões de pessoas desocupadas. O arrefecimento da inflação tem mantido a renda real do trabalhador estável, que em abril foi de BRL 2.107. O índice de atividade do BCB de março trouxe uma alta trimestral de 1,12% no 1T17, mas que não é suficiente para a saída da atual recessão técnica.

A Nota de Política Fiscal do BCB de abril trouxe um superávit primário mensal de BRL 13 bilhões e uma dívida bruta como porcentagem do PIB de 71,7%. O setor externo apresentou um superávit mensal nas transações correntes de USD 1,1 bilhão (acumulando um déficit USD 19,8 bilhões em doze meses) e a entrada de USD 5,5 bilhões em investimentos diretos no país em abril (acumulando entrada de quase USD 85 bilhões em um ano). O mercado de crédito trouxe queda de 2,2% nas concessões de crédito no ano, e uma inadimplência consolidada de 3,9%, com piora marginal mais uma vez concentrada na quebra por pessoas jurídicas.

(3)

Carta Mensal Iporanga – maio de 2017

3

Estados Unidos

A política de Donald Trump continua com ações nada convencionais. O mês exibiu o presidente americano abrindo fogo contra os carros alemães vendidos nos EUA e retirando o país do acordo climático de Paris. No cenário doméstico, o governo de Trump acumulou mais duas perdas com a saída de James Comey da chefia do FBI e de Michael Dubke da Comunicação da Casa Branca.

Em sua reunião de política monetária, o FOMC decidiu manter a taxa de juros no intervalo de 0,75% - 1,00%. A ata da reunião foi considerada dove, à espera de mais dados que corroborem para uma recuperação da economia no 2T17. O maior risco para a recuperação é uma possível frustração dos planos de gastos fiscais do governo.

A segunda prévia do PIB do 1T17 trouxe uma revisão para cima nos gastos das famílias, fazendo a economia crescer 1,2% no trimestre contra 0,7% da primeira estimativa. O índice de preços (CPI) de abril veio marginalmente abaixo do esperado, com queda na inflação de energia. O índice cheio subiu 0,2% no mês e 2,2% na comparação anual. Já o índice preferencial do FED (PCE) se afastou da meta de 2% em abril ao marcar alta anual de 1,7%. O mercado de trabalho trouxe números fortes com o NonFarm Payrolls marcando adições de 211 mil postos de trabalho e levando a taxa de desemprego de abril para 4,4%, abaixo do nível de equilíbrio de 4,7% calculado pelo FED St. Louis.

Europa

Maio foi um mês cheio de eventos políticos: Emmanuel Macron venceu Marine Le Pen no segundo turno da eleição presidencial na França, o atentado terrorista em Manchester deixou 23 mortos e colocou mais lenha nas eleições inglesas de junho e, na Turquia, o presidente Erdogan acumula ainda mais poder em suas mãos e agora lidera também o Partido AK (antes os presidentes turcos precisavam se desfiliar de seus partidos).

Os discursos dos membros do ECB colocam dúvidas sobre a normalização da política monetária do bloco. Apesar da economia apresentar indicadores positivos, o

(4)

Carta Mensal Iporanga – maio de 2017

4

colegiado ainda não está satisfeito com a recuperação econômica. A falta de altas salariais tem sido o principal argumento para explicar a dinâmica vacilante dos índices de preços.

A segunda prévia para o PIB do 1T17 veio em linha com a primeira estimativa, com altas de 0,5% e de 1,7% nas comparações trimestral e anual, respectivamente. A prévia da inflação de maio trouxe uma desinflação nos preços de energia, fazendo o índice cheio marcar alta anual de 1,4%, depois de marcar 1,9% em abril. A taxa de desocupação caiu e marcou 9,3% em abril e a prévia da atividade de manufatura da Markit marcou 57 pontos, maior índice desde abril de 2011.

China

O Banco Central da China manteve sua política de limitar liquidez no sistema financeiro e indicou que irá atuar de forma discreta também no mercado de câmbio com a utilização de um “fator contra cíclico”. O mês trouxe o rebaixamento da nota de crédito soberano pela Moody’s, que não acredita que as reformas na economia irão prevenir a continuidade da alta do endividamento interno. E durante a conferência da APEC (Asian Pacific Economic Cooperation) houve a discussão de dar continuidade ao Acordo TransPacífico sem a participação dos EUA.

O índice de manufatura da Markit voltou para o território de contração pela primeira vez em onze meses ao marcar 49,6. Em compensação, o índice de manufatura da NBS se manteve na zona de expansão ao apresentar estabilidade em 51,2. Após a deflação mensal de março, os preços voltaram a subir em abril: altas de 0,1% e 1,2% nas comparações mensal e anual, respectivamente. A balança comercial trouxe números abaixo do esperado, mas que continuaram com altas anuais. As exportações subiram 8% enquanto as importações subiram 11,9%.

(5)

Carta Mensal Iporanga – maio de 2017

5

Posições

Câmbio

o Diminuímos posição vendida USDBRL; o Mantivemos posição comprada em Ouro; o Mantivemos posição comprada USDCNY.

Juros

o Fechamos posição aplicada na parte curta dos juros nominais.

Bolsa

o Na parte macro:

• Diminuímos posição comprada no setor financeiro;

• Mantivemos posição comprada em volatilidade de Ibovespa via

opções.

o Na parte micro:

• Reduzimos posição comprada em International Meal Company;

• Reduzimos posição comprada no setor de Utilities, mantendo Sanepar.

(6)

Iporanga Macro FIC FIM

Relatório mensal - maio 2017 Objetivo

Fundo multimercado que tem como objetivo buscar rentabilidade acima do Certificado de Depósito Interbancário - CDI.

Público Alvo

Fundo destinado a investidores em geral, observados os valores mínimos de aplicação inicial, permanência e movimentação constantes no regulamento.

Características Data de Início 23/07/2014 Aplicação Mínima 10.000 Saldo Mínimo 5.000 Movimentação Mínima 5.000 Cota Fechamento Cota Aplicação D+0 Cota Resgate D+5 Liquidação Resgate D+6 Taxa de saída antecipada 10,00%

Taxa de admnistração 2,00% a.a.*

Taxa de performance 20% que exceder a 100% do CDI

Fundo x CDI

* A taxa de administração máxima paga pelo Fundo, englobando a taxa de administração acima e as taxas de administração pagas pelo Fundo nos fundos em que poderá eventualmente investir será de 2,00% a.a.

Calculado desde 07/23/2014 até 05/31/2017.

CDI Fundo

Performance

Número de meses positivos Número de meses negativos

Maior rentabilidade mensal Menor rentabilidade mensal Patrimônio Líquido

Número de meses acima do CDI Número de meses abaixo do CDI Desvio Padrão - média de 40 dias

24 11 19 16 -R$ 61.177.503,59 14,89% 14,44% -8,51% 1,21% 0,79% Rentabilidade anualizada

Patrimônio médio em 12 meses R$ 99.426.701,17 Rentabilidade em 12 meses 5,09% 13,26% Índice de sharpe * 18,17% 13,20% 0,52

Volatilidade anualizada (Desvio padrão - média 40 dias)

Calculado em 05/31/2017. * Calculado desde 07/23/2014 até 05/31/2017.

Rentabilidades (%) * Acum. Ano Dez Nov Out Set Ago Jul Jun Mai Abr Mar Fev Jan 2014 - - - - -0,12% 2,42% -0,18% -4,37% -1,46% 4,70% 0,75% 0,75% %CDI - - - 281% - - - 493% 16% 16% 2015 0,90% 1,68% 14,44% -2,48% 4,49% 0,59% 3,75% 2,31% 10,59% 1,77% 0,94% 2,15% 48,23% 49,35% %CDI 97% 205% 1396% - 456% 55% 319% 208% 956% 160% 89% 185% 365% 264% 2016 0,39% 2,25% 2,36% 0,43% -3,36% 2,22% 5,63% 1,43% -0,93% 3,26% -8,51% 2,74% 7,39% 60,38% %CDI 37% 225% 204% 41% - 191% 508% 118% - 311% - 244% 53% 171% 2017 2,50% 3,32% -1,84% -1,47% -2,57% - - - - -0,19% 60,07% %CDI 230% 383% - - - - - - - - - - - 144%

* Rentabilidade líquida de administração. Performance bruta de impostos.

Rentabilidade Real (%) * Mês Ano

BOLSA -2,55 -3,14 JUROS -0,34 1,55 MOEDAS -0,44 -2,76 CAIXA 0,95 5,06 CUSTO -0,18 -0,89 -0,19 TOTAL -2,57

* Para ativos que utilizam caixa, as rentabilidades são expressas em termos reais (ex CDI).

IFMM DI (Jan19) IBOV USDBRL Fundo Correlações - 30 Dias Fundo 1,00 -0,84 -0,83 0,79 -0,09 USDBRL - 1,00 0,84 -0,88 -0,18 IBOV - - 1,00 -0,85 -0,06 DI (Jan19) - - - 1,00 0,14 IFMM - - - - 1,00

Breakdown - Resultado do fundo - Mês Breakdown - Resultado do fundo - Ano

A IPORANGA INVESTIMENTOS não comercializa nem distribui cotas de Fundos de Investimentos ou qualquer outro ativo financeiro. As informações contidas nesse material são de caráter exclusivamente informativo. Rentabilidade não líquida de impostos. Fundos de investimento não contam com garantia do administrador do fundo, do gestor da carteira, de qualquer mecanismo de seguro ou, ainda, do fundo garantidor de créditos - FGC. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de rentabilidade futura. Ao investidor é recomendada a leitura cuidadosa do prospecto e regulamento do fundo de investimento ao aplicar seus recursos. Este fundo utiliza estratégias com derivativos como parte integrante de sua política de investimento. Tais estratégias, da forma como são adotadas, podem resultar em significativas perdas patrimoniais para seus cotistas. Os fundos de ações podem estar expostos a significativa concentração em ativos de poucos emissores, com os riscos daí decorrentes.

Referências

Documentos relacionados

forficata recém-colhidas foram tratadas com escarificação mecânica, imersão em ácido sulfúrico concentrado durante 5 e 10 minutos, sementes armazenadas na geladeira (3 ± 1

Os supercondutores magnéticos, volantes de inércia e os condensadores são apropriados para aplicações que necessitam de grande potência de saída em pouca

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Apesar dos esforços para reduzir os níveis de emissão de poluentes ao longo das últimas décadas na região da cidade de Cubatão, as concentrações dos poluentes

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

Foi membro da Comissão Instaladora do Instituto Universitário de Évora e viria a exercer muitos outros cargos de relevo na Universidade de Évora, nomeadamente, o de Pró-reitor (1976-

O primeiro passo para introduzir o MTT como procedimento para mudança do comportamento alimentar consiste no profissional psicoeducar o paciente a todo o processo,