• Nenhum resultado encontrado

Dia 06 de Dezembro sexta- feira

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Dia 06 de Dezembro sexta- feira"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Dia 06 de Dezembro – sexta- feira

14:00 às 15:00 h – Abertura – Maria Ercilia Rielli

15:00 às 16:30 h – Acolhimento/ vivência – Grupo de Movimento das 3 Bios 16:30 às 17:00 h – Coffe e Bioarte

17:00 às 19:00 h – Mesa 1: Dimensão Histórico-Ideológica Com: Mario Pablo Fuks, Léia Cardenuto e Claudio Mello Wagner Coordenadora: Luiza Revoredo

19:00 às 20:30 h – Jantar 21:00 h – Formatura

(2)

Dia 07 de Dezembro – Sábado

09:00 às 10:30 h - Oficinas Teórico-Vivenciais (Inscreva-se!) 1- A Flor da Pele: A procura da excitação

Sexualidade é a procura da satisfação e do preenchimento do corpo. Sensualidade é parte do processo sexual. A estimulação da pele e dos órgãos dos sentidos tem um papel importante na excitação sexual ajuda a mobilizar o excesso de energia do organismo, o movimento, a entrega e a satisfação. O oposto é a falta de excitação. Vamos trabalhar a partir dos sentidos na pele para maior compreensão do prazer.

Liane Zink - Psicoterapeuta Corporal, pioneira na introdução da Psicoterapia Corporal

no Brasil. Trainer Internacional e diretora do Instituto de Análise Bioenergética de São Paulo e do Instituto de Biossintese do Brasil.

Edson Galrão de França – Psicoterapeuta corporal e professor, Local Trainer em Análise Bioenergética e Trainer Senior em Biossíntese, Diretor do Cochicho das Águas - Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano.

2- "Pleasure, Anxiety and the Duality of Sex"

Frederic Lowen, Filho de Alexander Lowen, Médico, é Diretor Executivo da Alexander

Lowen Foundation e Administrador da Editora LowenCorp, que detém os direitos autorais de Lowen. A partir de sua antiga parceria com Alexander Lowen, sua

experiência na psicoterapia Bioenergética, workshops and formações desde 1966, Fred procura expandir a visibilidade e consideração do trabalho de Lowen, bem como a utilização da Análise Bioenergética.

3- Sexualidade: angustia e prazer na couraça muscular- histórico de desenvolvimento, fixação e desbloqueio

O trabalho terá o objetivo de mostrar como se dá a formação da couraça muscular em relação a esse par Angustia/Prazer. Será feito uma demonstração e prática de algumas intervenções biofísicas utilizadas na promoção do desbloqueio dessas sensações no processo da orgonoterapia.

(3)

Denise Dessaune: analista reichiana, Formação em Orgonoterapia e Orgonomia pelo

Instituto W.Reich da cidade do México, DF 1978 a 1982.Fundadora do CIO Centro de Investigação Orgonômica W.Reich do Rio de Janeiro 1983 a 1998.Coordenadora do IFP-W. Reich, Rio de janeiro.

4-Sexualidade, a clínica contemporânea

e a teoria de Winnicott - Algumas reflexões.

Neste workshop teórico-vivencial, abordaremos alguns aspectos da sexualidade, que aparecem com frequência na clínica contemporânea: a) aquilo a que Winnicott chama de relação part object, onde a relação com o outro - da ordem da cisão - se dá com uma parte do corpo do outro, e não com a pessoa do outro e seu corpo; b) o uso cada vez mais frenético, compulsivo e fugaz da sexualidade, como uma tentativa, inútil, de tampar e suprir os vazios da existência e os buracos do eu.

José Alberto Cotta é Pós-Doutor do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da USP, Doutor em Psicologia Clínica – USP, Mestre em Psicologia Clínica – PUC/SP, Trainer Internacional da International Foundation for Biosynthesis (IFB) – Heiden, Suíça, Professor do Curso de Pós-Graduação em Acompanhamento Terapêutico da Associação de Acompanhamento Terapêutico – AAT. Tem trabalhos publicados no Brasil e no exterior, participa de seminários e congressos nacionais e internacionais.

5- Percepções sobre a sexualidade contemporânea – trabalhando com diversidades sexuais

Discutir facetas da sexualidade considerando as multiplicidades sexuais contemporâneas. A sexualidade como manifestação e experiência própria da vitalidade através da psicoterapia corporal. A sexualidade do terapeuta como ferramenta para o trabalho com a sexualidade na atualidade.

Paulo Sergio Guimarães de Luna Freire, psicólogo (CRP: 06/48721-1). Especialista

em Psicologia Junguiana (UNICAMP); Mestre em Psicologia Clínica (PUC-Campinas);

Training em Análise Bioenergética (LIGARE); Professor responsável pelo Grupo de

Estudos em Psicanálise do LIGARE; Professor e Supervisor Convidado do Serviço de Pronto Atendimento Psicológico (SAPPE/UNICAMP). Psicoterapeuta com experiência em atendimentos a pessoas adeptas ao poliamor e parafilias.

Samanta Maria Visigalli Martins, psicóloga (CRP: 06/66719). Mestre em Psicologia

Clínica (PUC-Campinas); Training em Análise Bioenergética (LIGARE); Supervisora e docente do Curso de Psicologia do UNISAL; Psicoterapeuta com experiência em atendimentos a adolescentes, adultos e casais com arranjos erótico-afetivos incomuns.

(4)

6- Lugares possíveis de se viver: da feminilidade à maternidade

Nessa apresentação pretendo explorar os atravessamentos sócio históricos daquilo que consideramos feminilidade e do que entendemos como maternidade, apontando os efeitos desses atravessamentos ao longo do tempo na nossa vida, portanto, na nossa prática clínica. Diante dessa proposta, pretendo articular autores da psicanálise do sensível e da clínica dos primórdios com os recursos técnicos da massagem biodinâmica de Gerda Boyesen e da Somatic Experience de Peter Levine.

Solange Frid Patrício: Filósofa (PUC-2003), Mestre em Psicologia Clínica PUC-Rio,

Mestre em Filosofia UERJ, Formação em Terapia de Casal e Família Integrare, Formação em Constelação Familiar C.N. Villaverde, Formação em Psicomotricidade Aucouturier Néctar, Formação em Massagem Biodinâmica e Análise Psico-Orgânica Cebrafapo,

Formação em Arteterapia Lígia Diniz, Formação em Neuropsicoterapia – AEDP, Curso de Formação em Observação de bebês SPRJ, Curso de Formação em Desenvolvimento Infantil SBPRJ, em formação em Somatic Experience SBT Aluna do 2º ano do Curso de Psicologia Biodinâmica do IBPB (Rio de Janeiro).

10::30 às 11::00 h – Coffee e Bioarte

11:00 às 13:00 h – Mesa II – Dimensão Clínica Com: Lucía Barbero Fuks, Liane Zink e Ricardo Rego Coordenadora: Ana Silvia de Paula

13:00 h – Foto no Jardim 13:30 às 16:30 h – Almoço

16:30 às 17:30 h - Comunicações Verbais (Inscreva-se!)

1- Diversidade: um relato de trabalho com grupo terapêutico e de movimento

Relato de experiência terapêutica com os usuários do Centro de Referencia da Diversidade (CRD) no centro da cidade de São Paulo tendo como perspectiva a abordagem da Análise Bioenergética sobre a ótica da diversidade associando grupo terapêutico e grupo de movimento no sentido de desenvolver um espaço de expressão, escuta terapêutica e fortalecimento dos vínculos sociais nesta população potencializando sua inclusão social e discussão dos seus direitos de cidadania.

(5)

Leonardo Maia

Farmacêutico e Terapeuta formado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Aluno regular do 3o ano de Formação Clínica em Análise Bioenergética, pelo Instituto de Análise Bioenergética de São Paulo. Terapeuta Coordenador do grupo de terapia e

movimento aplicado à população do Centro de Referência da Diversidade (CRD).

Cláudia Abude

Psicóloga formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Estudante do 3o ano de Formação Clínica em Análise Bioenergética, pelo Instituto de Análise Bioenergética de São Paulo. Profissional de dança de salão formada no Centro de Dança Jaime Arôxa / SP. Co-terapeuta do grupo de terapia e movimento aplicado à população do Centro de Referência da Diversidade (CRD).

2- Sexualidade, Música e Transe

Pequena reflexão acerca da interação humana profunda, a partir de uma visão acústica e pulsatória do organismo humano e do Universo como um todo.

Paulo de Tarso Tonon – psicoterapeuta corporal, mestre em artes pela USP,

pesquisador do processo formativo e das inter-relações entre arte, saúde e estados de consciência.

3- Abordagem bio-psico-social com trabalhadores do sexo na área central do município de Curitiba

A experiência vivenciada por uma aluna do curso de Biossíntese do LIGARE/Americana, junto aos trabalhadores do sexo da região Central de Curitiba, contou com a

participação do Grupo Dignidade. Estudo do tipo quantitativo descritivo relata o desejo de mudar de sexo.

MARIA DE NAZARÉ CARVALHO NERY, especializada em Saúde Pública, coordenadora

regional do programa de saúde do homem e aleitamento materno da secretaria estadual do Paraná. Ex-docente da Universidade Estadual de Londrina, analista bioenergética, cursando biossíntese pelo Ligare – Americana.

4- O Corpo em movimento na velhice: Um estudo do bem estar subjetivo em um grupo de Idosos do Município de Castelo

Este estudo apresenta o Grupo de Movimento com a população idosa do município de Castelo, E.S., as possíveis transformações na corporeidade dos envolvidos e seus

reflexos nas relações cotidianas e no seu senso de bem-estar. A técnica de intervenção (G.M.) avaliada neste estudo parece ter proporcionado aos idosos parte dos meios

(6)

necessários para que pudessem ter saúde e/ou melhorá-la, exercendo um certo controle sobre seu próprio bem-estar.

Maria Dolores Pinheiro de Souza - Psicoterapeuta Corporal, Coordenadora de Workshops clínicos e de formação desde 1992. Mestre em Saúde Pública, especialista em EPT, Gerontologia Social e Psicoterapia Corporal. Graduada em Psicologia e Artes Plásticas, Professora titular da Associação Educacional de Vitória. Experiente em Psicologia Clínica com ênfase em Psicologia da Saúde, do Envelhecimento e de Grupo. Fundadora e diretora do Instituto Wilhelm Reich-ES. Carlos Antonio dos Santos - Mestre em Educação, Educador físico e Psicólogo, CBT

em Análise Bioenergética, Formado em Psicoterapia Corporal, Especializado em Orientação Educacional – Família e Sociedade, Gestão e Supervisão Educacional, Aperfeiçoamento em Processos Educacionais. Professor do Curso de Formação em Análise Bioenergética – Eco Formação – Cachoeiro de Itapemirim, Gerente do Projeto “Esporte e Cultura na Escola” da S.E.E. do Espírito Santo. Consultório particular.

(Observação: as duas comunicações ocuparão 60 minutos no total, 30 minutos cada uma) 5- 1- Psicologia Biodinâmica e Saúde Pública: uma possibilidade de

transformação social

O objetivo é compartilhar a experiência de introduzir a Psicologia Biodinâmica num contexto de saúde pública em uma Unidade de Saúde da Família em São Paulo-SP através de relatos casos. A clínica sociopolítica de Reich dialoga sexualidade, angústia e prazer com a clínica da psicanálise no corpo de Boyesen, quebrando dicotomias clínicas e potencializando corpos na mudança de realidades de vida e na garantia de direitos.

Auryana Maria Archanjo: Psicóloga, especialista em Saúde Coletiva e Mestre em

Medicina Preventiva, ambos pela Faculdade de Medicina da USP. Aluna do 3º ano do Curso de Psicologia Biodinâmica do IBPB (Grupo 12 – São Paulo).

2- Resgate do contato com o corpo, após tratamento de leucemia

Nessa apresentação, vou falar sobre a importância que a formação em Psicologia

Biodinâmica teve na minha vida profissional e pessoal, ajudando no resgate do contato com meu corpo após o tratamento contra a Leucemia.

Fabiana Tasca: Psicóloga (CRP:05/25845), Psicoterapeuta Corporal Reichiana,

Especialista em EMDR pelo EMDR Institute/EUA. Terapeuta de Crânio-Sacro. Pós-graduada em Saúde Mental pela Santa Casa de Misericórdia do RJ. Especialista em Psicoterapia Corporal de Crianças e Adolescentes. Aluna do 2º ano do Curso de Psicologia Biodinâmica do IBPB (Rio de Janeiro).

(7)

6- Reich e Winnicott - Encontros e desencontros

Essa comunicação tem como objetivo representar zonas de convergência e assinalar pontos divergentes na forma de pensar o desenvolvimento humano destes dois autores, sua relevância na atualidade e algumas implicações clínicas.

Felipe Carnovali é psicólogo clínico com formação em psicoterapia corporal pelo

Instituto de Desenvolvimento Humano Cochicho das Águas, interessado no diálogo entre esses dois autores.

17:30 às 18:00 h – Coffee

18:00 às 20:00 h – Mesa III – Dimensão Social

Henrique J. Leal F. Rodrigues, Edson Galrão de França e Zoca Freire Coordenadora: Maya Hantower

20:00 h – Jantar 22:00 h – Festa

Dia 08 de Dezembro – Domingo

09:30 às 11:00 - Oficinas Teórico-Vivenciais (Inscreva-se!)

1- Proximidade e energia sexuala polaridade entre atenção e paixão em trabalho corporal.

Beate Degen e Florian Eisenhuth

2- Em busca da voz autêntica

Trata-se de uma oficina que visa o autoconhecimento a partir da voz e é realizada com a vivência de exercícios de técnica vocal utilizando a idéia de reintegração de Boadella (1992) pelo desbloqueio da respiração e dos centros das emoções, da retonificação dos músculos e da postura, do vínculo e da expressão individual que constituem a base da Biossíntese.

(8)

Maria Nazaré Rocha de Almeida:Professora de canto da Escola de Música da

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Estudante da formação em Biossíntese do Instituto Brasileiro de Biossíntese em Natal/RN.

3- Mitologia e Biossintese

Trata-se de um trabalho teorico-vivencial que busca inter-relações entre

conceitos chaves da Biossíntese e a Mitologia Greco-Romana ,passando pela mitogia pessoal que nos constitue.

Rogerio Ziotti: Psicólogo Clínico (USP),Psicoterapeuta corporal Ágora,Analista e

Supervisor (IABSP),Psicoterapeuta,Supervisor e Professor em

Biossíntese(OABS),docente da Sociedade Brasileira de Medicina Psicossamática-filial Ribeirão Preto.

4- Vínculo e sexualidade: a arte do encontro

Convidamos para um encontro com nossa afetividade, sexualidade e prazer, criando e recriando vínculos. No nosso dia a dia, com muita pressa e falta de poesia, acabamos vivendo papeis programados, posturas automatizadas e contatos empobrecidos, sobrando pouco espaço para a novidade, o brincar, o encontro com o outro e o

encantamento. O nosso olhar acaba não sendo assertivo, pois é embotado por padrões já estabelecidos e engessados.

Esta oficina pretende CRIAR um espaço relacional que propicie encontros consigo e com o outro, de uma forma lúdica, utilizando o corpo e o olhar. Encontramo-nos através dos vínculos que estabelecemos, no contato com o outro, no exercício de nossos papeis e nos dramas da vida. As nossas experiências vividas são impressas em nossa existência heroica ou aprisionada. As marcas afetivas vitalizam dando sentido e colorido a nossas posturas e aos nossos vínculos.

Liliam Mota: Graduada em Formação de Psicólogos e Licenciatura Plena na Faculdade

Salesiana de Filosofia Ciências e Letras de Lorena – SP, Curso de Equoterapia da Associação Nacional de Equoterapia Brasil (ANDE) – Brasília, Pós-Graduada em Psicomotricidade na Associação Educacional Dom Bosco – Resende - RJ (2005),

Especialista em Psicomotricidade no Centro Anthropos de Desenvolvimento – RJ (2006), Formada em Psicologia Biodinâmica pelo Instituto Brasileiro de Psicologia - SP ( 2012).

Roberto Pin Filho: Graduado em Psicologia pela UNITAU, Psicoterapeuta Corporal

Reichiano, Especialização em Psicologia Biodinâmica Pelo IBPB, ministrou Grupos de Movimento, Professor de Orgonomia do Curso de Biodinâmica de Taubaté.

(9)

5- CONTRATRANSFERÊNCIA SEXUAL CORPORAL

Trabalharemos com dificuldades do terapeuta corporal em lidar com a transferência e contratransferência sexual em situações que exigem aproximação, contato, toque e força. Os participantes terão a oportunidade de vivenciar como cliente e/ou terapeuta exercícios corporais específicos para lidar disfunções sexuais como ejaculação precoce, anorgasmia, falta de desejo, dispareunia, entre outras, de uma forma ética, natural e espontânea utilizando sua própria energia sexual.

Laine M. Alves Pizzi - Fundadora e Diretora do Ligare Centro de Psicoterapia Corporal

– Americana, professora, supervisora e Local Trainer do IABSP. CBT - Certificada em Bioenergética (1993) Trainer Júnior em Biossíntese. Consteladora Sistêmica

Empresarial.

Gustavo Henrique Pontes- Psicólogo, Educador Físico, Especialista em Análise

Bioenergética formado pelo Ligare (CBT), Formado em Biopsicologia, Gestalt-terapia e Transpessoal. Coordenador de grupo de formação no Ligare, Curso de Biossíntese (em formação)

11:15 às 12:15 h – Uma conversa com Fred Lowen - Tributo à Alexander Lowen Com: Liane Zink; Odila Weigand e Rebeca Berger

12:15 às 14:00 h – Sexualidade, Prazer e Angústia: Diálogo das 3 Bios Com: Liane Zink, Odila Weigand e Ricardo Rego.

Referências

Documentos relacionados

visam o ensino de habilidades de compreensão e de produção de textos orais e escritos e o desenvolvimento da competência comunicativa, na proposta curricular da instituição

parameters as total pressure, temperature of the evaporator and bubble pump, total flow rate and also mass fraction concerning the present components on the mixture used to

Embora muitas crianças permanecessem em casa, não tinham tempo para brincar e viver a infância, na medida em que os pais lhes solicitavam ajuda; trabalhavam muitas horas diariamente

A 8ª Conferência Nacional de Saúde (CNS) serve como marco mais importante para as políticas públicas em saúde que temos hoje, considerando que o Brasil é o único país com essa

We postu- lated that, although the insect parasite attack would affect the entire host tree, the impact by galling insects on the host-plant branch attacked by Psittacanthus sp..

Assim, no nado crawl, a coordenação pode ser descrita a partir de três modelos: (i) modelo de oposição, quando um dos membros superiores inicia a puxada exatamente quando o

Pretendo, a partir de agora, me focar detalhadamente nas Investigações Filosóficas e realizar uma leitura pormenorizada das §§65-88, com o fim de apresentar e

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se