• Nenhum resultado encontrado

Caderno de Prova P25. Prefeitura Municipal de São José Secretaria Municipal de Educação. Processo Seletivo Edital 001/2013

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Caderno de Prova P25. Prefeitura Municipal de São José Secretaria Municipal de Educação. Processo Seletivo Edital 001/2013"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Processo Seletivo • Edital 001/2013 http://educasaojose2013.fepese.org.br

Caderno

de Prova

junho

9

9 de junho das 15 às 18 h 3 h de duração* 30 questões

Confira o número que você obteve no ato da inscrição com o que está indicado no cartão-resposta. * A duração da prova inclui o tempo para o preenchimento do cartão-resposta.

Instruções

Para fazer a prova você usará: ƒ este caderno de prova;

ƒ um cartão-resposta que contém o seu nome, número de inscri-ção e espaço para assinatura.

Verifique, no caderno de prova, se:

ƒ faltam folhas e a sequência de questões está correta. ƒ há imperfeições gráficas que possam causar dúvidas.

Comunique imediatamente ao fiscal qualquer irregularidade.

Atenção!

ƒ Não é permitido qualquer tipo de consulta durante a realização da prova.

ƒ Para cada questão são apresentadas 5 (cinco) alternativas dife-rentes de respostas (a, b, c, d, e). Apenas uma delas constitui a resposta correta em relação ao enunciado da questão. ƒ A interpretação das questões é parte integrante da prova, não

sendo permitidas perguntas aos fiscais. ƒ Não destaque folhas da prova.

Ao terminar a prova, entregue ao fiscal o caderno de prova comple-to e o cartão-resposta devidamente preenchido e assinado.

(2)
(3)

1. Qual dos autores abaixo defende a ideia de que o único bom ensino é o que se adianta ao desenvolvimento? a. ( ) Freud

b. ( ) Piaget c. ( ) Skinner d. ( X ) Vigotski e. ( ) Montessori

2. De acordo com a Proposta Curricular de São José, o trabalho docente, nas instituições de educação infantil, demanda que os educadores atuem no sentido de:

1. Promover o desenvolvimento físico, emocio-nal, intelectual e social da criança.

2. Promover a apropriação do conhecimento científico e dos bens culturais produzidos pela humanidade, através de currículo trabalhado de forma interdisciplinar.

3. Promover a apropriação do conhecimento científico e dos bens culturais produzidos pela humanidade, através de currículo trabalhado de forma disciplinar.

4. Promover a apropriação do conhecimento científico e dos bens culturais produzidos pela humanidade, através de currículo trabalhado de forma linear, interdisciplinar e homogênea. 5. Desvelar as desigualdades sociais, trabalhando

com a criança os conflitos existentes, na busca de transformações alicerçadas em um novo relacionamento ético, político e afetivo. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

a. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 4. b. ( ) São corretas apenas as afirmativas 4 e 5. c. ( X ) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5. d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4. e. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.

Legislação e conhecimentos gerais

sobre educação

(14 questões)

3. No artigo 31 da Lei de Diretrizes e Bases da

Educação, consta que na educação infantil a avaliação far-se-á mediante:

a. ( X ) acompanhamento e registro do seu desen-volvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental. b. ( ) acompanhamento e registro do seu desenvol-vimento, com o objetivo de promoção para o ensino fundamental.

c. ( ) acompanhamento e registro quantitativo do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.

d. ( ) registro quantitativo do seu desenvolvimento intelectual, com o objetivo de promoção para o ensino fundamental.

e. ( ) observações e registros fotográficos que comprovem o desenvolvimento intelectual e motor das crianças.

4. A respeito das diversas dimensões humanas que são exploradas na educação infantil, consta nos docu-mentos oficiais do MEC que “as maneiras de andar, correr, arremessar, saltar resultam das interações sociais e da relação dos homens com o meio; são movimentos cujos significados têm sido construídos em função das diferentes necessidades, interesses e possibilidades cor-porais humanas presentes nas diferentes culturas em diversas épocas da história”.

Nesse sentido pode-se dizer que tais movimentos incorporam-se aos comportamentos dos homens, constituindo-se assim numa:

a. ( ) cultura estética. b. ( X ) cultura corporal.

c. ( ) atividade corporal mecânica. d. ( ) atividade corporal condicionada. e. ( ) representação social estereotipada.

(4)

8. No ano de 1998, foi elaborado o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) no contexto da definição dos Parâmetros Curriculares Nacionais que atendiam ao estabelecido no artigo 26 da LDB em relação à necessidade de uma base nacio-nal comum para os currículos.

O RCNEI consiste:

a. ( X ) Num conjunto de referências e orientações pedagógicas.

b. ( ) Num conjunto de normas e leis pedagógicas que constitui base obrigatória à ação docente. c. ( ) Num conjunto de referência e orientações

pedagógicas que constitui base obrigatória à ação docente.

d. ( ) Num documento que não apresenta ele-mentos que possam contribuir com a ação docente.

e. ( ) Num documento elaborado pelos gestores escolares que deve ser seguido obrigatoria-mente pelos professores.

9. De acordo com as Diretrizes da Política Nacional da Educação Infantil é correto dizer que a educação de crianças com necessidades educacionais especiais deve ser realizada:

a. ( ) Por profissionais especializados em clínicas particulares.

b. ( ) Separadamente das demais crianças, assegu-rando-lhes o atendimento educacional espe-cializado mediante avaliação e interação com a família.

c. ( X ) Em conjunto com as demais crianças, assegu-rando-lhes o atendimento educacional espe-cializado mediante avaliação e interação com a família e a comunidade.

d. ( ) Em um espaço educacional especializado fora das instituições de educação infantil mediante avaliação e interação com a família e a comunidade.

e. ( ) Em conjunto com as demais crianças com necessidades especiais, fora das instituições de educação infantil, assegurando-lhes o atendimento educacional especializado mediante avaliação e interação com a família. 5. De acordo com a legislação vigente, a Educação

Infantil é:

a. ( ) Direito da criança e dever da família. b. ( ) Etapa obrigatória da educação básica.

c. ( ) Dever da família e etapa obrigatória da educa-ção básica.

d. ( X ) Direito da criança, opção da família e dever do Estado.

e. ( ) Direito da criança, dever da família e opção do Estado.

6. De acordo com os pressupostos teóricos de Vigotski é correto dizer que:

(1) de desenvolvimento (2) caracteriza o desenvolvimento mental retrospectivamente, e (3) de desenvolvimento (4) caracteriza o desenvolvimento mental prospectivamente.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas numeradas do texto.

a. ( ) (1) A zona ; (2) proximal ; (3) o nível ; (4) potencial b. ( ) (1) A zona ; (2) proximal ; (3) o nível ; (4) real c. ( X ) (1) O nível ; (2) real ; (3) a zona ; (4) proximal d. ( ) (1) O nível ; (2) emocional ; (3) a zona ; (4) real e. ( ) (1) O nível ; (2) potencial ; (3) a zona ; (4) proximal 7. A perspectiva de aprendizagem fundamentada nas ideias do materialismo histórico dialético é denomi-nada de Psicologia: a. ( ) Genética. b. ( ) Relativista. c. ( ) Construtivista. d. ( ) Comportamental. e. ( X ) Histórico-Cultural.

(5)

12. A teoria que fundamenta a prática pedagógica na Proposta Curricular de São José sustenta seus pressu-postos nas ideias de:

a. ( X ) Vigotski e Wallon b. ( ) Vigotski e Skiner c. ( ) Skiner e Wallon d. ( ) Skiner e Freinet e. ( ) Wallon e Montessori

13. Consta na Proposta Curricular de São José que “a organização do trabalho no interior da instituição

baseia-se em diferentes competências e responsabilida-des entre os profissionais, quer sejam membros dirigen-tes, educadores, quer sejam auxiliares e demais profissio-nais envolvidos”.

Nesse sentido é correto dizer que o trabalho do educador:

a. ( ) Está pautado na realização de atividades de ordem cognitiva e disciplinar.

b. ( ) Deve centrar suas ações no processo de desenvolvimento da dimensão intelectual das crianças.

c. ( ) Deve propor situações e estratégias que pos-sam preparar a criança para entrar no ensino fundamental.

d. ( ) Precisa organizar situações para que a criança aprenda a importância da disciplina para melhor aprender os conceitos trabalhados. e. ( X ) Desenrola-se em uma dinâmica que está

vinculada a diferentes instâncias de organi-zação inter e extragrupo, da instituição e da comunidade.

14. Os estudos de Vigotski trazem contribuições fun-damentais para entender o processo de:

a. ( ) Formação corporal do sujeito. b. ( X ) Formação do psiquismo humano. c. ( ) Desenvolvimento biológico do ser. d. ( ) Constituição dos esquemas corporais. e. ( ) Aprendizagem centrada em práticas

espontâneas. 10. A Proposta Curricular de São José apresenta

uma concepção de infância fundamentada em uma perspectiva: a. ( ) Inatista. b. ( X ) Histórica. c. ( ) Biológica. d. ( ) Positivista. e. ( ) Comportamental.

11. Tomando por base as políticas já existentes, as dis-cussões realizadas em torno da elaboração da LDB, as demandas de estados e municípios e tendo em vista suas prioridades, o Ministério da Educação, em 1995, definiu a melhoria da qualidade no atendimento edu-cacional às crianças de 0 a 6 anos como um dos prin-cipais objetivos e, para atingi-lo, apontou as seguintes linhas de ação:

1. Incentivo à elaboração, implementação e avaliação de propostas pedagógicas e curriculares.

2. Fiscalização das ações docentes por meio de relatórios mensais a serem enviados às secre-tarias de educação de cada município. 3. Promoção da formação e da valorização dos

profissionais que atuam nas creches e nas pré-escolas.

4. Definição das atribuições por meio de leis que regulamentam e diferenciam as funções do professor e do auxiliar de sala.

5. Apoio aos sistemas de ensino municipais para assumirem suas responsabilidades com a Educação Infantil.

6. Criação de um sistema de informações sobre a educação da criança de 0 a 6 anos.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

a. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3. b. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 6. c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 4, 5 e 6. d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2, 3, 4 e 5. e. ( X ) São corretas apenas as afirmativas 1, 3, 5 e 6.

(6)

Conhecimentos Específicos

(16 questões)

15. As regras modernas do jogo de xadrez tomaram

forma na Itália, durante o século XVI. A partir daí elas continuaram a ser modificadas até o início do século XIX, quando atingiram a forma atual. Hoje, a Fédération Internationale des Échecs (FIDE), também conhecida como Organização Mundial do Xadrez, define as regras padrão para sua prática.

Considere as jogadas (ou movimentos) listados abaixo: 1. O Roque

2. O En Passant 3. O Xeque 4. A Promoção 5. O Zugzwang

Assinale a alternativa que indica as jogadas (ou movi-mentos) que se referem ao nome dos lances conside-rados especiais. a. ( ) Apenas as jogadas 1, 2 e 3. b. ( X ) Apenas as jogadas 1, 2 e 4. c. ( ) Apenas as jogadas 2, 3 e 4. d. ( ) Apenas as jogadas 3, 4 e 5. e. ( ) Apenas as jogadas 4, 5 e 1.

16. O jogo de xadrez, como conhecemos hoje, pas-sou por inúmeras transformações e quanto à sua ori-gem, os historiadores não possuem um consenso. Dos poucos registros que sustentam a sua origem, uma lenda de origem indiana é considerada, pela maioria dos livros de xadrez, como o surgimento do jogo. Qual dos personagens abaixo é considerado o grande precursor do xadrez, segundo reza essa lenda? a. ( ) Rajá

b. ( ) Vizir c. ( X ) Sissa d. ( ) Caíssa e. ( ) Rajá Balhait

17. As palavras ‘estratégia’ e ‘tática’ são rotineiramente mal compreendidas no ensino do xadrez, o que seria um desperdício de muitas diferenças valiosas con-forme afirmou o GM Garry Kasparov.

Diante desse dilema, qual dos elementos abaixo cons-titui ação estratégica do jogo?

a. ( ) Xeque duplo b. ( ) Aplicar “Garfo” c. ( ) Ciladas de abertura d. ( X ) O valor relativo das peças e. ( ) Efetuar sacrifício de peças

18. Os torneios de xadrez devem ser considerados pelo professor de xadrez como uma ferramenta moti-vadora valiosa para pôr em prática seus ensinamentos didáticos. O Sistema Suíço de emparceiramento é hoje o sistema de disputa mais utilizado nos torneios oficiais de xadrez e outras modalidades de jogos de tabuleiro, onde jogadores ou equipes precisam ser colocados em pares, para enfrentarem-se entre si. Esse sistema tem a vantagem de permitir um grande número de participantes com um número pequeno e determinado de rodadas sem a necessidade de elimi-nar participantes.

Qual dos critérios relacionados abaixo não confere com os procedimentos relacionados ao Sistema Suíço de emparceiramento?

a. ( ) Torneio com número pré-determinado de rodadas.

b. ( ) Dois participantes não se enfrentam mais que uma vez.

c. ( ) Na 1a rodada o emparceiramento dos confron-tos é feito através do rating ou por sorteio. d. ( ) A partir da 2a rodada os participantes com

pontuações iguais são emparceirados. e. ( X ) Caso não seja possível emparceirar jogadores

com o mesmo número de pontos, o confronto será determinado por sorteio entre os concor-rentes com mesma pontuação.

(7)

21. Durante uma partida, o jogador, além de registrar cada uma das jogadas realizadas, pode utilizar uma série de sinais para indicar o tipo de lance que foi realizado.

Associe os símbolos com seus respectivos significados e identifique a ordem correta na sequência.

Coluna 1 Símbolos 1. 0-0-0 2. + 3. ++ 4. e.p. 5. ! 6. !! 7. ? 8. !? 9. ?! 10. ± Coluna 2 Significados ( ) As brancas têm ligeira vantagem ( ) Jogada duvidosa ( ) Jogada ruim

( ) Captura “en passant” ( ) Jogada interessante ( ) Excelente jogada ( ) Xeque-Mate ( ) Roque ( ) Boa jogada ( ) Xeque

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

a. ( ) 1 – 2 – 3 – 4 – 5 – 6 – 7 – 8 – 9 – 10 b. ( ) 2 – 3 – 4 – 6 – 8 – 9 – 1 – 10 – 5 – 7 c. ( ) 7 – 8 – 9 – 4 – 5 – 6 – 3 – 1 – 10 – 2 d. ( ) 8 – 7 – 9 – 4 – 6 – 5 – 3 – 1 – 10 – 2 e. ( X ) 10 – 9 – 7 – 4 – 8 – 6 – 3 – 1 – 5 – 2

22. A maioria dos jogadores de xadrez é alimentada por um conjunto dogmático de regras sobre como se deve e o que não se deve jogar na abertura. As aberturas--surpresa caem como bombas na aparente calma das

aberturas padronizadas desorientando seus oponentes. Qual a denominação da abertura que originou essa miniatura de partida (1.e4 c6 2.d4 d5 3.Cc3 dxe4 4.Cxe4 Cd7 5.De2 Cgf6?? 6.Cd6#)? a. ( ) Giuoco Piano b. ( ) Defesa Siciliana c. ( X ) Defesa Caro-Kan d. ( ) Mate afogado e. ( ) Ruy López 19. O registro de uma partida de xadrez pode ser

realizado através de vários sistemas, recorrendo a abreviaturas e símbolos, cuja normatização é feita pela Federação Internacional de Xadrez (FIDE). Qual das anotações se refere ao sistema utilizado para o regis-tro de um diagrama? a. ( X ) Forsyth b. ( ) Sistema Algébrico c. ( ) Sistema Descritivo d. ( ) Algébrica estendida e. ( ) Algébrica resumida 20. Analise o diagrama abaixo:

Qual das anotações se refere à forma correta de se registrar a posição de jogo exibida no diagrama? a. ( ) c7/5P1R/6P1/2B4D/2p5/1p3Pp1/5p1p/d5r1 b. ( X ) d5r1/5p1p/1p3Pp1/2p5/2B4D/6P1/5P1r/c7 c. ( ) Ca1/f2Rh2/g3/Bc4Dh4/c5/b6f6g6/f7h7/ Da8Rg8 d. ( ) Ca1, Da8, pb6, Bc4, pc5, Pf2, Pf6, pf7, Pg3, pg6, Rg8, Rh2, Dh4, ph7 e. ( ) Bc4, f2, f6, g3, Rh2, Dh4, Dha8, Ca1, b6, c5, f7, Rg8, g6, h7

(8)

25. Através das atividades lúdicas pode-se estimular os alunos, principalmente os mais novos, despertan-do-os para o jogo de xadrez por meio de brincadeiras improvisadas, mas que trazem elementos importantes para o seu desenvolvimentos mental.

Quais das atividades listadas são as mais indicadas para alunos iniciantes entre 6 e 8 anos de idade? a. ( ) Batalha de Peões; Cavalos contra Peões; Jogo

da Velha.

b. ( ) Bispos contra Peões; Cheque Pastor; Jogo da Velha.

c. ( X ) Gato e Rato; Quadrado Mágico; Duelo de Monarcas.

d. ( ) Cavalos contra Peões; Finais de Torre e Rei; Desafio das Damas.

e. ( ) Cavalos Trocados; Corrida do Cavalo; Cavalos contra Peões.

26. A FIDE é reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional como a responsável pela organização do xadrez e dos campeonatos internacionais, assim como pela regulamentação do jogo.

Considerando as regras oficiais vigentes do xadrez, qual das condições relacionadas não corresponde à condição de empate do jogo?

a. ( ) O Rei afogado ou empate por afogamento é uma situação no xadrez onde o enxadrista tem a vez de jogar, não está em xeque, mas não tem movimentos válidos.

b. ( ) O empate pode ocorrer por comum acordo entre os jogadores da partida.

c. ( ) O empate pode ser decretado quando um jogador demonstrar que é possível dar uma série perpétua de xeque ao rei adversário. d. ( X ) A partida se acha empatada, por Empate

Técnico, quando um jogador colocar o rei adversário em xeque 5 vezes seguidas. e. ( ) Sem estar em xeque, o empate pode ocorrer

quando o rei do jogador que deverá jogar não puder efetuar nenhum movimento regulamentar.

23. O xadrez em sala de aula é muito aceito pelos alunos, pois é encarado por eles com um simples jogo ou brincadeira. Com a prática a criança descobrirá que o xadrez vai muito além do que ela imagina, pois ele, além de trabalhar a cognição, traz consigo inúmeras abordagens. Configura-se como uma mistura de jogo, esporte, arte e ciência.

No entanto, na perspectiva didático-pedagógica, como o xadrez é avaliado?

a. ( X ) Uma “Ferramenta” pedagógica que visa com-plementar o xadrez competitivo, correlacio-nando-o com o ensino das demais disciplinas da grade curricular.

b. ( ) Um “Jogo” porque temos um confronto de duas pessoas com mesma quantidade de for-ças, onde um tenta destruir o outro para obter o consagrado sucesso.

c. ( ) Um “Esporte” porque nas competições os oponentes medem seus esforços mentais. O tempo de reflexão é comum entre os jogado-res, pois existe o relógio que define o tempo da partida para ambos.

d. ( ) Uma “Arte” porque as posições que as peças estão às vezes demonstram uma enorme combinação capaz de criar uma composição artística com belas conotações estéticas. e. ( ) Uma “Ciência” porque antes de suas

compe-tições os jogadores terão que estudar suas partidas e de outros jogadores.

24. Segundo Lasker (ex-campeão mundial de xadrez), a missão dos professores de xadrez nas escolas não é tornar o aprendiz um campeão, mas sim valer da educação do xadrez para fazer o aluno pensar por si mesmo.

As características apresentadas acima se referem à seguinte tendência filosófica da educação:

a. ( ) tecnicista b. ( ) libertadora c. ( ) crítico-social d. ( ) conservadora e. ( X ) transformadora

(9)

27. A expressão “zugzwang”, mais conhecida por “zug”, é muito utilizada na termino-logia enxadrística, cujo significado refere-se àquelas posições em que a obrigação de jogar beneficia o adversário. Em outros termos, seriam aquelas posições em que, se as regras de xadrez permitissem, seria preferível “passar” a vez.

Qual dos diagramas representa esse golpe tático poderoso, considerando a vez de jogar das peças brancas?

a. ( )

b. ( X )

c. ( )

d. ( )

(10)

30. Alguns benefícios do xadrez já são conhecidos desde a Idade Média; contudo, só recentemente se tem estudado os seus efeitos na adolescência onde podem ter impactos significativos na cognição e desenvolvimento da aprendizagem. Há cada vez mais escolas no Brasil que oferecerem o xadrez como disci-plina curricular.

Dentre as alternativas abaixo, qual a que não se enquadra como lista correta de benefícios promovi-dos pelo ensino do xadrez?

a. ( ) Atenção, Concentração, Imaginação, Antecipação

b. ( ) Imaginação, Paciência, Autocontrole, Criatividade

c. ( ) Paciência, Autocontrole, Raciocínio analítico, Controle das emoções

d. ( X ) Raciocínio lógico, Soberba, Criatividade, Concentração

e. ( ) Disciplina, Pensamento crítico, Memória, Responsabilidade

28. Analise o diagrama abaixo:

De acordo com a disposição das peças no diagrama, o que seria apropriado afirmar ao aluno?

a. ( X ) Trata-se de um problema clássico de xeque-mate

b. ( ) Trata-se de uma posição originada pela aber-tura do “peão de dama”

c. ( ) Trata-se de um exemplo de posição com des-vantagem para as peças negras

d. ( ) Trata-se de uma posição de “zug” para as brancas

e. ( ) Trata-se de um ataque coordenado de peças ao rei negro

29. Quem foi precocemente o mais vultoso jogador de xadrez da história brasileira e que atualmente se encontra na lista dos top 100 da FIDE?

a. ( ) Rafael Leitão b. ( ) Alexandre Fier c. ( ) Gilberto Milos d. ( ) Giovani Vescovi e. ( X ) Henrique Mecking

(11)
(12)

Referências

Documentos relacionados

Data de nascimento: 21 de novembro de 1859 Nome do pai: Louis Thieme – colono e carpinteiro Nome da mãe: Albertine

Cabe a cada um de nós identificar esses perfis, estimular aqueles que são naturalmente gamechangers ou que desejam assumir essa postura dentro das organizações, treiná- los

Os diversos índices disponíveis na literatura para descrever a diversidade funcional podem ser classificados em índices baseados em grupos funcionais, dissimilaridade funcional

principais responsáveis pela baixa produtividade das culturas. Estes solos exigem a aplicação de corretivos para elevar o seu pH, neutralizar os efeitos dos elementos tóxicos,

1 DADOS REFERENTES ÀS ESCOLAS ESTADUAIS DO CAMPO DO NRE DE.. FRANCISCO BELTRÃO – 2020 1 MUNICÍPIO

Por isso, ao abordar esses conteúdos, o pro- fessor deve permitir que os alunos apresentem suas concepções e deduções, antes de ensinar aqueles conteúdos já

Segundo o Alto Comissariado da Nações Unidas para os Refugiados em Timor Leste (Acnur), morreram mais de vinte pessoas em Betun, perto de Atambua, em Timor Oeste, no início

Entendem os coordenadores da obra que compreender o modo de constituição e a configuração mutante dos sistemas de ensino constitui elemento valoroso para a formação