Caderno de Prova P25. Prefeitura Municipal de São José Secretaria Municipal de Educação. Processo Seletivo Edital 001/2013

Texto

(1)

Processo Seletivo • Edital 001/2013 http://educasaojose2013.fepese.org.br

Caderno

de Prova

junho

9

9 de junho das 15 às 18 h 3 h de duração* 30 questões

Confira o número que você obteve no ato da inscrição com o que está indicado no cartão-resposta. * A duração da prova inclui o tempo para o preenchimento do cartão-resposta.

Instruções

Para fazer a prova você usará: ƒ este caderno de prova;

ƒ um cartão-resposta que contém o seu nome, número de inscri-ção e espaço para assinatura.

Verifique, no caderno de prova, se:

ƒ faltam folhas e a sequência de questões está correta. ƒ há imperfeições gráficas que possam causar dúvidas.

Comunique imediatamente ao fiscal qualquer irregularidade.

Atenção!

ƒ Não é permitido qualquer tipo de consulta durante a realização da prova.

ƒ Para cada questão são apresentadas 5 (cinco) alternativas dife-rentes de respostas (a, b, c, d, e). Apenas uma delas constitui a resposta correta em relação ao enunciado da questão. ƒ A interpretação das questões é parte integrante da prova, não

sendo permitidas perguntas aos fiscais. ƒ Não destaque folhas da prova.

Ao terminar a prova, entregue ao fiscal o caderno de prova comple-to e o cartão-resposta devidamente preenchido e assinado.

(2)
(3)

1. Qual dos autores abaixo defende a ideia de que o único bom ensino é o que se adianta ao desenvolvimento? a. ( ) Freud

b. ( ) Piaget c. ( ) Skinner d. ( X ) Vigotski e. ( ) Montessori

2. De acordo com a Proposta Curricular de São José, o trabalho docente, nas instituições de educação infantil, demanda que os educadores atuem no sentido de:

1. Promover o desenvolvimento físico, emocio-nal, intelectual e social da criança.

2. Promover a apropriação do conhecimento científico e dos bens culturais produzidos pela humanidade, através de currículo trabalhado de forma interdisciplinar.

3. Promover a apropriação do conhecimento científico e dos bens culturais produzidos pela humanidade, através de currículo trabalhado de forma disciplinar.

4. Promover a apropriação do conhecimento científico e dos bens culturais produzidos pela humanidade, através de currículo trabalhado de forma linear, interdisciplinar e homogênea. 5. Desvelar as desigualdades sociais, trabalhando

com a criança os conflitos existentes, na busca de transformações alicerçadas em um novo relacionamento ético, político e afetivo. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

a. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 4. b. ( ) São corretas apenas as afirmativas 4 e 5. c. ( X ) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5. d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4. e. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.

Legislação e conhecimentos gerais

sobre educação

(14 questões)

3. No artigo 31 da Lei de Diretrizes e Bases da

Educação, consta que na educação infantil a avaliação far-se-á mediante:

a. ( X ) acompanhamento e registro do seu desen-volvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental. b. ( ) acompanhamento e registro do seu desenvol-vimento, com o objetivo de promoção para o ensino fundamental.

c. ( ) acompanhamento e registro quantitativo do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.

d. ( ) registro quantitativo do seu desenvolvimento intelectual, com o objetivo de promoção para o ensino fundamental.

e. ( ) observações e registros fotográficos que comprovem o desenvolvimento intelectual e motor das crianças.

4. A respeito das diversas dimensões humanas que são exploradas na educação infantil, consta nos docu-mentos oficiais do MEC que “as maneiras de andar, correr, arremessar, saltar resultam das interações sociais e da relação dos homens com o meio; são movimentos cujos significados têm sido construídos em função das diferentes necessidades, interesses e possibilidades cor-porais humanas presentes nas diferentes culturas em diversas épocas da história”.

Nesse sentido pode-se dizer que tais movimentos incorporam-se aos comportamentos dos homens, constituindo-se assim numa:

a. ( ) cultura estética. b. ( X ) cultura corporal.

c. ( ) atividade corporal mecânica. d. ( ) atividade corporal condicionada. e. ( ) representação social estereotipada.

(4)

8. No ano de 1998, foi elaborado o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) no contexto da definição dos Parâmetros Curriculares Nacionais que atendiam ao estabelecido no artigo 26 da LDB em relação à necessidade de uma base nacio-nal comum para os currículos.

O RCNEI consiste:

a. ( X ) Num conjunto de referências e orientações pedagógicas.

b. ( ) Num conjunto de normas e leis pedagógicas que constitui base obrigatória à ação docente. c. ( ) Num conjunto de referência e orientações

pedagógicas que constitui base obrigatória à ação docente.

d. ( ) Num documento que não apresenta ele-mentos que possam contribuir com a ação docente.

e. ( ) Num documento elaborado pelos gestores escolares que deve ser seguido obrigatoria-mente pelos professores.

9. De acordo com as Diretrizes da Política Nacional da Educação Infantil é correto dizer que a educação de crianças com necessidades educacionais especiais deve ser realizada:

a. ( ) Por profissionais especializados em clínicas particulares.

b. ( ) Separadamente das demais crianças, assegu-rando-lhes o atendimento educacional espe-cializado mediante avaliação e interação com a família.

c. ( X ) Em conjunto com as demais crianças, assegu-rando-lhes o atendimento educacional espe-cializado mediante avaliação e interação com a família e a comunidade.

d. ( ) Em um espaço educacional especializado fora das instituições de educação infantil mediante avaliação e interação com a família e a comunidade.

e. ( ) Em conjunto com as demais crianças com necessidades especiais, fora das instituições de educação infantil, assegurando-lhes o atendimento educacional especializado mediante avaliação e interação com a família. 5. De acordo com a legislação vigente, a Educação

Infantil é:

a. ( ) Direito da criança e dever da família. b. ( ) Etapa obrigatória da educação básica.

c. ( ) Dever da família e etapa obrigatória da educa-ção básica.

d. ( X ) Direito da criança, opção da família e dever do Estado.

e. ( ) Direito da criança, dever da família e opção do Estado.

6. De acordo com os pressupostos teóricos de Vigotski é correto dizer que:

(1) de desenvolvimento (2) caracteriza o desenvolvimento mental retrospectivamente, e (3) de desenvolvimento (4) caracteriza o desenvolvimento mental prospectivamente.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas numeradas do texto.

a. ( ) (1) A zona ; (2) proximal ; (3) o nível ; (4) potencial b. ( ) (1) A zona ; (2) proximal ; (3) o nível ; (4) real c. ( X ) (1) O nível ; (2) real ; (3) a zona ; (4) proximal d. ( ) (1) O nível ; (2) emocional ; (3) a zona ; (4) real e. ( ) (1) O nível ; (2) potencial ; (3) a zona ; (4) proximal 7. A perspectiva de aprendizagem fundamentada nas ideias do materialismo histórico dialético é denomi-nada de Psicologia: a. ( ) Genética. b. ( ) Relativista. c. ( ) Construtivista. d. ( ) Comportamental. e. ( X ) Histórico-Cultural.

(5)

12. A teoria que fundamenta a prática pedagógica na Proposta Curricular de São José sustenta seus pressu-postos nas ideias de:

a. ( X ) Vigotski e Wallon b. ( ) Vigotski e Skiner c. ( ) Skiner e Wallon d. ( ) Skiner e Freinet e. ( ) Wallon e Montessori

13. Consta na Proposta Curricular de São José que “a organização do trabalho no interior da instituição

baseia-se em diferentes competências e responsabilida-des entre os profissionais, quer sejam membros dirigen-tes, educadores, quer sejam auxiliares e demais profissio-nais envolvidos”.

Nesse sentido é correto dizer que o trabalho do educador:

a. ( ) Está pautado na realização de atividades de ordem cognitiva e disciplinar.

b. ( ) Deve centrar suas ações no processo de desenvolvimento da dimensão intelectual das crianças.

c. ( ) Deve propor situações e estratégias que pos-sam preparar a criança para entrar no ensino fundamental.

d. ( ) Precisa organizar situações para que a criança aprenda a importância da disciplina para melhor aprender os conceitos trabalhados. e. ( X ) Desenrola-se em uma dinâmica que está

vinculada a diferentes instâncias de organi-zação inter e extragrupo, da instituição e da comunidade.

14. Os estudos de Vigotski trazem contribuições fun-damentais para entender o processo de:

a. ( ) Formação corporal do sujeito. b. ( X ) Formação do psiquismo humano. c. ( ) Desenvolvimento biológico do ser. d. ( ) Constituição dos esquemas corporais. e. ( ) Aprendizagem centrada em práticas

espontâneas. 10. A Proposta Curricular de São José apresenta

uma concepção de infância fundamentada em uma perspectiva: a. ( ) Inatista. b. ( X ) Histórica. c. ( ) Biológica. d. ( ) Positivista. e. ( ) Comportamental.

11. Tomando por base as políticas já existentes, as dis-cussões realizadas em torno da elaboração da LDB, as demandas de estados e municípios e tendo em vista suas prioridades, o Ministério da Educação, em 1995, definiu a melhoria da qualidade no atendimento edu-cacional às crianças de 0 a 6 anos como um dos prin-cipais objetivos e, para atingi-lo, apontou as seguintes linhas de ação:

1. Incentivo à elaboração, implementação e avaliação de propostas pedagógicas e curriculares.

2. Fiscalização das ações docentes por meio de relatórios mensais a serem enviados às secre-tarias de educação de cada município. 3. Promoção da formação e da valorização dos

profissionais que atuam nas creches e nas pré-escolas.

4. Definição das atribuições por meio de leis que regulamentam e diferenciam as funções do professor e do auxiliar de sala.

5. Apoio aos sistemas de ensino municipais para assumirem suas responsabilidades com a Educação Infantil.

6. Criação de um sistema de informações sobre a educação da criança de 0 a 6 anos.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

a. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3. b. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 6. c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 4, 5 e 6. d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2, 3, 4 e 5. e. ( X ) São corretas apenas as afirmativas 1, 3, 5 e 6.

(6)

Conhecimentos Específicos

(16 questões)

15. As regras modernas do jogo de xadrez tomaram

forma na Itália, durante o século XVI. A partir daí elas continuaram a ser modificadas até o início do século XIX, quando atingiram a forma atual. Hoje, a Fédération Internationale des Échecs (FIDE), também conhecida como Organização Mundial do Xadrez, define as regras padrão para sua prática.

Considere as jogadas (ou movimentos) listados abaixo: 1. O Roque

2. O En Passant 3. O Xeque 4. A Promoção 5. O Zugzwang

Assinale a alternativa que indica as jogadas (ou movi-mentos) que se referem ao nome dos lances conside-rados especiais. a. ( ) Apenas as jogadas 1, 2 e 3. b. ( X ) Apenas as jogadas 1, 2 e 4. c. ( ) Apenas as jogadas 2, 3 e 4. d. ( ) Apenas as jogadas 3, 4 e 5. e. ( ) Apenas as jogadas 4, 5 e 1.

16. O jogo de xadrez, como conhecemos hoje, pas-sou por inúmeras transformações e quanto à sua ori-gem, os historiadores não possuem um consenso. Dos poucos registros que sustentam a sua origem, uma lenda de origem indiana é considerada, pela maioria dos livros de xadrez, como o surgimento do jogo. Qual dos personagens abaixo é considerado o grande precursor do xadrez, segundo reza essa lenda? a. ( ) Rajá

b. ( ) Vizir c. ( X ) Sissa d. ( ) Caíssa e. ( ) Rajá Balhait

17. As palavras ‘estratégia’ e ‘tática’ são rotineiramente mal compreendidas no ensino do xadrez, o que seria um desperdício de muitas diferenças valiosas con-forme afirmou o GM Garry Kasparov.

Diante desse dilema, qual dos elementos abaixo cons-titui ação estratégica do jogo?

a. ( ) Xeque duplo b. ( ) Aplicar “Garfo” c. ( ) Ciladas de abertura d. ( X ) O valor relativo das peças e. ( ) Efetuar sacrifício de peças

18. Os torneios de xadrez devem ser considerados pelo professor de xadrez como uma ferramenta moti-vadora valiosa para pôr em prática seus ensinamentos didáticos. O Sistema Suíço de emparceiramento é hoje o sistema de disputa mais utilizado nos torneios oficiais de xadrez e outras modalidades de jogos de tabuleiro, onde jogadores ou equipes precisam ser colocados em pares, para enfrentarem-se entre si. Esse sistema tem a vantagem de permitir um grande número de participantes com um número pequeno e determinado de rodadas sem a necessidade de elimi-nar participantes.

Qual dos critérios relacionados abaixo não confere com os procedimentos relacionados ao Sistema Suíço de emparceiramento?

a. ( ) Torneio com número pré-determinado de rodadas.

b. ( ) Dois participantes não se enfrentam mais que uma vez.

c. ( ) Na 1a rodada o emparceiramento dos confron-tos é feito através do rating ou por sorteio. d. ( ) A partir da 2a rodada os participantes com

pontuações iguais são emparceirados. e. ( X ) Caso não seja possível emparceirar jogadores

com o mesmo número de pontos, o confronto será determinado por sorteio entre os concor-rentes com mesma pontuação.

(7)

21. Durante uma partida, o jogador, além de registrar cada uma das jogadas realizadas, pode utilizar uma série de sinais para indicar o tipo de lance que foi realizado.

Associe os símbolos com seus respectivos significados e identifique a ordem correta na sequência.

Coluna 1 Símbolos 1. 0-0-0 2. + 3. ++ 4. e.p. 5. ! 6. !! 7. ? 8. !? 9. ?! 10. ± Coluna 2 Significados ( ) As brancas têm ligeira vantagem ( ) Jogada duvidosa ( ) Jogada ruim

( ) Captura “en passant” ( ) Jogada interessante ( ) Excelente jogada ( ) Xeque-Mate ( ) Roque ( ) Boa jogada ( ) Xeque

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

a. ( ) 1 – 2 – 3 – 4 – 5 – 6 – 7 – 8 – 9 – 10 b. ( ) 2 – 3 – 4 – 6 – 8 – 9 – 1 – 10 – 5 – 7 c. ( ) 7 – 8 – 9 – 4 – 5 – 6 – 3 – 1 – 10 – 2 d. ( ) 8 – 7 – 9 – 4 – 6 – 5 – 3 – 1 – 10 – 2 e. ( X ) 10 – 9 – 7 – 4 – 8 – 6 – 3 – 1 – 5 – 2

22. A maioria dos jogadores de xadrez é alimentada por um conjunto dogmático de regras sobre como se deve e o que não se deve jogar na abertura. As aberturas--surpresa caem como bombas na aparente calma das

aberturas padronizadas desorientando seus oponentes. Qual a denominação da abertura que originou essa miniatura de partida (1.e4 c6 2.d4 d5 3.Cc3 dxe4 4.Cxe4 Cd7 5.De2 Cgf6?? 6.Cd6#)? a. ( ) Giuoco Piano b. ( ) Defesa Siciliana c. ( X ) Defesa Caro-Kan d. ( ) Mate afogado e. ( ) Ruy López 19. O registro de uma partida de xadrez pode ser

realizado através de vários sistemas, recorrendo a abreviaturas e símbolos, cuja normatização é feita pela Federação Internacional de Xadrez (FIDE). Qual das anotações se refere ao sistema utilizado para o regis-tro de um diagrama? a. ( X ) Forsyth b. ( ) Sistema Algébrico c. ( ) Sistema Descritivo d. ( ) Algébrica estendida e. ( ) Algébrica resumida 20. Analise o diagrama abaixo:

Qual das anotações se refere à forma correta de se registrar a posição de jogo exibida no diagrama? a. ( ) c7/5P1R/6P1/2B4D/2p5/1p3Pp1/5p1p/d5r1 b. ( X ) d5r1/5p1p/1p3Pp1/2p5/2B4D/6P1/5P1r/c7 c. ( ) Ca1/f2Rh2/g3/Bc4Dh4/c5/b6f6g6/f7h7/ Da8Rg8 d. ( ) Ca1, Da8, pb6, Bc4, pc5, Pf2, Pf6, pf7, Pg3, pg6, Rg8, Rh2, Dh4, ph7 e. ( ) Bc4, f2, f6, g3, Rh2, Dh4, Dha8, Ca1, b6, c5, f7, Rg8, g6, h7

(8)

25. Através das atividades lúdicas pode-se estimular os alunos, principalmente os mais novos, despertan-do-os para o jogo de xadrez por meio de brincadeiras improvisadas, mas que trazem elementos importantes para o seu desenvolvimentos mental.

Quais das atividades listadas são as mais indicadas para alunos iniciantes entre 6 e 8 anos de idade? a. ( ) Batalha de Peões; Cavalos contra Peões; Jogo

da Velha.

b. ( ) Bispos contra Peões; Cheque Pastor; Jogo da Velha.

c. ( X ) Gato e Rato; Quadrado Mágico; Duelo de Monarcas.

d. ( ) Cavalos contra Peões; Finais de Torre e Rei; Desafio das Damas.

e. ( ) Cavalos Trocados; Corrida do Cavalo; Cavalos contra Peões.

26. A FIDE é reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional como a responsável pela organização do xadrez e dos campeonatos internacionais, assim como pela regulamentação do jogo.

Considerando as regras oficiais vigentes do xadrez, qual das condições relacionadas não corresponde à condição de empate do jogo?

a. ( ) O Rei afogado ou empate por afogamento é uma situação no xadrez onde o enxadrista tem a vez de jogar, não está em xeque, mas não tem movimentos válidos.

b. ( ) O empate pode ocorrer por comum acordo entre os jogadores da partida.

c. ( ) O empate pode ser decretado quando um jogador demonstrar que é possível dar uma série perpétua de xeque ao rei adversário. d. ( X ) A partida se acha empatada, por Empate

Técnico, quando um jogador colocar o rei adversário em xeque 5 vezes seguidas. e. ( ) Sem estar em xeque, o empate pode ocorrer

quando o rei do jogador que deverá jogar não puder efetuar nenhum movimento regulamentar.

23. O xadrez em sala de aula é muito aceito pelos alunos, pois é encarado por eles com um simples jogo ou brincadeira. Com a prática a criança descobrirá que o xadrez vai muito além do que ela imagina, pois ele, além de trabalhar a cognição, traz consigo inúmeras abordagens. Configura-se como uma mistura de jogo, esporte, arte e ciência.

No entanto, na perspectiva didático-pedagógica, como o xadrez é avaliado?

a. ( X ) Uma “Ferramenta” pedagógica que visa com-plementar o xadrez competitivo, correlacio-nando-o com o ensino das demais disciplinas da grade curricular.

b. ( ) Um “Jogo” porque temos um confronto de duas pessoas com mesma quantidade de for-ças, onde um tenta destruir o outro para obter o consagrado sucesso.

c. ( ) Um “Esporte” porque nas competições os oponentes medem seus esforços mentais. O tempo de reflexão é comum entre os jogado-res, pois existe o relógio que define o tempo da partida para ambos.

d. ( ) Uma “Arte” porque as posições que as peças estão às vezes demonstram uma enorme combinação capaz de criar uma composição artística com belas conotações estéticas. e. ( ) Uma “Ciência” porque antes de suas

compe-tições os jogadores terão que estudar suas partidas e de outros jogadores.

24. Segundo Lasker (ex-campeão mundial de xadrez), a missão dos professores de xadrez nas escolas não é tornar o aprendiz um campeão, mas sim valer da educação do xadrez para fazer o aluno pensar por si mesmo.

As características apresentadas acima se referem à seguinte tendência filosófica da educação:

a. ( ) tecnicista b. ( ) libertadora c. ( ) crítico-social d. ( ) conservadora e. ( X ) transformadora

(9)

27. A expressão “zugzwang”, mais conhecida por “zug”, é muito utilizada na termino-logia enxadrística, cujo significado refere-se àquelas posições em que a obrigação de jogar beneficia o adversário. Em outros termos, seriam aquelas posições em que, se as regras de xadrez permitissem, seria preferível “passar” a vez.

Qual dos diagramas representa esse golpe tático poderoso, considerando a vez de jogar das peças brancas?

a. ( )

b. ( X )

c. ( )

d. ( )

(10)

30. Alguns benefícios do xadrez já são conhecidos desde a Idade Média; contudo, só recentemente se tem estudado os seus efeitos na adolescência onde podem ter impactos significativos na cognição e desenvolvimento da aprendizagem. Há cada vez mais escolas no Brasil que oferecerem o xadrez como disci-plina curricular.

Dentre as alternativas abaixo, qual a que não se enquadra como lista correta de benefícios promovi-dos pelo ensino do xadrez?

a. ( ) Atenção, Concentração, Imaginação, Antecipação

b. ( ) Imaginação, Paciência, Autocontrole, Criatividade

c. ( ) Paciência, Autocontrole, Raciocínio analítico, Controle das emoções

d. ( X ) Raciocínio lógico, Soberba, Criatividade, Concentração

e. ( ) Disciplina, Pensamento crítico, Memória, Responsabilidade

28. Analise o diagrama abaixo:

De acordo com a disposição das peças no diagrama, o que seria apropriado afirmar ao aluno?

a. ( X ) Trata-se de um problema clássico de xeque-mate

b. ( ) Trata-se de uma posição originada pela aber-tura do “peão de dama”

c. ( ) Trata-se de um exemplo de posição com des-vantagem para as peças negras

d. ( ) Trata-se de uma posição de “zug” para as brancas

e. ( ) Trata-se de um ataque coordenado de peças ao rei negro

29. Quem foi precocemente o mais vultoso jogador de xadrez da história brasileira e que atualmente se encontra na lista dos top 100 da FIDE?

a. ( ) Rafael Leitão b. ( ) Alexandre Fier c. ( ) Gilberto Milos d. ( ) Giovani Vescovi e. ( X ) Henrique Mecking

(11)
(12)

Imagem

Referências

temas relacionados :