• Nenhum resultado encontrado

ATA DA REUNIÃO DA CONGREGAÇÃO DA ESCOLA DE VETERINÁRIA DA UFMG, REALIZADA NO DIA 16 DE DEZEMBRO DE 2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ATA DA REUNIÃO DA CONGREGAÇÃO DA ESCOLA DE VETERINÁRIA DA UFMG, REALIZADA NO DIA 16 DE DEZEMBRO DE 2015"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

1 ATA DA REUNIÃO DA CONGREGAÇÃO DA ESCOLA DE VETERINÁRIA DA UFMG,

REALIZADA NO DIA 16 DE DEZEMBRO DE 2015

Às oito horas e quarenta e três minutos do dia dezesseis de dezembro de dois mil e quinze, na sala de Reuniões “Prof. Eduy Catão”, reuniu-se a Congregação da Escola de Veterinária da UFMG, sob a presidência do Senhor Diretor, Professor Renato de Lima Santos, com a presença dos seguintes membros: Professores Joana Ribeiro da Glória, Coordenadora do Colegiado de Coordenação Didática do Curso de Medicina Veterinária; Daniela Chemim de Melo Hoyos, Subcoordenadora do Colegiado de Coordenação Didática do Curso de Aquacultura; Roberto Maurício Carvalho Guedes, Subcoordenador do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal; Ronald Kennedy Luz, Coordenador do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia; Eliane Gonçalves de Melo, Chefe do Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinárias; Henrique César Pereira Figueiredo, Chefe do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva; Marcelo Resende de Souza, Subchefe do Departamento de Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal; Ricardo Reis e Silva, Subchefe do Departamento de Zootecnia; Afonso de Liguori Oliveira, Representante da Unidade junto ao Conselho Universitário; Antônio de Pinho Marques Júnior, Representante da Unidade junto ao CEPE; Ângela Maria Quintão Lana, Francisco Carlos Faria Lobato, Cléia Batista Dias Ornellas, Benito Soto Blanco (suplente), Lilian Viana Teixeira, Helton Mattana Saturnino, Maristela Silveira Palhares e Natália de Melo Ocarino (suplente), Representantes do Corpo Docente; os Servidores Técnicos Administrativos Graciela Kunrath Lima, Márcia Elisa de Rezende Fortini (suplente), Wemerson Alves de Alcântara (suplente) e Mardelene Geisa Rezende, Representantes dos Servidores Técnicos Administrativos. Justificaram a ausência os Professores Álan Maia Borges, Diretor do Hospital Veterinário; Leonardo José Camargos Lara, Diretor da Fazenda Experimental Prof. Hélio Barbosa. Não justificaram a ausência o Professor Andrey Pereira Lage, Representante do Corpo Docente. Encontra-se em licença médica a Professora Ana Luiza Costa Cruz Borges, Representante do Corpo Docente. Estava em gozo de férias a Professora Sandra Gesteira Coelho, Vice-Diretora da Escola de Veterinária da UFMG. Secretariou a sessão a Secretária Geral da Escola de Veterinária, Cássia Juliana de Souza Monteiro.

PAUTA DO DIA:

(2)

2 2. Apreciar Ata da Reunião de Congregação realizada em 25 de novembro de 2015.

3. Homenagem aos servidores aposentados, Prof. José Aurélio Garcia Bergmann e Sr. Sebastião Joventino Pinto.

4. Homologação de projetos de prestação de serviços:

a) “Pleuropneumonia e pausteurelose suínas”, coordenado pelo Prof. Roberto Maurício Carvalho Guedes, aprovado pela Câmara do DCCV em 16/11/2015, com parecer favorável da Comissão de Análise de Projetos em 24/11/2015 e aprovado ad referendum da Congregação em 02/12/2015;

b) “Treinamento do corpo técnico da empresa Pifpaf a respeito de linfadenite, Lawsonia intracellularis e coleta e envio de material para laboratório”, coordenado pelo Prof. Roberto Maurício Carvalho Guedes, aprovado pela Câmara do DCCV em 16/11/2015, com parecer favorável da Comissão de Análise de Projetos em 24/11/2015 e aprovado ad referendum da Congregação em 02/12/2015.

5. Homologar aprovação de minuta de convênio entre a UFMG/Escola de Veterinária e o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Minas gerais – CRMV-MG, aprovado ad referendum da Congregação em 24/11/2015.

6. Apreciar projeto de prestação de serviços “Cursos: Coleta e remessa de material para diagnóstico de Doenças de Peixes e Sanidade de animais aquáticos, com foco em piscicultura”, coordenado pelo Prof. Carlos Augusto Gomes Leal, aprovado pela Câmara do DMVP em 17/11/2015 e com parecer favorável da Comissão de Análise de Projetos em 09/12/2015.

7. Apreciar Progressão Funcional do Prof. Fabiano Alvim Barbosa, do nível III para o nível IV, da classe de Adjunto, aprovado ad referendum da Câmara do DZOO em 23/10/2015.

8. Apreciar Parecer de Avaliação Final de Estágio Probatório da Profa. Kelly Moura Keller, aprovado pela Câmara do DMVP em 17/11/2015.

9. Apreciar Parecer de Avaliação Final de Estágio Probatório do Prof. Carlos Augusto Gomes Leal, aprovado pela Câmara do DMVP em 17/11/2015.

10. Apreciar Planos de Trabalho para parcerias de pesquisa UFMG/Empresas Myleus Análises Genéticas AS e Myleus Pesquisa e Desenvolvimento Ltda. dos projetos intitulados “Método e Kit para identificação molecular de estrongolídeos gastrointestinais de ruminantes” e “Identificação genética de espécies em produtos cárneos”, vinculados ao INCT Informação

(3)

3 Genético-Sanitária da Pecuária Brasileira, aprovado ad referendum da Câmara do DZOO em 23/11/2015.

11. Apreciar manifestações dos Departamentos sobre a adequação de itens e da pontuação estabelecida para os mesmos nos "Parâmetros e Indicadores aplicados na avaliação docente para fins de progressão e promoção na Escola de Veterinária da UFMG", aprovados na reunião de Congregação realizada aos 22/10/2015, em especial aqueles onde está mencionado que a pontuação será “a critério da Câmara Departamental”.

12. Apreciar “Proposta de Normas para utilização do Espectrômetro de Massas no Centro de Excelência em Monitoramento de Multiresíduos”, aprovada pela Câmara do DMVP.

13. Indicação de 03 (três) nomes de membros da Comunidade da Escola de Veterinária, para integrarem o Dicionário Biográfico da UFMG.

14. Apreciar recurso interposto pela Sra. Christiane Maria Barcellos Magalhães da Rocha contra decisão da Câmara do DMVP que não acolheu recurso contra suposto ato ilegal praticado pela Comissão Examinadora do Concurso Público para provimento de uma vaga de Professor Adjunto A, no Departamento de Medicina Veterinária Preventiva, área Epidemiologia Veterinária, Edital nº 312/2015.

15. Discussão para esclarecimentos e definições a respeito do recesso de final de ano.

Após verificação do quórum, o Professor Renato de Lima Santos cumprimentou a todos e deu início à reunião, seguindo a ordem do dia: 1. Comunicações: a) Em reunião realizada em 1º de dezembro de 2015, o CEPE acolheu os recursos do Sr. Leonardo de Rago Nery Alves e da Sra. Andressa da Silva Formigoni, reintegrando-os ao Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da Escola de Veterinária da UFMG; b) Em viagem aos EUA, o Prof. Renato de Lima Santos conversou com a Presidente da Associação Americana das Faculdades de Medicina Veterinária a respeito da intenção da Escola de Veterinária da UFMG de se certificar junto à AVMA (American Veterinary Medical Association), sendo ela muito receptiva à ideia; c) Sobre as diversas reclamações de infestação de escorpiões, o Diretor da Unidade informou que, como apoio da FEPE, será feito combate a escorpiões e roedores, no início do mês de janeiro de 2016; d) Na data de ontem, o Conselho Universitário aprovou a resolução que regula a jornada de 30hs, na UFMG, e algumas Unidades farão implantação piloto. 2. Apreciar Ata da

Reunião de Congregação realizada em 25 de novembro de 2015: após discussão, a ata foi

(4)

4

Garcia Bergmann e Sr. Sebastião Joventino Pinto: Com a presença dos dois homenageados,

o Prof. Renato de Lima, primeiramente, fez discurso de agradecimento, pelos serviços prestados, ao Prof. José Aurélio, relembrando a vida acadêmica a profissional do mesmo. Em seguida, o Prof. Renato fez discurso em homenagem ao Sr. Sebastião Joventino, agradecendo-o por seus préstimos à instituição. O Diretor da Unidade franqueou a palavra aos homenageados. Devido à emoção, o Sr. Sebastião Joventino declinou do convite a pronunciar-se, apenas agradecendo pela homenagem recebida. Fazendo uso da palavra, o Prof. José Aurélio discursou, agradecendo pela homenagem e pelos bons anos que passou nesta instituição e presenteou a Unidade com cópia de seu Memorial, para ser arquivado junto à Biblioteca. Em seguida, o Diretor franqueou a palavra aos demais membros do colegiado. Com a palavra, o Prof. Francisco Lobato agradeceu aos homenageados pelo convívio e companheirismo e, em nome da Profa. Zélia Lobato, leu uma carta desta em homenagem ao Prof. José Aurélio. Outros membros também proferiram palavras de agradecimento aos homenageados, pelos vários anos de serviços prestados com dedicação a esta instituição. Ao final, o Prof. Renato de Lima mencionou os nomes de todos os servidores que ingressaram na Unidade, no ano de 2015, quais sejam: Eduardo Bastianetto – Professor do DMVP; Érica Azevedo Costa – Professora do DMVP; Maria Isabel Maldonado Coelho Guedes – Professora do DMVP; Aline Fernanda de Paula – Enfermeira do HV; Mônica Esselin de Sousa Lino – Farmacêutica do HV; Carina Silva de Paula – Farmacêutica do HV; Cynthia Medeiros de Oliveira – Administradora do HV; Uibirá Tupinambás do Amaral – Administrador da Fazenda de Igarapé; Cibele Miranda Araújo de Andrade – Assistente em Administração da Pós Zootecnia; Carlos Henrique de Araújo Dutra – Técnico em Agropecuária da Fazenda de Igarapé; Daniely Roberta Santos dos Reis – Auxiliar em Administração do DCCV. 4. Homologação de projetos de prestação de serviços: a) “Pleuropneumonia e pausteurelose suínas”, coordenado pelo Prof. Roberto Maurício Carvalho Guedes, aprovado pela Câmara do DCCV em 16/11/2015, com parecer favorável da Comissão de Análise de Projetos em 24/11/2015 e aprovado ad referendum da Congregação em 02/12/2015: homologado com a abstenção do Prof. Roberto Guedes; b) “Treinamento do corpo técnico da empresa Pifpaf a respeito de linfadenite, Lawsonia intracellularis e coleta e envio de material para laboratório”, coordenado pelo Prof. Roberto Maurício Carvalho Guedes, aprovado pela Câmara do DCCV em 16/11/2015, com parecer favorável da Comissão de Análise de Projetos em 24/11/2015 e aprovado ad referendum da Congregação em 02/12/2015:

(5)

5

homologado com a abstenção do Prof. Roberto Guedes. 5. Homologar aprovação de minuta

de convênio entre a UFMG/Escola de Veterinária e o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Minas gerais – CRMV-MG, aprovado ad referendum da Congregação em 24/11/2015: após amplo debate, o item foi homologado por unanimidade. 6. Apreciar projeto de prestação de serviços “Cursos: Coleta e remessa de material para diagnóstico de Doenças de Peixes e Sanidade de animais aquáticos, com foco em piscicultura”, coordenado pelo Prof. Carlos Augusto Gomes Leal, aprovado pela Câmara do DMVP em 17/11/2015 e com parecer favorável da Comissão de Análise de Projetos em 09/12/2015: item aprovado por

unanimidade. 7. Apreciar Progressão Funcional do Prof. Fabiano Alvim Barbosa, do nível III

para o nível IV, da classe de Adjunto, aprovado ad referendum da Câmara do DZOO em 23/10/2015: após apreciação, a progressão foi aprovada por unanimidade. 8. Apreciar Parecer de Avaliação Final de Estágio Probatório da Profa. Kelly Moura Keller, aprovado pela Câmara do DMVP em 17/11/2015: após manifestação do Chefe do DMVP, ratificando o bom desempenho da docente, o parecer foi aprovado por unanimidade. 9. Apreciar Parecer de Avaliação Final de Estágio Probatório do Prof. Carlos Augusto Gomes Leal, aprovado pela Câmara do DMVP em 17/11/2015: após apreciação e ratificação do Chefe do Departamento, no que tange ao bom desempenho do docente, o item foi aprovado por unanimidade. 10. Apreciar Planos de Trabalho para parcerias de pesquisa UFMG/Empresas Myleus Análises Genéticas AS e Myleus Pesquisa e Desenvolvimento Ltda. dos projetos intitulados “Método e Kit para identificação molecular de estrongolídeos gastrointestinais de ruminantes” e “Identificação genética de espécies em produtos cárneos”, vinculados ao INCT Informação Genético-Sanitária da Pecuária Brasileira, aprovado ad referendum da Câmara do DZOO em 23/11/2015: Em discussão, a Sra. Graciela pediu esclarecimentos sobre a diferença entre convênio e prestação de serviços, questionando qual caso abrange cada modalidade, ao que o Prof. Renato de Lima respondeu, informando que qualquer projeto de pesquisa que envolva financiamento de origem privada deve ser objeto de convênio entre a UFMG e a empresa, mesmo que tal projeto não envolva prestação de serviços. Caso tal projeto envolva prestação de serviços, além do convênio, deverá ter o devido trâmite, inclusive com a devida avaliação pela Comissão pertinente. Em votação, o item foi aprovado por unanimidade. 11. Apreciar manifestações dos Departamentos sobre a adequação de itens e da pontuação estabelecida para os mesmos nos "Parâmetros e Indicadores aplicados na avaliação docente para fins de

(6)

6 progressão e promoção na Escola de Veterinária da UFMG", aprovados na reunião de Congregação realizada aos 22/10/2015, em especial aqueles onde está mencionado que a pontuação será “a critério da Câmara Departamental”: Prof. Renato passou a palavra ao Prof. Afonso de Liguori que presidiu a comissão encarregada de elaborar os parâmetros. O Prof. Afonso esclareceu que alguns pontos deveriam ter sido definidos pelas Câmaras Departamentais e que isto foi solicitado no email enviado pela Diretoria, mas os departamentos não responderam conforme solicitado. Por solicitação dos membros, o item foi retirado de

pauta e a comissão presidida pelo Prof. Afonso fará proposta de pontuação, que será levada na

próxima reunião de Congregação. 12. Apreciar “Proposta de Normas para utilização do Espectrômetro de Massas no Centro de Excelência em Monitoramento de Multiresíduos”, aprovada pela Câmara do DMVP: Chegaram à Diretoria da Unidade apenas as manifestações do DCCV e do DZOO. Desta forma, o Prof. Renato de Lima sugeriu que o item fosse retirado

de pauta e voltasse na próxima reunião, já com a consolidação das sugestões dos

departamentos, sendo previamente distribuída a todos os membros do colegiado. A sugestão do Prof. Renato foi acolhida por todos. 13. Indicação de 03 (três) nomes de membros da Comunidade da Escola de Veterinária, para integrarem o Dicionário Biográfico da UFMG: após amplo debate, a Congregação chegou aos seguintes nomes, que, por decisão, foram escolhidos dentre membros já falecidos da comunidade: Prof. Leônidas Machado Magalhães,

Prof. Francisco Megale e Prof. José de Alencar Carneiro Viana. Ressalta-se que, por

decisão, o último nome foi escolhido por sorteio, entre os nomes do Prof. Francisco Megale e do Prof. José Maria Lamas. Os membros solicitaram registro em ata que diversos nomes foram levantados, todos merecedores de tal honraria, mas a restrição de apenas três nomes impossibilitou que todos fossem agraciados. Dentre os vários nomes lembrados, constam os Professores Homero Abílio Moreira, Wander de Assis Tavares, Eduy Catão, José Britto Figueiredo, Geraldo Gonçalves Carneiro, Hélio Barbosa, Mário Souza Couto Barbosa, Osmane Hipólito, Teófilo André da Costa Cruz, Antônio Vieira Machado e Edalmo Souza Couto. Para redigir as justificativas que acompanharão os nomes escolhidos, foram indicados os Professores Antônio de Pinho Marques Júnior, Francisco Lobato e Helton Mattana Saturnino. 14. Apreciar recurso interposto pela Sra. Christiane Maria Barcellos Magalhães da Rocha contra decisão da Câmara do DMVP que não acolheu recurso contra suposto ato ilegal praticado pela Comissão Examinadora do Concurso Público para provimento de uma vaga de Professor Adjunto A, no

(7)

7 Departamento de Medicina Veterinária Preventiva, área Epidemiologia Veterinária, Edital nº 312/2015: Por terem sido membros da banca examinadora do concurso em foco, os Professores Henrique, Marcelo e Ângela se retiraram da reunião. Com a palavra, a Profa. Cléia, relatora do recurso, falou sobre o histórico do processo e os fatos que levaram a seu voto pelo indeferimento do recurso (parecer anexo). Com a palavra, o Prof. Francisco falou sobre sua participação como relator do parecer sobre o recurso impetrado na instância da Câmara Departamental e, novamente, defendeu sua posição favorável ao acolhimento do recurso. A Sra. Graciela solicitou sua retirada da reunião por ter que participar de uma banca naquele momento, tendo sua solicitação acolhida, a Sra. Graciela se retirou do recinto. A Profa. Joana solicitou que contasse em ata que a banca examinadora do concurso em foco não praticou qualquer ato ilegal e que, conforme parecer da Profa. Cléia, a referida banca cumpriu todo o edital do concurso. Após amplo debate, o Prof. Renato Lima colocou em votação o Parecer da Profa. Cléia Ornellas, relatora do recurso, que votou pelo indeferimento do recurso. Os votos

foram assim contabilizados: 03 (três) votos a favor do parecer; 11 (onze) votos contrários ao parecer, 05 (cinco) abstenções. Desta forma, a Congregação decidiu pelo não acolhimento

do parecer da relatora. Em seguida, a Congregação decidiu pela anulação do Concurso Público para provimento de uma vaga de Professor Adjunto A, no Departamento de Medicina Veterinária Preventiva, área Epidemiologia Veterinária, Edital nº 312/2015. 15. Discussão para esclarecimentos e definições a respeito do recesso de final de ano: Tendo em vista comunicado do Reitor, que instituiu o recesso no Natal e no Ano Novo, os Representantes do TAEs, que haviam solicitado o presente item de pauta, solicitaram a retira do mesmo, por perda do objeto a ser discutido. Atendendo à solicitação, o Prof. Renato de Lima retirou o item de pauta. Finalizados os itens de pauta, o Presidente da Sessão passou à análise dos itens FORA de

PAUTA, quais sejam, 1) Apreciar parecer final de avaliação de estágio probatório do Prof.

Henrique César Pereira Figueiredo, aprovado pela Câmara do DMVP em 17/11/2015: após discussão, o item foi aprovado por unanimidade; 2) Apreciar parecer final de avaliação de estágio probatório da Profa. Suzane Lilian Beier, aprovado pela Câmara do DCCV em 11/12/2015: uma vez apreciado, o parecer foi aprovado por unanimidade; 3) Apreciar parecer final de avaliação de estágio probatório do Prof. Benito Soto Blanco, aprovado pela Câmara do DCCV em 11/12/2015: item aprovado com a abstenção do Prof. Benito; 4) Apreciar solicitação de orçamento complementar aos Projetos Olimpíadas 2016 nº 1802 e 278 FEPE, a

(8)

8 ser submetido ao Ministério dos Esportes, aprovado pela Câmara do DMVP em 23/11/2015: após amplo debate, o tem foi aprovado com 08 (oito) votos a favor, 02 (dois) votos contrários e 08 (oito) abstenções. Sobre as abstenções, a Professora Maristela Palhares solicitou que conste em ata que se absteve por não se sentir confortável com a destinação final que será dada aos equipamentos adquiridos com os recursos do projeto em foco, no que foi seguida pelo Prof. Renato de Lima com a mesma declaração de voto; 5) Apreciar progressão funcional da Profa. Eliane Gonçalves de Melo, do nível III para o nível IV, da classe de associado, aprovado pela Câmara do DCCV em 11/12/2015: após apreciação, o item foi aprovado com a abstenção da

Profa. Eliane. Finalizados todos os itens de pauta e fora de pauta, o Presidente da Sessão

agradeceu a todos o empenho durante o ano de 2015, que foi um ano particularmente difícil, tendo em vista a crise pela qual o país passa. Nada mais havendo a tratar, o Professor Renato de Lima Santos declarou encerrada a reunião, da qual eu, Cássia Juliana de Souza Monteiro, na qualidade de Secretária Geral da Escola de Veterinária, lavrei a presente ata, que dato e assino, após ser assinada pelo Presidente da Sessão e demais membros da Congregação da Escola de Veterinária da UFMG. Belo Horizonte, 16 de dezembro 2015.

Referências

Documentos relacionados

Preenchimento, por parte dos professores, do quadro com os índices de aproveitamento (conforme disponibilizado a seguir). Tabulação dos dados obtidos a partir do

Neste capítulo foram descritas: a composição e a abrangência da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro; o Programa Estadual de Educação e em especial as

O presente trabalho objetiva investigar como uma escola da Rede Pública Municipal de Ensino de Limeira – SP apropriou-se e utilizou o tempo da Hora de

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

O construto estilo e qualidade de vida é explicado pelos seguintes indicadores: estilo de vida corrido realizando cada vez mais trabalho em menos tempo, realização

Acrescenta que “a ‘fonte do direito’ é o próprio direito em sua passagem de um estado de fluidez e invisibilidade subterrânea ao estado de segurança e clareza” (Montoro, 2016,

patula inibe a multiplicação do DENV-3 nas células, (Figura 4), além disso, nas análises microscópicas não foi observado efeito citotóxico do extrato sobre as

Contemplando 6 estágios com índole profissionalizante, assentes num modelo de ensino tutelado, visando a aquisição progressiva de competências e autonomia no que concerne