• Nenhum resultado encontrado

CONTROLE DA QUALIDADE INDUSTRIAL E A INDÚSTRIA 4.0

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONTROLE DA QUALIDADE INDUSTRIAL E A INDÚSTRIA 4.0"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

CONTROLE DA QUALIDADE

(2)

ÍNDICE

INTRODUÇÃO

COMO O CONTROLE

DE QUALIDADE

INDUSTRIAL VAI

FUNCIONAR NO

FUTURO?

(3)

Já falamos aqui no blog sobre controle de qualidade industrial no post “Qualidade da linha de produção: sua empresa mantém excelência em todas as etapas?”. Nele, explicamos a importân-cia de verificar a efetividade dos processos a cada etapa da linha de produção. A realização de testes funcionais é fundamental para garantir a total efetividade do trabalho. Afinal, um erro não detectado a tempo pode ser replicado para todas as peças se-guintes. Porém, o resultado dessa operação depende da aplica-ção de metodologias específicas que estão sujeitas às verifica-ções de cada indústria. Apesar de extremamente necessário,esse processo é complexo, caro e sujeito a erros. Porém, no futuro, a verificação tende a ser automatizada e integrada aos conceitos da indústria 4.0, ou seja, a gestão de erros se tornará autônoma e qualquer erro de conformidade poderá ser identificado imedia-tamente. Veja com detalhes como isso funciona:

(4)

COMO O

CONTROLE DE

QUALIDADE

INDUSTRIAL VAI

FUNCIONAR NO

FUTURO?

(5)

A indústria 4.0 é o nome dado ao novo ciclo da in-dústria que usa a tecnologia da informação para gerir o chão de fábrica. A tendência é que a partir do mo-mento que sejam aplicados esses conceitos, todos os processos se tornem mais precisos e a intervenção humana seja mais estratégica e menos operacional. Essa mudança de paradigmas está mais evidente em países da Europa e nos EUA. A Alemanha, berço do conceito, tem diversas indústrias que trabalham nes-sa premisnes-sa - considerada como catalizadora da cha-mada “quarta revolução industrial”.

No Brasil, empresas que desejam atingir a excelên-cia e concorrer de igual para igual com mercados es-trangeiros precisam ficar atentas e começar a fazer adaptações em seus processos produtivos. Em pouco tempo, o que é novidade passará a ser corriqueiro e aqueles que não se adequaram no momento certo passarão a não conseguir mais ganhar mercado.

Separamos algumas consequências dessa mudança de lógica para o controle de qualidade industrial, tais como:

(6)

Na prática, a verificação em tempo real da indústria 4.0 é feita por meio de sensores instalados no maqui-nário, chão de fábrica, esteiras etc. Todos os dados são coletados e imediatamente articulados com o obje-tivo de monitorar o controle de qualidade industrial. Além de ser vantajoso pela precisão, realizar esse pro-cesso detalhado é importante porque dispensa a ne-cessidade de verificar a efetividade final, já que esse monitoramento pode ser feito de forma integral em todas as etapas.

VERIFICAÇÕES

(7)

1 2

Na indústria 4.0 os erros decorrentes do processo produtivo se aproximam a zero, já que o produto foi verificado em cada etapa de sua fabricação. Fora a qualidade, o benefício mais evidente é a economia de recursos por quatro motivos:

REDUÇÃO DE ERROS

A maioria das indústrias gasta tempo e dinheiro com retrabalho. É quase inevitável. A interação entre máquinas e pessoas é harmônica, mas não é efetiva o tempo todo. Como sabemos, criar processos de verificação que ocorram etapa a etapa ajudam a identificar esses erros assim que ocorram, a fim de que eles não sejam replicados para as etapas seguintes. Mesmo assim, nem sempre essa é a garantia de um trabalho 100% bem feito. Na indústria 4.0 essa relação é bem diferente. As verificações não só ocorrem etapa a etapa, elas acontecem o tempo todo e de forma muito mais detalhada. Sensores, aparelhos de raio x e outras tecnologias cuidarão para que nada saia do programado.

Contratar pessoas para uma linha de produção envolve custos, encargos e uma grande estrutura. No futuro, as máquinas farão parte operacional do trabalho e os seres humanos ficarão encarregados de processos mais estraté-gicos e menos operacionais. É uma tendência geral e ine-vitável. Essa reportagem publicada pela revista Exame ex-plica que essa mudança de paradigma não significa uma redução no número de empregos. Pelo contrário, ela deve até aumentar. No entanto, a necessidade de qualificação será ainda mais evidente.

(8)

3 4

Produtos dentro da garantia que têm falhas são um custo para a fá-brica. Dependendo do acordo feito, há a troca ou o reparo do defeito. Pior ainda quando há um produto mal feito que tende a apresentar a mesma falha em várias unidades. Além da logística e os custos para atender os consumidores, a reputação fica abalada. É possível que es-tes clienes-tes não voltem a comprar e que outros, que eventualmente fiquem sabendo sobre a falha, não confiem mais na marca.

Com os erros menos constantes e processos de verificação extremamente precisos, dificilmente um produto ruim chegará à mão do consumidor. Sendo assim, um produ-to só será devolvido porque não atendeu às expectativas do consumidor, mas raramente porque apresentou algum defeito. Isso representa uma economia significativa de re-cursos porque uma devolução sempre gera custos com transporte, embalagem, etc.

(9)
(10)

Recentemente a Revista Exame destacou nove me-gatendências em inovação que vêm com a indústria 4.0. Observá-las é interessante tanto para o empresá-rio que deseja aplicar conceitos em sua linha de pro-dução, quanto para os que buscam oportunidades e poderão ser futuros fornecedores. A nova forma de pensar a indústria demandará um grande número de soluções de software e hardware para controlar toda essa tecnologia. Por isso, destacamos algumas das tendências apontadas pela revista onde sua em-presa pode procurar oportunidades:

(11)

INTELIGÊNCIA

ARTIFICIAL E

ANÁLISE DE

DADOS

Nesse quesito destacamos a capacidade de personalização. Imagine, por exemplo, se você pudesse desenhar um eletrodoméstico e ele fos-se fabricado exclusivamente para você. Hoje em dia isso até é possível, mas custa muito caro porque envolve uma série de processos custosos. Na indústria 4.0 isso será mais viável porque as máquinas, além de in-teligentes, serão adaptáveis para qualquer tipo e tamanho de produto, com pouca ou nenhuma intervenção humana. Assim, se você desejar ter uma geladeira azul, a máquina simplesmente mudará o cartucho de tintas sozinha e fabricará sua encomenda.

Oportunidade: uma realidade assim precisa

ain-da de muitos avanços, desde o pedido até a en-trega. Para que um pedido como esse seja exe-cutado, é preciso conectar o software onde são

feitas as customizações com os comandos da fábrica. O mesmo precisa ser feito com as

má-quinas, que hoje funcionam em uma lógica padronizada. Há oportunidades também

para a logística, que precisará ser ainda mais inteligente para que os pedidos

(12)

NANOTECNOLOGIA

E BIOTECNOLOGIA

Essa é uma tendência colocada em prática em alguns setores, espe-cialmente têxtil e cosmético, e que deve expandir para outras áreas. Como mencionamos, a precisão é uma premissa da indústria 4.0, e nada mais exato do que tratar produtos e processos em escala micros-cópica. Isso será importante quando pensarmos em tecnologias que tratam com células, como é o caso de medicamentos ou mesmo pro-dutos que são passados na pele ou cabelos. Também é útil se pensar-mos em produtos químicos, produtos de limpeza, entre outros.

Oportunidade: ainda há muita pesquisa a ser feita

nesse setor, tanto para desenvolvimento de pro-dutos, quanto para equipamentos para a

execu-ção desses processos. Empresas que tenham boas ideias nesse setor tendem a se encaixar

muito bem no contexto futuro e saírem na frente com produtos que facilitem a vida das

(13)

INTERNET DAS

COISAS E

SENSORES

A reportagem destaca o uso da internet das coisas (IoT) na logística, onde é possível saber em tempo real se estão adequados os parâme-tros como: temperatura, velocidade, localização, etc. Mas esse concei-to pode se expandir para outros seconcei-tores, como as smart homes, por exemplo. Imagine poder, por exemplo, em um dia quente programar o ar condicionado da sua casa para ligar 15 minutos antes da sua che-gada. Ou mesmo apagar uma luz que tenha ficado acesa, ou trancar uma porta que eventualmente tenha ficado aberta.

Oportunidade: muitas tecnologias nesse sentido

foram desenvolvidas, mas ainda há muito o que fazer. Indústrias que desejem investir em IoT

te-rão mercado de sobra em um futuro onde qua-se tudo poderá qua-ser controlado através do

(14)

IMPRESSÃO

3D

Imaginar algo e poder imprimir imediatamente em casa parece coisa do futuro, mas é bastante aplicável. Porém, muito mais do que uten-sílios domésticos ou objetos de decoração, a aplicabilidade mais inte-ressante da impressão 3D tem sido a execução de protótipos. Se antes era necessário contratar uma grande indústria para produzir poucas peças, com essa nova tecnologia é possível fazer isso em pequena escala.

Oportunidade: há oportunidades para as

em-presas que desejam fabricar essas impressoras e para pesquisas que tenham como objetivo

do-minar materiais para a impressão 3D. Hoje em dia não é qualquer material que pode ser

co-locado em uma máquina e transformado em um produto de maneira simples. Estudar e

executar essas tarefas é um desafio para os empreendedores do futuro.

(15)

CONHECIMENTO

PERFEITO E

ROBÓTICA

AVANÇADA

A indústria 4.0 traz consigo a certeza de que estaremos cada vez mais conectados: nós com as máquinas e também uns com os outros. Se hoje já é comum usar o celular para procurar um caminho, como avan-ço das Smart Cities saberemos o tempo exato de chegada, a velocida-de certa para encontrarmos os semáforos abertos, etc.

Os carros também serão cada vez mais inteligentes. O veículo autô-nomo para transporte de cargas já é uma realidade e essa tecnologia tende a chegar aos carros de passeio também.

Oportunidade: a demanda que tende a surgir em

torno de uma cidade conectada é praticamente infinita. Serão necessários sistemas, sensores,

co-municadores e uma infinidade de outros dispo-sitivos. Gerenciar isso também não será fácil. In-vista nisso e sua empresa tem muito a ganhar

(16)
(17)

Iniciar o processo de mudança rumo à indústria 4.0 é inevitável. Se a sua indústria ainda não iniciou o planejamento para a adap-tação de conceito, produto e processos comece agora. Além da mudança física, há toda a mudança de pensamento. Informe-se sobre o assunto, converse com outros empresários e esteja aten-to às mudanças. As adaptações no seaten-tor produtivo já começaram em outros países e o Brasil tende a ficar para trás se a reação não for imediata. Mas calma. As tendências que mostramos nesse material mostram também que essa é uma importante oportu-nidade para mudar, inovar e se dar bem no novo contexto. Seja inteligente e invista em inovação. Essa é a chave para não ficar perdido naquilo que está por vir.

(18)

Referências

Documentos relacionados

“Quanto à adoção de termos latinos, reabilitação de antiquados e criação de novos, entendem alguns que o poeta abusou da permissão de o fazer, mas não têm razão; porque se

No Maranhão, quando se jantava sem hóspedes, os crioulinhos (os meninos escravos nascidos em casa) estavam de roda; e os senhores, sobretudo os outros

Vale salientar que para as empresas alcançarem o âmbito de indústria 4.0 elas devem antes estar muito bem firmadas com a logística do conhecimento, que é a primeira etapa

Diversos aspectos como desenvolvimento dessa tecnologia para o setor agrícola, e mais especificamente, a aplicabilidade dela para a produção da hortaliça, a difusão do conhecimento

deveria contar para sofrer agressão de Beto e porque ficou com medo; escola não é lugar de briga; agressão provoca dor; a professora levaria o Beto para diretoria; Celso deveria

Sabe-se ainda que os romanos utilizavam recipientes de barro para proteger os alimentos, que praticavam de forma regular a salga e a acidificação com vinagre

Ainda que o objetivo do projeto não seja a definição de estratégias de inovação, o modelo se apresenta como o mais adequado para a pesquisa que tem como

Independentemente da faculdade acima mencionada haverá hipóteses nas quais o GESTOR não poderá realizar o resgate das cotas do Fundo Investido, ou realizará o resgate em