• Nenhum resultado encontrado

OS EFEITOS DA PRÉ-ESCOLA SOBRE OS SALÁRIOS, A ESCOLARIDADE E A PROFICIÊNCIA ESCOLAR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "OS EFEITOS DA PRÉ-ESCOLA SOBRE OS SALÁRIOS, A ESCOLARIDADE E A PROFICIÊNCIA ESCOLAR"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

OS EFEITOS DA PRÉ-ESCOLA SOBRE OS SALÁRIOS, A

ESCOLARIDADE E A PROFICIÊNCIA ESCOLAR

Andréa Zaitune Curi

USP

Naércio Aquino Menezes-Filho

IBMEC-SP e USP

Resumo

Neste artigo analisamos os efeitos da educação pré-escolar sobre os salários, a escolaridade e a proficiência escolar no Brasil, utilizando dados da PPV e do SAEB. Com os dados da PPV examinamos a influencia da pré-escola na conclusão dos ciclos escolares e nos salários dos indivíduos. Com os dados do SAEB analisamos o efeito da pré-escola no desempenho escolar medido pelos testes de proficiência. Os resultados mostram que a pré-escola tem impacto positivo e significante na conclusão dos quatro ciclos escolares, com efeito marginal crescente nos três primeiros, e que a creche tem impacto positivo e significante apenas na conclusão do colegial e do ensino universitário. Além disso, a pré-escola tem impacto positivo na renda dos indivíduos, independentemente do seu impacto na educação. Por fim, os resultados indicam que a pré-escola tem um impacto positivo e significante no desempenho escolar dos alunos nos exames de proficiência da 4ª, 8ª e 11ª série.

Palavras chave: creche, pré-escola, ciclos escolares, proficiência escolar, salário. Abstract

The aim of this paper is to examine the effect of day care and preschool on the wages, education and school performance. We examine the relationship between preschool attendance and primary, secondary, high school and university conclusion and its effects on the earnings of individuals when in the labor market. We also study its impact on school performance, measured by standardized test scores. We conclude that day care and preschool have a positive impact on the probability of completion of schooling cycles. The results also indicate that they have a positive effect on the performance of students in tests scores and on the earnings of Brazilians workers.

Key words: day care, preschool, education, school performance, wage.

ÁREA 11 - ECONOMIA SOCIAL E DEMOGRAFIA ECONÔMICA Classificação JEL: I20

(2)

1. INTRODUÇÃO

Muitos estudos internacionais vêm destacando a importância do investimento na educação pré-primária. A pré-escola visa o desenvolvimento físico, emocional, social e intelectual da criança, objetivando sua autonomia, autocontrole e confiança para se expressar e se comunicar. Pesquisas recentes comprovam que o acesso ao pré-primário tem um grande efeito no desempenho dos alunos em testes de proficiência e na habilidade comportamental não cognitiva como atenção, esforço, disciplina, e participação em aula [Garces et al. (2002) e Gertler e Fernald (2004)].

Pesquisadores têm constatado que o aprendizado é mais fácil no início da infância do que mais tarde, e que nutrição e estímulos cognitivos no inicio da vida são fundamentais para o desenvolvimento de habilidades no longo prazo. Segundo Carneiro, Cunha e Heckman (2003) o retorno de investimento em educação nos Estados Unidos é muito maior para idades mais precoces. Os autores mostram que o retorno de investimento em educação é decrescente com a idade, sendo particularmente alto para educação infantil.

Muitos paises da OCDE e paises de renda média têm tornado a educação pré-primária universal com o objetivo proporcionar às crianças um começo de vida melhor. A partir de experimentos aleatórios, estudos internacionais têm mostrado que as intervenções no inicio da infância geram retornos elevados. Nos Estados Unidos as crianças que foram aleatoriamente beneficiadas com o

Perry Preschool Program tiveram alto desempenho em testes de proficiência anos depois, baixas

taxas de encarceramento, e rendimentos médios um terço maior que do grupo de controle [Currie (2001), Carneiro e Hechman (2003)]. Garces et al. (2002) mostram que os participantes do Head

Start apresentaram maior propensão a freqüentar a faculdade e menores taxas de delinqüência e

crime. Da mesma forma, resultados positivos foram obtidos pelo Carolina Abecederian Project [Currie (2001)].

Os programas de incentivo ao desenvolvimento infantil na América Latina e no Caribe também apresentam resultados positivos. Beharman, Cheng e Todd (2004) relatam os efeitos do programa de pré-escola na habilidade motor, habilidade físico-social e aquisição de idiomas na Bolívia. Berlinski e Galiani (2005) e Berlinski et al (2005) mostram que o programa de construção de pré-escolas na Argentina aumentou as taxas de matriculas na pré-escola, e melhorou o desempenho cognitivo e os resultados comportamentais dos que freqüentaram a pré-escola.

Nesse estudo analisamos o impacto da pré-escola na conclusão dos ciclos escolares, no desempenho escolar, medido por testes de proficiência, e nos salários no Brasil. Na segunda seção fazemos uma revisão aprofundada da bibliografia internacional sobre os efeitos da pré-escola no desenvolvimento dos indivíduos, a fim de permitir a consolidação de uma base de conhecimento ampla e diversificada sobre o tema, abordando as diversas perspectivas de análise existentes. Na seção seguinte apresentamos os dados utilizados. A quarta seção destaca a metodologia econométrica aplicada em cada uma das etapas desse estudo. Na seção cinco fazemos uma analise descritiva dos dados e na seção seguinte apresentamos os resultados econométricos obtidos. Por fim, na última seção expomos nossas conclusões.

2. REVISÃO BIBLIOGRAFICA

Em muitos paises em desenvolvimento, as crianças sofrem de profundos déficits em nutrição, saúde, habilidade motor, desenvolvimento cognitivo, e desenvolvimento sócio emocional. Os resultados do desenvolvimento no início da infância (Early Childhood Development - ECD) são responsáveis pelo bem estar da criança no futuro. Além disso, os efeitos danosos do desenvolvimento inadequado nas idades iniciais podem ser duradouros, afetando desempenho escolar, emprego, salário, criminalidade, e medidas de integração social de adultos [Schady (2006)].

De acordo com a literatura dos Estados Unidos as crianças de famílias com alta renda e pais de elevado nível educacional tem melhor desempenho em testes cognitivos [Blau (1999), Taylor et al.

(3)

(2004)] e baixa incidência de problemas comportamentais [Berger et al (2005)]. Essa relação entre a posição socioeconômica e a habilidade infantil também está presente nos paises da América Latina [Paxson e Schady (2005)].

Segundo alguns pesquisadores de paises desenvolvidos, o baixo nível de desenvolvimento cognitivo na infância, medido por testes aplicados aos 22 meses de idade, são importantes prognósticos dos salários [Currie and Thomas (1999), Robertson e Symons (2003)]. Outros autores têm argumentado que a dimensão não cognitiva do desenvolvimento no início da infância são importantes determinantes do sucesso futuro [Carneiro and Heckman (2003), Cunha et al. (2005)]. Assim, ambas, habilidades cognitiva e não cognitiva, podem contribuir para a transmissão da pobreza através das gerações.

Segundo Heckman (2005) a interferência, cedo o suficiente, pode afetar o desenvolvimento dessas duas habilidades, cognitiva e não cognitiva. O autor, a partir do questionamento de porque a sociedade deve investir em crianças em desvantagem social, argumenta que intervenções iniciais nessas crianças promovem escolaridade, aumenta a qualidade da força de trabalho e a produtividade da escola, e reduz criminalidade, gravidez na adolescência e dependência de bem-estar.

Cunha et al. (2005) desenvolve um modelo de formação da habilidade humana. Primeiro, de acordo com o autor, as habilidades são multidimensionais. As habilidades cognitivas e não cognitivas afetam a escolaridade e os salários, sendo que a habilidade cognitiva pura inclui QI e a habilidade não cognitiva inclui paciência, auto-controle, temperamento e preferência temporal. As habilidades são formadas por componentes genéticos e influências ambientais, sendo que a influencia dos pais tem particular importância. Segundo, a habilidade é formada por uma tecnologia de múltiplos estágios. Algumas habilidades podem ser produzidas mais eficientemente em um dado período da vida, o qual Cunha denomina de “período sensitivo”, e outras habilidades podem apenas ser produzidas em um período particular denominado “período crítico”. O período sensitivo ou o período crítico significam que remediar alguma habilidade não adquirida no início da infância é impossível ou extremamente custoso. No caso extremo de uma tecnologia Leontieff, os investimentos em formação de habilidade durante o período de escola ou pós-escola são apenas produtivos se investimentos suficientemente elevados foram feitos anteriormente. Terceiro, existe uma “produtividade própria” na formação de habilidades. Assim, as habilidades adquiridas em um período persistem nos períodos subseqüentes, e as habilidades adquiridas em uma dimensão podem facilitar a aquisição de habilidades em outras dimensões. Quarto, existe uma “complementaridade” de habilidades, tal que as habilidades adquiridas em um período aumenta a produtividade de investimentos em idades posteriores. Finalmente, como resultado da produtividade própria e complementaridade, Cunha et al. argumenta que investimentos nas idades iniciais podem ter importantes efeitos multiplicativos [Schady (2006)].

Corroborando essas idéias, vários estudos internacionais analisam os programas governamentais de incentivo ao desenvolvimento infantil em diversos paises. A partir de experimentos aleatórios, as crianças são dividas em dois grupos, um grupo de tratamento, que recebe a intervenção governamental, e um grupo de controle. A comparação entre esses dois grupos indica os efeitos da educação infantil no desenvolvimento do indivíduo.

O Perry Preschool Program foi um programa de intervenção pré-escolar implementado nos Estados Unidos. Entre 1962 e 1967, uma amostra de 128 crianças afro-americanas de baixa renda com 3 ou 4 anos de idade foram aleatoriamente denominadas de grupo de tratamento e grupo de controle. O grupo de tratamento recebeu meio dia de pré-escola todos os dias da semana, mais visitas semanais em casa, ambos por oito meses do ano durante dois anos. O projeto coletou informações dos dois os grupos estudados dos 3 aos 11 anos de idade, e aos 14, 15, 19, 27 e 40 anos de idade. Os dados obtidos mostraram que, de acordo com as medidas de desempenho educacional, o grupo de tratamento teve resultados melhores que o grupo de controle. As pessoas tratadas apresentaram baixo grau de repetência, altas taxas de conclusão do colégio, alto desempenho em vários testes intelectuais e de idiomas até os 7 anos de idade, em teste de proficiência aos 9, 10 e 14

(4)

anos de idade, e em teste de literatura aos 19 e 27 anos. Aos 40 anos de idade os que receberam intervenção na pré-escola tinham rendimentos médios um terço maior que os que não receberam, tinham significantemente mais probabilidade de estarem empregados, baixa proporção de detenção e foram condenados a menos anos de prisão [Currie (2001), Carneiro e Heckman (2003)].

O artigo de Heckman (2005) aponta que intervenções realizadas em idades precoces aumentam o QI das crianças durante a vida. O Carolina Abecederian Project investe em crianças em desvantagem social já nos primeiros quatro meses de vida. O efeito do programa persiste mesmo após sua interrupção. As crianças são aleatoriamente introduzidas ao grupo de tratamento, que recebe intensivamente serviços baseados no desenvolvimento de idiomas (oito horas por dia, cinco dias na semana, 50 semanas por ano) até os 5 anos de idade, e ao grupo de controle. No início da escola os alunos eram, de novo, aleatoriamente divididos em dois grupos, um que não recebia intervenção, e outro que recebia uma “Home School Resource Teacher”. Aos 15 anos, as crianças que receberam a intervenção pré-escolar obtiveram notas maiores em testes de proficiência, e menor incidência de reprovação. Por outro lado, o efeito do Home School Resource Teacher foi pequeno ou não significante. Aos 21 anos as crianças expostas à intervenção do Abecederian tiveram maiores notas em médias, e apresentaram probabilidade duas vezes maior de continuar os estudos ou ingressar no quarto ano da faculdade do que as crianças do grupo de controle [Schady (2006)].

Em 1965 a administração Johnson criou o Head Start. O programa fornecia às crianças em condições inferiores acesso a pré-escola. As crianças beneficiadas pelo Head Start apresentaram maior probabilidade de progredir adequadamente nos estudos, menor taxa de abandono do colégio, e nota em testes significantemente maiores. Além disso, os estudos sobre os impactos do programa mostraram que, entre os brancos, os beneficiados pelo programa obtiveram maiores taxas de ingresso na universidade, e, entre os negros, os indivíduos que tiveram acesso à pré-escola apresentaram menores taxas de delinqüência e criminalidade [Garces et al. (2002)].

Na América Latina também foram implementados programas de desenvolvimento infantil. Gertler e Fernald (2004) analisam o impacto do Oportunidades, um projeto implantado no México para combater a pobreza, visando diminuir a miséria em comunidades rurais a partir de três princípios: dar mais acesso à educação, mais alimentos e assistência médica gratuita aos pobres. As crianças beneficiadas pelo programa são imunizadas, seu crescimento é monitorado e a elas são dados suplementos alimentares, os pais recebem educação em saúde, nutrição e higiene. Os autores observaram significantes diferenças na habilidade motora entre os grupos de tratamento e de comparação. Em média, os resultados são 15 por cento maior entre os homens e 10 por cento maior entre as mulheres na comunidade tratada do que entre crianças similares na comunidade de comparação. As crianças da comunidade tratada apresentaram menos problemas sócio-emocionais, apesar do efeito ser significante apenas entre as meninas. Behrman, Parker e Todd (2004) focam nos resultados de escolaridade das crianças expostas ao Oportunidades durante seus anos de pré-escola. Os autores mostram que as crianças beneficiadas pelo programa entre os 0 e 6 anos de idade tiveram maior probabilidade de ingressar na escola e progredir nos estudos.

Três artigos recentes analisam os impactos da pré-escola na Bolívia e na Argentina. Behrman, Cheng e Todd (2004) usam dados não experimentais para analisar o impacto do programa de pré-escola na Bolívia, o Proyecto Integral de Desarrollo Infantil (PIDI). O programa prove pré-pré-escola tempo integral, serviços nutricionais e educacionais para crianças com idade entre 6 e 72 meses em áreas de baixa renda. Comparando os grupos de tratamento e controle, os resultados mostram impactos positivos do programa na habilidade motora, habilidade psico-social, e aquisição de idiomas. Esses impactos estão concentrados em crianças com 37 meses ou mais de idade, para crianças mais novas, 6 a 36 meses, os impactos estimado do programa não são significantes. Os autores também calculam o custo-beneficio do programa e obtiveram resultado positivo.

O artigo de Berlinski e Galiani (2005) analisa o impacto da construção de pré-escola na Argentina nos anos 90 que teve como objetivo aumentar o acesso à escola de crianças entre 3 e 5 anos de idade. Desde 1885, a escola primária é obrigatória na Argentina, mas a educação

(5)

pré-primaria apenas se tornou obrigatória em 1993 com nova Lei de Educação Federal. Para implementar a lei o governo argentino iniciou um programa de construção de escolas públicas em larga escala. Entre 1993 e 1999, foram construídas na Argentina salas de aula suficientes para aproximadamente 175 mil crianças adicionais terem acesso à pré-escola. Condicionando por efeitos fixos de região e coortes, o programa gerou uma variação exógena considerável na oferta escolar. A intensidade do programa varia por região e os autores utilizam essa diferença para identificar os impactos do programa.

De acordo com os resultados obtidos, as taxas de matriculas na pré-escola no período de 1991 a 2001 aumentaram consideravelmente. As estimações de Berlinski, Galiani e Gertler de 2006 sugerem que metade dos 15 pontos percentuais de aumento da taxa de matricula deveu-se ao programa. A fonte de informação dos autores sobre o desempenho dos estudantes provém do Ministério da Educação Nacional Argentino, especificamente da Operação Nacional de Evolução Educativa – ONEE. Desde 1994, o ONEE aplica testes padronizados de matemática e espanhol aos estudantes, e questionários aos professores sobre o comportamento dos estudantes assim como as características dos professores e das escolas. Os testes e questionários são aplicados a uma amostra selecionada aleatoriamente de escolas primárias pelo país. Os resultados mostram que o acesso à escola pré-primaria teve um efeito positivo no desempenho em testes de matemática e de espanhol no 3º grau. O aumento de um lugar na pré-escola por criança aumenta 4,69 a nota do teste de matemática e 4,76 a nota do teste de espanhol. As estimações implicam que um ano de escola pré-escola aumenta o desempenho em 8% da média e em 23% do desvio padrão da distribuição da nota do teste [Berlinski, Galiani e Gertler (2006)]. Além disso, eles encontram um grande efeito positivo da educação pré-primaria na habilidade comportamental dos estudantes da 3ª serie como, atenção, esforço, participação em aula, e disciplina. Esses efeitos positivos na habilidade comportamental fornecem evidencias do possível caminho pelo qual o pré-primário afeta o posterior desempenho em testes na escola primária, como a educação pré-escolar facilita o processo de socialização e autocontrole necessários para obter o melhor do aprendizado em aula [Currie, 2001].

Para o Brasil, Araújo (2006) mostra graficamente que as crianças que iniciam seus estudos já na pré-escola têm, em média, um desempenho escolar melhor. Araújo conclui que quanto mais cedo forem feitos investimentos na educação infantil, colocando as crianças na escola já na maternidade ou pré-escola, melhor será seu desempenho educacional. Além disso, o autor destaca os efeitos positivos da pré-escola sobre a repetência escolas. Através do percentual de reprovação em relação à sua respectiva série de entrada na escola, a grande maioria que iniciou os estudos após a 1ª série do ensino fundamental, não chega na 3ª série do ensino médio, dado o alto índice de repetência para este grupo [Araújo, 2006].

3. DADOS

Os dados que utilizamos neste trabalho provêm de duas fontes distintas. Uma delas é a Pesquisa de Padrão de Vida (PPV), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, entre março de 1996 e março de 1997, nas regiões do Nordeste e do Sudeste do Brasil. A outra é o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) realizado em 2003 em todo o Brasil pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, órgão do Ministério da Educação1.

A PPV é uma Pesquisa domiciliar que foi realizada no Brasil em convênio com o Banco Mundial nas regiões do Nordeste e do Sudeste. O objetivo da pesquisa foi aprimorar o sistema das estatísticas socioeconômicas, através da obtenção de informações que qualifiquem e indiquem os determinantes do bem-estar social de diferentes grupos sociais e permitam identificar os efeitos de políticas governamentais nas condições de vida domiciliar. Um dos temas apurados pela pesquisa foi a Educação.

1

(6)

A fim de analisar o impacto da pré-escola sobre salários e educação restringimos a amostra da PPV para os indivíduos das coortes de 1932 a 1974 que tinham entre 21 e 65 anos de idade no ano da pesquisa.

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica é a primeira iniciativa brasileira no sentido de conhecer mais profundamente o nosso sistema educacional. Esta avaliação vem sendo aplicada desde 1990. Em 2003, participaram do Saeb cerca de 300 mil alunos, 17 mil professores e 6 mil diretores de 6.270 escolas das 27 unidades da Federação. Como o Saeb não avalia, ainda, a totalidade dos estudantes do País, a pesquisa é feita em uma amostra que representa o universo das matrículas. As informações obtidas a partir dos levantamentos do Saeb permitem acompanhar a evolução da qualidade da educação ao longo dos anos. Participam da avaliação alunos da 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio, que fazem provas de Língua Portuguesa e de Matemática. Eles também respondem a um questionário sobre seus hábitos de estudo e suas características sócio-culturais. Os professores e os diretores participam respondendo a questionários que informam sobre perfil e prática docentes, mecanismos de gestão e infra-estrutura escolar.

A fim de analisar o impacto da pré-escola sobre o desempenho escolar, medido por testes de proficiência, utilizamos os resultados obtidos pelos alunos da 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio nos exames de matemática realizados em 2003.

4. METODOLOGIA ECONOMÉTRICA2

Com o objetivo de estudar a importância da pré-escola no desenvolvimento dos indivíduos fazemos três análises econométricas. Na primeira delas estimamos a influência da pré-escola na conclusão dos ciclos escolares. Isto é, verificamos se o fato de o aluno ter freqüentado a pré-escola (iniciados os estudos entre 0 e 6 anos de idade) aumenta a probabilidade dele concluir o primário, o ginásio, o colegial, e a universidade. Concentramos a segunda análise no efeito da pré-escola sobre os salários futuros dos indivíduos. Na terceira análise focamos na importância da pré-escola no desempenho escolar dos alunos medido por testes de proficiência.

4.1 Efeitos da Pré-Escola sobre os Ciclos Escolares

Essa parte do estudo analisa os efeitos da pré-escola sobre terminar o primário, o ginásio, o colegial e a universidade. Para tanto utilizando os dados da PPV realizada nas regiões do Nordeste e do Sudeste do Brasil. Restringimos a amostra aos indivíduos que nasceram nos anos de 1932 a 1974, e estimamos, para cada um dos ciclos separadamente, um modelo de escolha discreta em que a variável dependente é uma variável binária que indica se o individuo concluiu ou não o primário, o ginásio, o colegial, e a universidade.

) ( ) ... ( ) | 1

Pr(yciclo = χ =G β0 +β1x1+β2x2+ +βkxk =G β0+χβ em que G é uma função de

distribuição acumulada que assume valores entre zero e um: 0 < G(z) < 1 para qualquer valor de z. O modelo de escolha discreta estimado foi o modelo Logit, em que G é uma função logística:

) ( ) exp( 1 ) exp( ) ( z z z z G =Λ + = ) ( ) | 1 Pr( ) (z y χ G χβ G = = =

O efeito parcial das variáveis na probabilidade de resposta é obtido pela derivada parcial: j j g x p β χβ β χ ) ( ) ( 0+ = ∂ ∂ em que ( ) (z) dz dG z g ≡ 2

(7)

As variáveis binárias yciclo indicam o ciclo concluído:    contrário caso 0, estudo de anos mais ou 4 se 1, Primário    contrário caso 0, estudo de anos mais ou 8 se 1, Ginásio    contrário caso 0, estudo de anos mais ou 11 se 1, Colegial    contrário caso 0, estudo de anos mais ou 15 de mais se 1, de Universida

Para identificar o efeito da educação pré-primária na conclusão desses ciclos utilizamos como variável explicativa duas variáveis binárias. A variável Creche assume valor 1 se o individuo iniciou a os estudos quando tinha entre 0 e 3 anos de idade e 0 caso contrário, e a variável

Pré-escola assume valor 1 se o individuo iniciou o estudo pré-primário entre os 4 e 6 anos de idade e 0

caso contrário.       contrário caso 0, idade de anos 6 e 4 os entre entudos os iniciou se 1, escola -Pré contrário caso 0, idade de anos 3 e 0 entre entudos os iniciou se 1, Creche

Além dessas variáveis, julgamos relevantes na conclusão dos ciclos escolares algumas características dos indivíduos. Inserimos ao modelo as variáveis que identificam cor, sexo, idade, idade em que começou a trabalhar, se vivia com a mãe até aos 15 anos de idade, se a mãe trabalhava quando a pessoa tinha 15 anos de idade e a educação dos pais. A área e o local de moradia também foram considerados no modelo.

(1) Pr(yciclos=1|χ) = G(β0 + β1Creche + β2Pré-escola+ β3Sexo+ β4Cor + β5Idade + β6Idade 2

+ β7Educação_mãe + β8Educação_pai + β9Idade_1ºTrabalho + β10Mãe_trabalhava +

β11Vivia_mãe + β12Area + β13Local)

Concluímos a análise com uma regressão pelo método de Mínimos Quadrados, tendo como variável dependente os anos de estudo (variável contínua) e como variáveis explicativas as mesmas usadas no modelo Logit para os ciclos.

(2) Yanos de estudo= α0 + α1Creche + α2Pré-escola+ α3Sexo+ α4Cor + α5Idade + α6Idade2 +

α7Educação_mãe + α8Educação_pai + α9Idade_1ºTrabalho + α10Mãe_trabalhava +

α11Vivia_mãe + α12Area + α13Local+ α14ε

4.2 Efeitos da Pré-Escola sobre o Salário

A segunda análise desse estudo é o efeito da pré-escola sobre o salário futuro. Para tanto utilizamos novamente os dados da Pesquisa de Padrão de Vida com informações sobre os indivíduos das coortes de 1932 a 1974.

Estimamos o modelo através do método de Mínimos Quadrados, tendo como variável dependente o logaritmo da renda do trabalho principal, e como variáveis explicativas as variáveis binárias Creche e Pré-escola, e as variáveis relacionadas às diversas características dos indivíduos. Inserimos ao modelo as variáveis de cor, sexo, idade, nível educacional e idade em que começou a trabalhar, além de educação dos pais, de área e local de moradia.

(8)

(3) Log(Renda)i = γ0 + γ1Creche + γ2Pré-escola + γ3Sexo+ γ4Cor + γ5Idade + γ6Idade2+

γ7Educação + γ8Educação_mãe + γ9Educação_pai + γ10Idade_1ºTrabalho +

γ11Mãe_trabalhava + γ12Vivia_mãe + γ13 Area + γ14Local + γ15η

4.3 Efeitos da pré-escola sobre o desempenho escolar (proficiência)

A partir dos dados do SAEB realizado em 2003, analisamos o efeito da pré-escola sobre o desempenho escolar dos alunos, medido por exames de proficiência. Pelo método de Mínimos Quadrados Ordinários, estimamos as notas obtidas pelos alunos nos exames de proficiência em função de quando eles começaram os estudos, das suas características, das características dos professores, dos diretores e das escolas.

Fizemos as estimações separadamente para os alunos da 4ª série e 8ª série do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio que fizeram as provas de proficiência em matemática. (4) Proficici,s = γ + θ1Começou+ θ2A + θ3P + θ4D + θ5E+ θ6UF + θ7ν

Em que i representa os indivíduos, s a série do aluno, A é o vetor de características dos alunos, P, D e E são os vetores de características dos professores, dos diretores, e das escolas, respectivamente.

A variável Começou identifica quando o aluno iniciou os estudos. Para os alunos da 4ª série as possíveis respostas a essa pergunta são: no maternal, na pré-escola ou na 1ª série, 2ª série ou 3ª série (grupo de comparação), e para os alunos da 8ª série e do 3º colegial as respostas são: na pré-escola ou na 1ª série, 2ª série ou 3ª série (grupo de comparação).

Além dessa característica, também consideramos relevantes para determinar o desempenho no exame de proficiência os hábitos de estudo e as características sócio-culturais dos alunos. Inserimos nas estimações as variáveis de sexo, cor e idade dos alunos, uma variável que identifica se o aluno tem internet em casa e outra se ele tem computador em casa. Consideramos também se ele mora com a mãe, o nível educacional de seus pais e a Unidade da Federação onde fez a prova do SAEB. Por fim, explicamos o modelo pelo perfil escolar do aluno, isto é, se ele já foi reprovado alguma vez, sua postura diante das lições de casa, e o tipo de escola que freqüenta, pública ou particular. Sobre os professores e os diretores julgamos relevantes as informações sobre o nível educacional, o tempo no magistério e os salários desses profissionais. Com relação às escolas utilizamos as variáveis que indicam se as escolas possuem ou não computadores, internet, laboratórios, e se aplicam algum programa de redução das taxas de reprovação ou algum programa de redução das taxas de abandono.

5. ANÁLISE DESCRITIVA

Segundo as informações da PPV coletadas nas regiões Nordeste e Sudeste do Brasil entre março de 1996 e março de 1997, das pessoas com idade entre 21 e 65 anos, menos de 2% iniciaram os estudos quando tinham de 0 e 3 anos de idade (fizeram Creche), e 31,9% delas começaram a freqüentar a escola entre os 4 e 6 anos de idade (fizeram Pré-escola).

A partir dos questionários sobre as características dos alunos que fizeram a prova de matemática do SAEB em 2003, a tabela 1 mostra a porcentagem de alunos da 4ª série do ensino fundamental que começaram a estudar no maternal e na pré-escola por idade, e a porcentagem de alunos da 8ª série do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio que começaram a estudar na pré-escola, por ano de nascimento. De acordo com os dados a porcentagem de alunos que fizeram esses níveis pré-primários aumenta entre os mais jovens. Isso mostra que a freqüência à pré-escola e à creche estão se tornando mais comum nos últimos anos. Entre os alunos da 4ª série, apenas 10,3% dos que nasceram até 1988 começaram os estudos no maternal, enquanto mais de 33% dos que nasceram de 1995 em diante freqüentaram o maternal.

(9)

TABELA 1–PORCENTAGEM DE PESSOAS QUE COMEÇARAM A ESTUDAR NO MATERNAL E NA PRÉ-ESCOLA POR ANO DE NASCIMENTO

%

Inicio dos estudos Inicio dos estudos

no maternal na pré-escola na pré-escola na pré-escola

1988 ou antes 10,3 36,0 1984 54,8 1981 65,1 1989 11,7 39,4 1985 66,0 1982 65,5 1990 16,4 44,7 1986 67,3 1983 71,9 1991 16,3 46,1 1987 74,6 1984 72,7 1992 25,5 51,6 1988 83,5 1985 85,4 1993 32,4 51,7 1989 87,3 1986 84,9 1994 29,6 50,6 1990 84,1 1987 85,5

1995 ou depois 33,3 43,3 1991 ou depois 58,6 1988 ou depois 53,8

Total 26,4 49,6 Total 80,1 Total 79,8

4a série do EF 8a série do EF 3a série do EM

Idade

Inicio dos estudos

Ano de Nascimento Ano de Nascimento

Fonte: SAEB 2003Elaboração: própria

A tabela 2 mostra, separadamente para alunos da 3ª, 8ª e 11ª séries, a relação entre o nível escolar da mãe e a freqüência à creche e à pré-escola. De acordo com os dados do SAEB realizado em 2003, quanto mais elevada a escolaridade da mãe maior a porcentagem de crianças que iniciaram os estudos no maternal e na pré-escola. Entre os alunos da 4ª série, menos de 18% dos filhos de mães que completaram apenas o primário (4 anos de estudos) iniciaram os estudos no maternal, enquanto mais de 55% dos filhos de mães que com superior completo começaram a freqüentar a escola no maternal. Mais de 50% dos filhos de mães que nunca estudaram, começaram os estudos a partir da 1ª série, enquanto menos de 14% dos filhos de mães com ensino médio completo iniciaram os estudos apenas no ensino fundamental. Com relação aos alunos da 8ª série, 95% daqueles cuja mãe tem superior completo freqüentaram a pré-escola, já dos filhos com mãe que não completou nem a 4ª série, 65% fizeram pré-escola. O mesmo ocorre com os alunos da 3ª série do ensino médio. Quase 90% dos filhos de mães com ensino médio completo freqüentaram a pré-escola. As informações dessa tabela corroboram os argumentos internacionais sobre a importância da família na educação infantil.

TABELA 2–PORCENTAGEM DE PESSOAS QUE COMEÇARAM A ESTUDAR NO MATERNAL OU NA PRÉ-ESCOLA POR ESCOLARIDADE DA MÃE

%

Escolaridade da Mãe maternal pré-escola 1a, 2a ou 3a série pré-escola 1a, 2a ou 3a série pré-escola 1a, 2a ou 3a série

nunca estudou 9,4 39,7 50,8 58,4 41,6 56,3 43,7

não completou a 4ª série 12,9 50,6 36,6 64,6 35,4 67,0 33,0 completou a 4ª série 17,5 55,7 26,8 73,5 26,5 70,2 29,8 não completou a 8ª série 23,5 53,5 23,1 81,0 19,0 79,4 20,6 completou a 8ª série 26,9 51,0 22,2 85,1 14,9 81,9 18,1 não completou o ensino médio 35,0 54,9 10,1 89,8 10,2 85,6 14,4 completou o ensino médio 35,7 51,0 13,3 89,9 10,1 89,6 10,4 não completou a faculdade 44,8 44,3 10,8 92,3 7,7 93,6 6,4 completou a faculdade 55,9 35,6 8,5 95,0 5,0 94,7 5,3

4a série do EF 8a série do EF 3a série do EM

Inicio dos estudos Inicio dos estudos

Inicio dos estudos

Fonte: SAEB 2003Elaboração: própria

No gráfico 1 fazemos uma análise semelhante à que fizemos no gráfico 2, mas com dados da PPV de 1996-1997 para as pessoas com idade entre 21 e 65 anos. De acordo esses dados menos de 1% das pessoas cuja mãe tem, no máximo, o primário completo fizeram a creche e 19% fizeram a pré-escola. Já entre os filhos de mãe com superior incompleto ou completo, cerca de 7,2% começaram a ir à escola entre 0 e 3 anos de idade e quase 60% entre 4 e 6 anos de idade. Analisando os filhos de mãe com mestrado ou doutorado esses valores aumentam muito, 16,5% iniciaram os estudos na creche e 73,6 na pré-escola. Esse gráfico também destaca a grande influencia do nível educacional da mãe na educação do filho.

(10)

GRÁFICO 1–PORCENTAGEM DE PESSOAS QUE FIZERAM CRECHE OU PRÉ-ESCOLA POR ESCOLARIDADE DA MÃE

0% 20% 40% 60% 80% 100% NENHUMA PRIMARIO SECUNDARIO COLEGIAL SUPERIOR MESTR_DOUT E s c o la ri d a d e m á x im a d a m ã e

Creche Pré-escola Depois Fonte: PPV 1996-97 Elaboração: própria

A tabela 3 mostra as características das pessoas que fizeram creche e pré-escola de acordo com os dados a PPV. As características de sexo e a cor não apresentaram influencia significativa na determinação da freqüência à educação pré-primária. Apenas 1% das mulheres e 1,14% dos homens iniciaram na escola entre 0 e 3 anos de idade, e quase 18% das mulheres e 16,7% dos homens foram para a escola com idade entre 4 e 6 anos. O relacionamento com a mãe foi mais significativo para influenciar a freqüência à pré-escola. A porcentagem de pessoas que foram à pré-escola é maior entre as que viviam com a mãe, o que corrobora o argumento da influencia materna na educação do filho. Com relação ao fato da mãe trabalhar, como esperado, entre os filhos de mães que trabalhavam a porcentagem que fizeram creche e pré-escola é maior.

TABELA 3–PORCENTAGEM DE PESSOAS QUE INICIARAM OS ESTUDOS NA CRECHE OU NA PRÉ-ESCOLA POR CARACTERISTICAS

% Início dos estudos

Características Creche Pré-escola

Mulher 1,00 17,98 Sexo Homem 1,14 16,68 Outras 0,98 17,36 Cor Branca 1,11 17,38 Não 0,90 15,26

Vivia com a Mãe

Sim 1,08 17,62

Não 1,02 16,58

Mãe Trabalhava

Sim 1,16 18,57

Fonte: PPV 1996-97 Elaboração: própria

Na tabela 4 analisamos o impacto da creche e da pré-escola na conclusão dos ciclos escolares e no salário. De acordo com essa tabela, a porcentagem de pessoas entre 21 e 65 anos de idade que completaram os ciclos escolares é maior entre as que iniciaram a escola com idade entre 0 e 6 anos de idade do que entre as pessoas que começaram os estudos depois dos 6 anos de idade. Entre os que freqüentaram a creche, quase 94% completaram o primário, e entre os que freqüentaram a pré-escola mais de 95% completaram esse ciclo, enquanto 76% dos que não freqüentam essas etapas preparatórias tem, pelo menos, 4 anos de estudos. As diferenças ficam mais evidentes para os níveis escolares mais elevados. Os dados mostram que quase 71,3% dos indivíduos que freqüentaram a creche, e 74% dos indivíduos que freqüentaram a pré-escola completaram o ensino fundamental, mas apenas 42% dos iniciaram os estudos depois dos 6 anos de idade completaram esse ciclo. Além disso, mais de 50% dos que freqüentaram a creche ou pré-escola completaram o ensino médio, enquanto apenas 21% dos que não freqüentaram o pré-primário completaram o colegial. Com

(11)

relação à universidade, dos que foram para a escola quando tinham idade entre 0 e 3 anos, 28% tem nível universitário, entretanto, menos de 7,5% das pessoas que iniciaram a escola com mais idade tem 15 ou mais anos de estudo completos.

Em média, as pessoas que freqüentaram a creche têm 11,25 anos de estudo completos, enquanto as que foram para a escola depois dos 6 anos de idade completaram, em média, 8,22 anos de estudo, uma diferença de mais de 27%. Com relação ao salário, a renda das pessoas que fizeram creche é, em média, o dobro da renda das pessoas que foram para a escola depois dos 6 anos de idade.

Comparando os impactos da creche e da pré-escola notamos ainda que as pessoas que começaram os estudos com idade entre 0 e 3 anos de idade têm renda, em média, 9,7% maior do que as que iniciaram os estudos entre os 4 e 6 anos de idade, e 6,15% mais anos de estudo completos. Além disso, 74% mais pessoas que fizeram creche terminaram a universidade em relação as que fizeram pré-escola.

TABELA 4–IMPACTO DA CRECHE E DA PRÉ-ESCOLA NA EDUCAÇÃO E NO SALÁRIO

Inicio dos estudos

Creche Pré-escola Depois

% não completou 6,18 4,72 23,73 Primário % completou 93,82 95,28 76,27 % não completou 28,77 26,22 64,63 Ginásio % completou 71,23 73,78 35,37 % não completou 49,07 46,63 78,61 Colegial % completou 50,93 53,37 21,39 % não completou 71,81 83,82 94,54 Universidade % completou 28,19 16,18 5,46 média 11,25 10,60 8,22 Anos de estudo desvio padrão 3,71 3,52 4,01 média 561,77 512,16 274,22

Renda do Trabalho Principal

desvio padrão 1070,72 1403,71 733,00 Fonte: PPV 1996-97 Elaboração: própria

A tabela 5 compara o desempenho escolar em matemática dos alunos, medido por exames de proficiência, de acordo com o inicio dos estudos. A nota média dos alunos da 4ª série que iniciaram os estudos no maternal é quase 11% maior do que a nota média dos alunos que iniciaram na pré-escola, e 25% maior do que a nota dos alunos que iniciaram na 1ª, 2ª, ou 3ª série. O desempenho dos alunos da 4ª série que iniciaram na pré-escola é 13% maior, em média, do que o desempenho dos que iniciaram depois. Comparando os alunos da 8ª séries, os que iniciaram os estudos na pré-escola tiveram nota 13,5% melhor, em média, que os alunos que iniciaram na 1ª série ou depois. Entre os alunos da 11ª série a diferença entre a nota média desses dois grupos de alunos é de 14,1%.

TABELA 5–IMPACTO DA EDUCAÇÃO PRÉ-PRIMÁRIA NA PROFICIÊNCIA ESCOLAR

Inicio dos estudos Proficiência 4a série 8a série 11a série

média 203,34 no maternal desvio-padrão 48,84 média 183,33 261,62 303,86 na pré-escola desvio-padrão 43,47 55,36 65,06 média 162,12 230,48 266,29 na 1a, 2a ou 3a série desvio-padrão 36,65 46,50 55,69

(12)

6. RESULTADOS ECONOMÉTRICOS3,4

6.1 Efeitos da Pré-Escola sobre os Ciclos Escolares

A tabela 6A mostra os resultados da estimação do modelo Logit em que a variável dependente é uma variável binária que indica se o individuo tem ou não, pelo menos, 4 anos de estudo completos. Os resultados indicam que as pessoas que fizeram pré-escola, iniciaram os estudos entre os 4 e 6 anos de idade, têm maior probabilidade de concluir o primário que as demais. Entretanto, ter iniciado os estudos entre 0 e 3 anos de idade tem efeito negativo na conclusão desse ciclo quando incluímos as variáveis de educação dos pais, mas não é estatisticamente significante. Controlando por todas as variáveis (coluna IV) o efeito marginal de fazer a pré-escola é de 0,04.

Ainda de acordo com essa estimação, os homens têm maior probabilidade de conclusão do primário que as mulheres, a cor só é significante nas estimações em que o local de moradia não foi considerado. A idade é positivamente relacionada à conclusão desse ciclo, assim como a educação dos pais e a idade em que a pessoa começou a trabalhar. Isto é, quanto maior o nível educacional dos pais, maior a probabilidade de conclusão do primário, e quanto mais tarde começou a trabalhar, maior a probabilidade de conclusão do curso. O fato de a mãe trabalhar quando a pessoa tinha 15 anos de idade se mostrou negativamente relacionado a concluir os 4 primeiros anos de estudo.

A tabela 6B mostra os resultados da estimação do modelo Logit em que a variável dependente indica se o individuo tem ou não, pelo menos, 8 anos de estudo completos. Os resultados indicam que tanto a pré-escola quanto a creche têm impacto positivo na conclusão do ginásio. Porém, ao contrário da pré-escola, ter freqüentado a creche não é estatisticamente significante quando controlamos o modelo pela educação dos pais. O efeito marginal da pré-escola sobre a conclusão do ginásio é maior que sobre a conclusão do primário, em torno de 0,18.

Em relação às demais variáveis do modelo, as estimações mostram que os brancos apresentam maior probabilidade de concluir esse ciclo escolar que as pessoas de outra raça. A idade da pessoa, a educação dos pais, a idade que começou a trabalhar e viver com a mãe aos 15 anos de idade são positivamente correlacionadas com a conclusão de, pelo menos, 8 anos de estudo. A mãe trabalhar reduz a probabilidade de terminar o ginásio.

A tabela 7A mostra os resultados da estimação do modelo Logit em que a variável dependente é uma variável binária que indica se o individuo tem ou não, pelo menos, 11 anos de estudo completos. Os resultados indicam que as pessoas que fizeram creche e pré-escola têm maior probabilidade de concluir o ginásio do que as que iniciaram os estudos a partir dos 7 anos de idade. Os efeitos de ambas as variáveis são positivos e significantes. Os resultados mostram ainda que o impacto da pré-escola é maior do que o impacto da creche na conclusão do colegial. O efeito marginal de ter freqüentado a escola entre 4 e 6 anos de idade é de 0,24, e de ter iniciado os estudos entre 0 e 3 anos de idade é de 0,13.

A tabela 7B mostra os resultados da estimação do modelo Logit em que a variável dependente indica se o individuo concluiu ou não, pelo menos, 15 anos de estudo. Os resultados indicam que as pessoas que fizeram creche e pré-escola têm maior probabilidade de completar os estudos universitários do que as pessoas que iniciaram os estudos a partir dos 7 anos de idade. Ao contrário do colegial, o impacto da creche na conclusão da universidade é maior do que o impacto da pré-escola. De acordo com a estimação apresentada na coluna (IV), o efeito marginal da creche na conclusão da universidade é de 0,19, enquanto o efeito marginal da pré-escola é de 0,06.

Com relação às demais variáveis, os brancos apresentam maior probabilidade de concluir o ensino médio e universitário que as pessoas de outra raça. A idade da pessoa, a educação dos pais, a

3

Os resultados apresentados em negrito nessas tabelas indicam as variáveis estatisticamente significantes a 10% na determinação da variável dependente.

4

Os resultados apresentados nas tabelas 6 e 7 mostram os Efeitos Marginais – dy/dx que é a mudança discreta da variável binária de 0 a 1 – e seus devios-padrões calculados depois da estimação do modelo Logit.

(13)

idade que começou a trabalhar e viver com a mãe são positivamente correlacionadas com a conclusão desses ciclos escolares. A mãe trabalhar reduz a probabilidade de terminar o colegial, mas não é significantemente relacionada à conclusão da universidade.

TABELA 6–EFEITOS MARGINAIS NA CONCLUSÃO DO PRIMÁRIO E DO GINÁSIO

Variáveis explicativas

(I) (II) (III) (IV) (V) (I) (II) (III) (IV) (V)

Creche 0.016 -0.008 -0.011 -0.010 -0.030 0.175 0.046 0.052 0.027 -0.041 0.020 0.030 0.028 0.026 0.038 0.041 0.066 0.064 0.068 0.080 Pré-escola 0.076 0.050 0.039 0.040 0.280 0.206 0.191 0.181 0.007 0.007 0.007 0.006 0.015 0.016 0.016 0.017 Homem 0.001 0.000 0.011 0.011 0.011 -0.020 -0.032 0.014 0.014 0.014 0.007 0.006 0.005 0.005 0.006 0.016 0.015 0.016 0.016 0.016 Branco 0.044 0.023 0.014 0.005 0.005 0.132 0.076 0.064 0.075 0.078 0.009 0.007 0.006 0.006 0.006 0.018 0.017 0.018 0.020 0.019 Idade 0.009 0.007 0.006 0.005 0.004 0.020 0.018 0.019 0.017 0.010 0.002 0.002 0.002 0.002 0.002 0.005 0.005 0.005 0.005 0.005 Idade2 0.000 0.000 0.000 0.000 0.000 0.000 0.000 0.000 0.000 0.000 0.000 0.000 0.000 0.000 0.000 0.000 0.000 0.000 0.000 0.000

Educação da mãe: Primário 0.063 0.049 0.032 0.035 0.161 0.147 0.144 0.157

0.019 0.016 0.014 0.015 0.047 0.048 0.049 0.049

Educação da mãe: Secundário 0.060 0.050 0.045 0.051 0.186 0.170 0.169 0.191

0.007 0.006 0.006 0.007 0.030 0.032 0.033 0.031

Educação da mãe: Colegial 0.062 0.052 0.047 0.053 0.297 0.290 0.290 0.304

0.006 0.006 0.006 0.006 0.019 0.020 0.020 0.020

Educação da mãe: Superior 0.290 0.283 0.283 0.293

0.015 0.016 0.017 0.016

Educação do pai: Primário 0.047 0.034 0.020 0.026 0.192 0.189 0.175 0.183

0.017 0.014 0.012 0.014 0.049 0.050 0.051 0.051

Educação do pai: Secundário 0.047 0.036 0.029 0.034 0.204 0.190 0.182 0.191

0.008 0.007 0.008 0.008 0.029 0.030 0.032 0.032

Educação do pai: Colegial 0.046 0.031 0.024 0.032 0.291 0.267 0.264 0.280

0.008 0.009 0.011 0.010 0.019 0.021 0.023 0.021

Educação do pai: Superior 0.301 0.280 0.276 0.287

0.016 0.019 0.021 0.021

Idade começou a trabalhar 0.005 0.005 0.006 0.021 0.020 0.021

0.001 0.001 0.001 0.002 0.002 0.002

Mãe Trabalhava -0.028 -0.023 -0.025 -0.065 -0.068 -0.068

0.007 0.006 0.007 0.017 0.018 0.018

Morava com a mãe 0.006 0.005 0.007 0.083 0.083 0.085

0.010 0.010 0.011 0.034 0.035 0.034 Area Urbana 0.043 0.055 0.076 0.101 0.042 0.049 0.105 0.107 RM Recife 0.016 0.013 -0.005 -0.035 0.014 0.017 0.068 0.070 RM Salvador 0.007 0.007 0.019 0.007 0.015 0.017 0.061 0.062 NE Urbana -0.007 -0.012 0.039 0.019 0.015 0.017 0.047 0.048 NE Rural 0.016 0.013 -0.061 -0.095 0.016 0.020 0.118 0.122 RM Belo Horizonte 0.027 0.027 -0.028 -0.075 0.007 0.009 0.059 0.062 RM Rio de Janeiro 0.004 -0.001 -0.041 -0.076 0.013 0.015 0.053 0.054 RM São Paulo 0.019 0.014 0.006 -0.045 0.010 0.012 0.049 0.051 SE Urbana 0.030 0.025 -0.029 -0.084 0.011 0.012 0.049 0.049 SE Rural 0.016 0.013 -0.229 -0.282 0.015 0.020 0.134 0.130 B - GINÁSIO Efeitos Marginais Desvio Padrão Efeitos Marginais Desvio Padrão A - PRIMÁRIO

(14)

TABELA 7–EFEITOS MARGINAIS NA CONCLUSÃO DO COLEGIAL E DA UNIVERSIDADE

Variáveis explicativas

(I) (II) (III) (IV) (V) (I) (II) (III) (IV) (V)

Creche 0.305 0.134 0.141 0.128 0.026 0.456 0.188 0.179 0.190 0.125 0.049 0.077 0.078 0.079 0.083 0.071 0.065 0.064 0.065 0.053 Pré-escola 0.334 0.259 0.246 0.237 0.169 0.068 0.060 0.055 0.018 0.021 0.022 0.022 0.017 0.014 0.013 0.012 Homem -0.034 -0.050 -0.001 -0.001 -0.003 -0.002 -0.004 0.013 0.012 0.012 0.017 0.018 0.019 0.020 0.019 0.010 0.009 0.009 0.008 0.008 Branco 0.186 0.138 0.127 0.141 0.142 0.099 0.060 0.054 0.041 0.043 0.018 0.020 0.020 0.022 0.022 0.010 0.009 0.009 0.008 0.008 Idade 0.040 0.044 0.044 0.044 0.034 0.031 0.029 0.029 0.024 0.023 0.006 0.006 0.006 0.006 0.006 0.003 0.003 0.003 0.003 0.003 Idade2 0.000 0.000 -0.001 -0.001 0.000 0.000 0.000 0.000 0.000 0.000 0.000 0.000 0.000 0.000 0.000 0.000 0.000 0.000 0.000 0.000

Educação da mãe: Primário 0.139 0.126 0.126 0.142 0.044 0.038 0.023 0.028

0.059 0.060 0.061 0.060 0.038 0.038 0.033 0.033

Educação da mãe: Secundário 0.235 0.219 0.222 0.257 0.149 0.128 0.097 0.119

0.057 0.060 0.061 0.057 0.091 0.086 0.072 0.079

Educação da mãe: Colegial 0.383 0.381 0.381 0.407 0.160 0.125 0.090 0.112

0.044 0.046 0.047 0.043 0.096 0.087 0.071 0.079

Educação da mãe: Superior 0.424 0.429 0.423 0.441 0.291 0.246 0.180 0.224

0.040 0.040 0.043 0.038 0.136 0.131 0.111 0.122

0.208 0.191 0.153 0.209

0.220 0.211 0.184 0.211

Educação do pai: Primário 0.206 0.205 0.203 0.210 0.110 0.108 0.087 0.089

0.062 0.063 0.064 0.062 0.051 0.049 0.042 0.043

Educação do pai: Secundário 0.278 0.266 0.275 0.281 0.364 0.354 0.303 0.305

0.057 0.060 0.061 0.059 0.195 0.196 0.184 0.185

Educação do pai: Colegial 0.436 0.404 0.409 0.427 0.534 0.499 0.450 0.468

0.038 0.044 0.045 0.041 0.192 0.200 0.203 0.202

Educação do pai: Superior 0.456 0.425 0.428 0.438 0.680 0.650 0.604 0.621

0.034 0.042 0.042 0.040 0.155 0.169 0.187 0.181

0.497 0.491 0.496 0.505 0.563 0.532 0.481 0.542

0.045 0.060 0.058 0.043 0.226 0.239 0.250 0.237

Idade começou a trabalhar 0.022 0.022 0.023 0.006 0.006 0.006

0.002 0.002 0.002 0.001 0.001 0.001

Mãe Trabalhava -0.090 -0.096 -0.092 0.003 0.002 0.001

0.020 0.021 0.020 0.009 0.008 0.008

Morava com a mãe 0.099 0.095 0.097 0.033 0.026 0.027

0.037 0.037 0.037 0.015 0.013 0.013 Area Urbana 0.067 0.093 0.230 0.237 0.128 0.123 0.028 0.028 RM Recife -0.042 -0.073 -0.015 -0.018 0.077 0.074 0.025 0.025 RM Salvador -0.002 -0.015 -0.008 -0.010 0.073 0.072 0.026 0.026 NE Urbana 0.081 0.052 0.039 0.032 0.058 0.058 0.031 0.030 NE Rural -0.051 -0.085 0.959 0.957 0.145 0.139 0.003 0.003 RM Belo Horizonte -0.096 -0.141 -0.001 -0.007 0.065 0.060 0.027 0.026 RM Rio de Janeiro -0.106 -0.137 -0.001 -0.003 0.057 0.054 0.022 0.022 RM São Paulo -0.017 -0.079 0.031 0.017 0.057 0.055 0.027 0.025 SE Urbana -0.028 -0.092 0.022 0.010 0.056 0.054 0.024 0.023 SE Rural -0.220 -0.261 0.955 0.953 0.121 0.107 0.003 0.003

Educação do pai: Mestrado ou Doutorado

B - UNIVERSIDADE

Efeitos Marginais

Desvio Padrão

Educação da mãe: Mestrado ou Doutorado

A - COLEGIAL

Efeitos Marginais

(15)

TABELA 8–EFEITOS DA EDUCAÇÃO PRÉ-PRIMÁRIA NA CONCLUSÃO DOS ANOS DE ESTUDOS

Variáveis explicativas

(I) (II) (III) (IV) (V)

Creche 3,045 1,229 1,179 1,107 0,302 0,480 0,442 0,428 0,426 0,428 Pré-escola 2,896 1,800 1,621 1,580 0,147 0,139 0,135 0,136 Homem -0,092 -0,167 0,238 0,240 0,219 0,123 0,111 0,112 0,111 0,113 Branco 1,545 0,939 0,814 0,766 0,799 0,133 0,123 0,120 0,128 0,130 Idade 0,321 0,296 0,288 0,276 0,224 0,041 0,037 0,036 0,036 0,036 Idade2 -0,004 -0,003 -0,003 -0,003 -0,003 0,001 0,000 0,000 0,000 0,000

Educação da mãe: Primário 1,515 1,330 1,174 1,259

0,327 0,317 0,316 0,322

Educação da mãe: Secundário 2,491 2,218 2,078 2,346

0,367 0,356 0,354 0,359

Educação da mãe: Colegial 3,425 3,148 2,972 3,279

0,381 0,371 0,370 0,376

Educação da mãe: Superior 3,867 3,728 3,459 3,871

0,476 0,466 0,463 0,470 2,931 3,098 3,007 3,573 1,412 1,369 1,355 1,378

Educação do pai: Primário 1,977 1,844 1,651 1,740

0,331 0,321 0,321 0,326

Educação do pai: Secundário 2,952 2,680 2,486 2,602

0,371 0,360 0,361 0,367

Educação do pai: Colegial 4,485 3,849 3,668 3,957

0,387 0,377 0,377 0,383

Educação do pai: Superior 5,080 4,343 4,157 4,470

0,414 0,405 0,404 0,410 4,540 3,657 3,584 4,265 0,881 0,859 0,852 0,865

Idade começou a trabalhar 0,173 0,171 0,180

0,012 0,012 0,012

Mãe Trabalhava -0,452 -0,458 -0,466

0,117 0,116 0,118

Morava com a mãe 0,614 0,556 0,592

0,216 0,215 0,219 Urbana 0,882 -0,274 0,682 0,447 RM Recife -0,048 -0,002 0,440 0,418 RM Salvador 0,062 0,307 0,410 0,330 NE Urbana 0,421 -1,419 0,326 0,393 NE Rural -0,162 -0,481 0,759 0,380 RM Belo Horizonte -0,183 -0,518 0,374 0,329 RM Rio de Janeiro -0,389 0,085 0,325 0,323 RM São Paulo 0,440 -0,227 0,320 0,314 SE Urbana 0,123 -2,461 0,311 0,415 SE Rural -1,108 0,771 Constante 0,892 -2,149 -4,607 -4,763 -2,352 0,783 0,764 0,789 1,041 0,835 Número de Observações 3842 3842 3842 3842 3842 R2 0,131 0,291 0,335 0,351 0,328

Variável Dependente: Anos de Estudo

Educação da mãe: Mestrado ou Doutorado

Educação do pai: Mestrado ou Doutorado

Coeficiente Desvio Padrão

(16)

GRÁFICO 2–EFEITOS MARGINAIS DA EDUCAÇÃO PRÉ-PRIMÁRIA NOS CICLOS ESCOLARES A - Creche -0,05 0,00 0,05 0,10 0,15 0,20 0,25

Primário Ginásio Colegial Universidade

c iclos e fe it o m a rg in a l

NOTA: não é estatisticamente significanteà 10%

B - Pré-Escola 0,00 0,05 0,10 0,15 0,20 0,25

Primário Ginásio Colegial Universidade ciclos e fe it o m a rg in a l

Sintetizando, o gráfico 2 destaca os efeitos marginais estimados pelo modelo Logit da Creche e da Pré-escola sobre a conclusão dos ciclos escolares (coluna IV das tabelas 6A, 6B, 7A e 7B). Os resultados indicam que freqüentar creche não é estatisticamente significante para explicar a conclusão nem do primário, nem do colegial. Por outro lado, freqüentar a creche tem impacto positivo e significante na conclusão do colegial e do ensino universitário, sendo que o impacto da creche é maior para os níveis educacionais mais elevados. Com relação à pré-escola, essa tem impacto positivo e significante na conclusão dos quatro ciclos. O efeito marginal da pré-escola é crescente nos três primeiros ciclos. Comparando os efeitos marginais de freqüentar a creche e a pré-escola, notamos que o efeito marginal da creche sobre a conclusão da universidade é mais de três vezes maior que o efeito marginal da pré-escola sobre o ensino universitário. Por outro lado, o efeito marginal da pré-escola sobre a conclusão do colegial é quase o dobro do efeito da creche sobre a conclusão desse ciclo.

A tabela 8 apresenta o resultado da estimação por Mínimos Quadrados em que a variável dependente é a quantidade de anos de estudos completos. As pessoas que iniciaram os estudos com 0 a 3 anos de idade ou com 4 a 6 anos de idade têm, em média, mais anos de estudos completos que as pessoas que começaram a freqüentar a escola a partir dos 7 anos de idade. O impacto da pré-escola é, em média, maior que o impacto da creche na conclusão dos anos de estudo.

6.2 Efeitos da Pré-Escola sobre o Salário

A tabela 9 mostra os resultados da estimação do modelo em que a variável dependente é a renda do trabalho principal em logaritmo. De acordo com a estimação, ter iniciado os estudos entre 0 e 6 anos de idade tem efeitos positivos no salário. Entretanto, freqüentar a creche não é estatisticamente significante na presença das variáveis de educação dos pais. Ao contrário, o efeito da pré-escola é significante no salário.

As estimações mostram que a pré-escola tem impacto positivo na renda dos indivíduos, independentemente do seu impacto na educação. A pré-escola apresenta uma elasticidade em torno de 0,16 quando controlamos pela educação do individuo (colunas I a IV). Na ausência da variável de educação, a elasticidade é maior, chegando a 0,27 (coluna V).

Com relação às demais variáveis do modelo, elas indicam que os homens, em média, ganham mais que as mulheres, e que a idade e o nível educacional do indivíduo são positivamente relacionados à renda do trabalho principal. Além disso, a educação do pai tem uma relação positiva e significante com o salário do filho, mas educação da mãe não é estatisticamente significante na renda do filho.

(17)

TABELA 9–EFEITOS DA EDUCAÇÃO PRÉ-PRIMÁRIA NO SALÁRIO

Variáveis explicativas

(I) (II) (III) (IV) (V)

Creche 0.234 0.142 0.143 0.146 0.147 0.143 0.143 0.144 0.138 0.150 Pré-escola 0.165 0.117 0.118 0.163 0.271 0.046 0.047 0.047 0.045 0.049 Homem 0.721 0.715 0.701 0.677 0.641 0.040 0.040 0.041 0.039 0.043 Branco 0.113 0.098 0.096 -0.069 0.013 0.043 0.042 0.043 0.045 0.049 Idade 0.134 0.141 0.140 0.134 0.161 0.015 0.015 0.015 0.015 0.016 Idade2 -0.001 -0.001 -0.001 -0.001 -0.002 0.000 0.000 0.000 0.000 0.000 Educação: Primário 0.102 0.011 -0.002 -0.193 0.405 0.404 0.404 0.388 Educação: Secundário 0.535 0.412 0.405 0.072 0.404 0.404 0.404 0.388 Educação: Colegial 0.918 0.749 0.749 0.456 0.403 0.404 0.404 0.387 Educação: Superior 1.603 1.351 1.362 1.013 0.404 0.406 0.406 0.389

Educação: Mestrado ou Doutorado2.105 1.741 1.749 1.445

0.432 0.435 0.435 0.416

Educação da mãe: Primário 0.054 0.061 -0.022 0.029

0.122 0.122 0.117 0.127

Educação da mãe: Secundário 0.068 0.082 -0.004 0.090

0.133 0.133 0.127 0.139

Educação da mãe: Colegial -0.037 -0.022 -0.106 0.063

0.137 0.138 0.132 0.144

Educação da mãe: Superior 0.044 0.059 -0.039 0.173

0.165 0.167 0.160 0.174

0.208 0.208 0.096 0.229

0.396 0.396 0.378 0.413

Educação do pai: Primário 0.189 0.179 0.126 0.334

0.150 0.150 0.144 0.157

Educação do pai: Secundário 0.354 0.346 0.268 0.613

0.160 0.161 0.154 0.167

Educação do pai: Colegial 0.527 0.523 0.481 0.930

0.165 0.166 0.159 0.171

Educação do pai: Superior 0.616 0.617 0.506 1.055

0.173 0.174 0.168 0.180 0.718 0.731 0.606 1.272 0.316 0.317 0.304 0.326

Idade começou a trabalhar -0.006 0.000 0.019

0.005 0.004 0.005

Mãe Trabalhava -0.019 0.005 -0.012

0.042 0.041 0.044

Morava com a mãe -0.046 -0.080 0.013

0.083 0.079 0.087 Urbana 0.279 0.345 0.227 0.248 Dummies de Local Constante 2.063 1.821 1.986 2.215 1.287 0.484 0.487 0.501 0.521 0.413 Número de Observações 1836 1836 1836 1836 1836 R2 0.4124 0.4208 0.4281 0.4834 0.3811 SIM SIM

Educação do pai: Mestrado ou Doutorado

Variável Dependente: Log da Renda do Trabalho Principal

Coeficiente Desvio Padrão

Educação da mãe: Mestrado ou Doutorado

6.3 Efeitos da pré-escola sobre o desempenho escolar (Proficiência)

Nessa seção analisamos os efeitos de freqüentar a pré-escola no desempenho escolar dos alunos, medido por exames de proficiência em matemática realizados em 2003 pelo SAEB para os alunos

(18)

da 4ª e 8ª séries do ensino fundamenta e 3ª série do ensino médio. Estimamos pelo método dos Mínimos Quadrados o logaritmo da proficiência em função de quando os alunos começaram os estudos, e de varáveis características dos mesmos, dos professores dos diretores e da escola.

TABELA 10–EFEITOS DA EDUCAÇÃO PRÉ-PRIMÁRIA NO DESEMPENHO ESCOLAR (PROFICIÊNCIA)5

Variáveis explicativas

(I) (II) (III) (IV) (I) (II) (III) (IV) (I) (II) (III) (IV)

Começou os estudos no maternal 0.095 0.093 0.094 0.092

0.004 0.004 0.004 0.004

Começou os estudos na pré-escola 0.075 0.074 0.074 0.073 0.032 0.030 0.031 0.030 0.011 0.011 0.011 0.011

0.004 0.004 0.004 0.004 0.003 0.003 0.003 0.003 0.003 0.003 0.003 0.003

Homem 0.018 0.018 0.018 0.018 0.036 0.039 0.038 0.039 0.051 0.051 0.052 0.051

0.003 0.003 0.003 0.003 0.002 0.002 0.002 0.002 0.002 0.002 0.002 0.002

Branco 0.011 0.013 0.012 0.011 0.017 0.018 0.017 0.017 0.011 0.012 0.012 0.013

0.003 0.003 0.003 0.003 0.002 0.002 0.002 0.002 0.002 0.002 0.002 0.002

9 anos de idade / Ano Nascimento: 1985 0.162 0.203 0.207 0.206 0.020 0.023 0.021 0.020 0.019 0.016 0.018 0.019

0.031 0.033 0.033 0.033 0.007 0.007 0.007 0.008 0.007 0.007 0.007 0.007

10 anos de idade/ Ano Nascimento: 1986 0.190 0.231 0.235 0.232 0.050 0.053 0.054 0.052 0.017 0.010 0.011 0.010

0.031 0.033 0.032 0.033 0.006 0.007 0.007 0.007 0.006 0.006 0.006 0.006

11 anos de idade/ Ano Nascimento: 1987 0.165 0.203 0.209 0.206 0.071 0.073 0.072 0.071 0.058 0.050 0.049 0.049

0.031 0.033 0.033 0.033 0.006 0.006 0.006 0.006 0.005 0.005 0.005 0.006

12 anos de idade/ Ano Nascimento: 1988 0.146 0.186 0.192 0.189 0.123 0.122 0.122 0.121 0.107 0.101 0.100 0.099

0.031 0.033 0.033 0.033 0.006 0.006 0.006 0.006 0.005 0.005 0.005 0.005

13 anos de idade/ Ano Nascimento: 1989 0.138 0.176 0.186 0.184 0.158 0.157 0.156 0.155 0.151 0.145 0.143 0.144

0.031 0.033 0.033 0.033 0.006 0.006 0.006 0.006 0.005 0.005 0.005 0.005

14 anos de idade/ Ano Nascimento: 1990 0.156 0.196 0.206 0.201 0.167 0.174 0.176 0.176 0.182 0.181 0.178 0.177

0.032 0.033 0.033 0.034 0.010 0.010 0.010 0.011 0.010 0.010 0.010 0.010 0.185 0.226 0.237 0.231 -0.015 -0.019 -0.019 -0.018 -0.071 -0.064 -0.058 -0.062 0.032 0.033 0.033 0.034 0.025 0.026 0.026 0.026 0.014 0.014 0.014 0.015 Internet em casa 0.014 0.011 0.012 0.010 0.041 0.039 0.039 0.039 0.048 0.044 0.042 0.040 0.005 0.005 0.005 0.005 0.003 0.003 0.003 0.003 0.003 0.003 0.003 0.003 Computador em casa 0.009 0.005 0.004 0.003 0.020 0.021 0.022 0.022 0.010 0.011 0.012 0.012 0.005 0.005 0.005 0.005 0.003 0.003 0.003 0.003 0.003 0.003 0.003 0.003

Mora com a mãe 0.032 0.034 0.034 0.036 0.009 0.005 0.005 0.005 -0.002 -0.001 -0.001 -0.002

0.005 0.005 0.005 0.005 0.004 0.004 0.004 0.004 0.003 0.003 0.003 0.003 0.011 0.010 0.009 0.010 0.013 0.012 0.011 0.012 0.010 0.011 0.011 0.010 0.004 0.004 0.004 0.004 0.003 0.003 0.003 0.003 0.003 0.003 0.003 0.003 0.005 0.002 0.001 0.002 0.028 0.026 0.026 0.027 0.014 0.018 0.017 0.015 0.005 0.005 0.005 0.005 0.004 0.004 0.004 0.004 0.004 0.004 0.004 0.004 0.046 0.044 0.042 0.042 0.040 0.039 0.039 0.039 0.031 0.034 0.034 0.030 0.005 0.005 0.006 0.006 0.004 0.004 0.004 0.004 0.004 0.004 0.004 0.004 0.041 0.040 0.039 0.037 0.078 0.072 0.072 0.073 0.067 0.066 0.065 0.062 0.006 0.006 0.007 0.007 0.005 0.005 0.005 0.005 0.005 0.005 0.005 0.005 0.007 0.006 0.006 0.005 0.015 0.014 0.014 0.012 0.011 0.011 0.009 0.010 0.004 0.004 0.004 0.004 0.003 0.003 0.003 0.003 0.003 0.003 0.003 0.003 0.003 0.001 0.000 -0.001 0.018 0.015 0.016 0.014 0.006 0.003 0.001 0.003 0.005 0.005 0.005 0.005 0.004 0.004 0.004 0.004 0.004 0.004 0.004 0.004 0.012 0.009 0.010 0.008 0.033 0.031 0.031 0.029 0.026 0.026 0.024 0.024 0.005 0.005 0.005 0.005 0.004 0.004 0.004 0.004 0.004 0.004 0.004 0.004 0.013 0.008 0.008 0.005 0.041 0.040 0.038 0.036 0.064 0.061 0.057 0.057 0.006 0.006 0.006 0.006 0.005 0.005 0.005 0.006 0.005 0.006 0.006 0.006 Reprovado -0.097 -0.098 -0.099 -0.099 0.005 0.004 0.005 0.005 0.005 0.002 0.002 0.002 0.004 0.004 0.004 0.004 0.002 0.002 0.002 0.002 0.002 0.002 0.002 0.002 -0.041 -0.041 -0.043 -0.042 -0.037 -0.037 -0.036 -0.037 -0.043 -0.042 -0.043 -0.042 0.004 0.004 0.004 0.004 0.002 0.002 0.002 0.002 0.002 0.003 0.003 0.003 -0.116 -0.116 -0.122 -0.122 -0.053 -0.052 -0.052 -0.054 -0.056 -0.056 -0.056 -0.055 0.014 0.014 0.014 0.014 0.005 0.005 0.005 0.005 0.004 0.004 0.004 0.004 -0.031 -0.025 -0.033 -0.033 -0.032 -0.033 -0.033 -0.031 -0.050 -0.049 -0.051 -0.048 0.008 0.008 0.009 0.009 0.004 0.005 0.005 0.005 0.004 0.004 0.004 0.004 Escola Pública -0.166 -0.170 -0.164 -0.154 -0.129 -0.130 -0.133 -0.122 -0.118 -0.107 -0.106 -0.096 0.005 0.005 0.006 0.006 0.004 0.004 0.004 0.005 0.004 0.004 0.004 0.004 Dummies de UF

Variável Dependente: Proficiência em Matemática

4a. Série 8a. Série 3o. Colegial

15 ou mais anos de idade/ Ano Nascimento: 1991 ou depois

Educação da mãe: não completou a 8a série (ginásio)

Coeficiente

Desvio Padrão

Faz lição: de vez em quando

O professor não passa lição de casa Faz lição: nunca ou quase nunca

Educação da mãe: não completou o Ensino Médio

SIM SIM Educação do pai: completou a Faculdade

Educação do pai: não completou a Faculdade

Educação do pai: não completou o Ensino Médio

Educação do pai: não completou a 8a série (ginásio)

SIM SIM Educação da mãe: completou a Faculdade

Educação da mãe: não completou a Faculdade

SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM

Coeficiente Desvio Padrão Coeficiente Desvio Padrão 5

Para os alunos da 4ª série do ensino fundamental, a variável de idade está em os anos de idade (9 a 15 ou mais), e para os alunos da 8ª série do EF e 3ª série do ensino médio essa variável está em ano de nascimento (1985 a 1991 em diante).

Referências

Documentos relacionados

A democratização do acesso às tecnologias digitais permitiu uma significativa expansão na educação no Brasil, acontecimento decisivo no percurso de uma nação em

Com base no trabalho desenvolvido, o Laboratório Antidoping do Jockey Club Brasileiro (LAD/JCB) passou a ter acesso a um método validado para detecção da substância cafeína, à

Convidase, así, a una nueva reflexión para tomar consciencia de que las desigualdades económicas, las limitaciones de recursos naturales, las insuficiencias y el

Estes autores citam que algumas ideias que apareceram no passado e inclusive propostas atualmente no Brasil, como a de que o sistema de capitalização é sempre mais

As medidas antiparasitárias devem está voltadas principalmente para os animais jovens de até 2 anos de idade, com tratamento a cada 30, 60 ou 90 dias conforme infestações.

Tendo como parâmetros para análise dos dados, a comparação entre monta natural (MN) e inseminação artificial (IA) em relação ao número de concepções e

Se, eventualmente, estiverem fora dos padrões exigidos por lei, são tomadas as medidas cabíveis, além das reuniões periódicas da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

segunda guerra, que ficou marcada pela exigência de um posicionamento político e social diante de dois contextos: a permanência de regimes totalitários, no mundo, e o