• Nenhum resultado encontrado

A SITUAÇÃO DA ÁGUA NO BRASIL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A SITUAÇÃO DA ÁGUA NO BRASIL"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

A SITUAÇÃO DA ÁGUA NO BRASIL

Poderíamos chamar nosso planeta de Planeta Água ao invés de Planeta Terra, né? O volume de água existente na terra é de aproximadamente 1,35 milhões de quilômetros cúbicos. Desse total, infelizmente, somente 2,5% é água doce e a maior parte se encontra congelada. Disponível para consumo da humanidade restaram apenas 0,3%.

A água potável é essencial para sobrevivência humana. E para representar essa parte disponível vamos definir que toda água potável ocupasse um copo e o que temos para consumo preenchesse uma colher de chá. A situação da água no Brasil é um pouco mais confortável que em outros países em termos de disponibilidade. O nosso país dispõe de 12% da água doce disponível mundialmente. E mesmo com toda essa abundância a população sofre, pois, a distribuição é feita de modo irregular. Conforme dados levantados pelo Instituto Trata Brasil, a Amazônia tem a menor concentração populacional e dispõe de 80% a água superficial existente e o Sudeste com maior concentração dispõem de somente 6% desse recurso.

SITUAÇÃO DA ÁGUA NO BRASIL: FATORES

Crescimento desordenado da população

Em algumas regiões do Brasil, o crescimento populacional desordenado pode influenciar indiretamente na situação da água. Em algumas regiões o crescimento acelerado aumentou a gravidade de alguns problemas já existentes, pois o investimento em infraestrutura geralmente não segue o ritmo de crescimento populacional. Esse crescimento foi incentivado pela instalação de grandes empreendimentos econômicos. Que atraíram milhares de pessoas e sem um planejamento urbanístico eficiente os problemas de sustentabilidade surgiram e não se resolveram até hoje. Podemos exemplificar a cidade de São Luís. Segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, de 1970 a 2015 a população cresceu 296%, passando de 270.651 para 1.073.893 habitantes.

ATIVIDADE INTERDICIPLINAR

Aluno (a)

Série: 3º ano (Curso: E. Fundamental 1) 2020 Unidade I

MAT/VESP Professoras: Simone e Jéssica

(2)

Hoje, São Luís ocupa a 83ª posição no ranking do saneamento nas 100 maiores cidades. Em virtude dos problemas de saneamento, podemos citar alguns, como:

 A coleta de lixo não atende 100% da cidade;

 Quase 250 mil pessoas não têm acesso à infraestrutura sanitária;

 54 toneladas de esgoto são jogadas nas bacias hidrográficas diariamente.

Tratamento de esgoto

O SNIS 2015 divulgou que no país, cerca de 83,3% são atendidos e 35 milhões de pessoas ainda não tem acesso à água potável. A situação da água no Brasil tem piorado com o passar do tempo e isso se deve à vários fatores. Um dos principais motivos é o nosso precário sistema de saneamento básico. Um estudo realizado pelo Instituto Trata Brasil, aponta que o país atende somente 50,3% da população com rede coletora de esgoto e, desse total, trata apenas 42,67%. Tudo que não é tratado é descartado nos rios e contribui para a contaminação da água. Para representar essa ‘agressão’ ao meio ambiente, o esgoto não tratado das 100 maiores cidades do Brasil, um total de 1,2 bilhão de m³, pode ser comparado a cerca de 5 mil piscinas olímpicas despejadas por dia na natureza.

Resíduos Industriais e sólidos

O despejo de metais pesados nas águas de rios e mananciais é um fator super preocupante. Grandes indústrias no ramo de celulose, tecidos, solvente e tintas, durante o processo produtivo eliminam metais como chumbo, mercúrio e cádmio. Se não tratado corretamente, esses resíduos contaminam a água dos rios e mananciais, podendo atingir o lençol freático da região onde mantém suas instalações. Os dejetos domésticos quando não descartados de maneira adequada também podem chegar indevidamente aos nossos rios, contribuindo para poluição local.

Clima

Com relação à disponibilidade de água, não podemos ignorar a alteração dos ciclos naturais da chuva, que dependem muito do equilíbrio entre atmosfera, oceanos, florestas e as outras áreas verdes do planeta. O desequilíbrio ambiental e as mudanças climáticas vêm modificando esses ciclos e prejudicando os períodos de armazenamento de água das chuvas na natureza. Unindo a falta de chuva ao processo de poluição dos recursos hídricos e de degradação ambiental, estamos esgotando a cada dia esse precioso serviço que a natureza nos oferece.

(3)

Trabalhando o texto

1) Por que o autor do texto sugere de chamarmos o Planeta Terra de “Planeta Água”?

_________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ 2) O nosso país dispõe de 12% da água doce disponível mundialmente. E mesmo com toda

essa abundância a população sofre com a falta de água e saneamento básico em algumas cidades. Por que isso acontece?

_________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ 3) Um dos principais motivos da falta de acesso a água potável e o precário sistema de

saneamento básico que existe no Brasil. Na sua opinião, o que os governantes poderiam fazer para melhorar essa situação?

_________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________

Refletindo...

Leia o texto. O texto acima é: A) Um anúncio publicitário. B) Um poema. C) Um diário.

(4)

O texto alerta para:

A) Concientização do uso da água.

B) Parabenização do dia mundial da água. C) A importância do saneamento básico.

Agora é sua vez!

Elabore um texto com o tema: A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA NO AMBIENTE ESCOLAR, capriche! _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________

(5)

Isso sim que é

vida boa…

Eu queria ser de circo.

Ai, que vida original!

Trabalhar todas as noites,

Divertindo o pessoal.

Os aplausos da plateia,

toda aquela vibração,

sempre novas gargalhadas,

sempre mais animação!

Eu queria ser de circo,

conhecer os bastidores,

que a plateia nunca vê,

ver de perto os domadores,

dar comida ao chimpanzé,

ver a cama do anão,

ver as focas adestradas,

ver a jaula do leão,

ver a cara do palhaço,

sem pintura e fantasia,

e ver se a mulher barbada

faz a barba todo dia.

Lá no circo, eu imagino,

mal termina a função,

os artistas vão comer,

sem pagar nenhum tostão,

a pipoca que quiserem,

quanto for que os contente,

um montão de algodão-doce,

guaraná e cachorro-quente.

Pedro Bandeira

ATIVIDADE INTERDICIPLINAR Aluno (a)

Série: 3º ano (Curso: E. Fundamental 1) 2020 Unidade I

MAT/VESP Professoras: Simone e Jéssica

(6)

Trabalhando o texto

1) Que gênero textual é o texto acima? Quais as caracteristicas desse gênero?

_________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________

2) Na primeira estrofe o autor expressa um sentimento, que sentimento é esse?

_________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________

3) Qual a sua opinião sobre os animais como atração de um circo?

_________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________

4) Sublinhe as palavras que rimam.

Ainda sobre o tema

Dia do Circo – 27 de março

O dia do circo foi criado em homenagem ao palhaço Piolim, Abelardo Pinto, que comandou o circo Piolim por mais de trinta anos.

Seu pai havia sido dono de circo quando Abelardo ainda era pequeno, local onde aprendeu a tocar violino, a fazer contorcionismos e acrobacias.

A data foi instituída em razão de seu nascimento, no ano de 1897, em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo.

Abelardo chegou a fazer espetáculos beneficentes, junto com um grupo de artistas espanhóis, que lhe deram o apelido de Piolim, que significa barbante, devido às pernas compridas e também por sua magreza.

Piolim era engajado com os movimentos artísticos e culturais, sempre preocupado em divulgar a arte como forma de expressão cultural.

(7)

1) O texto acima conta um pouquinho sobre a história do dia do circo. Agora é sua vez! Elabore uma cruzadinha com o tema: CIRCO.

Lembre-se O jogo de palavras cruzadas é um passatempo bastante difundido. Consiste de

várias linhas formadas por quadrados em branco, algumas na vertical e outras na horizontal, que se cruzam umas com as outras. Cada linha deve ser preenchida por uma palavra, e cada palavra deve ser descoberta através de dicas que acompanham as cruzadas. Ao se preencher uma das linhas, automaticamente se preenche alguns quadrados das outras linhas que a cruzam, tornando mais fácil sua resolução.

(8)

MORADIAS

A obra a seguir é de Lasar Segall, pintor russo nascido em 1890. Aos 22 anos, Segall veio morar no Brasil, onde passou o resto de sua vida. Retratou a revolta que sentia pelos crimes cometidos contra a humanidade e o desejo de um mundo melhor. Entre sua produções , encontra-se a obra intitulada Favela. Nessa obra, o autor representou o grito sufocado, aglomerado de coisas – coisas – casa, coisas – gente, coisas – ar.

Trabalhando o texto

Que elementos foram trabalhados na obra Favela de Lasar Segall?

_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ ATIVIDADE DE GEOGRAFIA Aluno (a)

Série: 3º ano (Curso: E. Fundamental 1) 2020 Unidade I

MAT/VESP Professoras: Simone e Jéssica

(9)

Como foram retratadas as casas?

_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________

Como foram retratadas as pessoas?

_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________

Na sua opinião, o que o pintor deseja transmitir ao retratar as pessoas sem rosto?

_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________

Observe a posição das casas. Em que lugar elas foram construídas?

_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________

Ainda sobre o tema

Contrastes na favela

O que é favela?

Segundo a definição do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), favela é um conjunto de domicílios com, no mínimo, 51 unidades, que ocupa, de maneira desordenada e densa, terreno de propriedade alheia (pública ou particular) e que não possui acesso a serviços públicos essenciais.

A partir desse entendimento, a favela é descrita por aquilo que não possui, e não pelo que é. É quase consenso descrever a favela por aquilo que lhe falta, além da homogeneização de um espaço diverso, que é encontrado em diferentes paisagens.

Como surgiram as favelas?

As primeiras favelas teriam surgido, no Brasil, no final do século XIX e início do século XX. Surgiram como resultado de uma série de fatores. A política governamental instalada no início do século XX, no Rio de Janeiro, tinha por objetivo eliminar do centro da cidade moradias precárias, como os cortiços, e enviou os cidadãos de baixa renda para áreas afastadas. O êxodo rural, a acelerada urbanização e a industrialização também apresentaram papel fundamental na origem das favelas. As moradias na favela não são iguais. Enquanto algumas têm pouca estrutura, outras são feitas de alvenaria e materiais mais seguros.

Um espaço de soluções

Uma marca importante das favelas desde a sua origem é a presença de contrastes e ausência de apoio do Estado. Com isso, os moradores, que não possuíam infraestrutura básica, como água tradada, rede de energia elétrica e rede de esgoto, tiveram que encontrar soluções próprias para o seu cotidiano. A favela é essencialmente

(10)

um espaço de problemas, mas, na mesma medida, um espaço de soluções. Seus moradores organizam-se de acordo com suas possibilidades e reinventam maneiras para minimizar as adversidades do dia a dia.

Ao contrário do que muitos imaginam, a maior parte da população das favelas está situada em locais planos, e não apenas em encostas e morros.

A favela é quase sempre vista apenas como um espaço de exclusão, violência e pobreza. Esse estereótipo não corresponde à realidade de um espaço tão diverso. Cada favela possui um nível de infraestrutura, violência e renda que a difere das outras. É o que ocorre nas cidades, que possuem características distintas umas das outras.

Até os dias de hoje os moradores das favelas necessitam buscar soluções para problemas antigos. Isso ocorre porque os governantes continuam encarando esses aglomerados urbanos como uma região não pertencente à cidade. Mantém-se a visão de que a favela é um mundo à parte. Essa visão limita os investimentos na organização do espaço das favelas, como limpeza urbana, espaços de lazer, energia elétrica, asfalto e transporte.

A favela é um aglomerado urbano cheio de contrastes. Violência e pobreza não devem representar a totalidade do conceito de favela.

Superando os estereótipos

Entender a favela como um espaço apenas de violência e criminalidade também é restringir as suas características a um único aspecto. Há violência e criminalidade também em outros espaços. A favela é mais uma parte da cidade e reflete o que acontece nela.

(11)

É verdade que há pessoas que habitam esse lugar apenas por necessidade ou falta de opção. Todavia, embora esses espaços de vivência tenham suas limitações, muitas pessoas identificam-se e têm orgulho de sua origem. Tanto é que muitos têm optado por utilizar o termo comunidade para referir-se à favela. Esse termo traz consigo a identificação com o grupo ao qual a pessoa se sente pertencente e não carrega os estigmas negativos relacionados com a palavra favela.

Você conhece alguma favela ou já conversou com alguém que vive ou viveu em uma? Converse com seus familiares, sobre a vida na favela. Em seguida, responda as questões.

Quem são as pessoas que vivem na favela?

_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________

De onde vêm essas pessoas?

_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________

Por que vivem em favelas?

_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________

Na sua opinião, quais são os problemas que os moradores enfrentam no seu dia a dia?

_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________

Como se pode resolver os problemas sociais de quem vive na favela?

_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________

(12)

O município

Cordel do Planeta Colorido

A cidade de Serginho fica na beira do mar Lá tem peixe, praia, coco e areia para brincar

A cidade de João tem prédio, tem caminhão e parque para passear A cidade de Elvira tem bicho, plantas e lua

Raí mora na fazenda e corre com a pele nua

Já o menino sem nome vive morrendo de fome e a sua casa é a rua

Todos moram num planeta, numa galáxia crescida pendurada no espaço, numa bola colorida, água, fogo, terra e ar, nunca pára de rodar a grande casa da vida

Lirinha – Cordel do Fogo Encantado

Faça um relato contando como é morar na cidade.

_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

Muitas vezes o significado da palavra cidade é confundido com o significado de município, mas se engana quem pensa assim, pois são duas palavras totalmente diferentes, O município é formado pela cidade, área urbana e pela área rural, o campo. Na cidade podemos encontras; casas, lojas, prédios, ruas, avenidas, bancos, indústrias etc.

Na área rural, encontrar; campos, florestas, matas, chácaras, sítios com seus rios e fazendas.

ATIVIDADE DE GEOGRAFIA

Aluno (a)

Série: 3º ano (Curso: E. Fundamental 1) 2020 Unidade I

MAT/VESP Professoras: Simone e Jéssica

(13)

Serviços públicos

Para um bom funcionamento, todo o município deve contar com serviços públicos. Esses serviços são oferecidos com qualidade, podem proporcionar melhores condições de saúde, educação, lazer, segurança, entre outros benefícios aos seus habitantes.

Observe as imagens a seguir e nomeie-as. Elas representam alguns serviços públicos aos quais temos direitos.

(14)

Mudando de assunto...

Sabemos que o coronavírus é uma grande família viral, conhecido desde meados dos anos 1960, que causa infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, infecções por coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderada, semelhantes a um resfriado comum.

Devido a epidemia que no nosso estado vem sofrendo, o prefeito da nossa cidade tomou algumas medidas protetivas. Pesquise e escreva cinco delas que na sua opinião são mais importantes para combatemos juntos o novo coronavírus.

_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________

(15)

UM LUGAR PARA VIVER.

Todas as pessoas precisam de uma casa, um lugar para morar.

Inicialmente, para se proteger do frio, da chuva e de animais ferozes, as pessoas se abrigavam

em grutas e cavernas.

Depois, aprenderam a construir casa de palha, de madeira e viver nelas.

Atualmente, a maioria das casas é contruída com tijolos, areia, cimento, cal, pedra, etc.

Casas contruidas com esses materiais são chamadas de casas de alvenarias.

Aprenda brincando

Pinte as partes que têm um pontinho e descubra o tipo de moradia.

ATIVIDADE DE HISTÓRIA

Aluno (a)

Série: 3º ano (Curso: E. Fundamental 1) 2020 Unidade I

MAT/VESP Professoras: Simone e Jéssica

(16)

O tema é você

Qual o tipo de moradia que você vive?

_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________

Há quanto tempo você e sua família mora nessa casa?

_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________

Qual o seu endereço completo?

_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________

Pesquise e responda. O que é CEP? Para que ele serve?

_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________

(17)

O despertar do poeta

Biografia é a história escrita da vida de uma pessoa.

Escolha a biografia da vida de uma pessoa famosa escreva um trecho dela no espaço abaixo.

_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________

Vamos conhecer a história de sua vida, desde que você nasceu até os dias de hoje.

Entreviste seus pais, avós e outras pessoas da família para saber mais sobre os

acontecimentos de sua vida.

Escreva um pequeno relato da sua história pessoal.

_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ ATIVIDADE DE PORTUGUÊS Aluno (a)

Série: 3º ano (Curso: E. Fundamental 1) 2020 Unidade I

MAT/VESP Professoras: Simone e Jéssica

(18)

Os animais

Teste de observação

Observe atentamente, um cão, um pássaro, uma galinha e um gato.

Observe um pássaro e escreva sobre ele.

_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________

Anote cinco diferenças entre esses animais.

_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________

Anote três semelhanças entre eles.

_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________

Os animais apresentam diferentes formas de locomoção.Observe os animais das imagens

acima, escreva a forma de locomoção de cada um dos seres vivos apresentados.

_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________

Os animais domésticos, principalmente por estarem próximos as pessoas, precisam de cuidados

especiais para se sentirem confortáveis e não transmitirem doenças.

ATIVIDADE DE CIÊNCIAS

Aluno (a)

Série: 3º ano (Curso: E. Fundamental 1) 2020 Unidade I

MAT/VESP Professoras: Simone e Jéssica

(19)

Escreva quais os cuidados que você e sua família têm com o animal doméstico.

_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________

Pesquise e descubra qual é o trabalho e a importância do instituto Butantã, em São Paulo.

_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________

(20)

Locomoção

Leia a música de Vinicius de Moraes, em seguida, responda as questões.

A Arca de Noé

Sete em cores, de repente

O arco-íris se desata

Na água límpida e contente

Do ribeirinho da mata

O sol, ao véu transparente

Da chuva de ouro e de prata

Resplandece resplendente

No céu, no chão, na cascata

E abre-se a porta da arca

Lentamente surgem francas

A alegria e as barbas brancas

Do prudente patriarca

Vendo ao longe aquela serra

E as planícies tão verdinhas

Diz Noé: "Que boa terra

Pra plantar as minhas vinhas"

Ora vai, na porta aberta

De repente, vacilante

Surge lenta, longa e incerta

Uma tromba de elefante

E de dentro de um buraco

De uma janela aparece

Uma cara de macaco

Que espia e desaparece

ATIVIDADE DE CIÊNCIAS

Aluno (a)

Série: 3º ano (Curso: E. Fundamental 1) 2020 Unidade I

MAT/VESP Professoras: Simone e Jéssica

(21)

"Os bosques são todos meus!"

Ruge soberbo o leão

"Também sou filho de Deus!"

Um protesta, e o tigre - "Não"

A arca desconjuntada

Parece que vai ruir

Entre os pulos da bicharada

Toda querendo sair

Afinal com muito custo

Indo em fila, aos casais

Uns com raiva, outros com susto

Vão saindo os animais

Os maiores vêm à frente

Trazendo a cabeça erguida

E os fracos, humildemente

Vêm atrás, como na vida

Longe o arco-íris se esvai

E desde que houve essa história

Quando o véu da noite cai

Erguem-se os astros em glória

Enchem o céu de seus caprichos

Em meio à noite calada

Ouve-se a fala dos bichos

Na terra repovoada

Vinicius de Moraes

1) Sublinhe os animais citados no texto.

2) Qual o proposito da criação da arca de Noé?

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ 3) Por que os animais se locomovem de um lugar para outro?

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ 4) Todos os animais se locomovem da mesma maneira? Justifique sua resposta.

(22)

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ 5) Quais os animais você acha que estava na arca de Noé?

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ 6) Quais os diferentes tipos de deslocamento dos animais?

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ 7) Observe a imagem e responda.

a) Que animal é esse? Quais as suas características? Como ele se locomove?

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ b) Todas as aves voam? Justifique sua resposta.

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ c) O morcego voa, então ele é uma ave?

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

Figura 47 - Tipografias utilizadas no aplicativo Fonte: Acervo da autora (2015). Contudo, o logotipo é formado basicamente por elementos estéticos resgatados da identidade

▪ Um estudo da UNESCO, publicado em 2005, mostra que Austrália, Inglaterra e Japão, onde as armas são proibidas, estão entre os países do mundo onde MENOS se mata com arma de

No entanto, ao mesmo tempo que se distanciavam da concepção moderna de identidade cultural nacional, pela aceitação dos elementos díspares e heterogêneos como formadores

Conclusão: a mor- dida aberta anterior (MAA) foi a alteração oclusal mais prevalente nas crianças, havendo associação estatisticamente signifi cante entre hábitos orais

Dessa forma, tais discursos exerceriam um papel constitutivo no desenvolvimento de representações cognitivas dialógicas e auto-reflexivas na primeira infância

Neste capítulo são apresentados e discutidos os resultados do planejamento experimental para otimização do processo de produção de gesso beta a partir da gipsita em

E para opinar sobre a relação entre linguagem e cognição, Silva (2004) nos traz uma importante contribuição sobre o fenômeno, assegurando que a linguagem é parte constitutiva

Considerando a presença e o estado de alguns componentes (bico, ponta, manômetro, pingente, entre outros), todos os pulverizadores apresentavam alguma